xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 dezembro 2011

BlogLIVROS - Complete a sua Coleção... O País dos Petralhas, O Chefe, Honoráveis Bandidos e a Privataria Tucana

Algumas sugestões para seus livros de cabeceira:


O PAÍS DOS PETRALHAS já é um dos três livros mais importantes para entender a miséria intelectual e política do país (os outros dois livros? O REACIONÁRIO, do Nelson Rodrigues, e O IMBECIL COLETIVO, do Olavo de Carvalho).

Cada um, à sua maneira, bate pesado no espírito de canalhice coletiva que entope as veias da democracia: as "estagiárias de pé sujo", o próprio "imbecil coletivo" e na sua nova versão o "petralha", são imagens construídas pelos autores que nos ajudam a perceber o monstro híbrido que tem apenas um nome: Totalitarismo.

Apenas um aparte; considero o livro do Olavo de Carvalho dos mais importantes da história do pensamento do país. O motivo? foi ele que derrubou o muro de Berlim intelectual que tanto fez para limitar as inteligências por estas bandas. Para o bem ou para o mal as forças que ele libertou fizeram com que o ar se renovasse.

Volto ao livro do Reinaldo. Este reúne artigos da Veja, do Globo e principalmente do seu blog, são textos que não devem surpreender o leitor habitual do autor, e sim, estão lá as características que fazem dele um dos grandes jornalistas atualmente em atividade: mordaz, contundente, com um apreço pela lógica raro nos pensadores atuais (quiça jornalistas!), e sim, com muito humor.

Mas a grande vantagem dos textos reunidos em um livro é a percepção da permanência.

Explico: os artigos publicados na internet sempre reverberam no instante, no momento da notícia, muitas vezes a reflexão, a leitura pausada, o pensar mesmo, cede ao impulso de "saber" mais, de engolir os acontecimentos e sequer digerir o que ocorreu ontem. O livro convida ao leitor uma pausa, uma ruminação (para os mais lerdos, como este que escreve, hehehe) do texto e das idéias que permite não apenas uma compreensão melhor dos acontecimentos, mas também a rememoração, o perceber que o que aconteceu ontem se faz presente nos ditames do amanhã (meio brega isso, não?) - Sim, estão lá os "petralhas", os "mensaleiros", relembramos que certa classe de intelectuais debateu o silêncio da categoria, aparecem os obamistas, mas também certos pesedebistas que, pela glória pessoal, entregam de mão beijada o poder! Mas agora temos o tempo que confirma as besteiras, temos a certeza que os desmandos que ocorreram apenas preparavam o terreno para mais e maiores totalitarismos (talvez sutis, mas ainda assim..).

Enfim, mesmo se já tenha lido todos os textos que lá estão, mesmo que nada seja assim tão novidade, acreditem, vale a pena acompanhar os mandos e desmandos da nomenklatura de forma mais reflexiva. (


O Chefe - O jornalista Ivo Patarra, de 47 anos, apresentou seu livro O Chefe para duas editoras. A obra foi recusada por ambas, e Patarra decidiu recorrer a um meio mais rápido e abrangente para divulgar o texto – a internet. Com isso, ele indica um caminho para escritores na mesma situação. O endereço do site criado pelo autor dá uma pista do tema de seu livro: www.escandalodomensalao.com.br. O Chefe é uma compilação detalhada dos escândalos que abalaram o governo Lula, desde que VEJA revelou o esquema de corrupção nos Correios, em maio de 2005, até o encerramento da CPI dos Bingos, em junho deste ano. São 403 dias de crise, segundo as contas do autor. O livro procura estabelecer uma cronologia desses eventos, e não traz novidades ou grandes revelações sobre a lama petista. Mas deixa sua posição muito clara: o chefe referido no título é, evidentemente, o presidente Lula. “Esse negócio de que ele não sabia de nada é balela. Lula é o grande beneficiário do esquema de compra de deputados”, opina Patarra. O autor admite que já votou no PT – e, embora nunca tenha se filiado a nenhum partido, no início dos anos 90 foi assessor de imprensa da prefeitura petista de Luiza Erundina. “Mas aquele era um governo autêntico. Cometeu muitos erros, mas por inexperiência, e não por falta de caráter”, diz Patarra.


Privataria Tucana - Esta obra é resultado das investigações do autor sobre a chamada 'Era das Privatizações', promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso. O livro busca trazer à tona os bastidores da política e do empresariado no Brasil à época, e os desvios de dinheiro público.



