xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/11/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 novembro 2011

MENSAGEM PARA UMA REFLEXÃO -Por Maria Otilia


O Vendedor de balões

Era uma vez um velho homem que vendia balões numa quermesse. Evidentemente, o homem era um bom vendedor, pois deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares, atraindo, desse modo, uma multidão de jovens compradores de balões.
Havia ali perto um menino negro. Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões.
Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco.
Todos foram subindo até sumirem de vista. O menino, de olhar atento, seguia a cada um. Ficava imaginando mil coisas... Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto. Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou:
- Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?
O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse:
- Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir.

Anthony de Mello.

Aberto ontem em Crato a XX Assembleia do Regional Nordeste 1 da CNBB


Ocorreu ontem, dia 11, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, na cidade de Crato, a abertura da 20ª Assembleia do Regional Nordeste 1, da CNBB, que compreende a Província Eclesiástica do Ceará. Bispos titulares e eméritos das 12 dioceses cearenses estão presentes ao encontro. Na solenidade de abertura, houve apresentação de um vídeo sobre a Diocese do Crato e apresentação do Coral da SCAC, sob a regência da maestrina Divani Cabral.

Ainda na abertura do evento, o presidente do Regional Nordeste 1, dom José Haring, bispo diocesano de Limoeiro do Norte -- foto acima à esquerda -- fez uma retrospectiva do que aconteceu desde a última assembleia, realizada em Tianguá, há quatro anos. Na sua fala disse dom José Haring: “É o mercado econômico que aumenta cada vez sua influência sobre a vida da sociedade e da política e também sobre a natureza, o mundo em que estamos vivendo. Os direitos fundamentais da pessoa humana são violados, principalmente o direito à vida no seu sentido mais amplo. Estamos entrando (ou já entramos) num mundo novo criado pelas ciências” (...) “Mas é esse o mundo em que vivemos como discípulos e discípulas de Jesus Cristo e somos chamados a dar respostas de fé pela vida, pela prática religiosa, pelas palavras. Há tempos estamos sentindo necessidade de novas respostas de fé”.


No segundo dia de reunião, os bispos cearenses receberam a visita de cortesia do vice-prefeito de Crato, Raimundo Bezerra Filho, que foi acompanhado do presidente do Sistema Fecomércio-Ceará, Luiz Gastão Bittencourt. Ambos dialogaram com os diversos bispos das dioceses do Ceará, num clima descontraído de troca de opiniões.

QUANTO AINDA TEREMOS QUE APRENDER NESTA VIDA? - Por Vicente Almeida


Esta cadelinha nasceu somente com as patas traseiras na véspera do natal de 2002.

Desta forma, não conseguia andar, e foi rejeitado por sua mãe.

Como sempre acontece no reino animal, quando um filhote nasce com deformações físicas, os pais o julgam incapacitados para a vida e o abandonam, então ele morre por não ter quem o alimente. Assim também acontece em algumas das nossas tribos indígenas.
 

No caso desta cadelinha, abandonada pela mãe, foi também rejeitada pelo seu dono. Ele considerou que como ela jamais poderia andar, não lhe seria útil e deveria sacrificá-la, isto é: "Fazê-la dormir para sempre"....



Pela força que rege os destinos, quando a professora Jude Stringfellow conheceu-a raquítica e subnutrida, ficou penalizada e cheia de amor. 
Rogou que não a sacrificasse pois queria ficar com ela. Passou a alimentá-la como faria uma mãe determinada. Estava decidida a salvá-la a qualquer custo, ensiná-la e treiná-la para andar por si só.

Esta opção mudou a vida desses dois seres. A Jude acreditava que só precisava de um pouco de FÉ. Por isso lhe deu o nome de “Faith” (= FÉ).

Iniciou colocando-a numa prancha de skate, para que sentisse o movimento. E para que se levantasse e saltasse apenas nas duas patas, usou como recompensa para atraí-la, manteiga de amendoim


Ao final de apenas 6 meses,  "FÉ" aprendeu a equilibrar-se nas pernas traseiras, e a saltar para a frente. E assim com mais algum tempo aprendeu a caminhar como nós.

Hoje, aonde quer que  ela vá, é palco de muita atenção, atrai sobre si todos os olhares, e já tornou-se famosa no cenário internacional.

 Às vezes passeia sozinha












 Pousando para fotos














 
Acompanhando sua mãe adotiva nos passeios









Despertando alegria e emoção aos transeuntes
As vezes surpresa e emoção para outros

Confabulando com um amigo











***********************************************
Você acha que já viu tudo? Agora veja este vídeo e poderá até ver como uma atração, mas na verdade devemos olhar para elas (adotante e adotada) como quem veio para nos proporcionar uma grande lição de vida


video
  
Isto mostra que mesmo sem um corpo perfeito, se pode ter uma alma perfeita. Aliás, em muitos casos no ser humano, a imperfeição do corpo, revela simplesmente a perfeição da alma. Por isto sempre encontramos pessoas imperfeitas fisicamente, que nos dão verdadeiras aulas de amor e gratidão. A isto chamamos FÉ.

No caso desta cadelinha, devemos procurar entender qual a mensagem que Deus quer nos transmitir. Ele sempre fala conosco usando os meios mais próximos da nossa compreensão, nós é que não queremos ver nem ouvir.

Desejo
de coração, que esta postagem leve às pessoas, mais uma nova maneira de pensar e ver as criaturas que Deus coloca em nossos caminhos, e possam sentir e agradecer cada novo dia como uma benção, pois sempre encontraremos uma continua manifestação do amor. É só querer ver.

Imagens e vídeo colhidos na internet

Tenha um ótimo domingo.

Texto: Vicente Almeida
12/11/2011

Hoje: "A DONZELA E O CANGACEIRO" na 3ª Guerrilha...





A Cia. Cearense de Teatro Brincante traz novamente seu mais novo sucesso de público. Um grande espetáculo que resgata o mito da Caipora e faz uma contundente defesa da ecologia e do meio ambiente. Um manifesto em favor da natureza!

