xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 fevereiro 2012

A Vitória Nordestina - Por: Sergio Linhares


O resultado da maior festa popular do mundo,o Carnaval, no Rio de Janeiro, que consagrou as Escolas de Samba Unidos da Tijuca e Salgueiro, foi também uma vitória do povo Nordestino.Nessa última segunda-feira fiquei madrugada adentro esperando o desfile delas e me emocionei de ver a exaltação ao sertão Nordestino. As duas escolas levaram ao sambódromo da Sapucaí, cangaceiros, vaqueiros, sanfoneiros, violeiros e repentistas. Ali estava a alma do nosso povo.

Em outras alas mostraram as comidas e danças típicas , o colorido das roupas e a alegria do nosso povo, os costumes dos sertanejos, os bonecos de cerâmica criados pelo mestre Vitalino, a missa do vaqueiro, as carrancas do São Francisco e as figuras de Antônio Conselheiro,Patativa, Padre Cícero e o São João do Carneirinho, representando nossa cultura e tradição.

Vocês não imaginam a visibilidade positiva que aquele espetáculo trouxe para o Nordeste, divulgando para o mundo inteiro as nossas belezas e riquezas, que vão resultar em mais turistas impactando as economias locais. O público vibrou, foi um verdadeiro show e o que mais me comoveu foi a justa homenagem que a Escola Unidos da Tijuca prestou ao maior expoente da cultura nordestina, Luiz Gonzaga, que foi o primeiro a colocar o Nordeste no mapa da música popular Brasileira.

A escola prestou uma homenagem ao centenário de nascimento de Gonzagão que continua trazendo alegria para o seu povo e foi lá no sambódromo que ele foi mais uma vez coroado.
As manifestações das duas escolas apresentadas na marquês de Sapucaí expressaram a nossa identidade , a identidade do povo Nordestino, o sentimento de uma gente sofredora e valente, que traz na veia o orgulho de sua terra, terra do ôxente! Dos cabras da peste e dos cabras macho também!

Sergio Linhares
Foto: Carnaval no RIo - Homenagem a Luiz Gonzaga - R7

A Real Situação do Canal do Crato Hoje – Obras Paralisadas e 2.5 milhões já gastos pelo Governo do Estado do Ceará em obra questionável.


Dia 26 de Fevereiro - Nada Mudou

Após 1 ano da tragédia, e Governo do Estado gastar 2 milhões e 500 mil reais ( Conseguidos em Brasília pelo prefeito do Crato ) em obra questionável do Canal do Rio Grangeiro, quase nada mudou. Canal continua quebrado e paredes apresentam rachaduras e deslizamentos. As obras agora estão paralisadas. A população está em risco. Como se chama isso ? DESCASO e DESRESPEITO PARA COM O POVO DO CRATO.

Fotos feitas no dia 06 de Fevereiro de 2012

http://4.bp.blogspot.com/-gDmDj_irWjk/TzCipFbxeUI/AAAAAAAAeXo/QYXcOwGoiRQ/s1600/canal_do_crato_3.jpg

Na foto acima: Rua interditada há 1 ano. O deslizamento avança e já consome mais da metade da avenida, colocando em risco residências na Vila Silvestre em Crato.

http://1.bp.blogspot.com/-ApfTQfC9GyM/TzCmKYlF64I/AAAAAAAAeYg/x6wzcrHS0Ts/s1600/Img_5751.jpg


Pontes continuam quebradas, com infiltrações, rachaduras e novos deslizamentos. Acima, a pequena ponte próxima ao Mercado Walter Peixoto.

http://4.bp.blogspot.com/-D8KarHVbzuE/TzCmKO2xC0I/AAAAAAAAeYU/8lI_8m-ql-c/s1600/Img_5747.jpg

Acima: mais adiante, em direção à ponte da Av. Pres. Kennedy. Canal continua quebrado.

http://2.bp.blogspot.com/-xsMbl3bFQBU/TzCmIpZ9yZI/AAAAAAAAeYM/3LL2c5ehgkw/s1600/Img_5746.jpg

Aqui, a mesma parede, visrta de outro ângulo.

http://1.bp.blogspot.com/-Bt3dD_mk_QA/TzCmIXTRECI/AAAAAAAAeX8/r87I3RHRWyY/s1600/Img_5735.jpg

Buracos que podem engolir uma pessoa desavisada. Veja na foto acima. Imagine passar por aí à noite no escuro!

http://4.bp.blogspot.com/-pvdNowwH3A0/TzCmIAzZJbI/AAAAAAAAeX0/nuvmD5ZfFyk/s1600/Img_5712.jpg

Na foto acima: Ponte da Av. pres. Kennedy, que segundo alguns ainda corre risco de desabamento, se continuarem as infiltrações.

