xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 janeiro 2012

Notícias do Crato - 26/01/2012



Prefeito Samuel Araripe assinará ordem de serviço para modernização e reforma dos museus do Crato

A tão sonhada reforma dos museus de Crato será efetivada por meio de financiamento da Prefeitura Municipal do Crato. O prefeito Samuel Araripe assinará, hoje, ordem de serviço para reforma e modernização do Museu Histórico do Crato e do Museu de Arte Vicente Leite. O projeto está sendo acompanhado pelo Conselho Estadual de Proteção ao Patrimônio Cultural (Coepa), já que o prédio foi tombado nos anos 60 pelo patrimônio histórico estadual. Do local, inclusive, foi retirado um pedaço do reboco da parede, para verificar as pinturas que já foram feitas no prédio e resgatar a cor original. O investimento no projeto de recuperação será de R$ 275 mil.

Segundo George Macário de Brito, que esteve à frente da Fundação J. de Figueiredo Filho, agora sob a presidência de Érico Callou, o projeto prevê a colocação do piso de madeira no primeiro andar, que é o forro do térreo, climatização, a inserção de um elevador para cadeirantes, no sentido de promover a inclusão para os portadores de deficiência, iluminação, suportes para receber os expositores, e também sistema de segurança contra incêndios e contra roubos.

Os museus serão preparados para receber novamente os acervos. Cerca de 90% das peças do Museu de Artes Vicente Leite já foram restauradas e novamente emolduradas. A Fundação vai realizar a restauração das esculturas grandes, da artista plástica Celita Vacani. Com o fim da reforma, os acervos serão colocados nos seus lugares e haverá continuidade do inventário de todas as peças do museu. A idéia é colocar no site da Fundação um museu virtual, com informações de todas as peças do Museu Histórico e do Museu de Artes Vicente Leite.

Segundo George Macário, que além de vereador é artista plástico, o museu do Crato possui um acervo riquíssimo e de valor histórico e antropológico. “É a história do caminho percorrido pelo Crato, ao longo do tempo”, diz ele. No local estão várias obras que destacam os períodos históricos do Crato. O Museu de Artes, conforme ele, representa uma fase do trabalho de pintores como Sinhá d’Amora, Vicente Leite, Sansão Pereira. São trabalhos de valor inestimáveis, a exemplo também das gravuras de José Reis de Carvalho.

1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social abre debate para maior participação social nos governos

Com a participação de representantes de diversos setores da administração pública, foi realizada na manhã de ontem, no Crato Tênis Clube, a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social, na cidade do Crato. O evento teve como palestrantes, após abertura, de Fernando Justo, analista do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e Alexandre Pontes Aragão, do Ministério Público do Estado do Ceará

As conferências têm sido realizadas na maioria dos Municípios do Estado. Segundo Alexandre Aragão, a proposta é fomentar a idéia do controle social, o que sempre traz resultados positivos. Ele foi o segundo palestrante após a abertura dos trabalhos. Os eventos estão sendo promovidos pelo Governo Federal, com orientação da Controladoria Geral da União. Serão realizadas conferências nos níveis estadual e federal. No Crato foram escolhidos, durante o evento, delegados que irão representar a cidade, com propostas acatadas na conferência municipal.

De acordo com o representante do MP, essa é uma oportunidade de melhor discutir e planejar as ações de controle social, em todas as comunidades. O processo de discussão, diz ele, tem uma importância ímpar, já que no atual estado da sociedade pouco se fala do controle social. “A partir do momento em que existe uma realidade em que o controle social atinge uma dimensão maior, os resultados sobre o problema da corrupção começam a surgir, com denúncias, redução dos seus índices e melhoria dos serviços públicos”, avalia. Será uma forma de qualificar os serviços públicos voltados para a população. O principal objetivo da conferência foi promover a transparência e estimular a participação da população no acompanhamento dos gastos públicos.

Reunião entre prefeito do Crato e CEF trata de financiamento habitacional para a cidade

O prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, se reuniu com agentes da Caixa Econômica Federal (CEF) e representantes dos servidores públicos, última terça-feira, para tratar de questões relacionadas a políticas habitacionais para a cidade. A reunião também contou com as presenças dos secretários do Meio Ambiente, doutor Nivaldo Soares e do Planejamento e Administração, Christiano Siebra.

