xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 dezembro 2011

SHOW: Dihelson Mendonça Trio - Dia 10 de Dezembro - SESC - Projeto Música ao Pôr-do-Sol



Di 10 ( Sábado ) - Às 17:00 - Na Praça da Ladeira da Integração

Show "EQUINÓCIO"


http://3.bp.blogspot.com/-qCdfcJk4bkI/TtoGWDSqTsI/AAAAAAAAcKI/zznl877fqW4/s1600/Dihelson_projeto_por_do_sol2.jpg


Com:


Dihelson Mendonça - Piano
João Neto - Contrabaixo
Saul Brito - Bateria
Participação Especial - Marcelo Randemarck - Contrabaixo.

Serviço

Data: Dia 10 de Dezembro
Local: Praça da Ladeira da Integração
Patrocínio: SESC CRATO


Crato ganha Sêlo Município Verde


SELO VERDE: CONPAM DIVULGA RELAÇÃO DOS 39 MUNICÍPIOS SELECIONADOS
Premiação será entregue no próximo dia 15, no Hotel Oásis do Atlântico

Quinta-feira, 15 de dezembro. Essa data vai fazer a diferença para 39 prefeituras cearenses, que serão agraciadas com a premiação Selo Município Verde conferido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam. 96 municípios se inscreveram. A solenidade de entrega da premiação ocorrerá, às 18h, no Hotel Oásis do Atlântico. Nesse mesmo dia, também serão conhecidos os quatro municípios que se destacaram na limpeza de sua orla marítima, no projeto Praia Limpa.

Serão distribuídos mais de R$ 1 milhão com as duas premiações, para que ?os municípios invistam nas suas políticas ambientais? segundo informações do presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, que presidiu, na manhã de hoje , terça-feira 6, a XIII reunião ordinária do Comissão Técnica do Programa Selo Município Verde e a III do Comitê Gestor. Ao final, o grupo se confraternizou com a troca de amigo secreto.

Ficou definido que uma moção honrosa será entregue ao jovem Iranildo de Sousa Ferreira, 17, de Ibiapina, que é o embaixador climático, e que desenvolve, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, o Programa Preservando Para o Futuro (Prefuturo).

Pela primeira vez

Cinco municípios, dentre os 39 selecionados, receberão a certificação pela primeira vez. São os de Brejo Santo, Piquet Carneiro, Farias Brito, Jaguaruana e Jijoca de Jericoacoara. Outra curiosidade é que nesses oito anos de criação do Selo Verde, Sobral, Caucaia, Cruz, Bela Cruz e Maranguape não deixaram cair os índices de avaliação ambiental.
O município que possui COMDEMA adere voluntariamente, de acordo com Socorro Azevedo, coordenadora do Programa, com a equipe do Conpam e integrantes do Comitê Gestor que avaliam todos os dados primários enviados pelo por cada um dos municípios. As pontuações são aplicadas observando o Índice de Gestão Ambiental - IGA, o Índice de Mobilização Ambiental -IMA e o Índice de Desempenho Ambiental-IDA, resultando das três avaliações o Índice de Sustentabilidade Ambiental - ISA.Os 39 municípios selecionados obtiveram nota superior a 3,80 no Índice de Desempenho Ambiental.

Os vencedores

Receberão o Selo Município Verde: Caucaia, Itaitinga, Barreira, Cruz, Maracanaú, Crateús, Pacoti, Sobral, Novo Oriente, Maranguape, Piquet Carneiro, Bela Cruz, Missão Velha, CRATO, Itarema, Icapuí, Fortaleza, Quixeramobim, Eusébio, Acaraú, Tauá, Campos Sales,Brejo Santo,Morada Nova, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Juazeiro do Norte, Croatá, General Sampaio, Várzea Alegre, Farias Brito, Jaguaruana, Acopiara, Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Ocara e Apuiarés.

