xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 janeiro 2012

Meteorologia prevê fortes chuvas na região Centro Sul do Ceará


Fortes chuvas podem atingir o Centro Sul do Ceará na noite desta terça-feira, e na quarta-feira (18), de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Segundo o orgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as chuvas serão isoladas e as consequências podem ser severas na região. O Centro Sul do estado é formado por 14 municípios, entre eles Iguatu, Lavras da Mangabeira e Várzea Alegre.

Ainda não foram divulgadas a intensidade e localização da chuva. Segundo o CPTEC, informações específicas só serão previstas apenas com algumas horas de antecedência e com a utilização de radares meteorológicos.

Via Lindomar Rodrigues

Site da Rádio Chapada do Araripe está de visual novo !

.

http://1.bp.blogspot.com/-LUDgMt8iZyQ/TxJI-bW_H0I/AAAAAAAAdjA/g-xaBiH9AKc/s1600/radio_chapada_logo600.jpg

É a Rádio queridinha de todos. Também pudera, a ÚNICA estação de Rádio que toca músicas de qualidade e diversificadas. Recebi comentários positivos até de pessoas que não simpatizam com o Blog do Crato, mas são fãs da Rádio Chapada pela sua programação. Que bom! Isso só nos faz perceber que estamos no caminho certo, e há uma grande platéia para a Música de Qualidade no Brasil. São incontáveis as mensagens que recebemos de todas as partes do mundo também.

Ontem ( 14 ), após muito tempo, o Site da Rádio Chapada do Araripe passou por uma mudança "cosmética", ficou bem mais bonito, um painel foi acrescentado, com fotos de vários artistas da Música Instrumental, do Jazz e da MPB, que tocam com mais frequência na estação, que está há 7 anos no ar, 24Hs por dia. A Rádio Chapada pode ser escutada no seu site e em mais de 50 outros sites parceiros. As transmissões sempre são ao vivo, à partir do estúdio, localizado em Crato.

Para os nossos muitos fãs, gostaria de agradecer todo o carinho, as mensagens e a radioescuta que temos recebido ao longo dos últimos 7 anos. Isso sim é que é fazer Rádio de Verdade!

Abraços,

Dihelson Mendonça
www.radiochapadadoararipe.com



Juazeiro do Norte registra o primeiro óbito por dengue no Ceará


Focos do Aedes aegypti foram registrados em Juazeiro e estão sendo combatidos. Plano emergencial foi lançado no atual estado de alerta.

Juazeiro do Norte. O primeiro óbito por dengue de 2012 foi confirmado neste Município pela Secretaria Municipal de Saúde. Juazeiro é um dos dois municípios do Estado sob estado de alerta pelo Ministério da Saúde, juntamente com Caucaia. Até agora, foram confirmados 47 casos da doença no Estado, sendo 20 deles em Juazeiro, com 92 notificações, e 27 em Fortaleza.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado foram notificados 178 casos, com 103 em Fortaleza. Os números totais de Juazeiro ainda não foram repassados. O que consta na Secretaria são quatro confirmações de casos de dengue, mais 46 notificações. O Crato, também no Cariri, conta com 12 casos notificados e nenhum confirmado.

A primeira suspeita do óbito registrados em Juazeiro era de um caso de Leishmaniose Visceral. A ocorrência do caso foi no bairro Romeirão, um dos mais preocupantes da cidade. A vítima foi um segurança de 57 anos, que veio de São Paulo há seis meses para residir em Juazeiro. Segundo a coordenadora da Vigilância à Saúde, a enfermeira Janiele Matos, o óbito aconteceu no dia 8 de janeiro, come confirmação pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), saiu no dia seguinte. Tanto que na certidão da vítima consta que morreu por infecção generalizada. Juazeiro iniciou ontem o Plano Emergencial de Combate à Dengue. O Município está em estado de alerta máximo a partir dos dados do Departamento de Vigilância à Saúde.

O plano tem como meta conscientizar a população para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A secretária adjunta de Saúde de Juazeiro, Luciana Matos, adverte que, de acordo com informações do setor de endemias, a situação é mais preocupante nos bairros Romeirão e João Cabral, mas há casos confirmados nos bairros Salesianos, São Miguel, Triângulo, Limoeiro e São José.

O Ministério da Saúde divulgou há cerca de um mês os dois Municípios sob alerta no Estado. A saúde pública no Ceará está sendo fortalecida para combate do mosquito com mais 100 fumacês portáteis. O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, afirma que o Juazeiro do Norte solicitou apoio do Estado, por meio do Núcleo de Controle de Endemias. A coordenação do setor está avaliando se há necessidade de reforçar esse apoio inicial. O último boletim da Sesa foi divulgado no dia 6 passado, mas com número de casos ainda relacionados ao ano passado. Os novos dados ainda estão inseridos no sistema.

A coordenadora Janiele Matos informa que as pessoas com sintomas da dengue, em Juazeiro, devem procurar o Lacen para fazer seus exames, inclusive o sumário completo de segunda a sexta-feira, de 7 às 17 horas. Ações como caminhadas e mutirões no bairro Romeirão dias 18, 19 e 20, e João Cabral, dias 23, 24 e 25 serão realizadas, dentro das 16 ações prioritárias.

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Rua José Marrocos, S/N
Bairro Santa Teresa
Região do Cariri
Fone: (88) 3512.2754/3511.4730

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet


Governo do Crato inaugura passarelas sobre o Canal do RIo Grangeiro


Populares celebram a instalação das pontes, que são de muita utilidade para quem precisa se deslocar do centro da cidade para o Bairro Seminário.


Fotos da instalação das novas passarelas, já que as antigas foram destruídas na enxurrada do dia 28 de Janeiro de 2011.

Aqui, a nova passarela sendo instalada.


Aqui, uma nova passarela sendo instalada.