Durante o encontro foram discutidas possibilidades de se viabilizar uma linha de financiamento habitacional junto à Caixa Econômica, voltada para construção e aquisição de novas moradias para os trabalhadores municipais do Crato. O prefeito destacou, durante a reunião, a atual situação do setor no município, com um mapa de zoneamento da cidade. O laudo dos estudos apresentado neste documento aponta e delimita as áreas da cidade onde pode haver intervenções de construção civil, preservando áreas verdes e institucionais, bem como prevenindo possíveis desastres ambientais.

O prefeito Samuel Araripe destacou ainda as ações empreendidas ao longo do seu governo para tentar solucionar o déficit habitacional como, por exemplo, o Programa Moradia Legal, que através de cadastro efetuado junto à Prefeitura já distribuiu várias casas em todo o município. Samuel Araripe lembrou ainda a doação de um terreno ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a isenção na política de impostos como forma de incentivo, quando do lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Ressaltou em sua fala que até o momento nenhuma construtora demonstrou interesse pela obra, talvez pelo baixo retorno financeiro do projeto.

O presidente do Sindicato dos Servidores, Júnior Matos, entregou uma pauta solicitando a construção de moradias para os trabalhadores municipais do Crato. Enfatizou, ainda, a parceria mantida entre o órgão e a atual gestão do município e comentou os avanços conquistados nos últimos sete anos em todas as esferas do funcionalismo público municipal. O gerente geral da Caixa Econômica Federal do Crato, Mairton Antônio, se colocou à disposição para facilitar todo o processo de ordem burocrática referente ao financiamento, dentro das linhas de crédito oferecidas pela CEF.

Durante a reunião, ficou acordado que será criado um pré-cadastro para verificar as pessoas com prioridade de moradia; os financiamentos podem ser contratados tanto para adquirir tanto imóveis novos como usados, tudo mediante a regularização legal e compatibilidade do salário do servidor; aquisição de terreno para construção de novos prédios; capacitação dos interessados para demandas burocráticas. A próxima reunião será realizada após assembléia dos servidores, para finalizar as discussões em torno do financiamento habitacional proposto para os trabalhadores da administração municipal.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato - Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Crato empata com o Ceará no PV por 2 a 2


Nota do Editor: Crato empatou com Fortaleza. Agora, Crato empata com Ceará. Venceu o Icasa. Pelo que eu sei, quando dois times empatam sucessivamente, é sinal de igualdade. O Crato está jogando de igual para igual com os times da capital, e isso é Ótimo!.

O Ceará empatou em dois a dois com a equipe do Crato na noite desta quarta-feira (25), no Presidente Vargas, e segue o campeonato com uma vitória e dois empates, somando cinco pontos, quatro atrás do líder Horizonte.

A equipe entrou em campo com baixo ritmo de jogo e foi surpreendido logo aos cinco minutos com o gol do experiente meia cratense Djalma. O Crato continuou pressionando e desenvolveu melhores oportunidades de gol, concluindo mais um, aos vinte e sete minutos, com o zagueiro Júnior Alves após assistência do meia. O Ceará ainda conseguiu diminuir o placar aos 45 minutos do primeiro tempo, com o estreiante da noite, o atacante de 19 anos Romarinho.

Diferente da primeira etapa, quando o Ceará produziu poucos lances que poderiam resultar perigo ao gol de Mondregon, os atletas alvinegros entraram com outra disposição. Logo de início, o técnico Dilmas deu um ar mais ofensivo ao time, tirando o zagueiro Thiago Marques para entrada de Paulinho, que atuou como um volante de caráter mais ofensivo. Logo aos 24 minutos, Felipe Azevedo recebeu dentro da área e cabeceou, sem qualquer oportunidade de defesa para o goleiro do Crato.

O Ceará ainda pressionou, mas não conseguiu avançar o placar. A equipe enfrentará o Tirandentes no dia 2 de fevereiro, no Presidente Vargas, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Cearense. Enquanto isso, o Crato joga em casa contra o grupo do Crateús no próximo sábado (28).

Quase uma quebra de tabu

A equipe do Crato quase fez história no jogo desta quarta-feira (25) contra o alvinegro cearense. Se o jogo terminasse com o placar da primeira etapa, o azulão quebraria o tabu de nunca ter vencido o Ceará. Seriam nove jogos, oito vitórias dos alvinegros e uma do Crato.