No Crato, nem tudo são FLORES. Para quem quer saber, mesmo hoje, dia 26 de Fevereiro de 2012 a situação aqui continua a mesma. DESCASO E INCOMPETÊNCIA nas obras do Canal do Rio grangeiro. As fotos acima mostram a real situação do canal no dia 06 de Fevereiro de 2012, onde o Governo do Estado do Ceará já gastou 2 milhões e 500 mil reais basicamente com PEDRAS e ARAME ( para construção de gabiões ).

É bom frisar que não temos nada contra o Governador Cid Gomes, que aliás, fez um bom trabalho em outra parte do Crato, com a reforma das praças centrais. Entretanto, a verdade precisa ser dita para que se tomem providências.

Não há PLACA alguma do Governo assumindo a responsabilidade pelo Canal. POR QUÊ ? Quer fazer parecer que não é sua responsabilidade ? Na verdade, o Governo do Estado recebeu o repasse de 4 milhões das contas da Prefeitura do Crato vindas do Ministério das Cidades, há quase 1 ano para realiar a obra, e agora quer sair de fininho ? Porque o Secretário das Cidades não vem a público falar das obras PARALISADAS no Crato ? Estão todos fingindo-se de mortos em Fortaleza em plena época de perigo, quando a população está mais vulnerável a uma possível enchente ? Que absurdo!

O que será preciso para que os altos escalões do governo se desalojem e venham a público dar alguma explicação plausível ? Não somos palhaços!!!! O povo do Crato merece respeito.

Resta as Cratenses lidar com o descaso, e rezar para que NÃO CHOVA MAIS!

CRATENSES, não esqueçam quem é quem nessa história toda. Quem conseguiu a verba para o canal, quem se propôs a executar a obra e até agora, quase nada fez para resolver o problema.

Por: Dihelson Mendonça

Rádio Chapada do Araripe disponibiliza programas já gravados para os ouvintes

.
http://1.bp.blogspot.com/-LUDgMt8iZyQ/TxJI-bW_H0I/AAAAAAAAdjA/g-xaBiH9AKc/s1600/radio_chapada_logo600.jpg


Agora os ouvintes da Rádio Chapada do Araripe Internet poderão ouvir dezenas de programas já realizados por nossa produção no site da estação. Os dois primeiros programas a serem disponibilizados são o "Música Inesquecível" e o "Influência do Jazz" que são apresentados também na Rádio Educadora do Cariri" e tem uma das maiores audiências. No site, ainda há um formulário a fim de que os ouvintes possam entrar em contato com a produção e solicitar a sua música predileta.

A Rádio Chapada do Araripe é a queridinha de todos. Também pudera, a ÚNICA estação de Rádio que toca músicas de qualidade e diversificada. Recentemente o Site da Rádio Chapada do Araripe passou por uma mudança considerável. O visual ficou bem mais bonito, um painel foi acrescentado, com fotos de vários artistas da Música Instrumental, do Jazz e da MPB, que tocam com mais frequência na estação, que está há 7 anos no ar, 24Hs por dia. A Rádio Chapada pode ser escutada no seu site e em mais de 50 outros sites parceiros. As transmissões são quase sempre ao vivo, à partir do estúdio, localizado em Crato.

Para os nossos muitos fãs, agradecemos todo o carinho, as mensagens e a radioescuta que temos recebido ao longo dos últimos 7 anos. Isso sim é que é fazer Rádio de Verdade!Ouça os dois primeiros programas:

Programa Influência do Jazz ( Número 1 ):
- Para evitar ouvir dois sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe internet, no canto superior do Blog.


Programa Música Inesquecível ( Número 1 )
- Para evitar ouvir dois sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe internet, no canto superior do Blog.



Visite om site da estação e ouça outros programas.