Fotos: Wilson Bernardo

NOVA CADEIA PUBLICA DO CRATO VAI MELHORAR A VIDA CARCERARIA


A atual cadeia publica do Crato foi inaugurada em 1968 na administração do então prefeito, Humberto Macário de Brito. Foi projetada e construída para abrigar 40 presos e durante 43 anos nunca foi ampliada. Com o aumento da população carcerária nas ultimas quatro décadas a superlotação sempre fez parte do dia-a-dia do presídio onde estão atualmente 80 detentos, porem o numero de presos varia entre 70 a 120. O ex juiz das execuções penais do Fórum Hermes Parahyba, Djalma Sobreira Junior disse que eles são divididos em salas escuras, úmidas, mau cheiro e com pouca ventilação. A situação degradante e desumana já motivou varias tentativas de fuga, inclusive assassinato dentro das celas. O presídio foi construído em solo arenoso, a poucos metros das margens do Canal do Rio Grangeiro e isto favorece aos presos abrirem crateras acessivas a parte externa do prédio, disse o magistrado. O juiz sugeriu que, com a inauguração da nova cadeia, o atual presídio ficasse disponível para presos de pequenos delitos.

A diretora, Maria do Carmo Maia Esmeraldo Sobreira informou que ainda não recebeu nenhuma comunicação da secretaria de justiça sobre o que vai ser feito do prédio que é um patrimônio do município. Sobre o cotidiano dos presos, a diretora disse que não existe precariedade. Eles recebem assistência medico-odontologico, quatro refeições diárias, cursos profissionalizantes e assistência psicológica. As dificuldades existentes são naturais.

As obras da nova cadeia publica do Crato estão em fase de conclusão e o governador Cid Gomes quer inaugurá-la no final de fevereiro deste ano quando forem instalados os geradores de energia elétrica e o sistema de abastecimento d”agua. Está sendo aguardada também a divulgação dos aprovados no concurso para Agentes Penitenciários. O presídio tem mil e 200 metros de área coberta e terá capacidade para 130 presos e está sendo construído em terreno de 11 mil e 300 metros quadrados, doado pela prefeitura, localizado nas proximidades da Vila Barro Branco, por trás da antiga cerâmica norguaçu, a três quilômetros do centro da cidade e a 800 metros da Avenida Padre Cícero que liga Crato a Juazeiro do Norte. A obra foi orçada em 2 milhões e 870 mil reais e está sendo executada pela construtora W.D.A. Construções LTDA.

Wilson Rodrigues
Repórter - Colaborador
www.blogdocrato.com

CERCA DE 15 MIL PROCESSOS A ESPERA DE JUIZES E PROMOTORES DE JUSTIÇA NA COMARCA DO CRATO


O presidente da subsecção Crato da Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ), Fabrício Siebra Felício Calou, está denunciando a triste realidade em que se encontra a justiça do Ceará e em especial a do Crato. Para ele, o quadro atual é por demais preocupante a alarmante, dado o numero insuficiente de serventuários, aliado a ausência de juízes e promotores de justiça na comarca. O problema se estende há mais de um ano e segundo disse, é fruto de más gestões do Tribunal de Justiça do Ceará onde reina o maior índice de congestionamento processual do País. Fabrício não soube dizer com exatidão o numero de processos em tramitação na comarca, porem estima que o volume chegue a 15 mil e este numero vem crescendo assustadoramente a cada dia em todas as secretarias das varas do Fórum Hermes Parahyba.

Dos 5 juízes que trabalham na comarca do Crato, 3 estão gozando férias e ninguém foi escalado para substituí-los. Na 1ª vara, o juiz titular encontra-se licenciado e não há substituto. A 2ª vara vem funcionando sem promotor de justiça titular. Na 3ª vara, também sem promotor de justiça, por está de férias, não possui magistrado titular há mais de três meses, estando apenas com um juiz auxiliar que cumpre expediente uma vez por semana por está, também, em respondência na 4ª vara e tendo ainda que prestar serviços em outras comarcas. A 4ª vara tem promotor mas não tem juiz titular e na 5ª vara a situação é pior ainda, encontra-se funcionando sem promotor e sem juiz.

No juizado especial a situação não é diferente, disse Fabrício. O juiz titular está de férias e o auxiliar só tem como ir uma vez por semana porque tem que responder noutras comarcas. O presidente da subsecção da OAB explicou que a questão está associada a falta de gestão administrativa empreendida pela cúpula do Poder Judiciário do Estado, por ser a principal responsável pela realidade atual. Diz ainda que os magistrados não são culpados pelo caos instaurado na comarca do Crato. Muito pelo contrário, eles se encontram sobrecarregados e sem as mínimas condições de trabalho.

Fabrício ver como solução a mobilização da sociedade manifestada de forma contundente e expressiva ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil no sentido de pressionar os poderes constituídos a adotar as soluções urgentes e necessárias para dar um fim no indigitado problema que afeta, constrange e massacra a todos, ferindo diversos princípios constitucionais. Por outro lado, o juiz eleitoral Francisco José Mazza Siqueira, titular da 2ª vara, está interinamente como diretor do Fórum. Ele confirma a carência de servidores, magistrados, defensores públicos e promotores de justiça e disse que o Tribunal precisa repensar a situação do Poder Judiciário do Estado.

Conforme explicou José Mazza, na 2ª vara existem aproximadamente 3 mil processos e precisará de três meses para atualizar a pauta despachando em media, 50 processos/dia. Para conseguir tal proeza necessita de assessores em numero suficiente, concluiu o magistrado.