Assessoria de Comunicação do CONPAM
Elizabeth Rebouças e Ester Oliveira
85 3101 1235 / 85 8848 2022 / 85 8768 2663


Secretaria de Ação Social do Crato comemora o Doce Natal


A Secretaria Municipal de Assistência Social comunica o calendário de comemorações natalinas em parceria com o Doce Natal 2011 dos Centros de Referências de Assistência Social-CRAS dos bairros Alto da Penha, Murití,Vila Alta,Seminário e Gizélia Pinheiro (Batateira), aproveitando o ensejo convidamos as crianças e famílias que fazem parte das comunidades dos referidos bairros a fazerem parte desta comemoração com show dos palhaços Patatí Patatá Cover entre outras atrações artísticas.

A Programação segue dessa forma:

Dia 08/12 - Pracinha da Vila Alta às 17 horas e 30 minutos
Dia 09/12 - Pólo de Atendimento Dedé de Luna - Murití às 17 horas
Dia 12/12 – Em frente À Igreja do bairro Gizélia Pinheiro (Batateira), às 17 horas e 30 minutos
Dia 13/12 - Será no CRAS do Seminário na Praça Dona Ceicinha às 17 horas e 30 minutos
Dia 14/12 - Será no Projeto ABC no bairro Alto da Penha às 18 horas

A Secretaria de Ação Social também irá comemorar o Natal do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos(grupo de Idosos), que será no próximo dia 15 às 17 horas e 30 minutos na quadra Bi-centenário. Estão convidados todos os idosos que fazem parte destes grupos de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS dos bairros Alto da Penha, Vila Alta, Seminário, Gizélia Pinheiro(Batateira) e Murití a fazerem parte desta comemoração.

Projeto Mão Amiga leva solidariedade, alegria e muito carinho a diversas istituições cratenses.

O Doce Natal iniciou essa semana o Mão Amiga que visita determinadas instituições com personagens caracterizados para levar uma palavra de conforto e carinho. Na segunda feira, dia 5 a equipe esteve na APAE, Crato, ontem, dia 6 no Abrigo Jesus, Maria e José e a tarde no Abrigo SCAN. Hoje, dia 7 o Mão Amiga estará no Hospital São Francisco a partir das 14 horas, amanhã quinta-feira, dia 8, no Hospital São Raimundo as 9 horas e na sexta-feira, dia 9 estará na Cadeia Pública do Crato às 9 horas. É tempo de solidariedade, de carinho, de amor e respeito pelo próximo, claros objetivos do Mão Amiga do Doce Natal.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

3 notas para esta 4ª feira -- por Armando Lopes Rafael

1 – Recife e Olinda

I -- No último fim de semana troquei a visão da chapada do Araripe pelos cenários dos rios, pontes, mar e altos coqueiros de Recife. E fui presenteado com boas surpresas! Na área histórico-cultural, igrejas antigas – de Olinda e Recife -  estão sendo restauradas sob orientação do Iphan. Cheguei a ver duas delas: a Igreja do Divino Espírito Santo, na Praça 1817, em Recife e a Igreja do Carmo, em Olinda. Aliás, nessa última cidade, na parte histórica, retiraram  os postes e a fiação elétrica de algumas ruas. Beleza pura!

II – Em Recife, foi concluída a segunda etapa do Circuito dos Poetas. O que é isso? São doze esculturas, em concreto e fibra de vidro com tamanho natural, ambientadas em lugares estratégicos no centro daquela cidade. Quem foi homenageado? Manoel Bandeira, Ascenso Ferreira, Luiz Gonzaga (foto à esquerda), Joaquim Cardoso, João Cabral de Melo Neto (foto à direita), Clarice Lispector, Antônio Maria, Capiba, Mauro Mota, Chico Science, Solano Trindade e Carlos Pena Filho.

III -- Conheci o novo Shopping Center Paço Alfândega, no Recife velho, -- foto ao lado --  que preservou a arquitetura de uma edificação de 1732, erguida originalmente para abrigar o convento dos Oratorianos de São Francisco Felipe Néri e depois, em 1820, sediou a alfândega do porto mais movimentado das Américas. Ao lado do shopping,  a Livraria Cultura, a maior do Nordeste, com vários andares de livros de todas as partes do mundo. No Shopping Paço da Alfandega, está exposto um enorme presépio com bonecos gigantes, similares aos  do carnaval de Olinda.  No presépio estão dois cearenses: Padre Cícero e Dom Hélder Câmara. Além de João Paulo II, Frei Damião, Irmã Dulce e Madre Teresa de Calcutá...

