xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 janeiro 2012

Sacolas plásticas poderão estar com os dias contados na cidade do Crato.


O vereador George Macário de Brito anunciou ontem ( 27 ) que seu próximo projeto de lei será a proibição do uso de sacolas plásticas não-biodegradáveis em território cratense. O objetivo do novo projeto é mostrar e buscar alternativas, no intuito de minimizar a poluição provocada pelas sacolas ao meio ambiente e em especial à Chapada do Araripe. O vereador George Macário tem se destacado na câmara municipal por ser autor de outros dois projetos já aprovados e que receberam elogios da população: A obrigatoriedade do ensino da História do Crato nas escolas da rede municipal e a disponibilização de Internet Grátis para a população, que estará no ar dentro dentro de poucos dias nas praças centrais da cidade.

O vereador, que é do do partido verde, disse à nossa reportagem que o projeto, após aprovação pela câmara, representa um grande avanço na defêsa e preservação do meio ambiente. George destaca que a Chapada do Araripe tem se tornado um verdadeiro depósito de lixo, especialmente de sacolas plásticas, que por não serem biodegradáveis, levarão centenas de anos para a sua completa decomposição. O vereador ressalta ainda que a Chapada vem sendo bombardeada não só com a poluição química, mas também com vandalismos e com a poluição sonora, o que tem levado diversos proprietários a colocarem seus imóveis à venda.

Saiba Mais

As sacolas plásticas estão fazendo sua parte na sociedade, levando e acondicionando o que o que o consumidor coloca dentro delas. O problema maior é a educação das pessoas que as utilizam. Educação demanda tempo para ser conseguida, algumas vezes, demora gerações e a humanidade não tem mais todo esse tempo para poder reverter o quadro de destruição do planeta. A FUNVERDE faz, aos sábados, desde 2004, o replantio de mata ciliar nos córregos de Maringá. Junto, faz a limpeza dos córregos. O que mais se encontra na limpeza são sacos e sacolas plásticas.

Proporcionalmente, 80% do lixo recolhido são sacos de supermercados com suas logomarcas aparecendo claramente e restos de sacos de lixo que são jogados neste local, 10% garrafas PET de água, refrigerantes, xampu etc., 2% de tecidos em geral (restos de tecido), 1% de vidros em geral, 1% de pneus de bicicletas, carros e caminhões, 5% de outros matériais, inclusive material utilizados em clinicas e hospitais como seringas, agulhas, pacotes de sangue etc. e 1% de metais em geral.

Então o que fazer?

Educar? Sim, é o mais importante. Pedir para que não se jogue sujeira nas ruas, pelas janelas dos carros, depois de consumir uma cerveja ou refrigerante, dar o destino apropriado para todo o lixo. Em 2005, iniciamos a procura de alguma tecnologia emergencial para degradação do plástico. Encontramos várias, desde a tecnologia biodegradável até a oxi-biodegradavel. Optamos pela oxi-biodegradel pelo seu preço e por já estar disponível no mercado europeu há alguns anos.

Pesquisando, descobrimos que a tecnologia biodegradável necessitava de ambiente biologicamente ativo, ou seja, precisa de muitas bactérias para poder consumir este plástico, e isso não se encontra nos plásticos presos às raízes ou galhos de árvores, nas beiras de córregos, nas ruas e estradas, isso só é encontrado nos lixões ou aterros sanitários. Os plásticos que estavam sendo acondicionados nestes locais não nos preocupava, pois já tinham tido destinação correta.

Por esta razão, optamos pela tecnologia oxi-biodegradável, que sempre se degrada, em qualquer condição, pois primeiro se oxida e após este processo, é consumida pelos microorganismos. Procuramos os laudos que haviam sobre processos de degradação dos plásticos aditivados, onde mostrava os efeitos causados ao ambiente. Descobrimos que os plásticos BIODEGRADÁVEIS, em sua degradação, emitem gás metano, que é 21 vez mais prejudicial ao planeta do que o carbono que é emitido pelo plástico aditivado.

