xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 04/11/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

04 novembro 2011

Museu passará por restauro no Crato


A falta de manutenção no edifício, ao longo dos anos, produziu grande degradação em sua estrutura física. Entre as obras do acervo estão peças sacras, fotos históricas - YAÇANÃ NEPONUCENA - O cronograma de atividades estabelece que a requalificação deve ficar pronta em prazo máximo de oito meses.

Crato. Será divulgado hoje o resultado da licitação para as obras de restauração do Museu de Arte e Histórico do Crato. O orçamento básico da obra, no valor de R$ 275.158,14, será repassado integralmente pela Secretaria de Infraestrutura do Município. A ordem de serviço para o início da restauração está prevista para a próxima terça-feira. O cronograma de atividades estabelece que a requalificação deverá ficar pronta em um prazo máximo de oito meses. A autorização do início da obra deverá ser dada logo após o resultado da empresa ganhadora da licitação.

O museu está há três anos fechado. De janeiro a fevereiro deste ano, a administração realizou uma exposição intitulada "Acervo Restaurado", para apresentar a população a integridade das obras que foram recolhidas para um acervo técnico. A reforma contempla a recuperação da estrutura de madeira em Pau D´arco, danificado pela ação dos cupins, substituição do assoalho em Ipê, reconstrução do forro, recuperação da cobertura, pré-instalação para climatização dos ambientes, instalações elétricas, recuperação e adaptação dos esquadrilhos de madeira. Além da pintura do prédio e também acessibilidade, com a instalação de um elevador para portadores de necessidades especiais.

A última requalificação feita no local foi realizada na década de 90, onde foram restauradas algumas obras e a pintura do prédio. Mais recentemente, no ano de 2009, o Município recuperou com recurso próprio todo o teto que havia desabado. A falta de manutenção no edifício, ao longo dos anos, produziu grande degradação em sua estrutura física e, por consequência, causou diversos danos aos acervos museológicos instalados.

Entre as obras do acervo estão peças sacras, fotos históricas da cidade e de famílias tradicionais, móveis que pertenceram a igrejas e a autoridades. Além de alguns objetos deixados pelos índios Cariris. Apesar da importância histórica dos materiais, ainda não foi feito nenhum tipo de catalogação do acervo do local. A urgência da obra é justificada, exatamente, pela ação do tempo que chegou a comprometer 90% da parte física do imponente prédio histórico. O edifício está atualmente protegido pelo Tombamento Histórico e Arquitetônico Estadual do Ceará, segundo a lei número 9.109, de 30 de julho de 1968. Já a administração museológica tanto do Museu Histórico do Crato, como do Museu de Arte Vicente Leite, que funciona no pavimento superior do prédio, é de responsabilidade da instituição municipal Fundação J. de Figueiredo Filho.

As dificuldades de aquisição de materiais que se adequem a estrutura do prédio, como bitolas de linhas do assoalho geraram mais custos ao orçamento. Devido a isso, o projeto de requalificação não foi iniciado anteriormente.

Parcerias

Segundo o engenheiro e secretário de Infraestrutura, José Muniz de Alencar, o Município buscou parcerias com os governos Estadual e Federal, mas não conseguiu. Ele julga que a reforma é necessária e inadiável. "Tudo isso que até hoje não foi feito aumentou o valor do projeto. Houve uma grande burocracia para conseguir recursos para a execução da reforma. Mas, já demos prioridade a isso. Estamos tendo a preocupação com a estrutura física e acessibilidade ao museu", revela.

Ainda segundo o engenheiro, a dificuldade dos serviços vai estar relacionada aos padrões de construção do prédio, que não seguem os critérios da engenharia. A construção da Casa de Câmara e Cadeia do Crato ocorreu ao longo do século XIX, sendo concluída em 1883. Localiza-se no entorno da principal Praça do Crato, a Praça da Matriz da Sé Catedral, centro histórico da cidade, local onde, entre outros, já abrigara a sede da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Fórum Judiciário, Cadeia Pública e Delegacia de Polícia. Mas, desde o final dos anos 60, abriga os dois museus.