Wilson Rodrigues
Repórter - Colaborador
www.blogdocrato.com

FORMAÇÃO ROMUALDO, UM MILAGRE PALEONTOLOGICO ESTÁ NA REDE MUNDIAL DE GEOPARKS

.
www.blogdocrato.com

Um DVD com um documentário de 36 minutos, intitulado “Formação Romualdo, um Milagre Paleontológico”, foi entregue a cientistas e pesquisadores de 25 países integrantes da rede mundial de Geoparks, entre eles Alemanha, Áustria, Canadá, Japão, Malásia, Hungria, Iran, Portugal, China e tantos outros, contando a historia da paleontologia da formação Romualdo que fica num estrato da Bacia do Araripe localizado em partes do Ceará, Piauí e Pernambuco. Sendo que, afloramentos importantes podem ser encontrados em Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Missão Velha e Milagres, segundo o paleontólogo, Antonio Álamo Feitosa Saraiva, um dos autores da pesquisa. Ele explica a importância dessa riqueza paleontológica pela abundância incomensurável de fosseis com espécies vegetais e animais e o caráter tridimensional, o que tem facilitado o trabalho e a descoberta cientifica. O estado de preservação desses fosseis é algo não encontrado em nenhum lugar do mundo. É como se o animal tivesse morrido e ficado congelado, disse o professor Álamo.

A paleontologia explica que há cem milhões de anos a Chapada do Araripe não existia e em seu lugar havia apenas uma camada de rocha formada no fundo de um lago em contato com águas marinhas de aproximadamente 180 quilômetros de comprimento por 50 quilômetros de largura, era o chamado período cretáceo. A configuração que conhecemos hoje começou com a separação dos continentes. A presença de conchas de equinodermas, seres exclusivamente marinhos, nos traz a certeza de que a região do Araripe já esteve coberta pelo mar, cujas águas, estavam sob o continente. No período cretáceo essa região foi abalada por freqüentes terremotos por falhamento em suas camadas ao longo de toda a bacia sedimentar.

As variações de salinidade e temperatura da água causavam mortandade no Paleolago Araripe. Os animais mortos flutuavam por algum tempo e quando os cadáveres caiam no fundo do lago, liberando substancias que se precipitavam sobre os cadáveres, agindo como um sarcófago e terminavam por substituir toda a matéria do antigo ser vivo por carbonato de cálcio, preservando as formas desses cadáveres do cretáceo até os dias atuais. Esse processo aconteceu em animais e vegetais de varias espécies, porem o fato mais surpreendente é a sua condição de preservação o que faz o pesquisador estudar em detalhe a anatomia desses seres. Outro aspecto importante é a existência de repteis voadores, encontrados em poucos lugares do mundo como, China e África. Os pesquisadores ainda não conseguiram descobrir como esses animais, que eram de pequeno porte, se relacionavam.

O documentário conta também que há 35 milhões de anos passados o Paleolago da Chapada do Araripe sofreu um soterramento e a erosão fez aparecer partes do antigo lago do cretáceo. A uma cota de aproximadamente 700 metros em relação ao nível do mar, entorno da Chapada do Araripe, as camadas da formação Romualdo aparecem como argilas escuras que contem muitas concreções com fosseis. O diretor do documentário, Jackson Oliveira Bantim, disse que o trabalho apresenta imagens de boa resolução, uma linguagem de fácil entendimento e narração dos textos adotando o idioma de cada País. Para o paleontólogo, Álamo Feitosa, a idéia do documentário foi levar ao mundo o conhecimento da riqueza paleontológica que tem o Cariri.

Por: Wilson Rodrigues
Reporter - Colaborador
www.blogdocrato.com

NOTA DE FALECIMENTO - D. Neide França


É com grande pesar que comunicamos o falecimento da Sra. Maria Neide França de Sá, tia da primeira-dama Mônica Araripe. Neide França, 86, foi vítima de parada cardíaca. Era tesoureira aposentada dos Correios de Crato e filha do ex-presidente da Câmara Municipal do Crato, José Luiz de França, conhecido como Zéba. O velório está acontecendo na sede de velórios da empresa Anjo da Guarda, que fica no bairro Muriti, em Crato, logo atrás da West Card Hall (antiga PY). A família comunica ainda que a Missa em sua homenagem será celebrada às 9 da manhã do dia 18, no Cemitério Municipal do Crato, e logo em seguida acontecerá o enterro. A família enlutada agradece a todos os amigos e parentes que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

Com informações da família.
Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 180.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado.


Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO !


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:

- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 6 Anos no mercado.
- Mais de 4 milhões de páginas acessadas em 6 anos de existência
- Solidez e Experiência em Internet
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Novidade: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Amilton Som, Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Dr. Jonas Mangueira, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica. Se desejar, entre em contato pelo telefone de recados: (088) - 3523-2272

Blog do Crato - Mais de 4 milhões de Acessos de Páginas em 6 Anos



www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Notícias do Crato - 17/01/2012



Resultado do Concurso da Prefeitura do Crato deverá ser divulgado em 15 dias

A Prefeitura Municipal do Crato deverá estar divulgando em 15 dias o resultado do concurso público, para admissão de 360 novos funcionários voltados aos diversos setores da administração. As provas foram realizadas nos dias 8 e 15 de janeiro. Segundo secretário de Administração do Crato, Christiano Siebra, o concurso foi considerado tranquilo e sem nenhuma ocorrência. “As provas foram realizadas nos horários previstos e sem problemas”, enfatiza o secretário.

Christiano estima que o índice de abstenção esteja entre 7% e 8%. De acordo com o secretário, esse número é considerado baixo e está dentro das expectativas. Tão logo o resultado seja divulgado, os novos concursados serão chamados para assumir os cargos, conforme a administração.

As provas foram realizadas em seis locais do Crato. Diversos setores da administração, que durante a gestão do prefeito Samuel Araripe já realizou cinco concursos, serão contemplados com os novos servidores. São 45 categorias profissionais concorrendo às novas vagas. O concurso teve 10.589 inscritos. As provas foram realizadas no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, Colégio Municipal Padre Felício Cavalcante, Polivalente, Teodorico Teles, Estado da Paraíba e Faculdade de Direito. A maior parte das vagas está destinada aos cargos da Educação e a área da Saúde.