2 – Várzea-Alegre

I – Uma coisa chama a atenção de quem passa por Várzea-Alegre. Trata-se de um monumento (foto ao lado) em homenagem  ao Padre Antônio Vieira, culto e destacado sacerdote que denominou o jumento como "nosso irmão". No monumento, Padre Vieira está ao lado de um  jumento. A obra foi feita pelo escultor Dalécio Mauriz Feitosa, da cidade de Mossoró.


II – O padre Antônio Batista Vieira tinha profunda ligação com Crato. Estudou no Seminário São José e ali foi ordenado sacerdote  em 1942. Lá foi professor até o ano de 1953. Foi redator-chefe do jornal “A Ação” em Crato. Escreveu nos jornais “O Povo” e “O Nordeste” (Fortaleza). Em 1964, Padre Vieira cursou Administração de Empresas na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Dois anos mais tarde, candidatou-se a deputado federal, sem nenhuma experiência política. Apesar de ter sido eleito, exerceu apenas a metade do mandato, sendo cassado pelo governo ditatorial que tinha poderes para revogar direitos políticos e cassar mandatos de quem era visto como  adversário do regime. Coisas desta república.

III – Mas Várzea-Alegre também construiu outro monumento. Destinado a preservar a memória de outro filho da terra: José Clementino. Este foi poeta e compositor. Luiz Gonzaga gravou várias músicas dele.


3 – Em Crato...o sumiço do busto!

No último dia 1º, fiz uma nota informando que o busto de bronze do comerciante Siqueira Campos (existente  na praça do mesmo nome) fora  retirado. Isto aconteceu durante a recente reforma daquele logradouro. Consta que para aquela praça  o busto não voltará. Cheguei a sugerir que o pequeno monumento fosse relocalizado no calçadão, existente em frente. Depois fiquei sabendo que o busto estava num depósito, no Parque de Exposição de Crato. Falta, portanto, só providenciar um  pedestal de granito para relocalizá-lo noutra parte. Cidade pobre em monumentos públicos, Crato não pode se dar ao luxo de deixar um busto de bronze desaparecer.
Repercussão sobre a denúncia e a sugestão?
O silêncio – até agora – foi a resposta.
Viva Recife e Várzea Alegre...

O Natal – por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Desde a segunda quinzena de novembro que a cidade de Fortaleza está repleta de luzes, com muitas propagandas. O comércio usa todos os artifícios para atrair o consumidor, a fim de que este gaste seu décimo terceiro salário em compras. É bom presentear as pessoas nessa época, pois demonstramos amor àqueles que nos são caros. No sistema capitalista em que vivemos, poucas pessoas acumulam riquezas, gerando exclusão social. É importante que lembremos também dessas vítimas das injustiças, partilhando também do nosso alimento. O ideal seria que todos os brasileiros tivessem o direito a uma vida digna, durante o ano todo. Entretanto, podemos fazer a nossa pequena parte, pondo em prática a virtude da caridade para com os mais necessitados. Caridade é amor e foi para pregar o amor, a fraternidade, a paz e a justiça que Deus, na sua infinita bondade, mandou o seu Filho Jesus Cristo, para salvação da humanidade.