Por que plástico oxi-biodegradável?

O plástico oxi-biodegradável tem o preço bem próximo do plástico convencional, é menos poluente, não contém metais pesados e se degrada em qualquer situação. O plástico oxi-biodegradável é reciclável, devendo ter este destino quando coletado, assim como o plástico convencional. O plástico oxi-biodegradável não contamina os processos de reciclagem, nem precisa de coleta separada como é o caso do plástico biodegradável. O plástico oxi-biodegradável pode ser feito de material reciclado. O plástico oxi-biodegradável é compatível com compostagem se este for seu destino.

Os motivos acima foram o suficiente para que a FUNVERDE se declarasse a favor desta tecnologia. Na produção de gasolina, diesel e outros subprodutos do petróleo, a nafta – material do qual o plástico é produzido – é gerada. Se não for aproveitada, será queimada gerando CO2, sem ter tido utilidade para a humanidade. Por isso, enquanto dependermos do petróleo como matriz energética, somos a favor de plásticos derivados do petróleo.

A FUNVERDE não consegue conceber a idéia de utilizar terra fértil tão preciosa e escassa, para utilizar no plantio de milho, cana e outros alimentos para matéria prima do plástico biodegradável. A terra deve ser utilizada para plantar alimento para os seres humanos. Nós sabemos que o ideal, quando se trata de supermercados, é o uso de sacolas retornáveis, movimento crescente nos paises europeus. O mal menor, hoje, na nossa sociedade, é a sacola oxi-biodegradável.

Qual o BEM ou o MAL do plástico OXI-BIODEGRADÁVEL depois de consumido.

SE FOR devidamente destinado para os aterros ou lixões, em pouco tempo irá se decompor, evitando, como no caso dos plásticos convencionais, que se crie camadas de plásticos que impermeabilizam os aterros, impedindo a decomposição do lixo e gerando gases (metano por exemplo). SE FOR jogado em local impróprio, como ruas, fundo de vale etc, irá para o local mais baixo, como os rios e lagos, finalmente o mar, ficando muito menos tempo exposto, pois em 18 meses no máximo, irá se degradar e posteriormente se biodegradar. Para acabar com as dúvidas das pessoas que estão comentando que este plástico irá se fragmentar, aumentando a poluição, vamos dar o exemplo da melancia. Ninguém consegue comer uma melancia inteira, apenas se for fatiada.

Pois com os microorganismos é a mesma coisa, por isso o plástico demora até 500 anos para se degradar. A cadeia molecular do plástico é muito longa, sendo quase impossível de ser consumida pelos microorganismos, mas a partir da degradação, o plástico está fatiado e pronto para ser consumido pelos microorganismos, isto é, biodegradado.

O MAL

As pessoas que são contra o uso desta tecnologia dizem que contém metais pesados, mas sabemos que o metal pesado esta presente no pigmento (cor) do plástico no Brasil. Não interessa se o aditivo que degrada o plástico está presente ou não. Então qual o mal de se degradar em 18 meses ou em 100 anos? O metal pesado esta presente na tinta e não no plástico. Só estaremos deixando um problema para as futuras gerações resolverem.

Por Dihelson Mendonça
Informações adicionais do site FUNVERDE


Crato tem manhã de chuva e previsão de mais chuvas...



Bom dia, Crato!

Crato tem manhã de chuva nesta segunda-feira, 30 de janeiro de 2012. Apesar dos serviços de meteorologia preverem para hoje um dia de sol, com aumento de núvens ao longo do dia e pancadas de chuva somente à tarde e à noite, não é bem isso que experimentam os Cratenses. Uma pequena, porém persistente chuva, cai sobre a cidade desde às 05 da manhã. A madrugada foi bastante nublada. Chegada do inverno ? Este ano é realmente incomum! De qualquer modo, chuva fraca é sempre bom para a nossa cidade. Chuva forte é que não é bem-vinda, pelo fato das obras do canal do Rio Grangeiro, executadas pelo Governo do Estado do Ceará estarem paralisadas.

