xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 dezembro 2011

Um capitão que vale por uma tropa? - Postado por J.Tavares.

Há um fato chamando a atenção nessa greve dos policiais militares: nenhum dos parlamentares estaduais eleitos com a bandeira da segurança pública se manifestou, até agora, sobre o movimento.

Nada de falarem sobre o assunto os deputados Ferreira Aragão (PDT), Edson Silva(PSB), Ely Aguiar (PSDC) e Delegado Cavalcante (PDT).

Foi preciso um suplente aparecer – o Capitão Wagner (PR), para fazer todo esse barulho. E ele, ao assumir no lugar da titular, Fernanda Pessoa, avisava que ali não estaria para ser mais um.

Espera-se, no entanto, que Governo e o movimento cheguem a um bom termo.


Fonte: blog do Eliomar (o povo online)

Em greve, PMs e bombeiros se reúnem com Governo do Estado para tentar negociação - Postado por J.Tavares.



“Policiais militares e bombeiros do Ceará, em greve desde a noite desta quinta-feira, 30, estão a caminho da sede da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ) do Estado para reunião de negociação com o Governo.

Estão confirmados para participar do encontro a procuradora Geral de Justiça, Socorro França, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, coronel PM Werisleik Ponte Matias, e o secretário da Segurança do Estado, Coronel Francisco Bezerra.

Os policiais e bombeiros se reuniram na tarde de ontem e, após tensa discussão, os profissionais resolveram cruzar os braços durante a festa de Réveillon em Fortaleza. A decisão foi tomada por unanimidade de votos.

Após a assembleia, a categoria se dirigiu ao Ginásio Poliesportivo da Parangaba, onde todo o efetivo permaneceu até a tarde de hoje, quando a categoria foi convocada para uma possível negociação com o Governo do Estado.

A categoria garante que se o Governo não oferecer uma proposta aos profissionais até este sábado, 31, não haverá efetivo de policiais militares e bombeiros durante a festa organizada pela Prefeitura Municipal na Praia de Iracema e demais polos da Capital.

Entre as reivindicações da categoria, estão a campanha por reajuste salarial, aumento do efetivo, além da anistia dos militares que estão respondendo a processos.”

(O POVO Online)


Os combustíveis da vaidade - Por: Emerson Monteiro



Quão poucos vencem com honra os ardis das fraquezas humanas diante do desafio apetitoso do prazer. Sobram reações precipitadas, contadas nos quatro cantos da existência, de tropeços inúmeros nos laços do destino. O freguês pensa dominar as regras do jogo e, quando menos espera, corre o risco de dar de cara com o bicho feio nas dobras das estradas, sofrendo espantos e prejuízos incalculáveis.

Digo isso a lembrar quando, outro dia, a rever um filme americano, O advogado do Diabo, observei o seu personagem principal, um advogado de sucesso do interior do estado da Florida que resolve mudar para Nova York para trabalhar em importante escritório e receber alto salário a custo da falsidade e do desengano.

Enquanto tudo parecia correr às mil maravilhas, nos inícios da experiência a esposa logo sente saudades da vida antiga do casal e tem visões preocupantes dos resultados da mudança. Na defesa das ricas causas que aparecem, esquece o profissional da atenção à família e vira presa fácil de mordomias e riquezas.

Assim, casos semelhantes sujeitam ocorrer nas histórias das pessoas em qualquer lugar. A cegueira dos ganhos materiais envenena muitos, que quase recusam a pisar no chão, cabeças nas estrelas, vítimas da velocidade dos produtos milionários.

Esquecidos de onde vieram, poeira do pó, mergulham a cara no lodaçal das irregularidades e largam rastros de pesar pelos tempos, desconhecendo métodos válidos, as virtudes das sementes boas e os valores da tranquilidade. Quantas almas foram, por isso, vendidas no leilão das ambições, panorama das agonias.

