xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 fevereiro 2012

CÂMARA TEM PEQUENO EXPEDIENTE APENAS


Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal do Crato, desta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012, durante o Pequeno Expediente, o Vereador George Macário (PV) cobrou a colocação em pauta para discussão e votação, o Projeto de Resolução de sua autoria, que implanta o Sistema de Gravação Rígido nas sessões da Câmara Municipal do Crato. Na concepção do Vereador esta é uma forma de garantir a qualidade das gravações, sem nenhuma suspeita de alteração em sua integridade. Também facilitará a retirada da cópia, imediatamente após a sessão concluída. Macário solicitou, ainda, a cópia das sessões realizadas nos últimos meses do ano passado.
O Vereador Pedro Eugênio Maia Moreira “Pedro Alagoano” (PSB) cobrou ao Poder Executivo a realização dos serviços de calçamentos nas ruas do Parque Grangeiro, objeto de reivindicação em seus requerimentos.

A Vereadora Mara Guedes (PT) solicitou a retirada de algumas emendas que alteram o Projeto de Lei, que regulariza a profissão de mototaxistas no Município. Ela cobrou, ainda, a prestação de contas da Prefeitura sobre todo balanço financeiro Fundeb, no ano passado.

Francisco de Matos Júnior – Presidente do Sindsmcrato falou a respeito da campanha salarial 2012.
Vereador Fernando Brasil (PSB) perguntou ao Presidente do Sindsmcrato sobre a insalubridade, em torno de 25% cobrada pelos guardas municipais. Inclusive eles estão ameaçando paralisar as atividades durante o Carnaval, ressaltou Fernando.

Jr Matos afirmou que está marcada uma reunião para quinta-feira, dia 16, no Gabinete do Prefeito Samuel Araripe às 11h30 com a presença dos vereadores, representação da Guarda Municipal e o Sindsmcrato. O objetivo é avançar nas negociações. Jr. Matos afirmou que não concorda com paralização, neste momento, embora a greve seja um direito dos trabalhadores.
Em suas considerações finais, prometeu que o Sindsmcrato vai fazer um levantamento sobre os servidores que não tem casa própria e em seguida esta relação será enviada à Caixa Econômica.

Fonte: CMC


GOVERNO DO ESTADO E SEST SENAT REALIZARÁ CURSO PARA MOTOTAXISTAS, EM CRATO


O diretor do Sest Senat Crato – Kalaman Liberal Participou da Sessão Ordinária desta terça – feira, dia 14 de fev, para falar sobre os cursos direcionados aos mototaxistas e motofrentistas, que serão oferecidos, através de um convênio com o Governo do Estado. “Dia 27 inicia e a princípio serão contempladas 03 turmas de 25 alunos com uma carga de 30 horas/aula, afirmou Kalaman. Para participar do curso, o Mototaxista tem que ter idade mínima de 21 anos e idade máxima de 29, além de possuir, no mínimo dois anos de Carteira de Habilitação – categoria A.
Aproveitou para falar sobre as atividades do Sest Senat que deverão ser iniciadas, a partir do dia 1º de março.

Para realização do curso não é obrigado que a categoria esteja regularizada no Município, pois trata-se de uma Lei Federal. O Sest Senat está habilitado junto ao Detran e Conatran para realização destes cursos.

O Sindicato dos Mototaxistas solicitou ao Governo do Estado a realização destes cursos para o município do Crato. Fátima Canejo – presidente do órgão falou sobre a realização dos cursos.
Ela falou que o objetivo de participação na Câmara é pedir aos vereadores que sensibilizem o Município a reconhecer estes profissionais.
O Vereador Pedro Eugênio Maia Moreira “Pedro Alagoano” (PSB) perguntou sobre o que ele chamou de discriminação em relação a idade, que no máximo determina 29 anos.
A Vereadora Mara Guedes (PT) não concorda com a determinação do governo que estabeleceu a idade máxima de 29 anos para participar do curso. Solicitou mais discussão sobre o Projeto de Lei do Executivo Municipal, após o carnaval.