Evandro Leitão volta à presidência

Após finaliza a partida contra o Crato, o presidente do Ceará, Evandro Leitão, anunciou que está voltando às atividades a frente do time alvinegro. Evandro havia pedido um tempo de afastamento de 60 dias, alegando que não tinha mais condições emocionais para continuar presidindo o Ceará. O fato ocorre no dia 4 de dezembro, logo após a derrota para o Bahia, que resultou na queda do alvinegro para a segunda divisão.

Fonte: Verdes Mares
Foto ilustrativa: Wilson Benardo


Transportes alternativos do interior devem ser isentos de IPVA


O
projeto que propõe a isenção do pagamento de IPVA para transportes alternativos e que reduz o valor da taxa da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) foi assinado nesta terça-feira (24). A mensagem será agora encaminhada para a Assembleia Legislativa para ser votada. Segundo o Departamento de Trânsito do Estado do (Detran), cerca de mil veículos, entre novos e usados, serão beneficiados com a isenção.

A oficialização foi feito pelo governador Cid Gomes durante a visita dos representantes da Federação das Cooperativas de Transportes Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Fecopace) ao Centro de Eventos do Ceará (CEC). Os tranportes alternativos isentos serão das linhas do interior, o que exclui veículos da Região Metropolitana e de Fortaleza. De acordo com a mensagem, a redução dos valores das taxas chegará a 50% na região do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) e 75% nas demais regiões do interior do Estado.

Fonte: Jangadeiro Online


Lula visita o ator Gianecchini em hospital de SP


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o ator Reynaldo Gianecchini, na tarde desta quarta-feira, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ambos fazem tratamento contra o câncer no mesmo instituto médico.

Acompanhado de sua esposa, a ex-primeira dama Marisa Letícia, Lula foi até o quarto onde o ator está se recuperando de um transplante. O encontro com Gianecchini e sua mãe, Heloisa Helena Gianecchini, durou cerca de meia hora.

Fonte: Estadão

Cliente que teve conta movimentada por hackers tem direito a ser indenizado


O
juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior, do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos da Comarca de Fortaleza, determinou que o Banco Itaú S.A. pague indenização de dez salários mínimos ao eletricista A.F.S.A.. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última segunda-feira.

Segundo os autos (nº 66076-54.2006.8.06.0001/0), a conta do cliente foi movimentada por hackers, sendo bloqueada pelo Banco Itaú. O eletricista alegou não ter recebido da instituição financeira nenhuma orientação sobre como proceder para não ter maiores prejuízos. Afirmou ainda que o banco incluiu o nome dele indevidamente no Serasa.

Sentindo-se prejudicado, ele ingressou com ação na Justiça requerendo indenização por danos morais. Em contestação, o Banco Itaú afirmou que o eletricista não juntou aos autos qualquer prova de ato ilícito, não havendo, portanto, obrigação em indenizar.

Ao julgar o caso, o magistrado disse ter ficado comprovado o constrangimento experimentado pelo eletricista. “Assim, a responsabilidade do promovido restou demonstrada, impondo-se a condenação pelo dano moral causado”, destacou. As informações são do TJ do Ceará.

Fonte: diretoce.gov.br


Homem é detido nos EUA após matar mendigo e comer seu cérebro



Tyree Smith, de 35 anos, confessou o crime a uma prima

Um homem foi detido na Flórida sob a acusação de ter matado uma pessoa e comido um olho e parte do cérebro de sua vítima, segundo o relatório policial divulgado nesta quarta-feira (25).

O homem é Tyree Lincoln Smith, de 35 anos, e foi detido ao chegar à Flórida procedente da cidade de Bridgeport (Connecticut), onde ele próprio confessou a uma familiar que havia atacado um indigente latino, identificado como Ángel González.

O relatório detalha o testemunho de uma prima de Smith, chamada Nicole Rabb, que explicou que em meados de dezembro o acusado foi a sua casa e disse que queria "ter sangue nas mãos". No dia seguinte, Smith tornou a aparecer, desta vez com as calças ensanguentadas.

Segundo o relato de Nicole, o acusado passava a noite ao relento em um edifício abandonado, até que um mendigo o acordou e convidou a dormir em um andar coberto do mesmo imóvel. Nicole relata que Smith contou que atacou o homem com um machado para depois abrir o crânio de sua vítima e comer um olho e parte do seu cérebro em um cemitério próximo.