Yaçanã Neponucena
Repórter do Diário do Nordeste

Imagens do Crato após a chuva de ontem, Quinta-Feira, no Crato: Wilson Bernardo.


NE - Peço permissão ao autor da postagem, WB, pela a mudança de título da reportagem para se adequar à sexta-feira, já que quinta-feira foi ontem.

Durante toda a madrugada de quinta-feira, o Crato foi agraciado com muitas águas da sempre bem-vida chuva. No final da tarde, caiu mas uma chuva abençoada pela frente fria vinda dos trópicos. Queremos informar e ai estão as fotos, que nada foi afetado na obra de requalificação do centro da cidade do Crato. Por sinal a mesma segue a passos de tartaruga, sob as ordens do famigerado governo do estado CID gOMES...


A obra avança, mas esperamos agilidade do governo do estado


Estar no buraco é um ponto de vista politico


Mas só o povo do Crato pode mudar essa situação...Acorda povo!


Wilson Bernardo ( Texto & Fotografia)

O Blog do Crato obteve 175.998 visitas no mês de Outubro

http://4.bp.blogspot.com/-wZFeSvtjSHg/TrPIjN1WfYI/AAAAAAAAbPM/LeGzmrxWSX8/s1600/blogdocrato_estatisticas_outubro_2011.jpg

Estamos dentro da média prevista, entre 150.000 a 180.000 acessos. Atingimos quase 176 mil acessos de páginas no mês de outubro. Isso é simplesmente fabuloso. Estamos com quase 1200 seguidores no Blog, mais de 20.000 artigos, e nossa recente consulta pública ( sobre a revitalização da RFFSA ) atingiu mais de 600 computadores, já que somente se pode votar uma vez por cada máquina. É o Blog do Crato mais uma vez provando ser líder absoluto no interior do Estado. Há 6 anos no ar. Aliás, quase no aniversário do sétimo ano. Parabéns aos leitores, que nos dão a credibilidade e a qualidade para que possamos sempre atingir muito mais.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Tremor de terra é registrado na região de Sobral


Um tremor de terra de magnitude abaixo de 2,5 graus foi registrado na região de Sobral por volta das 4h15 desta quinta-feira (3). Segundo a Defesa Civil de Sobral, não houve estragos e ninguém ficou ferido. O fato foi noticiado pelo Diário Zona Norte.

O pequeno abalo foi registrado pelo Departamento de Sismologia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) e atingiu as cidades de Alcântaras, Meruoca e ainda Jordão, distrito de Sobral. De acordo com o perito do laboratório, professor Joaquim Ferreira, tremores desta magnitude não causam problemas. “As pessoas só escutam o estrondo. Não acontece nada com as pessoas nem com as casas”, diz.

A Região de Sobral já é propícia a abalos. O professor Joaquim lembra que em 2008 já houve um tremor de magnitude de mais de 4 graus. O caso está sendo investigado pela estação de Morrinhos, já que a de Sobral está desatividade. De acordo com o chefe da Defesa Civil da região de Sobral, subtenente M. Costa, o epicentro foi registrado na Serra de Meruoca que divide as três localidades atingidas pelo tremor.

Fonte: Portal Verdes Mares


URCA realiza colação de grau na noite desta sexta para mais de 400 novos profissionais, no Ginásio Poliesportivo


A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, nesta sexta-feira, 04, sessão solene de colação de grau dos formando do semestre 2011.2, da Instituição. A solenidade será presidida pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, a partir das 20 horas no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte. Serão 440 novos profissionais no mercado de trabalho.

Durante o mês de outubro, a URCA realizou colação de grau, na Unidade Descentralizada de Iguatu. O evento foi presidido pelo Vice-Reitor, Professor Patrício Mello. Cerca de cem alunos colaram grau na VI turma de Enfermagem; V turma de Direito; e VI turma de Gestão em Saúde Pública. A solenidade acontece na sede do Ginásio Liceu de Iguatu.

