xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 dezembro 2011

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


http://1.bp.blogspot.com/-MEU0egKOwHE/TuH-6zSWI0I/AAAAAAAAGf4/4ONiARmp3g8/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Edição 9 a 13 de dezembro de 2011

Barbalha em destaque


Existem 177 faculdades de medicina no Brasil. Dessas, 144 tiveram seu desempenho avaliado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010, cujo resultado divulgado há duas semanas. Segundo os critérios de avaliação do Ministério da Educação–MEC, o curso de Medicina da UFC em Barbalha (foto acima) galgou a 26ª posição no Brasil. Os cursos similares de Fortaleza e Sobral -- também mantidos pela UFC -- ficaram nas 32ª e 36ª posições, respectivamente.

Troca-Troca
Há 71 anos – em 1930 – mudaram o nome da Praça 3 de Maio para “Juarez Távora”. Agora, surge um movimento para retornar a antiga denominação “3 de maio”. Segunda-feira passada o assunto foi discutido na Câmara Municipal de Crato. Difícil mesmo vai ser o povo deixar de chamar aquele logradouro de Praça São Vicente, como ele ficou popularmente conhecido em Crato. Caso idêntico ocorre com a Praça Francisco Sá (este o nome oficial do logradouro) chamado pela população como Praça de Cristo Rei.

Missa do Galo

Está reservada uma surpresa para os fiéis que participarem da tradicional Missa do Galo na catedral de Nossa Senhora da Penha, no próximo dia 24. Naquela noite, será entregue a nova bancada da igreja-mãe da diocese de Crato, fabricada no sul do país. E o Cura da Sé, padre Edmilson Neves Ferreira, já faz planos para a renda da festa da padroeira em 2012: climatizar um auditório existente anexo ao templo; construir acomodações para cinquenta pessoas nos fundos da Sé e edificar o altar de pedra tradicionalmente exigido para as catedrais católicas.

Forças do atraso



A nova Praça Siqueira Campos, em Crato, ainda nem foi entregue ao público, mas – na tarde da última segunda-feira – já servia para mesas e cadeiras de plástico de um bar que lá funciona. A Rua João Pessoa também não foi ainda liberada para o tráfego. Mas as novas calçadas, recém-construídas – ao lado do Externato 5 de Julho – voltaram a ser invadidas, na última segunda-feira, pelos camelôs com suas barracas improvisadas. Aguardam-se as providências do poder público.

Falta de educação

A cidade de Crato, como de resto todo o Brasil, se ressente da falta de uma educação que ensine o povo a preservar os bens públicos. O que está acabando com o Brasil é a falta de educação. Sem ela, as leis perdem a força e, muitas vezes, o sentido porque os infratores acabam não se reconhecendo como tal e seguem causando estragos.

Centenário de Gonzagão

Pernambuco abre, no próximo dia 13, o ano das comemorações pelo centenário de nascimento do cantor Luiz Gonzaga. Será que essas comemorações chegarão a Crato? Afinal, Gonzagão costumava dizer que esta cidade era o seu segundo torrão natal. Quando nada, o grupo gestor da ExpoCrato deveria relocalizar o busto do cantor, (existente no interior do Parque de Exposição) para ser fixado na praça Filemon Teles, em frente do local onde se realizam as feiras e mostras. Colocando, de quebra, uma placa alusiva ao centenário de nascimento de famoso cantor. Só assim o busto de Gonzagão será visto – o ano todo – pela população cratense.

No tempo das bodegas 1
Sou do tempo que não existiam supermercados em Crato. As famílias compravam os gêneros alimentícios nas bodegas. No centro da cidade as mais conhecidas eram as mercearias de Zé Honor e a de Cícero beija-flor. Naquele tempo nada era empacotado previamente, como nos dias atuais. O cliente escolhia o que queria e levava as mercadorias para casa acondicionadas em papel de embrulho. No piso das bodegas, grandes vasilhames de flandres guardavam farinha, feijão, arroz, açúcar, sal, milho, goma, dentre outros.