Engenheiro da CBF avalia e diz que Mirandão está apto para sediar jogos do Campeonato Cearense

O engenheiro perito em engenharia civil, Osmar Belboni Junior, credenciado pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF e Federação Cearense de Futebol - FCF, esteve nesta segunda-feira, 16, realizando inspeção técnica no Mirandão, acompanhado do Secretário de Infraestrutura do município, José Muniz, e do gerente administrativo do estádio, Carlos José. No final dos trabalhos, Belboni declarou que o Mirandão está apto a sediar, com a mais absoluta comodidade e segurança, os jogos do Campeonato Cearense de Futebol. O engenheiro elogiou as reformas feitas nos últimos anos, no campo de jogo, arquibancadas e em toda parte física do estádio.

A visita do engenheiro Osmar Belboni Junior fez parte de uma série de exigências por parte da Federação Cearense de Futebol, Corpo de Bombeiros e Ministério Público, tudo em nome da lei de proteção ao torcedor. Por toda esta semana ainda está sendo aguarda a presença de outros técnicos para os últimos acertos visando o jogo de estréia do Crato Esporte Clube contra o Fortaleza, na quinta-feira, dia 19, às 20 horas. O evento está sendo esperado com bastante expectativa, haja vista o azulão cratense está completamente diferente daquele do campeonato passado.

Estão abertas inscrições para 500 vagas do Projovem Trabalhador do Crato

Fazer com que o mercado de trabalho em Crato seja cada vez mais participativo e acessivo ao trabalhador, tem sido uma das principais dinâmicas da administração do prefeito Samuel Alencar Araripe. A preocupação com a realidade de desemprego entre jovens, segmento social em constante ascensão, faz com que a atual gestão pública cratense coloque como prioridade programas que propiciem capacitações com vistas a inserção de jovens no setor produtivo da economia regional.

Em vista desse objetivo é que foi assinado convênio entre o Governo Municipal do Crato e o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego TEM para qualificação social e profissional do “Projovem Trabalhador, Juventude Cidadã”, tendo como órgão executor desta ação a Universidade Patativa do Assaré - UPA. O prefeito Samuel Araripe conseguiu garantir a participação de 500 jovens cratenses nas atividades do projeto para este ano de 2012.

As inscrições para fazer parte do programa estão abertas desde o dia 16 de janeiro, na sede da Secretaria de Ação Social, Avenida Perimetral Dom Francisco, no horário de oito da manhã às dezesseis horas e se encerrarão na próxima sexta-feira, dia 20, de janeiro. O interessado, que deve ter idade entre 18 anos e 29 anos, deverá ter renda per capta de um salário mínimo, que se encontra em vulnerabilidade social e estar inscrito no Cadastro Único, na escola ou com ensino médio concluído e não esteja cursando o ensino superior. Para se inscrever o interessado não deve ter registro empregatício na carteira de trabalho e nem ter participado ainda do Projovem Trabalhador.

O participante recebe gratuitamente uma bolsa auxílio de R$ 100, camisas, kit pedagógico, apostilas e lanches. As informações são da coordenadora municipal do projeto em Crato, Rosevany Bezerra.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Oi lança internet rápida popular em mais 150 municípios



Segundo a empresa, outros 750 municípios passarão a ser atendidos ainda no primeiro semestre de 2012.

BRASÍLIA - A Oi lançou hoje em mais 150 municípios o plano de internet rápida popular do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Com isso, a cobertura da companhia com os pacotes de 1 megabits por segundo (Mbps) por R$ 35 mensais já chega a 450 cidades em 24 Estados. Segundo a empresa, outros 750 municípios passarão a ser atendidos ainda no primeiro semestre de 2012. O objetivo é atender todas as 4.800 cidades da área de atuação da Oi até 2014.

Eduardo Rodrigues, da Agência Estado

Governo prepara plano de voz e internet no celular por R$ 30 mensais

Para ter acesso ao plano popular, consumidor precisará ser beneficiário de algum programa social do governo.

BRASÍLIA - O governo quer lançar este ano um pacote popular de celular e internet para consumidores de baixa renda. A ideia é que as operadoras vendam planos de serviços no valor máximo de R$ 30 por mês, que darão direito a fazer uma quantidade razoável de ligações pelo telefone móvel para qualquer operadora e usar a banda larga pelo aparelho.

"A ideia é que as pessoas possam ligar para outras operadoras, pois franquia para números da própria empresa elas já dão", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Para contratar o pacote, o usuário precisa receber algum benefício social do governo, ou seja, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A proposta está sendo desenvolvida pelo Ministério junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As operadoras já foram sondadas. "Vamos definir no governo a proposta e chamar as empresas para negociar os parâmetros mínimos que aceitaremos", afirmou Bernardo.

A iniciativa do governo, segundo o ministro, busca promover a universalização do serviço para os consumidores que estão de fora da inclusão digital, por não terem condições de pagar nem mesmo o valor de R$ 35 por mês para o pacote de internet de um mega de velocidade comercializado no âmbito no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). "Estamos estudando como a gente pode fazer para ter um pacote de serviços tanto de telefone quanto de internet por um preço mais reduzido, de maneira que todo mundo possa usar o serviço", ressaltou Bernardo.

Karla Mendes, de O Estado de S. Paulo


Projeto permite que estrangeiro que vive no Brasil participe de eleições municipais



Proposta também autoriza imigrante que está há dez anos no Brasil a se candidatar.

A Câmara dos Deputados analisa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do deputado Roberto Freire (PPS-SP) e outros, que permite que o estrangeiro que resida no Brasil há mais de cinco anos vote nas eleições municipais da localidade onde mora. A proposta também permite que o estrangeiro que more no país há, no mínimo, dez anos seja candidato a prefeito ou vereador. Segundo o autor, o estrangeiro que tem residência legal no Brasil há pelo menos cinco anos tem vínculos com a sociedade, sendo justo que vote nas eleições locais.

