xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/11/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 novembro 2011

FIQUE POR DENTRO! -Por Maria Otilia

Tabela intitulada pelo sindicato APEOC " prós e contras da antiga e nova proposta do Governo Cid, fruto das negociações do Sindicato Apeoc e professores do Estado.
Para melhor leitura, clik em cima da gravura(tabela).

Fonte : site da apeoc

Mostra Sesc Cariri de Culturas: Tradições Nas Terreiradas dos Mestres Kariris - Wilson Bernardo.


Como já é de costume, as terreiradas é o que podemos chamar de um estreitamento entre os mestres e seus seguidores, onde os mesmos abrem suas portas para que possamos conviver com seu jeito simples, mas sofisticado de tradições culturais.A panela no fogão a lenha, muita iguaria de milho, sucos naturais, muita conversa boa pra se pitar um velho e bondoso cigarro de palha da mais fina tabacaria que é a folha do fumo mascado da flora chapada do Araripe...Bendito sejam os mestres e suas tradições!


O futuro das tradições no cariri ainda terá muitas gerações de terreirada


No terreiro dos irmãos Anicetos a festa foi de danças e comilança


Alegria de ser Mateus e seguir a tradição dos Pai...


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Anvisa proíbe alimentos e bebidas à base de áloe vera


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, fabricação e importação de alimentos e bebidas à base de Aloe vera. De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.

A aloe vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento. Por se encaixar na categoria de "novos alimentos", a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.

De acordo com a resolução, o uso da aloe vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido. As informações são da Agência Brasil.

Agência Estado

Novas denúncias podem antecipar demissão de Carlos Lupi


O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, voltou à linha de tiro e já se fala nos bastidores do Palácio do Planalto na antecipação da saída dele da Pasta. Segundo reportagem da revista Veja na edição desta semana, ele fez uma viagem oficial em jatinho alugado pelo dono de uma ONG que tem contratos suspeitos com sua pasta, e ainda mentiu à Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, quando negou conhecer Adair Meira - o proprietário da ONG com o qual viajara - pode antecipar a demissão prevista para a reforma ministerial de janeiro.

“A operação-abafa do governo, que tentou blindar o ministro em seu depoimento aos deputados, na quinta-feira, não deu certo porque ele não saiu do foco”, disse o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), ao anunciar plantão da oposição a partir do feriado de amanhã, em Brasília, para pedir a saída de Lupi. “Ninguém pode se manter no ministério à custa de uma declaração de amor à presidente Dilma, porque o governo é dela e ela será cobrada”, emenda ACM.

Na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE) perguntou a Lupi se ele havia recebido algum alerta da Casa Civil sobre problemas com a prestação de contas de ONGs. Ele também quis saber se o ministro havia usado um jatinho pertencente a um dos dirigentes da Fundação Pró-Cerrado, Adair Meira - o que o parlamentar considerou um fato grave.

Lupi informou aos deputados que desconhece o dirigente da entidade e que nunca usou o jatinho dele. “Não tenho relação pessoal com o seu Adair. Não sei onde ele mora e nunca andei em avião dele. Já andei em aviões que o PDT alugou para eventos da legenda. Todos são contabilizados e prestados conta”.

jornal O Povo

Espetáculo internacional estreia e inova na 13ª Mostra SESC Cariri de Culturas

Iniciada nesta sexta-feira, dia 11, a 13ª Mostra Cariri de Culturas tem vasta programação com apresentações de teatro, música, dança, audiovisual, tradição e literatura. Realizada pelo SESC Ceará, em parceria com o Departamento Nacional do SESC, o evento acontece até o dia 16 de Novembro.

Somente num dos núcleos, o de artes cênicas, estão previstas mais de 120 apresentações, entre grupos nacionais e internacionais. Cerca de 300 artistas participam da Mostra. Um dos destaques deste ano é o espetáculo internacional Braakland (Terra esquecida), da holandesa “Compagnie Dakar”. Inspirado nos romances do escritor sul-africano John Coetzee, Braakland é um conto sóbrio sobre nove personagens vagando em uma terra esquecida, sem se proteger ou se defender. Após ter percorrido diversos festivais internacionais, Braakland estreia no Cariri. Sem o uso de palavras e com um olhar cinematográfico, o espetáculo propõe ao público acompanhar a desolação e a poesia desta narrativa a cinqüenta metros de distância.

