xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/11/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 novembro 2011

Restaurante Pau D'Arco inaugura filial hoje no Centro Cultural do Araripe - Por: Mônica França

"Hoje o restaurante Pau D'arco abriu no Centro cultural do Araripe. Dihelson Mendoça, Danielle Esmeraldo, Elisiane Rodrigues, Wilson Bernardo, Haidyne Maia, Tom Duarte, Aline Alencar, Veronica Costa Alve, Alê Telles de Paula, Paula Roberta Oliveira Franca, Maria Eulaisce Fernandes Leite, Cibelle Rodrigues Feitosa, todos os amigos vamos lá bater um papo..."

Mônica Araripe

"Olá, Mônica, essa notícia é sensacional, porque é o recomeço de tudo. Esperamos que o restaurante Pau D'arco possa manter a tradição e uma cozinha dentro dos bons padrões necessários para aquele local, e além de tudo, vamos incentivar a população também a frequentar o ambiente, que é um cartão postal da nossa cidade, como fazíamos em 2007, 2008, 2009. No que depender de nós, iremos "badalar" esta notícia!"

Dihelson Mendonça

Mostra SESC Cariri de Culturas tem programação especial para a criançada


De 11 a 16 de novembro, a região sul do estado vai receber a13ª edição da Mostra SESC Cariri de Culturas. Entre as atrações está prevista uma programação especial para a criançada. Companhias de Fortaleza, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais irão se dividir em apresentações nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Araripe.

O grupo cearense Bricoleiros apresenta o espetáculo Criaturas de Papel, onde três pessoas ou mais manipulam o mesmo boneco, enriquecendo os movimentos, ampliando a margem de expressividade e atuação das marionetes. As companhias paulistas Cia Polichinelo e Desajuste apresentam, respectivamente, as peças Frankenstein, contada através do teatro de bonecos, e Mareados, onde três palhaços dividem uma embarcação até serem surpreendidos pela chegada de uma divertida náufraga.

Para completar a programação infantil, o Grupo Timbre de Galo, do Rio Grande do Sul, apresenta A Viagem do Barquinho, que narra a busca de um menino sonhador, que partiu a procura do seu barquinho de papel, encontrando personagens fantásticos pelo caminho.

Mais informações: http://mostracariri.sesc-ce.com.br/
Na foto: Luiz Gastão Bittencourt da Silva, Presidente do Sistema Fecomércio


Alguns comentários dos nossos leitores



E agora, alguns comentários que nos chegaram nos últimos dias. Ainda há mais para publicar, portanto, se o seu comentário não apareceu por aqui, ele poderá ainda ser publicado, ou envie novamente, se tiver pressa. Obrigado a todos pelos elogios, críticas...é impossível responder a tanta gente. Fico muito agradecido pelas muitas demonstrações de carinho pelo Blog do Crato, e acho que os outros escritores também devem ficar, afinal de contas, o espaço é de todos.

Assunto: Há 6 meses o Governo Federal não repassa o salário dos setenta Agentes de Endemias do Crato.

"Há seis meses o Governo Federal não repassa o salário dos setenta Agentes de Endemias do Crato. A Prefeitura vem pagando rigorosamente em dia esses salários com recursos próprios. Valeu Prefeito Samuel Araripe!!"

Lúcia Teles

Assunto: Falta de educação e de estrutura!

"Dihelson, andar no centro do crato estar de fazer vergonhar a qualquer turista e a qualquer cidadão que ame essa cidade, e não estou falando das obras que são passageiras e vão melhora o centro,mas do lixo que é jogado no chão por pessoas sem um pigo de educação.Todavia não é responsabilidade apenas dessas pessoas,pois não se achar uma lixeira no centro do crato.O crato necessita urgente que seja feito um trabalho de educação do povo e dos políticos!!! "

Alessandro meirelles

Assunto: bota as fotos de LUCIANO HUCK

"POR FAVOR COLOQUE AS FOTOS DELE AÍ NA RUA RABO DA GATA NO CRATO "

Antonio Pereira

Assunto: ANTONIO VICELMO

"Antonio Vicelmo é um exemplo a ser seguido por todos.Em 1967, quando editei o jornal A Voz, de Barbalha, juntamente com Geraldo Marcelino(in memorian" e Giovani Soares, ele nos orientou. També tive a honra de ser o correspondente do seu noticiário da Radio Educadora, por quase 20 anos. Muito grato - Vicelmo."