O Vereador Guer (PSDB) agradeceu a iniciativa do Governo do Estado em realizar o convênio com o Sest Senat para ministrar o curso , coisa que já deveria ter sido feito há muito tempo, pois no entendimento do vereador a obrigação é do Governo Estadual. Não concordou também com o limite de idade máxima de 29 anos.

O Vereador George Macário (PV) enalteceu a presença do diretor do Sest Senat e a realização do curso, através do convênio com o Governo do Estado. No entanto, lamentou a ausência do diretor do Demutran – Luís Joatan que não foi convidado para participar da sessão. Disse acreditar que o Sest Senat vai dar uma colaboração imprescindível à população do Cariri, sobretudo aos trabalhadores do setor de transporte.

Kalaman respondeu que a Lei só fala sobre a idade mínima que é de 21 anos de idade. O limite máximo de 29 anos está sendo estabelecido pelo Governo do Estado, que firmou convênio com o Sest Senat, para estes cursos bancados por ele.
O Presidente da Associação dos Mototaxistas do Crato, que também solicitou ao Governo do Estado o convênio que possibilitasse o curso – Carlos Auberto (Molão), explicou para todos os presentes o motivo do critério da idade máxima de 29 anos estabelecido pelo Governo. Molão disse que em função do convênio ter sido feito dentro da política do Programa do Primeiro Emprego, é que o limite máxima ficou reduzido, deixando muita gente sem atender este item. Ele falou ainda da necessidade do mototaxista ter cumprido todas as exigências para colocar placa vermelha em sua moto.

Molão comentou, ainda, sobre os critérios utilizados para selecionar os 75 mototaxistas, em um universo de três mil, no município do Crato. Ele afirmou que foi procurado pelo Sine e comunicou através das emissoras de rádio, visitou os 110 postos de mototaxistas existentes no Crato e os primeiros 75 que chegaram foram contemplados com as vagas ofertadas.

Fonte: CMC


EXECUTIVO ENVIA PROJETO AO PODER LEGISLATIVO PARA FIRMAR CONVÊNIOS COM ENTIDADES

Dezenas de entidades filantrópicas e sem fins lucrativos deverão firmar convênio com o Poder Executivo cratense para o ano de 2012. A mensagem deu entrada no Poder Legislativo para apreciação, discussão e votação dos vereadores. Cada entidade vai receber um valor monetário específico. Entre as instituições beneficiadas estão: Apae, Projeto Menino Jesus e Crato Esporte Clube. Este último é quem deverá receber o maior volume de recursos do Município, cerca de R$ 150 mil reais.

Fonte: CMC

Junta Comercial é reaberta na cidade do Crato


A Junta Comercial da cidade do Crato voltou a funcionar normalmente. O órgão ficou fechado de julho de 2011 a janeiro deste ano por conta de problemas burocráticos, mas agora os serviços empresariais já estão disponíveis para a população cratense.

Para acelerar o processo de reativação do órgão, o deputado estadual Sineval Roque (PSB), procurou os secretários estaduais da Fazenda e do Planejamento, Mauro Filho e Eduardo Diogo. “Eles me explicaram que a nomeação da servidora que atua na Junta Comercial do Crato demoraria um pouco, mas que o problema seria resolvido”.

No período em que a Junta Comercial estava fechada a população teve que ir à Juazeiro do Norte resolver questões como abertura e fechamento de empresas. No início deste ano uma nova portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado confirmando a nomeação de uma servidora para assumir os trabalhos na Junta Comercial do Crato.
Saiba mais

Junta comercial é um órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais. Há uma Junta Comercial em cada Estado brasileiro, também chamado de “casamento de empresas”. O Registro de Comércio existe para dar personalidade jurídica as empresas mercantis. Através dele, os atos registrados adquirem autenticidade, segurança e validade, sendo a publicação desses atos, elemento essencial para salvaguardar os interesses de terceiros. As empresas passam a ter uma existência legal ao se registrarem na JUNTA COMERCIAL, capacitando-se, então, para exercerem direitos e contraírem obrigações.