No tempo das bodegas 2

Nas prateleiras de madeira ficavam o sabão, café, latas das bolachas Pilar e Confiança, conservas, etc. No balcão tinha fiteiros, onde eram expostos bombons (chamados de “confeitos”), cocadas, chocolates em forma de peixinhos e os chicletes Adams (caixinhas amarelas sabor hortelã e caixinhas vermelhas, sabor canela) e outras guloseimas. As bodegas vendiam de tudo. A maioria dos clientes fazia a feira e só pagava no fim do mês. As compras eram anotadas em cadernetas. Existia confiança recíproca entre o dono da bodega e o freguês. O “progresso” acabou com isso. Poucas bodegas resistem nas periferias e pequenas cidades caririenses...

A realidade nua e crua

Lá se foram nove anos. E os serviços da transposição do Rio São Francisco arrastam-se em passos de tartaruga. Obra grande, caríssima e até questionada (por especialistas), ela foi usada para promover a candidatura da Mãe do PAC, que teve na transposição a vitrine do seu programa partidário. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) comprovou superfaturamento na construção, e apontou ainda prejuízo de R$ 8,6 milhões nas obras do eixo leste, que vai de Floresta (PE) a Monteiro (PB). Uma reportagem publicada no último domingo, no Estadão, divulgou que construtoras abandonaram obras da transposição pela metade. Pior. Parte do que foi feito começa a se deteriorar com rachaduras.

Torpedos


1 - Próximo dia 31 de dezembro dom Fernando Panico empossa o novo pároco de Nossa Senhora Aparecida, bairro João Cabral de Juazeiro do Norte. Trata-se do jovem sacerdote padre Francisco Edvaldo Marques que até agora servia na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.

2 – No período de 8 a 11 deste mês está sendo realizado – no Parque de Exposição Pedro Felício em Crato – o 8º Berro Cariri. Trata-se de um evento econômico-financeiro-social destinado à divulgação da ovinocaprinocultura. O Berro Cariri foi criado, em 2004, pelo professor Francisco Cunha, à época chefe-gabinete do ex-reitor André Herzog, na Universidade Regional do Cariri. Posteriormente, o Berro Cariri foi encampado pelo Governo do Ceará.

3 – Depois que se especializou na feitura de objetos sacros, o artesão Francisco Fábio Amorim – mais conhecido por “Ligeirinho” – não para de receber encomendas oriundas de todo o Nordeste. No momento – na sua oficina localizada na Rua Ratisbona, em Crato – “Ligeirinho” confecciona dois altares em madeira de lei: um para a nova igreja-matriz da Palmeirinha, subúrbio de Juazeiro do Norte; o outro se destina ao novo altar-mor da matriz de Santo Antônio da cidade de Jardim.

4 – E por falar em paróquias, nos dez anos como bispo de Crato, dom Fernando Panico criou dez paróquias. Uma por ano! A última erigida foi a de São Cristóvão, no bairro Aeroporto, em Juazeiro do Norte. A Terra do Padre Cícero passou a contar com onze paróquias. Um recorde, dentre todas as cidades do interior cearense.

5 – Já no próximo dia 8 de janeiro o bispo de Crato instala a recém-criada paróquia de Nossa Senhora das Angústias, na cidade de Tarrafas. Ato contínuo, empossa seu primeiro pároco, o padre João Bento.

6 – Nem precisou “bala de grosso calibre”. Bastou uma recomendação expressa da Comissão de Ética da Presidência para demiti-lo e o ministro do trabalho, Carlo Lupi, (aquele que se jactava de ser “osso duro de roer” e “pesadão na queda”) antecipou sua carta de exoneração. Nunca antes na história deste país, um presidente da república demitiu tantos ministros no início de um governo.