Fonte: EFE ( Via G1 )

3 Prédios desabam no centro do Rio e deixa 11 mortos



Dois prédios e um sobrado caem no Centro do Rio. Prédios de dez e 20 andares caíram. Destroços levaram sobrado abaixo. Bombeiros buscam sobreviventes entre escombros na Avenida Treze de Maio.

Dois prédios e um sobrado desabaram por volta de 20h30 da quarta-feira (25) na região da Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro, bem atrás do Theatro Municipal, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura. Cinco feridos haviam chegado ao Hospital Souza Aguiar até 0h desta quinta-feira (26), também no Centro da cidade. Um deles já foi liberado. No início da madrugada, parentes reunidos na porta do hospital procuravam desaparecidos que estariam nos prédios.

Em entrevista, o prefeito Eduardo Paes confirmou que, além de um prédio de dez andares e outro de 20 andares, um sobrado, que ficava entre as duas construções, acabou atingido pelos destroços.

Mais cedo, numa entrevista anterior, o prefeito havia comentado sobre as possíveis causas do desmoronamento. "Aparentemente não foi uma explosão, o desabamento aconteceu por um dano estrutural no prédio. Acredito que não tenha sido vazamento de gás", disse o prefeito, que anunciou tambpem a abertura de um posto de informações em frente à agencia da Caixa Econômica Federal, na esquina das avenidas Chile e Rio Branco.

O edifício Liberdade e o prédio vizinho desabaram por volta das 20h30. Ficam na avenida Treze de Maio, próximo ao Theatro Municipal, na Cinelândia. Vizinhos afirmam que o maior tinha 18 andares, mas a Defesa Civil diz que eram 12.

De acordo com a Defesa Civil estadual, uma pessoa já foi retirada dos escombros. Segundo o órgão, era o zelador do prédio, cujo nome não foi divulgado. Ele afirmou aos bombeiros que não havia ninguém no local --cujo horário de fechamento seria às 21h-- no momento do acidente. Os bombeiros estimam que havia 11 pessoas. Bombeiros também retiraram pessoas que estavam em um dos últimos andares de uma construção vizinha e que sinalizaram com celulares pedindo socorro.

"Eu estava na banca de jornal em frente ao prédio e, de repente, ele simplesmente caiu", disse o analista de sistemas Fernando Amaro, 29, que trabalhava no quarto andar e tinha acabado de sair do prédio. Pessoas que estavam em prédios vizinhos contam que sentiram os imóveis balançarem, como se estivesse acontecendo um terremoto. Carros que estavam estacionados no entorno ficaram cobertos de poeira e entulho.

A área foi isolada e provoca a interdição dos dois sentidos da avenida Almirante Barroso, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco. A rua Evaristo da Veiga também foi interditada ao tráfego, com desvio sendo feito pela rua do Passeio, sentido Lapa. De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, há 60 homens da corporação no local. A Polícia Militar enviou mais de 20 viaturas. A Light desligou o fornecimento de energia nos arredores para evitar incêndios. O Metrô Rio informou que as estações da Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia foram fechadas.

Com informações da Folha Online e G1


Economia do Cariri em Expansão


A franquia do Hiper Bom Preço em Juazeiro do Norte gerou mais de 220 empregos e recebe cerca de três mil pessoas a cada dia. Instalação de grandes redes de supermercado reflete processo de desenvolvimento, no Cariri, nos últimos anos.

Crato Em muitos locais, as dificuldades para consolidar o desenvolvimento econômico representam um entrave para grandes obras empresariais. Mas este não é o caso da região do Cariri. Diariamente, é possível visualizar a instalação de novos empreendimentos em vários setores da economia. Um exemplo desse crescimento regional foi a atração das maiores redes de supermercado do Nordeste, o Hiper Bom Preço e Atacadão que instalaram filial em Juazeiro do Norte recentemente.

Sendo uma das empresas agraciadas com o Prêmio Contribuintes 2011, o Hiper Bom Preço já se configura como uma das mais importantes redes de supermercados varejistas instaladas na região do Cariri. A empresa inaugurou sua loja em Juazeiro do Norte no último mês de julho. Desde então, o mercado de trabalho já reflete o aquecimento do setor econômico local.

Empregos

Mais de 220 empregos, entre diretos e indiretos foram gerados apenas com a chegada da franquia. Os postos de trabalho oferecidos motivaram a parcela da população que estava à procura de um emprego.