Antonio Josimar da Silva

Assunto: Programação da Rádio Chapada do Araripe

"Prezado Dihelson, boa tarde. Nota 11 prá programação! A Leny de Andrade é pessoa próxima. Seu ex-baixista Lúcio Nascimento, falecido no início de 2010, foi meu companheiro em 4 grupos musicais. Os Espaciais, Universom, The Sunshines e Os Católicos. Sempre ele na guitarra-solo e eu no baixo. Tivemos grandes experiências tocando juntos. Como lembrança, tenho dele, as últimas cordas do seu baixo. Adaptei-as ao meu fretless,B,E,A e D. Passei um tempo para pegar pique e toco assim hoje. É um som de baixo de 5 cordas,com as 4 superiores. Temos aqui na cidade um músico chamado Kim Ribeiro. Gostaria que vocês se conhecessem. Já falei de você prá ele. Tem formação erudita e é um cara simples. Amigo vero! Vou ficando por aqui ao som da Rádio Chapada do Araripe! Grande abraço."

Sergio Menezes

Assunto: Conheça o Centro de Crato - Ce de Forma Diferente!!

Andança Pelo o Centro de Crato-Ceará > http://www.youtube.com/watch?v=fgUTMK7FFwc

Franklin Almino de Lima Almino

Assunto: Parabenizar

"Parabenizo a todos que fazem o blog do crato, pela variedade de assuntos postados e de grande importância para os filhos do cariri que moram em outros estados, como eu. Sempre que posso, dou uma olhadinha e mato um pouco a saudade desse meu torrão natal. Parabéns e obnrigado."

Poeta J. Pinheiro

Assunto: queria localizar uns parentes por parte de pai

"Queria uma ajuda,de vcs. meu pai tem uns parentes deles mora ai no crato.mas so sei o none do meu avo.jose antonio de oliveira ja muitos anos falecido, e minha avo angela maria de jesus,ja tambem falecido,o nome do meu pai expedito de oliveira,quando eu pai sai de casa ele tinha 14 anos o meu avo ja era falecido deve ter uns 50 a 60 anos.queria saber se tem algum tio, ou primos, ai em cratos,ele tem ou tinha irmao morava em floriano do pi,tinha apelido de joao preto,casado com olga, se alguem se entereçar por este comentarios me ajude a localizar estes pessoas,familia dos oliveiras ai em crato ce meu pai expedito de oliveira e casado com luiza borges de oliveira. nao tenho mas informaçoes e como caçar agulha no palheiro, nesta grande cidade nao sei se tenho algum primo,ou tia ou tio,como este blog. e bem visto na internet, talvez possam me ajudar fico muito grato ok "

marcos antonio borges de oliveira oliveira
Digite seu E-mail obamsss@gmail.com
Endereço Completo: r.bananinha,271
Cidade: joao lisboa - ma

Assunto: Coluna emprego

"Já visitei esse maravilhoso blog varias vezes e gostaria de saber se seria possivel vocês disponibilizarem uma coluna onde mostrasse vagas de emprego no crato? Pois acho que seria muito interessante, pois sabemos que nem sempre o SINE DO CRATO divulga todas as vagas, pois acredito que quando tem, eles só destinam pessoas do conhecimento deles. As vezes as lojas, entre outros, não divulgam para o SINE. Entretanto, acredito plenamente que mais pessoas visitariam esse blog, pois é uma ferramenta muito poderosa."

Att,

Cicero roberto.

Comentários enviados pelo formulário amarelo localizado na página prinicpal, lá embaixo...quase no final do Blog.

Abraços a todos.


Em encontro de craques da camisa 11, Romário detona Pelé


Pepe, Romário e Neymar. Juntar os três maiores camisas 11 do futebol brasileiro foi a aposta de uma das patrocinadoras da Seleçã0 ao criar o evento batizado de "Encontro de gerações" em um hotel na região central de São Paulo.

No entanto, quem roubou a cena foi Romário. Deputado federal, o Baixinho falou sobre a Copa no Brasil, Ricardo Teixeira, a safra ruim dos atacantes brasileiros e da briga entre Globo x Record.

"Meu pé não é mais afiado, mas a língua nunca foi melhor", avisou Romário quando perguntado sobre cobranças a Ricardo Teixeira. Questionado sobre qual seria o futuro do presidente da CBF se dependesse dele, o Baixinho soltou essa: "Tem que perguntar para a Polícia Federal." Ele também bateu pesado em Pelé. Informado que o Rei do Futebol disse que as declarações de Romário sobre Ricardo Teixeira seriam motivados por mágoa do atacante não ter sido convocado para a Copa de 2002, o Baixinho não se conteve. "Eu tinha prometido que nunca mais iria falar sobre o Pelé... Porque ele fala tanta merda... Sabe aquela frase minha de que Pelé calado é um poeta... Pois é isso mesmo. Ele não entende de regra de estatuto... de porra nenhuma. Ele tem que entender que eu não guardo raivinha de ninguém porque isso é coisa de babaca", disse Romário.

