xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 janeiro 2012

CEARÁ: CID SE INDISPÕE COM EXÉRCITO E PIORA A SEGURANÇA


Foi de soco na mesa a troca de provocações na reunião entre Ivo Gomes, irmão e chefe de gabinete do governador do Ceará, Cid Gomes, e o general da 10ª Região Militar, Gomes de Matos (foto), há poucos dias. Cid enviou o irmão para pedir a ocupação das delegacias pelo Exército, mas o general recusou-se.

Gomes de Matos ligou para o comando do Exército, que determinou a negativa após consultas à presidente Dilma Rousseff. Irritado, Ivo engrossou a voz e ouviu do militar um “quem você pensa que é!?”

Fonte: Congresso em Foco

Secult abre inscrições para o IV Edital Mecenas do Ceará


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) abriu início nesta quarta-feira (11) as inscrições para o IV Edital Mecenas do Ceará. O edital, no valor de R$ 14.364.000,00, tem como objetivo apoiar projetos artístico-culturais apresentados por pessoas físicas ou jurídicas e que tenham como finalidade o fortalecimento do setor cultural cearense e a promoção do desenvolvimento social e econômico do Estado do Ceará. A data de execução dos projetos devem ser entre o período de fevereiro a dezembro de 2012. As inscrições finalizam no dia 10 de fevereiro de 2012.

Os interessados deverão ser maiores de 18 anos, residentes e domiciliados no Ceará, desenvolvam atividades culturais comprovadas há pelo menos um ano, tenham relação direta com o objeto do projeto a ser realizado e que suas atividades contemplem as áreas artísticas e culturais presentes no edital.

Todos os projetos apresentados deverão desenvolver em seu processo de execução a produção de bens e serviços que englobem as áreas das artes visuais e fotografia, audiovisual, teatro, dança, circo, música, arte digital, literatura, livro e leitura, patrimônio material e imaterial, artes integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística).

O Envelope de Inscrição deverá ser entregue no Setor de Protocolo da SECULT, no horário de 8h às 16h30, ou encaminhado por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, na modalidade SEDEX e/ou Correspondência, ambos com aviso de recebimento (AR).

Assessoria de Imprensa da Secult

Crato terá Centro de Saúde infantil


A unidade prestará atendimento nas especialidades clínica, psicológica, psiquiátrica, pediátrica, neurológica e alergológica.

Crato Até o próximo dia 15 de fevereiro, a Secretaria de Saúde deste Município irá implantar o primeiro Centro de Saúde da Criança. A unidade prestará atendimento a crianças e adolescentes de zero a 15 anos, nas especialidades clínica, psicológica, psiquiátrica, pediátrica, neurológica e alergológica. No Centro, também serão realizados o teste do pezinho e imunização, além da coleta de leite materno, que servirá para abastecer o banco de leite e também para atender a crianças com necessidades especiais.

O Centro de Saúde da Criança vai funcionar no mesmo prédio do antigo Sandú. No local, será realizada uma reforma que adaptará o ambiente ao universo infantil. A expectativa é de que, mensalmente, sejam atendidas cerca de mil crianças. Antes da instalação da unidade, as crianças eram encaminhadas para as unidades de saúde dos Municípios vizinhos e hospitais da rede secundária, uma vez que na cidade não havia nenhuma unidade de atendimento especializado em Pediatria.

Ao todo, serão 19 profissionais atendendo a seis especialidades. O atendimento será feito através da rede de Postos de Saúde da Família (PSFs) e pela demanda aberta, que é a procura voluntária dos usuários. Além do atendimento diário, o Centro de Saúde da Criança vai funcionar em regime de plantões noturnos, sempre nas segundas e sextas-feiras, nos horários das 18 às 22 horas. Os pacientes que desejarem receber atendimento e forem referenciados para a unidade devem possuir o Cartão do Sistema único de Saúde (SUS). Após as consultas, eles continuarão sendo acompanhados pela equipe.

O projeto de implantação do Centro de Saúde da Criança foi idealizado depois do surgimento de uma grande demanda, tanto da zona rural como urbana, em plantões nos PSFs.

Atendimento

O projeto terá como custo apenas da reforma e acessibilidade do local onde será instalado. A meta é concentrar o atendimento a esse público específico em apenas uma unidade de referência. A medida vai desafogar os demais postos de saúde e melhorar a detecção dos indicadores de vacinação, doenças e também acompanhamentos das gestantes.