7 – Apesar do “clima natalino”, bom mesmo seria que a presidente Dilma aproveitasse e demitisse também Mário Negromonte, o corrupto ministro das Cidades. Seria o oitavo a cair no primeiro ano da sua administração. Dilma empurra com a barriga esse imbróglio para o próximo mês. Enquanto isso o ministro José Pimentel teve divulgada, na mídia, seus malfeitos...

8 – Enfim, o governo federal reconheceu: o PIB brasileiro parou de crescer no terceiro trimestre de 2011. Escafedeu-se, assim, o discurso triunfalista do ministro Guido Mantega, quando falava em “Pibão” (sic) para este ano. Pior: as projeções de crescimento para o PIB para 2012 e 2013 são estimadas em algo em torno de magrinhos 3%. Isso às vésperas da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Quando o Brasil exporá – inexoravelmente – para o mundo todo, pela primeira vez em sua História, a realidade nua e crua da sua calamitosa infraestrutura.

9 – Isso vale como reflexão para os petistas bem intencionados (sim, eles são poucos, mas existem) que repetiram ad nauseam – entre 2003-2010 – o mantra partidário da “herança maldita”. Agora eles se dão conta do que é uma "herança maldita"...

P.S.
"PT elege prioridade para 2012: regulação da mídia
Com a manchete acima, a nota abaixo foi publicada na coluna de Cláudio Humberto: “Após chegar ao poder beneficiado pela liberdade de imprensa, o PT elegeu como sua prioridade política, em 2012, pleno ano eleitoral, o que chama de “regulação da mídia”. A revelação é de importante dirigente petista. O tema virou “questão de honra” para a cúpula do PT, inconformada com a sequência de denúncias de corrupção que derrubaram seis ministros apenas no primeiro ano do governo Dilma”. “A maioria dos petistas defende a “regulação da mídia”, mas não sabe exatamente o que é isso. Quer é o fim das denúncias de ladroagem”. “A direção do PT pretende “lutar contra a concentração da mídia em poucas mãos”. O objetivo é intimidar a Rede Globo e a Editora Abril.”
Conclusão óbvia

Ora, a mídia não inventa fatos. Ela investiga e divulga. Não fosse a mídia, o Brasil já estaria – desde 2003 – na mesma situação da Venezuela. Daí porque os brasileiros têm a obrigação de lutar pela liberdade de imprensa.


SHOW: Dihelson Mendonça Trio Entardece o Sol Beijando a Lua-Wilson Bernardo.

Um Projeto SESC Ceará.

O SESC-Crato e o projeto música ao Pôr-do-sol nos presenteou ao final da tarde de Sábado com o virtuosismo do maestro Dihelson Mendonça, acompanhado de um quarteto magnifico: Dihelson Mendonça no piano, João Neto baixo, Saul Brito na bateria e Marcelo Randemarck também no contrabaixo. Como era de se esperar, a fina música do Cariri ecoando por todo vale a satisfação da boa música, nos livrando dos empacotamentos musicais sem a minima qualidade.


A beleza do Crato é um premio, acalentado pela música de qualidade


Soltar a fera é ter a certeza de que os ouvidos vão dormir bem melhores


Cláudio Reis e Alam Bastos,atentos e se deliciando ao som do que é magico


O quarteto fez a quebradeira do som de encantares deuses da chapada


Abidoral Jamacaru e o filosofo Sávio,degustando o fino trato dos sons incríveis


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

O Crato No Lata Velha:Um Dia de Fama Para Onde Todo Lascado Tem Sua Vez-Wilson Bernardo.


O Brasil e o Mundo conheceu a famosa viela do rabo da gata, incrustrado dentro do Alto da Penha, com seu morador mais ilustre e agora reconhecido pelo seu trabalho de divulgador do cordel nordestino, e dono de um comércio em que se valoriza a importância das bodegas na periferia. Em seu comercio tudo se vende na bagatela como por exemplo,de uma colherada de manteiga a uma clara de ovo sem a gema,um copo de óleo comestível a um taco de sabão em pedra,o que significa a expressão das mais convincentes,onde todo lascado tem vez,o que ironicamente através da rede globo essa é a vez de seu Higino a vez do lascado mais famoso do Cariri o que agora é uma estrela.