"A ambição desmedida do homem rico, a ganância cruel do norte-americano e a trama infernal vinda das trevas ameaçam o Sítio Fundão, importante reserva ecológica brasileira. As forças do mal, lideradas pelo Bode-Preto, entram em disputa ferrenha pelo domínio da área, mas são enfrentadas pela legião do bem, liderada pela Caipora, deusa protetora da natureza. Somente o amor pode salvar o sítio da destruição total. Um enigma, proferido pela esfinge de Seu Jefrésso, contém todo o segredo do universo, capaz de restabelecer a paz e a harmonia. Donzela Flor, símbolo de pureza, precisa ser desencantada. O cangaceiro Edimundo Virgulino, valente e destemido, luta com bravura para salvar o sítio e conquistar o coração da donzela."


ELENCO: Mateus – Cacá Araújo / Catirina – Kelvya Maia / Pafúncio Pedregôso – Franciolli Luciano / Cafuçú – Paulo Henrique Macêdo / Feiticeira Catrevage – Jonyzia Fernandes / Vicença – Rosa Waleska Nobre / Dona Colombina – Samara Neres / Donzela Flor – Charline Moura / Caipora – Orleyna Moura / Troncho Sam – Márcio Silvestre / Edimundo Virgulino – Emerson Rodrigues / Bode-Preto – Joênio Alves / Seu Jefrésso – Jardas Araújo.


TÉCNICA: Texto e Direção – Cacá Araújo / Assistência de Direção – Orleyna Moura / Iluminação – Cacá Araújo e Emerson Rodrigues / Cenografia e Sonoplastia – Cacá Araújo / Cenotécnica e Adereços – Saymon Luna, Willyan Teles, França Soares, Mestre Galdino, Cristiano de Oliveira e Marlon Torres / Figurino e Maquiagem – Joênio Alves / Ritualística Corporal – Joênio Alves e Kelyenne Maia / Música e Direção Musical – Lifanco / Instrumentistas – Lifanco e os atores / Criação e execução de efeitos sonoros – Lifanco e os atores / Operação de Luz – Paulo Fernandes / Operação de Som – Babi Nobre / Confecção de Figurino – Ariane Morais / Cinegrafia – Antonio Wideny (Toyota) / Fotografia – Gessy Maia e Mônica Batista / Xilogravura do Cartaz – Carlos Henrique / Designer – Felipe Tavares / Contra-Regra – Mauro Silvestre / Guarda-Roupa – Luciana Ferreira / Produção Executiva – Kelvya Maia / Produção – Sociedade Cariri das Artes.

AGRADECIMENTOS: Sociedade de Cultura Artística do Crato / Secretaria de Cultura do Crato / Casa Harmônica / Circo-Escola Alegria / Coletivo Camaradas / Ed Alencar.

PATROCINADORES: Banco do Nordeste - Parceria BNDES / Prefeitura Municipal do Crato-CE.


Crato republicano? algumas considerações -- por Armando Lopes Rafael


(Excertos de um artigo publicado há 10 anos na revista A Província – nº 18, 2000)



A
lguns escritores locais citam, vez por outra, a “tradição republicana” de Crato. Não acredito nessa alardeada “tradição”. Mas quero deixar claro que receberei com naturalidade, toda correção que vierem a fazer a este meu pensamento.

Começo por lembrar que o aniversário do golpe militar que implantou a República nunca foi comemorado em Crato. Nesta cidade o povo comemora datas como o 7 de setembro, 21 de Junho, Nossa Senhora da Penha, São José, São Francisco, dentre outras. Comemoração no dia 15 de Novembro – data da “Proclamação da República” – nunca vi.

O Crato, durante 149 anos (de 1740 quando foi fundado a 1889, quando houve o golpe militar que introduziu a forma de governo republicana) viveu sob a Monarquia. Não se apaga facilmente um século e meio na vida de um povo. No imaginário popular persiste a idéia de que a Monarquia é algo bom. O historiador cratense Denizard Macedo escreveu[1] :

“O povo tinha apego aos soberanos e aversão às manobras revolucionárias. Diferente do que alguns tentam demonstrar existia uma tradição moldada na fé católica e na monarquia absoluta, com seus princípios, escala de valores, hábitos, usos e costumes, não sendo fácil remover esta herança cultural profundamente enraizada no tempo”.

Isso é verdade, ainda hoje quando o povo reconhece numa pessoa certos méritos ou qualidades acima do comum, costuma dar-lhe o título de “Rei”. Por isso temos ou tivemos; “O Rei Pelé”, “O Rei Roberto Carlos”, “O Rei do Baião”, “O Príncipe dos Poetas Populares” (o repentista Pedro Bandeira) etc. E o que dizer dos concursos que se realizam para escolha da “Rainha do Colégio”, “Rainha da Exposição”? e de nomes de lojas como “O Rei da Feijoada”, “O Império das Tintas”? Ou nomes como “Rádio Princesa FM”, “Colégio Pequeno Príncipe”?

Portanto, é um mito sem consistência essa alardeada “tradição republicana” de Crato. Precisamos ter coragem para proclamar isto, pois ela não reflete a realidade. Ainda não se conseguiu sensibilizar as camadas populares para comemorar, em Crato, o golpe militar que impôs no Brasil a República. Sempre foi assim. Vai ser assim, também, na próxima 3ª feira, dia 15 de novembro, quando o país vai parar – num feriado nacional – em comemoração à “Proclamação" da República.

“República” para o povo é sinônimo de casa de estudante, com a desorganização e improvisação comum aos jovens. Ou serve para lembrar as notícias que vêm da Capital da República como os escândalos de corrupção na Casa Civil. “República” continua a ser, no imaginário popular, a lembrança da falta de segurança, a falência da saúde pública, a precariedade da educação pública, a fila dos aposentados (expostos ao sol e à chuva) na fila das calçadas dos Bancos para receber suas míseras aposentadorias, os políticos corruptos, as obras públicas inacabadas, a demagogia e a falta de respeito para com a população…

[1]Notas Preliminares no livro “Vida do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro”, de J.dias da Rocha, 2ª Ed. Secretaria de Cultura do Ceará, 1978.


Primeira bandeira da República dos Estados Unidos do Brasil (este foi o primeiro nome oficial da República e durou até 1967), imitação barata da bandeira norte-americana que durou apenas 4 dias, de 15 a 19 de novembro de 1889.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

Um Pedido aos escritores - NUNCA - NUNCA NUNCA NUNCA !


NUNCA !