O espetáculo inova com apresentações que acontecem em áreas descobertas, com dimensões de, aproximadamente, dois campos de futebol. O público chega ao local de ônibus e não sabe, a princípio, para onde está indo. Como as apresentações acontecem em áreas abertas, não há acesso para deficientes, e em caso de chuva não haverá cancelamento dos espetáculos.

A Mostra SESC Cariri de Culturas acontece entre 11 e 16 de novembro, em 23 cidades do Cariri, tendo como principais pólos de apresentações Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda.

SERVIÇO

Espetáculo: Braakland (Terra Esquecida)
Grupo: Companhia Dakar
Local de apresentação: Sítio São José
Dia/Hora: 14 a 16/11, às 13h

FICHA TÉCNICA

Título: Braakland
Sub-título: Wasteland
Produzido por: Compagnie Dakar (NL)
Co-produtor: Omsk (NL)

Créditos:
Direção: Lotte van de Berg e Guido Kleene.
Elenco: Matthias Maat, Jaap ten Holt, Fabian de la Quintana Santarciel, Rachid Laachir, Luc Loots, Daphne de Winkel, Monika Haasova, Lobke van Beuzekom e Klára Alexová
Diretor Artístico: Guido Kleene
Produtor: Erma van Maris
Produtor brasileiro: Ricardo Muniz
Créditos de produção:
A produção é da Compagnie Dakar, em colaboração com OMSK / Lotte van den Berg e Ricardo Muniz. Com o apoio do Fonds voor Internationalisering Podiumkunsten.

Jornalistas Responsáveis: Giselle Norões – (85) 3452.9060 / 8898.9899
Ana Luiza Caracas – (85) 8703.3243 / Leonardo Meireles – (85) 8893.2280
Gerência da ASCOM SESC Ceará: Caio Quinderé

ESCONDENDO-SE NO SEU EU

Vale a pena ...?
Criar seu próprio mundo? Não se arriscar em errar e acertar?
Ter medo das verdades e críticas construtivas?
Vale a pena...?
Esconder-se de tudo e de todos, isolar-se em um casulo que
não te protege? A redoma é de vidro, sendo assim, transparen-
te e quebrável.
Vale a pena...?
Falar a verdade que só a você interessa? Não se permitir à sugestões e ajuda, só para ser ímpar.
Amargar o isolamento obscuro e icógnito. Não basta olhar no espelho e vê uma silhueta, temos que ir bem dentro do ego e ver o brilho da alma, saber que esse coração lateja e o sangue corre nas veias carregando esperanças de novas idéias, amigos, família, sempre buscando renovações na vida cotidiana. Não sejamos assim. Não vamos criar nossos próprios mundos isolados, pois isso pode ser egoísmo, fraqueza e covardia.
Lavante a cabeça! Seja o mais comum dos comuns.
Revela-se! Procure o acerto mesmo nos erros, busque a mão estendida, o seu todo é seu.
Muitos gostariam de compartilhar algo seu, como carinho, amizade, amor, conversas, afagos, brincadeiras, risos e alegrias. Não se puna, não seja tão rigoroso consigo. Mesmo que não queira, você é um pouco nosso. Se dê mais a quem te quer bem, te respeita e almeja o melhor pra ti. Desfragmente-se e junte os cacos transformando-se em um inteiro novamente, para dividir com tudo e todos, pois o mundo é nosso!

Jacques Bloc Boris
Artista Plástico

ARTE E INSUBMISSÃO - Por: Cacá Araújo



3ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE SEGUE CONQUISTANDO O CORAÇÃO DO POVO!

