10 abril 2012

Notícias do Crato - 10/04/2012



XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará terá inicio amanhã em Crato

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) realiza, a partir de amanhã - de 11 a 14 de abril, XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará- no município do Crato. O tema abordado em 2012 será “Municipalização com regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS”, que dá nome à Palestra Magna.

Toda a programação científica acontecerá no Hotel Passárgada e a abertura oficial, no Buffet Lagarta Pintada. Este ano, o evento reunirá cerca de 700 pessoas, entre secretários municipais, técnicos, pesquisadores e convidados. O Presidente do Cosems e Secretário Municipal de Saúde de Morada Nova, Wilames Freire destaca que o tema debatido no Congresso objetiva discutir a melhoria do acesso da população à rede de saúde, como o aumento do seu financiamento, entre outros assuntos. “Saúde deve ser tratada como prioridade em todos os governos”, afirma ele. O Secretário de Saúde do Crato, Cícero França, destaca a importância do congresso, no sentido de ampliar o debate sobre melhorias no atendimento na atenção básica, em todo o Estado, e ressalta que o Crato se preparou adequadamente para receber o evento.

O XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará contará com a realização de exposição de experiências exitosas no SUS, feira de estandes, oficinas, palestras, programação cultural, seminário - I Seminário da Assistência Farmacêutica do Ceará. Também acontecerão mesas redondas que abordarão temas como “Decreto 7508 e a construção tripartite dos consensos interfederativos”, “Atenção primária como ordenadora da atenção à saúde” e “Redes de atenção à saúde: avanços e desafios”. O grande destaque do último dia do evento será a Assembléia Geral, que vem sendo realizada todos os anos. Nela será aprovada da Carta do Crato, como a divulgação e premiação dos trabalhos científicos selecionados para o Congresso Nacional e a escolha do município que sediará o XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, em 2013. Entre os homenageados durante o congresso, estão a irmã beneditina alemã Edeltraud Lerch, que é ex-diretora do Hospital São Vicente, de Barbalha; e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Crato (APAE-Crato), além do parlamentar caririense, Welington Landim. A programação do Congresso estará disponível no site da Prefeitura do Crato: www.crato.ce.gov.br

Criação de Secretaria de Segurança Pública e Cidadania tem boa repercussão para cidade do Crato

Causou uma boa repercussão nos meios de comunicação e junto à sociedade cratense, a criação da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, instituída pelo atual prefeito, Samuel Araripe, com aprovação da Câmara Municipal. A solenidade de posse do novo Secretário, Joatan Sousa, aconteceu no último dia 4, e contou com a presença dos secretários municipais, o efetivo da Guarda Municipal e integrantes do Departamento Municipal do Trânsito (Demutran) que passam a fazer parte da nova pasta.

Também estiveram presentes na solenidade o padre da Sé Catedral do Crato, José Edmilson, o deputado federal, José Arnon Bezerra, e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato, Júnior Matos. Os integrantes do Tiro de Guerra prestigiaram a solenidade, que teve à frente o prefeito do Crato.

Joatan Sousa é ex-diretor do Demutran,. Ele destaca a importância da criação da nova pasta, que já nasce com importantes órgãos como a Guarda Municipal e o Demutran, que foram fortalecidos com novos agentes, por conta dos últimos concursos prestados pela administração. “Ferei o que for necessário para manter a efetividade desses serviços”, diz Joatan.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipal, Júnior Matos, destacou toda a luta empreendida para a criação da Secretaria. Ele ressaltou o aspecto positivo para os servidores que passarão a compor a Segurança Pública e Cidadania, além de enfatizar a iniciativa da administração em tornar realidade, junto com a luta dos servidores, um modelo mais organizado de gestão da segurança municipal.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, ainda lembrou da criação de secretarias importantes e vitais durante a sua administração, como as secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Serviços Públicos e a Cultura, Esporte Juventude. Com isso, também houve o fortalecimento administrativo, por meio de novos concursos e contratações. Na ocasião, o chefe do Executivo inaugurou a Biblioteca Circulante e entregou mais dois ônibus para a o Transporte Escolar da cidade. Ano passado dois ônibus repassados pela administração à Secretaria.

4ª Reunião Ordinária do COMDEMA acontece hoje em Crato

O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA realiza hoje, terça, dia 10, a 4ª Reunião Ordinária do Conselho do ano de 2012, na qual dar-se-á a Posse dos Novos Conselheiros Eleitos. Na ocasião será feita a entrega de Certificado de reconhecimento aos participantes do COMDEMA, período 2010/2012, pelos serviços voluntários prestados ao município. O Prefeito Samuel Araripe e a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano e Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Lívia França Aguiar, ressaltam a importância do evento. 4ª Reunião Ordinária do COMDEMA do ano de 2012, que acontece no Auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA às 8 horas e 30 minutos.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069
site prefeitura: www.crato.ce.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.