Fonte: Gabinete do Dep. Sineval Roque

Notícias do Crato - 15/02/2012


Entrega de prova títulos para os concursados aprovados na primeira fase começa nesta quarta

A Prefeitura Municipal do Crato,através da Secretaria de Planejamento e Administração, informa aos aprovados naprimeira fase do concurso público para provimento de cargos, que a entrega dostítulos será realizada no Centro Cultural do Araripe, localizado no Largo da RFFSA,Centro, Crato - CE, durante o período de 14 a 16 de fevereiro de 2012, das 9horas às 13 horas.

Para os seguintes cargos serão computados em suas provas de títulos diplomasde especialização, mestrado e doutorado:

Analista Ambiental – Agrônomo; Analista Ambiental – Biólogo; Analista Ambiental- Engenheiro Civil; Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Pediatra,Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Psiquiatra, Topógrafo, Turismólogo,Professor de Códigos e Linguagens – Língua Portuguesa; Professor de Códigos eLinguagens – Língua Inglesa; Professor de Códigos e Linguagens – Arte Educação;Professor de Códigos e Linguagens – Ensino Religioso; Professor de CiênciasNaturais e Matemática – Matemática e Geometria; Professor de Sociedade eCultura – História; Professor de Sociedade e Cultura; Geografia; Professor deSociedade e Cultura – Educação Física; Professor de Habilidade Inclusiva.

Todos os certificados devem ser emitidos por instituições reconhecidas nosrigores da lei. Mais informações acesse:

http://www.serctam.com.br

Informamos, ainda, que o tempo deserviço só será computado para as provas de títulos aos funcionários públicosda Prefeitura Municipal do Crato que ingressaram, apenas, antes de 16/10/1983,ou seja, que adquiriram estabilidade extraordinária a que se refere o §1º, doart. 19, dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituiçãoda República de 1988.

Administração do Crato atende reivindicações dos taxistas e abre novos postos

Motoristas de táxi e representantes da Associação dos Taxistas e Mecânicos do Cariri estiveram reunidos, na manhã de ontem, com o prefeito do Crato, Samuel Araripe, em seu gabinete, além da direção do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Na ocasião, foi entregue uma pauta de reivindicação, solicitando a criação e regularização de novos postos para atendimento do serviço de Táxi na cidade do Crato. Também foi requisitada a administração a atualização do número de vagas para exploração do serviço em cada estação a ser criada.

O intuito da medida de intervenção nos principais pontos da cidade seria qualificar e melhorar o atendimento à população, além de reconsiderar o mapa com o fluxo de rotatividade dos veículos táxi na região. De acordo com a proposta encaminhada pela categoria ao prefeito, a criação e distribuição dos novos postos ficariam da seguinte maneira: Posto São Raimundo – 02 vagas (localização: Hospital São Raimundo); Posto Frango Assado – 06 vagas (localização: Mercadinho São Luiz); Posto Centro de Convenções – 04 vagas (localização: Centro de Convenções do Cariri); Posto Escola Técnica – 05 vagas(localização: Escola Técnica).

O prefeito do Crato acatou a proposta e deferiu em favor da regularização e criação das novas estações de atendimento, para utilização do serviço de táxi na cidade. O prefeito destacou a boa relação construída ao longo dos últimos anos junto à categoria dos taxistas. Lembrou a importância de se manter uma mesa de negociações permanente, com todas as categorias que colaboram com o desenvolvimento da cidade, a fim de assegurar o crescimento do Município.

Zona Azul no Crato inaugura ciclo positivo

A coordenação do Demutran, em Crato, informou que a instalação do serviço de Zona Azul na cidade inaugura um ciclo positivo, no tocante às novas estratégias de trânsito implementadas na atual gestão. O Crato atualmente conta com estrutura e suporte modernos para viabilizar o bom funcionamento do tráfego. Através de equipamentos de ponta, frota de viaturas renovadas e um destacamento preparado, a população usufrui de um atendimento exemplar. Também serão criados bolsões, que são espaços específicos instalados em vias públicas para embarque e desembarque de até 3 veículos por vez. O prefeito se prontificou a atender e demandar a instalação de novos bancos, em alguns postos, para dar suporte aos taxistas. Sobre a criação de cabines de proteção nas Praças Centrais São Vicente, Siqueira Campos e Sé, o prefeito ficou de analisar a viabilidade e execução da idéia junto à Secretaria de Meio Ambiente.