As crianças com diabetes e obesidade que atualmente recebem assistência através do programa Hipertensão e Diabetes, que funcionava no Centro de Saúde Teodorico Teles, serão transferidas para o Centro de Saúde da Criança. A medida vai beneficiar a população infantil.

Mais informações:

Posto de Assistência Médica
Rua José Marrocos- 226
Bairro Centro
Município do Crato
Telefone: (88) 3523.5667

FOTO e Reportagem: YAÇANÃ NEPOMUCENA
Diário do Nordeste

Os "ateus" da Universidade -- por Armando Lopes Rafael


Ou a vida na Terra teve uma origem integral como a deusa Atena que saiu inteira da cabeça de Zeus ou ela teve origem em algum outro lugar” – David McKay, da Nasa.
A partir de 2005, depois da minha aposentadoria no Banco do Nordeste do Brasil, exerci por dois anos e meio o cargo de Assessor de Comunicação da Universidade Regional do Cariri. Foi uma experiência nova e gratificante para mim, uma pessoa proveniente da atividade financeira. E foi uma experiência que me trouxe muitas surpresas.
Uma dessas surpresas foi descobrir que nas universidades públicas brasileiras – compostas por pessoas talentosas e inteligentes – sobreviviam segmentos ideológicos – segmentos esses possantes e ruidosos –, que ainda acreditavam e pregavam velhos e superados métodos de planejamento e gestão estatais para a condução da economia. E isso, mais de vinte anos depois da queda do Muro de Berlim, que simbolizou a falência do socialismo real.
Também me surpreendeu o fato de que muitos do meio acadêmico proclamavam – e o faziam até com certa ufania – sua condição de ateus ou agnósticos. Essas pessoas recorriam a velhas ideias e velhos livros para defender suas opiniões.
E eu ficava me perguntando por que essas pessoas – talentosas e inteligentes – pareciam desconhecer as recentes descobertas astronômicas, as quais provaram que o universo não é só esta nossa galáxia – o nosso velho, imenso e conhecido “universo” que tem 80 a 100 mil anos luz de diâmetro.
Cientistas já haviam descoberto que há bilhões (repito, bilhões) de galáxias no universo e que sua velocidade varia de 300 a 1 milhão e 800 mil quilômetros por segundo. Descobriu-se também que elas se distribuem em grupos de galáxias, e que esses grupos se afastam uns dos outros a essas velocidades fantásticas.

Aliás, vale o registro, dessas descobertas nasceu a teoria da exploração primeva, também chamada de explosão primordial (como a denomina cientistas franceses), mas chamada pelos norte-americanos de teoria do Big-Bang, nome que prevalece hoje em dia. A partir dessas descobertas, nossa concepção de universo mudou muito. Desconhece-se hoje os limites do universo, sabe-se apenas que ele continua em plena expansão, embora dê a impressão de que está parado.

Daí concluirmos que o ser que fez tudo isso tem um poder infinito. Deus é infinito. E fez o universo assim, tão imensamente grande, para que o homem formasse uma ideia de seu poder infinito. Diante dele o homem não passa de um minúsculo ser.
(Texto e postagem: Armando Lopes Rafael)

O Sertão com nova cara. – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Observando o gado pastando, o movimento suave da brisa balançando as árvores, o açude com sua água verde e tranqüila, acalmando-me do stress da cidade, eu chego à conclusão de que tudo continua igual no tocante a natureza, nesse sertão localizado no município de Bodocó - Pernambuco. Porém mudanças recentes aconteceram na vida das pessoas. Tudo é muito seco, melhorando a paisagem para o tom verde na época das chuvas.

Há quarenta anos, eu vinha algumas vezes passar fins de semana aqui com a família de Carlos juntamente com a minha, quando ainda éramos namorados. Sempre achei o lugar agradável e tranqüilo, embora não houvesse o menor conforto.

A casa de taipa, alpendrada, ainda é a mesma. Agora, olhando ao redor da fazenda, vejo o quanto melhorou a vida das pessoas que ali residem, após a instalação da energia elétrica, através do programa “Luz para Todos”, iniciado no governo Lula e continuado na gestão Dilma.

