xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 janeiro 2012

Prefeito Samuel Araripe recebe comitiva da Guarda Municipal para negociar condições de trabalho


Crato – Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2012, trabalhadores da Guarda Municipal, acompanhados pela direção do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (SINDSMCRATO), foram acolhidos em frente ao Palácio Alexandre Arraes pelo prefeito Samuel Araripe e parte do seu secretariado durante ato de reivindicação por melhorias no regime de trabalho da categoria. Na ocasião, o presidente do SINDSMCRATO, Júnior Matos, leu a pauta de reivindicações elaborada no último encontro geral da Guarda, realizado no último dia 17 de janeiro de 2012, no Auditório da RFFSA. Entre as principais solicitações estão: a criação da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania; regulamentação da jornada de trabalho de 12 por 36 horas para todos os guardas, bem como o pagamento de 1/3 da hora trabalhada conforme consta do Plano de Cargos e Carreiras e Salários; considerar enquadramento e reajuste salarial com base nos cálculos em cima da inflação; valorização profissional e capacitação educacional continuada em parceria com outros órgãos de segurança pública do Estado; melhores condições de trabalho no que se refere à renovação de equipamentos e periculosidade; e ainda a instituição do Código de Ética da Guarda Municipal.

Todos esses protestos estão contemplados num oficio entregue pela comissão dos Guardas às mãos do prefeito Samuel Araripe que desceu do gabinete e foi pessoalmente atender os servidores. Depois de ouvir as reivindicações, o prefeito fez uso da palavra e demonstrou solidariedade à causa dos trabalhadores da Segurança Municipal, assegurando-lhes manter sempre uma linha de diálogo para que se construa uma política séria de desenvolvimento em prol do Crato. Samuel Araripe propôs ainda a abertura de uma mesa de negociações permanente junto à comissão dos guardas, para se discutir os itens reivindicados pelo movimento a fim de evitar uma possível paralisação e danos que prejudiquem a população cratense. Em sua fala o prefeito também ressaltou o seu respeito e reconheceu a importância do trabalho executado pela corporação em proteger não só o patrimônio público, assim como oferecer segurança de qualidade e cidadania aos cidadãos do município. Para Samuel Araripe, uma gestão pública se faz com propostas, diálogo, respeito e principalmente comprometimento com o quadro de servidores.

Em relação à reivindicação pela criação da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, o Projeto de Lei já foi elaborado pelo Gabinete da Prefeitura e encaminhado para votação na pauta do plenário da Câmara Municipal. De acordo com o secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, o movimento dos guardas municipais é legitimo e tem o apoio da atual gestão municipal que, segundo ele, estará sempre aberta para dialogar e solucionar os impasses trabalhistas reivindicados por qualquer setor ou categoria. Ele informou que o reajuste financeiro cobrado pelos servidores da Guarda está sendo analisado e que as medidas administrativas serão tomadas de acordo as possibilidades reais do orçamento público municipal para não comprometer os recursos do erário. Júnior Matos, presidente do SINDSMCRATO, reconheceu a disponibilidade e o empenho do prefeito em conversar com servidores da Guarda Municipal e adiantou que, a exemplo de outras manifestações e avanços conquistados junto a outras carreiras que compõem o quadro de trabalhadores municipais, não tem dúvidas que a atual pauta de reivindicações dos guardas será atendida pelo prefeito municipal Samuel Araripe. O final da manifestação foi marcado pelo canto do hino da cidade do Crato puxado pelos guardas e acompanhado pelo prefeito. Em seguida, o prefeito Samuel Araripe assinou a pauta de reivindicações se comprometendo a negociar e abraçou os guardas presentes, numa demonstração de respeito e aproximação do Poder Público Municipal com a população.

Atenciosamente,
Washington Nogueira.
Assessor de Comunicação.

Notícias do Crato - 23/01/2012



Crato vence Icasa no Romeirão e fica em 5º lugar com 4 pontos ganhos

A vitória de ontem por um a zero contra o Icasa dentro do Romeirão deixou o Crato Esporte Clube em quinta colocação na tabela do primeiro turno do Campeonato Cearense de Futebol. São quatro pontos ganhos e a certeza de que o time evoluiu técnico e taticamente, após o empate sem gols contra o Fortaleza no Mirandão, na partida de estréia na competição, dia 19. Na partida contra os icasianos, os cratenses demonstraram bom desempenho, principalmente no primeiro tempo da partida quando saiu o gol. Na etapa final, o Icasa voltou com mais habilidade e vontade de vitória, mas a força física e o empenho da equipe cratense superaram os obstáculos impostos pelo verdão do Cariri, que nunca havia perdido dentro de casa para o azulão.