Tenham um Bom Dia.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


Comentários dos Leitores - 30/01/2012



Assunto: Querem trazer mais Lixo para o Crato ?

"É inacreditável, nós cratenses com um grande problema para resolver (canal do rio grangeiro) e ainda querem trazer mais um.O lixo produzido em cada cidade é problema de cada município. ( Em relação ao aterro sanitário consorciado )."

Maria Otília
Crto - CE

Assunto: CONGRATULAÇÕES

"1-Em busca de noticias sobre o 2º encontro de ex-seminaristas do Seminário São José do Crato, deparei-me com o Blog. Embora não tenha ali as noticias que queria, naveguei pelo Blog e o considero de excelente qualidade, com bons articulistas. Será aqui onde encontrarei noticias do Crato, terra que me acolheu por muito anos e da qual tenho gratas recordações. Parabens a voces."

JOSE ERLANIO DE ALENCAR
Endereço Completo: Av.Cardoso de Sá, 1035
Cidade: PEROLINA - PE

Assunto: Cinema no Mercadinho São Luiz de Crato

"Com o anuncio da implantação do Super Mercado Sao Luiz em Crato foi relatado tambem que ali teria um cinema.Ficou na promessa,ou teve enrolada mesmo? Já está na hora das autoridades competentes insentivar a ampliação daquele comercio."

jose hermano teles barreto hermano
Endereço Completo: rua antonina do norte
Cidade: crato

Tragédia do Canal completou 1 ano

"Já lá se vão 12 meses, um ano daquele dia em que o Crato levou uma enxurrada. Era cedo, todos corriam para ajudar, prá ver, foi um reboliço. O Prefeito Samuel Araripe iniciou um trabalho de emergência e correu à Brasília e conseguiu. Conseguiu uma verba de 4 milhões emergencial. ôxe, que houve? No outro dia a verba foi extornada prá conta do estado. POLITICALHA, ESTE É O NOME. APLICARAM 2480.000,00. ENGABELARAM NÓS. TIRAM TUDO DO CRATO, DUVIDO TIRAR A CHAPADA DO ARARIPE."

joao leite neto
Crato - CE

Comentários recebidos pelo formulário amarelo, de comentários, localizdo na parte inferior do Blog do Crato. Todos os comentários somente plenamente idntificados, com Nome completo, Endereço Completo, Rua, número, etc... Nenhum comentário em que paire qualquer sensação de anonimato será publicado.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


RAIZ DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CARIRI CEARENSE– MONSENHOR VICENTE BEZERRA – 85 ANOS - Luiz Domingos de Luna*



No dia 07 de Setembro de 1920, ao som do apito do trem é formalizada a inauguração oficial da linha férrea, Aurora – Fortaleza- Fortaleza-Aurora a população aplaudia como um presente do Estado do Ceará, a chegada à plataforma na agencia da estação em Aurora-CE, o povo boquiaberto com aquela enorme máquina do progresso sobre linhas, os mais céticos a observarem como tão potente estrutura se equilibrava em retas tão finas de aço – Trilhos.

Aurora passa a ser o centro do cariri, pois todos os viajantes teriam que vir a Aurora para a capital alencarina, Era uma festa só, pois ao ritmo do progresso velhas casas se transformaram em restaurantes, as famosas “bodegas” em tempo recorde passaram a ser mercearias de secos e molhados, enfim,o fluxo econômico foi multiplicado em cem por um. Com o terminal em Aurora, ao retorno a Fortaleza foi necessários vários funcionários para atender as demandas crescentes, assim inúmeros iluministas sociais vieram de outras urbes residir na terra do sol nascente.

