xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 fevereiro 2012

Assalto à agência do BB de Catarina, no Ceará, com reféns e um policial morto

.

O policial militar identificado por Alves Neto foi morto na manhã de hoje (27) em troca de tiros com ladrões de banco que assaltaram a agência do Banco do Brasil na cidade de Catarina, região dos Inhamuns. Houve intenso tiroteio.

Os bandidos atacaram inicialmente a delegacia, chegaram atirando de fuzil, acertaram cinco tiros nas costas do PM Alves Neto, que morreu, e rendaram os demais policiais. A polícia não informou a quantidade roubada. O gerente do banco, um médico conhecido por Wallace, e um policial militar foram levados pelos bandidos como reféns e em seguida foram liberados, no distrito de São Gonçalo, zona rural do município de Catarina.


Há informações de que a Polícia cercou os bandidos.

Lindomar Rodrigues ( Colaborador )

Reportagem Fotográfica - Chegada da cruz da juventude em Crato - Wilson Bernardo

.









O CRATO EM FOTOS
Chegada da cruz da juventude, pelo repórter Wilson Bernardo
Todos os direitos reservados.

CRATO - Previsão do Tempo para hoje, Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2012



Bom Dia, Crato!

Uma boa semana para todos os leitores, escritores e colaboradores do Blog do Crato. Lembrando aos nossos leitores que as notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo podem ser lidas com mais detalhes e quantidade no nosso Portal Chapada do Araripe, a notícia do Cariri na hora em que você precisa.

Previsão do Tempo:

Os serviços de meteorologia apontam para hoje no Crato, dia de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. O nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h43 Pôr do Sol 17h58. Temperatura máxima 32ºC e mínima de 22ºC. Quantidade e Probabilidade de Chuva 13mm 80% . Direção e Velocidade do Vento Leste 11km/h. Umidade relativa máxima e mínima . 77% 44%. No bairro Vilalta, foi medido 62% à meia-noite.

Bom Dia!

Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos,o Crato na Internet

Resgatados do incêndio na base brasileira na Antártica contam como fogo começou

.
Cerca de 40 integrantes da Estação Antártica Comandante Ferraz, entre eles pesquisadores e servidores civis da base, chegaram por volta da 1h15 da manhçã desta segunda-feira (27) à Base Aérea do Galeão, no Rio. O avião C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Punta Arenas, no Chile, na tarde deste domingo (26) e, antes de chegar ao Rio, fez escala em Pelotas (RS) para o desembarque de quatro pesquisadores. As informações são da Agência Brasil.

No momento do desembarque no Galeão, no rosto da maioria transparecia o cansaço. Um dos passageiros chegou a levantar as mãos ao céu, como se agradecesse por ter chegado bem ao Brasil. Além de deixar o sargento ferido, o incêndio provocou duas mortes, a do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e a do sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha.

A pesquisadora Terezinha Absher, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ainda estava assustada ao falar com a imprensa.

“Eu estou assim, porque foi realmente assustador tudo aquilo. Nós ficamos do lado de fora, vendo a estação pegar fogo. Eu nem vou falar muito porque ainda estou emocionada. Foi traumatizante porque, há 20 anos, eu trabalho na Antártica, passo muitos meses lá. Era como se fosse minha casa pegando fogo. A estação é de todos os brasileiros, mas eu me sentia como se fosse a minha casa. Perdi tudo. Todo o meu material de pesquisa e todos os objetos particulares. Não sei se voltaria para lá”, disse Terezinha, que trabalha com invertebrados marinhos.

Jasson Mariano, servidor civil da Marinha na manutenção da base, conta que ajudou a tentar apagar o incêndio na casa de máquinas.

“Fomos acordados pelo nosso superior, nos chamando apavorado, dizendo que estava pegando fogo na base. Nós saímos com o uniforme de trabalho e fomos apoiar o grupo-base para tentar combater o fogo. Tentamos esticar a mangueira para pegar água do mar com as bombas, mas o incêndio se propagou muito rápido. A luta foi grande, mas não conseguimos”, relatou ele, que estava desde novembro na estação e retornaria ao Brasil no fim de março.

Também servidor da Marinha, Marcos da Conceição, demonstrava muito cansaço.

“A família sempre vinha na minha cabeça. Na cabeça de todos nós. Estou muito cansado. Está até difícil falar com vocês agora”, disse.

A bióloga Fernanda Siviero, que estava desde o início do fevereiro na estação antártica, conta que os integrantes da base passaram por grande susto.