Honoráveis Bandidos - Palmério Dória, um dos jornalistas mais respeitados do País, conta pela primeira vez, num livro, toda a história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional pela família Sarney, no Maranhão, e o controle quase total, do Senado, pelo patriarca que virou presidente da República por acidente, transformou o Maranhão no quintal de sua casa e beneficiou amigos e parentes. Um livro arrasador, na mesma linha de Memórias das Trevas, que tinha o também senador Antonio Carlos Magalhães como personagem e vendeu mais de 80.000 exemplares quando lançado.

www.blogdocrato.com
Há 7 ANos, o Crato na Internet

Tiririca diz que em 1 ano fez 3 amigos e aprendeu o que deputado faz


NE - Só falta o Tiririca ser eleito o melhor deputado do Brasil...

Após o primeiro ano de mandato na Câmara, o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, o mais votado do país na eleição do ano passado (1,3 milhão de votos), afirma que terminou 2011 “feliz”, depois de um começo “difícil para caramba”.

Ele fez campanha pedindo voto aos eleitores sob o argumento de que "pior que está, não fica" e dizendo que não sabia o que fazia um parlamentar. Em entrevista, Tiririca afirmou que, em um ano, aprendeu o que é a atividade parlamentar e fez “três amigos que são amigos mesmo” dentre os 513 deputados da Casa.

Segundo Tiririca, os amigos na Câmara são os deputados Paulo Freire (PR-SP), pastor que integra a Frente Parlamentar Evangélica; Esperidião Amim (PP-SC), ex-governador de Santa Catarina; e Francisco Escórcio (PMDB-MA), um dos principais aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Perguntado sobre a afirmação da campanha eleitoral de que não sabia o que um deputado fazia, ele disse que agora aprendeu.

“Você quer ouvir o que faz um deputado? Trabalha muito e produz pouco. Não porque não queira produzir. O sistema da Casa é engessado por interesses políticos, partidários, é muito engessado.” Sobre o bordão “pior que está não fica”, ele disse ser “complicado” afirmar se o Congresso pode ou não piorar.

“É complicado. Não sei [se pode piorar]. Eu sou brasileiro e torço para que melhore. Eu sou brasileiro, tenho fé em Deus.” O deputado Tiririca no plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Vianey Bentes / TV Globo)

Via G1


BlogHumor - Que tapa na Cara...

Chico Anysio volta para CTI e respira com a ajuda de aparelhos


O humorista Chico Anysio, de 80 anos, apresentou uma piora em seu quadro de saúde e voltou para o centro de terapia intensiva do Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, os médicos diagnosticaram uma pneumonia durante a noite, e transferiram o humorista de volta para o CTI.

Chico Anysio respira com a ajuda de aparelhos e, de acordo com o boletim médico, seu estado de saúde “inspira cuidados”.

Chico Anysio está internado desde quinta-feira (22) por causa de uma hemorragia digestiva. Ele tinha recebido alta um dia antes, após pouco mais de vinte dias de internação, dessa vez causada por uma infecção urinária, mas precisou voltar no dia seguinte. Segundo o hospital, o humorista segue sem previsão de alta.

No domingo (4), o Fantástico prestou uma homenagem ao humorista num quadro em que misturou jornalismo e dramaturgia para mostrar um pouco dos 60 anos de carreira de Chico e seus 209 personagens.

Fonte: G1


Polícia Federal do Ceará faz a maior apreensão de ecstasy do Nordeste


Um jovem de 24 anos foi preso em flagrante na madruga desta terça-feira, 27, com 50 mil comprimidos de ecstasy no Aeroporto Internacional Pinto Martins. De acordo com a Polícia Federal (PF), foi a maior apreensão da droga no Nordeste. Policiais federais detectaram que em uma das bagagens de um voo vindo de Lisboa (Portugal) havia indícios da presença de material semelhante aos comprimidos de ecstasy. Na abordagem, constatou-se a existência de nove sacos de comprimidos de cor rosa, selados e cobertos por papel carbono.

Em interrogatório, o preso afirmou que teria sido contratado no inicio do mês de dezembro na avenida Beira Mar por dois homens, um brasileiro e um belga, para que ele pegasse a droga em Bruxelas (Bélgica) e encaminhasse para Fortaleza. Os nomes dos envolvidos não foram revelados pelo suspeito.

