xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 dezembro 2011

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri


Edição de 1 a 5 de dezembro de 2011

Dezembro chegou com flores

O final do ano chegou ao Cariri trazendo a floração dos flamboyants, árvores que os antigos caririenses chamavam “sombrião”. Existem pessoas que não percebem os flamboyants floridos nos campos ou nas cidades. Elas são muito ocupadas para perder tempo observando a mudança do tempo e a floração das árvores. Mas dezembro chegou e com ele as flores dos flamboyants, embelezando, ainda, mais a já bonita paisagem do Cariri...

Greve piorou o desempenho dos Correios
Quem mais sente a decadência dos Correios é a sua clientela. Um sedex despachado em Brasília – na terça-feira, dia 22 – somente foi entregue ao destinatário, em Crato, na sexta-feira, dia 25, ou seja, levou 4 dias em trânsito. Antes o prazo de entrega era de apenas 48 horas. 2011 marcou o pior desempenho operacional da Empresa Brasileira dos Correios–ECT, em toda a sua história. A greve deste ano fragilizou – ainda mais – a prestação dos serviços daquela empresa estatal, que já ocupou o 5º lugar no ranking dos melhores correios do mundo. Hoje, a ECT caiu para a 29ª colocação no mesmo ranking.

Valeu!
Indiscutível o acerto de dom Fernando Panico ao entregar a administração do Hospital São Francisco, de Crato, -- foto ao lado -- à Província Camiliana Brasileira. Basta lembrar como se encontrava aquele hospital comparando como está hoje. Os camilianos possuem vasta experiência no ramo, e administram 33 Hospitais no Brasil. Além de operacionalizarem um dos melhores planos de saúde do país, o PAS.


Engrossando o talo

E por falar no PAS, a construção do prédio desse plano de saúde em Crato– com quatro andares (mais subsolo destinado à garagem) – localizado na Rua Carolino Sucupira, deverá estar concluída até o final de 2012. Além disso, os camilianos estão procurando viabilizar nova faculdade de enfermagem em Crato. Para tanto, tentaram comprar as instalações onde funcionou o SESI. O preço pedido pelos “proprietários” do imóvel foi tão alto que sai mais barato adquirir terreno e construir as instalações para a futura faculdade. Esqueceram que o terreno do antigo SESI foi doado pela Prefeitura de Crato.
Mais um tento

Outro acerto de dom Fernando foi entregar a direção do Seminário São José de Crato à Província Sulpiciana, uma sociedade de padres – de várias nacionalidades – cuja missão é ajudar os bispos na preparação de candidatos ao sacerdócio. Os sulpicianos administram apenas 9 seminários em todo o mundo, sendo 2 no Brasil: Crato e Brasília. Nos dias atuais o Seminário São José de Crato forma sacerdotes para cinco dioceses: Crato e Iguatu (no Ceará), Cajazeiras (Paraíba), Salgueiro e Petrolina, ambas localizadas em Pernambuco.
Novos padres

No próximo dia 10 de dezembro, 17 seminaristas concluirão seus estudos no Seminário São José de Crato e estarão aptos a serem ordenados sacerdotes, o que deverá acontecer no decorrer de 2012, após participarem de estágio em paróquias diversas. É a maior “safra” de novos padres já produzidos, num único ano, naquele velho educandário. Os futuros padres são oriundos das seguintes dioceses: 6 de Crato, 3 de Iguatu, 3 de Cajazeiras (PB), 3 de Salgueiro e 2 de Petrolina.
É pra rir ou pra chorar?
Não vamos falar sobre a música de Gabriel O Pensador, e sim comentar as reformas feitas nas praças Juarez Távora e Siqueira Campos, ora chegando ao final, no projeto Requalificação das Praças Centrais do Crato, financiado pelo Banco Mundial. Na primeira praça citada, também conhecida como São Vicente, o outrora largado e sujo Obelisco do Centenário voltou a ser o destaque do logradouro. Dá prá rir, pois não é todo dia, em Crato, que um monumento público é perfeitamente restaurado. Já na nova Praça Siqueira Campos (maquete foto acima) – pelo que fomos informados – o busto de bronze do comerciante Siqueira Campos, que lá existia, não voltará a fazer parte do logradouro. Dá prá chorar!