“A gente estava na base quando foi dado o alarme de incêndio, a gente fez o procedimento de evacuação e ficamos seguros em uma parte da base [isolada]. Ficamos muito consternados e assustados com essa situação toda do incêndio. A gente não acreditou, na verdade, que fosse tomar uma proporção tão grande. Imaginamos que fosse de fácil controle. Achamos que ia ser só um susto e que, daqui a pouco, estaríamos de volta. Infelizmente não foi.”

Já o pesquisador da Universidade de São Paulo Caio Cipro lamenta a perda das amostras de sua pesquisa.

“As amostras são insubstituíveis. Eu estava participando de um projeto de hidrografia e a gente perdeu as amostras todas que foram coletadas desde dezembro [do ano passado]. Elas foram perdidas, porque têm que ficar congeladas. Como a estação está sem energia elétrica, uma vez descongeladas, as amostras não servem mais”, explicou.

O sargento da Marinha Luciano Gomes Medeiros, que ficou ferido quando tentava combater o incêndio, foi o último a desembarcar. Com as mãos enfaixadas, ele foi colocado em uma cadeira de rodas e encaminhado a uma ambulância, para ser levado ao Hospital Naval Marcílio Dias.

( Agência Brasil )


Muhammad Ali participa de estudo contra Parkinson


O ex-boxeador americano Muhammad Ali se juntou à campanha da empresa 23andMe, que faz sequenciamento genético privado, para conseguir amostras do DNA de dez mil pessoas com mal de Parkinson. Com essa base de dados, a companhia pretende fazer estudos para entender e combater a doença.

Criado em 2009, o projeto da 23andMe já tem mais de 6.700 participantes com Parkinson cadastrados. O objetivo é chegar a dez mil para conseguir um banco de dados robusto que possa identificar alterações genéticas ligadas à doença. Embora ainda esteja incompleta, a iniciativa já rendeu resultados. Em julho do ano passado, foram identificadas duas novas variações genéticas relacionadas ao Parkinson. O trabalho foi publicado na revista "PLoS Genetics". A empresa também achou um gene que pode ajudar na proteção contra o mal de Parkinson.

Pessoas que já tiveram o mal de Parkinson diagnosticado podem se cadastrar no site da empresa e pedir seu kit para doar. Recolhe-se uma amostra de saliva, que é enviada pelo correio para o laboratório. Também é necessário preencher um questionário online.

O processo todo é grátis e o paciente ainda tem acesso para sempre aos serviços genéticos da 23andMe gratuitamente, avaliados em US$ 399, cerca de R$ 688).

Folha.com


Futebol - Icasa se recupera e Crato perde para o Tiradentes


O Icasa conseguiu sua reabilitação no Campeonato Cearense ao vencer o Trairiense pelo placar de 2 a 1, na tarde deste domingo (26), no estádio Romeirão. O jogo foi válido pela 11ª rodada do certame. A Lagosta Mecânica abriu o placar logo aos 5 minutos do primeiro tempo com o meia Alex Paraíba. Aos 24 minutos, Diogo França deixou tudo igual no placar. A vitória do Verdão veio no último minuto do jogo. Nos acréscimos, aos 47 minutos, Jucemar cobrou pênalti e garantiu os 3 pontos para a equipe de Juazeiro do Norte. Final de partida: Icasa 2 x 1 Trairiense.

Inversão

O resultado provocou uma inversão de posicionamentos: tirou o Icasa da Zona de Rabaixamento e recolocou o Trairiense. O Verdão agora é o 8º colocado, com 10 pontos conquistados em 10 jogos. A equipe de Trairí voltou para a 10ª posição, com 8 pontos e com um jogo a mais.

Próxima rodada

Na próxima rodada, quarta-feira (29), o Trairiense joga em casa e recebe o Ceará, às 22h, no estádio Barrosão. No dia seguinte, quinta-feira (01/03), às 20h20, o Icasa retorna ao Romeirão, onde duela contra o Crateús.

Também no Cariri

Outro representante do Cariri, o Crato, não teve a mesma sorte do Icasa e perdeu para o Tiradentes por 2 a 1. O jogo foi realizado no estádio Mirandão, na tarde deste domingo (26). Paulo Ferreira, aos 16 minutos de jogo, abriu o placar para o time da casa. O empate veio com o versátil Dedé, aos 40 minutos. Na segunda etapa. aos 45 minutos, o Tigre da PM conseguiu a vitória com gol do meia-atacante Kaká. Com 19 pontos, o Crato segue na 4ª posição configurando no G4. Com 2 pontos a menos, o Tiradentes aparece em 5º lugar, mas com um 10 jogos.

