xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 dezembro 2011

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


http://1.bp.blogspot.com/-F0FY6xD8cxU/Tum91fHf8_I/AAAAAAAAGhw/DLjlZYZI8P8/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Edição 15 a 19 de dezembro de 2011

Xô, centro da cidade

A quase totalidade dos grandes edifícios construídos em Juazeiro do Norte está localizada em bairros afastados daquela cidade. O motivo? O centro de Juazeiro virou uma parafernália devido aos engarrafamentos de veículos, dificuldade de circulação de pedestres, saturação de espaço e poluição sonora. Não por acaso, a Av. Leão Sampaio ganhará em breve o Edifício Empresarial Athenas, (foto da maquete ao lado) com 14 andares. O imóvel disporá de 150 salas (cada uma com 50,00m²) e três elevadores, um deles panorâmico. Dois subsolos serão destinados a estacionamento, com um total de 169 vagas.


No tempo dos coronéis

O jornalista Ciro Saraiva lançou nesta 5ª feira, 15, seu livro "No Tempo dos Coronéis”. No qual rememora fatos dos governos dos coronéis Virgílio Távora, César Cals e Adauto Bezerra (foto à direita). Este último, nascido em Juazeiro do Norte, governou o Ceará entre 1975 e 1977. Foi o último caririense a assumir o governo do Ceará. Nos últimos 35 anos esse cargo foi revezado somente entre políticos nascidos em Fortaleza e Sobral. Noutras palavras, pelo menos na área política-administrativa, o Cariri encontra-se fora do poder há quase quatro décadas.

Seminário São José

A TV Assembleia, canal 30, de Fortaleza, está produzindo uma matéria sobre o Seminário São José de Crato, educandário construído pelo primeiro bispo do Ceará, dom Luiz Antônio dos Santos, e inaugurado em 7 de março de 1875. A equipe que grava a reportagem – sob o comando do jornalista Marcelo Fraga – entrevistou, dias atrás, o bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, o memorialista Huberto Cabral e este colunista. Foram gravadas, também, imagens no interior daquele educandário.


Ideia do “Padim”

O bispo emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, ao gravar sua entrevista forneceu ainda valiosas fotos retiradas do Álbum do Seminário de Crato, obra editada em 1925, por ocasião dos 50 anos de fundação daquele educandário. Dom Newton fez importantíssimas revelações – colhidas do Álbum citado – dentre elas a de que a ideia para construir um Seminário Católico em Crato partira do recém-ordenado Padre Cícero Romão Batista, no ano de 1871. Sugestão prontamente acatada por dom Luiz Antônio dos Santos.

Pirueta

Conselho e rapé toma quem quer, diz a sabedoria popular. Doutor Cid Gomes, aceita um conselho? Mande técnicos do seu governo a Crato para explicar que as obras (incompletas) da recuperação do canal do Rio Grangeiro não trarão novos riscos de inundação ao centro da cidade. As pessoas residentes nas imediações do canal – com muros de “gabião” (leia-se: gaiolas de arame com pedras soltas) ao lado do que restou dos paredões de concreto – está temerosa de que volte a se repetir a catástrofe ocorrida no último dia 28 de janeiro.

Ruído de Comunicação

Algumas pessoas criticaram a iniciativa da Prefeitura de Crato por ter colocado placas ao lado das obras de reforma de quatro praças centrais e da requalificação da Rua João Pessoa. E chegam a afirmar: essas obras – financiadas pelo Banco Mundial – estão sendo feitas unicamente pelo Governo do Ceará. Ledo engano. A Prefeitura de Crato entra com uma contrapartida equivalente a 10% dos valores investidos nessas obras, conforme consta na cláusula 6ª do Termo de Compromisso 008, de 5 de outubro de 2009, assinado entre a Secretaria das Cidades e o Município de Crato. É, pois plenamente legítima a iniciativa da Prefeitura cratense colocando suas placas ao lado das que foram postas pelo Governo do Ceará. (Ao lado o escudo oficial de Crato com as cores certas).


Na medida

Além do mais, no citado Termo de Compromisso está escrito: “Competirá à Prefeitura de Crato: acompanhar a realização das obras do Componente 1 – Qualificação Territorial do Projeto do Município aqui incluídas: a Recuperação Ambiental no Bairro do Seminário. Requalificação das Praças Centrais; a sede do Geopark Araripe. A urbanização do Geotope Batateiras; o Centro de Cultura e Eventos do Cariri; e quaisquer outras que venham ser incorporadas à carteira do Projeto”.

Seria sonhar demais?

Pelo que já foi feito, em termos de requalificação urbana na Rua João Pessoa, ficamos a imaginar se fossem retiradas as enormes e feias placas publicitárias das lojas lá existentes. O centro Crato lembraria uma cidade de Primeiro Mundo. Outra constatação: não dá para existir mais estacionamento de motos e veículos naquela rua. Alguns carros já estão lá estacionando. Mas quando para um veículo ao lado do que está estacionado – para desembarcar algum passageiro – o carro quem vem atrás fica sem opção de continuar seguindo em frente, tal a estreiteza da rua.