Cria-se uma solução no sistema de transporte coletivo, mas um problema para os filhos dos humanistas sociais. - Como educar os filhos em Aurora? O Que existia, tão somente, as Escolas Reunidas na função de “desarnar” os filhos da região, principalmente, os filhos dos mais abastados, vez os jovens, cuidarem com os pais das atividades campestres, pois na época exigia-se todo o esforço da família, às vezes precisando contratar trabalhadores para o famigerado trabalho de alugado. Foi ai que a comissão de humanistas, iluministas sociais, tiveram a brilhante idéia de consolidar a educação pulverizada das Escolas Reunidas com autonomia geográfica e estrutural em um prédio feito em alvenaria.

A comissão com o apoio dos proprietários, comerciantes, agricultores e o povo em geral, com anuência do Estado do Ceará, conseguiram alavancar o sonho do povo com a sua primeira casa de Educação Publica no Cariri Cearense – Aurora-CE, a hoje, Escola de Ensino Fundamental Médio Monsenhor Vicente Bezerra, que garbosa ao tracejado dos pioneiros sempre em reforma estrutural e intelectual para entregar ao cariri cearense o modelo de luta, tenacidade, determinação a servir sempre ao povo da linda região do cariri e, neste próximo dia 15 de março, 2012 - 85 anos educando na eterna dialética de envelhecer no rejuvenescimento.

Núcleo Gestor atual - 2012
Diretora Administrativa: Profa. Francisca Edvania Tavares
Coordenadora Escolar: Profa. Fátima Pereira da Silva
Coordenador Escolar: Prof. Vicente Luna Alencar
Secretária Escolar: Francisca Auristela Fernandes França
(*)Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra Aurora - Ceará


TROPA DE ELITE: FICÇÃO OU REALIDADE?


Tivemos muitos problemas no Paraná quando saiu esse filme. Várias pessoas ficaram impressionadas com ele, e as ocorrências aumentaram drasticamente. Muitos ligavam para o 190 apenas para perguntar como se entrava na PM e outros apenas para a guarnição chegar ao local para fazer revista neles, para depois saírem contando que foram abordados. Chegou a acontecer que alguns seguranças de uma conhecida empresa de monitoramento, impressionados pelo filme, mataram um jovem, após pegarem este pichando um muro. E o que dizer do filme? Nesse caso, a arte imita a vida? PASSADO Não é novidade para ninguém que as forças policiais já foram usadas outrora apenas à favor da ordem em detrimento à democracia. Regime Militar, DOPS e tantas outras ferramentas engrossaram a repressão em “períodos negros” de nossa história. Porém, junto com setores das forças militares, alguns setores religiosos, de mídia e do poder também colaboraram para isso, mas ninguém comenta o caso.

INTRA CORPORIS Especificamente na Polícia, mesmo sem confirmação desses fatos, dizia-se que policiais receosos até iam atender às ocorrências, mas iam parando em todos os sinais vermelhos, chegando tarde muitas vezes nas ocorrências; que devido à legislação desatualizada, pegavam os caminhos mais longos para fugir muitas vezes do serviço , dos processos e das horas-extras sem remuneração; que policiais ficavam resolvendo assuntos particulares em serviço e com a “notória” frase “cada sociedade tem a Polícia que merece”, pensavam antes muitas vezes em si mesmos do que no serviço ou na população. Mesmo sendo casos isolados, se ocorreram, não deveria ser assim. PRESENTE Os tempos mudaram, pararam de queimar as pessoas em fogueiras, a lei não está mais sujeita à condição financeira e social das pessoas, a corrupção quando descoberta é de pronta neutralizada e a mídia é regulamentada ao ponto de ter liberdade com responsabilidade e ética.