Desde o dia 3 último, a maior e mais legítima exposição das artes cênicas produzidas e experimentadas no Cariri cearense vem se consolidando como alternativa de inclusão cultural, integração artística e compartilhamento estético.

Vinte e seis espetáculos genuinamente caririenses se insurgem contra a escuridão do abandono e se unem na mais audaciosa empreitada de defesa da arte e dos artistas deste e neste pedaço do Brasil: a Guerrilha do Ato Dramático Caririense. Teatro, dança e circo nas ruas, nas praças, no palco e na arena! Um verdadeiro mostruário do talento e da alma criativa do Povo-Cariri.

Nós somos sertão, céu e mar! Atores, atrizes, dramaturgos, músicos, técnicos e produtores... Somos artífices da peleja no fortalecimento da identidade nacional a partir da cor local.

AGENDA DO DIA 14.11.2011, SEGUNDA-FEIRA:

ZEFA, A MISSÃO - Texto e Direção de Marcos Sachiell (Cia. Teatral Os Trapilhões, de Juazeiro do Norte-CE) / Indicação: Livre, 50min, Palco)
1ª sessão: 19h / 2ª sessão: 21h
Teatro Rachel de Queiroz, Crato-CE
R$ 5,00 (meia e antecipada)
R$ 10,00 (inteira)


PATROCÍNIO:
BNB - PARCERIA BNDES / PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO

Notícias do Crato - 14-11-2011


Doce Natal 2011 renova propostas de solidariedade e amor ao próximo

Estiveram reunidos no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Crato os secretários municipais, assessores e alguns vereadores para o lançamento do projeto da sétima edição do Doce Natal, idealizado pela primeira-dama cratense Mônica Araripe. O Doce Natal tem o objetivo de favorecer, valorizar, engrandecer as famílias cratenses. Em especial as crianças, num contexto sócio-cultural, dando-lhes a oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis, recheados de atenção, carinho e respeito, fazendo ressurgir o sentimento natalino e de esperança nos corações, além de despertar em cada ser a missão de exercitar a prática do amor de forma incondicional.

Em sua mensagem de lançamento do Doce Natal 2011, a primeira-dama do município, Mônica Araripe, ressaltou que o poder público, organizações não governamentais, iniciativa privada e a sociedade em geral têm exercido um papel fundamental e de muita relevância para a concretização do evento. Mônica também enalteceu que o Doce Natal é sobretudo um momento de reflexão, de amor ao próximo e uma ocasião para despertar o sentimento de gratidão nas pessoas, por cada pedacinho da nossa cidade, acolhendo e reconhecendo todo o esforço desprendido por muitos que amam o Crato.

“O Doce Natal é uma grande oportunidade para que os cratenses, com alegria e otimismo, possam abrir as portas do coração e deixar que o amor de Deus os ilumine, fazendo com que cada um veja com bons olhos tudo que está sendo construído e preservado na nossa cidade, que o Doce Natal 2011 seja abençoado”, concluiu Mônica Araripe, primeira-dama do município do Crato.

A programação do Doce Natal 2011 trará belos momentos. No dia 11 de dezembro acontecerá a abertura oficial do evento, onde todos irão recepcionar o Papai Noel no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, sendo que, no dia 5 já começam as ações do Mão Amiga. Nos dias 8, 9, 12, 13 e 14 estará acontecendo o Doce Natal nos bairros e distritos. O Doce Espetáculo será no dia 15. No dia 16 haverá o cortejo e mais uma apresentação do Doce Espetáculo, no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. Na programação também constam o natal dos garis no dia 17 e no dia 18 o encerramento do evento.

Com a temática Crato, a flor do semiárido crianças da Escola Melvin Jones realizam seu IV Sarau Poético

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a coordenação da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Melvin Jones, realizará nos próximos dias 17 e 18 quinta e sexta-feira, o seu IV Sarau Poético.

Esse ano o temática do sarau será “Crato, a flor do semiárido; Bendita sejas, ó terra de Alencar”.

