23 janeiro 2012

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 23/01/2011


URCA realiza I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular

O I Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular está sendo realizado na Universidade Regional do Cariri (URCA) por meio do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI). O evento será encerrado hoje, com conferência de encerramento será sobre “Vissugos - cantos afro-descendentes”, com Sônia Queiroz, da UFMG, às 19 horas.

O evento foi aberto na manhã desta quinta-feira, 19, no Salão de Atos da URCA, pela Reitora Otonite Cortez, com a presença de conferencistas renomados acerca do tema em estudo de várias universidades do Nordeste e Sudeste. O colóquio contou palestra de abertura da conferencista Maria Ignez Ayala, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A docente abordou o tema: “A dança como patrimônio imaterial brasileiro.

No mesmo dia, foi enfocada a temática sobre “Recepções, representações e reapresentações de si na cultura popular, com mediação do professor Tiago Coutinho, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a participação na mesa de Catarina Oliveira, da UECE; Teresa Cristina Furtado Matos, da UFPB, e Roberto Marques, da URCA. A segunda mesa redonda trouxe como temática para as discussões sobre “Oralidade, Poesia e Resistência Cultural”, com mediação do professor Ridalvo Félix de Araújo (UFPB), com Rosângela Vieira, (UFPB); Edson Soares Martins (URCA); Cláudia Rejane Pinheiro Grangeiro (URCA) e Harlon Homem de Lacerda Sousa (URCA). À noite, foi proferida conferência com o professor Marcos Ayala, sobre “Oswaldo Elias Xidieh - Pioneirismo e atualidade de um mestre”.

O segundo dia do Colóquio foi aberto com conferência sobre “Poéticas performáticas de cantos dançados: na pisada do coco de roda e na batida do candomblé”, com o professor Ridalvo Félix. Já à tarde as mesas redondas contaram com os temas “Cultura popular e religiosidades não-hegemônicas”, com mediação do professor Newton de Castro Pontes, com os docentes Marinaldo José da Silva (UFPB); Ridalvo Félix e Babalorixá Bira Tomolu, do Ilê Axé Omo Olwayê, e “Cultura popular e diálogos institucionais!”, tendo como mediador o professor Roberto Marques, da URCA. Participaram desta mesa como debatedores Lênin Falcão, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN – Sousa/PB); João do Crato, do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e Manoel Leandro, da mesma entidade, além de Maria Ignez Ayala.

Nos dias 21 e 22 foram realizadas programações culturais, a partir das 16 horas, na casa de dona Maria Santa, no Sítio Quebra, com o Coco Amigas do Saber; e Roda de Samba, no Ilê Axé Omo Olwayê, às 19 horas, em Juazeiro do Norte.

Vestibular da URCA com mais de 9 mil participantes

Com mais de 9 mil particpantes, foi iniciado ontem, o Processo Seletivo Unificado – Vestibular 2012.1 – da Universidade Regional do Cariri (URCA). O certame será encerrado hoje, com a presença de 350 pessoas envolvidas diretamente com o processo, durante a realização das provas em sete municípios da região. Este semestre, como forma de atender ao maior número possível de estudantes, o vestibular está sendo realizado em mais duas localidades, incluindo Mauriti e Missão Velha. O prazo para recursos poderá ser nos dias 23 e 24 deste mês, com julgamento no dia 27 de janeiro. Mais de 3.500 candidatos tiveram direito às inscrições do vestibular com abatimento, principalmente estudantes de escolas públicas e 503 foram isentos da taxa, por serem doadores, policiais e filhos e funcionários públicos. O maior número dos alunos, cerca de 2.376, realiza as provas em Crato. Os cursos mais concorridos em relação ao número de vagas são: Direito, turno noite, em Crato, com 17.6 concorrentes para uma vaga; e Direito, turno tarde, Crato, com 17.3 por vaga, além de Enfermagem, em Crato, com 15.1, por vaga.

Alunos de Artes Visuais obtém menção honrosa

Os alunos Charles Faria Siqueira e Karol Luan, do Curso de Artes Visuais, obtiveram Menção Honrosa como premiação de Trabalho Artístico (fotografia) no concurso de fotografias "EURO CLIP", evento promovido pelo Centro Europeu de Curitiba. A premiação engrandece a URCA.

Inscrição para seleção em cursos de idiomas prorrogadas para dia 10

A Pró-Reitoria de Extensão por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão – CPPE torna público a prorrogação do Período de Inscrição e Seleção para Cursos de Idiomas até o dia 10 de fevereiro. O Programa Idiomas na URCA tem por objetivo oferecer ao público em geral cursos de Língua Estrangeira em diferentes níveis de qualificação e proficiência.

Aluno do Curso de Direito aprovado no Mestrado na UFPB

O aluno concluinte do curso de Direito, João Adolfo Ribeiro Bandeira, foi aprovado, no último dia 13, no Mestrado Acadêmico em Direitos Humanos na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, na linha de pesquisa "Inclusão social, proteção e defesa dos Diretos Humanos", com o projeto de pesquisa intitulado "Direitos Humanos: Entre eficácia e o imperialismo de concretização"

O aluno foi membro do Programa de Assessoria Jurídica Estudantil - P@JE, projeto de extensão voltado para a assessoria jurídica popular, dos alunos do curso de Direito da URCA, além de ex-membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais - GEDHUF. Também atuou na Comissão Organizadora da XIII, XIV e XV Semana de Direito da URCA e do I Seminário de Estudos Jurídicos da URCA. A Coordenação e o Departamento de Direito, em nome da comunidade acadêmica, parabenizam o aluno pelo resultado do seu esforço e desejam boa sorte e bons frutos nessa nova etapa.

Fórum de Turismo e Cultura do Cariri empossa nova diretoria

O Fórum de Turismo e Cultura do Cariri elegeu, na manhã do último dia 19/01, no SESC/ Crato a nova diretoria. Com a presença de governanças municipais, instituições e terceiro setor foi anunciada a nova equipe de gestão, que assim foi eleita pelos presentes: Presidência- Secretário de Cultura de Santana do Cariri, Vicente Paulo, Vice-Presidência- Departamento de Cultura de Porteiras, Secretaria- Wyldiane Sampaio, Secretária de Turismo e Cultura de Nova Olinda, Segunda Secretaria - Fundação Casa Grande, Diretoria de Comunicação - Geopark Araripe, Vice-Diretoria de Comunicação- Curso de Guia de Turismo do SENAC.

A partir dessa gestão, o Fórum terá uma sede própria, sediada em Nova Olinda, no Centro de Apoio ao Turismo, que será inaugurado em fevereiro. O objetivo do Fórum de Turismo e Cultura do Cariri é criar um espaço de debate e construção de políticas públicas para apoiar o desenvolvimento do turismo e da cultura no Cariri de forma integrada. Atualmente, cerca de 40 instituições, incluindo o poder público municipal, ONG’s , instituições de apoio ao desenvolvimento da região, iniciativa privada de 21 municípios caririenses integram o Fórum.
Criado em 1997, é um dos mais antigos do Estado. Realiza reuniões itinerantes mensalmente e já obteve várias conquistas. Entre elas está a escolha de Nova Olinda como destino indutor do turismo pelo Ministério do Turismo, a criação de entidades representativas do setor privado, como a Associação Caririense de Hotéis-Acari, a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Caririense de Condutores Ambientalistas e Guias de Turismo (Aconguia).

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 23 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.