xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 fevereiro 2012

PEÇA DE TEATRO DEFENDE O SÍTIO FUNDÃO


(Crato-CE) A Cia Cearense de Teatro Brincante reapresenta seu mais novo sucesso de público. Um grande espetáculo que resgata e valoriza a cultura popular e a mitologia sertanejo-universal numa aventura em que se defende a preservação da natureza.



"A DONZELA E O CANGACEIRO"
Texto e Direção de Cacá Araújo
Música de Lifanco

Março
17 (sab), 18 (dom) - Teatro Rachel de Queiroz (Crato-CE)
20 (ter) - Centro Cultural banco do Nordeste (Juazeiro do Norte-CE)
23 (sex) - Teatro do SESC (Juazeiro do Norte-CE)
24 (sab), 25 (dom) - Teatro Rachel de Queiroz (Crato-CE)
31 (sab) - Teatro Rachel de Queiroz (Crato-CE)

Abril
1º (dom) - Teatro Rachel de Queiroz (Crato-CE)

Sinopse:

A ambição desmedida do homem rico, a ganância cruel do norte-americano e a trama infernal vinda das trevas ameaçam o Sítio Fundão, importante reserva ecológica brasileira. As forças do mal, lideradas pelo Bode-Preto, entram em disputa ferrenha pelo domínio da área, mas são enfrentadas pela legião do bem, liderada pela Caipora, deusa protetora da natureza. Somente o amor pode salvar o sítio da destruição total. Um enigma, proferido pela esfinge de Seu Jefrésso, contém o segredo capaz de restabelecer a paz e a harmonia. Donzela Flor, símbolo de pureza, precisa ser desencantada. O cangaceiro Edimundo Virgulino, valente e destemido, luta com bravura para salvar o sítio e conquistar o coração da donzela.


Proposta do espetáculo:

Ao abordar a ecologia e o meio ambiente a partir de motivo factual doméstico, neste caso a luta pela preservação do Sítio Fundão, importante reserva ecológica na zona urbana na cidade do Crato-CE ameaçada de extinção, o espetáculo amplia o foco ao propor uma leitura da gana imperialista capitaneada pelos USurpAdores das riquezas alheias. Envereda também pelo universo histórico e mítico do homem nordestino e universal, revisitando o cangaço e o mito da Caipora numa história fantástica, mas embrenhada “na” e “de” realidade.

A Donzela e o Cangaceiro é um projeto cênico que dá prosseguimento à determinação do autor em buscar a afirmação de uma dramaturgia nordestina alinhada ao resgate e à difusão da cultura tradicional popular, fundada na expressão do imaginário do povo, nas lendas, nos mitos, nos causos, nas aventuras, nos romances, na história, nos mistérios que habitam a alma afoita e brincante do sertanejo, cujo sangue saltitante se perpetua no riso e na dor, na graça e no sofrimento, na desventura e na esperança.


Elenco:
Personagem/Ator (em ordem de entrada)

Mateus – Cacá Araújo
Catirina – Françoi Fernandes
Pafúncio Pedregôso – Franciolli Luciano
Cafuçú – Paulo Henrique Macêdo
Feiticeira Catrevage – Jonyzia Fernandes
Vicença – Raquel Silva / Rosa Waleska Nobre
Dona Colombina – Rosa Waleska Nobre / Samara Neres
Donzela Flor – Charline Moura
Caipora – Orleyna Moura
Troncho Sam – Márcio Silvestre
Edimundo Virgulino – Jardas Araújo
Bode-Preto – Joênio Alves
Seu Jefrésso – Paulo Fernandes

Técnicos:

Texto e Direção – Cacá Araújo
Assistência de Direção – Orleyna Moura
Música – Lifanco
Sonoplastia – Cacá Araújo e Lifanco
Figurino e Maquiagem – Joênio Alves
Cenografia e Iluminação – Cacá Araújo
Cenotécnica – França Soares, Saymon Luna e Mestre Galdino
Aderecistas – Willyan Teles, Marlon Torres e Cristiano de Oliveira
Criação e execução de efeitos sonoros – Lifanco e os atores
Instrumentalização e efeitos – Lifanco e os atores
Operação de Luz – Laumiro Pereira
Operação de Som – Babi Nobre
Confecção de figurino – Ariane Morais
Guarda-Roupa – Luciana Ferreira
Cinegrafia – Antonio Wideny (Toyota)
Fotografia – Gessy Maia e Mônica Batista

Procuradoria investiga elo entre TV de Netinho e desvios no Ceará



O Ministério Público do Ceará abriu inquérito para investigar a TV da Gente, criada pelo vereador paulistano Netinho de Paula (PC do B), suspeita de ter sido usada em um esquema de desvio de recursos da Prefeitura de Pacajus (50 km de Fortaleza).