Confrontos

Quarta-feira (29), o Azulão enfrenta o Fortaleza, às 20h20, no estádio Presidente Vargas. O Tiradentes recebe o Itapipoca, quinta-feira (01/03), às 20h20, no Domingão, em Horizonte.

Verdes Mares

Como a visita de Dilma afeta a relação entre PT e PSB


As obras do PAC na Região Metropolitana de Fortaleza serão visitadas pela presidente Dilma Rousseff. Ela chega a Ceará num momento delicado politicamente, quando relações entre PSB e PT estão estremecidas

Dilma Rousseff (PT) realiza sua terceira visita como presidente ao Ceará, a segunda em menos de um mês, em momento de relações estremecidas entre PT e PSB.
A visita às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Região Metropolitana de Fortaleza, ocorre em momento de crise entre a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), o governador Cid Gomes (PSB) e o senador José Pimentel (PT), líder de Dilma no Congresso Nacional. Os compromissos de hoje encerram um ciclo pré-eleitoral em Fortaleza, que ficará interrompido pelas próximas duas semanas, durante viagens da prefeita e do governador ao Ceará.

Não está confirmado nenhum encontro simultâneo entre a presidente, o governador e a prefeita, mas o mero simbolismo da presença de Dilma será determinante. Ela terá conversas separadas com os dois e o rumo desses diálogos poderá apontar o caminho para a manutenção da aliança ou indicar quão difícil será evitar o rompimento. Sinal da desarmonia está na separação de agendas. A assessoria do Governo do Estado informa que Cid não irá às obras municipais. Depois dos compromissos pela manhã, ele participará, à tarde, apenas da visita à Estação de Tratamento de Água, em Caucaia. A justificativa oficial para não ir à última parte da visita presidencial é a viagem internacional que fará amanhã - e estaria marcada há 15 dias, informou a assessoria. Já a assessoria de comunicação de Luizianne confirmou a presença da prefeita apenas a partir das 16 horas, para guiar a presidente pelas obras da Prefeitura.

Até o roteiro da presidente foi objeto de disputa política em torno da visibilidade que dará a uma e outra administração. A visita às obras do Estado estava marcada para ocorrer junto com a ida ao Cariri, no começo do mês. Mas foi adiada em função de problema de saúde da mãe da presidente e acabou remarcada. Mas só depois de articulações de bastidor as obras municipais entraram no roteiro. Dilma já não havia cumprido programação na Capital na sua primeira visita presidencial ao Ceará, em agosto de 2011. Na oportunidade, Luizianne, presidente do PT estadual, não compareceu a nenhum momento da programação. Nos últimos dias, uma série de movimentos serviu para melhorar o ambiente político, como as novas declarações de Pimentel - em aceno de trégua para Cid -, e a conversa entre a prefeita e o governador.

Além de tentar acalmar sua base, Dilma precisará contornar o mal-estar entre ela própria e o governador. Na visita às obras da Transnordestina, no começo do mês, a presidente se desentendeu com Cid, devido a problemas relacionados às desapropriações.

De acordo com o deputado federal José Guimarães (PT), vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, politicamente, a vinda de Dilma ao Ceará terá o simbolismo de que “questões menores” não vão interditar a relação entre PT e PSB. “Claro que ela não vai tratar dessa questão aqui, mas a presença dela demonstra que o PT precisa estar aliado ao PSB e vice-versa. Ela não vem tratar disso, mas a presença dela diz isso”.

Já o deputado estadual José Sarto (PSB), reforça que a visita se dá num momento delicado. “Há uma queixa muito grande do PSB em Fortaleza, que durante a administração do PT, o PSB não tem participação na elaboração de políticas públicas, como, por exemplo, o PT tem participação e grande no Governo do Estado, com secretarias importantes”, disse. Segundo ele, não se trata de briga “mesquinha” por secretaria, mas de participação na elaboração de políticas públicas.

Contudo, Sarto entende que a visita é importante, já que Dilma, assim como o ex-presidente Lula, é uma forte liderança no PT e tem opinião fundamental sobre as alianças do partido. “Eu não sei se ela vai tratar com o governador e prefeita sobre as questões políticas, mas certamente ela vai ser ouvida não só uma, mas várias vezes”.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
Dilma vem a Fortaleza num momento delicado da aliança entre PT e PSB. Cid e Luizianne não devem participar de eventos simultâneos com a presidente. Aparecerão ao lado dela separadamente.