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 04 de novembro de 2011

Prefeito do Crato concede progressão funcional por antiguidade a servidores


Progressão funcional por antiguidade

A Prefeitura de Crato, cumprindo suas metas de valorização dos servidores públicos, concede aos professores, músicos, garis e agentes do Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN, a partir do mês de outubro do corrente ano, a progressão funcional por antiguidade. Segundo o prefeito Samuel Araripe, a concessão deste beneficio é mais uma valorização que é proporcionada aos servidores públicos do município como direito assegurado por iniciativa da administração ao atendimento as reivindicações do Sindicato da categoria, como órgão representante.

Para o secretário de planejamento e administração, Christiano Siebra, a progressão funcional do servidor, através do Plano de Cargos e Carreiras - PCC, tem por objetivo a eficácia da continuidade da ação administrativa, por intermédio da valorização e profissionalização do servidor. Segundo o secretário, são medidas como estas, adotadas pelo prefeito Samuel Araripe, que permitem o reconhecimento e o valor da contribuição de cada servidor, através da qualidade de seu desempenho na função que lhe compete.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, professor Junior Matos, o prefeito cumpre um dos pontos principais que foram acordados quando do fechamento da campanha salarial de 2011. Na lista, segundo Junior Matos, estiveram outras solicitações como, por exemplo, a realização do concurso público, cujas inscrições continuam abertas e a efetivação definitiva da carga horária a mais de 100 professores. O presidente do Sindicato enaltece o empenho do secretário de administração, Crristiano Siebra, para que as reivindicações fossem atendidas.

Fonte: PMC

Cemitério recebe milhares de visitantes no Dia de Finados


O Cemitério Público Nossa Senhora das Piedade, em Crato, recebeu durante o Dia de Finados, visitação de milhares de pessoas. Este ano, mais uma vez foi realizado todo um trabalho de limpeza e pinturas no local. A capela, onde são realizadas as celebrações, passou por uma renovação, com pintura no lado interno e externo. Já a sala de velórios também recebeu nova pintura. A parte interna teve a limpeza e capinação. Os serviços foram realizados por meio da Secretaria de Infraestrutura. Nas laterais da capela foi realizada a Expomorte. A exposição contou com milhares de fotografias de pessoas já falecidas e atraiu milhares de curiosos.

Fonte: PMC

Mais um desafio para a polícia - Assunto das mortes de Amarílio e Dedé implica nome de juiz em duplo homicídio ocorrido em Juazeiro do Norte


Juiz se Complica ?

“Não sou capaz de fazer violência a uma pessoa, mas se for necessário conheço pessoas que me devem favores e seriam capazes de tudo”. Essa afirmação teria sido feita pelo ex-juiz de direito de Barbalha, Demétrio Pereira de Sousa, ao advogado Irlando Linhares, suposto autor intelectual nas mortes do vereador e advogado, Amarílio Pequeno, e do ex-policial civil, Dedé Bezerra. Com essa delação feita em depoimento, o advogado procura se eximir da acusações imputando-as ao juiz.

Nas declarações prestadas ao Delegado Victor Timbó de Lima por volta das 10 horas da última segunda-feira na sede da Delegacia de Capturas e Polinter em Fortaleza, Irlando foi mais além chamando a atenção para uma sociedade entre o ex-juiz e Amarílio e desentendimentos entre ambos. Ele sugere ainda a suposta venda de sentenças pelo magistrado o que já havia afirmado quando depôs na Procuradoria de Justiça do Estado do Ceará no último dia 17 de outubro.

O advogado citou a tramitação de uma proposta de financiamento no valor de R$ 11 milhões, junto ao Banco do Nordeste, para uma empresa que seria de Amarílio e Demétrio o qual, conforme disse, teria como padrinhos o deputado federal José Nobre Guimarães e o estadual, Camilo Santana, atual Secretário de Cidades do Ceará. Ele falou ainda de “conluio” do juiz com a corretora de imóveis Dulcineide Gomes de Lima Feitosa, a Dulce, vendendo os terrenos da CONCASA sem repassar comissões ao dono.

Os entreveros, conforme disse Irlando em seu depoimento, teriam provocado uma discussão entre o juiz e Amarílio o qual, em uma reunião na residência do magistrado, teria afirmando que não era moleque. “Era um homem de mais de 50 anos e não estaria ali para receber sabão de ninguém”. Em outra oportunidade, segundo acrescentou, Doutor Demétrio havia colocado Amarílio para correr de sua casa e mandou que só voltasse lá quando tivesse o dinheiro para pagar o que lhe devia.

