xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 janeiro 2012

Big Brother Brasil, um programa sensacionalista -Por Maria Otilia


Posto aqui neste blog, um texto do escritor Luiz Fernando Veríssimo sobre este programa da rede globo, exibido em horário nobre .Leia com atenção.

"Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço... A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas. Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade. Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados. Heróis são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão. Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade." Vamos trabalhar em nossas escolas, momentos de reflexão sobre o que é bom, o que gera conhecimentos saudáveis e o que realmente acrescenta na educação de nossas crianças e adolescentes. Vamos preparar os nossos alunos para desenvolverem senso crítico e absorver informações necessárias para a formação deles.Inclusive selecionando bons programas sejam jornalísticos ou de entretenimento, veiculados pela televisão brasileira. Vamos fazer valer a função social de nossas escolas.

Governo muda regras para concessão de rádio e TV comercial


O Ministério das Comunicações vai adotar novas regras para a concessão de rádios e televisões comerciais no país, alterando o antigo decreto nº 52.795, que vigora desde 1963.

O novo decreto altera os procedimentos licitatórios para outorga dos serviços de radiodifusão e torna o processo mais rápido e eficiente, com atualização de lista de documentação exigida e adequação dos mecanismos às novas exigências de mercado, inclusive impondo a obrigação de apresentação de garantia que hoje não existe e possibilita que empresas sem qualificação participem e ganhem a outorga e, depois, tenham dificuldade de operar.

Assim, o interessado em obter a concessão de uma emissora comercial deverá comprovar capacidade financeira e técnica para executar o serviço. Para isso, os participantes da licitação deverão enviar pareceres de dois auditores independentes demonstrando a capacidade econômica da empresa, bem como projeto de investimento demonstrando a origem dos recursos a serem aplicados. Também deverão apresentar balanço patrimonial e demonstrações contábeis, além de documentos referentes à comprovação de idoneidade da entidade e dos seus sócios.

G1


Menino se inspira em árvores e revoluciona captação de energia solar


Aidan, de 13 anos, construiu uma árvore com 40 placas de captação de energia posicionadas como se fossem folhas. As placas apontadas para várias direções absorvem mais luz do que na disposição plana.

Aidan tem 13 anos e está na sétima série. No tempo livre, gosta de ficar no quarto dedilhando as cordas da guitarra. Ele tem a rotina como a de qualquer garoto da idade dele, mas descobriu uma maneira revolucionária de transformar a luz do sol em energia e agora é considerado um pequeno gênio.

Aidan conta que tudo começou em uma viagem de férias. “A gente ficou em um lugar que tinha um painel solar, eu e meus pais queríamos ter um igual, mas na nossa casa não tinha espaço”, conta.

E como resolver esse problema? Foi observando as árvores que Aidan teve uma ideia: talvez elas pudessem indicar o caminho para captar energia do sol de maneira mais eficiente e em um espaço menor, que coubesse no quintal da casa dele.

“As árvores coletam a luz para produzir a própria energia. Então pensei: ‘elas estão aqui há milhões de anos e, com certeza, devem ter uma maneira mais eficiente do a que a nossa de fazer isso’”, diz Aidan.

O menino, então, fotografou a copa de várias árvores e percebeu que os galhos e as folhas seguiam um padrão matemático. Essa ordem é conhecida como Sequência de Fibonacci. E é encontrada em toda a natureza. Desde a forma de animais muito pequenos até furacões e grandes galáxias.

Aidan fez o que qualquer criança hoje pode fazer. Pesquisou tudo na internet. E construiu uma árvore com 40 placas de captação de energia posicionadas como se fossem folhas. Ele descobriu o ângulo exato em que as placas deveriam ser instaladas.

As placas são as mesmas usadas nos painéis planos. Elas captam a energia do sol e transformam a luz em corrente elétrica. Em três meses de medições diárias, Aidan descobriu que as placas apontadas para várias direções, absorviam mais luz do que na disposição plana. O trabalho dele ganhou o prêmio do museu de história natural americano.

“A árvore solar é mais eficiente. Ela consegue captar 20% mais energia do que o painel plano”, diz Aidan.