Serviço
O roteiro da presidente

Às 10h30min: A presidente Dilma Rousseff embarca na estação Raquel de Queiroz (Pajuçara), em Maracanaú.

10h40min: A presidente desembarca na estação Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú), no mesmo Município.

11 horas: Tem início a cerimônia oficial na estação Virgílio Távora, em que Dilma.

Segundo o deputado federal, José Guimarães (PT), ela anunciará investimentos para o VLT Parangaba/Mucuripe, da ordem de R$ 3,5 bilhões, incluindo recursos da União, do Estado e financiamento. Em seguida, Dilma se recolhe para almoço.

14h30min: Dilma visita obras de uma estação de tratamento em Caucaia.
16 horas: Visita ao Mirante Rosa dos Ventos, na comunidade Coqueirinho, em Fortaleza.
16h20min: Dilma visita um dos conjuntos habitacionais do Vila do Mar, na avenida Francisco Sá.

Fonte: O Povo


Chove em 59 municípios cearenses, diz Funceme

O Ceará registrou chuva em 59 municípios entre o período das 19 horas de de domingo até as 7 horas da manhã desta segunda-feira (27), segundo dados da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município Caririaçu, na região do Cariri, registrou o maior volume no Ceará, com 122 mm.

Em Fortaleza,o balanço parcial registrou chuva de 21,2 mm. A Funceme, porém, alertou que ainda não recebeu a informação do balanço coletado no posto do Pici, na Capital. Já na Região Metropolitana, Maranguape foi a cidade em que houve a maior precipitação, com 77,8 mm.

Açude sangra no CE

O açude Tijuquinha, localizado na região de Baturité, superou o nível do leito chegando ao volume total de armazenamento de água. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), este foi o primeiro a sangrar no ano. Outros cinco açudes estão com o nível de acima de 90%. Os açudes e rios que devem sangrar em breve são o Gavião (Pacatuba), Trussu (Iguatu), Muquém (Cariús), Valério (Altaneira) e Junco (Granjeiro).

Previsão

A Funceme aponta para um céu nublado com chuva no Litoral de Fortaleza e do Pecém durante as próximas 24 horas. Já nas demais regiões do Estado, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuva isolada em 72 horas.

Via Portal Verdes Mares

Nova delegacia é inaugurada em Cedro



A população de Cedro viveu nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, uma manha de festa, quando recebeu do governo do Estado do Ceará, que foi representado, naquele momento, pelo Secretário Estadual da Fazenda, o deputado estadual licenciado, Mauro Filho, uma importante obra. Mauro Filho inaugurou a Delegacia Municipal de Polícia Civil e Departamento de Polícia Militar.

Na delegacia, o secretário Mauro Filho descerrou a placa de inauguração ao lado do ex-prefeito secretário de Segurança Pública e Desenvolvimento Social. Logo após a formalidade do descerramento da placa, o Mauro Filho e comitiva visitaram as instalações da delegacia.

Mauro Filho destacou que a delegacia reforça a segurança da cidade, unindo em um só prédio, as polícias civil e militar, e representa uma conquista de futuro para o povo cedrense. O secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho, enfatizou que a inauguração realizada pelo governo estadual em Cedro, com investimento de mais de um milhão de reais, assim como em outras cidades do estado, tem sido possível graças à condição financeira do Ceará, que tem sua economia equilibrada.

Fonte: Plantão do Ceará

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 27/02/2011


URCA requisita linhas de financiamento para o ‘trade’ turístico local, do Governo Federal

A Universidade Regional do Cariri (URCA) em contato com o Gabinete da Presidência da República, sugeriu a criação de linhas de financiamento para os setores ligados ao ‘trade’ turístico local e o incentivo de novos negócios, voltados ao Projeto Geopark Araripe, administrado pela Instituição. Ano passado, o projeto foi apontado pelo Ministério do Turismo como um dos quatro principais roteiros turísticos do Ceará e um dos principais do Brasil, numa revista de cunho nacional, onde são apontados roteiros de todos os estados da federação. Em resposta a solicitação da Universidade, o chefe de Gabinete do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidente da República, Dilma Rousseff, Álvaro Henrique Baggio, afirma que o expediente foi encaminhado para o Ministério do Turismo para ser analisado.

No Roteiro Turístico, são incluídos como principais atrativos a cadeia de artesanato; a serra do Horto, em Juazeiro; o Museu de História Natural, no Centro do Crato; Museu de Paleontologia e Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri; Pedra da Coruja, Museu de Pedra, Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda, dentre outros. Ainda classifica a Bacia do Araripe como um dos principais roteiros do período cretáceo da terra. A região é especial, segundo o roteiro, pelos achados geológicos e paleontológicos e abriga um oásis verde em meio à caatinga.