Nas Polícias do Brasil, segundo determinação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em todos os estados deve ser implantada a Polícia Comunitária (Interativa ou Cidadã). Essa nova filosofia de policiamento visa à aproximação da Polícia com a sociedade, através da colaboração e parceria com organizações civis e governamentais. Esse tipo de policiamento é usado há m ais de cem anos no Japão, e há décadas no Canadá, Estados Unidos entre outros. Essa nova filosofia acompanha o progresso de nossa sociedade e de nossa nação. “BATALHÕES DE ELITE” Bope, Rone, Rota ou qualquer que seja a designação destes são apenas unidades distintas, como o Batalhão Ambiental, de Trânsito ou Patrulha Escolar. Com a Polícia Comunitária, a formação de todos os policiais é generalista, estando cada pm após a conclusão do curso apto a trabalhar em qualquer unidade que seja, desde as que usam uniforme de gala, como o minha (palácio do governo), até as que usam uniforme camuflado.

Quanto aos salários, por força do militarismo, são definidos por graduação ou posto e não por “merecimento”, onde um soldado do Corpo de Bombeiros, Bope ou da Patrulha Rural ganham a mesma coisa. A instrução de um formando das forças militares tem em média trinta e oito matérias (cursos), que abrangem áreas relevantes da Psicologia, Medicina, Direito, Física entre outros, voltados para a execução dos serviços policiais. ANALOGIA Apesar de interessante, esse filme e os fatos contidos nele devem ser vistos com parcimônia, da mesma forma que deve-se ter com o liberalismo das novelas ou alguma parcialidade em noticiários. A arte às vezes é só arte e não reflete a realidade. A Polícia tem evoluído com a sociedade, como o Judiciário e os demais órgãos governamentais, e não há mais espaço hoje para desvios de conduta. O policial, seja de qual unidade for, além de profissional de Segurança Pública, é um amigo que se pode contar nas horas incertas. Até uma próxima chamada do 190.

Agnaldo da Silva Lima Neto


Tasso Jereissati é o nome para eleições de 2014′, diz presidente estadual do PSDB


O presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, disse à jornalista Sônia Pinheiro, em entrevista publicada neste domingo (29), no People, no O POVO, que o ex-senador Tasso Jereissati é um nome do partido para as eleições de 2014.

Marcos Cals, que é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, este ano, não esclareceu se Tasso disputará novamente uma cadeira no Senado, se será candidato ao Governo do Estado ou se puxará uma grande bancada tucana à Câmara dos Deputados.

O Povo Online

Homem morre após tombar carreta em açude na BR-116


Um acidente envolvendo uma carreta carregada de sapatos na BR-116, Km 246, em Alto Santo, na Região Jaguaribana, terminou na morte do motorista. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Evandro Marcos Saraiva Lima, de 54 anos, sofreu um infarto, perdeu o controle do veículo e tombou em um açude às margens da rodovia.

O caminhão ficou totalmente submerso, sem chances para que o condutor conseguisse se salvar. A carga de calçados, avaliada em R$ 320 mil, foi rapidamente saqueada, apesar da morte trágica do motorista.

Evando Marcos conduzia o veículo com destino à Campinas, tendo saído da cidade de Sobral. O Corpo de Bombeiros ainda é aguardado na área para que seja feita a remoção do veículo de dentro do açude.

Verdes Mares
Foto meramente ilustrativa ( Arquivo )

Sete em cada dez projetos de habitação popular não saem do papel


A verdade sobre o "Minha Casa, Minha Vida"


Auditoria da CGU indica que 74% do investimento de R$ 12,5 bilhões previsto para projetos da SNH estão apenas na promessa.

BRASÍLIA - Por trás do recorde de contratações feitas por programas oficiais de habitação popular nos últimos anos há também um expressivo número de obras paralisadas, atrasadas ou que simplesmente não foram iniciadas.

De cada dez contratos firmados na área da habitação pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH) do Ministério das Cidades, envolvendo o repasse de recursos da União para Estados e municípios, pelo menos sete não saíram do papel. É o que aponta auditoria feita pela Controladoria Geral da União (CGU) nos contratos assinados entre 2004 e abril de 2011.