Dr.Heládio teve a sua vez de um Ex-lascado,assim como Raimundo Filho que tiveram a oportunidade de fazer um teste Drive.
Crianças curiosas com a mais nova novidade,uma cordelteca parafernada
Crato o que se justifica só no Crato mesmo...
Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Antonio Higino, o Crato que nos emociona.por Elmano Rodrigues Pinheiro





Eita Higino, você matou a pau.
Em cada canto desse País, o Crato virou imagem Global. O Crato bonito, cultural, popular, exemplar, mostrando o quanto o ser humano é capaz de criar e reproduzir, partindo de uma figura humilde, simples, mas de um coração sem limites de grandiosidade.
As lágrimas não puderam ser contidas, pois foi um momento ímpar, ouvindo os versos da poesia popular patrocinados pelas grandes cordelistas Josenir Lacerda e Wiliane, e os acordes do nosso Lua na abertura do seu centenário de nascimento.
Higino a vida volta a normalidade, mas o dia de ontem marcou para sempre nossas vidas, pois a cada palavra pronunciada a nossa alma mostrava o amanhã que nos espera, e que o seu exemplo de dignidade seja um espelho para o bem da humanidade.
Farias Brito te estende o tapete.
Valeu Mestre.

Neste sábado (10) mais uma colisão entre carro e moto deixa homem morto na CE-292 entre Potengi e Aratama‏


Depois do acidente de transito ocorrido no sábado dia (03) na rodovia CE 292, distante cerca de 9 km da sede do município de Potengi - CE que matou as adolescentes Natalia Torres da Silva, 16 anos e outra jovem de 14 anos que residiam na cidade Araripe mais uma colisão aconteceu na tarde deste sábado (10) cerca 12km de Potengi.

A colisão aconteceu desta vez na altura próximo à divisa entre as proximidades que da acesso a entrada dos sitios Melâncias e Baxio do Facundo distrito de Assaré. O motorista do eco esport, placa NQQ 0451-Assaré-Ce se deslocava de Potengi para Assaré e era conduzido por Manoel Emilson de Alencar, o jovem que pilotava a moto foi conhecido por nome de Nacélio, 36 anos,profissão pintor, casado, pai de dois filhos que morreu no local e residente na Rua Sucupira s/nº municipio do Crato.

Ainda com informações dos irmãos de Nacélio o mesmo tinha costume de visitar seus pais Vicente Pedro da Silva e Maria Tomaz Bezerra que moram no sitio Baxio do Facundo distrito de Assaré, o mesmo vinha da cidade do Crato e pilotava uma Pop 100 de cor preta, placa NVC 9568 do Crato-Ce.

Segundo a policia de Assaré e Potengi que trabalharam na ocorrência o motorista do carro Emilson contou que dirigia seu carro no sentido Potengi/Assaré, quando de repente surge a motocicleta, que vinha de vez enquando no sentido contrário,e a uns vinte metros antes, o piloto teria perdido o controle da moto, vindo de encontro com o veiculo. Emilson Alencar viajava com um amigo e, segundo ele, desceram do veículo para tentar socorrer a vitima, mas perceberam que o mesmo já estava sem vida.

A policia do município de Potengi e Assaré juntamente com a PRE foi acionada e compareceu ao local para fazer os primeiros levantamentos no carro e moto envolvidos no acidente onde aguardaram o IML de Juazeiro do Norte-CE no local para adotarem os procedimentos de suas competências.

Por Ivanildo Souza - Potengi na Internet
Repórter e Colaborador

NATAL DOS LIXEIROS ! - Sergio Linhares

Desde menino que sempre me comoveu durante o mês de dezembro, um grito na porta de casa – Natal dos lixeiros!.. quem de vocês nunca os ouviu ?