No dia da entrevista o garoto estava arrumando as malas. Ele foi convidado para falar na abertura do encontro mundial sobre o futuro da energia no mundo que começa nesta segunda-feira (16), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Celebridade do mundo científico, Aidan não deixou de ser um menino tímido e modesto. “Acho que eu encontrei algo que pode ser bom para o futuro, mas não me sinto um gênio, ainda sou apenas uma criança”, conclui o pequeno cientista.

Globo

Comerciantes começam a sujar as ruas reformadas do Crato


Nem bem terminaram os trabalhos de requalificação da Rua Dr. João Pessoa e das Praças Centrais do Crato, e já podemos presenciar um dos graves problemas da nossa cidade: A falta de educação do povo: Lixo, papéis, copos descartáveis, canudinhos, tudo jogado em plena rua, quando se sabe que há lixeiras próprias para isso. O que ninguém sabia é que o próprio comércio não ajuda. Recebemos esta foto do Sr. Thallys Moreira, que mostra tão bem o que tem acontecido por anos e anos aqui no Crato em completa impunidade. É preciso que as autoridades, as mesmas que projetaram e requalificaram o novo centro, passem a repreender esses comerciantes, e a fazer campanhas educativas junto à população para que o centro do Crato possa se manter sempre limpo e organizado.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

MAIS UM DEPUTADO ESTADUAL CRATENSE


O suplente Valberto Esmeraldo (PV), -- foto à direita -- que no último pleito teve 9.252 votos na cidade de Crato, deverá assumir no próximo mês de fevereiro – por quatro meses – a cadeira de deputado estadual. Nesse período, Crato ficará assim com três deputados estaduais. Os outros dois são os titulares Ely Aguiar e Sineval Roque.

Via Emerson Henrique ( Facebook - Filhos e Amigos do Crato )
Colaborador
Foto: Wilson Bernardo

IBGE adapta cálculo da inflação a estilo de vida do brasileiro

NE - Se não puder baixar a inflação, mude o cálculo!

A partir deste ano, o chope, o bacalhau, o chuchu e a máquina de costura não pesam mais na inflação. O órgão do governo responsável pelo cálculo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), retirou da conta esses e mais 48 itens. Por outro lado, acrescentou 32, como o salmão, o morango, o chuveiro elétrico e o telefone com internet.

As mudanças no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – divulgado mensalmente pelo IBGE e referência para as metas de inflação estipuladas pelo governo – foram promovidas para adequar o cálculo aos hábitos de consumo dos brasileiros. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009, muita coisa mudou desde 2006, quando o IPCA foi atualizado pela última vez.

A revisão do cálculo passou a vigorar na última quarta-feira (11) para adequar a importância de alguns produtos e serviços na fórmula, mas as alterações já haviam sido anunciadas pelo IBGE no ano passado. Com o anúncio, antes mesmo que o IPCA passasse a ser calculado pela nova fórmula, instituições financeiras reduziram as projeções da inflação para 2012, como o Banco Itaú, que reajustou a previsão de 5,75% para 5,25%, e a consultora Sul América Investimentos, que cortou de 5,3% para 5%.

Entre 2008 e 2009, segundo a POF – que serviu de base para as alterações –, o brasileiro passou a consumir mais salmão, DVDs e celulares com internet, por exemplo. Em função disso, eletroeletrônicos e energia elétrica estão entre os itens que ganharam mais importância no cálculo, assim como os gastos com veículos próprios, que ficaram mais baratos nos últimos anos.

“Há dez anos, ninguém usava internet. Boa parcela da população não viaja de avião, não tinha uma despesa tão elevada com automóveis e celular. A sociedade mudou. Por isso, a revisão”, destacou o economista-chefe da Sul América, Newton Rosa. Segundo ele, a diminuição de pesos de alguns itens, como alimentos, foi a principal responsável pela revisão da projeção para 2012.

Por outro lado, perdeu importância, na cesta do consumidor, gastos com transporte público, alimentos e bebidas, recreação e empregados domésticos. Educação também perdeu peso no novo cálculo do IPCA, o que gerou polêmica diante da alta de preços do setor de serviços e da maior entrada de jovens, principalmente, em universidades privadas no país.

O economista-chefe da agência de risco Austin Ratings, Alex Agostini, ressalta que, em relação aos empregados, a perda de importância não significa que o serviço ficou mais barato. Pelo contrário, em função da menor disponibilidade de mão de obra e a consequente alta dos salários, o brasileiro está abrindo mão do serviço. “Está caro sim. Aí, gastamos menos”, afirmou Agostini.