- Essas eleições são importantes para o julgamento e avaliação dos serviços públicos, aos quais os estrangeiros residentes no Brasil devem ter direitos plenos. Para Freire, permitir ao estrangeiro residente no Brasil há mais de dez anos a possibilidade de ser candidato nas eleições é “também um estímulo para a sua naturalização, que é a plena integração social e política à comunidade nacional”. A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será alvo de por uma comissão especial a ser criada para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

Agência Câmara


Absolvido policial que matou homem ao confundir furadeira com arma no RJ


O cabo do Batalhão de Operações Especiais Leonardo Albarello atirou contra o fiscal de supermercado Hélio Barreira Ribeiro, de 47 anos, que pregava uma lona no terraço de casa, na Zona Norte do Rio. A Justiça do Rio de Janeiro inocentou o policial que matou um homem, há dois anos, ao confundir uma furadeira com uma arma na mão da vítima.

O cabo do Batalhão de Operações Especiais Leonardo Albarello atirou contra o fiscal de supermercado Hélio Barreira Ribeiro, de 47 anos, que pregava uma lona no terraço de casa, na Zona Norte do Rio. O PM pensou que Hélio fosse um bandido. O juiz considerou que a distância, a pressão de uma operação policial e a semelhança entre a furadeira e uma arma induziram o PM ao erro. A viúva de Hélio preferiu não comentar a absolvição do PM. Há um ano, ela recebe uma pensão mensal do governo do estado, que também pagou indenização por danos morais.

Globo


Operação combate poluição sonora e notifica condutores em Manaus


NE - Quando existe vontade em resolver o problema, tudo é possível. Manaus dá o exemplo e como as autoridades do Crato poderiam agir. O que falta aqui ? Temos a lei e temos polícia. Falta alguma coisa. Crato está se tornando uma cidade insuportável com a poluição sonora provocada por automóveis particulares, que trafegam impunemente no centro e na perifeia da cidade.

Equipamento com som que poderia ser ouvido a mais de 30km de distância foi apreendido. Mais de R$ 110 mil foram aplicados em multas.

Fiscais apreenderam 'paredão' com mais de 30 mil watts de potência. (Foto: Divulgação / Semcom)Fiscais apreenderam 'paredão' com mais de 30 mil
watts de potência. (Foto: Divulgação / Semcom)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou na sexta-feira (13) e no sábado (14), uma operação de combate à poluição sonora em todas as zonas da cidade, com o intuito de fiscalizar o funcionamento de casas de shows que possivelmente estariam abertas sem a devida autorização para uso de sistema sonoro e ainda a presença de veículos em postos de gasolina com o som em volume excessivo.

Participaram da operação juntamente com a Semmas, a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans). Ao todo, cinco casas de show foram interditadas, 35 notificações e sete autos de infração expedidos e a apreensão de diversos equipamentos, entre eles um paredão de som, com potência superior a 30 mil Watts, som que poderia chegar à aproximadamente 35km de distância.

As multas e interdições foram aplicadas aos proprietários das casas de shows e postos de gasolina que permitem a presença dos veículos com som em volume excessivo em seus estacionamentos. Este é o alvo da maioria das queixas feitas à Semmas pelo 08000-92-2000, ficando atrás apenas da poluição sonora em residências, bares e casas de show. Em 2011, das mais 12 mil ligações recebidas pela secretaria, mais da metade, 7.900 foram relativas à poluição sonora.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em exercício, Edson Marques, acompanhou as operações, e afirmou que as ações continuarão sendo realizadas em todas as zonas da cidade, com o objetivo de disciplinar o uso do som. "As pessoas que forem notificadas pela primeira vez vão poder, mediante pagamento de multa, reaver seus aparelhos apreendidos. Em caso de reincidência essas pessoas podem até ter seus veículos apreendidos.", disse ao G1.

O Secretário aponta que o número de casos vem caindo a cada fiscalização. "Na última operação realizada, em setembro de 2011, tivemos cerca de 50 notificações. Isso mostra que ou as pessoas estão ficando mais conscientes ou estão ficando com mais medo", afirma Marques. O total de multas aplicadas na operação deste fim de semana totalizou 1.559 Unidades Fiscais do Município (UFMs), equivalente a cerca de R$ 110 mil. Entre os equipamentos apreendidos, estão alto-falantes, tuíteres, cornetas, gabinetes de graves e caixas de meio agudo.

Marcos Dantas Do G1 AM

Banco do Brasil abre concurso público para o cargo de escriturário


O Banco do Brasil publicou edital que abre concurso público para o cargo de escriturário. O certame visa formação de cadastro para os Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal. A remuneração inicial do cargo, que exige nível médio, é de R$ 1.408,00; a jornada de trabalho é de 30 horas semanais. As inscrições custam R$ 42,00 e vão de 23 de janeiro a 14 de fevereiro de 2012.

RAIO-X
Vagas: cadastro
Remuneração: R$ 1.408,00
Cargos: escriturário
Nível: médio

Fonte: Verdes Mares

Operadora 'Oi' apresenta problemas de funcionamento em Fortaleza


A operadora telefônica 'Oi' apresentou problemas, na tarde desta segunda-feira (16), e várias usuários reclamaram da cobertura em Fortaleza. Perfis nas redes sociais falavam sobre a dificuldade em efetuar e receber ligações de seus celulares. Os usuários comentavam que, embora o sinal estivesse 'cheio', quando efetuavam ligações, ou os aparelhos afirmavam estar fora de área de cobertura ou as chamadas iam direto para a caixa de mensagens.

Problema Recorrente

Essa não é a primeira vez que a operadora deixa os clientes de Fortaleza na mão. Em maio de 2011 a 'Oi' admitiu falhas em equipamento central, que afetou o serviço de telefonia móvel em Fortaleza. O problema voltou a acontecer em março de 2010, em junho e em abril de 2008. Em contato com o Diário do Nordeste Online, a assessoria de imprensa da Oi enviou a seguinte nota sobre o problema desta segunda-feira:

"A Oi informa que uma falha de equipamento na central de Aldeota ocasionou congestionamento no completamento de chamadas no serviço de telefônia móvel (local e longa distância) em alguns bairros de Fortaleza no final da tarde de hoje (16/01). A empresa acrescenta que o serviço retoma gradativamente e técnicos da companhia trabalham para o restabelecimento mais breve possível".