São eles que mantém a nossa Cidade limpa; ruas, avenidas e praças, limpando a sujeira que o povo deixa no chão. São profissionais que respeito e admiro pela labuta diária que não é nada fácil. Tenho dó quando os vejo de dia e noite, no sol e na chuva , correndo atrás do caminhão de coletar lixo, limpando a Cidade e ainda tem motorista sem paciência que vem atrás deles buzinando e muitas vezes até pondo suas vidas em perigo.

É uma classe de trabalhadores das mais insalubres , pois lutam com tudo que não presta mais , desde vidros quebrados , laminas a material contaminante. Talvez , eles nem saibam que são protegidos por duas Santas, Nossa Senhora da Penha e a outra que além de uma Santa popular , é a madrinha deles , e que em tempos de outrora ajudou também a limpar a cidade do Crato, Maria Caboré. Eles nos prestam um inestimável serviço, tão silenciosamente , que nem os percebemos e eles acabam se tornando invisíveis aos nossos olhos. A verdade é que somos desatenciosos com eles, é como se fossem apenas sombras , pessoas excluídas. Apenas algumas almas boas lhes dão atenção .

No entanto, devemos procurar despertar em nós essa sensibilidade que nos faz perceber o outro. Como escreveu Saramago :
“ Se Fores olhar, veja. Se fores ver , repare. Não vamos nos esquecer da responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam “.
Pois bem , dezembro já chegou e eu estou ancioso para ouvir aquele grito na minha porta - Natal dos lixeiros ! e ter o prazer de contribuir , ajudar e de reconhecer o trabalho daquela gente que para mim é tida como um dos mais dignos servidores da Prefeitura Municipal do Crato.

Sergio Linhares


ECONOMISTAS OTIMISTAS COM O SETOR PRODUTIVO DO CARIRI E AUMENTO DO PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO


O
s investimentos públicos e privados, implantação de projetos de médio, pequeno e grande portes nas áreas industrial, comercial, turismo, construção civil, educação e saúde, têm dado nova dimensionalidade a economia do Cariri nos últimos 5 anos. Empresários e lojistas da região reconhecem este favoritismo e prevêem um futuro bastante promissor para os 32 municípios que formam a Região Metropolitana do Cariri e em especial para aqueles próximos ao triangulo Crato, Juazeiro e Barbalha. A ascensão econômica, e o aumento do poder aquisitivo, aliados as melhorias na qualidade de vida da população, têm feito do Cariri uma região diferenciada em comparação as demais regiões do Estado do Ceará. Para a economista, socióloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar de Araujo, o crescimento do Cariri não é apenas endógeno e sim, motivado por fatores externos como a atual política econômica que beneficia a geração de renda a todas as classes trabalhadoras. Por outro lado, o professor de economia da URCA, José Marcio, disse que, o que está acontecendo hoje com o sistema produtivo do Cariri, é que a região está aproveitando esse efeito de propagação da economia nacional. Mas para ele, é preciso se discutir idéias de como podemos conceder um desenvolvimento de forma sustentável e expandir esse processo até ao pequeno produtor e aponta a construção civil como o segmento de maior empregabilidade. TEC.

Tânia Bacelar foi uma das palestrantes do I Colóquio Sociedade, Políticas Publicas, Cultural e Desenvolvimento e XII Semana de Economia da Universidade Regional do Cariri. A palestrante disse que a economia do Cariri tem as mesmas características do cenário econômico nacional e em especial do Nordeste, com suas limitações e potencialidades. Para o professor de economia da URCA, José Marcio, é louvável o que hoje está acontecendo no sistema produtivo do Cariri, porem é necessário discutir idéias de como podemos conceder um desenvolvimento de forma sustentável e equilibrada. Em sua opinião, a economia de um País ou de uma região não pode contemplar somente uma classe privilegiada. Ela só é salutar quando passa a promover o crescimento também do pequeno produtor, promovendo a expansão dos negócios e conseqüentemente, a abertura de postos de trabalho. No Brasil está acontecendo isto e o Cariri vem se aproveitando desse efeito de propagação que a economia nacional está apresentando, disse Marcio.