A investigação, revelada pela revista “Veja”, começou em dezembro e tem como alvo a Fundação Educativa Eduardo Sá, detentora da concessão da TV, comandada pelo empresário Levi de Paula, filho do vereador. A TV da Gente foi criada em 2005 por Netinho, destinada a produzir conteúdo direcionado ao público negro. Funcionou em alguns Estados, incluindo São Paulo, mas naufragou nos anos seguintes por falta de recursos. Em 2007, entretanto, o canal começou a operar na cidade de Pacajus, região metropolitana de Fortaleza, onde era administrada por auxiliares do ex-prefeito Pedro José Philomeno (PSDB).

Procurado desde a quinta-feira, Netinho de Paula não se manifestou. Na última sexta-feira (17), seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo afirmou que ele estava ocupado gravando seu novo programa para um canal de televisão.

Leia mais em http://www1.folha.uol.com.br/poder/1051424-procuradoria-investiga-elo-entre-tv-de-netinho-e-desvios-no-ceara.shtml

Folha de São Paulo


Estudo diz que ômega-3 não previne câncer


Um tratamento à base de vitaminas B ou de suplementos de ácidos graxos com ômega-3 não reduziu o risco de câncer em mais de 2,5 mil pessoas na França com histórico de doença cardíaca, mostra um estudo publicado nos Archives of Internal Medicine. "Esperávamos descobrir uma ação benéfica dos suplementos contra o risco de câncer", disse Valentina Andreeva, autora do estudo e pesquisadora da Universidade de Paris. "Ao contrário, não constatamos nenhum efeito desses suplementos."

Pesquisas anteriores sugeriam que as vitaminas B poderiam proteger as pessoas do câncer, principalmente o câncer colorretal, embora nem todos os estudos concordassem.

O objetivo original do estudo de Valentina era testar o efeito da ingestão de ácidos graxos com ômega-3, vitaminas B ou ambos contra doenças cardiovasculares em pessoas com um histórico de enfarte ou derrame.

Para compreender melhor se os suplementos poderiam ter efeitos adicionais, o grupo reuniu também informações sobre o número de pacientes submetidos ao teste que desenvolveram câncer. Os pesquisadores dividiram os sujeitos do estudo em quatro grupos: um tomou duas pílulas de vitamina B por dia, outro grupo, duas pílulas de ácidos graxos com ômega-3, um terceiro tomou ambos os suplementos, e um quarto tomou placebos semelhantes aos suplementos. As vitaminas B eram uma mistura de 3 mg de B6, 0,02 mg de B12 e 0,5 mg de ácido fólico.

Aos participantes que deviam tomar os ácidos graxos com ômega-3 foram ministrados 600 mg por dia, enquanto os suplementos continham duas vezes mais ácidos EPA e DHA. Por cerca de cinco anos, Valentina e seus colegas do Instituto Nacional de Pesquisas Médicas da França acompanharam os diagnósticos de câncer entre os sujeitos do teste.

De mais de 2 mil pessoas que concluíram o estudo, 175 desenvolveram câncer e 58 morreram por causa dessa doença. As pessoas de ambos os grupos que tomaram os suplementos de vitamina B apresentaram o mesmo risco de câncer que aquelas que tomaram placebo.

Esses resultados confirmam os de um estudo maior, realizado entre sobreviventes de ataques cardíacos, que também mostrou que as vitaminas B foram ineficientes na redução do risco de câncer.

Agência Estado

Jornalista venezuelano diz que saúde de Chávez piorou



NE - Certa vez eu li uma frase que dizia: "Câncer parece com a morte - Não existe Ex-morto, como não existe ex-doente de câncer". Será ?

Após um fim de semana de incerteza depois que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não apresentou seu tradicional programa “Alô, presidente”, crescem no país os rumores de uma recaída e de agravamento do seu estado de saúde. Segundo o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda e fontes ouvidas por ele na Venezuela e em Miami, o quadro de saúde de Chávez piorou. Depois de ter sido atendido de emergência no sábado no Palácio Miraflores, o presidente teria sido levado entre o fim da noite de sábado (18) e a manhã de domingo (19) para seguir tratamento em Cuba, país para onde foi logo após descobrir que tinha câncer.

O governo não confirmou a viagem e nem deu informações oficiais sobre o caso. Na semana passada, o colunista do GLOBO Merval Pereira já havia informado que o câncer do presidente estava em processo de metástase, se alastrando em direção ao fígado e deixando pouca margem para uma recuperação.