Dihelson Mendonça

BOM DOMINGO - Histórias e Estórias do Crato de Antigamente - Ivens Mourão*


ÁGUA BANANAL

“Seu” Teófilo foi um farmacêutico que ficou famoso na cidade. Era um homem alto, conversador, espirituoso. Como farmacêutico sempre combateu o tracoma, uma conjuntivite grave que ataca a mucosa ocular, problema quase endêmico na região, principalmente naqueles brejos. Sua incidência era tão intensa que chamavam os que nasciam no Crato de cratenses dos olhos roídos. Teve a lucidez de alertar ao Bispo sobre o reservatório de água benta, das igrejas, que era um ponto de contágio de tracoma. A farmácia dele era sempre um local de reunião, onde muitas estórias se passaram.

Próxima da sua farmácia tinha também uma outra, a Central, do José de Figueiredo (Sr. Zuza). Além de farmacêutico também era escritor e pai do que viria a ser o escritor famoso da terra o J. Figueiredo Filho. Em um dia de feira, o Sr. Zuza observou um grande movimento de pessoas na farmácia do Sr. Teófilo, que saíam com um litro de um produto. Era um remédio para o tracoma. Segundo as prescrições, deveria ser usado para lavar bem os olhos, voltando na semana seguinte para comprar um outro litro. O Sr. Zuza, curioso, perguntou para um vendedor do concorrente que fórmula era aquela, recebendo a resposta:


J. Figueiredo Filho, grande escritor cratense.

- “Água bananal”
- “Água bananal?!?!

Como o vendedor não esclarecesse, o Sr. Zuza resolveu dar uma espiada para dentro da farmácia, onde eram aviados os remédios. Flagrou o Sr. Teófilo “preparando” um novo litro prodigioso. Após encher o litro com água da torneira, fazia aquele gesto característico de quem dá uma banana: apoiar a mão direita sobre a esquerda e deslizá-la até o pulso do braço direito encostar na palma da mão esquerda. A cada gesto desses dizia:
- “Toma filho de uma égua”.

Estava entendido o porque da água bananal...

A FORÇA DA PALAVRA

O Cel. Nelson da Franca Alencar marcou a vida do Lameiro. Um é sinônimo do outro. Dono de engenho, figura tradicional do Crato, não admitia que uma ordem sua fosse contestada. Aliás, moramos numa rua cujo nome era em sua homenagem, e a casa, número 94, era de propriedade do seu filho, Sr. Aderson da Franca Alencar.
Quando o Cel Nelson já estava idoso, a administração dos negócios passou para o filho, mas o velho ainda tinha condições de mandar. Um dia chegou um morador e pediu-lhe para recolher as mangas que estavam debaixo das mangueiras, com a finalidade de ir à cidade vender em proveito próprio. O velho tinha um bom coração e o autorizou a colher também aquelas mangas maduras que ainda estivessem no pé.. Em seguida, um outro morador chegou para o Cel. Nelson e pediu emprestado um animal para levar uma carga ao mercado. E o velho:
- “Pois não, pode pegar um animal lá no curral”.
O morador voltou ao Cel. Nelson e disse:
- “Coronel eu esqueci de pedir a cangalha. O senhor poderia me dar uma cangalha”.
- “Pois não, pode pegar uma, lá no estábulo”.


Cel. Nelson Alencar, homem de palavra e opinião.


Quando o morador voltou, foi agradecer ao Cel. Nelson e devolver o animal e a cangalha, que ele emprestara. O Cel Nelson disse:

- “O animal você pode colocar lá no curral. A cangalha você pode levar, ela é sua. Você não pediu emprestado. Você me pediu uma cangalha e eu lhe dei.”


CORREIO ESTRANHO

O Coronel Nelson da Franca Alencar era muito amigo do Padre Cícero. No Lameiro, quem mandava era ele. Quando os jagunços do Padre Cícero invadiram o Crato, tinham uma determinação de não chegar nem perto do Lameiro. Tanto que o padre mandou um aviso para o povo do Crato. Fugissem pelo Lameiro, pois se fossem por outras saídas seriam atacados pelos jagunços. Essa amizade era alimentada com a troca de bilhetes, sempre tratando de política. O portador era um empregado do Cel. Nelson, o Sr. Vicente. O Luís o conheceu já com idade avançada, mas pelo seu porte e o tamanho dos braços, demonstrava ter sido um homem de força descomunal. O Coronel Nelson, para testar a lealdade do Sr. Vicente, quando mandava os bilhetes para o Padre Cícero exigia que ele fosse sem camisa e segurando um gato no ombro. E dizia mais:

- “Não vá bater no gato”.