O milagre da multiplicação dos pães, que é o milagre da partilha é narrado pelos quatro Evangelistas. Nele Jesus nos mostra que havendo partilha, os alimentos serão suficientes para todos e ainda sobrará. O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus, 14,13-21, relata o seguinte: “Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu, e foi de barca para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões ficaram sabendo disso, saíram das cidades, e o seguiram a pé. Ao sair da barca, Jesus viu grande multidão. Teve compaixão deles, e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto, e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer.” Mas Jesus lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Vocês é que têm de lhes dar de comer.” Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes.” Jesus disse: “tragam isso aqui.” Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Depois pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães, e os deu aos discípulos; os discípulos distribuíram às multidões. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. O número dos que comeram era mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.” Jesus, com o milagre da partilha dos pães e dos peixes, quis nos mostrar que essa proposta era para construção de uma nova sociedade, fundamentada na partilha igualitária dos bens da vida, que Deus nos deu. Jesus continua fiel à missão de reunir e servir ao seu povo, principalmente a multidões de sofredores. Com essa atitude, Jesus está realizando os sinais de uma nova maneira de viver e de anunciar o Reino de Deus.

Refletindo esse Evangelho da multiplicação dos pães, chegaremos à conclusão, que nós, seguidores de Jesus não deveremos ficar insensíveis nesse Natal, nem no restante do ano, para os mais necessitados. Assim como Jesus, vamos servir ao nosso irmão carente.

O sentido do Natal foi desvirtuado. Demonstrar o nosso amor na troca de presentes, no espírito voltado para os mais pobres, é muito bom. No entanto, ultimamente a festa natalina foi se afastando do que é mais importante, a nossa preparação para a vinda de Jesus, o nosso Salvador. O Natal é a festa de aniversário de Jesus. Como é nosso costume presentear os aniversariantes, devemos dar a Jesus nosso compromisso de mudança de vida e adesão ao seu projeto. Festas, luzes, compras, encontros com os amigos, nada disso deve ofuscar o verdadeiro sentido do Natal.

Estamos vivendo o advento que é tempo de preparação, de alegria, de expectativa para a chegada de Jesus Cristo. É um momento propício ao arrependimento e a promoção da fraternidade e da paz. O verdadeiro cristão aproveita esse tempo para avaliar o que construiu de bom e de ruim durante o ano e, procurar colocar-se diante de si mesmo e de Deus, assumindo o compromisso de trabalhar não só pelo sucesso material, mas também pelo crescimento espiritual.

O ideal é que todos, cristãos e não cristãos irmanados na mesma fé em Deus, de mãos dadas e de coração aberto ao amor, pratiquemos a fraternidade.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de felicidades e paz é o que eu desejo a todos os leitores.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


ANULAÇÃO DAS PROVAS DO ENEM - MPF no Ceará volta a recomendar anulação de questões para todo o Brasil


O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, representado pelo procurador da república Oscar Costa Filho, recomendou nesta terça-feira, 6, que o Ministério da Educação (MEC) estenda para todo o Brasil a anulação das 14 questões do Enem 2011 que teriam sido antecipadas em provas divulgadas pelo Colégio Christus, de Fortaleza.

Em entrevista concedida à imprensa na tarde de hoje, o procurador explicou que um ofício expedido pela procuradora da República Maria Candelária Di Ciero pede que a investigação do vazamento das questões seja de competência da Polícia Federal em Brasília, e não em Fortaleza. Da mesma forma, a anulação das questões teria de ser também em nível nacional, defende Oscar.

A procuradora argumenta que devem ser investigados os elaboradores e revisores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) envolvidos no processo de elaboração e recusa dos itens do pré-teste, de onde teriam vazado as questões divulgadas a alunos do Christus. De acordo com o ofício enviado pela procuradora à sede da Polícia Federal em Brasília, cerca de 10 servidores do Inep, com sede na capital do País, teriam envolvimento no caso.

Caso o MEC não acate o pedido do procurador Oscar Costa Filho, o MPF no Ceará promete fazer nova ação civil pública pedindo a anulação das questões do Enem para alunos de todo o País. A última decisão da Justiça havia mantido a anulação das 14 questões somente para 639 alunos matriculados no 3° ano do Ensino Médio do Colégio Christus.

Os alunos do colégio cearense teriam tido acesso antecipado a 14 questões do Enem por meio de uma apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do exame. Os itens vazaram na fase de pré-testes da prova, da qual estudantes do Christus participaram em outubro do ano passado.