Custo de vida do Brasil supera o dos EUA


O custo de vida do Brasil superou o dos Estados Unidos em 2011, quando medido em dólares, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o PIB dos 187 países-membros. Este fato é extremamente anormal para um país emergente. Em uma lista do FMI de 150 países em desenvolvimento, o Brasil é praticamente o único cujo custo de vida supera o americano em 2011, o que significa dizer que é o mais caro em dólares de todo o mundo emergente.

Na verdade, há outros quatro casos semelhantes, mas referentes a São Vicente e Granadinas, um arquipélago minúsculo; Zimbábue, país cheio de distorções, onde a hiperinflação acabou com a moeda nacional; e Emirados Árabes Unidos e Kuwait, de população muito pequena, gigantesca produção de petróleo e renda per capita de país rico.

Considerando economias diversificadas como o Brasil, contam-se nos dedos, desde 1980, os episódios em que qualquer um de mais de cem países emergentes apresentasse, em qualquer ano, um custo de vida (convertido para dólares) superior ao dos Estados Unidos.

Há uma explicação para isso. O preço da maioria dos produtos industriais tende a convergir nos diferentes países, descontadas as tarifas de importação. Isso ocorre porque eles podem ser negociados no mercado internacional, e, caso estejam caros demais em um país, há a possibilidade de importar. Mas a maioria dos serviços, de corte de cabelo a educação e saúde, não fazem parte do comércio exterior. Assim, eles divergem muito em preço entre os países.

Em nações ricas, com salários altos, os serviços geralmente são muito mais caros do que nos emergentes. Isso se explica tanto pelo fato de que a renda maior tende a puxá-los para cima, como pelo fato de que a mão de obra empregada no setor de serviços recebe muito mais e representa um custo maior. Dessa forma, é principalmente o setor de serviços que faz com que o custo de vida seja mais alto no mundo avançado. Na comparação com os Estados Unidos, os países emergentes são quase sempre mais baratos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado

Outras Notícias do Crato


CRATO DISPUTA NA QUINTA-FEIRA NO ESTÁDIO MIRANDÃO COM O FORTALEZA

O presidente do Crato Esporte Clube José Demóstenes de Oliveira, Deoda, encaminhou uma liminar ao Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD-CE) nesta sexta-feira (13), solicitando que a partida entre Crato e Fortaleza seja sediada no estádio Mirandão, na cidade do Crato, arena que foi aprovada na última terça-feira (10) para receber jogos do Estadual.

A Federação Cearense de Futebol recebeu os documentos e confirmou a mudança de local da partida. O jogo está programado para acontecer na próxima quinta-feira (19), às 20 horas, no Estádio do Mirandão. Após a aprovação, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, que ressaltou a luta do prefeito cratense pela aprovação dos laudos técnicos em tempo, preferiu não alterar a data do confronto, por conta de uma orientação do regimento, que destaca um período de 10 dias sem utilização da arena após laudos aprovados.

De acordo com Deoda, o clube não havia entregado os laudos na data prevista por conta da greve dos bombeiros e da Polícia Militar do Estado do Ceará. "Fomos prejudicados pela greve. Entregaríamos a tempo, mas, com a paralisação, os militares atrasaram a finalização dos laudos. Os documentos foram aprovados essa semana. Então, decidimos entrar com uma medida judicial para sediar o jogo em nosso estádio, já que temos o mando de campo", disse o presidente. Mais de cinco mil ingressos devem ficar disponíveis para a compra dos torcedores, segundo o presidente do Crato. Preço: Arquibancada - Preço único - R$ 20; Geral-Inteira - R$ 10.

CONFRATERNIZAÇÃO E VITÓRIA DO CRATO PARA JOGO QUE ACONTECE NA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira dia 12 de janeiro, no Crato Tênis Clube, o prefeito Samuel Araripe ofereceu aos jogadores e diretores do Crato Esporte Clube um jantar de confraternização e aproveitou o momento para apresentar oficialmente a torcida o elenco que vai disputar o campeonato cearense de futebol da primeira divisão, cuja estréia vai acontecer na próxima quinta feira dia 19 contra o Fortaleza e serviu de demonstração de que não vai ser por falta de apoios que o time não chegará entre os 4 melhores. O evento foi transmitido ao vivo pela Radio Educadora do Cariri AM, através do programa SHOW DE BOLA apresentado pelo locutor esportivo, Marcos Carneiro, e sua equipe. Mais de mil pessoas compareceram ao jantar entre empresários e desportistas, todos querendo ver e conversar com os atletas comandados pelo treinador, Felinto Holanda.

O jogo entre Crato e Fortaleza, programado para as 20 horas desta quinta-feira dia 19, o mando de campo é do azulão cratense. A partida será no estádio do Mirandão. Como o prazo na entrega do laudo estava praticamente vencido, Samuel Araripe contratou um advogado e entrou com uma ação na justiça desportiva do estado, através de um mandato de garantia, e conseguiu a vitória de trazer o jogo para o estádio em Crato, para alegria dos torcedores cratenses.