No bilhete de volta, o Padre dizia: “Compadre, o homem chegou aqui todo unhado”.


Padre Cícero Romão Batista


“SEU” ADERSON

Aderson da Franca Alencar, o filho do velho Nelson, foi um dono de engenho dos mais tradicionais do Crato. Extremamente metódico, cumpridor rigoroso de horário. A palavra dele valia mais do que o papel assinado. O seu engenho era de uma limpeza escrupulosa. Não se via uma palha de cana no chão. Tinha um Ford ‘de bigode’, que raramente saia da garagem. Meu pai gostava muito de conversar com ele, na calçada de seu casarão (ainda existe), no Lameiro.

- “Mas Sr. Nelson, por que o senhor não vai de carro para o Engenho?

- “Mourãozinho os meus empregados vão para o engenho a pé. Eu vou também, para dar o exemplo”

Era padrinho de batismo do meu irmão Marcelo. Tinha uma lagartixa que vinha comer na sua mão. E o Marcelo duvidou que fosse verdade. E ele comentou com o meu pai:

- “Mourãozinho este menino está duvidando de mim?”


Estalou os dedos e a lagartixa, saindo não sei de onde, veio comer na sua mão.


Sr. Aderson com a esposa, Dona Zulmira, o filho Nelson e os netos Frederico, Aderson e Gustavo. Sempre achei o Sr. Aderson parecido com o “Magro”, da dupla “O Gordo e o Magro”


A HONESTIDADE

O Sr Aderson da Franca Alencar tinha, como único responsável por todos os seus negócios, o seu primo o Sr. José Horácio Pequeno. Os imóveis, as transações comerciais, as contas bancárias, os pagamentos, tudo era de responsabilidade do Sr. Horácio. O Sr. Aderson, dentro da sua maneira metódica de ser, não admitia que houvesse inflação. Costumava beber uma cerveja, sempre quente. E pagou, durante toda a sua vida, sempre o mesmo preço. Os comerciantes já sabiam e aceitavam aquele pagamento, pois o Sr. Horácio depois sempre pagava o complemento. A administração do Sr. Horácio foi tão eficiente e escrupulosa que aumentou, em muito, o patrimônio do Sr. Aderson. Quando o Sr. Horácio resolveu devolver a responsabilidade da administração para o Sr. Aderson, este exclamou:

- “Mas Horácio, eu não sabia que era tão rico!!!”

O CURTO-CIRCUITO

Em 1975, o depósito vizinho ao Bar do Tinga foi vítima de um sinistro, em uma das noites do mês de junho: um INCÊNDIO. Foi na madrugada. O Marcelo conta que tinha se submetido a uma pequena cirurgia e estava convalescendo, num dos apartamentos da Casa de Saúde, quando foi acordado com uns estouros muito fortes. Foi para a janela do apartamento e viu, na direção do Bar do Tinga, uma grande labareda, subindo acima do teto dos demais prédios da rua.
Onde será o incêndio? – pensou.

Imaginou que pudesse ser no Bar do Tinga ou na Funerária do Caixão. Enfim, não lembrou do depósito da loja de eletrodomésticos. No outro dia ficou sabendo que tinha sido o depósito que pegara fogo, repleto de mercadorias. Prejuízo enorme, se não estivesse coberta por seguro. As conversas dos dias seguintes, quando o Bar do Tinga foi liberado para a freqüência, foi exatamente esta: “Teria seguro? O que queimou? E... qual foi a causa?”As respostas foram logo aparecendo. O comerciante, alguns meses antes, tinha feito um bom seguro de tudo! Sorte dele.
Sorte?! Indagavam, maliciosamente, alguns. E a causa do Incêndio? Logo veio a explicação oficial dos proprietários: “Foi causado por um curto-circuito”.

Comentou o Zé Aragão, dias depois:

- “Curto-circuito, nada de mais... Isso já aconteceu em outros lugares. É muito comum... Mas com a energia do prédio cortada??!!.... Só no Crato...” Tinham esquecido de mandar ligar a energia...

A MERCADORIA

Por conta do incêndio acima descrito, na hora em que tudo pegava fogo, Caixão foi avisado do sinistro Tratou de esvaziar sua “loja”, depositando toda a sua “mercadoria” na calçada do outro lado da rua. Lá permaneceu até o fim do outro dia, sendo objeto de outro comentário do Zé Aragão, de dentro do Bar do Tinga:

- “Olha ali, olha só, mercadoria que ninguém quer, nem ladrão!”.