Crato se prepara para abertura do carnaval 2012 com o Bloco das Virgens

O Crato se prepara para a abertura do carnaval regional, tradicionamente realizado há décadas pelo Bloco das Virgens, que leva às ruas da cidade mais de 10 mil pessoas. Este ano, a Prefeitura do Crato juntamente com a coordenação do Bloco, tendo à frente o promoter André Lacerda, estarão organizando o cortejo. A segurança será reforçada e a fiscalização nas ruas irá aumentar, por parte do Departameto Municipal de Trânsito (Demutran). Semana passada, foi realizada uma audiência pública junto ao Ministério Público, no intuito de disciplinasr o desfile, combatendo os excessos, a exemplo dos ato obscenos por parte de alguns participantes. Caso haja desobediência à orientação do Ministério Público, os participantes que cometerem infrações do gênero serão punidos.

A Secretaria de Meio Ambiente estará realizando fiscalização no combate à poluição sonora. Para isso, serão usados decibelelímetros para medir a intensidade do som, na saída dos trios, por trás do Detran, no bairro São Miguel. Haverá uma distância regulamentar dos veículos. Será fortalecida a segurança durante o percurso, com a presença maior da Polícia Militar e uma coordenação exclusiva do Demutran será direcionada ao evento. Integrantes do Conselho Tutelar estarão acompanhando o evento, no intuito de combater casos de abusos contra crianças e adolescentes. A concentração para o desfile acontece a partir das 15 horas, com saída prevista para às 17 horas, pela Avenida José Pinheiro Esmeraldo, seguindo pela Avenida Duque de Caxias e a Ratisbona, concluindo o cortejo no Centro Cultural do Araripe - na RFFSA.

Listagem de aprovados no ProJovem exposta na Secretaria de Assistência Social

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, informam a todos os jovens que fizeram as inscrições do ProJovem Trabalhador, que a primeira listagem de aprovados encontra-se exposta na Secretaria Municipal de Assistência Social. Pedimos a todos os aprovados que compareçam na referida Secretaria, no dia 06 de março, das 8h às 12h, trazendo seu Registro de Identidade (RG), ou poderá obter a informação pelo telefone: (88)3521-6425.

Fonte: PMC

Cidade de Orós realiza 12º Carnaval das Águas


O tradicional Carnaval das Águas de Orós, que neste ano chega à sua 12ª edição, garantirá muita alegria e diversão para foliões oriundos de diferentes regiões do Estado.

A festa começa na próxima sexta-feira [17], com um desfile realizado pelas escolas e secretarias municipais, que apresentarão trabalhos voltados para o tema geral do Carnaval das Águas deste ano: “Carnaval seguro depende de nós”.

Durante o desfile, cada escola irá trabalhar temas como: educação no trânsito, prevenção e combate às drogas, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis [DSTs], combate ao abuso e exploração sexual infantil e combate à violência contra a mulher, dentre outros. “Nossa intenção é conscientizar a todos sobre o papel que cada um de nós deve exercer na construção de uma sociedade mais segura, saudável, tranquila e feliz”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

No sábado [18], a folia começa às 22h, no Dançódromo Beira Rio, com animação das bandas Pele Morena, Skema e Zunzueira. No domingo [19], a festa tem início mais cedo: às 13h, no balneário do Açude Orós, ao som das bandas Curtisamba, Pagodão 26 e Narauê. À noite, a festa continua, no Dançódromo, com as bandas Bota Pra Moer e Narauê. Na segunda feira de Carnaval [20], a animação ficará por conta das bandas Toca do Vale Elétrico e Sensasamba, que comandarão a festa a partir das 22h, no Dançódromo.

