29 novembro 2012

ESTÁ DECIDIDO QUE A SEDE DO FORUM REGIONAL TRABALHISTA DO CARIRI SERÁ EM JUAZEIRO - Por: Wilson Rodrigues


Esta matéria foi divulgada há algum tempo aqui no Blog do Crato e no Jornal do Cariri. Mas diante do que quer o vereador eleito do Crato, Luis Carlos Saraiva em fazer um abaixo assinado pela instalação neste município da sede do fórum trabalhista regional, é bom esclarecer que: o Cariri foi contemplado com mais uma unidade judiciária do trabalho. A designação da instituição aconteceu pela presidente da republica Dilma Rousseff ao sancionar a lei que cria mais cinco varas trabalhistas para o Ceará, elevando de vinte e oito para trinta e três o numero de unidades no Estado. Atualmente no Cariri só existem duas varas, sendo a 1ª em Crato e a 2ª em Juazeiro do Norte para atender aos 32 municípios da região e que desde 18 de março de 2010, foram unificadas. Com o advento da 3ª vara aceleram-se os entendimentos para a construção do prédio sede do Fórum trabalhista da região que vai abrigar as três unidades alem de um setor de Distribuição Unificada de Processos ( D U P ) e o Sistema de Protocolo Integrado ( S P I ), onde as notificações, intimações, citações e outros atos que dependem de intervenção de oficiais de justiça, possam ser divididos equitativamente entre os servidores ocupantes dos respectivos cargos. Com a instalação do Fórum na sua sede própria o Cariri passará a ter mais dois juízes federais do trabalho e três oficiais de justiça atuando em toda a área jurisdicionada.

Técnicos do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará já estiveram no Cariri vendo a viabilidade de localização de terrenos para a construção do prédio sede do Fórum. Os prefeitos de Crato e Juazeiro do Norte, Samuel Araripe e Manoel Santana, respectivamente, prometeram apoiar no que for preciso. Samuel Araripe, por exemplo, tem interesse que o empreendimento seja construído no Crato e colocou a disposição do TRT uma área de terra localizada na Avenida Fabio Pinheiro Esmeraldo, Bairro Muriti, que dar acesso ao campus da Universidade Federal do Ceará e que foi recentemente calçada em pedra tosca, eletrificada e instalada a rede de abastecimento de água. Sobre o local, o prefeito disse que se trata de uma área nobre da cidade e um dos pontos mais estratégicos do município cratense. 
O Tribunal Regional do Trabalho decidiu construir a sede do fórum trabalhista do Cariri no município de Juazeiro do Norte em área de 10 mil metros quadrados doada pela prefeitura municipal e localizada na Rua Rafael Malzoni, Bairro São José, aproximadamente 40 metros distante da Avenida Padre Cícero.

Para o juiz federal do trabalho e diretor do Fórum regional, Clovis Valença Alves Filho, a chegada da terceira vara no Cariri dará mais respaldo a sociedade que busca a tutela jurisdicional no tocante aos direitos trabalhistas. Segundo Clovis Valença, só em 2012 as duas unidades judiciárias do Cariri já receberam aproximadamente mil quinhentas e sessenta ações novas e com certeza a instalação de mais uma unidade na região vai fazer com que a resposta da justiça do trabalho seja mais célere possível no atendimento da demanda, concluiu.

Wilson Rodrigues
Radialista
Repórter do Jornal do cariri
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.