xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/11/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 novembro 2011

POR QUÊ MACAÚBEIRAS ? - Por Maria Otilia


Neste ínicio da semana, vimos por ocasiao da reurbanização da Rua Dr. João Pessoa, a plantação de duas macaubeiras ( Nome científico: Acrocomia Aculeata, Lodd ,Família das Palmáceas. ). Não sabemos por qual motivo, a equipe técnica responsável pela obra, teve a "infeliz idéia" de fazer um projeto de jardinagem, plantando uma árvore que cresce bastante, não embeleza e acima de tudo traz perigo para crianças, idosos e deficientes visuais.Principalmente porque esta planta tem bastantes espinhos em seu tronco.Sem contar que é uma árvore silvestre, e que não é adequada para uma rua tipicamente comercial. Incluive esta idéia de plantar macaúbeiras no centro do Crato, foi assunto de grande repercussão no município, inclusive destaque da participação do correspondente Robson Cruzué, na edição desta quarta-feira (30) do jornal Alerta Geral. Graças a Deus, alguém de bom senso teve a inteligência brilhante de retirar estas plantas, sendo susbtituidas por palmeiras imperiais.
Faço aqui uma breve reflexão: por que os recursos públicos são gastos sem o menor bom senso de utilidade pública? Por que obras públicas são licitadas mas não são acompanhadas com rigor,para que as empresas vencedoras façam um serviço de qualidade, no tempo hábil ? Por que a população não é consultada sobre grandes reformas, obras faraonicas.... Por que gastamos tanto com obras que são bem vindas mas não são as grandes prioridades de uma cidade ???Por que o social é tão mal visto por nossos representantes políticos ?

As escolas que trabalham com Educação Especial sonham com a implantação de um centro de atendimento( núcleo) para crianças e adolescentes com necessidades especiais .Este núcleo teria uma equipe multidisciplinar para que estes alunos tivessem um acompanhamento melhor. Falamos muito em inclusão, acessibilidade... E a maioria das praças ,órgãos públicos e ruas ainda não foram adaptados para as pessoas com necessidades especiais. Por tanto ,investir em jardinagem tipo " macaúbeiras" é brincar com o dinheiro público.Com certeza estas mudas, adquiridas em tamanho real não foram conseguidas através de doações. Acreditamos, não temos certeza, que este tipo de mudas já crescidas custam muito caro. Fica aqui o apelo. Vamos priorizar o que é prioridade para uma comunidade. Educação, Saúde, Moradia,etc. Por último poderá vir o embelezamento de ruas, avenidas, praças.

III Festival das Flores de Holambra no Cariri



Notícias do Crato - 30/11/2011


Inaugurada em Crato Casa de Mediação


Foi inaugurada ontem, terça, 29, em Crato, pela Secretaria de Justiça do Ceará, a Casa de Mediação que vai funcionar em parceria com o Conselho Comunitário de Defesa Social CCDS. A casa fica a 50 metros do prédio sede do Fórum Hermes Parahyba, na Travessa Iguatu, S/N, no Bairro São Miguel e tem o objetivo principal de promover o desafogamento do sistema judiciário, prestando serviços auxiliares no encaminhamento a órgãos como a Promotoria de Saúde Publica, Centro de Atenção de Psicossocial, Conselho Tutelar e muitos outros. A Casa de Mediação tem vinculo com o Ministério Publico e seu agente principal é a própria comunidade atuando na resolução de seus problemas e evitando com isto a surgimento de processos e assim, desobstruindo a pauta de julgamento no Poder Judiciário.

A Casa de Mediação além da atuação dos defensores públicos, prestará serviços de mediação comunitária com o objetivo de fazer com que os assistidos cheguem a solução do conflito sem a necessidade de interpor ação judicial. Os próprios litigantes, por intermédio do mediador, resolvem a divergência e encontram o caminho mais adequado na resolução da questão. Na solenidade de inauguração estavam as autoridades judiciárias e políticas do município do Crato e representantes do Ministério Publico.