O último dia de folia, terça-feira [21], terá início às 13h, no balneário do Açude Orós, com animação das bandas Chica Boa e Pagodão 26. À noite, a partir das 22h, será a vez das bandas Kokitel e Voa Voa levarem muita alegria aos foliões, fechando o 12º Carnaval das Águas de Orós com muita música e diversão.

CARNAVAL DAS CRIANÇAS - O Carnaval das Crianças, que também já é uma tradição em Orós, será realizado na segunda-feira [20], a partir das 17h, no Dançódromo Beira Rio. A animação ficará por conta da banda municipal Pedro Augusto Neto.

Além de muita música, o Carnaval das Crianças contará ainda com a realização de brincadeiras comandadas por palhaços, distribuição de doces e concurso de fantasias. “É uma grande alegria para nós realizar mais uma vez o Carnaval das Crianças, pois elas têm direito e merecem uma festa bonita, animada e com bastante segurança para que possam se divertir com suas famílias e aproveitar essa fase tão bonita da vida”, destaca a prefeita Fátima.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Orós


Mais de 10 mil homens trabalharão na segurança na "Operação Carnaval 2012"


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará [SSPDS] divulgou nesta terça-feira [14], o plano operacional para o Carnaval de 2012.

Ao todo mais de 10 mil homens vão trabalhar na segurança dos cearenses e turistas que vão festejar o Carnaval.

POLÍCIA MILITAR - A PMCE vai colocar nas ruas 8.696 homens, sendo 4.367 militares na Capital e Região Metropolitana e 2.832 no Interior. Além destes, a PM vai reforçar o policiamento com 1.497 homens que atuarão em todo o Estado. A Polícia Militar contará também com 2.339 viaturas em todo o Estado, sendo 1.130 na Capital e Região Metropolitana e 1.094 no Interior, além do reforço de mais 115 viaturas no Estado.

POLÍCIA CIVIL - No efetivo da polícia civil serão 378 policiais trabalhando na Capital e Região Metropolitana e 693 no Interior do Estado. A Polícia Civil também contará com um reforço de 151 policiais. Também estarão a disposição da polícia 32 viaturas em Fortaleza, 90 no Interior, além de um acréscimo de 39 viaturas para o período do Carnaval.

CORPO DE BOMBEIROS - O Corpo de Bombeiros vai atuar nos principais municípios do litoral cearense,além dos que possuem lagos, lagoas, rios e açudes. Serão 390 homens trabalhando na Capital e Região Metropolitana e 107 no Interior do Estado.

O efetivo receberá um reforço também de 301 bombeiros, totalizando 798 militares em serviço durante o Carnaval. Também serão usadas 92 viaturas na Capital e Região Metropolitana e 47 viaturas no Interior, além do reforço de 11 viaturas, totalizando 150 viaturas do corpo de bombeiros.

PERÍCIA FORENSE - Para o período do Carnaval estarão a serviço 46 peritos para atender a Capital cearense e a Região Metropolitana de Fortaleza. Para o Interior serão 29 peritos.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da SSPDS ( Yuri Guedes )


Após paralisação no Castelão, acordo entre Sindicato e Consórcio deve retomar obras


Representantes do Sintepav – sindicato que representa os operários do Castelão - entraram em acordo com o Consórcio responsável pelas obras no estádio nesta terça-feira [14].

A proposta apresentada pelo Consórcio Andrade Mendonça e Galvão Engenharia será votada durante assembleia geral, na manhã desta quarta-feira [15], no Castelão. Caso aprovada, os trabalhadores retomam as atividades de imediato nesta quarta.

Durante a reunião, o consórcio responsável pela obra de reforma do estádio apresentou um termo de compromisso, garantindo que não haverá diferenças trabalhistas entre os colaboradores contratados diretamente pelo Consórcio Castelão e os colaboradores terceirizados. As diferenças salariais já serão ajustadas na folha de março.

Além disso, os dias paralisados [13 e 14 de fevereiro] serão abonados, assim como a cesta básica será ajustada também em março. De acordo com o Sindicato, as demais irregularidades como, alimentação, passagens, alojamento, serão sanadas imediatamente.

