xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 fevereiro 2012

PROJETO SPE - Por Maria Otilia


A EEF Dom Quintino, vem desenvolvendo o Projeto SPE (saúde e prevenção na escola), abordando varias temáticas relacionadas a saúde física e mental dos adolescentes. Em parceria com o SESC , realizou esta semana uma campanha intitulada " Caia na Folia com a Saúde em Dia", com palestras, recreação e muita música. Sensibilizando os adolescentes ao não uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, orientação sexual, etc., principalmente neste período carnavalesco.

A escola compreende que somente através de ações educativas sistemáticas, de prevenção e orientação, poderemos evitar o uso e abuso de drogas, gravidez na adolescẽncia ,DSTś AIDS,etc.
O Núcleo Gestor , professores e alunos parabeniza o SESC pelo Projeto Transando Saúde,, e a disponibilidade dos educadores Michael e Emanueli, em trazer para a escola, de forma lúdica e dinâmica, a educação sexual e outras temáticas educativas para nossos adolescentes.

Descoberta de lago na Antártida pode ajudar a encontrar vida extraterrestre


Lago pode ter a água mais pura do planeta. (Foto: AFP)Moscou, 15 fev (EFE) - A descoberta do lago Vostok, localizado na Antártida e que fica a quatro mil metros sob o gelo, é o primeiro passo para encontrar vida em outros planetas, como Marte, onde as condições são parecidas com as do continente gelado, disse à Agência Efe o chefe da expedição antártica russa.

"Na estação russa de Vostok, a temperatura chega a 89,2 graus negativos, e em Marte é de 90 graus abaixo de zero", afirmou Valery Lukin, subdiretor do Instituto de Pesquisas Árticas e Antárticas (IIAA).

O cientista russo destacou que "os equipamentos usados para perfurar o gelo que cobria o lago e desenhados com esse único fim pelo Instituto de Engenharia de Minas de São Petersburgo foram um sucesso, por isso essa tecnologia poderia ser utilizada agora para explorar outros planetas". "O lago da vida", como foi batizado pela comunidade científica, e que tem cerca de 300 quilômetros de comprimento, 50 quilômetros de largura e quase mil metros de profundidade em algumas regiões, pode ter a água mais pura do planeta, espécies desconhecidas ou muito antigas".

"Provavelmente é a água mais antiga e pura do planeta. Não temos provas concretas, mas sim informações de que a superfície é estéril, apesar de esperarmos encontrar formas de vida como termófilos e extremófilos (microorganismos que vivem em condições extremas) no fundo do lago", comentou. Lukin revelou que a expedição russa, cujas perfurações demoraram mais de 20 anos para alcançar a superfície do lago, encontraram "rastros do DNA de termófilos" a 3,6 quilômetros de profundidade, por isso é provável que haja vida nessa massa de água líquida formada há 40 milhões de anos.

"Se não encontrarmos nada, isso também seria uma descoberta. Mas se acharmos algum organismo, poderemos estudar a evolução de espécies que não tiveram nenhum contato durante milhares de anos com a atmosfera terrestre", disse. O cientista também está convencido de que o Vostok será um "polígono promissor" para estudar as zonas polares de Marte e o satélite de Júpiter, o Europa, que abriga uma camada de gelo e, possivelmente, água. "E se houver água, significa que também pode haver vida", disse, citado pelas agências russas.

De acordo com Lukin, os resultados da investigação no lago serão fundamentais também para o estudo da mudança climática na Terra durante os próximos séculos, pois o Vostok foi e continua sendo uma espécie de termostato isolado do resto da atmosfera e da superfície da biosfera. Vários expedicionários russos vão hibernar na estação, mas ninguém tocará o lago até dezembro, quando a expedição será retomada. "Se tudo correr bem, traremos amostras de água congelada à Rússia em maio de 2012. Aí saberemos se o Vostok é o lar de novos microorganismos, bactérias ou nada", disse. O chefe da expedição antártica reconhece que alguns cientistas ocidentais se mostraram "céticos" com a descoberta e com o risco de que os russos infectem o lago, saturado de oxigênio com níveis de concentração 50 vezes superiores aos da água doce.

"Há muita disputa. Muitos países queriam ser os primeiros. Usamos equipamentos especiais de perfuração para não danificar o ecossistema do Vostok e respeitamos todos os protocolos internacionais da Antártida", garantiu Lukin. Para a demonstração, o IIAA informou em seu relatório que 40 litros de água do lago foram bombeados à superfície, porém congelaram no caminho. Os russos desenharam uma máquina dragadora térmica que utiliza fluido de silicone não contaminante depois que a secretaria do Sistema do Tratado Antártico pôs impedimentos à expedição russa por temer a contaminação do lago com o querosene usado pela perfuradora.

"Nem tudo se faz com dinheiro. Sem conhecimento, entusiasmo e capacidade, é impossível. Tenho certeza de que nem a revista britânica 'Nature' nem a americana 'Science' publicarão nossas conquistas, mas isso não importa", declarou. Lukin garante que a Rússia é, pela primeira vez, líder mundial em algum campo científico desde que Yuri Gagarin se tornou o primeiro astronauta da história, em abril de 1961. "É preciso reconhecer que a casualidade jogou a nosso favor. Os soviéticos não sabiam quando abriram a estação em 1957, e que justo debaixo dela havia um lago", confessa.