NUNCA ( Eu disse NUNCA ) copiem um texto diretamente do Word para as janelas de qualquer Blog. Fazendo isso, vocês estão consumindo espaços de outras 5 postagens, e portanto, fazendo com que outras 5 pessoas ou 5 matérias passem para a segunda página! Da forma correta, cada Blog permite até 30 postagens na página principal. Se há menos de 30, é fácil achar aonde está o problema. Eu sempre peço isso ( desde 2006 ), mas infelizmente raramente sou atendido. O correto eu já expliquei 300 vezes:

É copiar tudo para o Bloco de Notas do Windows, eliminando todas as fotos e códigos html que possam existir no word. Vai restar apenas um simples texto. Copie esse texto do Bloco de notas para a janela de postagem. Lá na janela, adicone as fotos ATRAVÉS do próprio Blog, pegando uma de cada vez e enviando do seu próprio computador.

REGRA PRINCIPAL - TODA A DIAGRAMAÇÃO DEVE SER FEITA NA JANELA DE POSTAGEM, E EM NENHUM OUTRO PROGRAMA DE COMPUTADOR.

Dá trabalho ? OK, dá mais trabalho, mas é a forma correta de se fazer. Vamos compreender que todos também tem seu espaço. Agradeço a compreensão de todos. Vamos tentar fazer. Qualquer dúvida, estou à disposição de vocês.

Dihelson Mendonça

Relembrando a Princesa Isabel -- por Hermes Rodrigues Nery (*)


Há 90 anos, em 14 de novembro de 1921, morria a princesa Isabel. Morreu distante do Brasil que tanto amava, no mais penoso e longo exílio já impingido a um governante brasileiro. Esta, uma página de dor em nossa história que ainda hoje comove aos que estudam com seriedade os documentos – há tanto tempo esquecidos e evitados por aqueles que a detrataram e procuraram diminuir a importância da vida da princesa Isabel. Uma vida de inequívocas virtudes heróicas e cívicas, que honrou a primeira mulher a governar o Brasil.
Dona Isabel Cristina de Orléans e Bragança foi uma das que melhor compreenderam a alma do povo brasileiro, por isso foi tão querida no tempo em que governou, e não fraquejou em tomar decisões acertadas e corajosas, de feliz memória, dentre elas a que culminou no 13 de maio de 1888, com a abolição da escravatura em nosso País.

Destinada a dirigir os destinos da Nação (de personalidade forte e resoluta, mas humaníssima em sua compaixão pelos sofredores); preparou-se como nunca antes outra autoridade política havia cuidado com tanto zelo em corresponder aos desafios e as incumbências do governo. Ao contrário do avô e do pai, afetados por uma infância de tão grandes turbulências, a princesa Isabel teve ambiente propício para desenvolver seus talentos e assumir seu imperativo vocacional. Não apenas com dedicação aos estudos, mas ainda com percepção aguda dos problemas do seu tempo, desejando dar ao Brasil soluções sociais pautadas em princípios e valores humanos e cristãos.

A sua fé – catolicíssima – deu-lhe força para fazer com alegria tudo o que empreendia (como mãe e esposa exemplar, como filha e amiga leal, como governante mulher) e a confortou nas horas de amargura, que não foram poucas.
Sofreu as angústias de ver o Brasil em guerra externa, com o risco de tornar-se viúva, ainda recém-casada, ou ter de ser forçada ao arranjo nupcial urdido pelo ditador paraguaio Solano Lopez. Pesou-lhe tanto a pressão de grandes proprietários rurais, que resistiram e dificultaram a aprovação da libertação dos escravos, criando obstáculos no parlamento, ameaças e um temor infundado de desestabilização social.

Foi preciso então agir com sabedoria, mas de modo perseverante, para ver bem sucedido o movimento abolicionista. Desde 1810 o Brasil comprometera-se em acabar com a escravidão, mas o processo político não foi fácil, porque era preciso preparar o País para tão significativa mudança. O movimento foi lento e gradual, exigiu mobilização e prudência, mas que poderia ser postergado ainda mais não fosse a precisão decisória da princesa em seus períodos de regência, que tudo fez para que a vitória do abolicionismo fosse obtida pela via institucional, e sem derramamento de sangue.

Com a Lei Áurea, a princesa Isabel visava não apenas a assinar o fim da escravidão, mas preparar os meios concretos de indenização e suporte social para oferecer aos libertos condições de dignidade para o exercício da liberdade, com acesso a educação e o trabalho com justa remuneração. Atestam os historiadores a visão de estadista da princesa Isabel, que não viu acontecer por completo seu projeto de promoção social do povo brasileiro, especialmente os libertados pela Lei Áurea. Isso porque tal relevante iniciativa foi solapada pelos republicanos positivistas, que temiam o 3º Reinado tendo à frente uma mulher de tão profundas convicções cristãs.

Pois justamente o catolicismo da princesa Isabel (e sua atuação pública e pessoal coerente com a doutrina social e moral da Igreja) levou os republicanos a forçarem a quartelada de Deodoro e ao cruel banimento (exigindo que ela e sua família deixassem o País em 24 horas), exílio este que se prolongou por 32 anos, até a sua morte.
O fato é que, apesar do patrulhamento ideológico e a conspiração do silêncio por mais de um século, a princesa Isabel não está no inteiro esquecimento, pelo contrário, seu nome ressoa luminoso em nossa história. O nevoeiro ideológico que a vitimou ao pior dos ostracismos, parece agora começar a ser dissipado, especialmente quando a Arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu oficialmente, no mês passado, o pedido para a abertura do seu processo de beatificação. Isso comprova que a Princesa Isabel haverá de perdurar como estrela fulgurante no coração dos brasileiros, ad eternum.

(*) Hermes Rodrigues Nery e-mail: hrneryprovida@uol.com.br
São Bento do Sapucaí (SP)

Mostra Sesc de Culturas:Traduções Kariri Abre as Portas da Chapada-Wilson Bernardo.