PREFEITO SAMUEL ARARIPE FALA SOBRE O ATRASO NA EXECUÇÃO DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DO CANAL DO RIO GRANGEIRO

Em entrevista concedida no gabinete do Palácio Alexandre Arraes, o prefeito Municipal do Crato, Samuel Araripe, falou mais uma vez sobre o impasse na execução das obras de reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, danificado devido às fortes chuvas que caíram no ano passado. Preocupado com a aproximação da quadra invernosa na região do Cariri, este ano, ele cobrou mais empenho por parte do Governo do Estado, atual responsável pela gerência das obras do Canal por intermédio do Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

Depois de constatar os principais estragos ocasionados pela catástrofe das chuvas, à época, o prefeito Samuel Araripe decretou estado de emergência e enviou oficio ao Ministério da Integração Nacional comunicando a situação calamitosa do município, tendo no dia seguinte publicado no Diário Oficial da União estado em caráter de emergência no município do Crato. Para sanar os prejuízos propagados pela chuva foi depositada a quantia de R$ 4 milhões na conta do município. Valor este revertido no dia seguinte para a conta do Governo do Estado do Ceará, passando assim a inteira responsabilidade para a esfera estadual. De acordo com Samuel Araripe, para realizar a primeira parte da obra de reconstrução foram licitados R$ 2,5 milhões pelo Governo do Estado. Mesmo assim, quase um ano após, quando a cidade do Crato sofreu com as enchentes provocadas pelas chuvas de fevereiro de 2011, praticamente nada foi feito para solucionar os estragos no principal perímetro por onde escoa as águas da cidade.

A informação é que, além do valor já licitado pelo Governo do Estado, o Ministério da Integração Nacional já autorizou mais R$ 1,5 milhão do valor total previsto no orçamento de R$ 4 milhões destinados para as obras. A população vive momentos de tensão, pois com a chegada do período invernoso todo o pesadelo vivido em fevereiro do ano passado pode voltar, caso não seja diligenciado ao menos as medidas básicas do plano de reconstrução que, diga-se de passagem, já conta com o aparato de engenharia necessário à disposição do Estado.

Os técnicos em engenharia civil da Prefeitura do Crato, sob o comando do engenheiro civil Francisco Osny Enéias, elaboraram um documento que consta de um estudo detalhado da real situação do Canal do Rio Grangeiro, apontando cada problema como ruínas, margens de precipício e áreas de riscos de desabamentos no entorno do canal. Foram detectadas algumas erosões, por enquanto de pequeno porte ao longo do Canal, que podem se alastrar e comprometer mais ainda a situação e provocar um desastre em maiores proporções.

Levando-se em consideração o cruzamento do córrego pelo Centro da cidade e a proximidade com alguns estabelecimentos como postos de combustíveis. Outra informação que está anexada ao estudo é um pedido de audiência junto ao Gabinete do Governo do Estado encaminhado pelo prefeito Samuel Araripe para debater resoluções no tocante ao Canal. O oficio foi encaminhado em março do ano passado e até o momento o Paço Municipal não obteve nenhum posicionamento do Palácio Iracema, em Fortaleza. O prefeito Samuel Araripe garantiu continuar lutando para reverter esse quadro e nos próximos deve cobrar mais uma vez compromisso do Governo do Estado para solucionar o quanto antes as obras do Canal do Rio Grangeiro.

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO CRATO COMEÇAM RECEBER 14º SALÁRIO

Os professores da rede pública municipal de ensino do Crato começaram a receber o 14º salário, sendo depositado na conta bancária de cada um. Recebem o beneficio todos os professores de todos os níveis, até mesmo aqueles temporários que trabalharam ano passado. O investimento da administração Samuel Araripe com o pagamento do 14º salário é superior a R$ 1 milhão e 700 mil reais. Isto significa melhorias para o comércio e aumento no poder de compra de muitos trabalhadores. O maior salário a ser pago vai ser ao professor com especialização e com 200 horas/aula que vai receber aproximadamente R$ 2 mil e 400 reais. O mínimo valor pago é ao professor que recebe o salário base com um adicional que varia entre 20 % 30 %.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Garota bêbada teria sido estuprada dentro do Big Brother Brasil


NE
- Acima de tudo, é a sociedade Brasileira sendo estuprada pela TV Globo com o programa de mais baixo nível de toda a história da TV.

O delegado Antonio Ricardo, titular da 32ª DP (Taquara), instaurou inquérito para apurar se houve estupro dentro da casa do Big Brother Brasil 12 na madrugada de domingo. Apesar de a Rede Globo ter retirado de seu site as cenas de Monique e Daniel embaixo do edredom, a polícia já tem um vídeo de sete minutos de duração que mostra a loura, aparentemente desacordada após uma noite de bebedeira, sendo bolinada pelo modelo. “Precisamos ter tudo em mãos para analisar as imagens e tentar entender o que de fato aconteceu”, afirmou o delegado ao site de VEJA.

Crônica de Por Altamiro Borges para o Correio do Brasil

Crime? Jogada de marketing? Ou mais uma “pegação”? Para o patético Pedro Bial, âncora do Big Brother Brasil, a cena que rolou na madrugada deste domingo, que muitos fanáticos pelo BBB interpretaram como “estupro”, é mais uma prova de que “o amor é lindo”. O assunto promete render nos próximos dias, gerando mais pontos no Ibope e mais grana nos cofres da famiglia Marinho.

Segundo relato do site da Veja, é forte a suspeita de que o “brother” Daniel estuprou a “sister” Monique, que estaria desacordada quando ambos foram para debaixo do edredom – o utensílio mais importante da “Casa”. A TV Globo evita tratar do assunto, mas mandou retirar do sítio do programa o vídeo de três minutos, assistido pelos assinantes do pay-per-view e que vazou na web.

Indícios de crime na TV Globo

Segundo a repórter Carol Barbosa, da Veja, “os boatos de estupro no BBB12 na madrugada deste domingo, que agitaram as redes sociais durante todo o dia, podem ser indícios de crime por parte do paulista Daniel, caso a estudante de administração gaúcha Monique, 23, não tenha consentido com as ações do modelo debaixo do edredom”. Segundo o advogado Romualdo Calvo Filho, presidente da Academia Paulista de Direito Criminal, até 2010 “a lei fazia distinção entre estupro e abuso. O estupro era quando havia penetração. Afora essa penetração, era atentado violento ao pudor. Com o advento dessa lei, tudo está unificado. Se realmente não houve o consentimento da mulher, houve ali um abuso e um estupro”.