Em média, três mil pessoas visitam a loja do Hiper Bom Preço diariamente. O supermercado oferece ampla variedade de produtos. Ao todo, são mais de 49 mil itens, entre eletroportáteis, alimentos perecíveis, produtos de padaria, açougue, peixaria, farmácia, restaurante e foto center. Apesar do formato de hipermercado ainda ser uma novidade nos hábitos dos consumidores caririenses, as vendas contemplam as expectativas do grupo Walmart, e o estabelecimento não se difere das outras 499 lojas instaladas pelo Brasil.

Instalada em uma área de 3.600 metros quadrados, no Shopping Open Mall, a loja de Juazeiro do Norte foi projetada nos padrões sustentáveis. Mas a preocupação do grupo não se limita ao ambiente.

A administração da loja também está engajada em incluir os jovens que nunca trabalharam. O supermercado está desenvolvendo, em parceria com o Senac, o projeto "Jovem Aprendiz". Hoje, 5% dos funcionários estão em seu primeiro emprego.

Diferencial

Outro diferencial da loja do Hiper Bom Preço em Juazeiro é a atuação feminina em cargos de liderança. Todos os departamentos são comandados por mulheres e 10% dos cargos da empresa são preenchidos por elas. A novidade é uma medida contra o preconceito masculino estabelecido há décadas no Cariri.

Com um formato de vendas diferenciado dos supermercados, o Atacadão Distribuição Comércio e Indústria LTDA, instalado em Juazeiro do Norte desde 2009, vem superando as expectativas quanto às vendas na região. A rede utiliza um sistema misto de vendas que atende a consumidores e comerciantes. A loja é mais um dos empreendimentos que nos últimos anos foram atraídos pelo alto potencial desenvolvimento do Cariri.

Há 47 anos, o grupo Atacadão está no mercado e forma uma rede brasileira de hipermercados que foi comprada pelo gigante francês Carrefour, em 2007. A loja de Juazeiro tem capacidade para 536 veículos, sendo 184 cobertos e mais 10 vagas para caminhões de clientes e outras 10 destinadas a ônibus.

O Atacadão já se configura como o maior centro de comercialização no atacado e no varejo do Cariri. Sendo referência para comerciantes do ramo, a rede abastece grande parte dos pequenos mercados instalados na região e até em Estados vizinhos. É comum encontrar na loja comerciantes vindos de cidades de Pernambuco, por exemplo.

Mais informações
Hiper Bom Preço
Telefone: ( 88) 3566.1950

Atacadão

Telefone: (88) 3312.6950
Juazeiro do Norte - Cariri
YAÇANÃ NEPONUCENA


Acesso, permanência e sucesso na escola - Por Maria Otilia



Por muitos anos , todos nós educadores lutamos para cumprir uma grande meta: o direito de acesso a escola, para todas as crianças e adolescentes. Em seguida focamos na necessidade de planejar estratégias para que estas crianças e adolescentes permanecessem na escola.Por último o nosso foco agora, é o sucesso, ou seja a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem. E quando atingimos metas relacionadas ao sucesso dos alunos, temos a obrigação de divulgar. É comum, no final de cada ano letivo ou após a realização de vestibulares, as escolas da rede particular, colocar grandes outdores, faixas,etc, divulgando o nome dos seus alunos aprovados nestes exames, olímpiadas ou concursos.A maioria das escolas da rede pública ainda não tem a cultura de divulgar o sucesso dos seus alunos . A EEF Dom Quintino conta com um blog para divulgar todas as experiências exitosas,bem como utiliza o site da SEDUC (CREDE 18) ,rádios, TV da região do Cariri e conta com este maravilhoso espaço que é blog do Crato. Por isso postamos abaixo os nomes dos nossos alunos selecionados para o ingresso no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia (IFCE) Campus Crato, e a Escola Profissionalizante Governador Virgílio Távora.

Bruna Damyris,José Hiago, Maria Vanessa, Vanessa Rayane, Joyce Kelle,Roberta Gomes, Gabriel Franca,Márcio Maescle e Durval Dias. Parabéns para estes meninos que são destaques e exemplos para outros adolescentes buscarem a realização dos seus sonhos.

Homenagem a Antonio Vicelmo - Por: Mário Correia de Oliveira


Matéria Top

Nota do Editor - Para os que não tomaram conhecimento, o grande radialista Antonio Vicelmo esteve hospitalizado. Soubemos dessa informação anteontem. A boa notícia é que ele já se encontra em casa, repousando. Estava para escrever aqui uma crônica para este dileto amigo e com certeza, um dos baluartes da história do Rádio Caririense, quando recebi esta crônica/ homenagem escrita por Mário Correia de Oliveira ( O Mário da Caixa ).