Antes, a poucas léguas, havia oportunidades mostradas na tela das consciências. Avaliar primeiro e agir depois, longe da precipitação e do desespero. Pesar e medir as consequências dos atos individuais, isto ocasiona os meios de chegar nas alternativas certas. Ninguém queira fugir do respeito aos semelhantes a pretexto de salvar os próprios interesses, sob pena de perder parcelas valiosas de vitórias.

Há pela frente os infinitos da Eternidade que aguardam a todos sem exceção, férteis esperanças dos dias ricos de bênçãos. Independente de credo religioso, todos atendem às leis do Bem que rege a mãe Natureza. Justa sabedoria, por isso, significa escolher práticas corretas e obedecer ditames limpos e boa convivência. Querer aos demais apenas o que se deseja a si mesmo, esta regra vale ouro na santa felicidade.


VOU DEIXAR SAUDADES? - Por Vicente Almeida

Sei que vou partir antes de você. O meu tempo está celeremente se esgotando. O diagnóstico sobre a minha enfermidade está correto. A ciência nada poderá fazer para impedir o meu desenlace. Posso seguramente afirmar que poucas horas me separam do meu fim.

Partirei em paz, como aquele que amou intensamente todos os amigos.

Faça-me um favor: Divirta-se na minha partida. Outros me substituirão em seqüência e você ainda estará aqui falando sobre mim.

Se tiver vontade de rir, ria o bastante.

Se durante e vigília que antecederá minha partida, seus amigos falarem a meu respeito sobre o que pude fazer por eles, ouça-os e acrescente sua versão. Fale sobre mim. Diga o que pude fazer por você. Fale de suas realizações e dos seus projetos futuros já sem este velho amigo e companheiro de todos os momentos.

Defenda-me quando julgar necessário, acrescente fatos novos, mas que sejam verdadeiros.

Se tiver vontade de chorar um pouco, por que vai sentir saudades minhas, não faz mal, derrame uma lágrima ou duas, mas saiba que dia virá, em que você também partirá e os outros discorrerão sobre seu passado da mesma forma que farão comigo em breve.

Se alguém tentar ofuscar minha existência, transformando-me em demônio, não acredite! Fiz tudo para agradar a gregos e troianos. Fui igualitariamente leal com todos. Não fiz distinção entre aqueles que me xingavam dos que me elogiavam. Dei a cada um, oportunidades várias para reconciliação consigo e com o mundo. Dei tempo para solucionar suas pendências, organizar a vida e ser feliz. Mas aquele que me acusar, desde já está perdoado.

Não vou estranhar por partir antes de você. A eternidade dos tempos me espera. Cheguei trazendo esperanças e partirei sereno, levando saudades. Sei que fiz a minha parte. Continue tentando realizar seus projetos meritórios, você vai conseguir!  Os que me sucederem irão lhe proporcionar igualmente as mesmas oportunidades como eu o fiz durante a minha transitoriedade.

Eu realmente estou triste. Não pela minha partida. Sei muito bem que começamos a morrer a partir do dia em que nascemos. O tempo inexorável não permite que estacionemos indefinidamente, mas permite que nos transformemos e é esta transformação que dá continuidade ao tempo o tempo todo, e embora o tempo não tenha tempo para contemporizar, tem todo tempo para eternizar.

É... Estou triste por que a eternidade um dia fará você me esquecer. Em poucas horas serei uma simples lembrança. Em mais algum tempo, poucos fatos se ligarão especificamente a mim. E após uma geração, a lembrança já será remota e continuará indefinidamente se distanciando até se perder na noite dos tempos.

Sou um contador do tempo.
Sou um degrau para meus companheiros de jornada.
Falei "Eu" por que sou único. Não houve outro antes de mim, nem haverá outro depois.
Ninguém passará à eternidade dos tempos, sem antes passar por mim!

EU SOU 2011 - Snif, snif, snif.

A D E U S. Good-bye. Adieu. adiós. Arrivederci. Auf Wiedersehen. Ah... sei lá; ATÉ NUNCA MAIS!
Escrito por Vicente Almeida
30/12/2011

Ciro pode mesmo virar ministro de Dilma - Postado por J. Tavares.