Bocaranda, em sua coluna chamada “Run runes”, publicada na internet e no jornal “El Universal”, escreveu que “filhos do presidente Chávez seguiram para Cuba. Uma das filhas estava em Buenos Aires, e o filho estava em Barinas”, no sudoeste da Venezuela. A situação seria tão grave que o mesmo avião no qual Chávez foi levado teria aterrissado em Barinas, para buscar a mãe do presidente. Ele acrescentou ainda que o presidente ainda não havia sido operado.

Médicos brasileiros avaliaram o caso

A junta médica responsável por acompanhar a saúde de Chávez seria composta por nove médicos de Cuba, um da Venezuela, três do Brasil e dois da Espanha. Segundo Bocaranda, mesmo que o estado de Chávez seja delicado, o presidente quer retomar o ataque contra Henrique Capriles Radonski, o candidato da oposição nas eleições presidenciais de 7 de outubro.

Bocaranda já havia dito que o mandatário não deu ouvidos aos conselhos de médicos e familiares e nem ao menos do ex-presidente de Cuba Fidel Castro sobre o repouso necessário para superar os danos da enfermidade e os efeitos da quimioterapia. O jornalista afirmou ainda que Chávez vinha fazendo grandes esforços com aplicações de esteróides para dissimular sua enfermidade e fazer crer a seus simpatizantes que estava saudável.

Diante do agravamento do quadro de saúde do presidente, dificilmente Chávez teria condições de fazer uma campanha eleitoral que exigirá muito esforço físico para derrotar o candidato da oposição.

No mês de novembro, o embaixador dos EUA na OEA (Organização dos Estados Americanos), Roger Noriega, escreveu artigo no qual dizia que o câncer estava se propagando mais rapidamente do que o esperado e poderia matá-lo antes da eleição.

O presidente, de 57 anos, enfrenta desde meados do ano passado um câncer que foi combatido com quatro jornadas de quimioterapia. Depois delas, Chávez assegurou ter “derrotado a enfermidade de seu corpo”. Sem nunca esclarecer exatamente os detalhes sobre a doença, esta não é a primeira vez que o estado de saúde do presidente vira alvo de discussão nas redes sociais. O ministro da Comunicação e Informação, Andrés Izarra, comentou a situação em sua conta no Twitter. “Sobre os rumores, guerra suja da canalha”, em referência à oposição. A última aparição de Chávez na televisão ocorreu na sexta-feira (17).

O Globo


Tensão no Irã faz petróleo atingir maior cotação em oito meses


O
s preços do petróleo chegaram ao nível mais alto desde junho de 2011, devido à crescente tensão em relação ao programa nuclear iraniano. O barril do tipo brent ultrapassou os US$ 121 nesta segunda-feira [20].

O aumento ocorreu após o Irã ter anunciado neste domingo [19] que suspendeu as vendas de petróleo para França e o Reino Unido. A decisão foi uma resposta ao embargo da União Europeia ao petróleo iraniano, previsto para entrar em vigor em julho. O Irã é o quinto maior exportador de petróleo do mundo.

Agência Brasil

Cientistas holandeses desenvolvem carne artificial


Cientistas holandeses desenvolveram carne sintética comestível a partir de experimentos com células troncos de animais como vacas e porcos. Responsável pela pesquisa, o professor Mark Post espera conseguir criar um produto fiel ao original.

"Meu sonho é produzir carne que seja saborosa e pareça com a carne que consumimos, para que você não saiba sequer distinguir qual foi produzida no laboratório", declara o professor Mark Post em entrevista à rede BBC britânica.

Pesquisas da equipe apontam que o desenvolvimento do laboratório é mais eficiente que a pecuária tradicional. Somente um animal seria capaz de produzir milhões de hambúrgueres. Post ainda afirma que a carne "sintética" poderia reduzir o impacto ambiental da atividade em 60%.

O custo ainda é alto e o primeiro hambúrguer deve girar em torno de R$ 540 mil. Porém, Mark Post afirma que as técnicas serão rapidamente aperfeiçoadas para que o preço fique bem abaixo. O hambúrguer artificial deve ser lançado ainda neste ano.

BBC

De Crato à Altaneira de bicicleta ?


Ciclistas altaneirenses na Chapada do Araripe, inicio do desafio - foto Alana Maria

Foram trinta dias de preparação desde que o desafio ir de Crato à Altaneira a pedaladas foi lançado. Os homens feitos, o prefeito Delvamberto Soares, o advogado Raimundo Soares, o empresário Devanilton, mais conhecido por Palito e o contador Ariocélio trataram de cuidar da saúde e seguir a sensação do ciclismo. Dias depois que a paixão por pedalar apresentou-se, surgiu a ousada ideia.

