xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 dezembro 2011

Doce Natal - O Blog do Crato apóia essa idéia !



Feliz daquele que encontra o verdadeiro sentido do Natal. Feliz daquele que descobre de onde vem esse clima. Essa alegria e essa paz que surge num paradoxo à correria, à ansiedade e as preocupações desses tempos. Feliz daquele que consegue enxergar o que está tão claro durante todos os dias do ano, mas que, por tantas vezes andarmos de cabeça baixa, não conseguimos ver.
Já é Doce Natal, então viva esse clima diferente, que aquece que conforta. Perceba que o sentido do Doce Natal não esta no só dar presentes, mas na esperança de que, presenteando alguém, sejamos capazes de fazer alguém mais feliz, Esse é o verdadeiro sentido do Doce natal: tornar-nos sensíveis o suficiente pra encontrar na alegria dos outros a nossa própria alegria...

Desejo que nesse Doce Natal você chegue lá. Afinal é Doce Natal... É o Nascimento de Jesus Cristo, o Rei que se fez pequeno, o Deus que se fez humano, o Senhor vivo e Deus dos vivos, não dos mortos. Logo, nada melhor que presenteá-lo amando. Amando a quem está do seu lado, amando incondicionalmente, como ama a si mesmo. Creio que é só isso que o menino Jesus pediria ao papai Noel...

Então ame, sem medo e ame logo, perceba quantas pessoas não conseguem mais esperar por seus gestos de amor. E não se esqueça de se deixar ser amado. Seja sensível ao amor e perceba quantas pessoas, quantas crianças nas estão esperando o Doce Natal, estamos chegando com muito amor, com muita paz, com muita felicidade e solidariedade, nesse tempo de Doce Natal. Corra, ouse... Busque e alcance. Queira... Faça com que esse Clima de Doce Natal se estenda por todo o ano novo que está por vir.

Há mais, muito mais, para o Doce Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito das doces amizades, doces brincadeiras, doces visitas, doces cirandas. É um doce olhar que brilha todo o ano. É consideração é bondade é a atitude é doação, é esperança renascida novamente para que o nosso Crato se torne doce, muito doce!

Mônica Araripe

Vivências do coração - Por: Emerson Monteiro


Transitar nos setores do sentimento importa, pois, olhar os horizontes da paz no silêncio dos momentos eternos. Observar com imparcialidade os termos da experiência que todos carregam, resultado das inúmeras situações vividas e aprendidas pelo caminhar do tempo, estradas longas das oportunidades permanentes. Andar sabendo haver aqui do lado outros exemplares da mesma consciência dotados de iguais instrumentos de percepção face ao Universo maravilhoso. Nisso evitar preconceitos e chamas de egoísmo que sujeitam cedo queimar a esperança dos bons relacionamentos. Respeitar contradições que impedem reconhecimento de tudo de agradável que possuem as pessoas, vozes acesas nas companhias agradáveis a bordo, no longo percurso das jornadas individuais.

O gosto especial do alimento emocional demonstra o tempero da alma de quem deles usufruem. Os movimentos das ondas no lombo dos barcos, que explicam a melodia das águas nos hinos das celebrações, histórias, alegrias em forma de versos e perfumes, nutrição da tranquilidade dos que compreendem sonhar e caminhar próximos sem timidez.

Enquanto uns falam dos deuses, outras agem com as manias da flor da pele, impaciências, contrições e abraços rústicos, quais quem pretende dominar os minutos da força poderosa nas eras indomáveis. Querer, na marra, usufruir o prazer da perfeição nas formas físicas que fogem feito fumaças e pó. Acham aqueles motivos de satisfação em avançar os limites de seus direitos e arrancar os mistérios alheios por capricho e violência. Contudo há uma ordem maior em tudo. Tristes dos que imaginarem recriar a natureza por mérito particular quando saem quebrando as determinações do destino, qual possível fosse assim obter e escapar da justiça sagrada abrangente.