Antes da luz elétrica, os banhos eram de açudes, os banheiros no mato, a luz era de candeeiros e velas. As mulheres dos moradores pegavam água no açude, transportando-as em latas, nas cabeças. Lavavam louças nas bacias tirando a água do pote. Hoje existe água encanada em todas as casas, facilitando a vida de todos. Tudo antes era muito seco, mas agora com água canalizada, vemos alguns coqueiros e outras fruteiras surgindo.

Com a chegada da energia elétrica, cada casinha por mais pobre que seja, tem a sua antena parabólica sintonizando a televisão com imagem perfeita, o que contribuiu para informar, mudar a maneira de vestir e de falar das pessoas.

Em vez dos vestidinhos de chita, as mocinhas e mulheres do lugar se vestem com shorts, saias e calças jeans. A alimentação melhorou com o programa Bolsa Família. Além do que esse programa exige que os pais coloquem os filhos na escola. A prefeitura de Bodocó fornece transporte para os estudantes se dirigirem até àquela cidade para freqüentar as aulas. Antes, os filhos dos agricultores eram analfabetos. Atualmente todos têm oportunidade de terminar o ensino médio. Ou seguir mais adiante, conseguindo emprego melhor.

Assistindo à celebração da Palavra numa comunidade próxima, realizada pelos próprios moradores, admirei-me das leituras serem feitas por crianças, que lêem muito bem. Como o padre da cidade de Bodocó só pode celebrar a missa uma vez a cada dois meses, os próprios camponeses assumem a celebração.

Essas observações não têm nenhuma conotação política, não sou filiada a nenhum partido político, porém como cristã admiro os governantes que trabalham para melhorar a vida dos pobres.

Será utopia, um mundo onde todos tenham “voz e vez”? Quem não sonha com uma sociedade onde prevaleça a justiça e a paz para todos? Enquanto esse dia não chega, podemos torcer e rezar, para que os governantes façam a diferença ajudando a promover um Brasil onde exista mais justiça social. Afinal de contas, somos todos filhos de Deus e “o sol nasceu para todos.”

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

MUNICIPIOS CEARENSES DESPROVIDOS DE RECURSOS PARA AÇÕES EMERGENCIAS EM 2012 - Por: Wilson Rodrigues


O programa federal “Prevenção e Preparação para Emergência e Desastres” PPED, do Ministério da Integração Nacional, destinou em 2011 o valor de 25,5 milhões de reais para Pernambuco e apenas 12.296.682,22 para o Ceará. O titular da pasta, Fernando Bezerra, que é pernambucano, acaba de enviar ao congresso nacional outro projeto para seu Estado no valor de 16 milhões de reais para serem usados em 2012. A desproporcionalidade na distribuição dos recursos levantou a suspeita de pratica de provincianismo e clientelismo por parte do ministro ao priorizar Pernambuco, onde ele quer ser governador ou prefeito de Recife e isto causou indignação no meio político dos Estados menos favorecidos, principalmente no Ceará que ficou em 5º lugar na classificação dos contemplados. Até mesmo as influentes expressões políticas do PT reconhecem que o ministro exagerou na politização do uso das verbas antienchentes ao destinar para sua terra natal tais verbas e deixando o vizinho Estado cearense em 2011 com menos de 50 % do valor.

Os municípios cearenses estão preocupados com as possíveis catástrofes naturais que possam acontecer no inverno que se aproxima. No Crato, por exemplo, onde há duas áreas de risco, Bairro Pantanal e as proximidades da Encosta do Seminário, incluindo o Canal do Rio Granjeiro, o prefeito Samuel Araripe PSDB disse que o sentimento é de preocupação e aposta no bom entendimento institucional que o município tem com os governos estadual e federal no sentido de socorrê-lo se houver necessidade. Reportando-se especificamente sobre o canal, explicou que as obras emergenciais iniciadas no mês de maio de 2011 e com previsão de conclusão em agosto do mesmo ano, até agora só foram concluídas 60 % e foram aplicados apenas 2.520.000 dos 4 milhões de reais liberados pelo ministro Fernando Bezerra da Integração Nacional e que desde de fevereiro do ano passado que se aguarda a licitação para o restante da verba ( 1.480.000,00 ), a serem aplicados na obra que continua inacabada a quase um ano de seu inicio.