De acordo com a Diretora, Sandra Maria Costa, o Sarau 2011 da Escola Melvin Jones, que fica localizada no Bairro Muriti, promoverá apresentações artísticas contando a história do Crato durante três dias nos períodos manhã e tarde. “Toda a Escola está unida - alunos, professores, funcionários, agentes de cidadania, pais e a comunidade em geral, para que essa edição do Sarau seja surpreendente no melhor sentido”, explica Sandra.

Através dos alunos as muitas versões da arte serão demonstradas: Teatro, Música, Dança, Artesanato, Culinária, entre outros. Vale ressaltar que o Sarau também dará ênfase aos projetos Agentes da Cidadania e Mais Educação, propostas educacionais que trazem inclusão, informação e promoção da auto-estima para as crianças e jovens.

O Prefeito Samuel Araripe e o Secretário de Educação Valentin Dantas apóiam incondicionalmente o Sarau Poético da Escola Melvin Jones que já configura como um dos melhores eventos de educação e cultura do município.

Saúde do Crato capacita seus profissionais, visando a qualidade no atendimento à população

O município do Crato vem trabalhando de forma permanente na capacitação dos profissionais visando mais conhecimento e mais qualidade no atendimento. Na semana passada, nos dias 10 e 11, quinta e sexta-feira, foi realizado o 2º módulo do Curso de Saúde da Mulher, para médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família. Durante essa semana, nos próximos dias 17 e 18, estará acontecendo um Curso de atualização no tratamento do Fumante e, em seguida, nos dias 21, 22 e 23 haverá um Curso de Aconselhamento e Testagem Rápida no HIV.

O Secretário de Saúde do município, Cícero França, vem disponibilizando todo o apoio necessário para que os profissionais estejam sempre dentro do contexto de formação continuada e melhorias na qualidade do trabalho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com
Na foto: Abertura do Doce natal 2010 - Por Dihelson Mendonça


Somos todos portugueses? - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


De tantas e tantas vezes escutar anedotas sobre a "pressuposta" pouca inteligência dos nossos descobridores, deu-me uma falsa impressão de verdade, a um ciúme ou quem sabe, uma revolta, provavelmente ambos iniciados nos tempos coloniais. Mas ao residir numa cidade, e aqui abro um parêntese e peço licença para usar uma palavra da moda, numa cidade com índice de "mobilidade" cada vez menor, onde construíram um viaduto para desafogar o trânsito e colocaram um semáforo por baixo; onde já encontrei uma rua cujo já mencionado sinal luminoso foi colocado cerca de dez metros após o cruzamento, impedindo os carros circularem pela rua transversal; onde uma de suas universidades oferece "curso de verão" em pleno mês de julho, quando oficialmente é inverno no hemisfério sul, é que cheguei à conclusão que não poderemos jamais zombar da inteligência dos fundadores do Vasco da Gama. Se precisasse de uma prova da sabedoria portuguesa, bastaria a fundação do meu "Vascão" para colocar por terra qualquer argumento contrário.

Entretanto, convém lembrar que os portugueses detêm a maior e melhor tecnologia em Engenharia Civil do mundo, sendo inigualáveis no domínio das Mecânicas dos Solos e das Rochas. É da responsabilidade dos engenheiros portugueses do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa o projeto e construção das grandes barragens norte americanas.

Será que falamos a mesma língua? De nada adianta os governantes dos países de língua portuguesa desejarem unificar o idioma. Nós brasileiros, jamais passaremos a chamar o concreto armado de betão e time de futebol de "equipa".

É bom lembrar que nós temos nossos vícios de linguagens que atropelam qualquer estrutura do idioma de Camões. Além, é claro, de desafiar a lógica. Um amigo, foi conhecer Portugal. Lá chegando alugou um carro e saiu pelo interior do país, pouco maior que o nosso Ceará. Com o mapa rodoviário à bordo, e admirado com a perfeição de suas estradas, esse amigo desejava conhecer um cidadezinha lá existente de nome Almeida, de onde vieram seus bisavós. Ao chegar a uma pequena vila, onde a estrada se bifurcava, resolveu perguntar a um velhinho que se aquecia ao sol da manhã:

- "Onde é que fica Almeida?" - Quis saber. E o velhinho, com muita simplicidade, respondeu:
- "Primeiramente deseje-me um bom-dia!"
- "Ah, desculpe-me, bom-dia!"
- "Muito bem, agora podes perguntar!" - Ordenou o português:
- "Onde é que fica Almeida?"
- "Ora que pergunta mais tola: Almeida fica em Almeida, pois!"