Amar pede, no íntimo, harmonia e habilidade extremas; sabedoria e valores sólidos. Exercitar práticas de virtude com a grandeza dos planaltos virgens, dimensões abertas ao sol dos dias da felicidade; isto oferece ao ritmado coração das pessoas, a cada instante, oficina de carinho e sala de aula de gentilezas. Querer bem permite aos demais também o que se deseja a si próprio. Estender mãos e colher as pérolas do presente nas bênçãos aos próximos de nós, espírito de bom humor e satisfação comum, moldes melhor da pura tranquilidade. Sabor doce vem à tona, leve nas asas dos acontecimentos, água viva que nasce das fontes da dedicação num mosteiro de luz e pavilhões, mais sadias aproximações.

Ciro Gomes é vaiado em chegada ao Congresso Nacional do PSB


O Colecionador de Vaias...

Ao chegar para o Congresso Nacional do PSB, nesta sexta-feira, 2, em Brasília, o ex-ministro Ciro Gomes, filiado ao partido, foi vaiado. Militantes peessedebistas fizeram manifestação, na qual mostraram faixa pedindo “a volta da democracia do PSB do Ceará”. Apesar da oposição, Ciro não descartou entrar na disputa eleitoral em 2012.

Sobre a possibilidade de concorrer pela terceira vez ao cargo de presidente, Ciro afirmou que “quem já foi duas vezes não pode andar mentindo dizendo que não quer ser”. O ex-deputado ironizou o fato do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, também querer ser candidato. "Tem todos os dotes para isso, falta só a estrada que eu tenho", disse. Campos não se pronunciou sobre o assunto.

Ciro tentou candidatura em 2010, mas foi derrotado por aliados de Eduardo Campos, que esteve no apoio a então candidata Dilma Rousseff. A aliança entre PT e PMDB também foi novamente pauta nas declarações de Ciro.

"Não é contra o PT é contra a média da sustentação, que reúne PT e PMDB, de natureza fisiológica, e nós teremos sempre grande susto e dissabores por este cimento, toda aliança é legítima, mas que é a aliança forma transformadora que precisa dessa grade aliança? Qual é o cimento? O que é que nós coeziona? Fisiologia, quando senão, roubalheira", interrogou.

Folha Online

Governador se reúne com BID


O governador Cid Gomes se reuniu nesta sexta-feira [02], em Brasília, com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID] no Brasil, Fernando Cartillo-Flórez.

Na pauta da reunião, os financiamentos do Estado junto ao Banco, sobretudo, as operações na área de infraestrutura, como construção e recuperação de rodovias.

A relação entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano é uma das mais destacadas. Entre os resultados dessa parceria está o Programa de Desenvolvimento do Turismo [Prodetur], em que o banco investirá US$ 1 bilhão no Ceará. Essa meta foi anunciada na última segunda-feira (28), por Castillo-Flórez, em Fortaleza, durante a Conferência Internacional em Turismo.

BID - O BID apoia iniciativas de países da América Latina e Caribe para reduzir a pobreza e a desigualdade, com o objetivo de trazer desenvolvimento de uma maneira sustentável e que não cause prejuízos climáticos. Estabelecidos em 1959, o BID é a maior fonte de financiamento para o desenvolvimento na América Latina e Caribe, com um forte compromisso de obter resultados mensuráveis, maior integridade, transparência e responsabilização.

Embora seja um banco normal em muitos sentidos, o BID é diferenciado em alguns aspectos fundamentais. Além de empréstimos, também oferecem doações e assistência técnica e realização de pesquisas. Os seus acionistas são 48 países membros, entre eles 26 membros mutuários da América Latina e Caribe que têm participação majoritária no BID.

Imprensa do Governo do Estado

Uma mensagem aos nossos Comentaristas - Vamos RESOLVER os Problemas do Crato ?