IMPORTADO

Próximo ao Cine Moderno existia um concorrente do Caixão. Sua propaganda era, no mínimo, insólita. Descabida mesmo. Era a seguinte: "URNAS DE PRIMEIRA, IMPORTADAS DO SUL DO PAÍS!"

O CABELO

O Dr. Raimundo Bezerra, quando criança, presenciou muitas vezes a mãe dele, Dona Zezinha, tendo o cuidado de reservar para o médico da família a bacia, a toalha limpa e o sabonete novo. Anos depois, médico, foi atender um paciente em casa. Quando voltou, falou para o meu irmão Marcelo:

- “Baixinho, médico hoje em dia está desprestigiado demais! O sabonete que me deram tinha até pentelho...”

Por: Ivens Mourão - Todos os Direitos Reservados

Reynaldo Gianecchini fala pela primeira vez sobre autotransplante: 'Foi um renascimento'


Reynaldo Gianecchini, após uma dura batalha de cinco meses contra o câncer, está livre da doença. Em entrevista à revista "Época", o ator falou pela primeira vez sobre o autotransplante de medula óssea a que foi submetido em janeiro, procedimento que fez parte da última etapa de seu tratamento.

"A operação de medula para mim foi um renascimento. Eu sabia que seria duro, mas não tinha noção. É uma quimioterapia que mata sua medula, aí você toma suas células de novo, as que foram salvas e são sadias. Foi o único momento de meu tratamento em que eu pensei, caramba, será que aguento isso?", disse.

Giane falou, ainda, sobre sua volta ao teatro. "A partir de 13 de março, vou começar bem devagar minha peça 'Cruel' às segundas e terças. Faço o vilão, o cruel. Isso vai ser meio louco. Lidei com tanto amor, tanta gente vai me assistir, as pessoas tão carinhosas, querendo me rever no palco. E vou estar lá fazendo horrores (risos), supermalvado", disse.

Yahoo Notícias

Irã alerta que ataque de Israel acabará com estado judeu


O Ministério da Defesa do Irã alertou que um ataque de Israel levará a um colapso do estado judeu, segundo informações da rede de televisão estatal iraniana. Esse é um dos pronunciamentos mais fortes do governo do Irã indicando que punirá Israel se suas instalações nucelares forem atacadas.

Os comentários foram feitos pelo general Ahmad Vahidi à Press TV depois que Israel recentemente aumentou as ameaças verbais quanto a um ataque às instalações. Os EUA, Israel e outros países do Ocidente temem que o Irã esteja tentando construir armas nucleares, mas o governo iraniano insiste que seu programa tem propósitos pacíficos, como a produção de energia.

Israel não descartou um ataque militar, algo a que Vahidi alertou contra. “Um ataque militar pelo regime sionista (contra o Irã) vai, sem dúvida, levar ao colapso desse regime”, disse o general. O ministério não especificou que tipo de contra-ataque o Irã poderia fazer nesse cenário.

Autoridades dizem que Israel precisa agir antes da metade do ano se quiser efetivamente interromper o programa iraniano, pois Teerã está construindo mais instalações nucleares subterrâneas. O Irã espalhou as instalações pelo vasto território nacional e construiu partes subterrâneas para protegê-las de possíveis ataques aéreos.

Fonte: Associated Press

Papa pede que casais inférteis evitem método artificial



NE - Como é que funciona isso aí ? "Se não tem filhos, é porque Deus quis assim ?" Voltamos à Idade Média ? Então se alguém estiver doente de morte, também não devemos interferir e salvar, pois estaremos insultando os desígnios de Deus ? ( Dihelson Mendonça )

O
papa Bento 16 pediu a casais inférteis que evitem métodos artificiais de procriação, afirmando que tais técnicas são uma forma de arrogância. Bento 16 falou hoje ao final de uma conferência de três dias no Vaticano sobre o diagnóstico e o tratamento da infertilidade.

Ao reiterar as determinações do Vaticano, ele lembrou que o casamento é a única situação em que se é admissível conceber crianças. Ele afirmou ainda que casais inférteis devem resistir à busca de qualquer método para tentar conceber filhos que não seja o sexo entre marido e mulher. O papa afirmou que a busca por lucro e a "arrogância" parecem dominar o campo da infertilidade e alertou para o que chamou de "fascinação pela tecnologia de procriação artificial." As informações são da Associated Press.