Centenário do Rei do Baião

Terça-feira última foram abertas em Exu as comemorações do centenário do nascimento do cantor Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas que o país já possuiu. Ele nasceu naquele município pernambucano em 13 de dezembro de 1912, no dia dedicado à Santa Luzia. Todo o Brasil – durante um ano inteiro – festejará o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. Em Recife, o bloco Galo da Madrugada homenageará Gonzagão no carnaval de 2012. No Rio de Janeiro, enredo da escola de samba Unidos da Tijuca, para o próximo carnaval será: "O dia em que toda a realeza desembarcou na Sapucaí para coroar o Rei Luiz do Sertão". A escola tenta o bicampeonato.

Outras homenagens

No segundo semestre do próximo ano será produzido um filme sobre a vida do “Rei do Baião”. A bibliografia de Luiz Gonzaga só faz crescer. Na última 3ª feira foi lançada em Campina Grande mais um livro sobre ele: Porque o Rei é Imortal escrito por Antônio Francisco Costa e José Nobre de Medeiros. Gonzagão gravou na década 50 do século passado um baião cuja letra diz: "Luiz Gonzaga não morreu, nem a sanfona dele desapareceu..." Assim como diz a canção, se depender dos nordestinos, a imagem do "Velho Lula" permanecerá viva por muitas gerações.

E o Crato?

Volto a lembrar: Luiz Gonzaga gostava de dizer que Crato era o seu segundo torrão natal. Será que aqui o centenário de nascimento de Gonzagão vai passar em branco? Por que não se relocaliza o busto de Luiz Gonzaga – existente no interior do Parque de Exposição – para a pracinha que fica em frente? No interior do parque ninguém vê o busto. Nem nos poucos dias da ExpoCrato. Colocado lá fora toda a população se daria conta de que Crato não esqueceu o Rei do Baião...

Do (inesgotável) seriado “Coisas da República”

Nos últimos dez anos a sociedade civil brasileira apresentou à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados 860 propostas. Apenas duas dessas sugestões foram aprovadas no plenário. E nessas duas não está incluída a Lei da Ficha Lima, a qual – embora de origem popular – foi arrancada à fórceps do Poder Legislativo. O resto das sugestões dormita nas gavetas. No entanto, os ilustres deputados acharam relevante aprovar, por unanimidade na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, dia 14 a “Lei da Palmada”. Risível. Suas excelências querem nos ensinar como devemos educar nossos filhos. Logo eles... Acreditam os nobres deputados que uma palmadinha prejudica as crianças. Já roubar dinheiro de merenda escolar e desviar dinheiro da educação pública ...

O nome da bola

Abriram concurso para denominar a bola da Copa do Mundo de 2014. Pensando bem, já que as bebidas alcoólicas foram liberadas durante os jogos da Copa, que tal homenagear a cachaça – a mais conhecida bebida nacional – dando à bola um dos muitos sinônimos da aguardente? Pense nesses nomes sugestivos: birita, cana, engasga-gato, pinga, branquinha, dentre outros...

Frutos da greve

A inadimplência dos consumidores brasileiros cresceu 1,9% de outubro para novembro, segundo indicador da Serasa Experian. O aumento no mês é resultante da greve dos correios, que atrasou o envio de boletos e faturas para pagamento, dizem economistas da Serasa. Ah! bom.

Torpedos

1 – Novidades no Cariri Shopping. Antes da entrega da ampliação (prevista para abril-2012) haverá, neste fim de ano, inauguração das novas lojas: Bob's, Giraffas, Patroni Pizza e Camarão & Cia. Agora uma boa notícia: toda a área para as novas lojas do projeto da expansão já foi negociada...

2 – Empresário juazeirense Francisco Freire (proprietário da Distribuidora Cariri Medicamentos e rede de farmácias Drogarias Cariri) estreia como industrial. Implantou, no Distrito Industrial do Cariri, a Indústria de Calçados Brasil Vista Pé. São 150 novos empregos diretos, direcionados inicialmente para duas linhas de sandálias femininas: as de dedo e as rasteirinhas.

3 – Desde a última 4ª feira, 14, as filiais das Lojas Maia de Juazeiro do Norte e Crato mudaram o nome para Magazine Luíza. É que aquelas casas de varejo. de origem paraibana. foram compradas pelo grupo paulista de Maria Luiza Trajano, esta por sinal cotada para ser ministra de dona Dilma na reforma ministerial do próximo mês. O Magazine Luíza passa a atuar em 16 estados brasileiros com 611 lojas.