"Vamos levar os problemas do Crato para as autoridades resolverem, e não ficar batendo boca e falando do que não entendem como alguns fazem pelas praças. No Crato, metade da população é de Engenheiros de Obras Prontas. O que precisamos mesmo é de gente que cumpra pelo menos o seu dever de reivindicar e apontar problemas e soluções"

Dihelson Mendonça

Olá, meus queridos comentaristas e leitores do Blog do Crato. Talvez muita gente não saiba, mas somente os comentários perfeitamente identificados são publicados. Não publicamos comentários anônimos. Só publicamos o que nos chega pelo formulário amarelo, localizado na parte de baixo do Blog. Está desativado o formulário normal que fica abaixo de cada postagem. Se alguém tentar postar por lá, aparece uma mensagem: Somente "Autores" do Blog podem postar. Vamos explicar: "Autores" são os escritores do Blog ( os que escrevem artigos ). O Blog do Crato é um site coletivo que possui uns 60 autores cadastrados ( embora somente uns 10 participem mais ativamente ). Essas pessoas são figuras conhecidas, públicas, e com certeza, não irão nunca escrever alguma bobagem tipo atacar pessoas de bem, pois isso mancharia sua reputação na cidade e provocaria a expulsão do Blog, pois fere as nossas normas.

Nossa experiência no passado colocando desconhecidos como autores foi desastrosa. As pessoas se utilizavam do espaço no Blog para tudo, menos para algo útil. Havia brigas imensas entre eles, palavrões, falta de educação, etc. Por conta disso é que essas pessoas foram expulsas, pois estavam semeando a discórdia e transformando o Blog num campo de batalha.

Entendemos que o Blog do Crato é o site da Cidade na Internet. Atingimos uma média de 160.000 acessos todo mês. É um local sério, de notícias, informações verídicas, arte, cultura e de EXALTAÇÃO à cidade. Espécie de VITRINE do que o Crato pode oferecer de melhor. Não nos interessa aqui manchar a imagem do Crato na Internet publicando os crimes, mostrando pedaço de gente espalhada no asfalto, lama de bairros sujos, etc ( Coisas que têm nas maiores e melhores cidades do Brasil e do Mundo ). Não nos interessa mostrar isso. Mas interessa que as pessoas possam denunciar, reivindicar os problemas. Por exemplo, se falta água em determinada rua, ou eletricidade, escreva para nós, escreva no mural do lado, mande um e-mail, a fim de que nós possamos encaminhar para os órgãos competentes para que o problema seja resolvido. E isso tem dado certo. Mais do que ficar só reclamando.

Eu sou da opinião de que problema é uma coisa para ser resolvida, não discutida por quem não entende. Se há problemas no Crato, devemos imediatamente procurar a solução, não ficar como aqueles idiotas lá da Praça Siqueira Campos, ou do "Cantinho do Pimenta" com a bunda plantada numa cadeira falando mal das autoridades, comentando os problemas, sem nada resolver. Ao invés de comentar, eles fariam muito melhor se levantassem o traseiro e fossem até a prefeitura, à SAAEC, à COELCE comunicar o problema a fim de ser solucionado.

Mas, muitos cratenses são cretinos mesmo. Eles acham melhor discutir o problema sem resolver , para enveredar na velha politicagem. Vemos aí por exemplo, muita gente reclamando e malhando as obras de restauração das Praças Centrais do Crato. Um projeto belíssimo, autoria dessa administração, com a realização do Governo do Estado, parceria do Banco Mundial, que quando terminar vai revolucionar o aspecto do Crato...Vai ficar uma maravilha!

Aqui no Crato tem gente que tem a saliva tão ácida ( como a esposa de um amigo meu ), que se cuspir no concreto, atravessa placas de 20 centímetros. Tem língua, agora não mexe um dedo para resolver os problemas. Aqui tem muito isso...

Explicada a função social do Blog do Crato, que é tentar resolver os problemas, sendo parte da solução, quero parabenizar os nossos comentaristas que tão diligentemente tem contribuído para por alguma órdem nessa cidade, denunciando e reivindicando soluções. É preciso que cada um fale o que tem de errado, para que se conserte. E tem muita coisa errada.