O professor José Marcio aponta a Construção Civil como um dos setores de maior avanço de empregabilidade no Cariri. Avalia também que o aumento do consumo por parte das classes mais populares vem proporcionando o crescimento do comercio na região com reflexos na indústria. A prova disto, disse ele, é a instalação das redes atacadistas e varejistas no Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, sendo muitas delas de grupos europeus que descobriram o potencial regional. Para o professor, o Cariri, dentro dos próximos 5 anos, tem projeção maior de crescimento sem impactos negativos, concluiu.

Wilson Rodrigues
Jornalista e Colaborador

A 4ª VARA DA INFANCIA E JUVENTUDE DO CRATO ABRE VAGAS PARA AGENTES DE PROTEÇÃO


O
juiz da 4ª Vara da Infância e Juventude da Comarca do Crato, José Flavio Bezerra Morais, baixou portaria definindo a composição do Corpo de Agentes de Proteção da Infância e da Adolescência no município que, terá as mesmas atribuições do antigo comissariado de menores que existia nos anos 70 e que foi desativado. Poderão se inscrever para Agentes de Proteção qualquer cidadão maior de 21 anos, quite com a justiça eleitoral, de bons antecedentes criminais, idoneidade moral, que tenha o 1º grau completo e residência fixa na jurisdição da comarca local. As inscrições estão abertas até o dia 16 de dezembro próximo no Fórum Hermes Parahyba, com vagas limitadas até 30 componentes. Os Agentes prestarão serviços voluntários, ou seja, sem remuneração, explicou o juiz. TEC

A normativa de funcionamento do Corpo de Agentes de Proteção será regulamentada em lei municipal aprovada pela Câmara de vereadores. O Agente terá como principal atribuição, deter ou apreender menor abandonado ou infrator e o levando a presença do juiz ou a outra autoridade competente. Lavrar auto de infração à lei de assistência, fiscalizar a entrada ou permanência de menores em casa de diversão e bares, evitando e prevenindo a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes até 18 anos de idade, prevenir a prostituição infantil ( exploração sexual ) e fazer cumprir as portarias expedidas pela justiça relativas ao acesso a esses ambientes. Os proprietários de estabelecimentos flagrados no descumprimento da lei serão multados e responderão judicialmente.

A nova legislação de defesa da criança e do adolescente não baniu a figura do agente de proteção ( comissário ) e apenas preferiu deixar a regulamentação da matéria para os entes federativos de acordo com as particularidades locais de acordo com suas condições físicas. O juiz José Flavio disse que está montando a infra-estrutura para garantir a funcionalidade do Corpo de Agentes e anunciou a restauração de um prédio cedido pelo município próximo ao Centro de Zoonoses, Bairro São Miguel, alem de uma Kombi doada por uma Organização Não Governamental. Explicou José Flavio que outras parcerias serão firmadas e a idéia é compartilhar os meios adquiridos. Espera contar com o apoio da sociedade para o êxito da atuação da instituição em defesa dos direitos da criança.

O juiz disse que há no Crato uma grande incidência de infrações praticadas por menores, porem os casos de reincidências vêm diminuindo significativamente graças o empenho do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social CREAS e demais órgãos de proteção. Em 15 anos foram assassinados no município 22 jovens antes de completar 19 anos de idade por envolvimento com o trafico de drogas ou em briga de gangues. No período deram entrada, na 4ª Vara, pouco mais de mil processos que tem o menor como infrator ou vitima, concluiu o juiz.

Wilson Rodrigues
Jornalista e Colaborador do Blog do Crato



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30