xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 dezembro 2011

Busto de Siqueira Campos voltará à Praça – por Armando Rafael


Prevaleceu o bom senso. A construtora responsável pela reforma da Praça da Siqueira Campos reinstalará – naquele logradouro – o busto de bronze do comerciante Manoel de Siqueira Campos. A decisão foi tomada depois que várias pessoas, de diversos segmentos sociais da cidade de Crato, externaram seu descontentamento com a retirada desse busto existente há muitos anos naquela área pública.
Essas manifestações populares chegaram até os veículos de comunicação social e, a partir daí, o movimento ganhou corpo. Enfim, após apelo feito aos responsáveis pela reforma da praça, foi decidido que o busto retornará ao logradouro que leva o nome do legendário empresário Siqueira Campos.
A vitória foi, portanto, de toda a comunidade cratense, que terá, assim, preservado um pequeno monumento público ameaçado de sumir, a exemplo de outros desaparecidos em reformas anteriores feitas na Praça da Sé.
Mais do que um exercício de cidadania, os habitantes de Crato estão conscientes de que todos os objetos que estiverem colocados ou se colocarem para perpetuar memória nas ruas, praças e outros lugares públicos, desta cidade, passam a se constituir em Monumentos Públicos. E a partir daí, por ser um bem coletivo, gozam de proteção especial.


Napoleão Tavares Neves: um Baobá brasileiro -- por Marcos Aires de Brito (*)



O Baobá se destaca pela sua longevidade e pela sua capacidade de armazenamento de água, que pode ser utilizada pata matar a sede de quem precisa e pelos seus frutos que matam a fome dos sertanejos africanos.

O médico e historiador Napoleão Tavares Neves, de 81 anos de idade, é um gigante da Medicina da família, se distingue pela sua capacidade de armazenamento de conhecimentos em sua memória privilegiada e pela sua bondade e caridade ao seu próximo, o que não são mais características normalmente encontradas atualmente entre os profissionais Médicos. 
As seguintes palavras foram proferidas pelo médico e historiador Napoleão Tavares Neves na preleção da sua palestra no III Tríduo de Estudos sobre Padre Cícero, no dia 18 de julho de 2005, em Juazeiro do Norte-Ceará.
“Sou um eterno menino de bagaceira de engenho e de porteira de curral de gado, que se tornou Médico e ama o seu ofício, hoje a 75 anos de vida e 47 de Medicina sertaneja ainda em ação, agradecendo a Deus a grande dádiva de consultar uma clientela pobre que não deixa dinheiro no fundo da minha gaveta, mas me deixa prazer de atender a gente que precisa e carece de um atendimento humano, porque sou ainda daquela quase extinta geração que acha a MEDICINA SE REALIZA NA CARIDADE, PLENIFICANDO-SE NA CARIDADE.
Efetivamente não há terapia melhor do que o fazer o BEM a quem precisa! Medicina, para mim, não é profissão, mas MISSÃO.
A nobreza da Medicina não deveria comportar remuneração! O vil metal compromete a missão, de tal modo que a Medicina deveria ser remunerada apenas pelo Estado! Isto sim, Medicina socializada, inteiramente estatal, mas de boa qualidade. É uma ousada concepção que trago comigo aonde quer que vá, graças a Deus!”
Para confirmar a relação entre o dizer e o fazer deste humanista, historiador e médico, quero compartilhar com vocês a carta que recebi do Napoleão, datada em 27.11.2.11, conforme transcrita a
seguir, pois não quero ser egoísta de tê-la apenas para mim.
“Hoje, como que, estou em “Estado de Graças”: fui ao Saco, mandei abrir o Posto de Saúde e sem avisar, compareceram 59 pacientes que foram todos por mim atendidos. Por volta de 14 horas terminei os atendimentos e fui almoçar com as manas. Foi uma beleza! Cheguei leve como uma pluma pela sensação do dever cumprido com a minha gente que eu vi nascer, que ajudei a nascer, que me viu nascer, com os quais brinquei criança na bagaceira do engenho! Houve até lágrimas quando eu lhes disse: estou aqui como se fora uma festa de aniversário, sem cansaço e feliz por vê-los todos.