4 – Parece que é de rosca. A ferrovia Transnordestina – com 1.728 km de extensão, teve apenas 162 km construídos em 2011. Ou seja, menos de 10% do total. Lula havia prometido inaugurar a Transnordestina também em 2010. Mas Dilma já marcou nova data para a conclusão: 2014. Coincidentemente outro ano eleitoral.

5 – Quase um ano depois de chegar à Câmara Federal, como o deputado mais votado do Brasil (1 milhão e 354 mil votos), Everardo Oliveira e Silva (PR-SP) – mais conhecido como Tiririca ¬– presidiu por quase três horas... a Comissão de Educação e Cultura daquela casa legislativa. Foi durante uma audiência pública destinada a discutir a concessão de alvarás para instalação de circos nas cidades brasileiras. Pense num assunto relevante!

6 – Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – dentro das estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do país – em 2009, cerca de 25% de toda a riqueza do Brasil estava concentrada em São Paulo, com 12%, Rio de Janeiro (5,4%), Brasília (4,1%), Curitiba (1,4%) e Belo Horizonte (1,4%). Apesar de deter 25% do PIB nacional, essas cidades possuem apenas 12,6% da população brasileira. Ôxente, cadê o Nordeste? Ele não tem crescido tanto segundo a propaganda do governo? Como diria Pedro Esmeraldo: “Não coloque rabo em nambu, que nambu não tem rabo”. Ao Nordeste basta continuar liberando recursos para o Bolsa Família. "Vida de gado, povo marcado e povo feliz"...

7 -- E para finalizar: O ex-tesoureiro do PT, Delúblio Soares, afirmou, uma vez, que: "um dia o "Mensalão vai virar piada de Salão". Esta semana, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), previu que só daria seu voto -- no caso do mensalão -- em 2013.Noutras palavras, profetizou que a apuração da maior roubalheira pública já feita no Brasil vai mesmo prescrever... Pronto, aí está a piada de salão. Parabéns, Delúbio! Você é mesmo O Cara...


O Preço da Incompetência - Será que custa muito proteger o Caminhão dos Correios ?





Conforme os Senhores poderão ler logo abaixo, o caminhão dos correios já foi assaltado 2 vezes apenas NESTA SEMANA aqui no Ceará.

Eu pergunto:

Vão esperar que assaltem 3 vezes ? O que vão fazer para evitar o problema ? Será que há alguma conivência entre aqueles que deveriam proteger o cidadão e os bandidos ? Será que custa muito à polícia ou à segurança pública do estado colocar 2 soldados armados no caminhão dos correios para protegê-lo ? Quem sabe até dentro do baú, para sair atirando no caso de assaltos ? Uma coisa é certa: Algo precisa ser feito, porque a população paga pesados impostos no Brasil para ter segurança garantida pelo estado. O Estado não está cumprindo a sua parte, mas nós estamos. E estamos entando pelo cano. Não é a primeira vez que um caminhão dos correios é assaltado. Todos os anos, o mesmo problema, que não é a proliferação dos bandidos, é a INCOMPETÊNCIA DO ESTADO em encontrar uma solução, já que eles não fazem NADA mesmo para resolver.



Dihelson Mendonça

Dilma diz que vai ampliar critérios para escolha de ministros - Postado por J.Tavares

A presidente Dilma Rousseff aproveitou um encontro com a imprensa, nesta sexta-feira (16), para mandar um recado para sua base aliada. Disse que não vai aceitar ingerência dos aliados nos ministérios, ao ser questionada sobre os casos de irregularidades que derrubaram ministros.

Subindo tom de voz, ela disse que vai “exigir cada vez mais os critérios [de escolha e acompanhamento de sua equipe]“, acrescentando que “nenhum partido pode interferir nas relações de governo”. Em seguida, fez questão de dizer, subindo ainda mais o tom: “Vale para qualquer partido”.

Sete ministros já deixaram o governo Dilma, seis após denúncias de corrupção. Dilma afirmou que seu governo é de “tolerância zero” com malfeitos e atos de corrupção.

Ao mesmo tempo, ela afirmou também que jamais fará uma “caça às bruxas”, destacando que todo mundo tem direito de se defender. “Eu não posso sair por aí apedrejando as pessoas e fazendo julgamento sem direito de defesa”, afirmando, acrescentando que “por pressão nenhuma” fará isso. “Não tolerar malfeito de um lado, mas também não vou criar caça às bruxas.”

Durante a conversa, Dilma não deixou de alfinetar a imprensa, ao dizer que os escândalos ganham mais destaque na mídia do que os programas sociais do governo. “Parece até que existem dois Brasis”, afirmou ao se queixar de que, enquanto ela se dedica a montar programas, a imprensa ficaria concentrada em outros temas. Em seguida, completou: “Obviamente que escândalo vende mais jornal”.

Ela chegou a lamentar, sem citar nomes, a queda de alguns de seus ministros, afirmando que eram quadros competentes. Questionada sobre a crise mais recente, envolvendo seu ministro e amigo pessoal Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Dilma refutou o argumento de que teria dois pesos e duas medidas. “[O caso] do Pimentel não tem nada do meu governo.”