Agência Estado


Negócios Eike Batista comemora desempenho da usina solar de Tauá


A primeira usina de energia solar do Brasil, instalada na cidade cearense de Tauá (337 km de Fortaleza), teve primeiro balanço de produção divulgado pelo presidente do grupo EBX, Eike Batista. Em seu perfil no twitter, o empresário destacou os 800 MWh nos primeiros seis meses de operação.

"Nossa usina solar, em Tauá (CE), gerou mais de 800 MWh em apenas 6 meses de operação comercial", destacou o empresário. A energia produzida pela usina solar é suficiente para acionar cerca de 8 mil televisores, 11 mil fornos micro-ondas ou 12 mil ventiladores. Única do gênero conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a usina tem capacidade instalada de 1 MW, volume capaz de abastecer cerca de 1.500 famílias.

De acordo com o nota divulgada no site do grupo EBX, o empreendimento deve ganhar mais 6.900 painéis solares e terá sua capacidade ampliada para 2 MW. Ao todo, serão 11.580 módulos solares capazes de transformar luz natural em energia elétrica. O objetivo é avançar com a tecnologia fotovoltaica e expandir o potencial do Brasil para gerar energia solar. Além de autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a usina possui licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até 5 MW.

DN


Polícia apreende drogas dentro de boneca no Crato


U
m adolescente de 14 anos foi apreendido e dois adultos - uma mulher e um homem, foram presos no Crato, região do Cariri, portando 16 pedras de crack e 32 gramas de cocaína escondidas dentro de uma boneca.

Além das drogas escondidas, a polícia apreendeu em poder do trio R$ 212 e cinco aparelhos celulares que não tinham nota fiscal. De acordo com os PM's da RD 1237 do Ronda do Quarteirão, que atenderam a ocorrência, o adolescente seria o 'avião', a mulher a dona da 'boca' e o homem seria um 'cliente'. O material apreendido e os acusados foram conduzidos até a 19ª Delegacia Regional do Crato.

Via Portal Verdes Mares

Choveu em 50 municípios cearenses nas últimas 24 horas


C
hoveu em 50 municípios cearenses, desta sexta-feira (24) até o fim da manhã deste sábado (25), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As maiores precipitações foram verificadas na cidade de Ipaumirim, no Cariri cearense, com chuva de mais de 70 mm. Choveu forte também em Tianguá e Mucambo, ambas na região da Ibiapaba. Em Fortaleza, a Defesa Civil registrou precipitação de 3,2 mm. A previsão de tempo para as próximas 24 horas em todo o Estado é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada em todas as regiões cearenses, principalmente no Litoral, Centro-sul e Jaguaribana.

Fonte: O Povo

Ceará: Mais exportações e importações e saldo negativo de US$ 146 milhões em janeiro


Aumento no fluxo do comércio, mas aumento do saldo negativo entre exportações e importações no Ceará. Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira [23], pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará [Ipece], órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão [Seplag] do Governo do Estado.

Em janeiro de 2012, as exportações cearenses registraram o valor de US$ 116,9 milhões, superando em 7,3% o valor exportado no mesmo mês de 2011 que foi de US$ 108,9 milhões. Por outro lado, as importações revelaram um crescimento de 120,1% entre os dois períodos, passando de US$ 119,8 milhões, em janeiro de 2011 para US$ 263,7 milhões, em janeiro de 2012, revelando com isso um valor recorde para o referido mês.

BALANÇA NO VERMELHO - O resultado dos fluxos de entrada e saída de mercadorias fez com que o saldo da balança comercial fosse novamente negativo e igual a US$ 146,8 milhões, bem acima do registrado em janeiro de 2011 [déficit de US$ 10,9 milhões], alcançando, dessa forma, mais uma marca recorde negativa para a balança comercial cearense.

Já com relação ao fluxo de comércio do Ceará, que é a soma do valor das exportações e importações, o que se pôde observar foi um crescimento da ordem de 66,4%, provocado pelo forte aumento nas importações. Dessa forma, o comércio exterior do Estado passou a movimentar US$ 380,6 milhões, em janeiro de 2012, ante os US$ 228,7 milhões transacionados no mês de 2011.

MUNICÍPIOS - O estudo do IPECE revela que, em janeiro de 2012, Sobral, Fortaleza, Maracanaú, Icapuí e Cascavel foram os cinco principais municípios cearenses exportadores, com um volume total de US$ 86,6 milhões, equivalente a 71,7% da pauta exportadora do Estado.

