28 fevereiro 2012

CRATO - Centro de Convenções com obras ainda Paralisadas


Centro de Convenções do Cariri já está com 80% da obra prontos. Está à margem da CE-292 e terá auditório para receber 600 pessoas.

Crato. Logo no início de seu primeiro mandato como governador do Estado, Cid Gomes, reuniu lideranças das cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha para discutir e definir quais eram as necessidades por obras estruturantes para o Cariri. Na oportunidade, ficou definido que três grandes equipamentos, o Hospital Regional do Cariri, Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa) e Centro de Convenções do Cariri seriam construídos. Destas obras, as duas primeiras já foram concluídas e estão em pleno funcionamento. Apenas o Centro de Convenções está com as obras paralisadas. Entretanto, a previsão inicial para a conclusão total do equipamento era até o mês de maio de 2010. Depois passou a ser até o primeiro semestre de 2011. Mas, após todo esse atraso, a população da região e as lideranças locais cobram ações do governo.

Apenas a primeira etapa do Centro de Convenções do Cariri, orçada em R$ 9,6 milhões, foi finalizada e ainda não há previsão para a conclusão da obra. O projeto de construção do equipamento nasceu através de uma licitação feita pela Prefeitura do Crato. A Prefeitura repassou através de um convênio, a licitação para o Estado, que executou o que estava previsto em contrato, mas o acordo foi insuficiente para as ações e implantação de itens complementares no entorno, como drenagem, compra de equipamentos e urbanização. Especificamente, para o Centro de Convenções ser entregue à população, ainda faltam mobília, revestimentos, pavimentações externas, estruturas metálicas e de ar condicionado, e instalações elétricas para a iluminação externa, sonoras, alarmes e também paisagismo.

Segundo o governador Cid Gomes, foi realizada licitação para a segunda etapa. Porém, a empresa ganhadora faliu. Logo após, o Estado chamou uma segunda empresa. Entretanto, ela não se dispôs a aceitar o contrato pelo mesmo valor que foi estabelecido pela primeira, de acordo com a Lei de Licitações. Agora o Estado terá que fazer uma nova licitação. Segundo Cid Gomes, o atraso não é responsabilidade do Estado. "Infelizmente, isso é uma coisa que atrasa a obra, mas é algo que está fora do nosso poder de decisão", disse.

Eventos sociais

O Centro de Convenções do Cariri foi iniciado em junho de 2009. Já tem cerca de 80% das obras concluídas. Situa-se às margens da CE-292. Ele terá capacidade para receber eventos sociais, como fóruns de negócios, principalmente industriais e agropecuários, seminários, e também eventos culturais como grandes exposições, feiras, teatro, música, entre outros. O equipamento foi projetado para beneficiar a população de 29 Municípios do Cariri. Quando estiver pronto, terá auditório com capacidade para 600 pessoas, além de outros três, com 160 lugares cada.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.