Ao ser confrontada com o caso de seu ex-ministro da Casa Civil, que enfrentou crise semelhante à de Pimentel, ela completou: “Mas o Palocci quis sair”.

Dilma também evitou adiantar qualquer informação sobre a reforma ministerial prevista para janeiro. Ela chegou a dizer que imprensa iria ter uma “surpresa”, quando foi indagada se estava nos seus planos reduzir o número de ministérios. “Não me venham com essa conversa. Não terá redução de ministérios, não é isso que faz a diferença no governo.”

Fonte:(Folha)

O maior benfeitor de Juazeiro do Norte -- por Daniel Walker e Renato Casimiro (*)

Padre Cícero é o maior benfeito de Juazeiro e a figura mais importante da sua história. Foi ele quem doou os terrenos para construção do primeiro campo de futebol e do aeroporto; incentivou a fundação do primeiro jornal local (O Rebate); fundou a Associação dos Empregados do Comércio; realizou a primeira exposição da arte juazeirense no Rio de Janeiro; incentivou e dinamizou o artesanato artístico e utilitário como fonte de renda e incentivou a instalação do ramo de ourivesaria.

Praticou a medicina popular, como forma alternativa de cura, prescrevendo remédios caseiros à base de ervas medicinais, com excelente resultado. Mas sua grande contribuição à educação foi ter deixado para a Ordem Salesiana a maior parte dos seus bens, para que ela fundasse aqui uma escola profissional, o que terminou se concretizando, e também a substancial ajuda que deu para a fundação da Escola Normal Rural de Juazeiro, a pioneira do ensino ruralista no Brasil, e o Orfanato Jesus, Maria e José.

Foi ele quem introduziu na região a criação do boi zebu; incentivou o cultivo da mandioca na Chapada do Araripe, fazendo convergir para aquele aprazível local muitos romeiros que o procuravam em busca de orientação e trabalho; estimulou igualmente o plantio da cana-de-açúcar, chegando inclusive a financiar alguns projetos agrícolas bem sucedidos. Ninguém melhor do que ele soube aproveitar a vocação agrícola do Cariri.

Em momento algum ele deixou a população juazeirense desamparada e sempre procurou o bem estar do seu povo. Quando irrompeu a epidemia de varíola em 1899, ele, apesar de estar recolhido ao Crato, por determinação superior, conseguiu autorização e foi socorrer a sua gente. Arranjou vacina, e com a ajuda do Sr. Francisco Belmiro e do farmacêutico Ernesto Rabelo conseguiu debelar o terrível mal, evitando maiores consequências para a população. Nas secas de 1915 e 1919 foi dos seus mandiocais que veio o alimento salvador para mitigar a fome dos pobres.

É por essas razões que muitos historiadores concordam em atestar que ele realizou uma obra notável, quase incrível, concorrendo não apenas para a criação da maior cidade do interior cearense, como também para um maior desenvolvimento do Cariri.

(*) Daniel Walker e Renato Casimiro in “A Família Bezerra de Menezes– Fundação e Desenvolvimento de Juazeiro do Norte”, página 35.
                                        

Praças Centrais do Crato serão inauguradas dia 22 de Dezembro


A
informação veio da assessoria de imprensa do Deputado Sineval Roque, ligado ao Governo do Estado do Ceará. A população anseia pelo término das obras, que já causaram muitos constrangimentos e controvérsias, mas compreende-se que ao final, o Crato vai sair ganhando. O projeto da Prefeitura Municipal, com execução do Governo do Estado, com recursos do Banco Mundial transformará a paisagem da nossa querida cidade.

Notícia boa para meu amigo Aloísio Alves de Matos, e Adiê, lá do Mercadinho Matos, que já não aguentam mais poeira na R. Dr. João Pessoa. Recebam o nosso abraço!

Dihelson Mendonça

Juiz anula cassação do prefeito de Santana do Cariri



Foi anulada a sessão que votou pelo afastamento do prefeito do município de Santana do Cariri, Jesus Garcia (PSDB), e seu vice, Geraldo Eriberto Garcia (PSDB). A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (16) pelo juiz da Comarca de Santana do Cariri, Matheus Pereira Júnior.

A presidente da Câmara Municipal, Ana de Abreu Machado, chegou a tomar posse na Câmara e o vice, Antônio Rodrigues Mosquito, assumiu a presidência do legislativo. Segundo Ana Machado, havia sido votada uma comissão processante para os trabalhos, que seriam concluídos em 120 dias.

A decisão pela cassação do prefeito e seu vice foi tomada na quinta-feira (15), na Câmara Municipal, com seis votos contra dois. Ambos são acusados de improbidade administrativa contra a gestão da cidade. Há quatro meses uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apurava denúncias.