Desde a criação do IPCA em 1979, o índice foi atualizado cinco vezes. Há 20 anos, entravam na conta os preços de máquinas de escrever, videocassete, disco, fita cassete e de enceradeiras. Esses itens foram retirados do cálculo do indicador, que, a partir de agora, também vai incorporar as despesas dos brasileiros com chuveiro elétrico, fralda descartável e TV por assinatura com internet.

Com base no novo cálculo de 365 itens, o IBGE deve divulgar, no dia 10 de fevereiro, o IPCA da inflação de janeiro deste ano. A meta do governo para 2012 é que o índice fique abaixo de 5%, menor que o de 2011. No ano passado, o IPCA ficou em 6,5%, o mais alto desde 2004 e acima da meta estabelecida de 4,5%, mas ainda no máximo previsto que é de dois pontos percentuais acima.

Fonte: Agência Brasil


Profetas da chuva dizem que o inverno vai atrasar


NE - É claro. Já estamos em pleno Janeiro e nada de chuvas, nem é preciso ser profeta pra saber disso...

Os prognósticos são realizados com base em elementos da natureza que os cerca Reunidos em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, os profetas da chuva anunciaram as previsões para 2012.

No XVI Encontro de Profetas da Chuva, ontem, em Quixadá, 13 dos 24 profetas e três profetisas anunciaram suas previsões e apontaram como tardio o início da quadra invernosa. Plantar somente a partir da segunda quinzena de março foi o alerta aos agricultores. Basearam seus prognósticos em vários elementos da natureza, como animais, insetos e também nos astros. Apenas dois foram pessimistas: Antonio Queiroz e Renato Lino, ambos de Quixadá. Este último não viu nos cupins um bom sinal. As asas dos insetos não estão crescendo, portanto não há motivo para se preocuparem com aguaceiros: "Se não tem água não tem chuva".

Dessa vez, além de Quixadá, Itatira foi a cidade com o maior número de representantes. Onze homens e uma mulher, a técnica em enfermagem Maria de Nazaré de Oliveira, acompanharam a secretária de Agricultura daquele município, Claudia Almeida. Havia ainda profetas de Banabuiú, Limoeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Morada Nova e Piquet Carneiro.

O ex-oficial da Marinha Mercante, Luiz Gonzaga, veio de Camocim. Era o único a não se enquadrar entre os profetas. Se considera um pesquisador. De acordo com ele, ainda é cedo para confirmar o quadro invernoso no Ceará. "O período ideal está na segunda quinzena de fevereiro, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deverá se posicionar oficialmente. Ele, que foi o primeiro a se apresentar, utiliza como base a Zona de Convergência do Oceano Atlântico e outros 20 elementos indicadores. Mesmo assim previu inverno médio na região. E cada um, de forma descontraída, anunciava suas previsões, como a de José Nascimento, de Monsenhor Tabosa: "Quando o sapo canta tem bom inverno e, neste ano, se tá cantando, tem, e dos bons".

Neste ano, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, prestigiaram o evento.

ALEX PIMENTEL
Colaborador do DN

Barbalha revitalizará patrimônio


Barbalha. As principais ruas do centro histórico barbalhense vão passar por uma revita-lização. É que será colocado um novo calçamento em paralelepípedo. O projeto de mais de R$ 1 milhão, segundo a Secretaria de Cultura da cidade, deverá ser iniciado ainda este mês na cidade, por meio de uma parceria da Secretaria das Cidades e Banco Mundial, em parceria com a administração local. A ordem de serviço já foi assinada.

Barbalha é uma das cidades da região que se destaca pela preservação do seu patrimônio arquitetônico. Tanto que o Município foi inserido no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), das cidades Históricas do Brasil. Mas, ainda não houve investimentos federais, no sentido de fortalecer o turismo na cidade. Segundo o secretário de Cultura, Dorivan Amaro, será iniciada a recuperação e reforma do Casarão Hotel, na Rua da Matriz, no Centro da cidade. O prédio é um dos poucos tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará (Copac), juntamente com o Palácio 3 de Outubro.

Atualmente, o Casarão Hotel abriga a Secretaria de Cultura da cidade e o projeto de recuperação da edificação será supervisionado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o secretário, essas são iniciativas que vão fortalecer o turismo. O centro histórico contabiliza cerca de 40 prédios.