Na abertura da mostra SESC de culturas o Kariri mostrou aos visitantes da chapada que aqui,temos musica de qualidade e raízes,um show belíssimo que vem a fortalecer esse caldeirão cultural em que fervilha a mente e as bocas cantantes de Amélia,Abidoral Jamacaru,João do Crato,Luiz Carlos Salatil,Zabumbeiros Cariris e muito suing da floresta encantada do Araripe.
Temos ritmos e muito misticismos para encantares
Amélia ritualiza o bailado do Mago João do Crato
João Neto e Ibergsom dos teclados virtuosos
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Caldeirão Cultural: Começa a Mostra SESC de Culturas do Kariri - Wilson Bernardo


Providencial a desistência de Tom Zé, que poderá estar aqui em outras edições da mostra Sesc, mas presenciar e sentir a magnitude da musica de Elza Soares foi divino. A mulher e sua voz simplesmente nos faz rasgar qualquer significado e por que não dizer, o que seria e foi fantástico. Oitenta e um anos de uma voz instigante e inconfundível, em que o mundo aprendeu a ouvir como sendo uma das vozes negras mais "supimpas" de uma magia suingada, onde a mesma flutua por varias tendências. Ela faz uma salada entre o antigo e o novo, mesclando o fank, samba e o rep dos morros cariocas, passando pela avenida da miséria onde nêga do cabelo pixaim detona toda uma estrutura musical negra americana e nos devolve o jazz Blues dos tupiniquis brasilis. O Sesc acerta e nos presenteia pela grata oportunidade de termos Elza Soares antes do seu limar eterno.


Abertura da mostra Sesc com as boas vindas de Gastão Bittencourt, com a presença de Raimundo Bezerra Filho vice-prefeito da Cidade do Crato.


A bela voz se confunde com sua própria estética


Infinitamente fantástica a mulher de Oitenta


Bem mais cedo perfeccionista ao passar o som


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Música, teatro e audiovisual no Crato Tênis Clube


E
ntre os dias 12 e 16 de novembro, o Crato Tênis Clube recebe a 13ª Mostra SESC Cariri de Culturas. Durante os quatro dias, no espaço “Cabaré Teatro”, o público prestigia apresentações de música, teatro e audiovisual, com a apresentação dos grupos: Cia do Tijolo, de São Paulo; TEMBIÚ, de Fortaleza; e Cia Animé, de Recife.

No sábado, 12, as apresentações acontecem a partir das 21 horas, já de domingo a quarta-feira, os espetáculos tem início às 22 horas. Para ter acesso aos espetáculos, o espectador deve doar 1kg de alimento não perecível. A iniciativa faz parte da Mostra Solidária, cujo tema é: “Cultura é o alimento da alma”. Os alimentos arrecadados serão destinados ao projeto Mesa Brasil do SESC Crato.

Programação dos Espetáculos:

Dia 12 – A partir das 21h
Safadezas do Samba (Grupo Cia do Tijolo)
LadoA LadoB – Jânio Florêncio & Ivan Timbó (lounge, eletroacústica) – (Grupo TEMBIÚ)
Max Leguiza (projeções audiovisuais) – (Grupo TEMBIÚ)

Dia 13 – A partir das 22h
Renegados – “Além dos Rótulos” (rock n’roll) - (Grupo TEMBIÚ)
Oscar – “Revolução” (jazz rock) - (Grupo TEMBIÚ)
Max Leguiza (vídeo-mapping) - (Grupo TEMBIÚ

Dia 14 – A partir das 22h
Toada Para João e Maria (Grupo Cia do Tijolo)
Ivan Timbó – “Voltas” (nujazz) - (Grupo TEMBIÚ)
Max Leguiza (projeções audiovisuais) - (Grupo TEMBIÚ)

Dia 15 – A partir das 22h
Gritei, gritei outra vez - (Grupo TEMBIÚ)
Soledad Brandão – “Trip” (trip-hop) - (Grupo TEMBIÚ)
Soslaio (interação poético-plástico-sonora) - (Grupo TEMBIÚ)
Max Leguiza (vídeo-mapping) - (Grupo TEMBIÚ)

Dia 16 – A partir das 22h
Safadezas do Samba (Grupo Cia do Tijolo)
Jânio Florêncio – “Eletromidivirtualdiosamba” (samba noise) - (Grupo TEMBIÚ)
Max Leguiza (projeções audiovisuais) - (Grupo TEMBIÚ)
As Levianas – Pocket Show – (Grupo Cia Animé)

Jornalistas Responsáveis: Giselle Norões – (85) 3452.9060 / 8898.9899
Carla Pinto – (85) 8703.3244
Gerência da ASCOM SESC Ceará: Caio Quinderé

Mostra SESC Cariri de Culturas será transmitida ao vivo pela primeira vez

Cariri, 12 de novembro de 2011.

Realizada entre os dias 11 e 16 de novembro, em 23 cidades da região do Cariri, a Mostra SESC Cariri de Culturas, circuito cultural que reúne apresentações de teatro, dança, música, cinema, literatura e artes visuais, será transmitida ao vivo, via web, pela primeira vez.

A transmissão terá início no dia 11 de novembro, às 19h, com as apresentações do cerimonial de abertura da Mostra, que acontecem na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Além das transmissões ao vivo, o público pode conferir também entrevistas, resumos dos espetáculos e os principais destaques do dia.

Para assistir às transmissões, basta acessar o site oficial da Mostra SESC Cariri de Culturas: http://mostracariri.sesc-ce.com.br. As transmissões acontecem até o dia 16 de novembro, de 17h às 23h.

SERVIÇO:

Site: http://mostracariri.sesc-ce.com.br
Dias de transmissão: 11 a 16 de novembro
Horário: Entre 17h e 23h

Crato investe R$ 10 mil para restauro de relógio da praça Cristo-Rei



NE - Parado no tempo há 17 anos, o relógio símbolo do Crato volta a funcionar.

Relógio instalado na praça central do Crato tem mais de 60 anos de existência e é considerado como um dos mais antigos do País. No entanto, outras informações são imprecisas - FOTO: ELIZANGELA SANTOS - Equipamento parado há 17 anos, finalmente é restaurado e se destaca no centro histórico da cidade do Cariri.

Crato. Após um decreto que reconhece como ícone do Município, o monumento do Cristo Redentor, instalado em uma coluna na Praça Francisco Sá, mais conhecida pelo nome de Cristo Rei, a Prefeitura Municipal do Crato investiu um valor de R$ 10 mil na restauração do relógio da coluna da hora, que está parado há 17 anos.

O equipamento já está completamente pronto para ser recolocado no local. Os reparos foram realizados por um dos mais antigos relojoeiros em atividade no Nordeste, Geraldo Ramos Freire, que há 48 anos exerce essa profissão.