Lindomar Rodrigues
Colaborador


DOCE NATAL: Samuel Araripe e Mônica Araripe consolidam o Doce Natal, a Maior Festa Natalina do Ceará - Por: Wilson Bernardo.


O projeto social idealizado pela primeira dama Mônica Araripe é com certeza a maior festa natalina do Estado do Ceará, não só pela entrega de presentes à comunidade, mas principalmente capacitando adolescentes no intuito de levar para as comunidades periféricas a inclusão social. Doce Natal é uma realidade que envolve todos a fazerem uma reflexão do seu papel diante das dificuldades da vida, e demostrando afeto, uma mão amiga. Hoje e amanhã no largo da Reffesa no centro cultural do Araripe a partir das 17h0s, o grande espetáculo a Fábrica do Doce Natal na construção da cidade ideal.


Samuel Araripe, Raimundo Bezerra Filho e respectivas Senhoras abrem os festejos do Doce Natal


O publico como sempre em grande massa e emocionados


Pelo olhar se percebe a magia que encanta o Doce Natal


sincronia e muito talento em nosso Crato cratinho de açúcar


Docinho e a esperança de nova vida para uma cidade ideal para nossos sonhos


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Magistal Abidoral - Por: Pachelly Jamacaru

Suspeito que sou, nem por isso mesmo, deixaria aqui de fazer menção ao Show de Abidoral Jamacaru.

Ninguém mais do que eu tem acompanhado a trajetória deste compositor Magistral. Desde os Festivais, o Grupo Nessa Hora, até os dias de hoje. Pouparia até de fazer os comentários já previsíveis do: Abidoral é isto, Abidoral é aquilo, mas ressaltaria apenas que dentre tantos que estendem a voz por tantos, Abidoral nunca deixará de ser isto e nem aquilo que seja o que de melhor simboliza nossa musicalidade. Inovador, renovador, autêntico, conciso, inteligente, visionário e atual.

Denominamos de “ícone” a isto e ou aquilo que alguém por excelência atinja e faça-se destacar pela unicidade.

Autoral, plural, fenomenal, magistral, musical, universal e para sempre... O Jamacaru Abidoral.




Não tinha ângulo para mostrar todos os músicos, mas em nome de todos, Parabéns!



Não Abidoral, deixe os aplausos por nossa conta!


Fotos: Pachelly Jamacaru

TSE garante mandato do deputado Salviano


O deputado federal Manoel Salviano (PSD) assegurou seu mandato perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Arnaldo Versiani extinguiu a representação na qual o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pedia a cassação do mandato dele, por infidelidade partidária, porque o parlamentar havia se filiado ao Partido Social Democrático (PSD) sem apresentar justa causa, como determina a Resolução 22.610/2007 do TSE. A ação foi extinta em razão de decadência processual.

No âmbito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará tramitam várias ações ajuizadas pelo PSDB contra suplentes e deputados estaduais que foram eleitos pelo partido e trocaram de legenda. Estão com o mandato questionado por infidelidade partidária, os deputados Osmar Baquit, Moésio Loiola, Neném Coelho, Professor Teodoro, Cirilo Pimenta e Gony Arruda. Outras legendas, como é o caso do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido da República (PR) e do Partido da Mobilização Nacional (PMN) também reclamaram a perda de parlamentares, acontecendo o mesmo com o Ministério Público Eleitoral, nos casos em que o partido não questionou a perda de mandato de quem deixou a agremiação.

A ação contra o deputado Manoel Salviano foi interposta diretamente ao TSE por se tratar de deputado federal. Na representação que apresentou, o PSDB disse que o parlamentar não informou o motivo de sua saída e argumentou que o desligamento não se enquadra nas razões de "justa causa" previstas na Resolução do TSE. Argumentou ainda que o mandato foi obtido em função da quantidade de votos angariados pelo partido, ou seja, a votação nominal de Salviano não atingiu o quociente eleitoral.

De conformidade com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral que trata dessa questão quatro situações configuram a justa causa para um parlamentar deixar o partido pelo qual foi eleito, sem perder o mandato. Essas situações são as seguintes: incorporação ou fusão de partido político; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; ou grave discriminação pessoal.

DN


Caminhão dos Correios é assaltado na BR-116


Um caminhão dos Correios foi tomado de assalto na noite desta sexta-feira (16), em Palhano. De acordo com informações do comando de Policiamento do Interior (CPI), o caminhão trafegava na BR-116 quando foi tomado de assalto por quatro indivíduos que vinham em um veículo Gol. Toda a carga transportada foi levada, segundo o CPI.

De acordo com o sargento Germano, do CPI, o motorista do caminhão trafegava na rodovia quando foi abordado pelos suspeitos. "Eles mandaram o motorista parar e correr para o mato, abriram a porta do baú - onde vinha a carga -, roubaram tudo e fugiram", diz o sargento. Ainda segundo o CPI, os assaltantes levaram a carga e deixaram o veículo abandonado na estrada.

