23 janeiro 2012

Prefeito Samuel Araripe recebe comitiva da Guarda Municipal para negociar condições de trabalho


Crato – Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de janeiro de 2012, trabalhadores da Guarda Municipal, acompanhados pela direção do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (SINDSMCRATO), foram acolhidos em frente ao Palácio Alexandre Arraes pelo prefeito Samuel Araripe e parte do seu secretariado durante ato de reivindicação por melhorias no regime de trabalho da categoria. Na ocasião, o presidente do SINDSMCRATO, Júnior Matos, leu a pauta de reivindicações elaborada no último encontro geral da Guarda, realizado no último dia 17 de janeiro de 2012, no Auditório da RFFSA. Entre as principais solicitações estão: a criação da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania; regulamentação da jornada de trabalho de 12 por 36 horas para todos os guardas, bem como o pagamento de 1/3 da hora trabalhada conforme consta do Plano de Cargos e Carreiras e Salários; considerar enquadramento e reajuste salarial com base nos cálculos em cima da inflação; valorização profissional e capacitação educacional continuada em parceria com outros órgãos de segurança pública do Estado; melhores condições de trabalho no que se refere à renovação de equipamentos e periculosidade; e ainda a instituição do Código de Ética da Guarda Municipal.

Todos esses protestos estão contemplados num oficio entregue pela comissão dos Guardas às mãos do prefeito Samuel Araripe que desceu do gabinete e foi pessoalmente atender os servidores. Depois de ouvir as reivindicações, o prefeito fez uso da palavra e demonstrou solidariedade à causa dos trabalhadores da Segurança Municipal, assegurando-lhes manter sempre uma linha de diálogo para que se construa uma política séria de desenvolvimento em prol do Crato. Samuel Araripe propôs ainda a abertura de uma mesa de negociações permanente junto à comissão dos guardas, para se discutir os itens reivindicados pelo movimento a fim de evitar uma possível paralisação e danos que prejudiquem a população cratense. Em sua fala o prefeito também ressaltou o seu respeito e reconheceu a importância do trabalho executado pela corporação em proteger não só o patrimônio público, assim como oferecer segurança de qualidade e cidadania aos cidadãos do município. Para Samuel Araripe, uma gestão pública se faz com propostas, diálogo, respeito e principalmente comprometimento com o quadro de servidores.

Em relação à reivindicação pela criação da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, o Projeto de Lei já foi elaborado pelo Gabinete da Prefeitura e encaminhado para votação na pauta do plenário da Câmara Municipal. De acordo com o secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, o movimento dos guardas municipais é legitimo e tem o apoio da atual gestão municipal que, segundo ele, estará sempre aberta para dialogar e solucionar os impasses trabalhistas reivindicados por qualquer setor ou categoria. Ele informou que o reajuste financeiro cobrado pelos servidores da Guarda está sendo analisado e que as medidas administrativas serão tomadas de acordo as possibilidades reais do orçamento público municipal para não comprometer os recursos do erário. Júnior Matos, presidente do SINDSMCRATO, reconheceu a disponibilidade e o empenho do prefeito em conversar com servidores da Guarda Municipal e adiantou que, a exemplo de outras manifestações e avanços conquistados junto a outras carreiras que compõem o quadro de trabalhadores municipais, não tem dúvidas que a atual pauta de reivindicações dos guardas será atendida pelo prefeito municipal Samuel Araripe. O final da manifestação foi marcado pelo canto do hino da cidade do Crato puxado pelos guardas e acompanhado pelo prefeito. Em seguida, o prefeito Samuel Araripe assinou a pauta de reivindicações se comprometendo a negociar e abraçou os guardas presentes, numa demonstração de respeito e aproximação do Poder Público Municipal com a população.

Atenciosamente,
Washington Nogueira.
Assessor de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.