Sobre o sumiço de monumentos

Cidade pobre em monumentos públicos, Crato não pode se dar ao luxo de ver desparecer aquele busto. Aceitam uma sugestão? Façam um pedestal de granito e coloquem o busto do progressista cidadão Siqueira Campos no calçadão existente em frente à praça que leva seu nome. Com a palavra a Secretaria de Cultura, Instituto Cultural do Cariri, clubes de serviço, universidade e lideranças da cidade. Continuam ainda presente no imaginário cratense as duas últimas reformas feitas na Praça da Sé. Ambas culminaram com o desaparecimento de dois monumentos que lá existiam. Na reforma de 1964 detonaram o monumento à Mãe Cratense. Em 1992 foi a vez de botarem abaixo o comemorativo à proclamação do dogma da Assunção de Nossa Senhora, construído por monsenhor Rubens Gondim Lóssio na década 60 do século passado.
Deus ajuda a quem madruga
E por falar na Praça da Sé (maquete na foto à dieita), ela será a próxima a ser reformada dentro do Projeto de Requalificação das Praças Centrais do Crato. Uma ação proativa do padre Edmilson Neves Ferreira – Cura da Catedral – já garantiu a preservação, naquele logradouro, dos bustos dos três primeiros bispos de Crato. Não fosse a iniciativa do padre Edmilson os três bustos iriam se escafeder, a exemplo do que pode acontecer com o de Siqueira Campos. Aliás, existe no coreto da Praça da Sé uma escondida placa de bronze denominando seus jardins de Frei Carlos Maria de Ferrara. É a única e pequeníssima homenagem feita ao fundador da cidade. Desde já conclamamos as lideranças cratenses a lutarem para que essa placa seja preservada.
Vôte!
Esta semana uma senhora foi assaltada em Crato. O larápio levou-lhe a bolsa. Ora, direis que isso virou rotina, além de representar um grão de areia se comparado com o que roubam em Brasília. Concordo. Essa senhora – igual às centenas de outras vítimas – também não apresentou queixa à Polícia. “Para quê? Apenas para “engrossar” as estatísticas de roubos sem punição ?” disse a vítima numa emissora de rádio local. E revelou que, logo após o assalto, tentou – através de um “orelhão”, já que seu celular fora levado pelo larápio – comunicar o fato ao Ronda Quarteirão. Debalde. O Ronda Quarteirão – com seus carrões importados e computadores na viatura – não possui serviço telefônico gratuito 0800. Coisa que outras instituições têm. A exemplo da Polícia, Corpo de Bombeiros, Coelce, empresas telefônicas e de cartões de crédito, dentre outras.

É caixão!

Quem duvidar, vá questionar o IBGE. Os dados a seguir transcritos estão no censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão do governo federal. Aqui no Ceará 67,6% dos lares não possuem nenhuma renda ou os rendimentos só chegam meio salário mínimo. São 105 mil e 300 famílias que “vivem” nesta situação. O Banco Mundial define como abaixo da linha pobreza todo indivíduo que “sobrevive” com 67 reais por mês...
Arre égua

Tem mais, segundo o censo do IBGE, existem no Ceará 171 mil casas onde não existe banheiro ou vaso sanitário. De todos os municípios cearenses o caso mais grave é o de Aiuaba (140 km do Crajubar), localizada no sertão dos Inhamuns. Lá das 4.338 casas existentes, exatos 1.600 não possuem banheiro nem vaso sanitário, ou seja, 36% dos lares em Aiuaba estão enquadradas nos padrões das aldeias africanas.
Falou e disse

A propósito, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) declarou à revista Época, edição desta semana: “Fala-se muito do combate à pobreza como a grande marca desse governo. Mas não se combate a pobreza só com um programa de distribuição de renda. O governo se contenta em administrar a pobreza em vez de fazer a transição real dos pobres para uma situação de melhor bem-estar”... Tem razão o senador. O atual governo é o maior beneficiado eleitoralmente com a miséria de parte da população brasileira... Faltam-nos uma Praça Tahrir e a consciência de cidadania do povo egípcio.
Brasil potência?

Uma minoria ufanista vive a badalar que somos uma das maiores economias do mundo; Que a exploração do petróleo do pré-sal vai tornar o Brasil um país rico e sem miséria... Mas basta olhar o sucateamento das nossas Forças Armadas para ver que toda essa ufania é muito frágil. Quem respeita um país cuja Marinha dispõe de apenas dez mísseis e nenhum avião para patrulhar as nossas águas? Quem leva a sério um país que adquiriu recentemente velhos aviões da época da 2.ª Guerra para patrulhar suas costas, sendo que alguns desses aviões destinam-se ao desmonte para usar as peças em outros?
Torpedos