Quando me perguntaram se eu voltaria a atender no Posto, respondi que o último domingo de cada mês seria para o Saco, sem nenhum vínculo empregatício, até mesmo se a Prefeitura não quisesse, mas eu iria, inclusive mandei imprimir receituários meus mesmos, mas por acanhamento coloquei: Posto de Saúde do sítio Saco, omitindo o meu nome. Gastei dois blocos de receitas. De cada casa da Vila veio sucos, água de coco e até lanches. As manas mandaram um suculento almoço, mas preferi levá-lo para almoçar em casa com elas. Conversamos muito, botamos a conversa em dia e regressei por volta das 15:30 horas sem o menor cansaço, muito ao contrário: até as dores nas pernas por varizes, cessaram! Aqui chegando fui a Santa Missa a pés e sem sentir dores. Foi um santo remédio! Deus seja louvado por tudo!
Teve uma velhinha que saiu dizendo: “já tô melhor só com a conversa dele”. Que coisa gostosa, Marcos: realmente É DANDO QUE SE RECEBE!”

(*) Marcos Aires de Brito, professor da Universidade Federal de Santa Catarina

CDs e DVDs Piratas estão acabando com as lojas e Locadoras - Por: Dihelson Mendonça


FALTA DE UM GOVERNO AUSTERO !

A câmara aprovou aí uma isenção de impostos para CDs e DVDs. Eu digo que a medida, embora boa, chega tarde demais.

Depois da internet e a distribuição gratúita de MP3, quase ninguém quer mais comprar CDs e DVDs nas lojas. A indústria amarga a nova realidade. Afinal, quem quer pagar 25 ou 30 reais por um CD, quando se consegue de graça na internet ? Somente pessoas que têm muita consciência do valor de um trabalho artístico. Coisa rara. A maioria prefere baixar tudo.

No Crato, por exemplo, nas calçadas do centro estão cheias de vendedores de CDs e DVDs piratas e ninguém faz nada para coibir. Não existe autoridade, embora existam leis. Enquanto isso, as lojas de CDs e DVDs estão quase fechando, porque tem que pagar pesados impostos, custos altos, empregados, férias, 13 salário, e os da calçada vendem por 1 real. E isso tem prejudicado as locadoras de DVDs. Muitas tem fechado as portas, mudado de ramo, porque vêem que locar DVDs não tem mais sentido. Quem vai alugar um DVD por $ 2,00 se você compra um DVD no pirata por 1 real com 4 filmes ? Quem é o autor dessa pirataria ? Isso não era pra estar sendo combatida ?

Esse é o Brasil da Dilma Rousseff e do Lula. Ao longo de muitos anos, nunca criaram uma política real que criminalize os vendedores de CDs e DVDs piratas. As calçadas estão abarrotadas de DVDs piratas, policiais passam, vêem e nada fazem. Cadê a Lei ???

Dihelson Mendonça


PELA SEGUNDA VEZ NUMA SEMANA CAMELÔS DISCUTEM COM SAMUEL ARARIPE CONSTRUÇÃO DO SHOPPING POPULAR - Wilson Rodrigues



Pela segunda vez consecutiva esta semana o prefeito do Crato, Samuel Araripe recebeu nesta sexta feira dia 16 em seu gabinete os permissionários do camelódromo do Crato para reuniões sobre a construção do Shopping Popular, cujo projeto existe há muito tempo e ainda não foi construído com financiamento do Banco do Nordeste por questões de inadimplência por parte de alguns dos camelôs o que inviabilizou a liberação do financiamento. Nos dois encontros o prefeito Samuel Araripe assegurou que de fato, o terreno onde funciona o camelódromo, já é de propriedade dos permissionários que estão apossados a bastante tempo e o que falta é apenas um entendimento o que está sendo feito no momento e garantiu que na sua gestão não vai ser colocada nenhuma dificuldade para que o negocio seja feito com a anuncia dos permissionários a quem cabe decidir o que é bom e o que é ruim pra eles próprios.

A principio, disse Samuel Araripe, seu sonho era passar o terreno direto para o nome da Associação dos permissionários com o Banco do Nordeste financiando a construção, porem o Banco, apesar de todo interesse na obra, alegou que não poderia financiá-la porque 30 % dos camelôs encontram-se inadimplentes. Diante do impasse, explicou o prefeito, só resta o município prestar toda assistência que for precisa e auxiliar os permissionários nas orientações necessárias para que não haja prejuízos pra nenhum dos lados porque, disse Samuel, o que deseja é o melhor para todos.