O Crato Esporte Clube segue viagem para Fortaleza para enfrentar, na próxima quarta feira, dia 25, no estádio Presidente Vargas, a equipe do Ceará. O jogo será às 20 horas e 20 minutos e deverá ser um confronto dos mais difíceis neste primeiro turno para o azulão cratense. Depois desta partida contra o alvinegro de Porangabussu, o Crato Esporte Clube jogará contra o Crateús no Mirandão, às quatro da tarde, no sábado dia 28, que também não será um compromisso dos mais fáceis.

Pelos dois jogos realizados até aqui, o Crato Esporte Clube mostra sinais de que vai realizar uma excelente campanha no campeonato estadual cearense 2012. Não só pelos quatro pontos já obtidos diante de duas grandes agremiações (Fortaleza e Icasa), mas pela garra dos jogadores durante os 180 minutos de jogo e o esquema tático implantado pelo treinador, Felinto Holanda.

Semana de Hanseníase será iniciada hoje em Crato

Com mini-palestras nas Unidades Básicas de Saúde, será iniciada a partir de hoje, até o dia 27, a Semana sobre a Hanseníase em Crato, em que serão abordados sinais e sintomas da doença. As palestras também acontecem, durante o mesmo período no Centro de Especialidade do Crato e no plantão noturno. No próximo dia 21, serão apresentados informes sobre hanseníase, durante a reunião do conselho municipal de saúde. Uma Roda de Conversa com Adolescentes do PSF da Ponta da Serra III, abordando sinais e sintomas da hanseníase, será realizada no dia 28. Todos os trabalhos era acompanhado por divulgação nos principais meios de comunicação da cidade, a exemplo das rádios e jornais.

Prefeito do Crato se reúne com taxistas para tratar de readequações de espaços

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve na manhã de hoje visitando os taxistas da Praça da Sé, em Crato, que foram deslocados para a rua Senador Pompeu, com o projeto de revitalização desses espaços centrais da cidade do Crato. Por conta dos remanejamentos que vêm sendo feitos com os comerciantes informais e todas as pessoas que atuam com negócios em torno da praça, o prefeito tem se preocupado pessoalmente com a atual situação. Ele tem buscado, junto com a secretaria de Meio Ambiente, e outras pastas, a melhor adequação possível para esses profissionais, pais de família que precisam continuar trabalhando. Uma primeira reunião já foi realizada com os vendedores da praça da Sé, no Gabinete do Prefeito, restando agora apenas tratar de readequações, com a finalização do projeto de requalificação das praças.

Projeto final do Cinturão das águas será debatido em audiência pública no Crato, dia 31

No próximo dia 31 de janeiro, a partir das 08h30 horas, a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará e a SEMACE, estarão realizando uma audiência pública, NO SALÃO DE ATOS DA URCA - Campus Pimenta, localizado à Rua Coronel Antonio Luiz, s/nº - bairro Pimenta em Crato, para discutir o projeto final do Cinturão de Águas do Ceará - TRECHO 1, que levou em consideração todos os pontos discutidos nas três últimas audiências que aconteceram no mês de novembro de 2011.

O projeto “Cinturão de Águas do Ceará (CAC)” se constitui de um grande sistema gravitário de canais que, se originando praticamente na entrada no Ceará do chamado Eixo Norte do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, à altura da cidade de Jati na cota da ordem de 480 metros, que permitirá a adução das águas transpostas para a maioria do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico.

O Cinturão das Àguas será formado por um Canal Principal que margeará a Chapada do Cariri, aproximadamente no sentido leste-oeste, para depois, com diretriz sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Acaraú um pouco a montante da cidade de Tamboril, totalizando cerca de 545km. No seu caminhamento ainda permitirá derivações de porte para a bacia do Banabuiú, com utilização de túneis.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com
Foto Ilustrativa: DIhelson Mendonça

Crato vence Icasa por 1 a 0 com gol de Paulo Ferreira

.

No primeiro clássico do Cariri, Crato leva a melhor sobre o Icasa. Mesmo jogando no Romeirão, Icasa não conseguiu resultado positivo. Crato venceu por 1 a 0, com gol de Paulo Ferreira

Paulo Ferreira foi o autor do único gol do primeiro clássico do Cariri neste Campeonato Cearense. O jogador do Crato foi o responsável por dar a primeira vitória do Azulão neste Estadual, em pleno Estádio romeirão, em Juazeiro do Norte. O placar magro de 1 a 0 foi o suficiente para deixar a equipe do Crato próxima do G-4. O Azulão é o 5º colocado, apesar de ter o mesmo número de pontos de Guarani de Juazeiro, Fortaleza e Ceará - equipes que estão acima devido aos critérios de desempate.