Samuel Araripe lamenta a falta de celeridade nas obras emergenciais do canal, de responsabilidade do Estado e não entende porque as mesmas ainda não foram concluídas. Em novembro do ano passado, disse Samuel, foram entregues pela sua administração ao governo cearense, pareceres da Defesa Civil do Município e do engenheiro civil, Francisco Osny Enéias, externando a preocupação em relação a execução das obras que, segundo os documentos, apresentam varias irregularidades. Explicou ainda o prefeito que, quando da licitação feita pelo governador Cid Gomes para as obras emergenciais, ficou declarado que elas seriam a base para o projeto definitivo. Ainda conforme Samuel Araripe, em 2009 a prefeitura do Crato entregou ao governo federal projetos no valor de 22 milhões de reais para diversas ações no município do Crato, inclusive as emergenciais e até agora não obteve resposta.

Wilson Rodrigues
Jornalista, Colaborador
Foto Ilustrativa: Canal do Rio grangeiro no dia 28 de Janeiro de 2010 - Dia da grande enxurrada.

Macário de Brito Monteiro: uma homenagem a um amigo que se foi – Por Pedro Esmeraldo


Quando iniciei o emprego no antigo DCT,(Correios) habituei-me a seguir a rota da outrora Rua do Fogo, hoje denominada de Rua Senador Pompeu. Admirava-me do encontro matinal de um grupo de cidadãos de bem que permanecia lá durante alguns minutos, antes dos seus horários de trabalho.

A princípio, atravessava aquela artéria urbana com acanhamento. Aos poucos, fui perdendo a inibição e aproximando-me daquelas pessoas, tentando enquadrar-me ao rol daquela turma. Enfrentei o grupo com confiança e serenidade; esforcei-me para encontrar lá um ambiente compreensível e agradável, proporcionando-me integrar com os novos amigos.

Era um grupo de pessoas brincalhonas, onde aconteciam brincadeiras sadias, inofensivas, deixando todo tempo para conversas amenas. Tudo que eu quero dizer é que havia coesão entre aqueles amigos. Não se via, nem havia malícia, mas gestos de pessoas corretas, praticantes do bom senso, estimuladoras da arte do racionalismo social.

Lembro-me que havia entre eles uma pessoa de grandeza espetacular, tanto pelo seu caráter, como pela maneira de agir. Por isso senti-me integrado ao grupo que permaneceu por lá há cerca de quarenta anos. O cidadão a que me refiro sempre agia com simplicidade e muita sinceridade. Não estimulava a discórdia entre aqueles amigos. Não zombava de ninguém. Era bondoso e prestativo. Tratava todos com atenção profunda e respeito. Era fiel e marchava no caminho firme. Tinha o costume de evitar a desatenção para com quem quer que fosse...

Agora quero ressaltar o grande comportamento dessa pessoa digna merecedora de aplausos, que só fazia o bem e estimulava – com os seus exemplos – todos a seguirem seu caminho.

Refiro-me a notável figura de grande valor moral, possuidor de espírito prestativo e solidário, econômico no uso das palavras, que foi Macário de Brito Monteiro. Era ele descendente de importantes clãs caririenses que deram homens da envergadura de José Pinheiro Bezerra de Meneses – conhecido como Capitão Zeco dos Currais, e de Macário Vieira de Brito, nascido na Ponta da Serra, neste município.

Não tenho dúvidas em afirmar que Macarinho (como sempre o tratávamos), foi com toda certeza um dos maiores líderes da sociedade cratense.

Nunca se viu Macarinho queixar-se ou falar mal dos amigos. Era comedido no agir. Não maltratava ninguém e nem discutia por qualquer brincadeira. Era um senhor observador; não respondia aos insultos; preferia dar uma tapa com mão de luva aos insultos dos intrigantes aos quais respondia com o silêncio.

Para mim, dificilmente há outra pessoa semelhante a Macário de Brito Monteiro. Se Deus permitir, creio que algum dia poderá aparecer outro – mas não igual a ele – imitando o seu gesto, pelo menos em parte, além de dotado de uma bondade natural.

Agora olho para o céu peço ao Bondoso Deus que afaste esses “ intrujões” que vez por outra aparecem naquele local e que não permaneçam mais cutucando os cidadãos com palavras ofensivas, abalando a moral de qualquer pessoa que por lá compareça.
Por fim, algum só tem a casca, e o miolo podre.