A defensora publica geral do Ceará, Francilene Gomes de Brito Bessa, destacou a importância da parceria com a administração municipal, Samuel Araripe, na instalação da instituição no município. O secretário de Planejamento e Administração do Crato, Christiano Siebra representou Samuel Araripe na solenidade e em seu discurso disse que a iniciativa da Defensoria Publica disseminará, no decorrer da execução do projeto, a cultura do diálogo, o que representa um avanço em busca da boa administração dom conflito e de solidariedade humana. Para Christiano, a cultura de paz deve ser implantada em toda a sociedade, pois o individuo reflete continuamente os atos que presencia no transcorrer de sua criação, disse o secretário.

Sistema Zona Azul será instalado no Crato logo após termino das obras das praças.

O sistema rotativo de estacionamento (Zona Azul) vai ser instalado no Crato logo assim que forem concluídas as obras de modernização das praças e ruas centrais. A informação foi do diretor do Departamento Municipal de Transito ( DEMUTRTAN ), Luiz Joatan de Sousa, por determinação do prefeito Samuel Araripe. Joatan explicou que tão logo as obras sejam entregues e DEMUTRAN iniciará os serviços de sinalização horizontal e tomará outras providencias necessárias para que o sistema seja implantado. Disse ainda que, após a instalação do Zona Azul, motoristas e pedestres irão ter 30 dias como período de adaptação, ocasião em que receberão informações por meio de panfletos de como será o funcionamento do sistema. Após isso, o DEMUTRAN passará a emitir o cartão.

O diretor do Departamento Municipal de Transito também informou que acaba de adquirir alguns semáforos que vão ser instalados em alguns locais da cidade como, por exemplo, na Avenida Teodorico Teles ( após a casa de saúde São Raimundo ), outro no cruzamento das ruas Tristão Gonçalves com Almirante Alexandrino e o terceiro no cruzamento das ruas São José com Monsenhor Esmeraldo. Os equipamentos já foram homologados pelo Departamento Estadual de Transito DETRAN e já estão em poder do DEMUTRAN. Conforme Joatan, o prefeito Samuel Araripe está intervindo junto a Superintendência estadual do DETRAN no sentido de conseguir outros semáforos para serem instalados em locais igualmente conflituosos.

Conselho de Assistência Social Do Crato realiza reunião próxima sexta-feira

O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, convidam membros da Diretoria Executiva, membros associados e representantes dos usuários, para participar de uma importante reunião ampliada a ser realizada nesta sexta feira, dia 02 as 9 horas, no anfiteatro do Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA. Na ocasião, os participantes serão orientados sobre as inscrições e organizações das entidades de acordo com a resolução 16 do Conselho Nacional de Assistência Social(CNAS) e Tipificação de Entidades Socioassistênciais.

Consultores do BIRD visitam obras no centro do Crato

Acompanhados por técnicos e engenheiros da Prefeitura do Crato, membros dos grupos gestores do Estado e do município, os consultores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento BIRD, estiveram ontem, terça-feira, 29, realizando visita técnica as obras de requalificação urbana do centro da cidade do Crato, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional – projeto cidades do Ceará/Cariri Central. Ficou acertada a liberação das Praças Juarez Távora, Siqueira Campos e as Ruas João Pessoa e Miguel Limaverde, no inicio de dezembro com a finalidade de dar mais tranqüilidade aos lojistas nas vendas do período natalino e ano novo e mais comodidade aos clientes. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas SINDLOJAS, Duda Alencar, a notícia vem tranqüilizar os lojistas e empresários que estão preocupados com o baixo volume de negócios nesse período de maior venda.

Para a segunda etapa da obra, Praças da Sé e Alexandre Arrais, já foi montado o cronograma que deverá começar após as festividades do Natal. Para o secretário do meio ambiente e controle urbano do Crato, Nivaldo Soares Almeida, a visita dos consultores do BIRD e do governo do Ceará foi bastante proveitosa. Foi a oportunidade de se verificar alguns detalhes atinentes ao andamento dos serviços. Todos ficaram otimistas, segundo Nivaldo, em relação a previsão de inauguração das obras que seja dentro do menor espaço de tempo possível, como querem o prefeito Samuel Araripe e o governador do Estado, Cid Ferreira Gomes. Para o secretário, o incomodo causado até aqui durante a execução do projeto, será recompensado quando as obras ficarem prontas que, diga-se de passagem, é um projeto arrojado, inovador, moderno e de uma magnitude sem precedentes, concluiu Nivaldo Soares.