Já o Icasa fez apenas sua primeira partida e acabou estreando com o pé esquerdo. O Verdão divide, assim, a lanterna com a equipe do Trairiense, mas ainda tem um jogo a menos. Icasa e Trairiense são as duas únicas equipes que não marcaram nenhum ponto na competição.

Na quarta-feira, o Crato vai enfrentar o Ceará no Estádio Presidente Vargas, às 20h20 (horário local). O Icasa joga no dia seguinte, às 20h, novamente no Romeirão, contra o Guarany de Sobral.

Fonte: Site portuguesadocrato ( http://portuguesadocrato.blogspot.com )


Novo Código de Processo Civil deve ser votado na Câmara em março


Em tramitação em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, o novo Código de Processo Civil (CPC) deverá estar pronto para ser votado no plenário da Casa até o início de março. Essa é a expectativa do presidente da comissão, deputado Fábio Trad (PMDB-MS), que quer concluir a votação do relatório final do deputado Sério Barradas Carneiro (PT-BA) até o fim de fevereiro.

“Se depender de mim, os trabalhos serão ágeis porque precisamos dar ao país um novo código. O atual, de 1973, é de antes da internet e, portanto, de antes da comunicação digital”, disse Trad.

O novo texto, que já foi aprovado no Senado, recebeu na Câmara 900 emendas, além de centenas de contribuições feitas pela internet por cidadãos em geral. Algumas dessas sugestões foram incorporadas pelos cinco sub-relatores. Agora, a comissão precisará votar todas as emendas apresentadas por parlamentares para fechar o texto final do relator-geral.

De acordo com Trad, existem três pontos mais polêmicos e que, portanto, receberam mais emendas. O primeiro deles trata do incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR). O mecanismo foi criado pelo texto original do Senado e visa pacificar a legislação em casos onde juízes de diferentes pontos do país podem dar sentenças contraditórias.

Com ele, o Tribunal de Justiça de um estado pode, ao ser provocado pelos juízes de primeira instância, baixar uma resolução para que uma tese aplicada em um caso se estenda aos outros processos idênticos àquele. Assim, economiza-se tempo e recursos do Judiciário que seriam gastos julgando processos iguais individualmente. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o Supremo Tribunal Federal (STF) também podem baixar uma IRDR que valerá em todo o país. “Penso que esse primeiro instituto vai gerar polêmica porque veio do direito alemão e lá é um país territorialmente menor que o nosso. Aqui acho que vamos precisar de adaptações”, disse Trad.

O segundo ponto polêmico, na opinião do presidente da comissão especial, é o que trata de demandas corporativas. Fábio Trad explica que alguns profissionais ligados ao direito querem que o novo código inclua demandas relacionadas às suas áreas, o que pode provocar conflitos. Segundo ele, esse é o caso dos advogados, que pedem que todo o Judiciário fique parado por 30 dias para que eles possam tirar férias.

“Essas questões corporativas tendem a gerar antagonismos porque existem outros setores que podem se sentir prejudicados”, explica o deputado. Outro exemplo de demandas corporativas citadas por Trad são dos advogados públicos. Eles querem ter direito a um percentual sobre as causas que ganharem para a União a título de honorários.

O último ponto citado pelo presidente da comissão que foi alvo de grande parte das emendas é o que trata dos recursos de apelação. Atualmente, quando uma das partes recorre de uma sentença em primeira instância, ela pode requisitar que a decisão não seja aplicada enquanto o recurso não for julgado. No modelo que está sendo proposto com o novo código, a sentença já começa a produzir efeito imediatamente. Apenas quando o relator da segunda instância é provocado pode determinar a suspensão dos efeitos da primeira decisão.

O texto inicial do novo código foi elaborado por uma comissão de juristas no Senado e pretende modernizar a legislação, uma vez que o CPC atual é de 1973 e é considerado obsoleto por juristas em geral. As principais mudanças visam agilizar o processo civil, diminuindo o número de recursos e instrumentos protelatórios em geral e incentivando resoluções de conflitos por meio de conciliação. O projeto original foi aprovado no Senado no fim de 2010 e deverá voltar à Casa após as mudanças feitas pela Câmara.