Do Repórter Esso ao Rádio Repórter Antônio Vicelmo. Uma vivência... Um Hábito!

Crato, CE, 18 de Janeiro de 2012.

"Ao ouvir, como de hábito, o Rádio Repórter Antônio Vicelmo de Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2012, ouvi de Antônio Vicelmo algumas palavras que tocaram minha mente e fizeram–me lembrar de minha adolescência e a de meus irmãos, assim como, um trajeto de vida. Façamos, por conseguinte uma pequena retrospectiva: Todas as manhãs éramos acordados com o noticioso do Repórter Esso. Vale lembrar que o Repórter Esso Nacional teve seu início em 28 de Janeiro de 1941, tendo como apresentadores os locutores Gontijo Teodoro, Luis Jatobá e Heron Domingues e seu encerramento em 31 de Novembro de 1969. Portanto, 28 anos de transmissão, conforme pesquisa. Contudo, outros historiadores dão como encerramento no Rádio, a data de 31 de Dezembro de 1968 e na TV, precisamente TV Tupi do Rio de Janeiro encerrou em 31 de Dezembro de 1970.

Pois muito bem! Nosso caminhar data de 1964 em diante. Então, meu pai “Seu Mário” não saia para o trabalho, sem antes ouvir o noticioso do Repórter Esso e por tabela, os filhos Mário, Antônio, Rômulo e Cleide (a mais nova); eram ouvintes assíduos. Portanto, hora de acordarmos para ir para o Colégio Diocesano do Crato. Uma vivência... Um hábito salutar que se impregnou em nossas vidas. Ainda se encontra em viva memória o dia 1º de Março de 1964, quando o locutor do Repórter Esso com voz grave e preocupante noticiou a Golpe Militar de 1964. Chamado, comumente pela Rádio de Revolução Brasileira. Neste dia “Seu Mário” nos deixou em seu Jeep, antes do horário normal, no colégio Diocesano e se dirigiu rapidamente para a Prefeitura do Crato, a fim de se inteira politicamente dos acontecimentos.

O tempo passa, a vida continua... E eis, que em meados do mês de Maio de 1965 surge uma voz nova, uma voz familiar, uma voz de nossa região: Antônio Vicelmo da Rádio Educadora do Cariri. É de suma importância o relato de fatos históricos, para entendermos o presente e prepararmos o futuro.

A vivência do Rádio... Um hábito... Levamos ao longo de nossas vidas... Do Repórter Esso ao Rádio Repórter Antônio Vicelmo. Acredito piamente, que este hábito de Radio está em nossos sangues, pois somos sobrinhos de “Seu Zé Cirilo”. Antônio, meu irmão tornou-se radialista. E o hábito do Vicelmo vém desde a adolescência. A história se repete. Paulo Ernesto, filho do Vicelmo seguiu a carreira do Pai- a comunicação.

E o Mário? O Mário, com a vivência, com o hábito de Rádio, também passou a acordar seus filhos; Mário Neto, Ana Hirlene e Hirlana Hévila com o noticioso do Rádio Repórter Antônio Vicelmo: É hora de notícia! Assim diz Antônio Vicelmo. E também, assim repetia Mário: é hora de acordar para ir para o Colégio Diocesano!

Portanto, meus caros!

O Rádio Repórter Antônio Vicelmo é o grande responsável por incutir em diversas gerações de nossa região este generoso hábito de “não sair de casa” sem antes ouvir a credibilidade do seu noticioso. O Crato, o Cariri, o Ceará tem dessas coisas boas. A vivência, o hábito, a boa amizade, etc.O destino segue. A história não para e as novas gerações surgem. Quem sabe? As netas do Mário; a Bianca, a Mariana e logo mais a Brice, também ouvirão em breve o Rádio Reporte Antônio Vicelmo?

Por último quero dizer: O Repórter Esso durou 28 anos no ar. Enquanto o Radialista, Repórter e Jornalista Antônio Vicelmo já passou dos 45 anos de profissão. Parabéns, Antônio Vicelmo pelo amor que você tem ao Rádio. Somos eternamente gratos pela atenção que você sempre dispensou a nossa família."

Mário Correia de Oliveira Júnior
Cidade: Crato-CE





Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30