Já as importações cearenses foram realizadas por 32 municípios, tendo Fortaleza participado com 36,3% do total importado pelo Ceará. Maracanaú ficou em segundo, com participação de 26,2%, seguido de São Gonçalo do Amarante [13,5%], Caucaia [13,2%] e Tianguá [2,1%].

:::: DETALHE DO ESTUDO SOBRE COMÉRCIO EXTERIOR CEARENSE/ JANEIRO

* Com informações da Ipece ( Yuri Guedes - Colaborador )


Gastos do governo com festas crescem 314% nos últimos cinco anos


Gastos do governo com festas crescem 314% nos últimos cinco anos. Nem a queda de sete ministros por suspeitas de corrupção, muito menos os cortes orçamentários e a estagnação de programas carros-chefes do governo como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida atrapalharam o governo federal de bancar festividades oficiais e homenagens ao longo de 2011, quando os gastos em comemorações atingiram R$ 54,2 milhões, 19,5% a mais do que no ano anterior (R$ 45,4 milhões).
Se levarmos em conta os dispêndios para esse tipo de evento nos últimos cinco anos o crescimento é de 314%.

Segundo dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), divulgados pela ONG Contas Abertas, em 2007, primeiro ano do segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tais despesas somaram pouco mais de R$ 17 milhões.
No ano seguinte, tiveram um acréscimo de 40% e saltaram para R$ 24 milhões. Já em 2009 o aumento foi de 30%, ultrapassando os R$ 31 milhões. Em 2010, ano das eleições presidenciais, o governo desembolsou R$ 45,5 milhões, o que representou um aumento de quase 45% em relação ao ano anterior.

O levantamento mostra que esses gastos têm crescido de forma significativa. E essa rubrica (festividade) acaba sendo utilizada por inúmeras unidades gestoras. Podemos ver uma homenagem aqui, outra festividade ali. Mas de grão em grão a galinha enche o papo. Um valor que chega a R$ 54 milhões é um gasto relevante diz o economista Gil Castelo Branco, da ONG Contas Abertas.

Essa é uma das despesas em que é possível o governo fazer um esforço para reduzir os gastos. É um conjunto de solenidades muitas vezes que pouco podem acrescentar. O que não pode acontecer é esses gastos se generalizarem - critica ele.

Fonte : Ricardo Noblat.

Lampião Moderno - Carlos Araújo - Na locução de Agnaldo Silva.


video

Confirmada a morte de dois militares na Estação Comandante Ferraz, na Antártica


O ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou neste sábado [25] a morte dos dois militares brasileiros que haviam desaparecido durante incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica.

Tratam-se do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha. Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base. “Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram. Todos os pesquisadores e funcionários civis foram resgatados e já se encontram no continente, no Chile, e amanhã [domingo, 26] já devem estar de volta ao Brasil”, disse Amorim.

Segundo o ministro, 12 militares da Marinha, inclusive o comandante da base, ficaram na base chilena, que é vizinha à brasileira na Ilha Rei George, na Antártica. Eles devem retornar a Comandante Ferraz, para ajudar no trabalho de perícia e no resgate dos dois corpos. Um navio da Marinha brasileira também se deslocou para a Ilha Rei George, para ajudar na tarefa.

* Com informações da Agência Brasil


Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 180.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado.


Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO !


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:


- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 7 Anos no mercado.
- Quase 5 milhões de páginas acessadas
- Mais de 22.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Novidade: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Amilton Som, Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Dr. Jonas Mangueira, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica.

Blog do Crato - 5 milhões de Acessos de Páginas em 7 Anos




www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

CRATO - Previsão do Tempo - Dia 26 de Fevereiro de 2012


Oferece:
.

Bom dia, Crato!

Hoje, Domingo, 26 de Fevereiro de 2012, segundo os serviços de meteorologia, teremos um dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O nascer do Sol acontece às 6h43 e Pôr do Sol às 18h58. Tempertura máxima de 31ºC e mínima de 21ºC. Quantidade e Probabilidade de Chuva - 2mm 80% Direção e Velocidade do Vento ENE 13km/h. Umidade relativa máxima e mínima 93% 40%.

Bom domingo, bom divertimento saudável nos clubes e balneários da nossa querida cidade.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31