Fonte: Agência Brasil


Chico Anysio permanece em estado grave e respira com aparelhos


Chico Anysio, de 80 anos, permanece em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos. As informações foram divulgadas neste domingo (22) pelo médico do humorista, Luiz Alfredo Lamy. De acordo com ele, o estado de saúde de Chico inspira cuidados. O humorista continua internado no CTI do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Na quinta-feira (19), o paciente iniciou a diálise com o nefrologista Frederico Ruzany. De acordo com o boletim, o humorista permanece sedado. Por enquanto, não há previsão de alta e nem da redução do medicamento que controla a pressão arterial do artista.

Chico começou a diálise depois de uma complicação renal diagnosticada na quinta-feira. Antes disso, Chico Anysio vinha apresentando "discreta melhora em aspectos dos exames laboratoriais", após ter sido submetido, em 14 de janeiro, a uma laparotomia exploradora – cirurgia abdominal para esclarecer um diagnóstico –, que levou à retirada de um segmento do intestino delgado.

Internado em dezembro por causa de um sangramento, o humorista teve o problema controlado e chegou a deixar o CTI, mas apresentou um quadro de infecção pulmonar e retornou.

G1


Novo remédio contra tipo grave de câncer de pele é aprovado no Brasil


Um novo tratamento contra o melanoma avançado foi aprovado neste mês de janeiro e está disponível para os pacientes brasileiros. O remédio se apresenta como uma alternativa à quimioterapia e, nos testes, teve resultados até melhores do que o tradicional método de combate ao câncer.

O melanoma é um tipo de tumor que se forma na pele. Nos casos mais avançados, chega ao ponto da metástase, quando o câncer se espalha por outros órgãos.

O medicamento que acaba de chegar se chama vemurafenibe, e seu nome comercial é Zelboraf. Antonio Buzaid, chefe-geral do Centro de Oncologia do Hospital São José, em São Paulo, explicou que o remédio faz parte da “família da terapia alvo”. “Ele ataca alvos específicos da célula cancerosa”, apontou o médico.

O alvo em questão é uma proteína ligada ao processo de disseminação do tumor no corpo. Em cerca de 50% dos casos de melanoma avançado, é uma mutação genética que causa a doença.

O vemurafenibe só funciona nesses casos, e existe um teste capaz de mostrar se cada paciente tem ou não a mutação, que deve ser feito antes do tratamento. O teste e o medicamento em si foram aprovados recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Em comparação com a quimioterapia, o remédio é mais eficiente. Os testes feitos até agora mostraram que 48,4% dos pacientes responderam ao tratamento com vemurafenibe, enquanto apenas 5,5% apresentam melhora com a quimioterapia.

O tempo médio de sobrevida sem nenhuma piora foi de 5,3 meses; na quimioterapia, esse tempo é de 1,6 mês. O risco de morte registrado no estudo foi 63% menor entre os pacientes tratados com o remédio.

“Pode não curar, mas claramente beneficia pacientes com melanoma metastático”, disse Buzaid. Por enquanto, o tratamento só é aprovado para os casos mais avançados, e novos estudos mostrarão se ela pode ser usada também antes que o tumor se alastre. Segundo o médico, os tratamentos de câncer geralmente começam a ser testados nas fases mais agudas da doença.

Folha


Ceará tem o maior crescimento percentual de desembarques do Nordeste em 2011



Mesmo não representando o fluxo turístico direto, mais um dado reflete o bom desempenho do turismo no Estado do Ceará.

De acordo com levantamento da Infraero, foi registrado o crescimento de 12,4% no número de desembarques no Aeroporto Internacional Pinto Martins em 2011. O crescimento foi o maior da região Nordeste, à frente dos concorrentes diretos Rio Grande do Norte [6%], Bahia [7,6%] e Pernambuco [8%]. Os estados com maior evolução no quadro geral – Maranhão, Paraíba, Sergipe e Piauí – ou não têm ou apresentaram decréscimo no número de desembarques internacionais.

Em 2010, foram 2.658.315 desembarques entre domésticos e internacionais, enquanto em 2011 foram 2.989.218; ou seja, 330.903 mil pessoas a mais desembarcando no Pinto Martins. A movimentação maior foi de voos domésticos, com 2.874.232 desembarques, ante 2.546.269 de 2010, uma variação positiva de 2,6%.