Segundo o levantamento da CGU, até abril do ano passado existiam 4.243 contratos na carteira da SNH, o que corresponde a R$ 12,5 bilhões em investimentos. Deste total, 74% estão apenas na promessa, sendo que uma parcela considerável se refere a contratos antigos.

"Esse fato implica na inexecução das ações do governo e nas sucessivas prorrogações de restos a pagar", destaca o relatório.

Os contratos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas tratam especificamente de casas ou melhorias em conjuntos habitacionais ou favelas. Uma técnica do Ministério das Cidades faz questão de destacar que não está incluída nesta lista da CGU os contratos firmados no Programa Minha Casa, Minha Vida. A CGU informa ainda, em sua auditoria, que os indicadores de gestão dos programas e ações da secretaria não espelham os seus resultados reais. "A SNH continua a considerar que o simples empenho orçamentário já configura uma unidade efetiva executada, ‘família beneficiada’, por exemplo. Essa conduta não permite a avaliação adequada dos resultados realmente obtidos", ressalta o documento.

Favelas. A secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, reconhece que o número de obras problemáticas é alto e reforçou que se concentram nas obras em favelas, sobretudo contratos mais antigos. Para ela, muitos dos projetos executados por Estados e municípios, com recursos do orçamento da União, demoram para ser finalizados por causa da necessidade de licitações públicas, emissão de licença ambiental, regularização de terras e de infraestrutura dos governos locais envolvidos.

"Não é incomum um município ter apenas um engenheiro para cuidar de todas as obras feitas na cidade", exemplifica Inês. "A execução tem relação com a complexidade de se fazer urbanização de favelas", acrescenta. Apesar de ainda não ter um balanço fechado de 2011, ela informa que os números apresentaram melhora no ano passado. Segundo a secretária, uma obra de urbanização de favelas, por se tratar de ação integrada de saneamento, infraestrutura, recuperação ambiental e produção habitacional, agrega maior complexidade. Inês ressalta ainda que a melhoria da gestão é um dos desafios e prioridade do governo da presidente Dilma Rousseff.

Minha Casa, Minha Vida.

O relatório da CGU informa apenas que, no último ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as operações de financiamento executadas pela Caixa Econômica Federal superaram as metas previstas. O desempenho positivo do programa foi utilizado na campanha eleitoral que elegeu a presidente Dilma.

Apesar da auditoria não tratar dos resultados referentes a 2011, balanços recentes divulgados pelo próprio governo mostram que o programa travou no ano passado. A regulamentação só ficou pronta em setembro, comprometendo as contratações para as famílias que têm renda mensal de até R$ 1,6 mil. A expectativa é de que o programa deslanche nessa faixa de renda a partir deste ano.

No ano passado, o governo pagou R$ 7,5 bilhões referentes ao Minha Casa, Minha Vida. O grosso - R$ 6,9 bilhões - está relacionado a compromissos firmados em anos anteriores e quitados em 2011. Se considerado apenas o orçamento de R$ 12,65 bilhões destinado ao programa no ano passado, R$ 10,979 bilhões foram empenhados e apenas R$ 598,9 milhões foram pagos.

De acordo com o balanço da Caixa, até o dia 31 de dezembro foram contratados 1,462 milhão de unidades nas duas etapas do programa Minha Casa, Minha Vida, sendo que as obras de 719.522 moradias já foram concluídas e 540.883 habitações foram entregues.

Edna Simão, de O Estado de S.Paulo


Retirada do navio Costa Concordia deverá demorar entre 7 a 10 meses


Anúncio foi feito durante visita de inspeção pelo comissário italiano de Defesa Civil. Técnicos que trabalhavam no Costa Concordia foram retirados devido ao mal tempo. As autoridades italianas constataram que o balanço do naufrago aumentou nos últimos dias

A imprensa italiana divulgou neste domingo (29), que durante inspeção técnica à ilha Giglio o comissário de Defesa Civil do governo, Franco Gabrielli anunciou que a retirada do naufrago deverá demorar entre 7 a 10 meses para ser retirado do local do acidente.