O relógio da Praça Cristo Rei, que passou a ser chamada assim por causa da imagem que servia para orientar os viajantes recém chegados à cidade, foi instalado na década de1940 sobre a coluna que tem 30 metros de altura.

Segundo o relojoeiro Geraldo Freire, o mecanismo de continuidade das oscilações da máquina foi criado por Leonardo da Vinci. "Esse é um dos relógios mais importantes do mundo. Foi ele que deu origem a todos os outros relógios", afirma. Ele explica ainda que, nesse tipo de relógio, as horas são marcadas através das oscilações do pêndulo, motivadas pela força e atuação do peso que trabalha por gravidade.

Nova engrenagem

O relógio deverá ser novamente instalado ainda este mês, após a reforma geral da parte interna da coluna, onde também será colocada uma tela nos vitrais da coluna para impedir a entrada de pássaros e insetos no local onde está instalada a máquina. Na restauração foram realizados as trocas de engrenagens, eixos e embuchamento. Segundo o relojoeiro que realizou os reparos, o equipamento estava bastante deteriorado pela ação dos vândalos. Há cerca de oito anos, o relógio foi retirado da coluna, ficando exposto apenas os quatro mostradores. Durante esse período, o objeto permaneceu na oficina aguardando a liberação de recursos financeiros para a realização dos reparos no mesmo.

A primeira reforma no relógio da Coluna da Hora foi realizada há 12 anos, pelo mesmo relojoeiro. Na época foram realizados os serviços na cabine de madeira que alojava a máquina. A cabine foi substituída por outra em aço, que permanece no local até hoje.

O relógio que é considerado um regulador público foi fabricado no Sul do país. De acordo com Geraldo Freire, o equipamento tem cerca de 60 anos e pode estar entre os relógios mais antigos do Brasil.

Mas as informações não tem precisão por que a placa que continha o registro da data de fabricação e o nome da empresa fabricante foi extraviada ao longo do tempo.

Réplica

Segundo Freire, o equipamento da Coluna da Hora, em Crato, é uma replica do relógio mais famoso do mundo, o Big Ben, instalado em Londres, no ano 1859 e que faz parte do conjunto arquitetônico do Parlamento Britânico. Os dois equipamentos funcionam na mesma modalidade. Mas, no Brasil, na Catedral da cidade de Oeiras, Estado do Piauí, há outra máquina muito semelhante a do Crato. O relógio piauiense foi fabricado na Inglaterra e tem cerca de 188 anos e se configura como um dos mais antigos do País. O mecânico e relojoeiro Geraldo Ramos Freire, trabalha fabricando e restaurando relógios desde a sua juventude. Ele é o fabricante do relógio instalado na Igreja de São Francisco, no mesmo Município.

O equipamento está no Guinness Book, o livro dos recordes, por ser o único do mundo com seis mostradores. Porém, apesar da importância histórica, o relógio encontra se em completo abandono e atualmente não está funcionando.

A fabricação e a doação do relógio a igreja só foi possível através do financiamento pessoal de um cidadão cratense, conhecido como José Professor. Na época o orçamento de todo o material foi pago em três parcelas que ao todo custaram Cr$12 mil cruzeiros, o equivalente a cerca de R$ 35 mil reais, em valores atuais.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Infraestrutura do Crato
Rua 7 de Setembro S/N
Telefone: (88) 3586-8017

YACANÃ NEPOMUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Aceitação - Por: Emerson Monteiro


... Uma reação igual e em sentido contrário, princípio da Lei de Ação e Reação. Depois que acontecer de pisar na bola, cabe aceitar as consequências. Conciliar as respostas naturais em relação aos atos de seguir em frente, atitude por demais justa consigo mesmo, ser falível no estado atual. Caso diferente, agiria como que treme diante das circunstâncias, o que nada representaria em termos de racionalidade; o errar só para não dar a mão à palmatória.

Baixar a cabeça depois que falhar nas escolhas das ações, ainda que pela ignorância de conhecer o jeito exato de cumprir o papel perante a vida, eis o modo espontâneo de se render às evidências. Levantar a cabeça pode reduzir os prejuízos e abrir um espaço de perdão dentro da gente, isto no sentido de evitar danos à saúde física e abrir mão das vaidades; deixar de lado a suposição antiga de se ser senhor absoluto da razão.

Quantas e tantas vezes o errar humano pisar no território da solidão... Contar apenas com os elementos de quem ousa sonhar demasiado com a perfeição e cai da cama... Se achar acima do bem e do mal, quando Deus impera acima dos seres menores, Sua criação apenas... Nós, os viventes...

Viver a vida sem se punir a todo instante... Quando o sucesso domina a cena, as pessoas vibram de euforia. No entanto, perante as cobranças dos erros, afundam na lama quais juízes impiedosos de si, cruéis parceiros da autovingança. E dói e mata e pune contra as ordens mínimas da compaixão.

Aceitar a condição de relativos nas malhas humanas; admitir a retratação, invés das normas rígidas do combate interno às inferioridades, doutores de leis impiedosas e totalitárias. Persistir vivos para preservar a espécie dos aprendizes, senhores da fé nos dias melhores. Render homenagem ao impossível, em noites e dias sempre adoráveis. Ninguém é o senhor do destino além do Poder superior aos poderes limitados deste mundo. Existe o conceito da religiosidade natural que demonstra ordens eternas que a tudo comanda.

Haverá meios de reagir às trevas, aos tombos, às turras, atabalhoadamente... Haverá, sim; nenhuma dúvida resta. Creio, entretanto, significar apenas desespero e frustração assumir o erro e querer eliminar à força as consequências, modos de desencontrados exércitos perdidos em retiradas infames, que as histórias contam. Que glória há nas perdidas as ilusões? Também as personagens individuais, que andam pelas ruas, equivalem aos exércitos de si próprios, por vezes batendo cabeça em jornadas dolorosas. O fazer nesses instantes pede alternativas de sabedoria. De deixar de lado os valores equivocados e marchar firmes para os verdes campos da satisfação interior, no amar e se amar quais motivos da experiência, esquecendo vícios e abandonos, mágoas e rancores. Sorrir aos instantes menos felizes, que somem e deixam o perfume da solidariedade, resposta indiscutível de viver bem.

