17 dezembro 2012

URCA apóia realização de I Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances


A Mostra IP será realizada entre os dias 17 e 18 de dezembro na cidade do Crato – CE, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva
 

A primeira edição da Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances (Mostra IP) é uma realização do Programa Nacional de Interferência Ambiental (PIA), em parceria com as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, do Centro Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes – CUCA da UNE e do Coletivo Camaradas. A abertura da Mostra IP acontece nesta segunda-feira (17), às 18h30, no Teatral Municipal Salviano Arraes. Os trabalhos terão continuidade na tarde da terça-feira (18), às 14 horas e se estendem até a noite. As escolas que participarem da Mostra receberão um kit de Arte composto por livro, documentário, cordéis, postais e vídeos.

A Mostra exibirá registros de trabalhos performáticos e de intervenções de artistas e grupos de todo o Brasil. Estão inscritos 27 trabalhos, dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Amapá e Pará. Este material será disponibilizado em uma plataforma virtual que tem por finalidade auxiliar os professores de artes, sendo uma ferramenta pedagógica. Para o artista/educador Alexandre Lucas, idealizador da Mostra IP, o evento pretende criar um canal de interlocução entre os artistas brasileiros que desenvolvem ações no campo da performance e da intervenção. Ele aponta, ainda, a importância da ligação do registro fotográfico e audiovisual com este tipo de fazer artístico, tendo em vista que é por estes meios que é possível torna o trabalho discutido e conhecido. 

O evento está sendo realizado com o apoio de 20 monitores, estudantes da URCA e da Universidade Federal do Ceará (UFC), que estão mobilizando as escolas locais e praticando o ativismo nas redes sociais, convidando artistas e divulgando a Mostra IP. De acordo com Alexandre Lucas, “o trabalho de monitoria é essencial para o evento, pois contribui com a amplitude da Mostra, tendo em vista que boa parte do trabalho foi realizado pelas redes sociais”. Ele ainda destaca a importância deste tipo de monitoria, que contribui significativamente para a formação acadêmica dos estudantes. (Leylianne Alves).
 
Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
Telefone: (88) 8812.5525/3102.1218


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.