“Qualquer irregularidade por parte das subcontratadas nos próximos dias, a obra será paralisada imediatamente. O Sintepav-CE vai acompanhar cada passo dessa obra”, afirma Raimundo Nonato, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral.

Os operários paralisaram as atividades na manhã de segunda-feira, reivindicando pagamento dos salários atrasados, melhor remuneração e aumento no valor da cesta básica.

SECOPA - Nesta terça-feira, a Secretaria Especial da Copa [Secopa]) informou, em nota, que o secretário Ferruccio Feitosa solicitou ao Consórcio a imediata resolução do problema com o cumprimento das regras firmadas no Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012, celebrado entre o Consórcio e o Sintepav-CE, pelas empresas terceirizadas e/ou subcontratadas.

Ainda segundo a nota oficial, “o consórcio garantiu que não haverá diferenças trabalhistas entre os colaboradores contratados diretamente pelo Consórcio e os trabalhadores terceirizados, ratificando o compromisso firmado no Acordo Coletivo através de um Termo de Compromisso oficializado junto ao Sintepav/CE.”

MAIS PARALISAÇÃO - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem no Ceará [Sintepav-CE], Raimundo Nonato Gomes, não descarta a paralisação em outras obras no Estado, como do Porto do Pecém e da Companhia Siderúrgica. “A paralisação [no Castelão] só vai acabar se for assinado um documento se comprometendo a resolver os problemas dos canteiros a curto prazo”, afirmou ao O Povo na última segunda-feira [13].

* Com informações do Portal Esportes O Povo

Idosa de 108 anos conheceu Pe. Cícero


NE
- Uma notinha para o Jornal DN: Eu aprendi na escola que em respeito a uma pessoa, não se diz "mulher velha" e sim, idosa. Velho fica pra cadeira, guarda-roupa, objetos inanimados. O repórter foi infeliz quando logo no início da matéria diz que uma das mulheres mais "velhas" do Ceará... digamos, Uma das senhoras mais idosas do Ceará. Que respeito, hein ? Não é todo dia que alguém completa 108 anos de idade. E que idade! ( Dihelson Mendonça - Blog do Crato ).

Josefa Maria da Conceição faz aniversário hoje. Ainda traz muitas lembranças de quando conheceu o 'Padim' em Juazeiro do Norte - .HONÓRIO BARBOSA

Antonina do Norte. Uma das mulheres mais velhas do Ceará comemora, hoje, 108 anos de idade. Josefa Maria da Conceição permanece lúcida, caminha em casa, lembra das dificuldades que enfrentou para sobreviver aos anos de seca e criar os filhos. Traz no coração recordações de Padre Cícero, da chegada do trem à cidade de Juazeiro do Norte, do primeiro automóvel no Crato.

Dona Josefa mora com a filha mais velha, Geraldina Ferreira Gomes, 76 anos, em uma casa de taipa, mas com alpendre e reboco, a 200 metros da CE-373, no Distrito Tabuleiro, a 5km da cidade de Antonina do Norte. Hoje à tarde, quatro filhos, seis netos e um bisneto vão se reunir para cantar parabéns à matriarca querida pela família. Não haverá festa, mas um encontro fraterno, um bolo já encomendado, para marcar a data.

E qual o segredo para uma vida centenária? "Não tem. Deus é quem sabe", responde dona Josefa. A senhora imaginava viver tanto assim? "Nunca pensei. Sou de quatro (1904) e já cheguei aos 108, não é isso?", ri, passa a mão no rosto e fica pensativa. "Estou vivendo". Devota de Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores, disse que sempre confiou em Deus e nos santos para seguir vivendo.

Dona Josefa só foi ao médico uma vez, em 1986. Deixou de fumar, aos 82 anos, por recomendação médica. Não reclama de dores, mas escuta com muita dificuldade. A vista é boa. Sentada numa área com alpendre, onde fica o fogão a lenha, ao lado do terreiro da casa, observa no fim de tarde, um grupo de alunos voltando da escola e comenta: "São os meninos do colégio". Parece estar atenta a tudo.

