28 fevereiro 2012

Pessoas e lugares, marco na memorialística do Cariri - Napoleão Tavares Neves


Do meu colega Ebert Fernandes Teles recebi, em primeira mão, o seu excelente livro de memórias, Pessoas e lugares, verdadeiro passeio sentimental do nosso conhecido oftalmologista pelos lugares quase sagrados da sua infância, inclusive perfilando familiares e amigos nesta verdadeira caravana sentimental.

O livro é bom e a sua leitura inebria, sobretudo quem, como eu, foi menino de fazenda e de bagaceira de engenho de rapadura.

O que o autor ali escreve é, como que, a história de todos nós no dia a dia da vida rural, percorrendo fazendas, sítios, engenhos de rapadura, logradouros serranos.

E o autor perfila muito bem os mais ilustres membros da sua importante família Teles, sem esquecer as suas colaterais, derivando também para os tipos populares dos que trabalhavam nas fazendas e sítios da família. É uma leitura envolvente com sabores rurais de tempos que não voltam mais. Livro bonito, com um ipê florido na capa e excelente editoração, caprichosa mesmo. Pessoas e lugares retrata muito bem o Cariri da década de 30 para cá, com seus usos, costumes e pessoas. Portanto, sua leitura é um magnífico mergulho no nosso passado com todos os seus encantos.

Barbalha CE, 23 de fevereiro de 2012.

Um comentário:

  1. Em 29 de fevereiro de 2012

    20h03

    Emerson,

    Obrigado pelo convite. Estou em Portugal. Peço que abrace meu colega e amigo Ebert que comigo trabalhou na Secretaria de Saúde.

    Abraços,

    Lúcio Alcântara

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.