“De volta ao cenário político nacional, Ciro Gomes (PSB) passou a ser cotado para o Ministério da Ciência e Tecnologia, na vaga de Aloizio Mercadante (PT). A reportagem apurou que Mercadante e Ciro conversaram pessoalmente no ministério há aproximadamente duas semanas, encontro que provocou uma tensão no PT.

A mera possibilidade de Ciro se tornar ministro de Dilma Rousseff não estremece apenas o PT. O PSB terá que descobrir como reacomodar alguém do tamanho do ex-governador do Ceará. É consenso na legenda que ele é um quadro excepcional e que está subaproveitado. Mas algumas coisas estão claras na cabeça dos dirigentes partidários: caso Ciro seja escolhido, ele deve ser contado como um ministro da cota pessoal da presidente Dilma, não como um indicado do PSB.”

Fonte: (Correio Braziliense)

AMIGOS LEITORES - Uma postagem que consumia espaço por 25 outras


Ao abrir o Blog do Crato nesta noite, me deparei com uma cena inusitada. Havia apenas 5 postagens. Cadê o resto do Blog ? Sabemos que aqui cabem umas 30 postagens na página principal.

Analisei as 5 postagens pra ver quem fez algo errado e que teria bagunçado o Blog. Seria por acaso o Tavares, que está ainda aprendendo a postar matérias? Analisei e vi que as postagens dele estavam totalmente corretas. Seria então a postagem do Emerson Monteiro ? Não. Mas quando abri a postagem do Antonio Sávio, descobri o problema. Uma simples foto em formato PNG foi copiada de um site da internet diretamente e estava com um tamanho enorme em código. Esse código consumia as outras 25 postagens.

Faço um Pedido aos nossos escritores:

Quando forem ilustrar seus textos, e encontrarem as fotos no google salvem a foto em seu computador para em seguida "puxar" do seu computador já na janela de postagem. Não use fotos diretamente copiadas de outros sites, nem em formato PNG, usem apenas em JPG.

Já corrigi o problema deletando a foto. Tudo voltou ao normal por aqui. É uma pena que eu tenha visto isso apenas às 23:00. Imagino que o dia inteiro o Blog tenha ficado parado, com 5 matérias, com nossos leitores atônitos e eu, por estar fora, não vi isso em tempo. Peço também que quando o Blog tiver um problema, enviem mensagem ou telefonem pra mim, para que eu possa consertar logo.

Abraços,
Feliz Ano Novo

Dihelson Mendonça

Pombas e Gaviões - Por: Antonio Sávio


É
possível que a frase do filósofo Edmund Burke "[P]ara o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada" nunca tenha servido tão bem para definir uma situação como a atual realidade da política brasileira. E a leitura do livro Pombas e Gaviões (168 páginas, Editora AGE) do jornalista e escritor Percival Puggina, reforça ainda mais essa impressão.

De saída, o autor reconhece que há motivos de sobra para não se gostar de política. Mas explica que é necessário às pessoas esclarecidas e honestas tomar ciência do que se passa nela, inclusive dela participando de forma consciente e destemida. E apresenta ao longo de Pombas e Gaviões as razões para isto, utilizando-se de temas que pontilharam mais de uma centena de artigos de sua autoria publicados na mídia impressa e na internet nos últimos anos. Ressalte-se que o conteúdo do livro não é mera compilação deste material, mas sim um desenvolvimento atualizado dos temas, apresentados numa escrita ágil e de fácil compreensão aos leitores.

Questões como segurança pública, direito de propriedade, direito natural, aborto, educação, economia, religião, cultura e família são abordadas pelo autor, que explica como ao longo dos anos esses assuntos sofreram uma agressiva influência de valores materialistas e coletivistas, resultando em degradação moral e comportamental, em grande parte consequência de décadas de uma educação permeada de relativismo moral e socialismo radical, misturada a uma enorme indiferença e crescente tolerância, comprometendo toda a sociedade.