As obras começaram em julho passado com previsão de serem concluídas em 7 meses e estão dentro do prazo legal. O pequeno atraso ocorrido é justificável em função de alguns acontecimentos como, chuvas inesperadas e alem da própria estrutura existente no local como, por exemplo, cabos de fibra óptica que exigiu todo um tratamento especial da parte construtiva. Os consultores disseram que a obra está sendo razoavelmente bem conduzida e a idéia é que a área seja liberada dentro do previsto para que os clientes tenham acesso tranqüilo as lojas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares - Cirurgião-Dentista especializado em Ortodontia

http://4.bp.blogspot.com/-c8Sw5WWOlyU/TlTwfzTSdUI/AAAAAAAAY3o/5aAaiFP7X3U/s1600/Dr.Pablo.jpg


Um bom tratamento ortodôntico pode trazer grande benefício para a sua vida.

A Ortodontia é uma especialidade que visa a harmonia entre os dentes e a face, proporcionando o equilíbrio estético e funcional. Veja alguns benefícios: Resolver problemas de dicção, mastigação, respiração e alguns tipos de dores faciais. Além da correção estética que garante um belo sorriso. Conferimos a você um tratamento ortodôntico personalizado. Com responsabilidade e profissionalismo apoiados em conhecimento científico.

Oferecemos Tratamento:

Preventivo: realizado um acompanhamento na infância à partir dos 5 anos de idade;
Corretivo: Para qualquer idade, quando alterações já se instalaram interferindo na estética ( beleza do sorriso ) e/ou função. Faça-nos uma visita ou agende uma consulta por telefone Queremos ajudá-lo a descobrir o seu melhor sorriso.

Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares
Cirurgião - Dentista
Especialista em Ortodontia
CRO-CE 6770

Av. Duque de Caxias, 714.
Ed. Cícero Araripe, sala 105.
CEP 63101-310 - Crato-CE
(88) 8116-8037

Anuncie no Blog do Crato - Entre em Contato pelo E-mail blogdocrato@hotmail.com

Doce Natal..- Mônica Araripe



Feliz daquele que encontra o verdadeiro sentido do Natal. Feliz daquele que descobre de onde vem esse clima. Essa alegria e essa paz que surge num paradoxo à correria, à ansiedade e as preocupações desses tempos. Feliz daquele que consegue enxergar o que está tão claro durante todos os dias do ano, mas que, por tantas vezes andarmos de cabeça baixa, não conseguimos ver.
Já é Doce Natal, então viva esse clima diferente, que aquece que conforta. Perceba que o sentido do Doce Natal não esta no só dar presentes, mas na esperança de que, presenteando alguém, sejamos capazes de fazer alguém mais feliz, Esse é o verdadeiro sentido do Doce natal: tornar-nos sensíveis o suficiente pra encontrar na alegria dos outros a nossa própria alegria...

Desejo que nesse Doce Natal você chegue lá. Afinal é Doce Natal... É o Nascimento de Jesus Cristo, o Rei que se fez pequeno, o Deus que se fez humano, o Senhor vivo e Deus dos vivos, não dos mortos. Logo, nada melhor que presenteá-lo amando. Amando a quem está do seu lado, amando incondicionalmente, como ama a si mesmo. Creio que é só isso que o menino Jesus pediria ao papai Noel...

Então ame, sem medo e ame logo, perceba quantas pessoas não conseguem mais esperar por seus gestos de amor. E não se esqueça de se deixar ser amado. Seja sensível ao amor e perceba quantas pessoas, quantas crianças nas estão esperando o Doce Natal, estamos chegando com muito amor, com muita paz, com muita felicidade e solidariedade, nesse tempo de Doce Natal. Corra, ouse... Busque e alcance. Queira... Faça com que esse Clima de Doce Natal se estenda por todo o ano novo que está por vir.

Há mais, muito mais, para o Doce Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito das doces amizades, doces brincadeiras, doces visitas, doces cirandas. É um doce olhar que brilha todo o ano. É consideração é bondade é a atitude é doação, é esperança renascida novamente para que o nosso Crato se torne doce, muito doce!

Mônica Araripe

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30