Segundo o CPI, crime ocorreu às 22 horas, no km 130 da BR-116. O caminhão trafegava na estrada do distrito de São José, na zona rural de Palhano, município localizado na região do Jaguaribe e distante 152 quilômetros de Fortaleza.

Os autores do crime ainda não foram identificados. A polícia ainda não conseguiu recuperar a carga roubada, informa o CPI.

Segundo caso em menos de uma semana

Esse é segundo caminhão dos Correios tomado de assalto em menos de uma semana no interior do Ceará. Na última quarta-feira (14), outro caminhão também foi assaltado, na BR-222, tendo sido recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) poucas horas após o crime. O veículo transportava carga dos correios de Fortaleza a Sobral, e foi encontrado com apenas parte da carga.

Fonte: Portal Verdes Mares


Mais de mil focos de incêndio são registrados no Estado


Brigadistas na chapada do Araripe fazem trabalho permanente. As chuvas aliviaram o problema
FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA - Uma simples ponta de cigarro pode provocar incêndios de grave proporção em áreas da Chapada do Araripe.

Crato. Até o próximo mês de janeiro, a prática de queimadas se torna mais frequente nas áreas urbanas e encosta da Chapada do Araripe. Do início de setembro até agora, já foram registrados pelo 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros 37 focos de incêndios, sendo eles de médias e pequenas proporções. Em todo o Estado do Ceará, o Corpo de Bombeiros apagou 1.203 focos de incêndios em vegetação neste ano, sendo que destes, 655 registro ocorreram no interior. O monitoramento das principais áreas de calor é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

As chuvas fora de época, que caíram na região do Cariri, no mês de outubro, proporcionaram uma queda no número de queimadas, que está abaixo da média do ano passado, quando no mesmo período, foram atendidos 64 chamados.

As autoridades acreditam que uma das maiores consequência das queimadas está relacionado a migração de animais silvestres. A fuga deles para outras áreas de refúgio, que muitas vezes não são seu habitat natural, provoca um desequilíbrio ambiental na Chapada do Araripe. As espécies contribuem para o reflorestamento das matas.

No preparo da terra para o plantio e limpeza de pequenas áreas, os agricultores ou a população residente em regiões de encostas, muitas vezes, acabam causando princípios de incêndios que provocam danos a biodiversidade, comprometendo, diretamente, a fauna e a flora local. Com a prática, o solo vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo do tempo. Este ano, o que mais chamou a atenção das autoridades foi a ocorrência de incêndios em vias expressas (acostamento de estradas), que são provocados pelos motoristas que trafegam nas vias. Uma simples ponta de cigarro ainda acessa pode ser suficiente para iniciar um incêndio.

Atualmente, o grupamento do Corpo de Bombeiros no Crato tem uma equipe de 20 bombeiros que contam com o auxilio de 15 agentes do PrevFogo para atender as ocorrências.

Segundo o Corpo de Bombeiros, grande parte da queima de vegetação que acontece na Chapada do Araripe é provocada, geralmente, pela falta de cuidados dos agricultores que manuseiam o fogo. As queimadas podem ocorrer de forma criminosa, intencional ou acidental. A imperícia acaba causando os incêndios florestais que são em sua maioria acidental. Porém, de acordo com a Lei 9.605 de 1998, provocar incêndios de qualquer proporção pode configurar um crime contra o meio ambiente.

Apesar da importância da biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona), que tem uma extensa área de preservação ambiental, as autoridades acreditam ser importante monitorar as regiões com potenciais de queimadas. As folhas, trocos de árvores caídos e a própria vegetação já são elementos potencializadores do fogo. Para o ambientalista Maurício Teles, é necessário que as autoridades estabeleçam as prioridades e realizem um mapeamento das áreas de incêndios, para um plano de manejo de recuperação das regiões degradadas. "Com uma política recuperação das áreas degradadas, podemos fomentar o desenvolvimento de projetos junto as ONGs", revela.

Conscientização

O Corpo de Bombeiros, em parceria com o Geopark Araripe, realiza trabalho periódico de conscientização da população. Para que sejam diminuídos os riscos de incêndios nas encostas, os bombeiros e os agentes do PrevFogo oferecem palestras sobre os riscos de queimadas, técnicas de manuseio do fogo e de como apagá-lo e até curso de formação de brigadistas, entre outras atividades. De acordo com o capitão Francisco de Assis Mesquita Sobrinho, é preciso que a população tenha informações suficientes sobre os riscos que a prática oferece.

Como medida de proteção e conservação ambiental, a ONG Crato Verde, Fundação Hebert Daniel e o Instituto Verde Vida realizam, hoje, o I Seminário Regional Desafios das Políticas Verdes nos Municípios Cearenses. O evento acontece a partir das 8h no Crato Tênis Clube.