De outra feita, outro brasileiro, viajando pela Europa, alugou um carro em Lisboa para ir até Madri. Na saída da cidade, perguntou a um frentista de um posto de gasolina:

- "Esta estrada aqui vai para Madri?" - Quis saber, se expressando no nosso dialeto.
- "Pelo visto, quem estar a viajar para Madri és tu, pois essa estrada é nossa e se ela for para lá irá nos fazer muita falta, pois só temos ela!" - Zombou o bombeiro lusitano.

Afinal, os portugueses também sabem nos dar um merecido troco! No meu primeiro ano na Escola Politécnica da Bahia, apareceu por lá um colega português, o Braguinha, cuja família acabara de se mudar para o Brasil. De tanto a turma lhe encher as medidas, ele nos contou essa, com carregado sotaque:

Um português, recém chegado ao Brasil quis entrar num clube onde se realizava animado baile de carnaval. Na entrada, foi barrado pelo porteiro que alegava a festa ser exclusivamente para brasileiros. Insistiu uma segunda vez, uma terceira, até que viu um jumentinho a pastar junto ao meio fio da calçada. Arrastou-o até a portaria do clube, onde já se encontrava o presidente para impedir a entrada do português:

- Você já foi informado várias vezes que somente entra aqui os brasileiros! - E o português, empurrando o jumento para o interior do clube, gritou:
- Então vás tu, que és brasileiro!

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Mostra SESC Faz Homenagem a Pedro Bandeira


Dentro da programação da 13ª Mostra SESC Cariri de Culturas, o Núcleo de Literatura faz uma homenagem especial ao cantador, cordelista e escritor Pedro Bandeira, que em sua longa trajetória na cultura nordestina publicou mais de mil folhetos, centenas de poemas, dez livros e doze LP´s.

A homenagem aconteceu no sábado, dia 12, na Feira Cordel, no estacionamento do SESC de Juazeiro do Norte. O espaço é dedicado à divulgação e venda dessa que é uma das formas mais tradicionais de literatura do Nordeste, com apresentações dos músicos João Nicodemos(CE) e Luiz Salgado(MG).

Estão previstos lançamentos de livros, intervenções poético-performáticas, diálogos transculturais, contações de histórias e workshops. O Núcleo também contará com presenças especiais de autores e poetas convidados. As apresentações do Núcleo de Literatura acontecem entre os dias 12 e 16 e estão divididas em dois pólos principais, um em Juazeiro do Norte e outro no Crato.

Pedro Bandeira - Poeta popular, violeiro e repentista

Nasceu no dia 1 de maio de 1938, no município de São José de Piranhas, na Paraíba, já editou mais de mil folhetos, tem 12 livros publicados e oito discos gravados, além de ter sido referência em mais de 100 livros. É formado em Letras e Direito.

Ao lado de Luiz Gonzaga e padre João Câncio, participou do projeto de criação da Missa do Vaqueiro, no distrito de Laje. Faz parte do ciclo do jumento, liderado por padre Antônio Vieira, Patativa do Assaré, Zé Clementino e Luiz Gonzaga. Pedro Bandeira percorreu “meio mundo”. Nos primeiros anos, no lombo do burro Estrela, debaixo do sol quente da Paraíba, ou atravessando o lamaçal dos invernos rigorosos.

15 de Novembro: há cem anos falecia o advogado cratense Dr. Leandro Bezerra Monteiro – por Armando Rafael



Este dia 15 de novembro de 2011 traz à memória o centenário da morte de um ilustre brasileiro, Leandro Bezerra Monteiro, falecido em Niterói em 1911.