Abertura de inquérito policial

O advogado explicou à revista que as imagens divulgadas no pay-per-view podem servir como objeto de investigação, no caso da abertura de inquérito policial. Mas só Monique pode abrir o processo. “O inquérito policial pode ser aberto como uma ação penal pública condicionada a uma representação, em que só ela pode dar entrada”. A estudante tem ainda seis meses para agir.A modelo gaúcha diz não saber exatamente o que rolou na noite da bebedeira. “Me chamaram no confessionário para perguntar se tínhamos feito alguma coisa. Eu sei que não fiz, mas começo a pirar. Será que eu fiz? Será que não?”. Mas muitos fanáticos que assistiram ao programa ficaram indignados. Até a ex-BBB Ana Angélica Martins, a Morango, protestou em seu blog: Indignação até dos “famosos”

“Ansiei por uma explicação, aguardei que o vídeo fosse revelado à Monique. O mínimo que a moça merecia saber é o que tinha acontecido na noite em que, bêbada e desacordada, ela confiou sua integridade física aos colegas de competição; à produção; à direção e à maior emissora do país, a Globo, que sempre alardeou que preza pelo padrão de qualidade de seus programas”.

A atriz global Fernanda Paes Leme também tuitou a hashstag com o link do vídeo e escreveu: “Abusou da Monique! Olha o vídeo, a menina apagada!”. A cantora Preta Gil acrescentou: “Bolinou a menina dormindo, que feio”. Diante da polêmica na internet, a TV Globo retirou do site oficial o vídeo que constava do link de Fernanda Paes Leme. Horas mais tarde, a atriz apagou o seu tuite.“Império da indigência”A TV Globo fará de tudo para abafar o caso. De qualquer forma, fica patente mais uma vez que o BBB é realmente o “império da indigência”, como bem descreve o jornalista Nirlando Beirão, em artigo na revista Carta Capital desta semana:

“Aquinhoado por verbas publicitárias milionárias e pela ansiedade do espectador em pagar para ter seu fugaz momento de imperador romano, decretando por telefone ou mensagem de texto a morte ou a salvação dos gladiadores, o BBB chega mais uma vez para reiterar seu papel de usina de trapaças, traições e velhacarias a serviço da indigência de um espetáculo solúvel, lixo reciclado e enlatado made by Endemol”.

“Enquanto o carnaval não vem, será aquele desfile cotidiano, 24 horas por dia, de muita prótese de silicone, excesso de tatuagens, exagero de protuberâncias, intenso ensaboar masturbatório sob chuveiros indiscretos – e, se alguém notar, em meio àquela torrente de energia libidinal, que neurônios estão sendo acionados, poucos que sejam, é bom avisar o Boninho, o diretor do programa, porque inteligência e raciocínio não fazem bem ao script”.

Altamiro Borges
( Informações iniciais do site da revista VEJA ).

Governo Dilma corta à metade verbas da Segurança


O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) sofreu no primeiro ano do governo Dilma Rousseff o maior corte de recursos desde a sua criação, no fim de 2007. Dos R$ 2,094 bilhões autorizados para 2011 só a metade foi paga nos diversos projetos previstos pelo Ministério da Justiça, contrariando o discurso de campanha de ampliar a colaboração com estados e municípios nessa área. A tesourada foi de R$ 1,036 bilhão, impactando as ações Brasil afora.

Nos últimos quatro anos, a execução orçamentária média do programa foi de 63%. Com os cortes do ano passado, o valor deixado no cofre alcança R$ 2,3 bilhões. Ações alardeadas nos palanques eleitorais em 2010 não mereceram nenhum centavo no ano de estreia de Dilma, a exemplo da construção de postos de polícia comunitária com R$ 350 milhões previstos. Para a modernização de estabelecimentos penais, foram prometidos outros R$ 20 milhões, mas nada foi pago. Os dados são do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi).

Quase 40% do valor desembolsado no ano passado (R$ 1,058 bilhão) foram de restos a pagar, ou seja, compromissos firmados em exercícios anteriores.

O ajuste fiscal do governo Dilma também atingiu uma das principais políticas do Pronasci, a Bolsa Formação, que paga auxílio a policiais e outros profissionais de Segurança matriculados em cursos de qualificação. O governo nunca gastou menos que 86% do autorizado para esse fim. Em 2011, só 49% da verba prometida foram pagos. Mesmo assim, a Bolsa Formação ainda responde por mais da metade do valor aplicado no Pronasci (R$ 572 milhões).

Discursos diferentes para a mesma área

Para o professor Gláucio Soares, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio da Janeiro (Uerj), os dados evidenciam a falta de comprometimento federal com a Segurança Pública.

— A prioridade expressa nos gastos não corresponde à expressa no discurso e nas pesquisas de opinião, que apontam a Segurança Pública como área fundamental — afirma o professor.

Ele acrescenta que tem sido mais fácil cortar verbas da Segurança Pública do que, por exemplo, das áreas militares.

Procurado, o Ministério da Justiça informou, em nota, que, considerando o ajuste fiscal anunciado no início de 2011, o limite orçamentário do Pronasci era, na prática, de R$ 775 milhões, sendo que, desse total, R$ 771 milhões foram executados.

Governo promete aprimorar projeto

O ministério explicou que a Política Nacional de Segurança Pública, que inclui o Pronasci, está em fase de aprimoramento da gestão. Um dos objetivos seria a criação de mais mecanismos para avaliá-la que não só a execução orçamentária. Um anteprojeto de lei enviado ao Congresso prevê a criação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp).

“O sistema vai suprir a ausência de um mecanismo oficial de estatística capaz de compilar e fornecer dados e informações precisos sobre a situação da Segurança Pública no país. Os estados irão assinar pactuação com a União e, se não fornecerem dados, terão suspensos os repasses de verbas federais”, diz trecho da nota do Ministério da Justiça.

Fonte: O Globo

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30