A cidade é detentora de um dos mais belos centros históricos da região. Seus casarões remontam o tempo do Império. O trabalho de conscientização para a preservação dos prédios, conforme Amaro, tem sido permanente. "Esse projeto de revitalização, com certeza, irá ajudar nesse processo, já que resgata, além da beleza patrimonial da cidade, a autoestima da população", diz.

A maioria dos prédios vem sendo preservada na cidade. O Centro Histórico de Barbalha começa no Largo do Rosário - onde a Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas da cidade, passa por uma recuperação, por meio de investimentos da Igreja Católica e da comunidade - e vai até a Matriz de Santo Antônio e outras ruas da cidade.

Para o secretário de Cultura, o turismo é uma importante fonte de renda para Barbalha. As obras serão responsáveis pela recuperação de 20 ruas como a Totonho Filgueira, Pero Coelho, Edmundo de Sá Sampaio, Neroly Filgueira, 14 de Maio, Padre Ibiapina, Umarizeira, Nézinho de Sá, Ruas 12, 13 e 14, Princesa Isabel, Santos Dumont, 7 de Setembro, Major Sampaio, Divino Salvador e Pátio da Igreja do Rosário, entre outras.

Assim como Barbalha, o Interior do Estado exibe muitas cidades onde o acervo tombado pelo Iphan destacam-se pela sua preservação. É o caso de Sobral, na Zona Norte, e Icó, no Centro-Sul, onde os imóveis e ruas em seus centros históricos mantém as linhas arquitetônicas originais. Moradores são orientados a não modificarem as fachadas antigas. Até a fiação da rede de energia elétrica segue projeto subterrâneo, como forma de manter os lugares sem muitas interferências contemporâneas.

Mais informações:

Secretaria de Cultura
Município de Barbalha
Rua da Matriz - Casarão Hotel
Centro - Região do Cariri
Telefone: (88) 3532.1708

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


http://1.bp.blogspot.com/-nc_myLT0j6s/Tw270aSzjeI/AAAAAAAAG1g/tHwMI280n9w/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Edição de 12 a 15 de dezembro de 2012
Novo deputado cratense

O suplente Valberto Esmeraldo (PV), -- foto à direita -- que no último pleito teve 9.252 votos na cidade de Crato, deverá assumir no próximo mês de fevereiro – por quatro meses – a cadeira de deputado estadual. Nesse período, Crato ficará assim com três deputados estaduais. Os outros dois são os titulares Ely Aguiar e Sineval Roque.

Processo de Beatificação


A diocese de Crato espera entregar ao Vaticano, no próximo mês de maio, o pedido formal de abertura do processo de bem-aventurança e beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva. Assassinada em Santana do Cariri, há 70 anos – preferindo morrer para preservar sua virgindade –, Benigna é conhecida como a “Mártir da Pureza”. Centenas de fiéis na diocese de Crato, especialmente de Santana do Cariri, já alcançaram graças por intercessão de Benigna.

Semana Nacional de Museus

O Ibram–Instituto Brasileiro de Museus promoverá, de 14 a 20 de maio próximo, a 10ª Semana Nacional de Museus. Anos atrás, o Museu de Paleontologia da URCA (foto à esquerda ) – localizado em Santana do Cariri – participava anualmente desse evento. Àquela época, o Museu de Paleontologia era dirigido pelo geólogo e professor Alexandre Magno Feitosa Sales. E a população de Santana do Cariri festejava e participava da vasta programação da Semana Nacional de Museus. O evento de 2006 chegou a ter cerca de 700 participantes. Os folders desses eventos anunciavam conferências no auditório daquela instituição; palestras para municípios, para a URCA e para escolas públicas e particulares; apresentações de grupos de folguedos da tradição popular, dentre outros. Todas as atividades da Semana Nacional de Museus, em Santana do Cariri, eram voltadas à divulgação e a preservação do patrimônio fossilífero da Chapada do Araripe, incluindo atividades e cursos de educação patrimonial.