O preso foi indiciado por tráfico internacional de drogas, e a pena varia de cinco a 15 anos de reclusão. Ele está na carceragem da Superintendência da Polícia Federal no Ceará, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Outras apreensões

De acordo com a PF, somente nesta semana que antecede as festas de final de ano, foram apreendidos, além dos 50 mil comprimidos de ecstasy, 158 quilos de cocaína e 19 quilos de maconha, e está em segundo lugar em número de apreensões de cocaína em Aeroportos do Brasil.

O POVO online

Megaempreendimento em Juazeiro do Norte - Atacadão Maxxi abrirá em Janeiro/2012


"Está confirmado para o próximo mês a inauguração do mais novo megaempreendimento de Juazeiro do Norte: o Atacado Maxxi do grupo internacional Walmart. Localizado na Av. Padre Cícero (Juazeiro-Crato), Bairro São José, o empreendimento está construído numa área de 20.000m2 e consumiu cerca de 35 milhões de reais. Será o presente de Ano Novo para Juazeiro. Em 2012 o município centenário receberá outros grandes empreendimentos, alguns dos quais já em fase de construção. (Foto do Portal de Juazeiro)"

Via Portal do Juazeiro - Daniel Walker - Renato Casimiro

Notícias do Crato - 27/12/2011


Parceria junto à administração do Crato garante infraestrutura de acesso a curso de Agronomia da UFC

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, em parceria com o Governo do Estado, assinou ordem de serviço para construção da estrada que dá acesso ao curso de Agronomia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Muriti. A ordem de serviço, no valor de R$ 629 mil, propiciará infraestrutura como estrada asfaltada e iluminação. O prefeito Samuel Araripe chegou a se reunir este ano com os estudantes, que foram reivindicar melhores condições para o acesso à Universidade, no bairro Muriti. O chefe do executivo ouviu atentamente o apelo dos estudantes, garantindo o apoio necessário para a melhoria e maior conforto aos estudantes. O município entrará com a contrapartida para o projeto no valor de R$ 229 mil.

Coordenação do Demutran recebe treinamento para uso do novo bafômetro

O Crato passa a ser um dos primeiros municípios do estado a obter o bafômetro. O equipamento é o que há de mais moderno no mercado e auxiliará no trabalho de fiscalização, que se intensificará na cidade. A coordenação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) está sendo treinada para utilizar nas ruas o novo equipamento. O bafômetro faz o registro eletrônico das pessoas que se recusarem a realizar os testes. Esse comprovante, segundo o diretor do Demutran, Luiz Joatan Sousa, irá auxiliar, junto com a documentação necessária, para que as providências cabíveis sejam tomadas em relação aos motoristas que estiveram desobedecendo à lei. O equipamento já está à disposição para uso e a fiscalização será intensificada neste final de ano.

Crato recebe reconhecimento do Instituto Internacional Chico Mendes

O Crato em mais um ano sai à frente e consegue obter não apenas o Selo Verde, em cinco anos consecutivos, mas foi reconhecido pelo Instituto Internacional Chico Mendes, com certificação pela coleta seletiva de lixo que vem sendo executada na cidade. Segundo o secretário de Meio Ambiente da cidade, Nivaldo Soares, a partir de janeiro deste ano, a secretaria vai ampliar as ações com os projetos voltados para o setor ambiental, principalmente junto à Associação de Agentes Recicladores do Crato.

Desde o início das ações que a entidade vem recebendo o apoio da administração municipal. Atualmente, a entidade possui sede própria, criada por meio de projeto entre a Fundação Araripe, a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Prefeitura do Crato, que fez a doação do terreno. São cerca de 20 agentes na associação. O trabalho dos recicladores envolve educação ambiental e conscientização.

A conquista do Selo Verde, de acordo com o secretário, envolve uma série de medidas, tendo o reconhecimento do Estado. De 99 municípios que se inscreveram, 39 receberam o reconhecimento. Ano passado foram 33, e o Crato também estava entre eles. Para Nivaldo Soares, essa é uma referência para o município, principalmente por conta dos projetos que são desenvolvidos no âmbito do meio ambiente, para a garantia de uma melhor qualidade de vida para a população. Com a premiação acumulada em duas edições anteriores, o Crato recebe do Estado duas motos, um kit de apoio, com notebook e decibelímeto, o equivalente a um valor de R$ 24 mil.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


A Fábrica de Títulos de Cidadão Cratense continua - Mais um título é outorgado


Na cerimônia de entrega do título de cidadão Cratense ao governador Cid Gomes, passamos diversas vezes pelo presidente da Câmara, Florisval Coriolano, que me viu e fez que não viu, pra não falar. Ele deve estar com raiva porque nós denunciamos aqui no Blog do Crato que a câmara municipal tem se prestado a priori para 3 coisas:

- Conceder título de cidadão cratense
- Acoitar brigas de famílias de vereadores
- Mudar o nome das ruas do Crato, desagradando a população.