Fluxo internacional em destaque

Por mais um ano, o Ceará foi o estado da região com o segundo maior número absoluto de desembarques internacionais, com 114.986 operações, um crescimento de 2,6%; atrás apenas da Bahia, com 178.703 [crescimento de 1,7%] e à frente de Pernambuco, com 113.949 e elevação de 15,7%. Este é o melhor resultado desde 2008. No acumulado, houve um crescimento total de 69,93%, passando de 1.759.040 para 2.989.218, sendo 31,53% de internacionais [de 87.421 para 114.986] e 71,94% de domésticos [de 1.671.619 para 2.874.232].




O resultado do Ceará acompanha o desempenho nacional. Segundo o Ministério do Turismo [MTur], foram 79.049.171 desembarques domésticos e 9.005.165 estrangeiros. A alta é de 15,8% e 13,95% respectivamente, na comparação com 2010.

Setur


Navio de passageiros vira e mata 17 pessoas no Irã


A
agência de notícias oficial do Irã, Irna, informou neste domingo (22) que 17 pessoas morreram quando uma tempestade virou um navio de passageiros no costa sul do país.

Segundo a agência, a embarcação afundou na noite de sábado (21), enquanto navegava entre a ilha de Ormuz e o porto da cidade de Bandar Abbas, no continente. Equipes de resgate salvaram cinco passageiros, diz a reportagem. De acordo com a agência estatal, autoridades marítimas haviam proibido a navegação de embarcações leves, por conta da tempestade com ventos de 80 km/h. Mas, mesmo assim, o navio começou a viagem, de 18 km.

Diariamente, dezenas de navios de passageiros viajam entre Bandar Abbas e ilhas vizinhas, próximas ao estratégico Estreito de Ormuz, que fica 2,1 mil km a sul da capital Teerã. As informações são da Associated Press.

G1

Festa de Término de Curso - Por Maria Otilia

Atualmente muitas das comemorações feitas por nossas escolas quase não são mais realizadas. Pessoas que se dizem modernas acham que está fora de moda,os antigos bailes de formatura.

A nossa Escola Dom Quintino vem resgatando este momento festivo de término de curso. Acreditamos que além de ser um evento que une a escola e a família, é bom comemorar com muita festa e alegria, mais uma etapa de trabalho educativo para aqueles que se matriculam em nossa escola. Agradecendo a todos os pais que acreditam em nosso trabalho , por ser realizado com muita responsabilidade, qualidade e muito profissionalismo. Neste dia 21 de janeiro( sábado ) realizamos mais um baile de término de curso do 9º ano.Foi uma festa muito bonita, significativo para os alunos e os pais presentes em mais um evento realizado pela escola. Núcleo Gestor e professores sentiram-se honrados com a alegria dos pais e alunos neste momento de confraternização.

Claro que a escola trabalha voltada para novos tempos.Sendo assim, toda a programação foi realizada de forma moderna ( celebração da palavra, entrega de certificados,coquetel e jantar ). Não deixando de culminar com muita música dançante ao som de djay e luzes coloridas.

Convite Missa - Neide França de Sá


"A familia de Neide França de Sá, informa que a missa de sétimo dia em sufrágio de sua alma será celebrada nesta segunda eira ( dia 23/01) na Igreja da Sé às 19:00Hs. Desde já agradecemos aos que se fizerem presentes."

Marcelo Emerson Cardoso da Rocha
Rua Nossa senhora de Fátima
Cidade: Crato

Cachorro ataca mãe e filha em Araçatuba, SP e toma rumo ignorado


Menina passeava com cão da família quando foi ferida. Mãe tentou salvar a filha e também foi mordida.

Uma criança de 10 anos e, a mãe dela, de 43, foram atacadas por um cachorro, no sábado (21), em Araçatuba, no interior de São Paulo. A menina passeava com o um cão da família quando foi mordida por outro animal.

A mãe tentou socorrer a filha, mas também ficou ferida. Alguns vizinhos do local conseguiram salvar as vítimas. A menina teve ferimentos no braço. A mãe foi mordida no braço, na mão e na face. Elas foram atendidas na Santa Casa da cidade e passam bem. O cachorro que atacou as vítimas fugiu.

Via G1 Rio Preto e Araçatuba

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 23/01/2011


URCA realiza I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular

O I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular está sendo realizado na Universidade Regional do Cariri (URCA) por meio do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI). O evento será encerrado hoje, com conferência de encerramento será sobre “Vissugos - cantos afro-descendentes”, com Sônia Queiroz, da UFMG, às 19 horas.

O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, 19, no Salão de Atos da URCA, pela Reitora Otonite Cortez, com a presença de conferencistas renomados acerca do tema em estudo de várias universidades do Nordeste e Sudeste. O colóquio contou palestra de abertura da conferencista Maria Ignez Ayala, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A docente abordou o tema: “A dança como patrimônio imaterial brasileiro.