Por Pedro Esmeraldo


Federação Cearense de Futebol transfere partida entre Crato e Fortaleza para o Estádio Romeirão e desaponta torcedores da região do Cariri



Crato – Depois de liberar o Estádio Mirandão para a partida que aconteceria no próximo dia 19 de janeiro na cidade do Crato, como parte do calendário futebolístico do campeonato cearense, a Federação Cearense de Futebol (FCF) voltou atrás na decisão às vésperas da disputa e transferiu o jogo para o Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. A informação repercutiu de maneira negativa entre os torcedores do time do Crato e os vendedores ambulantes da cidade, que já vinham se preparando há algum tempo para o evento com estoque de mercadoria para comercializar na ocasião da partida. Desapontada, mesmo assim a torcida organizada do Crato Esporte Clube garante presença massiva nas arquibancadas da cidade vizinha e demonstração de apoio aos atletas do time do coração.

Entendendo a Notícia

Em agosto do ano passado, o Estádio Mirandão foi submetido a uma rigorosa vistoria pelo Corpo de Bombeiros, que no momento da visita analisou as condições técnicas do espaço para comportar partidas de futebol. Dias após essa inspeção, conforme consta do laudo expedido pela corporação, mediante a apreciação e aprovação do projeto municipal, o Estádio havia sido autorizado para a realização de quaisquer eventos esportivos. Tendo todas as exigências preliminarmente atendidas como a instalação de novos hidrantes, torres com 02 fios de aterro, guarda corpo, corrimão, catracas fixas e alarme. No dia 12 de dezembro de 2011, uma segunda vistoria foi solicitada ao local apontando novas exigências para só então confirmar a liberação da arena. Além do projeto já aprovado, desta vez com restrições, o Estádio precisaria de novos reparos. Sem comunicar oficialmente à Prefeitura Municipal do Crato, responsável pelo equipamento, no dia 27 de dezembro, o Ministério Público recomendou à Federação Cearense a não realização de jogos sem antes o cumprimento da segunda vistoria.

Essa decisão foi tomada mesmo o Estádio Mirandão autorizado e com as novas exigências em dias e certificadas, constantes no projeto aprovado em agosto de 2011. Somente no dia 02 de janeiro de 2012, a Federação expediu comunicado à Prefeitura do Crato informando a decisão do Ministério Público. Entre os dias 03 e 04 de janeiro, a Prefeitura cumpriu as novas determinações, quais sejam: reformas na casa de força, plano de evacuação, piso da rampa antiderrapante e um novo plano emergencial. O próximo impasse enfrentado pela gestão municipal foi referente à assinatura de aprovação do Corpo de Bombeiros. O coronel Marcilio só pode assinar o laudo para liberação do Estádio Mirandão às 12:00h do dia 10 de janeiro. Logo em seguida, o prefeito Samuel Araripe pessoalmente encaminhou o documento ao Ministério Público que autorizou o uso do Estádio. Por volta das 16 horas do mesmo dia o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, tomou conhecimento da decisão do Ministério Público. Mas em função de uma cláusula no Estatuto do Torcedor que rege que a apresentação da aprovação deve ser encaminhada à Federação com até 10 dias de antecedência da realização da partida do jogo, o Estádio Mirandão foi penalizado por uma diferença mínima de um dia apenas nos cálculos proferidos pela FCF. O prefeito Samuel Araripe afirmou entrar com alguma medida legal para tentar revogar a decisão e reconsiderar a realização da partida no Estádio Mirandão.

Por: Washington Nogueira.


Blecaute na Praça Siqueira Campos - Por: Ewerton Albuquerque






O comentário e fotos nos foram enviados por Ewerton Albuquerque agora há pouco:

"Foi com um pouco de espanto que vi hoje ( ontem ), dez de janeiro de 2012, por volta das 20h a praça Siqueira Campos sem iluminação. Falando com um dos dois guardas municipais, o que muito me agradou saber que o Prefeitura está dando a devida atenção para evitar a ação de vândalos, soube que tudo começou com um dos postes mais altos, na lateral que fica o prédio do Casino, que começou a sair fumaça, curto circuito e causou o desligamento de todas as demais luzes da praça. Após tirar algumas fotos fui embora e o problema ainda não tinha sido solucionado, mas tinha uma pessoa em nome da Prefeitura tentando solucionar o problema.