Vitrines culturais



A 10ª Semana Nacional de Museus remete-nos a uma reflexão sobre os museus existentes em Crato. Esta cidade possui seis museus: o Histórico e o de Artes Vicente Leite (ambos funcionando no antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia Pública de Crato -- foto à direita); o Museu de História Natural da URCA, o de Fósseis da Bacia do Araripe (localizado na Praça da Sé e mantido pelo DNPM–Departamento Nacional de Produção Mineral), além de dois pequenos memoriais: o de Dom Quintino (funcionando no Colégio Santa Teresa de Jesus) e o do Dr. Raimundo de Oliveira Borges, localizado na casa onde ele residia, na Rua Cel. Antônio Luís.

Preservando a memória de Crato



Convenhamos que esses 6 museus representam muito em termos de preservação da memória da cidade e da região. Dois deles estão momentaneamente fechados: o Museu Histórico e o Museu de Artes Vicente Leite. Há cerca de um ano a Prefeitura de Crato iniciou os trabalhos de reparos e restauração no segundo pavimento do imóvel onde funcionou a Casa de Câmara e Cadeia do Crato – construída em 1877 – onde estão localizados os dois museus. O prédio, localizado no encontro da Praça da Sé com a Rua Senador Pompeu, não teve – até agora – os serviços concluídos. Agora em janeiro as obras serão reiniciadas e toda a despesa será custeada pela Prefeitura. Ressalte-se, porém, a ação feita pel governo Municipal de Crato para a preservação do valioso acervo de ambos os museus. O de Artes Vicente Leite teve todas as suas telas restauradas pela artista plástica Edilma Rocha. Já o Museu Histórico teve suas peças sacras restauradas por Gabriella Federico. Aguarda-se para 2012, a reabertura desses dois museus.

E o Museu de Arte Sacra?

Há algum tempo a Diocese de Crato planeja a implantação do Museu de Arte Sacra Dom Francisco de Assis Pires, que funcionaria no Palácio Episcopal. (Na foto à direita, Dom Francisco de Assis Pires) Para tanto, a Fundação Padre Ibiapina enviou um solicitação ao BNDES, pedindo apoio financeiro no âmbito do Programa de Preservação de Acervos. Este programa é desenvolvido em cooperação com o Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan). Caso seja contemplado, a diocese receberá R$ 37.024,00, para as providências preliminares do futuro Museu de Arte Sacra Dom Francisco de Assis Pires.

No mais



Outros memoriais ainda poderiam ser implantados em Crato. É ocaso de um para preservação da memória do Seminário Diocesano São José e outro para resgatar a história da Exposição Agropecuária de Crato, esta já caminhando para setenta anos de eventos realizados, já que a primeira exposição ocorreu em 1944.

Haja faxina



Chegamos ao meado de janeiro e a anunciada reforma no ministério da presidente Dilma não saiu do papel. Aos poucos, fica claro que atual administração federal – além do pouco realizado no ano passado – continua necessitando (e muito!) da imprensa livre a fim de inteirar a presidente dos “malfeitos” dos seus ministros. “Malfeitos” é o termo usada eufemisticamente por dona Dilma para as denúncias de corrupção dos seus ministros.

Igual a “los hermanos”?

A Inflação oficial fechou 2011 em 6,5%, a maior taxa anual registrada desde 2004. Como a maioria dos brasileiros não saber fazer a conta, é bom lembrar que o centro da meta de inflação era de 4,5%, ocorrendo, portanto, um aumento – para mais – de 44,44% do centro projetado. Agora a notícia ruim para os aposentados: o governo anunciou o índice de reajuste para os benefícios da Previdência Social para quem ganha cima de 1 salário mínimo: 6,08%. Menos do que a inflação oficial apurada. O que confirma a determinação do governo Dilma de não dar um aumento real (ou seja, acima da inflação) aos aposentados. E o pior: tem gente desconfiando que o índice da inflação divulgado pelo governo foi menor do que o real...

Barbas de molho



Embora existam aposentados que defendam ardorosamente os governos petistas (será que há sinceridade nisso?), pelo visto, a revolução social no Brasil (lembrem-se da Praça Tárik, no Egito) tem de ser deflagrada pelos "velhinhos" aposentados do setor privado da economia. Estes estão sendo esbulhados em seus direitos há mais de 30 anos. Após o pagamento dos aposentados do setor privado, a receita do INSS ainda continua superavitária. Depois é que vem o “rombo”, pois o astronômico déficit do INSS resulta no desvio para pagar aos milhões que nunca recolheram 1 centavo para a Previdência. Coisas dessa República...