E é justamente na política que a falta de interesse e a excessiva tolerância da maioria da população brasileira, que há anos contribuem para o avanço de agendas contrárias aos desejos da maioria da opinião pública, acabaram provocando os efeitos mais perniciosos, como demonstram os escândalos que se acumulam e o discurso único em defesa de mais socialismo populista e intervenção estatal, quando é evidente que tais fórmulas não funcionam. Enfim, tudo contribuindo para a degradação completa dos costumes políticos. Mas, alerta o autor, para além desses problemas, é necessário encarar um fato fundamental: que o assentamento do sistema político brasileiro sobre o Presidencialismo e um federalismo de fachada, condena o país a cair num círculo vicioso de erros e fracassos que se auto-alimentam.

Entre os principais méritos do livro estão não apenas o de elencar de maneira clara e até didática os problemas político-sociais que afligem o país, mas também o de propor saídas e alternativas para tentar enfrentar os desafios, que são muito sérios, mas não insolúveis.

No momento em que a política nacional parece se aproximar de um ponto limite, às vésperas de uma eleição onde somente candidatos socialistas disputam o cargo de Presidente da República, e que pode consagrar como vitorioso um método de fazer política que há décadas impede o Brasil de progredir verdadeiramente, o livro de Percival Puggina é muito bem vindo e leitura obrigatória.

Fonte: http://www.midiaamais.com.br


Obras de transposição do São Francisco estão abandonadas há cerca de um ano

Fonte: “Folha de S.Paulo”
Alojamentos depredados e saqueados no meio da caatinga, ao lado de um canal tomado pelo mato e corroído pela erosão, formam o cenário de abandono em vários trechos das obras da transposição das águas do rio São Francisco, projeto federal de R$ 6,8 bilhões, parcialmente paralisado há cerca de um ano.

A informação é da reportagem de Fábio Guibu, publicada na edição desta sexta-feira do jornal “Folha de S.Paulo”, que  percorreu cerca de cem quilômetros do eixo leste da transposição, a partir de Floresta (PE), onde está localizado um dos pontos de captação de água do projeto. O Exército continua trabalhando no local, mas os consórcios privados abandonaram as obras, reclamando a revisão dos seus contratos.

As máquinas foram retiradas, e milhares de trabalhadores, demitidos. Nas frentes de trabalho, os galpões foram saqueados e só restaram a estrutura deles. Nas agrovilas, o movimento intenso dos primeiros anos do projeto acabou. A paralisação das obras trouxe prejuízo aos comerciantes e devolveu ao campo os lavradores contratados como operários nas obras.

O projeto de transposição prevê a construção de dois canais para levar água do rio São Francisco a 12 milhões de pessoas de 390 municípios do Agreste e sertão em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, até 2025.

TV Chapada do Araripe volta a todo vapor !



A Tv Chapada do Araripe, o primeiro canal de WebTV ( TV via internet ) do Ceará, começou a divulgar seus vídeos no final de 2006, quando nossa única câmera era um aparelho de celular ( que na época era o que existia de mais moderno em termos de vídeos com portabilidae). De lá para cá muita coisa mudou, adquirimos vários equipamentos e hoje dispomos de 2 estúdios completos para filmagens de programas que em breve estarão sendo publicados. Ao longo de 6 anos, produzimos inúmeros vídeos, entrevistas, reportagens, que foram ou não veiculadas no Blog do Crato e em outros espaços. Formamos um grande acervo, inclusive com matérias com pessoas que já não estão mais entre nós, mas entraram para a história.

Hoje, estamos reformulando a nossa TV Chapada do Araripe, que por muito tempo se denominou TVCrato, mas como o objetivo é regional, nada mais adequado do que reunir ao nosso sistema de comunicação Chapada do Araripe, do qual faz parte a Rádio Chapada do Araripe, no ar 24 Hs por dia há 7 anos, e o Portal Chapada do Araripe, que reúne as notícias do Cariri.