O ano de 2011 foi um verdadeiro desfile de títulos de cidadão cratense e sabe-se lá quantos ainda estão por vir. Parece que vamos repatriar todos os moradores do Crato agora. Enquanto isso, coisas mais úteis não são discutidas. É preciso que o Sr. Presidente com a autoridade que lhe compete, procure direcionar as pautas da câmara para coisas mais produtivas e de interesse da cidade. Título de cidadão cratense não é coisa pra ficar sendo banalizada dessa forma nem é de interesse de quase ninguém. E aqui está outra notícia publicada pela câmara de vereadores, de mais um título concedido, após a crítica que havíamos feito:

"O professor Éder Cardozo Gomes – diretor da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará / campus Crato recebeu no último dia 13 de dezembro, no Palácio Vereador José Valdevino de Brito – sede da Câmara Municipal do Crato, o título de Cidadania Cratense. O Projeto de Resolução é de autoria do Vereador Florisval Coriolano (PSD) – Presidente do Poder Legislativo. Os vereadores Ailton Esmeraldo (PP) – vice-presidente, Antônio Apolinário Neto (PMDB) – secretário e Pedro Alagoano (PSB), também prestigiaram o evento.

Juntamente com a sua esposa – Anádia Aparecida Cunha Cardoso, sua filha – Priscila Aparecida e o filho – Pedro, Professor Éder chegou ao plenáro da Câmara e recepcionou todos os seus convidados. Amigos, colegas de profisão e funcionários do Instituto. Em seu discurso de agradecimento pela honraria recebida, o homenageado que é mineiro de Araguari, há 19 anos residindo e trabalhando em Crato, enalteceu o apoio, a parceria, de todos os setores da sociedade cratense e caririense. Coube ao professor Carlos Pinheiro ler o discurso, em nome de todos os funcionários e estudantes da instituição. Florisval Coriolano ressaltou que o título de Cidadão Cratense para o professor Éder é só um reconhecimento relavantes serviços prestados à educação do Município.

Ô fabricazinha pra funcionar, hein ?

Dihelson Mendonça
Com informações da Câmara Municipal do Crato.

Bafômetro terá uso no Crato

Atenção bebuns! - Muito cuidado ao dirigir no Crato...

Crato. Este Município foi o primeiro da região do Cariri a receber um equipamento que mede a quantidade de álcool por litro de sangue dos condutores. O bafômetro foi cedido pelo Departamento Estadual de Trânsito, a pedido da Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O equipamento será utilizado conforme o artigo 277, do Código de Trânsito Brasileiro, o qual sugere que os condutores que se envolverem em acidentes, forem alvo de fiscalização ou que aparentem sinais de embriaguez façam o teste.

O Demutran irá realizar uma capacitação para todo o corpo de agentes de trânsito. Os fiscais irão aprender a manusear o aparelho e a abordar os motoristas. O etilômetro deverá estar presente nas blitze realizadas pela autarquia de trânsito e também em casos de acidentes com ou sem vítimas fatais.

Custo

O aparelho tem custo estimado de R$ 7 mil e servirá para fiscalizar condutores com base na Lei Seca - ou lei da alcoolemia zero -, em vigor desde 2008. Com a doação, o Crato passou a ser o único Município da região a disponibilizar um aparelho do tipo. Com a chegada das comemorações das festas de fim de ano, quando as infrações costumam ser mais frequentes, a tendência é que mais condutores sejam convidados a realizar o teste do bafômetro. O Demutran pretende intensificar as fiscalizações durante esse período. A expectativa é que a partir de sexta-feira, o equipamento já esteja fazendo parte das abordagens realizadas na cidade. De janeiro até agora, a jurisdição do órgão de trânsito do Crato não registrou nenhum acidente com vítimas.

No Município, a incidência de condutores dirigindo sob efeitos do álcool é maior durante os períodos festivos. Porém o Detran não tem dados ligados ao aumento ou diminuição do número de acidentes provocados por motoristas embriagados após a medida ter entrado em vigor.

Via DN

Brasil terá 113 novos shoppings até 2014


Segundo a Alshop, novos empreendimentos vão consumir pelo menos R$ 5 bilhões em investimentos

SÃO PAULO - Levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) indica que há em construção no País 113 shoppings. Eles devem entrar em funcionamento até meados de 2014. A maioria dos empreendimentos está no Sudeste (60%) e no Nordeste (14%).