A realidade concisamente

Nem a “Velhinha de Taubaté” se atreveria a duvidar desta realidade cruel: o governo federal alardeou que o crescimento da produção industrial brasileira em 2011 seria de 5,3%. Ao fim do ano ela ficou em míseros 0,4%. Triste!

Agora os parabéns prá Dilma

Apesar de manter no governo figuras radicais e trogloditas como Celso Amorim e Marco Aurélio (top-top) Garcia, a presidente Dilma Rousseff – no último périplo do presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad pela América Latina – não estendeu o tapete vermelho brasileiro ao carrasco assassino de mulheres, homossexuais e dissidentes políticos da ditadura dos aiatolás.

Êta trem bão, sô!

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República alugou uma casa de alto luxo, num bairro nobre da capital paulista, com 780 metros quadrados avaliada em R$ 4,5 milhões e aluguel mensal de R$ 55 mil reais. O imóvel, localizado próximo ao apartamento do vice-presidente, vai abrigar os seguranças de Michel Temer. Bom lembrar que o vice-presidente Michel Temer tem residência oficial em Brasília, mas acontece que o distinto gosta de passar os fins de semana na cidade de São Paulo.

Torpedos


1 – Padre Rocildo Alves Lima Filho, que está cursando doutorado em Roma veio escrever sua tese em Crato. Ele se isolou numa chácara da família, no bairro Lameiro, onde trabalha dia e noite nas consultas e redação da peça que vai defender nos próximos dias na Europa. Na foto acima, padre Rocildo quando foi recebido pelo Papa Bento XVI.



2 – Quando a nova Praça da Sé for devolvida ao público, passará a contar com nova filial da Pão & Cia, franquia da padaria com sede em Minas Gerais, que já possui outra loja em Crato, em frente à URCA. A produção da Pão & Cia é feita num processo lento e artesanal, utilizando fermento biológico e água com pouco cloro.

3 - Agora é definitivo: ocorrerá às 09:00 h. do próximo dia 19 de janeiro a inauguração do Atacadão Maxxi de Juazeiro do Norte.

4 – Enquanto isso já está funcionando, no complexo do Hipermercado Bom Preço, a primeira loja da Subway em Juazeiro do Norte. Trata-se da filial caririense da rede Subway, que oferta produtos diferenciados das demais casas de fast-foods. Eles formam uma alimentação saudável e com excelente paladar.

5 – Será iniciada em breve a construção de novo hotel Juazeiro do Norte: o Bristol Golden Tower Hotel. Localizado na Avenida Plácido Aderaldo Castelo, bairro Lagoa Seca, o Bristol Golden Tower Hotel contará com 238 apartamentos distribuídos em 18 andares. A piscina ficará no terraço de onde o hóspede terá visão panorâmica da cidade.

6 – Uma informação para quem acredita que melhorou a condição de vida dos pobres brasileiros: a porcentagem de imposto embutido no preço do arroz chega a 15,34%. No caso do açúcar, é 30,37%, e no óleo de soja, 26,05%.

7 – A primeira lei federal de 2012 foi a de Nº 12.587, de 3 de janeiro último. O que ela diz? Dá “as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana; revoga dispositivos dos Decretos-Leis 3.326, de 3/6/41, e 5.405, de 13/4/43, da CLT, aprovada pelo Decreto-Lei 5.452, de 1/5/43, e das Leis 5.917, de 10/9/73, e 6.261, de 14/11/75”. Alguém entendeu?

Salve São Sebastião

No próximo dia 20, os católicos comemoram o Dia de São Sebastião, santo nascido na França no ano 256 d.C e assassinado – aos trinta anos de idade –durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. Em Crato, além da capela no bairro Caixa d’Água, existem outras dedicadas a este santo, como a histórica capelinha de São Sebastião dos Currais (foto à direita) localizada à margem da estrada Crato-Arajara, e a do distrito de Dom Quintino, onde ele é o padroeiro. Na diocese de Crato são Sebastião é padroeiro das paróquias de Nova Olinda e Maganbeira, distrito de Lavras. Já em Ipaumirim – onde a padroeira é Nossa Senhora da Conceição – a festa de São Sebastião é a maior comemoração religiosa daquele município.



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31