Atendendo a pedido do Blog do Crato, DEMUTRAN instalará 4 Semáforos em cruzamento perigoso na cidade


Há cerca de 1 mês fizemos aqui no Blog do Crato um pedido para que o Sr. joatan, Chefe do Demutran, instalasse um semáforo num dos piores lugares de tráfego da cidade, que é naquele cruzamento de várias vias, próximo ao Hotel Tabajara, quando há tráfego vindo da R. Alm. Alexandrino, outro vindo da R. Nelson Alencar, outros vindos das margens do canal do Rio Grangeiro. O local é mesmo caótico e isso é uma reivindicação da população.

No pedido anterior, alertamos sobre a dificuldade de quem trafega da Vilalta pela margem do canal do Rio grangeiro para o centro e chega até a ponte, onde existe um poste que impossibilita qualquer visão de quem vem da R. Alm. Alexandrino.

Queremos parabenizar o Demutran por essa iniciativa. Já é a segunda grande reivindicação que fazemos neste ano em nome da população em que somos atendidos, além de diversas pequenas idéias que foram acolhidas pelo órgão. A primeira reivindicação do Blog do Crato neste ano de 2011, foi a colocação de um grande redutor de velocidade ao final da ladeira da Ce. Luiz teixeira, que dá acesso á ponte do Arco. Foi atendida rapidamente. Agora, após 1 mês, irão ser instalados não apenas 1, mas 4 semáforos. Ouvi boatos de que será no próximo Domingo.

Em conversas que sempre mantenho com o Joatan, uma das frases que sempre faz questão de repetir é: "Estamos abertos à todas as idéias quem venham a contribuir para um melhor trânsito na cidade do Crato".

Da nossa parte, resumindo em uma só palavra: Parabéns!
Dihelson Mendonça Na foto: Joatan


Acontece em Crato a Primeira Mostra de Cinema Infantil - Estrela Criança


A APDM (Assossiação de Primeiras Damas do Ceará) em parceria com a Casa Harmônica está realizando desde o dia 08 de Novembro e se estenderá ate o dia 16 de Novembro de 2011, o projeto Estrela Criança nas escolas da rede pública Municipal da cidade. O Projeto Estrela Criança tem o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e inclui também a garantia ao acesso à educação e cultura, fundamentais para a formação do indivíduo no período da infância.

Filme Uma estrela no Quintal

Adaptada a partir da 10ª Mostra realizada em Florianópolis, para o Ceará o objetivo é levar a possibilidade de cultura através do entretenimento, de forma gratuita, para crianças de até 12 anos de idade. E, mediante o comprometimento por parte de 91 municípios, a mostra percorrerá o interior do estado também de forma gratuita.

Fonte: Casa Harmônica / Evandro

Robôs com movimentos humanos são destaque em feira no Japão


Máquinas que podem ajudar filhos a cuidar de pais idosos e que servem como cão-guia foram algumas das novidades mostradas no evento.

Equipamentos que reproduzem os movimentos humanos em tempo real são o maior destaque da maior feira de robôs do Japão. O correspondente Roberto Kovalick esteve lá. A linha de montagem ainda é feita de monstros mecânicos, que estão evoluindo e ficando mais parecidos com a gente. O robozinho do empacotamento é tão simpático que um operário poderia chamá-lo de colega. Essa é a intenção: tornar fábricas robotizadas mais humanas.

E os dentistas mais eficientes. Na faculdade, eles poderão treinar com um robô que se comporta como um paciente e até reclama se ficar tempo demais com a boca aberta. O cachorro robô foi criado para guiar cegos, e vence obstáculos como degraus.

Um traje permite que o operador controle o robô como se estivesse dentro dele, vendo, ouvindo e até sentindo nos dedos o que ele está tocando. No futuro, o equipamento poderá ser usado em serviços perigosos, como pesquisas com produtos explosivos e tóxicos. Ou até cirurgias, com o paciente no lugar e o médico em outro.

Outro robô foi criado para ajudar os filhos a cuidarem dos pais idosos que moram longe, em outras cidades ou até outros países. A área montada em uma mostra representa a casa de uma senhora na cidade de Fukuoka, no sul do Japão. No ambiente ao lado, o apartamento do filho, em Tóquio.

Ele controla o robô usando a TV e sem sair da cadeira, quase como se estivesse ao lado da mãe. Na TV, aparece o que o robô está enxergando, e um sensor capta os movimentos do filho. O rapaz consegue controlar o braço do robô, que apanha um bicho de pelúcia no chão e guarda direitinho. É a casa arrumada à distância.

G1


Maioria dos eleitores é contra a divisão do Pará, diz Datafolha


Pesquisa do Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (11) revela que 58% dos eleitores do Pará são contra a divisão do Estado em três unidades federativas: Pará, Carajás e Tapajós.

O índice de indecisos, porém, ainda é alto. Ao todo, 8% disseram ainda não saber se são a favor da criação do Estado de Carajás e 10% disseram não saber se concordam com a criação de Tapajós.

De acordo com a pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo, que a divulgou nesta sexta-feira em seu site, e pelas TVs Liberal e Tapajós (afiliadas da Rede Globo no Estado), o índice de rejeição é o mesmo tanto para em relação à criação do Carajás como para a criação de Tapajós (33%).

O plebiscito sobre a divisão do Pará em três Estados será daqui a um mês, em 11 de dezembro. Oficialmente, as campanhas começaram em setembro, mas as propagandas na TV e no rádio tiveram início apenas nesta sexta-feira (11). O levantamento ouviu 880 eleitores paraenses de 7 a 10 de novembro, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 46041/2011.

Fonte: R7

Ceará já é o quarto estado do Brasil em número de transplantes


Hoje, a média de transplantes de órgãos no país é de 18 cirurgias por dia. Muitas delas acontecem longe dos grandes hospitais do Sudeste.

Sentir de novo o prazer de viver depois de muito sofrimento: essa é uma alegria que tem acontecido para um número cada vez maior de brasileiros. Hoje, a média de transplantes de órgãos no país é de 18 cirurgias por dia. Muitas delas acontecem longe dos grandes hospitais do Sudeste e das cidades mais ricas do país.

O Hospital Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), é simples e antigo. Tem apenas seis leitos para transplantes, mas o empenho da equipe faz as coisas acontecerem. Lá, o movimento pela vida não para.

“Aconteceram dois transplantes agora durante a noite. O terceiro vai acontecer nesses próximos minutos”, conta o chefe do Centro de Transplante Hepático José Huygens Garcia.