As entidades vão realizar um abraço coletivo ao canal do Rio Granjeiro, que está com as obras paralisadas, ainda aguardando a licitação, prevista para o próximo dia 20, para o início da ordem de serviço da segunda etapa da obra.

MAIS INFORMAÇÕES

Corpo de Bombeiros - Crato
Rua Maria Maíldes de Siqueira - 167
Bairro Pimenta - Cariri
Telefone: (88) 3102.1253

Yaçanã Neponucena
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !

EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos




E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Cliente BLOG DO CRATO tem Prioridade - Lojas TOP MÓVEIS

Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

O Excelente atendimento feito por profissionais qualificados:

Img_1140

TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Brasil terá bioinseticida contra dengue em 2012



Rio de Janeiro - O país contará com um importante aliado para combater a dengue no próximo ano. Um bioinseticida desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fabricado por uma indústria farmacêutica promete ser divisor de águas na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

O bioinseticida é resultado de quase dez anos de pesquisas coordenadas pela cientista Elizabeth Sanches, que trabalha na Farmanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de medicamentos. Criado a partir do Bacillus thuringiensis e do Bacillus sphaericus, ele será produzido na forma de comprimidos, para dissolução em caixas d'água, ou em apresentações maiores, para utilização em açudes e reservatórios.

“No caso da dengue domiciliar, é recomendável a utilização do comprimido hidrossolúvel. O produto tem duas ações concomitantes: paralisa os músculos da boca e do intestino da larva e causa infecção generalizada nela”, explicou Elizabeth, engenheira bioquímica e bióloga.

A pesquisadora garantiu que o bioinseticida não apresenta qualquer risco para o meio ambiente. “Nós fizemos todos os testes referentes a impacto ambiental e toxicologia da formulação em animais de sangue quente, inclusive. Temos a segurança dos produtos que desenvolvemos, justamente por serem aplicados em ambientes domiciliares.

A Farmanguinhos concluiu o treinamento dos funcionários da empresa BR3, vencedora da licitação e que poderá iniciar a produção dentro de alguns meses, segundo Elizabeth. “A empresa acabou de ser treinada e está bem adiantada na implantação do projeto. Eu penso que no meio do ano que vem nós já tenhamos produtos dessa parceria tecnológica”.

Além do produto contra a dengue, a Farmanguinhos licenciou mais dois bioinseticidas: contra a malária e contra a elefantíase. A pesquisadora disse que produtos com ações semelhantes já são utilizados em outros países, como a China, mas não podem ser simplesmente importados para aplicação no Brasil: “O produto tem que ser desenvolvido com especificidade para o local de aplicação. Justamente para podermos ajustar a formulação para aquele ambiente”.

Edição: Graça Adjuto
Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil


Alto da Penha:Alô Rabo da Gata...Poluição Sonora é Crime,Mas Também é Arte-Wilson Bernardo.


A radio comunitária se defende de recentes reclamações feitas nesse blog pela cantora A.Ventura...

Um oprimido hospeda em si um opressor (Paulo Freire)

É lamentável não podermos enxergar um fato em suas múltiplas dimensões. Os projetos de educação popular, que buscam a inclusão social de jovens da periferia do Crato que vivem a margem da sociedade, anônimos e só exaltados na grande mídia quando são destaques nas páginas policiais, são desconhecidos entre pessoas cultas, elitistas e classicistas de nossa cidade.

A título de esclarecimento, a caixa de som, objeto de reclamação de uma moradora da rua Padre Ibiapina com a Duque de Caxias, é o resultado de um projeto que acolhe jovens da comunidade do Rabo da Gata. São ações educativas desse porte que possibilitam a transformação do pensar, ações que devem partir dos saberes dos próprios jovens, como forma de compreender outras linguagens literárias e musicais. Essa postura é autoritária e equivocada. A rádio funciona de 08h00 as 11h00 e das 14h00 as 16h00, portanto não é invasiva. Quanto ao volume das caixas de som, não se constitui uma agressão permanente aos ouvidos apurados nos moldes orientais. Estamos em processo de ajustes técnicos e dos decibéis. O projeto contempla 15 alunos locutores mirins, aprendizes do ofício da comunicação em rádio e estamos abertos a receber voluntários que acreditam nas transformações sociais.


Estúdio da Rádio Alô Rabo da Gata


Alto da Penha o popular Rabo da Gata


Bairro de moradores ilustres e de pessoas simples no curso da vida digna


Texto: Ana Rosa Borges

Fotografia:Wilson Bernardo

A INVERSÃO MORAL DA REALIDADE - Por: Antonio Sávio



O leitor que hoje em dia não se dedicar a estudar um bom bocado de história, economia, filosofia, geografia, artes e ciências afins, desviando-se, é claro, do ambiente universitário, certamente não entenderá “bulhufas” do que se passa no mundo e tampouco na cena cultural do Brasil.