O presidente da Associação dos Comerciantes Informais do Crato, Paulo Ferreira dos Santos disse que a entidade está ouvindo as propostas apresentadas pelo município sobre as condições de doação do terreno, da instituição financeira que vai financiar o projeto e do empresário Silvio Rui que quer construir o empreendimento através de uma Parceria Publica Privada PPP. Paulo achou interessante a idéia do prefeito Samuel Araripe que se colocou a disposição dos permissionários dentro de um processo de transparência e que colocou a assessoria jurídica da prefeitura para ajudar no quem for necessário, disse o presidente. Paulo explicou que não é somente a ACIC que está envolvida na questão, existem outras quatro associações que também precisam ser ouvidas. A ACIC, disse ele, responde apenas por 156 permissionários entre os 321 associados, numero esse compatível com a quantidade de BOXES a serem construídos pelo projeto. No final da segunda reunião, o prefeito Samuel Araripe entregou um documento para ser assinado pelos camelôs, caso aceite a proposta. O documento tem o seguinte teor.

“Nós, que somos permissionários do Camelódromo de Crato, somos inteiramente favoráveis que o município possa fazer doação da área ao Grupo Empresarial Silvio Rui Empreendimentos LTDA que se compromete a edificar um Shopping Popular e repassar novamente aos seus associados e ou permissionários, através de um BOX, mediante a certa remuneração durante um determinado tempo. No caso de aceitação da proposta tal ato deverá ser reverendado entre os permissionários através da associação, a empresa e o executivo municipal.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter e Colaborador

DOCE NATAL - Homenagem a Mônica Araripe - Por: Emanuel Carvalho


O Palhaço sério e mesmo assim sorrindo ao lado de uma dama...
que valoriza e prestigia em sua terra os que nela fazem as Crianças,
os Jovens e Idosos felizes a ver com os olhos e sentir com a alma
o valor que tem a educação e o amor de tantos munícipes cearenses e de todo o Brasil
que precisam tanto de uma mão amiga e de um abraço afetuoso neste Natal.
Tem dias que esta Dama se veste de Palhaço.
Tem momentos que é uma Atriz.
E em todo o tempo é uma Primeira Dama de Ouro e diamante de um quilate enorme de bondade e simpatia!

Parabéns Mônica Araripe!

Emanuel Carvalho

Carnaval jazzístico de Guaramiranga (CE) divulga atrações de 2012


O 13º Festival Jazz & Blues terá nomes como Omar Puente (Cuba), Gadi Lehavi (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Jaques Morelenbaum e Yamandu Costa

A 13ª edição do Festival Jazz & Blues, no Ceará, já começa a tomar forma. As atrações para o ano de 2012 já estão confirmadas e inclui nomes dos EUA, Cuba, Israel, Bélgica e Brasil. Tradicionalmente realizado em Guaramiranga no período do Carnaval, o festival será de 18 a 21 de fevereiro de 2012 na cidade serrana, descendo na quarta-feira de cinzas para atividades em Fortaleza de 23 a 25/02 e em Sobral no dia 25/02.

Serão muitas horas de boa música, do jazz ao blues, passando por ritmos afins, do Brasil e de outros países. Como já é tradição, a programação acontece ao longo de todo dia, sob a luz do sol e a luz da lua, em espaços abertos e fechados, com shows, ensaios abertos, cortejos, conversas com músicos e oficinas. Tudo isso proporciona aos mais de 12 mil visitantes a possibilidade um Carnaval diferente, com música de qualidade e a proximidade de grandes artistas, usufruindo ainda da beleza natural de um dos mais belos destinos turísticos do Ceará. O Festival Jazz & Blues 2012 é realizado pela Via de Comunicação e Cultura.

Guaramiranga localiza-se a uma distância de 110km da capital, na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com cachoeiras e a beleza da flora característica da Mata Atlântica. Fica a 865 metros, com temperatura amena que pode chegar a 15º. É uma pequena cidade de veraneio, com menos de 6.500 habitantes, que mantêm uma forte tradição cultural.