O dia finalmente chegou e neste domingo (19/01) aventurando-se em novos caminhos juntaram-se ao grupo os estudantes William, Savio e Raimundo Neto que também aceitaram o desafio de pedalar de Crato à Altaneira. O desafio inicial era enfrentar o percurso de 56 Km, mas a chuva que vinha desde a noite anterior atrapalhou e o grupo decidiu iniciar as pedaladas no triangulo da estrada para o exu, saíram por volta das 08h. da manhã com previsão de chegada às 12:00 em Altaneira.

Ainda com a chuva, os bem-aventurados puseram-se a pedalar a Chapada do Araripe, seguindo sempre pelo extremo direito da faixa, com equipamentos de alerta, de segurança, de alimentação a base de frutas cítricas e líquidos de hidratação e com o carro de apoio atrás do último membro ciclista, conduzido por Cícero de Sousa. Nada iria pará-los!

Disparado na frente, o intitulado líder do grupo, Delvamberto, mal foi avistado pelo carro de reforço ou pelas lentes fotográficas, salve nas paradas programadas. Logo em seguida, vinham Sávio e seu pai Palito, pedalando com garra. Reversando e não se importando com colocação (já que não era uma disputa), seguiam William e Ariocélio. Em algumas vezes por último, mas não menor, Raimundo Soares e seu filho Raimundo Neto, pedalavam tranquilos, fortes e atentos ao trânsito da rodovia.

Na medida em que se aproximavam da terra de Santa Teresa D'Ávila, a posição de lugares foi se invertendo. Ladeiras desafiadoras desarmaram alguns dos participantes, que optaram pelo refúgio do carro de reforço, como William (de 24 anos) e Raimundo Neto (de 6 anos) e outros que continuaram ainda que levando “suas magrelas” a pé.

Nesse momento do desafio, o advogado por profissão e blogueiro por amor, Raimundo Soares Filho, desatou em marcha leve na frente dos seus colegas e conseguiu subir as ladeiras. Nesta parte do percurso, a risada foi garantida, principalmente aos que viam de fora. O estado de fadiga não atrapalhava o bom humor dos ciclistas aventureiros. Porém, poucos minutos depois lá estavam eles de volta à estrada!

Ao nível do Sítio Poças, com pneus foram furados, os ciclistas Delvamberto e Savio subiram no carro de apoio e não completaram o percurso, para tristeza de Savio e alegria de Raimundo Neto que entrou na cidade pedalando com o grupo. A chegada em Altaneira foi recepcionada ao som do Carnaval e pelos que passavam e olhavam atentos a movimentação. Parada obrigatória na casa de Seu Mundim Soares para pedir “benção”, um copo de água e uma foto com o sorriso do orgulho de ter conseguido, por fim, completar a travessia. Seguindo para o prêmio, os participantes puseram-se de volta a pedalar até o Rancho Mandala para o esperado (e merecido) almoço de campeões!

Vale a pena lembrar que também que, por duas vezes durante o percurso, o grupo de ciclistas de Altaneira encontrou outros ciclistas. Ainda é importante deixar claro que o ciclismo é um esporte sério que, para ser posto em prática nas rodovias, é preciso os equipamentos certos como uma boa bicicleta, capacete, roupa, protetores, sinalizadores.

Com informações Blog de Altaneira

ERNANI SILVA - Sobre sua prisão em 64...


CADEIA! ESTAS TUAS GRADES
PRENDEM MEU CORPO, REVOLTO!
PORÉM, CADEIA, NÃO SABES
QUE MEU IDEAL ESTÁ SOLTO?
Ernani Brígido e Silva
Maio de 1964

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Esta palavras foram escritas nos momentos em que esteve entre as grades, por ocasião do Golpe Militar de 1964. Além de seus ideais, Ernani Silva, meu avô, era muito ligado à Miguel Arraes de Alencar, primo legítimo da minha avó, Aline Arraes.

Ernani Silva viveu e morreu sem jamais se afastar dos seus ideais, de sua consciência, absolutamente límpida, e nem de seu amigo Miguel Arraes, que era, na época, um referencial de Homem Público, que perdura até os dias atuais.

George Macário - Editor do Blog "O Democrato" - Rede Blogs do Ceará


Terça-Feira de Sol no Crato ( Com possibilidade de chuvas à noite )

.


Bom Dia, Crato!

Os serviços de meteorologia prevêem para hoje, terça-Feira, dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Nascer do Sol 6h42 Pôr do Sol 19h00. Temperatura máxima de 33ºC e mínima de 21ºC; E 12km/h - Umidade relativa máxima e mínima 94% 45%. Durante a madrugada os termômetros registraram 22 graus na Vilalta.

Tenham todos uma boa terça-Feira de Carnaval.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30