Nervoso, Romário ainda voltou ao assunto. "Eu não levo nenhum da CBF, talvez ele leve", diz. Questionados sobre os aspectos políticos da Copa de 2014 e da CBF, Pepe e Neymar mostraram jogo de cintura declarando que não acompanham a 'política de perto' e por isso não poderiam opinar. Romário também falou da suposta rejeição dos brasileiros com a Seleção. "O torcedor não é contra o time ou os jogadores. A rejeição é contra o que tem acontecido na CBF nos últimos anos. Acho uma falta de respeito não levar a melhor seleção possível para o Pan só porque a Globo não tinha os direitos e sim a Record", cutucou. O Baixinho atuou como comentarista da emissora paulistana durante o evento, mas isentou a Globo de culpa. "Só quero dizer que a Globo não tem culpa disso. A CBF que fez essa sacanagem de levar um time com jogadores que não eram titulares nem em seus próprios clubes", disparou.

Apesar das declarações fortes, Romário também protagonizou alguns dos momentos mais divertidos do evento. Como quando corrigiu um repórter que o chamou de 'doutor': ‎"Doutor não... vossa excelência."

O Baixinho também se notabilizou por respostas francas e diretas. Ao ser questionado qual era a sua função em campo ele foi direto: "minha função era fazer gol e ponto. Nunca fui garçom para servir ninguém". Por fim, ele ainda disse que o único nome certo no ataque da seleção em 2014 é Neymar. Pepe concordou.

Yahoo Notícias


Cultura Negra será tema de seminário na URCA

No próximo dia 18, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho (IEC), Projeto No Terreiro dos Brincantes, SINDURCA, Núcleo de Estudos em Trabalho e Educação (NETED), Grupo de Valorização Negra no Cariri (GRUNEC) irão realizar o II Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará – Etapa Cariri.

O evento acontecerá no Salão de Atos da URCA, nos períodos da manhã, tarde e noite. O ato vai reunir educadores, estudantes, pesquisadores e ativistas dos movimentos sociais para aprofundar e debater sobre a necessidade do redimensionamento das práticas pedagógicas com vistas à inclusão nos currículos escolares de conteúdos que dizem respeito à história e cultura negra cearenses. Além disso, oportunizar um repensar sobre o papel da universidade na formação de agentes capazes de construir uma sociedade comprometida com a emancipação humana.

Na ocasião, terão duas palestras com o tema “Religiosidade de Matriz Africana e Educação” e a exibição de um documentário produzido pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC e pela Cáritas Diocesana do Mapeamento das Comunidades Rurais Negras e/ou Quilombolas do Cariri cearense.

Mais informações no blog: http://artefatosdaculturanegranoceara.blogspot.com/


Alunos do Curso de Guia de Turismo inovam para oferecer pacotes turísticos do Cariri


Os alunos do curso técnico de Guia de Turismo promovido pelo Geopark Araripe em parceria com o SENAC montarão uma mini agência de turismo neste dia 11/11, na Praça da Sé, em Crato. Para isso vai ser montado um estande que funcionará das 8 horas às 20 horas até o dia 16/11 com oferta de pacotes turísticos de seis cidades caririenses. Também vai ser montado um paredão de escalada para o público.

O objetivo da mini agência, de acordo com os organizadores, é oferecer roteiros turísticos regionais à população e aos visitantes e por em prática a atividade de agenciamento turístico, exigência do Curso. Os roteiros contemplam translado, guia e a escalada para conhecer os pontos turísticos, incluindo os Geossítios do Geopark de cada cidade. As visitas sairão no sábado, 12/11, segunda e terça-feira (14 e 15/11) com destino a Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

A ideia veio dos 19 alunos que são acompanhados pela professora Luciana Lacerda. Segundo a aluna do curso, Deborah Dianey de Alencar, a data foi escolhida para aproveitar também o fluxo de turistas que vêm ao Cariri para participar da Mostra SESC Cariri de Culturas. Fonte: Assessoria do Geopark Araripe

Contato:

Luciana Lacerda- professora – (88) 9951 .8131
Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 11 de novembro de 2011


Mais de 10 mil inscritos no concurso da Prefeitura do Crato

Mais de 10 mil pessoas se inscreveram no concurso destinado a Prefeitura Municipal do Crato. As inscrições foram iniciadas no dia 25 de outubro e encerradas às 14 horas desta quinta-feira, dia 10. estão sendo destinadas 360 vagas em diversos setores da educação, principalmente nas área de educação e saúde.