As ATRAÇÕES de 2012

A 13ª edição do Festival Jazz & Blues terá: Omar Puente (Cuba), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Gadi Lehavi (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ), Yamandu Costa (RS), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Weli (Bélgica), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Marco Lobo (BA/RJ), Cainã Cavalcante (CE), Puro Malte (CE) e Gabriel Grossi (SP).

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Neste fim de semana, dias 17 e 18, estudantes e arte educadores de Sobral, Quixadá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo participam das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, que integram o projeto Música é para a Vida. A atividade é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival de Jazz & Blues.

Realizadas aos sábados e domingos desde o dia 03 de dezembro, as oficinas já foram ministradas em outras 12 cidades (Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Canindé, Horizonte, Baturité, Russas, Jaguaribe, Crateús e Tauá). Nos dias 7 e 8 de janeiro a oficina será realizada em Fortaleza e haverá ainda em Senador Pompeu, com data a confirmar. Até o final das atividades, terão participado do projeto 441 alunos e 159 arte educadores, totalizando 600 participantes de todas as CREDE/SEFOR do estado.

A ideia do projeto Música é para a Vida é dar a alunos e professores da rede pública a possibilidade de acesso ao amplo universo da música, através de um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental, conciliando formação artística, inclusão social e protagonismo juvenil.

Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues - Dentre os 600 participantes das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, serão anunciados até o dia 25 de janeiro os 100 alunos e 21 arte educadores selecionados para as Residências Artísticas que acontecerão no Maciço de Baturité na semana que antecede o Festival Jazz & Blues. Nos dias do Festival Jazz & Blues na serra os alunos terão um espaço destinado a apresentações musicais, acompanhados por seus arte educadores. Pela manhã, haverá ainda um seminário exclusivo para os residentes.

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2012 – Guaramiranga, Fortaleza e Sobral – 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga, 23 a 25/02 em Fortaleza e 25/02 em Sobral. Info: 85-3262.7230.

Jazz & Blues nas redes sociais:
facebook.com/festivaljazzeblues
twitter.com/jazzebluesce
youtube.com/jazzebluesce
www.flickr.com/festivaljazzeblues

Via Degage


Sugestões para melhorias nas Praças Centrais do Crato

1 - PINTURA DAS BANCAS DE JORNAIS DE ACORDO COM AS PINTURAS QUE FORAM UTILIZADAS NAS PRAÇAS.

2 - PINTURA TAMBEM DA CABINE DO ENGRAXATE.(PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS.)
OBS. COM A OBRA ESTÁ EM ANDAMENTO ACREDITO QUE ISTO DEVERÁ SER FEITO.
COMO ESTÁ TUDO NOVO E BONITO, A PINTURA SERIA UMA BOA IDEIA.

3 - A COLOCAÇÃO NA PARTE EXTERNA DA IGREJA DA SÉ UMA PLACA GRANDE
INFORMANDO QUE NAQUELA IGREJA FOI BATIZADO O PADRE CICERO.( NÃO SEI SE
A INFORMAÇÃO PROCEDE) ACREDITO QUE POUCA GENTE DO CRATO SABE DISSO.
ATENCIOSAMENTE

ANTONIO ( não tem sobrenome, pelo menos não chegou nenhum ).
Colaboração de Amilton Silva

Notícias do Crato - 16/12/2011


Secretaria de Agricultura do Crato convida municípios para treinamento

O INCRA-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hidricos do Crato através da sua Unidade Municipal de Cadastro do INCRA (UMC-INCRA), estão promovendo até o próximo sábado, 17 um treinamento com o objetivo de descentralizar o sistema, com os chefes das UMC'S dos seguintes municípios: Crato, Caririaçu, Barro, Altaneira, Tarrafas, Jucas, Acopiara e Jati. Participem!