Eu gostaria muito que existisse um meio de que eu pudesse dar uma senha a um comentarista de responsabilidade como o IARONKA, o J. MENESES, José Carvalho Leite, e outros que participam mais constantemente E TEM RESPONSABILIDADE, a gente vê que são pessoas sérias, mas infelizmente no sistema não existe ainda a função de "comentarista". Eu tenho que aprovar tudo que chega. O Google ainda não implementou isso, como o wordpress ( concorrente ) já fez. Quando fizerem isso, eu vou cadastrar todo mundo diretamente, isso vai fazer com que os comentários sejam mais rápidos e vai facilitar o meu trabalho também, pois cada comentário eu tenho que copiar, colar, editar, é um trabalho danado! - Espero que seja implementado logo, aí então terei esse prazer de colocar pessoas que a gente vê que são de boa fé como comentaristas permanentes. Enquanto isso não acontece, eu vou publicando aqui as mensagens que nos chegam pelo formulário amarelo localizado lá na parte de baixo do Blog, e também pelo Mural de Recados na aba direita. Como sempre lembro: Tudo deve ser perfeitamente identificado. Se a denúncia for grave, eu ainda checo os dados cadastrais do comentarista, pois aqui, ajoelhou, tem de rezar. Quem não assumir o que diz, não tem o direito de falar.

Peço minhas desculpas pela demora em publicar os comentários, mas é que estou com problema de descolamento seroso de retina nos olhos, de causa desconhecida da medicina, acredita-se que de Stress, nem era para eu estar usando computador. Mas não posso deixar o Blog parar. O tempo está mais sendo usado para postar as notícias.

Obrigado a todos pela compreensão.
Continuem comentando e reivindicando.
É de Cratenses autênticos, Sérios, que esta cidade precisa para se desenvolver.

Dihelson Mendonça

Comentários dos Leitores - 03/12/2011

Assunto: vamos reagir

"A polulação do crato não deve perder a alegria, pois sempre fomos fortes e alegres, estou fora vejo o blog os comentários, de perda e desanimo parece que não tem pra onde ir é como a grande chuva que passou e levou a cidade e a esprança de todos, vamos reagir. janio calos recife pernamboco"

janio carlos ribeiro bastos
av cons aguiar 4189 bairro boa viagem
Cidade: recife pe

Assunto: Parabens

"Estou ouvindo a rádio Educadora do cariri online e lendo algumas de suas matérias.
Muito bom gosto nas matérias e no repertório. Parabéns!"

Luzimar de Castro
Av. D. José,
Cidade: Sobral - Ce.

Assunto: comentar/agradecer

Há três meses venho acessando o blog do do Crato, de excelente qualidade. Quero enviar meus efusivos parabés p/ Armando Rafael e Dihelson Mendonças, p/ excelentes colocações nesse blog. BFS, Davi Grangeiro, já identificado.

davi grangeiro
R. Pe Luis Figueira,
Cidade: 60150120-Fortaleza-CE

Uma resposta:

"Muito Obrigado, Davi Grangeiro. Um forte abraço para você"

Dihelson Mendonça e Armando Rafael

Assunto: Wilson Bernardo

Já estive com ele aqui em Penaforte por três ou quatro vezes e uma dessas passagens dele por aqui os confidenciou que o estilo dele é esse mesmo e ninguém muda,é sempre bermuda kkkkk, pelo o pouco que eu o conheço posso dizer que é um excelente profissional e gente boa, um abraço grande Wilson e apareça em Penaforte para tirar umas belas fotografias.

luiz carlos
Endereço Completo: rua joao bringel 122
Cidade: penaforte

Assunto: Descaso das Praças

Nem só o gramado do largo da refesa vive em completo abono, também a pracinha em volta da capela de são João Batista no bairro mirandão.Num dos jardins, das sete palmeiras imperiais plantadas, quatro foram destruidas pelos moleques que fazem do jardim campo de futebol.Em termos de iluminação pública, só está funcionando 50%, Pedimos as providencias as autoridades competentes (competentes?).