1 – Foi inaugurada em Crato uma filial da Dryclean USA, grande e moderna rede de lavanderias norte americana, presente no Brasil desde 1997, onde conta com cerca de 130 franquias. A filial do Crato é a segunda do Ceará e funciona na Avenida Dom Francisco, 375, bairro São Miguel, sob o comando da empresária Andréa Gomes Flores.
2 – A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará inaugurou – 3ª feira última – o Núcleo de Atendimento Inicial e a Casa de Mediação de Crato. O núcleo funciona Rua Álvaro Peixoto, 304, bairro São Miguel, atrás da estação rodoviária de Crato.
3 – Neste sábado o jovem padre Francisco Weslley Barbosa Barros se despede de Crato e da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, onde viveu nos últimos dois anos. Ele assume no domingo, dia 4, a Paróquia de São Francisco das Chagas da cidade de Baixio, em solenidade presidida por dom Fernando Panico.
4 – O deputado cratense Ely Aguiar foi visto na manhã da última terça-feira – acompanhado por um cinegrafista de emissora de TV de Fortaleza – fazendo matéria sobre a “pirueta” resultante das obras de recuperação do canal do Rio Grangeiro. Tomara tenha ele informado que – na próxima temporada de chuvas – o restante das paredes de concreto do velho canal será levado pelas águas. Juntamente com as enormes pedras que ficaram no leito do canal, o que poderá provocar nova inundação no centro da cidade.
5 – Na ocasião, Ely Aguiar pediu a uma cabelereira (que mora ao lado da igrejinha de Fátima, vizinha ao canal) para falar sobre os “malfeitos” da obra. A senhora descartou o convite alegando: “Não moro aqui”... Tão logo o deputado deu às costas, ela rindo se gabava: “Vou lá gravar matéria prá promover político demagogo. Eu, heimm!”.
6 – Quais os nomes de pessoas mais usados no Brasil? Maria e José ganham disparados. Maria é nome de 13.356.965 mulheres. Em segundo lugar está José, com 7.781.515 registros. Vem em seguida, com 3,5 milhões, o nome Antônio. João (com 3 milhões) e Francisco (com 2 milhões) dão sequência aos nomes mais populares no Brasil. O levantamento foi feito pela empresa de análise de crédito ProScore, com base nos CPFs da população brasileira.
7 Coisas da República: a Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima, era uma grande fronteira produtora de arroz. Era. O governo do ex-presidente Lula ganhou uma ação no Supremo Tribunal Federal e expulsou os agricultores, transformando a região em mais uma reserva indígena. Que virou nova fronteira de fome, desemprego e alcoolismo. Mas, para dar ideia de “ocupação”, estão trazendo para lá índios de diversos países sul-americanos. A farsa, no entanto, foi desmascarada pela mídia. A mesma que é chamada de PiG–Partido da Imprensa Golpista.

III FESTIVAL DE HIP HOP da EEF Dom Quintino -Por Maria Otilia

A EEF Dom Quintino, através do Programa Mais Educação, financiado pelo governo federal, realizou neste dia 01 de dezembro, o III Festival de Hip-Hop. O Hip Hop é trabalhado na escola, como atividade complementar. O objetivo da implantação desta atividade é a valorização do Hip Hop como expressão cultural juvenil que busca enraizamento identitário local/global. Estímulo ao protagonismo juvenil na concepção de projetos culturais, sociais e artísticos a serem desenvolvidos na escola ou na comunidade.
Ressaltamos que através das oficinas de hip hop,letramento e karaté oferecidos pela escola, muitos alunos já apresentam uma mudança de postura e melhoria nos indicadores de aprendizagem. Acreditamos que através de atividades complementares , a escola poderá cumprir melhor a sua função social , ser um real espaço de aprendizagem cognitiva, de hábitos e atitudes.O III Festival de Hip Hop, foi organizado pelo professor de dança, Wasghinton Lima( mais conhecido por Borracha), com o apoio do coordenador do Programa Mais Educação, o professor Paulo José.

Agradecemos aqui a todos os patrocinadores, em especial a coordenação do Teatro Salviano Arraes, por ceder este maravilhoso espaço, para a realização do evento.