Rotina diária

Nas duas últimas décadas, mantém uma rotina em casa. Acorda cedo, às 5h, e não dorme após o almoço. Fica sentada até as 19 h. "Ela almoça frango, porco, mas não come arroz, só o caldo, com os pedacinhos de carne e pirão", conta a filha. "A janta é papa". Depois, assiste TV e, às 20h vai dormir. Josefa Maria da Conceição nasceu em Brejo de Madre de Deus, interior de Pernambuco. A mãe dela, Maria Rufina de Jesus, na seca de 1915, retirou-se com os filhos para Alagoas em busca de sobrevivência.

Em 1919, a família viajou para Juazeiro do Norte. Foram 31 dias de caminhada entre veredas. Naquele tempo, notícias sobre Padre Cícero já se espalhavam pelo sertão nordestino e muitos seguiam em busca de conhecer o sacerdote milagreiro e líder político. "Só tinha mato e um pequeno povoado", recorda a anciã centenária. Foram anos difíceis. A lida era dura. Cortava e transportava capim e lenha para vender, fazia trança de chapéu de palha, plantava roça e colhia os legumes.

"Quando o trem chegou ao Juazeiro muita gente ficou assustada. Que bicho é aquele? Parece o diabo", comentavam as pessoas. Dona Josefa lembra que Padre Cícero falava muito bem. "O sermão dele era muito bonito". Na seca de 1932, decidiu não se alistar nas frentes de emergência criadas pelo Governo Federal. "Fui para a cidade do Crato, trabalhar como operária, na construção de casas e de calçamento. Era um trabalho duro e trabalhei como homem".

Ela lembra que o bispo do Crato, na época, reclamava contra os romeiros. "Esses cachorros do Padre Cícero vieram para cá, mas vou dar de comer e fornecia farinha de mandioca e um quarto de rapadura preta". Casou em 1936 com um viúvo de 60 anos, e pouco tempo depois ficou viúva, com quatro filhos.

Resolveu então sair do Crato e veio com as crianças para Antonina do Norte, morar na localidade de Tabuleiro, em 1951.

HONÓRIO BARBOSA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Crato merece uma Rodoviária melhor - Por: Francisco José - Jornalista


Como cratense que pelo menos uma vez por ano visita sua cidade natal, senti, mais uma vez uma enorme tristeza ao desembarcar no mês passado no Terminal Rodoviário Wilson Roriz. Inaugurado em dezembro de 1976, no final da segunda administração do professor Pedro Felício Cavalcanti, a edificação caminha para os 40 anos precisando de melhorias. Ou, melhor dizendo, de ser completada.

Comparado a outros terminais, o do Crato parece uma construção bisonha, incompatível, portanto, com a importância de uma das maiores cidades do Ceará. Barro, na divisa do Ceará com a Paraíba, desculpem a comparação, construiu um terminal rodoviário bem melhor estruturado.

Ao que tudo indica, nenhum dos gestores que passaram pela Prefeitura do Crato de 1977 para cá, se deu conta de que, a Rodoviária, uma espécie de sala de recepção de uma cidade, não abriga que embarca ou desembarca. Principalmente em dias ou noites chuvosas. As plataformas não têm cobertura. Em dias chuvosos, os passageiros ficam inteiramente molhados no momento de retirar suas bagagens dos ônibus.

Foi uma falha de quem projetou a construção em meados da década de 1970, que os sucessivos gestores não tiveram, lamentavelmente, a iniciativa de corrigi-la. Mas, ainda há tempo de fazê-lo e eu espero que o doutor Samuel Araripe tenha a sensibilidade de atender, no transcurso do último ano do seu segundo mandato, ao pleito de um conterrâneo. Afinal, uma cidade da importância do Crato merece uma Rodoviária melhor.

(*) O autor é natural do Crato e repórter do jornal “Correio da Paraíba” na cidade de Campina Grande. - Foto: Wilson Bernardo



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31