José Carvalho Leite
Rua João Goulart-Mirandão
Cidade: Crato

Assunto: Elogios.

Parabens pelo blog, sempre acesso com muito carinho, pois através do mesmo eu amto as saudades desta cidade maravilhosa que é o Crato. Já morei nesta linda cidade. Ouço através do blog á rádio educadora. Sou professor Júnior em Assunção Solonópole Ceará.
Parabens mesmo .....

Francisco Lopes Pereira Júnior Júnior
Rua do oriente - Assunção distrito de Solonopole
Cidade: Solonópole -Ceará

Assunto: educação no ceara

"bom dia. eu sou aluno da escola de ensino medio liceu do crato e quero comentar aqui sobre esse assunto interminavel a greve dos professores.semana passada dia 25 sexta os alunos fizeram o que eu posso chamar de revoluçao no liceu.muitos nao apoiavam a greve pois achavam uma perda de tempo lutar com um governador ***** como esse.na sexta feira alunos souberam atraves dos professores que alguns profissionais da educação tinham ido ate fortaleza para votar contra a greve.ou seja a favor de cid gomes. o cara de pau do governador mandou para ca,varios onibus para levarem os professotres para se opor contra nos. ao saberem disso os alunos se revoltaram e durante o recreio começou a revolução.alunos sairam de suas salas professores sem saber o que fazer. e o que mais nos indignou foi saber que nosso diretor tambem estava la em fortaleza.ninguem aceitou assistir aula e foi todo mundo para casa.graças a Deus essa semana ta tudo na paz."

marcos felipe
rua: presidente medice,61,muriti
Cidade: crato

Assunto: Campus URCA - IGUATU

"Venho por meio desse importante instrumento de comunicação dar ciência à sociedade sobre a grave situação enfrentada por docentes e discentes do Campus URCA - IGUATU por culpa única e exclusiva do Governador CID que, dado seu pouco interesse pela educação em nosso Estado reluta em aprovar edital, por sinal já pronto, para a realização de um concurso para professor temporário. Resultado: cerca de 1.400 alunos estão correndo o risco de ficarem sem aula caso os professores não recebam seus salários. Vale ressaltar que a verba existe, no entanto a Reitoria não pode efetuar repasse para o Campos devido à desaprovação de convênio por meio da FUNDETEC pelo Tribunal de Contas. E agora governador? Pedimos a toda sociedade que nos ajude nessa luta, pois como dito pelo próprio CID na cidade de Campos Sales, que também enfrenta o mesmo problema e já tem suas portas fechadas, " a máquina pública só funciona com um maçarico nas costas", sendo assim só nos resta aumentar a chama até "sapecar" a pele de sua Excelência autoritária e irresponsável para com a base do desenvolvimento de qualquer município, uma Universidade pujante e atuante. Avante! Vamos a luta!"

Cláudio Iaronka Junior
Rua Senador Carlos Jereissati
Cidade: Crato

Assunto: Crato sem sorte e sem liderança

"QUem já foi ver o CANAL e o que fizeram até agora? onde foi aplicado mesmo a verba? e quanto a abertura dos retornos crato a juazeiro? nossa como o Crato está sem SORTE ou é falta de alguém que realmente goste da terra. Triste por ver e assistir o Crato e seu povo sofrer sem força politica e econômica."

jose meneses
R. sargento geoge teles sampaio, 1242
Cidade: crato

Assunto: Seminário!!

"E a obra da encosta do seminário? Não se falou mais sobre o assunto, uma obra que era para ser iniciada no meio do ano!!Esse crato infelizmente é todo mundo querendo ferra.É prefeito, é governador,é o da cueca, etc...etc!!!!!"

Alessandro meirelles
Endereço Completo: rua nelson alencar
Cidade: crato-ce

Comentários enviados ao Blog do Crato pelo formulário de comentários localizado na parte inferior do Blog. Todos os comentaristas são identificados completamente, e a administração do Blog retira informações sobre o endereço para proteger a privacidade dos comentaristas, mas temos o cadastro completo. Somente comentaristas perfeitamente identificados podem publicar. Agradecemos a participação de todos.