Brasileirão 2011 - Por José de Arimatéa dos Santos

 Um campeonato como esse de 2011 ninguém nunca viu. A toda rodada surpresas e mais surpresas. Posso afirmar sem medo que é o campeonato mais equilibrado no mundo e não poderia ser de outra forma, pois aqui é o maior celeiro de grandes jogadores de futebol. Depois que foi implantado o sistema de pontos corridos os clubes brasileiros tiveram que se organizar e um mínimo de planejamento já é visto já que a temporada é longa e é necessário um time bem concatenado e unido.
Na última rodada só dois times podem ser campeões. Corinthians ou Vasco. Dois clubes com forte apelo popular e cada um com números impressionantes de conquistas que orgulham os torcedores desses times. O Sport Club Corinthians Paulista fundado por operários paulistas em 1910 desde sempre time do povão. É corrente em todo o Brasil que é uma torcida que tem um time e não um time que tem uma torcida. E o "timão" foi o mais equilibrado em todo o campeonato. É tanto que de todas as possibilidades de ser campeão posso dizer que está com as mãos na taça.
O Clube de Regatas Vasco da Gama enobrece o país por ser um dos primeiros clubes no Brasil a escalar jogadores negros em seu time quando o futebol era elitizado e só jogadores brancos podiam jogar nos grandes do futebol do Brasil. Clube centenário fundado em 1898 e símbolo da união Brasil /Portugal em que a cruz de malta representa a força e a luta do time. É o "time da virada"! É daí que os vascaínos acreditam que serão campeões hoje.
Agora é esperar e ver quem levantará o caneco de campeão brasileiro. Que tudo termine em paz, pois o futebol significa apenas jogar bola e torcer. Brincadeiras sadias com os amigos e respeitar os vitoriosos e principalmente os derrotados. Corinthians campeão. Vasco campeão. Certamente já são pelo futebol apresentado em 2011..

Ronaldinho confessa... Vou amarelar!

Visitando o Crato, Ronaldinho esteve na Ag da Caixa e em Off,ele que viu jogar no Campo do Esporte... Cico Curto, Riachão, Badu e Juá, Côco, Tico de Binda e Pangaré e aprendeu muito, (confessa), falou sobre o Jogão de hoje e... e... “Pacha, numa fala pra ninguém não ó, mas vê meu sorriso, ta na cara que vou amarelar meu ó!” É Ronaldinho, entendo, jogar com o Vascão amarela qualquer um! rs rs rs

Fica frio, Rooooooooonaldinhô, seja bem bem vindo ao Crato!

Violência social - Por: Emerson Monteiro

Dizem alguns que direitos humanos são manias de intelectual desocupado; que a escalada de crimes existente no seio da sociedade vem da falta de moral da juventude desocupada, consumidora da licenciosidade dos tempos; que os moços caem fácil nas malhas do vício porque teimam preferir o caminho tortuoso do erro; que isso tudo procede do desespero e da falta de coragem de trabalhar; que as instituições punitivas tornaram-se fracas, permissivas; e que as penas devem coibir com mais rigor a falta de freio dominante.

Outros falam que não há justiça contra os perversos que se aproveitam das fraquezas do sistema e ganham espaço. Comunidade flácida, geração delinquente – na leitura dos falcões instalados, de paletó e gravata, no poder.

O problema da violência, queiram, ou não, os plantonistas, possui raízes profundas no âmago do tecido social da história.

Nunca excede relembrar os vínculos homem-sociedade. A estrutura dos grupos representa homens e mulheres multiplicados pelos fatores que lhes reúnem a favor dos particulares interesses. Por tal motivo as forças geram resultados proporcionais ao esforço coletivo, senão seríamos apenas ilhas individuais.proporcionais ao esforço coletivo, senão seríamos apenas ilhas individuais.

Cada jovem que desaparece nas brigas de gangue representa, por isso, alguém discriminado deste modelo de mundo capitalista selvagem.Ali faltou orientação dos lares equilibrados, isto sob as condições mínimas de afabilidade, respeito, satisfação pessoal. Inexistiram promessas de futuro benfazejo, perspectiva digna de educação, moradia, paz social, sobrevivência harmoniosa com os demais seres humanos; esperança de saúde, alimentação ideal, liderança honesta e democrática; participação plena, no âmbito comunitário; etc.

Os jovens defrontam portas fechadas, submetidos à cultura do salve-se quem puder; do se vire ou suma; do farinha pouca, meu pirão primeiro, das tristes competições do circo pós-moderno.

Apenas punir por punir prova que se não resolveu no passado, jamais resolverá no futuro; senão resolveria nos lugares da pena de morte, onde populações vivem segregadas nos presídios, diante das medidas jurídicas extremas e de comprovada ineficácia naquilo a que se destina.

Senhores poderosos de todos os naipes, ergam seus valores e procurem o quanto antes a resposta social para conter a injustiça, móvel de tantas dores. Lembrem dos seus entes queridos, filhos, sobrinhos, netos, filhos dos amigos, que desfrutam do sucesso salutar. O que fizermos ao menor desses pequeninos a Deus o faremos, diz o saber universal. Chega de sangue derramado ao léu! Demos um basta nisso, o que só juntos poderemos conseguir.

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30