18 abril 2012

Governo divulga edital para banda larga no interior cearense


O Governo do Estado, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará [Etice], proverá banda larga para as Prefeituras do Interior, utilizando o Cinturão Digital.

As Prefeituras deverão responder ao Edital de Chamada Pública Etice 001/2012, onde estão descritas as contrapartidas e os critérios de classificação das propostas dos municípios. A previsão é de fornecimento de até 2 Gbps para os municípios. A ideia central é que as prefeituras contempladas administrem a banda cedida, utilizando-a no setor administrativo e em projetos sociais no município. Os projetos devem assegurar o acesso da população em planos a partir de R$ 29,90 para 1 Mbps, em praças e pontos de interesse da prefeituras.

A data limite para a entrega das propostas na Etice é o dia 21 de maio. O Governo do Estado pretende fomentar os projetos sociais de inclusão nos municípios, disseminando o uso da internet e outros serviços. A infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará [CDC] será utilizada para transportar internet até os municípios. O Ministério das Comunicações lançou Edital para financiar projetos de cidades digitais, no montante de R$ 20 milhões. Segundo o presidente da Etice, Fernando Carvalho, o Edital federal é complementar ao edital estadual, uma vez que permite aos municípios ter a infraestrutura de distribuição local [última milha] financiada pelo Ministério. Carvalho afirma, ainda, que os municípios do Ceará se qualificam para receber o fomento federal, pois o Estado é um dos poucos que possui infraestrutura de fibra óptica.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Etice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.