No mesmo dia, foi enfocada a temática sobre “Recepções, representações e reapresentações de si na cultura popular, com mediação do professor Tiago Coutinho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a participação na mesa de Catarina Oliveira, da UECE; Teresa Cristina Furtado Matos, da UFPB, e Roberto Marques, da URCA. A segunda mesa redonda trouxe como temática para as discussões sobre “Oralidade, Poesia e Resistência Cultural”, com mediação do professor Ridalvo Félix de Araújo (UFPB), com Rosângela Vieira, (UFPB); Edson Soares Martins (URCA); Cláudia Rejane Pinheiro Grangeiro (URCA) e Harlon Homem de Lacerda Sousa (URCA). À noite, foi proferida conferência com o professor Marcos Ayala, sobre “Oswaldo Elias Xidieh - Pioneirismo e atualidade de um mestre”.

O segundo dia do Colóquio foi aberto com conferência sobre “Poéticas performáticas de cantos dançados: na pisada do coco de roda e na batida do candomblé”, com o professor Ridalvo Félix. Já à tarde as mesas redondas contaram com os temas “Cultura popular e religiosidades não-hegemônicas”, com mediação do professor Newton de Castro Pontes, com os docentes Marinaldo José da Silva (UFPB); Ridalvo Félix e Babalorixá Bira Tomolu, do Ilê Axé Omo Olwayê, e “Cultura popular e diálogos institucionais!”, tendo como mediador o professor Roberto Marques, da URCA. Participaram desta mesa como debatedores Lênin Falcão, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN – Sousa/PB); João do Crato, do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e Manoel Leandro, da mesma entidade, além de Maria Ignez Ayala.

Nos dias 21 e 22 foram realizadas programações culturais, a partir das 16 horas, na casa de dona Maria Santa, no Sítio Quebra, com o Coco Amigas do Saber; e Roda de Samba, no Ilê Axé Omo Olwayê, às 19 horas, em Juazeiro do Norte.

Vestibular da URCA com mais de 9 mil participantes

Com mais de 9 mil particpantes, foi iniciado ontem, o Processo Seletivo Unificado – Vestibular 2012.1 – da Universidade Regional do Cariri (URCA). O certame será encerrado hoje, com a presença de 350 pessoas envolvidas diretamente com o processo, durante a realização das provas em sete municípios da região. Este semestre, como forma de atender ao maior número possível de estudantes, o vestibular está sendo realizado em mais duas localidades, incluindo Mauriti e Missão Velha. O prazo para recursos poderá ser nos dias 23 e 24 deste mês, com julgamento no dia 27 de janeiro. Mais de 3.500 candidatos tiveram direito às inscrições do vestibular com abatimento, principalmente estudantes de escolas públicas e 503 foram isentos da taxa, por serem doadores, policiais e filhos e funcionários públicos. O maior número dos alunos, cerca de 2.376, realiza as provas em Crato. Os cursos mais concorridos em relação ao número de vagas são: Direito, turno noite, em Crato, com 17.6 concorrentes para uma vaga; e Direito, turno tarde, Crato, com 17.3 por vaga, além de Enfermagem, em Crato, com 15.1, por vaga.

Alunos de Artes Visuais obtém menção honrosa

Os alunos Charles Faria Siqueira e Karol Luan, do Curso de Artes Visuais, obtiveram Menção Honrosa como premiação de Trabalho Artístico (fotografia) no concurso de fotografias "EURO CLIP", evento promovido pelo Centro Europeu de Curitiba. A premiação engrandece a URCA.

Inscrição para seleção em cursos de idiomas prorrogadas para dia 10

A Pró-Reitoria de Extensão por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão – CPPE torna público a prorrogação do Período de Inscrição e Seleção para Cursos de Idiomas até o dia 10 de fevereiro. O Programa Idiomas na URCA tem por objetivo oferecer ao público em geral cursos de Língua Estrangeira em diferentes níveis de qualificação e proficiência.