O coordenador da SERCTAM, Gilson Aguiar, empresa responsável pela realização das provas, disse que tudo transcorreu dentro da mais absoluta normalidade. Os cargos mais procurados foram auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, professor pedagogo, agente administrativo e guarda municipal. Essas cinco áreas representam mais ou menos 70 % do número total de inscrições. Gilson informou que ainda não se tem estimativa do número de candidatos por vaga.

A data das provas será marcada posteriormente, assim que forem concluídos os trabalhos de contabilidade exata de todo o período de inscrição. Após isto, a SERCTAM voltará ao município para ver as condições físicas dos locais como prédios escolares, carteiras e segurança para os monitores e candidatos. A previsão é que as provas sejam realizadas no início de janeiro de 2012. O secretário de Administração e Planejamento, Christiano Siebra, disse que os aprovados serão chamados logo após a homologação do concurso.

Fonte: PMC

Novas melhorias em prédios escolares da rede municipal do Crato


A escola Gonzaga Mota, da rede municipal de ensino, realizou solenidade de culminância de ações realizadas na unidade de ensino. O evento contou com a presença do secretário de Educação do Crato, José Valentin Dantas e de toda a equipe do programa “Mais Educação”. Na oportunidade, a direção do estabelecimento apresentou aos pais de alunos e a comunidade, trabalhos que a escola vem fazendo em prol do desenvolvimento cultural das crianças.

Outra informação é a de que, visando a melhorar cada vez mais as condições de trabalho dos professores e dar mais segurança e comodidade aos alunos, o secretário de Educação do município do Crato informa que a sua secretaria concluiu a construção de duas salas de aula na escola Sinobilina Peixoto, localizada na Vila Padre Cícero. Declarou Valentin Dantas que as duas salas construídas se destinam a dar melhores condições de acomodação aos estudantes alem de servir de estímulo para o aumento no número de matrículas.

Por outro lado, atendendo uma velha reivindicação da comunidade da Vila São Francisco, a secretaria de Educação do município do Crato iniciou ampla reforma no prédio da escola Pedro Felício. Serão construídas duas salas de aula, banheiros e uma área para depósito dos produtos da merenda escolar, além de um almoxarifado. As melhorias vão possibilitar a escola oferecer aos seus alunos, professores e diretores, maiores espaços com absoluta segurança, segundo o secretário Valentin Dantas.

Informações:
Assessoria de Imprensa
88 3521.7069

Alemães negociam compra de fabricante cearense de trens


A alemã Vossloh está negociando a compra do controle da Bom Sinal, fabricante cearense de VLTs (nome dado aos bondes modernos). A informação foi confirmada por Olivier Dereudre, diretor dos escritórios da Vossloh no Brasil e na Argentina.

Sediada em Barbalha (CE), no sertão cearense, a Bom Sinal é a fornecedora dos trens usados no Metrô do Cariri, que liga Juazeiro do Norte ao Crato, e de Maceió, que cobre o trecho entre a capital alagoana a Lourenço de Albuquerque, na vizinha Rio Largo.

A empresa tem ainda em carteira trens para o ramal Parangaba-Mucuripe, do Metrô de Fortaleza, que deverão circular até a Copa de 2014; para o Metrô de Sobral (CE), com previsão de conclusão no ano que vem, e para Arapiraca (AL), Macaé (RJ) e Recife (PE).

Na avaliação de Dereudre, a venda seria a oportunidade de a empresa brasileira ter acesso a novas tecnologias de forma rápida e ganhar musculatura financeira para investir e brigar por projetos maiores no país. Para a Vossloh, significaria a entrada no Brasil com produção local e contratos em andamento, em um momento em que enfrenta queda no volume de vendas em nível global. Dereudre, porém, não fala em prazos e valores para a concretização do negócio.

Nova frente

O desembarque no Brasil soa como um bom negócio para os alemães, que além de trens para passageiros e locomotivas de carga, fabricam ônibus elétricos e equipamentos de infraestrutura ferroviária, como sistemas de sinalização. Mundialmente, no acumulado de janeiro a setembro, a companhia vendeu € 860 milhões de euros, 15% abaixo do mesmo período de 2010.

Fonte: Portal IG


Capítulo I - "Só saio abatido a bala..."


Clayton - Via Eliomar

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30