De qualquer forma, não faltaram elogios aos cientistas russos, que chegaram ao lago às 18h25 (de Brasília) do dia 5 de fevereiro, em particular por parte do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin - que foi presenteado com uma amostra de água do Vostok em um frasco de vidro hermeticamente fechado -, e do departamento de Estado americano. O Vostok tem uma superfície de 15,6 quilômetros quadrados, parecida com a do Baikal, a maior reserva de água doce do mundo, e é o maior lago subterrâneo entre os mais de 100 que se encontram sob o continente.

Fonte: Yahoo Notícias


Guerra de Deputados - Sineval e Ely ( Comentário do Leitor )


Assunto: Junta Comercial é reaberta na cidade do Crato


"Há poucos dias ouvi uma entrevista do Deputado Ely Aguiar e do presidente da Junta Comercial do Ceará no programa de Vicelmo, ambos se comprometendo a reabrirem o escritório da Junta no Crato, agora o gabinete do Deputado Roque emite nota dizendo que foi ele que conseguiu reabrir esse escritório da Junta. Afinal, quem trouxe Ely ou Roque? A questão é quem trouxe ou deixou de trazer, mas porque só depois que se concretiza o fato, o Roque menciona seu nome? "

Nacélio Nobre
Endereço Completo: Rua Escultor José Rangel
Cidade: Crato

Ceará tem 55 espécies animais ameaçadas de extinção



O anúncio da descoberta do cachorro-vinagre, feito no mês passado, elevou para 55 o número de espécies ameaçadas de extinção encontradas no Ceará.

A listagem é feita pelo Ministério do Meio Ambiente, no chamado Livro Vermelho da Fauna, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. São sete espécies de mamíferos, quinze de aves, quatro de répteis, duas de anfíbios, sete de peixes, uma de inseto, três de crustáceos, três de moluscos, duas de cnidários e onze de equinodermos.

MAIS AMEAÇADAS - O método de classificação mais aceito no mundo para determinar o risco de extinção foi criado pela organização não-governamental suíça IUCN [sigla inglesa para União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais], em 1963. Ela divide as espécies em sete graus de ameaça: extinta, extinta na natureza, criticamente em perigo, em perigo, vulnerável, quase ameaçada e pouco preocupante. No Ceará, as espécies que se encontram em pior situação são classificadas como criticamente em perigo. São elas: peixe-boi marinho, tartaruga-de-couro, periquito-cara-suja e soldadinho-do-araripe.

Das quatro espécies, três são protegidas pelo trabalho da ONG Aquasis, com sede em Iparana, no município de Caucaia. De acordo com a bióloga Thais Moura Campos, coordenadora de Áreas Protegidas da Aquasis, "o soldadinho-do-araripe é a mais ameaçada das espécies que a gente trabalha, por ter uma distribuição muito restrita. Ele só ocorre lá na Chapada do Araripe."

DEGRADAÇÃO E TRÁFICO - De acordo com a pesquisadora, os maiores fatores de risco para uma espécie animal no Ceará são "principalmente a perda dos locais de reprodução na zona costeira e o tráfico de animais silvestres." O primeiro fator é uma das principais ameaças ao peixe-boi marinho. Já o segundo põe em risco enorme a sobrevivência dos periquitos-cara-suja na natureza. Quanto a essa espécie, Thais afirma que "há um trabalho bastante intenso lá no Maciço de Baturité, inclusive com antigos traficantes que hoje são parceiros do projeto."

SEM PESQUISA - Um terceiro fato, às vezes difícil de se identificar como ameaça ambiental, é o desconhecimento sobre grande parte da fauna cearense. "A gente precisa ter trabalhos de levantamento de espécies das regiões aqui do Ceará, que são muito pouco conhecidas", defende a bióloga. De acordo com Thais, "o levantamento de fauna é a base para gente ver que espécies ocorrem na região, quais delas estão em menor número e quais delas estão bastante ameaçadas."

PREVENÇÃO - Para a conservacionista "o principal passo para evitar a extinção de uma espécie é o planejamento. Tem que reunir todas as informações que existem sobre a espécie, onde ela ocorre, do que ela se alimenta, o que a está ameaçando e fazendo com que os indivíduos sejam mortos ou tirados da natureza."

DN OnLine


Horário de verão termina no dia 26 de fevereiro


O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina no próximo dia 26 de fevereiro.

Por causa da mudança, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal, tiveram que adiantar uma hora os relógios. Neste ano, o horário de verão abrange também a Bahia.

Segundo o governo federal, o período do horário de verão foi o mais longo desde 1985 e teve 133 dias de duração. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) previa uma economia para o Brasil, no período, que podia variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões durante o período. No período, a ONS prevê a diminuição da demanda em 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).

Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir. A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.