Tempo ruim atrapalha retirada de combustível de navio. Suspensas operações preliminares para retirar combustível do Concordia. Sobe a 17 o número de mortos no naufrágio do Costa Concordia

A visita ao Costa Concordia serviu ainda para constatar que o navio continua se movendo. A instabilidade dos ventos e marés tem aumentado o balanço do barco dificultando a ação dos técnicos de resgate. Diante disso, o comitê de inspeção reafirmou a suspensão das atividades dos socorristas neste domingo. Para o comissário de Defesa Civil italiano o aumento da movimentação do barco não é um fato para se alarmar, pois é algo natural diante das circunstâncias do acidente. O comitê técnico deverá retornara à ilha nesta segunda-feira (30) para reavaliar a situação. Se as condições forem melhores o resgate deverá ser retomado. Somente nas últimas seis horas, o naufrago se movimentou cerca de 3,5 centímetros, uma média maior que a observada nos períodos anteriores.

Mau tempo

O mau tempo obrigou a suspender, neste domingo, as tarefas de busca de desaparecidos do cruzeiro Costa Concordia, que está encalhado no litoral da ilha italiana de Giglio após ter naufragado no dia 13 de janeiro. O forte vento e as ondas colocam em risco a vida dos mergulhadores italianos empenhados na busca das 15 pessoas que continuam desaparecidas após o naufrágio.

As condições meteorológicas devem piorar nos próximos dias, por isso, esta manhã será realizada uma reunião entre todas as equipes de busca para decidir os próximos passos. O número de mortos no naufrágio aumentou a 17 no sábado (28), depois que os mergulhadores encontraram o corpo da peruana Erika Soria Molina, de 26 anos, que trabalhava como camareira no cruzeiro.

Os trabalhos de preparação para a extração das 2.300 toneladas de combustível armazenadas nos tanques do cruzeiro continuam suspensos. O porta-voz italiano da companhia holandesa Smit, que será responsável pela extração, Massimiliano Igueira, explicou em entrevista coletiva na ilha do Giglio que essa manobra "não será retomada antes do meio da próxima semana" por causa do mau tempo.

A companhia tinha previsto começar já neste fim de semana a extrair o combustível que ameaça o litoral e as águas de um dos parques marítimos mais importantes do país. Nos últimos dias, os técnicos da companhia holandesa perfuraram quatro dos seis tanques nos quais estão armazenados 50% do combustível.

Ainda é preciso perfurar outros dois tanques para começar as tarefas de extração, que consistem em aquecer os tanques para liquidificar o combustível, que depois será levado a cisternas externas, enquanto a água do mar é bombeada para dentro dos reservatórios que ficam vazios para evitar que o navio possa se desequilibrar. Os trabalhos para tirar o combustível do cruzeiro durarão cerca de 30 dias, segundo a Defesa Civil italiana.

Do R7 com agências internacionais


RITA LEE É DETIDA APÓS SHOW EM ARACAJU POR DESACATAR POLICIAIS


NE - Rita Lee desacata policiais e os convida pra fumar "baseado" em cima do palco. Veja o vídeo:



A cantora Rita Lee, 67, foi detida após um show em Aracaju (SE). Ao avistar policiais na plateia, ela declarou que não os queria em sua apresentação. “Vocês são legais, vão lá fumar um baseadinho”.
...
Ao se aproximarem do palco, os policiais foram xingados pela cantora de “cavalo”, “cachorro” e “filho da puta”. “Sobe aqui”, dizia Rita a eles, desafiando-os. Ela fez o show até o final, quando seria levada para uma delegacia. Ela se apresentava no Festival Verão Sergipe e declarou que esse seria seu último show.

