xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/11/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 novembro 2011

IFDM aponta crescimento do desenvolvimento de Juazeiro do Norte - Por Beto Fernandes


O
IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal -, estudo anual do Sistema FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -, que acompanha o desenvolvimento dos mais de 5 mil municípios brasileiros no que diz respeito as áreas de emprego e renda, educação e saúde aponta um ótimo resultado em relação ao desenvolvimento de Juazeiro do Norte. Esse resultado é possível graças às estatísticas públicas oficiais disponibilizadas através dos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Pela versão de 2010, entre os 5.564 municípios do País, nossa cidade aparece em primeiro lugar como melhor cidade do Cariri e sexto lugar em nível Estadual no ranking dos melhores lugares para se viver, em relação ao nível de desenvolvimento medido pelos índices econômicos de emprego e renda, de educação e de saúde.

Juazeiro destaca-se pelo crescimento e geração de emprego e renda
Em 2011, a pontuação de Juazeiro é de 0.7481, sendo que o ranking ainda não está definido, mas a tendência segundo os técnicos é de melhorar ainda mais em relação a 2010. A Secretária de Planejamento, Marta Dulcélia, informa que a leitura do levantamento é relativamente simples. “O IFDM varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento do município. Outro aspecto importante é que a pesquisa aponta se o crescimento é fruto das políticas públicas executadas no município ou se pela queda nos municípios da mesma região”, explica.

Juazeiro alcança o IFDM 0,7481 pontos resultado de 0,7085 na economia (emprego e renda), 0,7301 em educação e 0,8057 em saúde, colocando-a numa média de crescimento considerável. “Como a cidade está se desenvolvendo de forma extraordinária nós estamos confiantes de que esse índice melhorará ainda mais este ano”, avalia Marta.

Em relação às cinco principais cidades do Estado como Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Sobral, Juazeiro aparece em 4º lugar, com ênfase na saúde, que anda a passos largos, com alto desenvolvimento, atingindo um índice de 0,8057. Na região do Cariri, Juazeiro continua no ranking como a melhor cidade para se viver.

O Prefeito Dr. Santana comentou o índice FIRJAN e considera como uma prova dos investimentos ao longo de sua gestão. “É preciso reconhecer que Juazeiro cresce pela pujança do seu comércio, mas a administração pública tem assinalado de forma importante com ações concretas que refletem nesses números. Na saúde, por exemplo, houve períodos em que investimos até 33%, ou seja, bem acima dos 15% preconizados. Isso significou intervenção pactuada no Santo Inácio, compra do Hospital Maria Amélia, ampliação de equipes de saúde da família, construção de novos centros de saúde e pontos de apoio e abertura de uma UPA e três ambulatórios noturnos”, ressaltou.
Sobre a geração de emprego e renda o prefeito juazeirense fez referencia a execução do Programa Minha Casa Minha Vida que no bairro Aeroporto, por exemplo, gera mais de mil empregos de forma direta. Ele também ressalta o apoio ao pólo calçadista com doação de terreno para implantação de um novo distrito industrial que beneficiará 37 pequenos empresários que certamente terão condições de ampliar instalações e gerar mais emprego e renda. Para se ter uma idéia na junção de forças que promovem o crescimento de Juazeiro, o Banco do Nordeste terá condições de disponibilizar R$ 20 milhões de créditos para estes empresários que se instalarão no novo mini distrito.

Outro aspecto importante para Dr. Santana é a melhoria no acolhimento aos romeiros com acompanhamento mais direto em ações intersetorializadas das secretarias. Na educação, ele ressalta recuperação e ampliação de escolas, projetos para construção de escolas de referência e valorização dos professores com salários entre os melhores do Estado e capacitações.

Ações como implantação da UFCA – Universidade Federal do Cariri – com Reitoria em Juazeiro e ampliação do Aeroporto Regional Orlando Bezerra colaboram

Ciro Gomes vê fim da aliança com PT e quer ser candidato em 2014

(Transcrito de "Folha de S.Paulo")

O ex-candidato a presidente da República, Ciro Gomes, afirmou nesta quinta-feira (17) que é "natural" que seu partido, o PSB rompa a aliança com o PT no plano nacional. Ciro disse também que só disputa nova eleição se for para concorrer a presidente da República. Ele já concorreu ao cargo em 1998 e 2002.
 
O político falou ao programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. O projeto é uma parceria do UOL e da Folha.

Ácido, o político criticou o PT, de quem se diz um "admirador frustrado". Afirmou que o partido de Lula e de Dilma Rousseff deixou "tudo dominado", de sindicatos ao grupo narcotraficante ADA (Amigos dos Amigos).

"Cooptou tudo o que é, aspas, sociedade civil organizada no Brasil", afirmou. "Tudo. Centrais sindicais, movimento estudantil. 'Tá tudo dominado'. Agora até a ADA, Amigos dos Amigos que era lá do Nem [traficante preso em operação da policia do Rio] na Rocinha acabou-se também. Então os movimentos de trabalhadores e de estudantes no Brasil estão acéfalos."

Sobre a oposição, Ciro disse considerar José Serra e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, fora da disputa para presidente da República. Já sobre Aécio Neves, também tucano, Ciro aponta dois problemas: um deles é "ler pouco". O outro é conseguir uma aliança para se viabilizar.
 

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31