Aluno do Curso de Direito aprovado no Mestrado na UFPB

O aluno concluinte do curso de Direito, João Adolfo Ribeiro Bandeira, foi aprovado, no último dia 13, no Mestrado Acadêmico em Direitos Humanos na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, na linha de pesquisa "Inclusão social, proteção e defesa dos Diretos Humanos", com o projeto de pesquisa intitulado "Direitos Humanos: Entre eficácia e o imperialismo de concretização"

O aluno foi membro do Programa de Assessoria Jurídica Estudantil - P@JE, projeto de extensão voltado para a assessoria jurídica popular, dos alunos do curso de Direito da URCA, além de ex-membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais - GEDHUF. Também atuou na Comissão Organizadora da XIII, XIV e XV Semana de Direito da URCA e do I Seminário de Estudos Jurídicos da URCA. A Coordenação e o Departamento de Direito, em nome da comunidade acadêmica, parabenizam o aluno pelo resultado do seu esforço e desejam boa sorte e bons frutos nessa nova etapa.

Fórum de Turismo e Cultura do Cariri empossa nova diretoria

O Fórum de Turismo e Cultura do Cariri elegeu, na manhã do último dia 19/01, no SESC/ Crato a nova diretoria. Com a presença de governanças municipais, instituições e terceiro setor foi anunciada a nova equipe de gestão, que assim foi eleita pelos presentes: Presidência- Secretário de Cultura de Santana do Cariri, Vicente Paulo, Vice-Presidência- Departamento de Cultura de Porteiras, Secretaria- Wyldiane Sampaio, Secretária de Turismo e Cultura de Nova Olinda, Segunda Secretaria - Fundação Casa Grande, Diretoria de Comunicação - Geopark Araripe, Vice-Diretoria de Comunicação- Curso de Guia de Turismo do SENAC.

A partir dessa gestão, o Fórum terá uma sede própria, sediada em Nova Olinda, no Centro de Apoio ao Turismo, que será inaugurado em fevereiro. O objetivo do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri é criar um espaço de debate e construção de políticas públicas para apoiar o desenvolvimento do turismo e da cultura no Cariri de forma integrada. Atualmente, cerca de 40 instituições, incluindo o poder público municipal, ONG’s , instituições de apoio ao desenvolvimento da região, iniciativa privada de 21 municípios caririenses integram o Fórum.
Criado em 1997, é um dos mais antigos do Estado. Realiza reuniões itinerantes mensalmente e já obteve várias conquistas. Entre elas está a escolha de Nova Olinda como destino indutor do turismo pelo Ministério do Turismo, a criação de entidades representativas do setor privado, como a Associação Caririense de Hotéis-Acari, a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Caririense de Condutores Ambientalistas e Guias de Turismo (Aconguia).

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 23 de janeiro de 2012

Deputado Ely Aguiar envia mensagem ao Blog e pede Projetos


O Deputado Estadual Ely Aguiar preferiu não entrar na polêmica criada por alguns membros do Blog do crato em resposta à sua mensagem em relação ao projeto da Praça Siqueira Campos. Em vez disso, nos brinda com uma nova matéria em que fala sobre seus projetos e ao final, solicita também que o Blog do Crato possa lhe repassar alguns projetos. Essa é uma ótima iniciativa, pois projetos que o povo nos envia, é o que não falta, e na sequência, iremos enviar ao Deputado Ely Aguiar, para que se ele puder, possa encampá-los já que é o povo do Crato quem pede. Ely nos escreveu:

"Camarada Dihelson.

Não costumo, sinceramente falando, perder meu tempo com fatos insignificantes, picuinhas, que não acrescentam absolutamente nada em minha trajetória política, deputado já no segundo mandato e jornalista profissional, tendo cursado ainda Administração de Empresa e acadêmico de Direito, isso sim acrescenta muito. Mais gostaria de falar aqui sem rancor, pois não cultivo esse tipo de sentimento. Falo de coração aberto. Para mim o assunto da Praça Siqueira Campos morreu, visto que o Crato tem coisas mais importantes, como a recuperação do Canal do Rio Grangeiro e a recuperação da estrada de Santa Fé. Faço minha parte, como cratense da gema e em resposta aos quase 5 mil votos que recebi de forma espontânea dos meus conterrâneos. Reconheço porém que, preciso olhar também para a Região Metropolitana de Fortaleza, que elevou meus votos de 10 mil para 18 mil sufrágios , no segundo mandato, mesmo não sendo eu filho desta Capital. Isso é reconhecimento pelo meu trabalho e atuação no Parlamento.