Refiro-me aqui a situação cultural de forma bem diversa que comumente tem sido mencionada, sendo rebaixado seu entendimento simplesmente aos fenômenos artísticos de uma sociedade. A nossa, porém, está corrompida moralmente de tal modo, que, as artes, a filosofia, a política e tudo que pudesse erguê-la estão fazendo o papel inverso numa militância larga onde cabe desde o partido político registrado, ao anarquista, desde o artista “excluído” (e por isso se faz dele um herói) até os pertencentes à alta roda da mídia.

O processo de corrupção dos valores ocidentais deu-se de forma contínua e progressiva a partir de Maquiavel, e até um pouco antes, quando no período medieval a própria igreja católica, assombrada com a perda de terra e poder com o advento da ascensão da burguesia, tentou ela mesma planejar e estruturar o futuro ignorando todos os eventos históricos precedentes. É isso, pois o que mais caracteriza a mentalidade revolucionária, o desprezo pelos dados históricos e tentativa de planejar um futuro maravilhoso esquecendo-se de um princípio que é o fato de o futuro ser contingente. O futuro, apesar de poder ser planejado, por sua própria característica, não pode deixar de ser levado em conta as inúmeras possibilidades de erro e de mudanças, desde as mais sutis até as mais vistosas.

Desde modo, o revolucionário, ao contrário do que pensam comumente, não começa com o advento do socialismo, mesmo que seja o chamado socialismo utópico. A essência que caracteriza o revolucionário está na perda dos valores da civilização ocidental, do pensamento grego no que se refere a Sócrates, Platão e Aristóteles, na ocultação de gênios da filosofia e da literatura que habilmente o identificaram como Dostoiévski, Albert Camus, Viktor Frankl, Ortega y Gasset, Joseph Conrad, Geovanni Reale, Stendhal, Olavo de Carvalho, M. F. dos Santos, Robert Musil, René Guénon, Aldous Huxley entre outros. A lista poderia estender-se Ad infinitum, mas, ao mesmo tempo pode ser anulada propositadamente, seja pela ocultação de obras essenciais para seu entendimento, ou pelo simples acidente provocado pela falta de discernimento impossibilitando assim a escolha e julgamento certo.

É com tristeza que vemos, por exemplo, cursos universitários custeados pelo povo, desenvolverem anos de “trabalho” desprezando totalmente a realidade que os cercam e fazendo com que seus alunos freqüentam durante quatro ou cinco anos um teatro que além de os distanciarem da realidade, ainda o inabilitam a entendê-la posteriormente, gerando nos mesmos uma passa de preconceitos provocados por uma série de manuais inúteis e priorizando autores de terceira ordem. A internet que hoje pode tornar os clássicos acima mencionados facilmente acessíveis, nem de longe pode ser usada com ferramenta a favor, uma vez que nem no imaginário dos alunos a cosmovisão do mundo se passa dentro de uma realidade minimamente aceitável.

O grande José Monir Nasser, autor erudito que ninguém dá a mínima para lê-lo por estas bandas, traçou um chamado “Serpentário de Palavras” que resume de forma exata a mentalidade acadêmica-artística da atualidade. Levados como que um burro por uma cenoura, seguem num galope repetindo num cantochão: Ação afirmativa, apropriação social do saber, assédio moral, assédio sexual, atitude republicana, cidadania, combate às desigualdades, consenso, construção do conhecimento, construção social (disto ou daquilo), democracia participativa, direitos humanos, diversidade, dívida social, educação ambiental, educação para a cidadania, elite(s), empresas cidadãs, ética, exclusão social, etc.

Infelizmente grande parte destes revolucionários (variando aí o grau de engajamento em qualquer causa que seja) não conseguem ter ideia do nascedouro das ideias que seguem e tampouco saber que são comandados desde o túmulo de Maquiavel, Hobbes, Descartes, Marx, Adorno e outros canalhas confundidos como filósofos. Defendendo a “igualdade” os “direitos das mulheres” ou qualquer bandeira que a princípio qualquer um seria incapaz de ir contra, vão distanciando-se dos valores morais que fazem do ser humano um ser humano. Sempre com um senso de realidade totalmente deslocado, achando-se em desvantagem em relação a mídia, ao capitalismo ou aos governos, para fazer compensar essa desvantagem começam a ceder em seus valores morais valendo-se no começo de pequenas mentiras, trapaças quase que invisíveis, distorções simples, que aos poucos vão tomando corpo e destruindo todo o edifício ético que o próprio já teve. É assim que Dostoiévski nos mostra perfeitamente como Raskólnikov aos poucos inverte totalmente o sentido da realidade e, por achar-se, no dizer de hoje, um excluído social, se achou no direito de matar a velha usurária a machadadas. É assim que ao longo da história da humanidade ocorre, para fazer nascerem às flores é necessário sempre correr o sangue? Quantos Raskólnikovs você conhece? Quantos te rodeiam?

Antonio Sávio



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30