28 março 2012

Escola de Tempo Integral - Por Maria Otilia

O MEC vem ofertando aos estabelecimentos de ensino da rede pública, programas que tem como objetivo fortalecer as ações pedagógicas e trazer o aluno para dentro da escola tanto para a sala de aula como para atividades complementares.Dentre estes programas podemos citar: Mais Educação e Escola Aberta.
O Mais Educação é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O programa atua com três focos: ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, aumentar o espaço utilizado para a educação – com a utilização de ambientes da comunidade e do bairro – e trazer mais atores sociais para dentro dos colégios.
O Programa Escola Aberta incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno.
A EEF Dom Quintino fez adesão ao Programa Mais Educação desde o ano de 2010,ofertando aos seus alunos aulas de Karatê, recreação, hip hop, rádio escola,letramento,banda fanfarra, etc.E está programando para o segundo semestre de 2012, abrir a escola nos finais de semana,ofertando as familias que vivem no entorno da escola, diversas atividades educativas e culturais.
Nós educadores precisamos compreender que a escola é um polo cultural e que não deve ser concebida apenas como repassadora de conhecimentos acadêmicos. Precisamos ultrapssar os muros da escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.