Para a a reforma da Siqueira Campos foram destinados 95 mil reais, apenas, nada mais que isso, recursos totalmente gerenciados pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal do Crato, sem passar por mais ninguém. Ao termino da reforma apresentei requerimento, aprovado , onde o TCM ( Tribunal de Contas ) foi solicitado a fazer toda vistoria da aplicação da verba. Isso é transparência e vigilância na aplicação de recursos públicos. Poucos deputados fazem isso. Pelo que sei a Prefeitura do Crato tem sido muito criteriosa nos gastos públicos. Tenho Samuel Araripe como um homem honesto. Conseguimos também, junto ao Governo do Estado 300 mil reais para a reforma do Mercado Walter Peixoto. Recursos liberados pelo governo estadual e também gerenciados pelo Prefeitura. A reforma foi feita e o mesmo procedimento com relação ao Tribunal foi adotado.

Poderíamos falar aqui também na construção do desvio Nossa Senhora Aparecida, ( Padroeira do Bairro ), conhecido como desvio da Batateiras, verificando-se que nunca mais aconteceram graves acidentes naquele bairro. É sabido ainda, ou foi esquecido ?. Que o governo estadual, em 2009, queria fechar o CREDE - 18, ( Centro Regional em Desenvolvimento da Educação ), instalado na cidade do Crato, havendo grande mobilização popular cratense contra tal medida, sendo este deputado um dos que mais protestou na Tribuna da Assembléia contra tal medida, e o governo acabou desistindo de tal idéia.

E a Junta ₢omercial do Crato, fechada há mais de 6 meses ? Fiquei 5 meses sem tomar atitude para ver o que acontecia, e ficou tudo na estaca zero. Todo parlamento aqui calado em relação ao fato. Recebi pedidos dos senhores Geraldo Pinheiro e Nego Duda para interceder junto ao Governo do Estado. Então tomei a iniciativa, uma vez que o Presidente da Junta Comercial do Estado do Ceara, Dr, Ricardo Lopes, mora no mesmo prédio que eu de partir para uma ação concreta. Resultado a Junta está sendo reaberta, caso contrário estaria fechada.

A propósito, saiu agora, relatório oficial da Assembléia, que coloca o dep. Ely Aguiar como o deputado com 100 por cento de presença em todas as atividades da Assembléia. Sabem o que é isso ? COMPROMISSO. Estou também entre os deputados que mais ocupam a Tribuna para pronunciamentos em defesa do Ceará e do Crato. Só pronunciamentos em defesa do Canal, foram mais 4, coisa que nenhum outro deputado fez na Tribuna. Em defesa da estrada de Santa Fé foram 3 e contra a instalação do Lixão no Crato foram dois. Coisa que nenhum deputado protestou. Eu tenho compromisso com o Crato, mesmo que tivesse tirado apenas um voto na minha terra...

Portanto, estou com minha consciência tranqüila e gosto do Crato do tanto que vocês gostam. Tem ainda os Projetos de Lei apresentados que podem melhorar a vida das pessoas e reduzir as desigualdades sociais e em defesa da vida, pois este é um dos principais papeis do parlamentar. Hoje por exemplo, fui destaque no Jornal Diário do Nordeste, por adotar posições corajosas e independentes.

Vale ressaltar ainda o elogio que recebi da Ordem do Advogados do Brasil, ( nacional ), por apresentar um Projeto de Lei onde toda arma de fogo apreendida nas mãos de facínoras, que matam pessoas sem piedade, sejam, ao fim do inquérito policial, imediatamente inutilizada, para que não volte mais a circular, além de evitar que Fóruns sejam invadidos por bandidos, que vão ali roubar as armas em perfeitas condições de uso. O Deputado Federal Domingos Neto ( PMDB ), solicitou cópia do projeto para apresentá-lo a nível nacional. Se ele for aprovado, muitas vidas serão salvas...Essa sim, será a verdadeira Campanha do Desarmamento. “Arma Apreendida, Arma Inutilizada “.

Quero agradecer o espaço e dizer que o melhor que podemos fazer é se unir em defesa do Crato, do Ceará e dos anseios do povo brasileiro. Na qualidade de Presidente Estadual do PSDC, estou começando um movimento para que seja criada no Brasil e “ Lei da Prisão Perpétua “. É inaceitável, inadmissível sob todos os aspectos que um indivíduo pratique um latrocínio contra um cidadão de bem, um estupro e mate e passe pouco tempo na cadeia. Portando, esse é o meu papel e não posso perdeu um tempo tão precioso com assuntos que não somam. Meu QI é outro. Espero que seja publicado uma vez que o Blog do Crato tem garantido a liberdade de expressão e por ser um espaço bastante democrático e independente...Seria bom que o Blog do Crato me mandasse alguns projetos, para que juntos pudesemos ajudar mais ainda a cidade do Crato e o Cariri."

Ely Aguiar
Deputado Estadual
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30