Crato conquista pelo quinto ano consecutivo o Selo Município Verde

O Município de Crato recebeu ontem, a Certificação Selo Município Verde – Edição 2011. A solenidade de entrega ocorreu no Hotel Oásis do Atlântico, localizado à Av. Beira Mar, em Fortaleza. A referida certificação é parte integrante do Programa Selo Município Verde – PSMV, criado pelo Governo do Estado por meio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM. Dentre os 96 municípios que se inscreveram para concorrer ao Selo, somente 39 foram classificados. Como critério de avaliação o CONPAM, através da coordenação do Programa e integrantes do seu Comitê Gestor, avalia o desempenho dos municípios pelos índices de Gestão Ambiental (IGA), Mobilização Ambiental (IMA), Desempenho Ambiental (IDA), cujas avaliações resultam no Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA).

É importante salientar que este é o quinto ano consecutivo que o Crato é certificado. Para o Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Crato, Nivaldo Soares de Almeida, que esteve no evento representando o Prefeito Samuel Araripe, a certificação é resultado do compromisso do Governo Municipal, população e demais entidades parceiras, que juntos vêem buscando uma melhor qualidade socioambiental para o município.

Secretário de Saúde do Crato convida servidores para celebração natalina

O Secretário Municipal de Saúde do Crato, Cícero Luiz Bezerra França tem a alegria natalina de convidar os Servidores Municipais da saúde,para participar da Celebração Eucarística de confraternização,um momento único para ser celebrado os louvores á Deus e para vivenciar o Advento com muita PAZ. A Celebração acontecerá na Igreja da Sé Catedral, na próxima quinta-feira, dia 22, as 19 horas. O secretário espera que todos compareçam para que juntos possam trocar votos de um Feliz Natal e um próspero Ano novo.

Município de Crato recebe hoje Certificado de Compromisso e Responsabilidade Socioambiental

O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA, certificará hoje, sexta-feira, dia 16, durante evento a ser realizado na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, com o “Selo de Compromisso com a Educação Socioambiental”, 24 municípios cearenses pelos seus relevantes projetos voltados a sustentabilidade. O Crato está entre os municípios selecionados e concorreu com o Projeto Reciclação.

Reciclação é um projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos que foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da sua Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano – SEMAC em parceria com a Universidade Regional do Cariri – URCA. Deste projeto nasceu a Associação dos Agentes Recicladores de Crato – AARC. Este projeto vem sendo desenvolvido nos últimos anos e retira mensalmente 14 toneladas de materiais recicláveis, que antes seria descartado no lixão do Crato, podendo contaminar os recursos hídricos e causar danos a saúde pública. Além disso, o projeto gera renda aos agentes recicladores, que antes viviam a margem da sociedade.

O INPRA identifica, analisa e divulga exemplos sociais e ambientais em todo território brasileiro. Desde 2004, o INPRA realiza pesquisas e estuda casos sociais e ambientais promovidos pelas instituições públicas, privadas e de terceiro setor, tendo como foco básico a educação ambiental e o desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade.

Nivaldo Soares, Secretário de Meio Ambiente, já se encontra em Fortaleza para receber mais esta certificação, reconhecimento do empenho do município com práticas socioambientais.

Emoção, solidariedade e luz no Doce Natal

O Doce Natal 2011 realiza hoje a partir das 16 horas, Cortejo Natalino. O Cortejo percorrerá as principais ruas do centro da cidade. E as 19 horas estarão todos reunidos no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. Amanhã, as 19 horas acontecerá o Doce Espetáculo também no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA. E no próximo, sábado, dia 18 a partir das 16 horas o Papai Noel fará a distribuição de presentes no encerramento do Doce Natal

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Geraldo Ananias abrirá com chave de ouro o Novo Ano, com um lançamento literário. por Elmano Rodrigues Pinheiro



A Comunidade Caririense terá um motivo especial, para abrir com
chave de ouro a entrada do novo ano na área cultural. Será lançado
em Fortaleza no próximo 04/01/2012, a partir das 19 horas,
no Restaurante Dom Pepe - Rua Ildefonso Albano 587, Meireles,
Nos Ombros do Destino, mais um romance de Geraldo Ananias Pinheiro.
A Comunidade Cearense em Brasília ficará aguardando anciosa
o dia 09/02/2012, pois Santana do Cariri e Crato nos
dias 16 e 17 de Janeiro de 2012 estarão comemorando esse lançamento.
Mais uma vez Geraldo Ananias nos brinda com uma belíssima
obra literária,o que nos enche de orgulho e dá ao Cariri,
uma continuidade na exposição de seus valores culturais.

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31