A TV Chapada do Araripe terá uma janelinha também no topo do Blog do Crato a partir de hoje, onde esperamos que de vez em quando possamos trazer novidades, entrevistas, reportagens para todos os nossos espectadores, leitores e colaboradores do Blog do Crato, bem como do Portal Chapada do Araripe.

Hoje trazemos um vídeo gravado no dia 23 de dezembro, onde o prefeito Samuel Araripe fala sobre a inauguração das Praças Centrais do Crato e sobre a verba para o canal do Rio Grangeiro. Em breve, novos programas de estúdio, auditório, e diversos vídeos na nova TV Chapada do Araripe.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
www.chapadadoararipe.com
www.radiochapadadoararipe.com


Hoje é Ponto Facultativo em Crato !

O Prefeito Municipal do Crato, Samuel Araripe, decretou ponto facultativo para os servidores neste dia 30, sexta-feira, em virtude das comemorações das festas de Ano Novo e o feriado nacional do dia 1º de janeiro. Além disso, considerando a interrupção das atividades normais, com vistas à preparação dos servidores para as comemorações alusivas ao início do ano de 2012. O ponto facultativo, que leva em conta o princípio da economicidade no setor público municipal, fica excetuado para os servidores municipais lotados nos serviços essenciais, a exemplo do fornecimento regular de água e atendimento médico-hospitalar de urgência, além da funcionalidade do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, da cidade.

Com informações da PMC

Vereadores aprovam reserva de contingência de 30% do orçamento para o Executivo




A última sessão do ano da Câmara Municipal do Crato terminou, na última quarta-feira, com a aprovação de projeto do Executivo, para reserva de contingência de 30% do orçamento municipal, aprovado há cerca de 20 dias pelos vereadores, no valor de R$ 178 milhões. A iniciativa do Executivo municipal prevê, principalmente, questões relacionadas a gastos de emergência, tendo em vista a quadra invernosa na cidade. A preocupação maior no que diz respeito aos problemas do canal do Rio Grangeiro. Várias divergências marcaram o ato de aprovação do projeto, que, em primeiro momento, foi considerado inconstitucional pela oposição na Câmara, por meio de parecer. A mensagem sequer chegou a ser debatida pelos vereadores.
O presidente da Câmara, Florisval Coriolano, não compareceu à sessão, que foi presidida pelo vice-presidente da Casa, Ailton Esmeraldo. Ao iniciar, ele apenas leu o parecer e encerrou a sessão. Parte dos funcionários do Legislativo cratense se retirou do plenário, e os microfones e ar condicionados foram deligados, ficando seis vereadores da oposição sem entender o posicionamento, que consideraram arbitrário, da Casa Legislativa. Mesmo assim, os vereadores da situação decidiram continuar a votação do projeto, tendo em vista a sua necessidade para o município.

Por volta de meio-dia, o vereador e secretário da Câmara, Apolinário Neto, pedindo desculpas à imprensa e as pessoas presentes no plenário e decidiu dar continuidade a processo de votação, com a devida aprovação. Os vereadores se manifestaram, justificando a importância da disponibilidade de parte do orçamento para a Executivo.

O vereador George Macário de Brito destacou a extrema relevância do projeto para todos os cratenses, considerando o ato arbitrário da presidência da Câmara em desfavor de todos os cratenses, além de ressaltar o aspecto político da decisão. O vereador Helder França, Guer, solicitou por meio de requerimento, a gravação da sessão que ele considerou irregular e disse da sua decepção e falta de respeito com os vereadores. O vereador Luiz Cory reagiu indignado, por não ter sido atendido na Câmara, no momento em que solicitou a cópia do parecer, considerando a inconstitucionalidade do projeto do Executivo.

George Macário disse que a sessão é um atentado contra a democracia, a legislação e com total falta de respeito aos colegas vereadores. Segundo o verador, essa não é a primeira vez que isso acontece. No dia da votação para o reajuste da SAAEC, aconteceu a mesma situação. Ele destacou a atitude do secretário, por estar cumprindo o regimento da Casa e o seu dever como parlamentar.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30