Fica aqui consignado esta singela homenagem a quem foi um magistrado honestíssimo, um político de destaque no Brasil Império, um líder católico que se destacou na defesa dos bispos Dom Vital e Dom Antônio Macedo – ambos encarcerados pela fidelidade à Igreja Católica, enfim uma homenagem a um cratense valoroso e ao grande homem que foi Leandro Bezerra Monteiro.

Nasceu ele na cidade de Crato, no dia 11 de junho de 1826, filho primogênito do Coronel José Geraldo Bezerra de Menezes e de Jerônima Bezerra de Menezes, sendo seu avô o Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, de quem herdou o nome. Descendia de uma família que se transportou de Portugal para o Brasil, acompanhando o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, aí fixando residência. Tempos depois, membros dessa família, já nascidos no Brasil, migraram para o Ceará. Aqui, à custa de trabalho e honradez, atributos que sempre caracterizaram o clã, ganharam destaque na vida sócio-econômico-política da terra cearense.

Abaixo uma síntese cronológica da vida deste ilustre cratense:

1826 – Nasce na cidade de Crato.
1847 - Inicia o curso de Ciências Sociais e Jurídicas, na Academia de Direito de Pernambuco, com vinte anos de idade.

1851 – Recebe o título de Bacharel, aos vinte e cinco anos de idade.
1852 – Fixa residência em Sergipe, onde se casa, em 31 de janeiro, com uma parenta, Emerenciana de Siqueira Maciel Bezerra.
1860 – Eleito deputado geral (hoje deputado federal), por Sergipe mandato interrompido em 1863 por dissolução da Câmara.
1864 – Fixa residência na cidade de Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro.
1872 – Eleito, mais uma vez, deputado geral por Sergipe. Nessa legislatura ganha destaque nacional pela defesa que faz dos bispos de Olinda, dom frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira e do Pará, dom Antônio Macedo Costa, processados e presos pelo Governo Imperial.
1877 – Eleito, novamente, deputado geral, agora pelo Ceará, mandato interrompido em 1878 pela ascensão do Partido Liberal.
1880 – Em 31 de julho é iniciada construção da Casa de Caridade de Paraíba do Sul, que foi concluída e inaugurada em 4 de abril de 1883.
1889 – No dia 15 de novembro um golpe militar, comandando pelo Marechal Deodoro, derruba do trono o Imperador Dom Pedro II e instaura a forma de governo republicana no Brasil.
1911 – No dia 15 de novembro morre no bairro Fonseca, em Niterói.

Sobre Dr. Leandro assim se expressou o intelectual Carlos de Laet, em artigo publicado no jornal do Brasil em 15 de novembro de 1914:

“Quando entre festejos, salvas e foguetes, galas e aparatos, está o mundo oficial celebrando o jubileu de prata da República, peço vênia para conduzir os leitores ao túmulo quase esquecido desse grande católico e convicto monarquista, que foi o Dr. Leandro Bezerra Monteiro. Nem por isso me chamem de excêntrico. Há não raro na solidão dos túmulos umas lições mais salutares do que as que se podem colher no bulício da cortesania insincera e bajuladora”.

Mostra Sesc Cariri de Culturas: Conexões Poéticas do Mundo Cariri-Wilson Bernardo.


Crato Tênis Clube está de portas abertas para o caos e a rebeldia da poesia Cariri em conexão com a dialética urbana da ousadia do grupo Paulista das edições Toró.Viva! A sociedade dos poetas vivos em busca de espaços e dos desfalecimentos da ética do poema de bons comportamentos. Todas as noites estão eles divagando o que temos de melhor no fruto dionisíaco de nossa Chapada, que é a seiva dos efémeros piquis.


O dito maldito Gutu BITU na sombra do retroprojetor


Cláudia Rejane o que não é Amélia mas é de verdades e sinceras.


Cláudio Reis poeta que construiu seu cais no Cariri.


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30