G1

Hospital desmente morte do humorista Chico Anysio



O humorista Chico Anysio está bem e segue em recuperação, segundo informações da assessoria de comunicação do Hospital Samaritano, onde ele está internado. Durante a noite desta quarta-feira (15) várias mensagens no Twitter haviam divulgado a morte de Chico, chegando a atingir os "Trendig Topics" mundiais - assuntos mais comentados da rede social - em poucos instantes.

De acordo com a assessoria do hospital, o humorista apresenta um quadro estável de saúde, apresentando melhora gradual. O último boletim médico informa que ele já retirou o aparelho que auxilia a respiração por alguns instantes e só não voltou a falar por ainda não ter iniciado o processo de fonoaudiologia. Apesar da melhora constante, não há previsão de alta.

DN Online ( Via Lindomar Rodrigues - Rede Blogs do Ceará ).

Notícias do Crato - 16/02/2012


Prefeitura inicia obras de construção da Praça do Belmonte

Com recursos próprios, a Prefeitura do Crato está construindo uma praça pública na Avenida José Horacio Pequeno, no Bairro Belmonte, no valor de R$ 71 mil e 242 reais. As obras foram iniciadas semana passada e a construtora “Contraty Construções LTDA”, com sede administrativa na Rua Antonio Alvino Gonçalves 229, Bairro São José, em Juazeiro do Norte, tem prazo de 90 dias para concluí-las. A Secretaria de Obras e Infraestrutura do município informa que o compromisso da empresa responsável é entregar a praça iluminada e com toda a jardinagem pronta. A construção da praça vai promover a valorização da área residencial. Esse tipo de construção tem grande caráter humanitário, haja vista sua edificação estar sendo feita de acordo com as necessidades da população local.

A Praça do Belmonte foi projetada no sentido de oferecer aos moradores do bairro um local agradável, aprazível e confortável, acessível aos jovens, adultos, idosos e crianças para seus momentos de lazer. Manoel Limeira Silva mora no Belmonte e avalia a construção da Praça como positiva e quer ver realizado um sonho da população do bairro. A dona de casa Violeta Miranda Arraes, que reside na comunidade, disse que a construção de praças sempre foi fator decisivo para o bem-estar da população. Ela apela aos moradores que zelem pela pracinha para que todos possam usufruir da finalidade para a qual ela está sendo construída.

Saúde realiza hoje ‘Carnaval sem Dengue e sem gravidez’, no Alto da Penha

A Secretaria de Saúde do Crato, através da equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), do Alto da Penha, estará realizando o evento “Carnaval sem dengue e sem gravidez”, que constará de tenda de serviços. A tenda será instalada em frente a Biblioteca do Alto da Penha com oferta dos serviços de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação sobre a prevenção de dengue e gravidez, DST’s e distribuição de preservativos. O evento acontece hoje, a partir das 8h30 até às 11 horas.

Fumacê no combate à dengue fecha 3º ciclo de borrifação

A Secretaria de Saúde do Crato realizou ontem, o 3º ciclo de borrifação com os carros fumacês em toda a sede do Crato, para controle e combate do mosquito transmissor da dengue. O gestor de saúde solicita a colaboração da população, no sentido de abrir as portas e janelas de suas casas durante a passagem do carro fumacê, além da retirada dos animais domésticos das calçadas para evitar a permanência nas ruas e calçadas.

PMC

Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br


MP quer que o Banco Central exclua frase ´Deus seja louvado´ das cédulas do Real


O Ministério Público Federal em São Paulo encaminhou, em Dezembro de 2011 uma notificação ao Banco Central pedindo explicações sobre o motivo de as cédulas da moeda nacional, o Real, conterem a inscrição ´Deus seja louvado´. A notificação, segundo o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, foi elaborada e enviada pelo procurador substituto Antonio de Oliveira, cobrando explicação para a ´ofensa à laicidade da República Federativa do Brasil´, pois para o procurador, a frase é incompatível com a condição do Estado, que não faz associação a nenhuma religião.

O Banco Central, após receber a notificação, instaurou uma comissão interna para analisar o caso e elaborar a defesa da frase inscrita nas cédulas do Real. Em resposta ao procurador Antonio de Oliveira, o BC respondeu afirmando que a moeda segue o exemplo da Constituição Federal, que foi feita e estabelecida ´sob a proteção de Deus´ e que ´a República Federativa do Brasil não é anti-religiosa ou anti-clerical, sendo-lhe vedada apenas a associação a uma específica doutrina religiosa ou a um certo e determinado credo´.

Na nota, o BC ainda informou ao procurador que sua representação padece de vício de origem, ou seja, as especificações das cédulas da moeda nacional não são de competência do Ministério Público Federal, e sim, do Conselho Monetário Nacional, que é quem determina as características gerais das cédulas.

Agora, o Ministério Público Federal planeja cobrar do ministro da Fazenda, Guido Mantega, um pedido de esclarecimento sobre o tema, segundo informações do Correio Braziliense. O procurador dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, que se define como católico praticante é inadmissível que o Estado faça associação à fé em sua moeda:

´Nada justifica essa menção no dinheiro. Estado e religião têm que estar separados, bem distantes´.

Fonte: Noticias Golpel

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31