Doutor Huygens fez um dos transplantes da madrugada e, de manhã, seguiu para supervisionar mais um. O Globo Repórter passou por estudantes de medicina que podem ser o futuro do programa de transplantes do Ceará, que já é o quarto estado do Brasil em número de cirurgias. Encontramos o paciente que, em alguns instantes, vai receber um fígado novo.

Ele diz que a sua esperança é o transplante funcionar e se curar. Ele sofre com a doença há quatro anos.

“Foram 94 transplantes somente em 2011, que é um número muito grande”, contabiliza o doutor Huygens.

”Dá segurança”, diz o paciente.

Para muitos outros, o fim da doença também chega graças aos profissionais de saúde e ao povo cearense. Um transplante que acompanhamos em São Paulo foi possível porque um fígado doado no Ceará não teve receptor compatível no estado.

”Nós nunca desperdiçamos nenhum órgão, porque a fila é muito grande no Brasil. A Secretaria de Saúde, a Central de Transplante disponibiliza o órgão para o Sistema Nacional de Transplantes. São Paulo aceitou receber aquele órgão e uma equipe do Ceará fez a captação do fígado e enviou para São Paulo”, explica o médico.

Assim, mais um paciente foi operado em São Paulo. E, em Fortaleza, testemunhamos outro final feliz. No dia seguinte ao transplante, seu Luís mostrou a alegria de quem ganhou a chance de recomeçar.

Graziela Azevedo São Paulo


Crato paga Décimo Terceiro Salário aos Funcionários



O Prefeito Samuel Araripe comunica aos funcionários do Município do Crato, que até o dia 15 de dezembro estará pagando a segunda parcela do décimo terceiro salário. A primeira parcela foi paga em julho, na semana da ExpoCrato.

Invasão da Rocinha terá 2 mil homens, aparato bélico e horário marcado: 5h


Ocupação à maior favela da zona sul do Rio para instalar UPP está prevista para começar domingo

RIO - Com efetivo de cerca de 2 mil homens, a ocupação da Favela da Rocinha, na zona sul do Rio, deve ter mobilização bélica comparada apenas ao aparato usado na invasão ao Complexo do Alemão. Além da retomada da favela, o policiamento será reforçado em toda a zona sul carioca e áreas turísticas, para evitar atentados ou represálias. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, confirmou ontem que a invasão será às 5h de amanhã.

Uma das preocupações é com o fluxo de turistas na Estrada das Paineiras, acesso ao Cristo Redentor. Policiais do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente vão reforçar o patrulhamento a partir da Vista Chinesa, nas proximidades das matas, que serão ocupadas por homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

O espaço aéreo estará fechado e até voos de asa delta que partem da Pedra Bonita estão suspensos. Apenas helicópteros blindados da PM e da Polícia Civil poderão sobrevoar o local. A entrada da polícia na Rocinha seguirá o mesmo padrão das demais ocupações. Homens do Bope posicionados na Estrada das Paineiras vão entrar na favela pela mata. Simultaneamente, outras guarnições do batalhão subirão a Rocinha pela Estrada da Gávea, embarcadas nos carros blindados da Marinha, modelo Lagarta Anfíbio, que possui lançador automático de granada M275 e metralhadora calibre. 50.

Caso não sejam encontrados focos de resistência, homens do Batalhão de Choque subirão a Rocinha por vários acessos. Neste momento, com auxílio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, a Polícia Militar iniciará a busca por armas e drogas escondidas pelos traficantes da quadrilha Amigos dos Amigos (ADA).

Voto de confiança. Todos os batalhões da PM na zona sul, especialmente o 23.ºBPM do Leblon, estarão de prontidão. Apontado como mentor da ocupação da Rocinha, o comandante do Estado Maior Operacional da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, pediu "voto de confiança aos moradores" e que a comunidade denuncie esconderijos de armas e drogas. Para evitar abusos, a Defensoria Pública enviará defensores para acompanhar a operação.

Alfredo Junqueira e Pedro Dantas - O Estado de S.Paulo

Professores do Estado encerram oficialmente a greve, mas podem iniciar nova paralisação


Os professores da rede estadual de ensino do Ceará decidiram encerrar a greve que havia sido suspensa em setembro, mas a categoria aprovou indicativo de uma nova greve, que deverá ser confirmada em nova Assembleia, no dia 25 de novembro.

Na próxima segunda-feira [15], o Governo será comunicado oficialmente sobre o início das próximas paralisações. A nova greve é um indicativo de que a categoria recusou a proposta de reajuste salarial de 15% oferecida pelo Governo do Estado no último dia 4. Os professores argumentam que o aumento está aquém do que é reivindicado pelos professores, que estiveram em greve por 63 dias durante os meses de agosto e setembro.

HISTÓRICO - No último dia 7 de outubro, a categoria havia decidido suspender as paralisações por 30 dias. Após assembleia desta tarde de sexta-feira [11], os professores anunciaram que deverão voltar a paralisar as atividades a partir do próximo dia 25.

O aumento de 15% proposto pelo Governo seria implantado em duas parcelas: a primeira, de 7,5%, retroativa a 1º de novembro, já seria recebida neste mês; e a segunda, de outros 7%, valeria a partir de 1º de janeiro. Segundo defende o Governo do Estado, o reajuste seria o maior do País concedido em 2011 a professores estaduais.

"O Povo Online"

Jovem morre em Juazeiro após ser atingido por 5 tiros nas costas


Um jovem de 22 anos foi morto em Juazeiro do Norte vítima de 5 tiros nas costas. Fábio Vieira de Oliveira, conhecido como "Fabinho", não resistiu aos ferimentos e morreu no local, antes de receber socorro.

De acordo com informações da Companhia de Policiamento do Interior (CPI), dois homens não identificados, um deles aparentando idade avançada, abordaram "Fabinho" pelas costas, disparando os cinco tiros. Um dos projéteis acertou a nuca da vítima. Fábio Vieira de Oliveira era conhecido da polícia e respondia ao artigo 180 do Código Penal, que rege sobre o crime de receptação.

Fonte: Portal verdes Mares

Blues com Solidariedade


Jefferson Gonçalves e banda, no Anfiteatro do Dragão do Mar, na Praia de Iracema, em Blues com Solidariedade, uma audição beneficente para o IPREDE. Domingo, dia 20/ Novembro, às 19hs. Uma produção de Sipò Eventos. Vale a pena conferir.

