06 agosto 2012

Coluna Armando Rafael - 07 a 12 de Agosto

Edição de 7 a 12 de agosto de 2012

Aviso aos navegantes: 
“Não leia com o intuito de contradizer ou refutar, nem para acreditar ou concordar,   tampouco para ter o que conversar, mas para refletir e  avaliar– Pensamento de Sir Francis Bacon.

Cariri ganha nova agência do BNB


O superintendente do BNB para o Ceará, Rivônio de Morais Pinho,  anunciou na última 5ª feira, dia 2, que Barbalha (foto acima) ganhará em breve uma agência do Banco do Nordeste. O BNB vai instalar  108 novas agências em municípios nordestinos com mais de 50 mil habitantes. Dezoito delas serão instaladas no interior do Ceará, beneficiando, dentre outras as cidades de Caucaia, Cascavel, Acaraú, Viçosa e Acopiara.

Barbalha de Santo Antônio

E por falar em Barbalha, no próximo dia 17 de agosto aquela cidade vai comemorar seus 166 anos de emancipação política. Barbalha pertencia a Crato. Mas as comemorações já começam no dia 13, com a abertura da Semana do Município. A Terra dos Verdes Canaviais ocupa hoje lugar de destaque no cenário cearense e não é só porque possui uma das melhores faculdades de medicina do Brasil. Barbalha é o único município do Ceará que faz parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD) das Nações Unidas e do PAC das Cidades Históricas brasileiras. Viva Barbalha.
Dom Bertrand em Barbalha
Quem estará em Barbalha no próximo dia 11 de setembro é o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança (foto à direita). Ele é  trineto de Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel, a Redentora e segundo colocado na ordem de sucessão do Trono brasileiro. Dom Bertrand vem fazer palestras, a convite de um grupo de jovens barbalhenses.
À noite do dia 11, o príncipe falará  – no Cineteatro Neroly Filgueiras – para produtores rurais, empresários e universitários quando defenderá a propriedade privada e a livre iniciativa.
Uma voz respeitada
No dia 12 de setembro, dom Bertrand pronunciará palestras nos Colégio Santo Antônio de Barbalha e Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte. Nesses encontros o príncipe brasileiro alertará para os efeitos deletérios dos movimentos ditos sociais, que querem afastar o Brasil dos rumos da Civilização Cristã, que sempre pautou a história desta nação. A agenda de dom Bertrand no Cariri ainda não está totalmente fechada e pode ser acrescida de novos compromissos. Contatos  poderão ser feitos com o professor Giuseppe Mallmann Sampaio, diretor do Colégio Santo Antônio, através do telefone celular 88340452. Em tempo: não consta, ainda, nenhuma atividade do príncipe na cidade de Crato.
Padres pernambucanos em Crato
1 – Da diocese de Floresta
A partir desta 2ª feira, dia 6, e por toda a semana estará no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, o clero da diocese de Floresta, participando do seu retiro anual. O pregador será dom Fernando Panico. A diocese de Floresta foi criada em 1910, mas, devido às secas que assolavam constantemente o semiárido nordestino – provocando êxodo e inviabilizando economicamente parte do sertão do Pajeú  – em 1918  a diocese foi extinta e anexada à  de Pesqueira (PE).  Em 15 de fevereiro de 1964, o Vaticano recriou a  Diocese de Floresta e nomeou, nesta nova fase,  como seu primeiro bispo um sacerdote alemão que residia em Crato desde 1943: o padre Francisco Xavier Nierhoff.
2 – Da Diocese de Palmares
Já  o clero da diocese de Palmares  – tendo à frente seu bispo, dom Genival Saraiva de França – virá esta semana a Crato para uma romaria no Cariri. Como o Centro de Expansão Dom Vicente Matos já está ocupado pelos sacerdotes de Floresta, os padres de Palmares ficarão hospedados no Hotel Encosta da Serra. 
Sugerir não ofende
Em Crato foi iniciada, em 1998,  a construção de uma igreja, na subida da Chapada do Araripe, dedicada à Virgem Maria sob a invocação de “Mãe do Belo Amor”. Esta foi a primeira devoção mariana no Cariri.  Esta semana, em Minas Gerais, o governador daquele estado assinou decreto declarando “Atrativo Turístico de Especial Relevância”, o Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado no topo de uma serra nas cercanias de Belo Horizonte.  O  Santuário atrai milhares de peregrinos desde o século 18. E o que isso tem a ver com o Cariri? É que quando a igrejinha da Mãe do Belo Amor for concluída internamente poderia também ganhar status de Atrativo Turístico de Especial Relevância. Que tal terminá-la dentro dos festejos do centenário da Diocese do Crato?
Lembrando o prof. Álvaro Madeira
No livro “Exu, três séculos de história”,  de Thereza Oldam Alencar, consta o seguinte tópico: “Minha visão sobre a beleza do Crato é mais abrangente e mais profunda (...) a casa ao lado de onde eu morava (em Crato) era de dona Lígia e do Dr. Álvaro Rodrigues Madeira (foto ao lado), que me deram carinho e lições de vida. Certo dia, sobraçando livros, indo estudar com sua filha Lúcia, minha querida amiga, pedi que não dissessem que eu estava ali.  E ele, Dr. Álvaro, incorruptível, disse: “Fique tranquila minha filha, não direi a ninguém que você está aqui, a menos que me perguntem”.
Álvaro Rodrigues Madeira nasceu no Rio de Janeiro, em 9 de julho de 1892 e faleceu em Crato – onde viveu a maior parte da sua vida –, aos 77 anos de idade, em 21 de novembro de 1969. Seu pai era o médico Marcos Madeira, responsável pelo exame na cavidade bucal da Beata Maria de Araújo, durante a primeira comissão nomeada pelo bispo Dom Joaquim para apurar o chamado “Milagre da Hóstia” ocorrido em Juazeiro do Norte. O Professor Álvaro Madeira era muito respeitado na comunidade cratense mercê sua postura de católico praticante e cidadão de bem, além de sua reconhecida bondade e simplicidade.