Dihelson Mendonça
Administrador

Buraco gigante surge em fazenda nos EUA

Um buraco enorme surgiu em uma fazenda perto de Sayre, no estado de Oklahoma (EUA), e deixou os moradores da cidade curiosos, segundo a reportagem da emissora de TV 'KFOR'.

Jack Damron, o homem que cuida da propriedade, disse que o buraco apareceu durante a noite, duas semanas depois de um terremoto. Porém, especialistas não conseguiram comprovar nenhuma relação entre os dois fenômenos. Assista ao vídeo a partir dos 55 segundos:




Via Yahoo Notícias

URCA - Informativo Cultural - 03/12/2011

http://4.bp.blogspot.com/-ajKpqH4S8ho/Ttmn_EusMMI/AAAAAAAAcGY/v7RJynqXoCM/s1600/pro-reitoria01b.jpg

4ª VARA DA INFANCIA E JUVENTUDE DO CRATO ABRE VAGAS PARA AGENTES DE PROTEÇÃO


O juiz da 4ª Vara da Infância e Juventude da Comarca do Crato, José Flavio Bezerra Morais, baixou portaria definindo a composição do Corpo de Agentes de Proteção da Infância e da Adolescência no município que, terá as mesmas atribuições do antigo comissariado de menores que existia nos anos 70 e que foi desativado. Poderão se inscrever para Agentes de Proteção qualquer cidadão maior de 21 anos, quite com a justiça eleitoral, de bons antecedentes criminais, idoneidade moral, que tenha o 1º grau completo e residência fixa na jurisdição da comarca local. As inscrições estão abertas até o dia 16 de dezembro próximo no Fórum Hermes Parahyba, com vagas limitadas até 30 componentes. Os Agentes prestarão serviços voluntários, ou seja, sem remuneração, explicou o juiz.

A normativa de funcionamento do Corpo de Agentes de Proteção será regulamentada em lei municipal aprovada pela Câmara de vereadores. O Agente terá como principal atribuição, deter ou apreender menor abandonado ou infrator e o levando a presença do juiz ou a outra autoridade competente. Lavrar auto de infração à lei de assistência, fiscalizar a entrada ou permanência de menores em casa de diversão e bares, evitando e prevenindo a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes até 18 anos de idade, prevenir a prostituição infantil ( exploração sexual ) e fazer cumprir as portarias expedidas pela justiça relativas ao acesso a esses ambientes. Os proprietários de estabelecimentos flagrados no descumprimento da lei serão multados e responderão judicialmente.

A nova legislação de defesa da criança e do adolescente não baniu a figura do agente de proteção ( comissário ) e apenas preferiu deixar a regulamentação da matéria para os entes federativos de acordo com as particularidades locais de acordo com suas condições físicas. O juiz José Flavio disse que está montando a infra-estrutura para garantir a funcionalidade do Corpo de Agentes e anunciou a restauração de um prédio cedido pelo município próximo ao Centro de Zoonoses, Bairro São Miguel, alem de uma Kombi doada por uma Organização Não Governamental. Explicou José Flavio que outras parcerias serão firmadas e a idéia é compartilhar os meios adquiridos. Espera contar com o apoio da sociedade para o êxito da atuação da instituição em defesa dos direitos da criança.

O juiz disse que há no Crato uma grande incidência de infrações praticadas por menores, porem os casos de reincidências vêm diminuindo significativamente graças o empenho do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social CREAS e demais órgãos de proteção. Em 15 anos foram assassinados no município 22 jovens antes de completar 19 anos de idade por envolvimento com o trafico de drogas ou em briga de gangues. No período deram entrada, na 4ª Vara, pouco mais de mil processos que tem o menor como infrator ou vitima, concluiu o juiz.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter e Colaborador

ECONOMISTAS OTIMISTAS COM O SETOR PRODUTIVO DO CARIRI E AUMENTO DO PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO


Os investimentos públicos e privados, implantação de projetos de médio, pequeno e grande portes nas áreas industrial, comercial, turismo, construção civil, educação e saúde, têm dado nova dimensionalidade a economia do Cariri nos últimos 5 anos. Empresários e lojistas da região reconhecem este favoritismo e prevêem um futuro bastante promissor para os 32 municípios que formam a Região Metropolitana do Cariri e em especial para aqueles próximos ao triangulo Crato, Juazeiro e Barbalha. A ascensão econômica, e o aumento do poder aquisitivo, aliados as melhorias na qualidade de vida da população, têm feito do Cariri uma região diferenciada em comparação as demais regiões do Estado do Ceará. Para a economista, socióloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar de Araujo, o crescimento do Cariri não é apenas endógeno e sim, motivado por fatores externos como a atual política econômica que beneficia a geração de renda a todas as classes trabalhadoras.

Tânia Bacelar foi uma das palestrantes do I Colóquio Sociedade, Políticas Publicas, Cultural e Desenvolvimento e XII Semana de Economia da Universidade Regional do Cariri. A palestrante disse que a economia do Cariri tem as mesmas características do cenário econômico nacional e em especial do Nordeste, com suas limitações e potencialidades. Para o professor de economia da URCA, José Marcio, é louvável o que hoje está acontecendo no sistema produtivo do Cariri, porem é necessário discutir idéias de como podemos conceder um desenvolvimento de forma sustentável e equilibrada. Em sua opinião, a economia de um País ou de uma região não pode contemplar somente uma classe privilegiada. Ela só é salutar quando passa a promover o crescimento também do pequeno produtor, promovendo a expansão dos negócios e conseqüentemente, a abertura de postos de trabalho. No Brasil está acontecendo isto e o Cariri vem se aproveitando desse efeito de propagação que a economia nacional está apresentando, disse Marcio.

O professor José Marcio aponta a Construção Civil como um dos setores de maior avanço de empregabilidade no Cariri. Avalia também que o aumento do consumo por parte das classes mais populares vem proporcionando o crescimento do comercio na região com reflexos na indústria. A prova disto, disse ele, é a instalação das redes atacadistas e varejistas no Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, sendo muitas delas de grupos europeus que descobriram o potencial regional. Para o professor, o Cariri, dentro dos próximos 5 anos, tem projeção maior de crescimento sem impactos negativos, concluiu.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter e Colaborador

RESTAURANTE AZUL DE FOME - Self-Service sem Peso


R. José Carvalho, próximo à Prefeitura.

http://3.bp.blogspot.com/-8J5zN9cmRBY/TtbvLs4EWbI/AAAAAAAAcBg/bZRCCEPTdzA/s1600/azul01.jpg

Localizado no centro da cidade, o restaurante Azul de Fome se destaca pelo delicioso sabor da sua comida, higiene, variedade de cardápio e bom atendimento. Agora, quando bater "aquela fome", você já tem um lugar certo: Restaurante Azul de Fome. Self-Service sem Peso. Vá e convide seus amigos!

Ambiente tranquilo e aconchegante:


Comidas deliciosas - Self-Service sem Peso

Rua José Carvalho, próximo à Prefeitura.
Tel: 8808-26-31 e 9432-5190

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet do Cariri
blogdocrato@hotmail.com

Diploma de jornalista é idiotice?


O jornalista Gianni Carta, da Carta Capital, assina artigo intitulado “Diploma de jornalista é idiotice”. Ele comenta a aprovação, em primeiro turno, pelo Senado, da exigência do diploma de jornalista. Confira:

Como definir o jornalista? “Qualquer um que fizer jornalismo”, responde o escocês Andrew Marr no seu livro My Trade (Pan Books, 2005, 300 págs). Jornalista de mão cheia, ex-editor do diário The Independent e da Economist, Marr diz quem são as pessoas mais propensas a mergulhar no jornalismo: “bêbados, disléxicos e algumas das pessoas menos confiáveis e mais perversas da Terra”. Mas há consolo no livro de Marr, consagrado à história do jornalismo britânico. “Tirando o crime organizado, o jornalismo é a mais poderosa e agradável antiprofissão”.