Concurso: Governo publica editais para 1.740 vagas para Polícia Militar e Polícia Civil


O Governo do Estado do Ceará lançou dois editais para a realização de concurso para preenchimento de 1.740 vagas na Polícia Militar e Polícia Civil.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Estado de 10 de novembro, são 1.000 vagas para cargo de soldado na carreira de praças da corporação da Polícia Militar. Serão 950 vagas para homens e 50 para mulheres, com remuneração de R$1.606,01. A taxa de inscrição está fixada em R$ 80,00. Já na Polícia Civil, cujo edital foi publicado no Diário Oficial do dia 11 de novembro, são 740 vagas para inspetor de 1ª classe e remuneração de R$ 2.125,14.

MILITAR - Para o concurso da Polícia Militar, os candidatos deverão ter ensino médio completo ou curso técnico equivalente e idade entre 18 e 30 anos. As inscrições ocorrem de 25 de novembro a 16 de dezembro de 2011. O certame terá três etapas: prova objetiva, inspeção de saúde [exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico], e curso de formação ministrado na Academia Estadual de Segurança Pública [Aesp]. A primeira etapa - prova objetiva - está prevista para ser acontecer no dia 26 de fevereiro de 2012.

CIVIL - No concurso da Polícia Civil, as inscrições começam no dia 29 de novembro e seguem até o dia 20 de dezembro de 2011. Os candidatos deverão ter nível superior. O valor da inscrição é de R$ 80,00. O certame terá cinco etapas: prova objetiva, inspeção de saúde, exame de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. A primeira etapa - prova objetiva - está prevista para ser acontecer no dia 04 de março de 2012.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado


Dengue: Secretaria reúne municípios para intensificar ações antes das chuvas


Nesta sexta-feira [11], a Secretaria da Saúde do Estado e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde se reuniram com secretários de saúde de 51 municípios cearenses, dentre eles o Icó, em Fortaleza.

Em pauta, a elaboração de planos de contingência contra a dengue antes do período das chuvas de 2012, incluindo ações de controle do mosquito Aedes aegypti, mobilização social, vigilância epidemiológica e assistência aos pacientes.

ICÓ NA LISTA DE RECURSOS - Os 51 municípios foram definidos a partir do tamanho da população, localização em áreas endêmicas de dengue, com notificação acima de 300 casos da doença por 100.000 habitantes em pelos menos um dos anos no período de 2007 a 2011.

Juntos, os 51 municípios receberão R$ 5,1 milhões do Ministério da Saúde para intensificar as medidas de prevenção e controle da dengue. Esses recursos serão liberados somente a partir da apresentação dos planos de contingência. O prazo final para os planos serem encaminhados ao Ministério da Saúde é dia 25 deste mês. Além de Icó, incluem-se na lista Orós e Iguatu.

Para assegurar o recebimento dos recursos e deixar o Ceará mais prevenido contra a dengue no próximo ano, e seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a Sesa orienta os secretários municipais de saúde na reunião desta sexta-feira sobre a elaboração dos planos de contingências.

Além de ficarem sabendo o passo a passo para o recebimento do incentivo financeiro, todos os 51 gestores municipais de saúde, conforme decisão do Ministério da Saúde,assinarão um termo de compromisso, assumindo que desenvolverá as ações destacadas nos planos.

A Portaria que institui o incentivo financeiro, correspondente a 20% do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde que os municípios já recebem, foi pactuada na Comissão Intergestores Tripartite [CIT] e deverá ser publicada no Diário Oficial da União [DOU] até a última semana de outubro. A partir da publicação da Portaria, os municípios terão 45 dias para encaminhar ao Ministério da Saúde cópias da Resolução da CIB, com pactuação e homologação, e do plano de contingência.

PLANO - No plano de contingência a ser encaminhado ao Ministério da Saúde, os municípios devem garantir a manutenção de número adequado de agentes de controle de endemias, de acordo com o parâmetro de 1 agente para cada mil imóveis nas atividades de visitas domiciliares, realização de 80% das visitas domiciliares em pelo menos quatro ciclos bimestrais de trabalho e de pelo menos três Levantamentos Rápidos de Infestação por Aedes aegypti [LIRAa], em janeiro, março e outubro.

O gestor local, na vigilância e assistência, ainda, deve notificar os casos suspeitos de dengue grave e os óbitos, além de ter uma rede de atenção primária com capacidade para atender casos na sua área de abrangência. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado e o COSEMS acordaram a realização de reunião extraordinária da CIB no dia 18 de novembro para apreciação dos planos de contingência elaborados pelos municípios.

Assessoria de Imprensa da Sesa

Prefeito de Iguatu assina convênio no valor de R$ 5 mi para a modernização da gestão


O prefeito Agenor Neto assinou na manhã de hoje na superintendência da Caixa Econômica Federal em Fortaleza, o convênio com o PNAFM – Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal.

O programa tem como objetivo a melhoria da qualidade da execução das funções sociais da administração pública, em especial o atendimento ao cidadão.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio o superintendente da Caixa Econômica Federal para o interior do estado do Ceará, Ricardo Antônio Caminha Walraven, o gerente Regional de Governo da Caixa, João Neri Monteiro e o gerente de filial da Gidur em Fortaleza, Alderglan Félix da Silva.

O valor total da verba para Iguatu é da ordem de R$ 5.000.000.00 ( cinco milhões de reais), que serão investidos na modernização da prefeitura, inclusive com direito a reestruturação do prédio.
De acordo com Ricardo Caminha, há mais de 10 anos a Caixa não realizava um convênio neste sentido. O último foi assinado com o município de Sobral, região Norte do Estado.

Para o prefeito Agenor Neto são muitas as vantagens que o programa trará para a cidade. "Quando falamos em modernização, falamos em agilidade, em qualidade nos serviços e atendimentos aos cidadãos que buscam a prestação de serviços oferecida pela Prefeitura. Modernizando a parte administrativa, estaremos melhorando o nosso trabalho e atendimento a população em todos os setores”, afirmou Agenor.

Ainda de acordo com o prefeito iguatuense os recursos do programa são originários do banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Via Lindomar Rodrigues

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30