O governador Marcelo Déda (PT) estava no show e disse ter testemunhado “um espetáculo deprimente” por parte de Rita. “A polícia não tinha feito nenhum tipo de ação que justificasse [a atitude da cantora]“, declarou Déda. Para o governador, a cantora tentou colocar o público, estimado em 20 mil pessoas pela organização, contra os policiais, o que poderia levar a uma “confusão generalizada”, segundo ele.

O tenente-coronel Adolfo Menezes, responsável pelo policiamento do evento, afirmou que boletim de ocorrência foi realizado e o delegado responsável deverá “lavar o flagrante”. O boletim de ocorrência foi tipificado como “desacato e apologia ao crime ou ao criminoso (art. 287)”. “A sensatez falou mais alto no momento, por isso a polícia não parou o show”, disse.

No Twitter, Beto Lee, filho de Rita, protestou: “A policia de Aracaju levou minha velha para a delegacia. Bando de frouxo”. A própria cantora tuitava ao lado dos policiais: “Tô indo p/ a delegacia… a polícia d Aju ñ gosta d mim mas Sergipe gosta, estou dentro do carro, eles estaaoentravv [sic]“.

Pelo microblog, o cantor Lobão também se manifestou: “Mas era soh o que faltava… prender a Ritinha eh de última!”.

www.blogdocrato.com

Quadro pintado por Hitler aos 23 anos é leiloado por 32 mil euros


NE - Na verdade, quando alguém se torna celebridade em qualquer área, qualquer forma de expressão artística por pior que seja, aumenta de valor. Na época, Hitler foi considerado um artista frustrado, reprovado por seus mestres. Aliás, foi essa reprovação que o fez procurar novo rumo na vida e resolveu se interessar pela política. Talvez se o "fuhrer" tivesse sido um artista, e se dedicao às suas obras, a humanidade teria poupado a morte de 10 milhões de pessoas.

O quadro "Maritime Nocturno", pintado por Adolf Hitler (1889-1945) aos 23 anos, foi vendido neste domingo (29) por 32 mil euros (cerca de US$ 42 mil) em um leilão na Eslováquia, anunciou a casa de leilões Darte.

O nome do comprador não foi revelado.

O preço inicial era de 10 mil euros. Seu valor havia sido estimado por um especialista em 25 mil euros, de acordo com a Darte.

O quadro de 60 x 48 cm mostra uma paisagem marítima de noite sob uma lua cheia.

"O quadro foi colocado à venda pela família de um pintor eslovaco que provavelmente conheceu Hitler na época em que ele tentava se impor como pintor em Viena", explicou à AFP Jaroslav Krajnak, proprietário da Darte, que no ano passado havia vendido por 10.200 euros outra pintura do ditador nazista, oferecida pela mesma família.

DA FRANCE PRESSE, EM BRATISLAVA ( folha.com )

Estado de saúde de Chico Anysio ainda é grave, dizem médicos


Humorista está internado desde 22 de dezembro, quando foi diagnosticado com pneumonia; ele continua no CTI e não há previsão de alta

O humorista Chico Anysio, de 80 anos, continua internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. Chico Anysio segue fazendo diálise no hospital e permanece sedado - Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE

Em boletim médico divulgado na manhã deste domingo, 29, o médico Luiz Alfredo Lamy destaca que o paciente ainda inspira cuidados. Os exames mostram estabilidade na função renal, mas Chico Anysio segue fazendo diálise e permanece sedado e respirando com ajuda de aparelhos. O ator está internado desde 22 de dezembro, quando foi diagnosticado com pneumonia. Não há previsão de alta.

Nathália Nhan, Central de Notícias ( Agência Estado ).

Passeata dos moradores das margens do Canal do Rio Grangeiro - Por: Wilson Bernardo

Vale a Pena ver de Novo...
Cobertura Fotográfica:







Fotos: Wilson Bernardo

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30