Torço que este fato seja apenas um problema pontual, afinal uma obra recém inaugurada não deveria ter um problema tão significativo. Fica ai minha contribuição para que cada um tire suas conclusões. Em relação ao Município, Governo Estadual e Deputado(s) Estadual(is)."

Texto e Fotos: Ewerton Albuquerque


Notícias do Crato - 11/01/2012


MUNICÍPIO DO CRATO INVESTE NA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE SUA HISTÓRIA, COM REFORMA E REVITALIZAÇÃO DE MUSEUS

A sede dos Museus de Arte Vicente Leite e Histórico do Crato, além da Fundação J. de Figueiredo Filho vai ser totalmente reformada e informatizada. O secretário municipal de Infraestrutura, José Muniz de Alencar, informou que a primeira recomendação é manter e preservar toda a arquitetura original do imóvel, já que é Tombado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará (COPAC).

Vão ser restaurados os assoalhos e rodapés feitos de madeira, instalação elétrica que contempla iluminação especial nos ambientes onde são expostas as peças museológicas, aplicação de nova pintura nas partes interna e externa, instalação de um elevador para cadeirantes, que liga os dois andares do prédio e sistema de refrigeração. As obras foram orçadas em R$ 275 mil e serão executadas com recursos próprios do município. Nos próximos dias os trabalhos serão iniciados, logo que for concluído o processo de licitação.

No pavimento superior do prédio funciona o Museu de Artes Vicente Leite e no pavimento inferior o Museu Histórico do Crato, com os dois somando mais de mil e 500 itens. O ex-presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, instituição que administra os dois museus, George Macário de Brito, disse que na sua gestão foi dado início a um inventário do Museu Histórico, com a finalidade de identificar minuciosamente, inclusive, fotografando, medindo, pesando, separando para restauro, todo o acervo. O trabalho não foi devidamente concluído, segundo George, tendo em vista o incidente ocorrido no inverno de 2009, que danificou o teto do prédio e, motivo pelo qual, teve que recolher as peças históricas e as obras de arte para um local seguro.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO CRATO DÁ INICIO AS ATIVIDADES, REALIZANDO REUNIÃO DO CMAS HOJE

O Governo do Crato em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza hoje, às 10 horas, reunião do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS. O evento que acontecerá na sala dos Conselhos na Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Av. Perimetral Dom Francisco,S/N no bairro São Miguel terá como pautas:
-Leitura da ATA da reunião anterior;
-Momento para explicação das inovações do Bolsa Família;
-Presença da comissão para análise da documentação das entidades;
-Notificar uma data para a comissão fazer análise de documentações das entidades;
-Fornecer comprovante de inscrição no CMAS para APAE e SOAFAMC;
-Realizar análise dos cursos oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS;
-Reprogramação dos saldos de recursos;
-Explicações sobre as oficinas de Rodas de conversa dos CRAS e CREAS, Bolsa Família, PETI e Projovem Adolescente
-Análise sobre o Torneio Esportivo do Projovem Adolescente-acontecido em dezembro de 2011.
A Secretaria de Assistência Social também informa que o Programa Projovem Adolescente, que tem suas atividades funcionando nos bairros Alto da Penha Batateira, Muriti, Seminário e Vila Alta tiveram início a continuação do curso de informática, neste dia 10 de Janeiro (ontem). A Secretaria solicita a todos que fazem parte do referido programa para comparecer nas localidades onde foram inscritos.
A Secretaria de Assistência Social do Crato deseja promover ainda mais melhorias para a população promovendo bem estar, inclusão social, educação, cultura e qualidade de vida.


AGENTES DE SAÚDE DO CRATO REALIZAM VISITAS DOMICILIARES EM TODO O MUNICÍPIO

A Secretaria de Saúde do Crato comunica a toda a população que a partir desse mês - Janeiro de 2012- os Agentes Comunitários de Saúde estarão realizando visitações aos domicílios cratenses.
As visitas estarão acontecendo para obtenção do diagnóstico de situações vulneráveis, objetivando atualizar o cadastro do Bolsa Família para organização e melhoria do acesso destas junto às Equipes de Saúde da Família, cadastradas ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica – PMAQ.
O Secretário de Saúde, Cícero França, agradece a compreensão, e solicita o empenho de todos para que assim possam ser promovidas melhorias no acesso a saúde.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Foto ilustrativa: Museu de Arte Vicente leite - De Pachelly Jamacaru



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30