“MEC não vai acatar”

Em contato com O POVO, a assessoria do MEC adiantou que não será acatado pelo Ministério o pedido do procurador para anulação das questões em todo o Brasil. “O assunto Enem está encerrado”, enfatizou.

Fonte: O Povo


Ratinho diz no programa da Hebe que brigas com Datena eram combinadas



O apresentador Ratinho, 55, foi recebido no programa da Hebe, que foi ao ar nesta terça.

No programa, ele confessou que as brigas com o apresentador José Luiz Datena eram combinadas. ´Sim, eu combinava. Dizia: ´Você mete o pau em mim e eu meto o pau em você´. Era combinado (risos). Dava mais audiência eu brigar com ele.´ Ratinho disse também que a obssessão pelo Ibope piora a qualidade dos programas. ´Acho que o Ibope piora a qualidade dos programas. Se não tivéssemos essa coisa do Ibope, poderíamos trazer coisas muito melhores nos programas, sem contar com a audiência.´ Sobre as mudanças que faria no SBT, Ratinho disse ainda que demitiria Celso Portiolli, Eliana e o próprio Silvio Santos.

´Tiraria o Ratinho de todos os dias e colocaria só aos domingos. Mandava o Celso Portiolli embora, a Eliana e o Silvio (risos). Mandava o Silvio embora também (risos).´
Ainda em tom de brincadeira, o apresentador disse que tem medo do Silvio Santos.
Depois da entrevista, Hebe brincou que Ratinho e ela tinham um filho e por isso apareceu vestida de noiva. O programa vai foi ao ar às 22h15 na RedeTV!.

Folha.com

Oficina prepara municípios para controle do Aedes aegypti


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai capacitar equipes de 26 municípios para utilização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), exigência do Ministério da Saúde para a manutenção do incentivo financeiro às medidas de prevenção e controle da dengue. Nesta quarta (07) e quinta-feira (07) supervisores de campo e digitadores dos 26 municípios, além de técnicos de endemias de 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) participam, em duas turmas, da oficina de capacitação para utilização do LIRAa que o Núcleo de Controle de Vetores da Sesa. A oficina acontece na Sala de Informática da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), das 8h30min às 17 horas.

O incentivo do Ministério da Saúde é de R$ 5,1 milhões, destinados a 51 municípios cearenses. O valor correspondente a 20% do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde que os municípios já recebem. Para receber o incentivo, os municípios tiveram que elaborar, aprovar e enviar ao Ministério da Saúde o plano de contingência com o detalhamento das ações a serem desenvolvidas. No plano de contingência o município garante a manutenção de número adequado de agentes de controle de endemias, realização de 80% das visitas domiciliares em pelo menos quatro ciclos bimestrais de trabalho e de pelo menos três Levantamentos Rápidos de Infestação por Aedes aegypti, em janeiro, março e outubro.

Para a utilização do LIRAa, 38 dos 51 municípios que receberam o incentivo já estão capacitados. Para outros 13 municípios, a utilização do LIRAa não se aplica por não contarem o mínimo de 8.100 imóveis para garantir a segurança do levantamento. O LIRAa identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município e permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Os municípios participantes da oficina são Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Guaiúba, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Massapê, Mauriti, Morada Nova, Novo Oriente, Pacatuba, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tauá, Tejuçuoca e Tianguá.

O incentivo financeiro faz parte das ações estratégicas do Ministério da Saúde para o enfrentamento da dengue no início de 2012 e deverá contemplar pelo menos 989 municípios de todo o país, abrangendo uma população de mais de 100 milhões de habitantes e envolvendo um total de R$ 90 milhões. No Ceará, a população dos 51 municípios que receberão o incentivo soma 5.688.362 habitantes, 67,3% da população do Estado. Na seleção dos municípios, o Ministério da Saúde incluiu as capitais de estados, regiões metropolitanas de capitais com registros de casos autóctones de dengue, municípios com áreas endêmicas de dengue com população igual ou superior a 50 mil habitantes e municípios com população inferior a 50 mil habitantes com notificação acima de 300 casos por 100 mil habitantes em pelo menos um ano no período de 2007 a 2011.