Do (infindável) seriado “Coisas da República”
O Partido dos Trabalhadores–PT sempre se auto rotulou de honesto. O escândalo do mensalão provou o contrário. 6ª feira passada, ao encerrar suas 5 horas de denúncias sobre a roubalheira, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel (ele é primo do bispo-emérito de Crato, dom Newton Gurgel),  emocionado, citou  o trecho de uma música de Chico Buarque: "Dormia a nossa pátria-mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações...". Em tempo:  essa música e esses versos foram feitos para condenar o regime militar. São as voltas que o mundo dá...

Hermanos hasta la muerte!
Deu certo a estratégia urdida pelos presidentes da Argentina, Brasil e Uruguai para  aprovar a entrada da Venezuela  – pela porta dos fundos –  no moribundo Mercosul.  Quais as consequências desse tresloucado gesto? O trio garantiu  mais uma  “vitória” do ditador Hugo Chávez nas eleições marcadas para outubro. Este conquistará o terceiro mandato consecutivo, iludindo desta vez  eleitoralmente a massa ignara com a bandeira do Mercosul. O falastrão Chaves vai ficar  20 anos no poder. Triste!

Democracia bolivariana
A presidente Dilma Rousseff ao saudar o caudilho Hugo Chavez pela “posse” deste no Mercosul, disse que o “Paraguai voltará ao Mercosul quando o país retornar à democracia”. Ora, no Paraguai a imprensa é livre, os Poderes Legislativo e Judiciário legitimaram – por esmagadora maioria –  o processo de impeachment do incompetente presidente Fernando Lugo e  empossaram o vice-presidente para concluir o mandato do ex-bispo Já na Venezuela não há liberdade de imprensa; os Poderes Legislativo e Judiciário são subordinados a Chávez e os oponentes de Chavez  são presos ilegalmente. Qual é o país mais democrático: Paraguai ou Venezuela?

Torpedos
1 –– A revitalização do bairro do Seminário, em Crato, fruto do  Projeto Cidades do Ceará Cariri Central, do Governo do Estado, vai  estimular – além da melhoria da infraestrutura urbana – o crescimento do comércio naquela área da cidade. Empresários com estabelecimentos no centro da cidade estudam a instalação de farmácia, mercadinho, padaria e lanchonete, etc. no bairro do Seminário e adjacências. Seria um polo comercial semelhante ao que já existe no bairro da Caixa d’Água, oficialmente denominado de Ossian Araripe.
2 –– A Secretaria das Cidades do Ceará aguarda a aprovação, junto às instituições financeiras responsáveis pela operação do programa Minha Casa Minha Vida, para a construção de 8.644 casas em... Fortaleza. Enquanto isso, a cidade de Crato – berço natal do secretário Camilo Santana – não possui, até o presente dia, uma única casa construída dentro do programa “Minha Casa Minha Vida”. Triste.
3 –– O empresário cratense Eduardo André Teles, mais conhecido como Duda Teles, continua  investindo no setor da construção civil na conturbação Crajubar. Em Crato ele instalou, na Praça Siqueira Campos, o Duda´s Home Center.
4 –– Aumenta o vandalismo em Crato. Na recente reforma da Praça Alexandre Arraes o Governo do Estado colocou 4 equipamentos com pedais, destinados ao aquecimento dos que fazem caminhada naquele logradouro. Até domingo passado 3 pedais já tinha sido roubados.
5 –– Eis como a revista inglesa The Economist noticiou o início do julgamento do mensalão: "Cadeia para políticos corruptos no Brasil ainda pode ser algo improvável, mas já não é impensável".
6 –– Tô Fora! Por falar na ópera-bufa do mensalão, o tesoureiro da quadrilha, Delúblio Soares, postou no facebook: “Creio em Deus, no povo e na Justiça”. Jurou o nome de Deus em vão...
7 –– Entretanto, se bem conheço este meu país e, caso algum réu do mensalão seja condenado, o que vai acontecer com ele? Vai para a cadeia? Devolve o dinheiro desviado? Entra com um recurso e aguarda por longos  anos novo julgamento que terminará em prescrição?
8 –– O presidente do Irã negou que tenha havido o holocausto nazista. No Brasil, o ex-presidente Lula – e o comando do PT – negam que houve o mensalão. Qualquer semelhança não é mera coincidência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.