Marr, de 51 anos, causaria um grande alvoroço no Senado brasileiro. Por dois motivos. Primeiro, porque sua ironia seria levada a sério pela maioria dos senadores. Em segundo lugar, Marr formou-se em Letras. E aí mora o problema.

Marr, iconoclastia à parte, não seria considerado um jornalista pelos senadores brasileiros pelo fato de não ter estudado jornalismo. O Senado acaba de aprovar uma proposta de emenda constitucional para tornar obrigatório o diploma de nível superior para o exercício do jornalismo. Haverá outra votação no Senado. Se a emenda for aprovada será analisada pelos deputados. Claro, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubará a medida (se aprovada pelos deputados). Em junho de 2009, vale recapitular, o STF acabou com a exigência do diploma para jornalistas. A norma era incompatível com o princípio de liberdade de expressão.

Mas o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), autor da proposta, não concorda com o STF. “Todas as profissões têm o seu diploma reconhecido, menos o diploma de jornalista, o que é uma incoerência, uma distorção na legislação brasileira”, declarou.

E senadores, precisam de diploma? Nenhum.

Basta ter nacionalidade brasileira e mais de 35 anos de idade. Na França qualquer deputado graduou-se no mínimo em ciências políticas. E isso fica claro nos discursos na Assembleia Nacional e no Senado. Lá fala-se em ideologia partidária, entre outros temas aqui ignorados. E aqui aproveito para fazer uma sugestão: já que jornalistas precisam, segundo os senadores, de diploma, por que não aplicar a mesma proposta para os senadores brasileiros? Os debates, quiçá, se tornariam mais fecundos.

Certo é que, de forma geral, os colegas formados por universidades de jornalismo a pipocar Brasil afora, quase todos a trabalhar para a mídia ultraconservadora, não têm contribuído para melhorar o nível da mídia. Os grandes diários brasileiros, com colegas com canudo de jornalista ou não, são ilegíveis. Por exemplo, um dos destaques da Folha de São Paulo na quinta-feira 1º é que a apresentadora Fátima Bernardes “deve deixar a bancada do ‘Jornal Nacional’”. Ela estaria “cansada”.

Eis a questão: o nível das escolas de jornalismo é baixo, ou seriam os patrões que limitam o trabalho de apuração dos repórteres – e principalmente dos colunistas? Seriam as duas coisas? Como dizia o grande jornalista italiano Enzo Biagi (outro que não tinha diploma de jornalista): “Meus únicos patrões sempre foram meus leitores”. Nos Estados Unidos e na Europa o canudo de jornalista não é necessário para exercer a profissão. Basta um diploma, isto é, uma especialização. Lá é comum estudantes com ambições jornalísticas trabalharem nos jornais das universidades enquanto se formam em história, ciências políticas, economia, etc. Na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, por exemplo, alunos de diferentes departamentos trabalham no excelente diário Daily Bruin, distribuído gratuitamente no campus e nos bairros em torno de Westwood, onde fica a UCLA.

Na França e no Reino Unido ninguém precisa de diploma de jornalista para trabalhar na mídia. Marr, que especializou-se em literatura inglesa em Cambridge, oferece: “Tudo que o jornalista precisa é ser curioso e saber farejar uma boa história. E mesmo dominando a gramática, só se aprende a escrever escrevendo”. Vale acrescentar: o jornalismo se aprende indo à rua. “É preciso tirar a bunda da cadeira”, martelava Reali Jr.

O repórter tem de continuar a praticar esse método inclusive para entender o que escreve. Precisa usar os fatos com honestidade, mas ao mesmo tempo tem de entender que o jornalismo tem seus limites, não é uma ciência. Ah, e sempre que possível o senso de humor ajuda. O diploma de jornalista só serve para enfeitar parede.

Via Eliomar de Lima

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30