Assessoria de Imprensa da Sesa


Ceará sedia mostra de projetos científicos e culturais da educação básica


Estimular nos jovens o gosto pela Ciência e a utilização do método científico na busca de soluções e respostas para problemas do cotidiano. A partir dessa estratégia, a Secretaria da Educação (Seduc) trabalha o ano todo com seus alunos. Para apresentar os resultados de 2011, será realizada de 6 a 9 de dezembro, a V Feira Estadual de Ciências e Cultura. Na mesma ocasião, a Feira integrará dois eventos de natureza semelhante: a Mostra do Movimento Científico do Norte Nordeste (MOCINN) e a Seara da Ciência, promovida pela UFC. A abertura será nesta terça-feira (6), às 18h30min, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. As demais atividades acontecem no período de 7 a 9 de dezembro, no Hotel Praia Centro.

O evento reunirá 156 projetos, considerados os melhores elaborados por estudantes das escolas públicas estaduais do Ceará e selecionados a partir das Feiras Regionais. Já a mostra do MOCINN envolverá 80 trabalhos de escolas públicas e particulares, enquanto a Seara da Ciência apresentará 52 experiências de unidades das redes municipais de ensino cearenses.

A Feira Estadual contará com 312 alunos e 156 professores da rede estadual da Capital e do Interior, que mostrarão trabalhos inscritos em Ciências Ambientais, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Robótica Educacional e Tecnologia Profissional. Durante o evento, o aluno da rede estadual Ricardo oliveira da Silva, campeão da OBEMEP de 2006 a 2009, 2010 e segundo colocado em 2011, fará palestra para os participantes.

Para Gilvana Linhares, articuladora da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico da Seduc, a Feira Estadual consolida um espaço de apresentação dos trabalhos científicos, promovendo a interação e a troca de experiências entre estudantes, professores e comunidade.

Serviço:

* V Feira Estadual de Ciências e Cultura
* II Mostra Científica do Norte Nordeste (MOCINN)
* Seara da Ciência
Abertura: 06/12/2011 – Horário: às 18h30min
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Apresentação dos Projetos
07/12 – das 9 às 11h30 e das 13 às 17h
08/12 – das 8 às 11h30 e das 13 às 17h
09/12 – das 8 às 11h – encerramento
Local:Hotel Praia Centro - av. Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema.

Assessoria de Comunicação da Seduc

Senado aprova projeto do novo Código Florestal

Com 26 emendas acatadas pelo relator e 60 rejeitadas, a votação do novo Código Florestal foi concluída no fim da noite pelo Senado.

O relator, senador Jorge Viana [PT-AC], acolheu 20 emendas de mérito e seis de redação que mudam pouco os contornos gerais do texto que ele defendeu nesta terça-feira [6] em plenário.

Entre as emendas acolhidas por Viana, apenas três trazem acréscimos relevantes ao texto. A primeira delas trata de bacias hidrográficas e determina que quando elas estiverem em situação crítica de desmatamento, o governo poderá aumentar o percentual de recuperação das áreas de preservação permanente.

A segunda emenda considerada relevante pelo relator e pelo governo trata de critérios para produção em apicuns – que são vegetações que convivem com os mangues. As atividades produtivas que até então estavam proibidas no texto, passarão a ser permitidas em até 10% da área do apicum na Amazônia e em até 35% em outros biomas.

A terceira emenda permite aos estados que tiverem mais de 65% de suas áreas em unidades de conservação, como terras indígenas ou florestas, reduzir de 80% para 50% a reserva legal que precisa ser mantida pelas propriedades rurais. A necessidade dessa redução, no entanto, precisa ser apontada pelo Zoneamento Ecológico Econômico [ZEE] e aprovada pelos conselhos estaduais de meio ambiente.

Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o novo código aprovado pelo Senado representa um avanço. Ela compareceu ao Senado no fim da votação e admitiu que o governo precisará encontrar uma nova forma de trabalhar para coibir o desmatamento e promover o reflorestamento. “Mais do que fiscalização, ele [o código] promove um maior controle social. Ele prevê, por exemplo, a suspensão do crédito para os produtores que estiverem irregulares com as questões ambientais”, explicou.

O texto segue agora para a Câmara, onde os deputados irão votar se acatam integral ou parcialmente o substitutivo do relator Jorge Viana. Eles podem ainda rejeitar completamente o texto do Senado e retomar o projeto original aprovado na Casa.

Fonte: Agência Brasil


Soldadinho-do-araripe ganha semana comemorativa

Nos dias 10 a 15 de dezembro serão realizadas várias atividades em alusão a Semana do Soldadinho-do-araripe, pássaro exclusivo do Ceará e símbolo da luta da preservação das águas e matas da nossa região. O evento vai ser sediado Crato, mas é esperada a adesão de Barbalha e Missão Velha.

A semana é uma realização do Projeto Soldadinho-do-Araripe/AQUASIS e tem o apoio de diversas entidades e Órgãos, assim como o Geopark Araripe. O Geopark fará atividades todos os dias do evento, com palestras em escolas públicas de Crato, oficina de confecção de fantoche do Soldadinho-do-araripe e exibição do vídeo Língua de Tamanduá e pintura de desenhos de pássaros da região do Cariri no Centro de Interpretação e Educação Ambiental.

Confira a programação preliminar:

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alteração)

Dia 10 (Sábado)
6:00h - 8:00h - Especial na Rádio São Francisco (link), com Willian Brito
19:00h - Instituto Cultural do Cariri (Academia de Cordelistas do Crato)
Lançamento do cordel Soldadinho-do-araripe e sessão de versos ambientais
22:00h - Casa Sede da Floresta Nacional do Araripe (Ecobikers)
Largada do torneio ciclístico Super 12 Horas Nordeste de MTB (link) com estande do projeto

Dia 11 (Domingo)

10:00h - Casa Sede da Floresta Nacional do Araripe (Ecobikers)
Final do torneio ciclístico e fechamento do estande

Dia 12 (Segunda)

08:00h - 10:00h Instituto Cultural do Cariri

Cineclube Ambiental
Manhã - Palestras nas escolas públicas do Crato (Geopark Araripe)
11:00h - 12:00h Observação do soldadinho-do-araripe (10 vagas)
Inscrições no estande do evento (Floresta Nacional, dia 11)

Dia 13 (Terça)

08:00h - 12:00h Capacitação da Comissão Gestora da Fonte da Batateira
Manhã - Palestras nas escolas públicas do Crato (Geopark Araripe)
Dia 14 (Quarta)

08:00h - 10:00h Instituto Cultural do Cariri
Cineclube Ambiental
Manhã - Palestras nas escolas públicas do Crato (Geopark Araripe)
11:00h - 12:00h Observação do soldadinho-do-araripe (10 vagas)
Inscrições na Capacitação da Com. Gestora da Fonte da Batateira (dia 13)
19:00h - 20:00h Instituto Cultural do Cariri (Associação Asa Branca)
Palestra: Reservas Naturais particulares: alternativa para conservação do soldadinho-do-araripe (Ana Carolina Leite Cordeiro)

Dia 15 (Quinta)

08:00h - 10:00h Instituto Cultural do Cariri
Cineclube Ambiental
Manhã - Oficina de confecção de fantoches* (Parque de Exposição, Geopark Araripe)
* Parte do material produzido será aproveitado para educação para conservação da ave
11:00h - 12:00h Observação do soldadinho-do-araripe (10 vagas)

Inscrições no Cineclube Ambiental(ICC, dia 14)

Outas informações podem ser obtidas no blog do Soldadinho-do-araripe, através do link http://soldadinhodoararipe.blogspot.com/ ou com Weber Girão – Projeto Soldadinho-do-Araripe

End: Instituto Cultural do Cariri
Praça Filemon Teles, 1 – sala 8 – Centro Soldadinho-do-araripe

Foto: Ciro Albano

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31