Governo autoriza concurso para contratação de 168 professores temporários pela URCA

Foi aprovado pelo Governo do Estado, edital para seleção de 168 professores temporários para a Universidade Regional do Cariri (URCA). Os docentes irão atuar na Unidade Descentralizada de Iguatu, que conta com quatro cursos da Instituição.

O edital, segundo a Reitora Otonite Cortez, que esteve recentemente participando de reunião em Fortaleza, sobre autorização das vagas para o concurso, encontra-se em análise na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado (Seplag). A Universidade aguarda a publicação em edital, em breve, para a divulgação das datas de inscrição e realização do certame. A perspectiva é que ainda aconteça durante o mês de março.

"Ceará Faz Ciência" inicia período para inscrições de trabalhos

Estudantes apresentarão trabalhos relacionados com a vocação natural de cada região. No Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia Começou o período para inscrições de trabalhos no projeto Ceará Faz Ciência. Coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a iniciativa vai popularizar a Ciência e a Tecnologia nas regiões Norte, Inhamuns, Cariri e Litoral Leste e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área. O projeto conta com o apoio do CNPq/MCTI, Seduc, Prefeitura de Sobral e Ibyte.

O período para a submissão dos projetos iniciou dia 15/02/2012 e vai até 30/03/2012, e se dará, exclusivamente, através de preenchimento de formulário no hotsite do evento (http://eventos.sct.ce.gov.br). No ato da inscrição deverá ser entregue o projeto com, no máximo, duas páginas, de acordo com o modelo disponível no site.

O Ceará Faz Ciência se dará de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

Estímulo à vocação natural das regiões - Os trabalhos deverão, preferencialmente, estar relacionados com a vocação natural de cada região, conforme definido no edital de participação. Na Região Norte, o foco será a Astronomia e Metalmecânica, e no Cariri, os temas trabalhados devem envolver Geoparques e Arqueologia. Já no Litoral Leste, os alunos enfatizarão nos projetos a Psicultura e a Aquicultura. Energias Alternativas e Inclusão Digital são os assuntos a serem trabalhados pelos estudantes da região dos Inhamuns.

As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos meses de maio e junho. Em cada uma das quatro regiões, serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior durante um ano. Os projetos vencedores de cada região serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“O Ceará Faz Ciência configura-se como um importante instrumento tanto para a interiorização da C&T, quanto para a melhoria do ensino e o despertar de vocações científicas e tecnológicas. A partir deste trabalho de iniciação científica, há um estímulo para que nossos jovens se interessem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do nosso Estado”, frisa o secretário da Secitece, René Barreira.

Para inscrições e mais informações sobre o projeto Ceará Faz Ciência:
http://eventos.sct.ce.gov.br | 85 3101-6466 | sct@sct.ce.gov.br

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2612
www.urca.br – Crato, 27 de fevereiro de 2012


Cariri sediará seminário sobre violência sexual infantil nesta terça-feira (28)


O município de Juazeiro do Norte, localizado na Região do Cariri, vai sediar o seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento acontecerá no próximo dia 28 de fevereiro (terça-feira), a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo.

O objetivo do seminário é conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, e reunirá representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Saboeiro, Assaré, Araripe, Nova Olinda, Santana do Cariri, Campos Sales, Antonina do Norte, Altaneira, Tarrafas, Salitre e Potengi.

Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis. O seminário do Cariri será o 10º encontro e reunirá os municípios das Credes de Juazeiro do Norte e do Crato, totalizando a participação de 18 municípios, 58 escolas e um público estimado de 600 pessoas.

De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso.”

Durante o seminário haverá palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno e com a advogada Drª. Viena Ponce, que explicarão as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.

Dentro da programação do evento, cada município formará um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.

Encontros Regionais

O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Desde maio do ano passado já foram realizados nove encontros, sendo que até junho de 2012 o evento ainda acontecerá nos municípios de Sobral, Quixadá, Crateús, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio de 2011, na Assembléia Legislativa do Ceará.

SERVIÇO

Seminário Regional da campanha ‘QUEM CALA, CONSENTE’ no Cariri
Dia: 28 de fevereiro
Horário: Das 09 horas às 12 horas.
Local: Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte
Rua: Catulo da Paixão, S/N, Triângulo.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31