"O fato de o Nordeste aparecer como a segunda região do País que vai sediar novos shoppings foi uma surpresa boa", afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, fazendo menção ao processo de descentralização do crescimento econômico pelo qual o Brasil está passando. Sahyoun conta que os prefeitos de cidades com mais de 100 mil habitantes se esforçam para ter um shopping em seu o município, a fim de não perder arrecadação para a cidade mais próxima que tenha algum shopping.

Os investimentos previstos nesses novos empreendimentos deverão passar de R$ 5 bilhões, segundo informações coletadas com as empresas empreendedoras dos projetos e administradoras de shoppings.

Fonte: Estadão


Municípios do interior cearense sofrem com falta de agências bancárias


A
atendente Jéssica Medeiros do Nascimento Souza, 20, mora em Abaiara, a 550 quilômetros de Fortaleza, e diz ter muitas dificuldades para ter acesso a serviços básicos, como fazer seus pagamentos. A cidade, com pouco mais de 10 mil habitantes, não possui nenhuma agência bancária. O fato se repete em mais 74 dos 184 municípios do Ceará.

"Temos um posto de atendimento da Caixa Econômica, mas o sistema vive fora do ar. Preciso ir para Milagres para poder honrar com meus pagamentos", reclama. Ela não é a única. O comerciário Cícero Gilberto Sampaio, 30, também precisa se deslocar para outro município quando o dinheiro do posto de atendimento acaba. "De vez em quando isso acontece. Outro problema é quando o valor do boleto de pagamento é muito alto, pois o posto não recebe", explica.

A maioria das cidades que não têm agência bancária é de população pequena. A situação faz com que as casas lotérias instaladas nestes municípios acabem se tornando praticamente um banco, acumulando a maior parte dos serviços do setor na cidade. Outro problema é a dificuldade para abrir contas correntes ou poupanças. Deslocar-se para uma cidade vizinha a fim de fazer um depósito ou pagamento, por exemplo, também dá ao usuário o risco de um assalto.

O Diário do Nordeste Online tentou entrar em contato com o Bradesco, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, a fim de saber a respeito do plano de expansão das instituições para o Ceará, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.

Fonte: DN Online


Moradores de Curitiba usam alarmes para espantar assaltantes nas ruas


Se alguém desconfia que um crime está acontecendo na região, a sirene é acionada. Quem mora ao lado ouve e faz o mesmo, e, em uma reação em cadeia da vizinhança, a barulheira toma conta da rua.

Movimentação suspeita em Curitiba é barulho na certa. Se alguém desconfia que um crime está acontecendo na região, a sirene é acionada. Quem mora ao lado ouve e faz o mesmo, e, em uma reação em cadeia da vizinhança, a barulheira toma conta da rua. A intenção é espantar o bandido.

Uma imagem, sem áudio, mostra um ladrão fugindo. De acordo com os moradores, isso aconteceu depois que tocaram as sirenes. As medidas de segurança vão além. Cartazes nas paredes, aviso escrito no asfalto e câmeras de vídeo dão uma chance para o ladrão mudar de ideia. "Eu mesmo, que trabalho à noite, fico mais tranquilo, porque a minha esposa fica em casa sozinha", afirma um dos moradores.

Na rua pioneira do sistema, os assaltos eram comuns. Em três anos de sirene, apenas um arrombamento foi registrado. "A união tem que prevalecer. Pode ter sirene, pode ter o que for, não vai ter como. Tem que ter união. Se não tiver, não vai conseguir", diz Ronaldo Pereira, inventor do sistema.. Hoje, 15 ruas em sete bairros de Curitiba têm o sistema que, aos poucos, fica mais sofisticado. “Se a população se sente mais segura com a sirene, a Polícia Militar apoia", afirma o coronel Ademar Cunha Sobrinho.

O sistema atual é um pouco diferente do das primeiras ruas com sirene. Os moradores podem acionar por um controle remoto. Assim, na hora que se está chegando em casa, é só apertar o botão e perceber se tem alguém suspeito ao redor. O barulho também é diferente. Primeiro, uma sirene, e depois, um alerta: "Atenção. Este patrimônio foi violado. Favor informar o 190".

"Hoje me veio uma coisa assim, de voltar ao passado. A gente tem que se unir para proteger a nossa tribo", explica a representante comercial Betânia Venzel.

Gisah Batista Curitiba, PR

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31