Na oitiva, acusou Dulce de, certa vez, ter falsificado documentos para viabilizar transações imobiliárias e garantiu que a mesma exercia grande influência sobre o juiz e até pagava ao mesmo pelas facilidades. Por conta dessa situação, disse Irlando, Amarílio e Dedé estavam com raiva do juiz por este vir “atrapalhando seus negócios” em seu próprio benefício. No depoimento, o advogado insinuou outras vezes sobre a tese da venda de sentenças.

Segundo disse, quando Amarílio estava bem com o juiz negociava processos usando outros advogados para peticionarem liberações criminais junto ao juiz Demétrio Pereira quando este substituía o juiz Victor Péricles na 2ª Vara de Barbalha. Conforme acrescentou, muitas sentenças foram revogadas, posteriormente, pelo titular em seu retorno à Vara o que gerava discussões entre os dois juízes e até uma representação junto ao Tribunal de Justiça.

Sobre o surgimento do seu nome como envolvido, o advogado Irlando Linhares avisou que as mesmas pessoas que cometeram o crime plantaram boatos e notícias que podem ter levado a polícia ao erro com a linha apontada na sua direção. Todavia, não soube dizer quem teria praticado e defende que a polícia investigue igualmente “quem plantou a história” do seu envolvimento. No depoimento ao delegado Victor Timbó, ele procura dar um caminho para a polícia seguir se referindo a negócios noutra direção.

Conforme relatou, Amarílio era dono da Skada Construções Ltda em sociedade com a sua esposa, o empresário Álvaro Mota e Roberta Almino, mulher do juiz Demétrio Pereira. Segundo soube do vereador e do magistrado, a empresa estava pleiteando financiamento de R$ 11 milhões junto ao BNB para comprar máquinas, construir a sede e capital de giro. Os dois teriam lhe pedido a contratação de um consultor junto a EBM o que fez na pessoa do seu amigo e padrinho de casamento, Amilson Marques.

De acordo com Irlando, a conversa sobre o projeto se deu na residência do juiz em Barbalha. Daí em diante, segundo acrescentou, o juiz e sua esposa passaram a tratar diretamente com Amilson sobre o empréstimo. O depoente disse que, em agosto, o magistrado o teria procurado falando no surgimento de uma vaga na empresa por conta de um rompimento em curso com Amarílio que lhe devia R$ 400 mil de investimentos seus na Skada e empréstimos pessoais estando difícil a seqüência da sociedade.

A confissão feita a Irlando foi até maior, segundo acrescentou no depoimento, quando Demétrio afirmara que se Amarílio não saísse, ele sairia. Disse mais que o próprio empresário Álvaro Mota tinha pressa na definição da sociedade por estar envolvendo patrimônio seu na empresa e um tanto receoso com o sucesso face as pendências. Irlando disse que não quis a sociedade mesmo informado que o empréstimo do BNB estava para ser liberado pelos apadrinhamentos dos citados deputados.

Não demorou e veio outra insinuação feita por Irlando quanto a suposta venda de sentenças ao afirmar ter ouvido de Amarílio que o juiz era seu parceiro e sócio há cinco anos desde quando atuou na Comarca de Araripe e facilitava os seus processos. Para denotar um vínculo maior em torno dos negócios imobiliários, o advogado observou que Dulce é prima legítima da esposa do magistrado que teria pressionado o dono da Concasa, Raimundo Tavares, juntamente com a corretora.

Ambos queriam que Irlando, na condição de procurador da empresa, iniciasse a série de liberações e vendas de terrenos à sua revelia e do dono. Conforme acrescentou, Amarílio e Dedé souberam das vendas e teriam conversado com ele que observou o fato de Dulce negar as vendas e os repasses para Amarílio segundo havia sido prometido pelo juiz. Com o entrevero, Demétrio teria chamado o vereador, Dulce e Irlando à sua casa.

Disse mais que o magistrado havia pedido a Amarílio para se afastar das negociações de Dulce em relação à venda dos terrenos e sugeriu que nem Irlando deveria interferir mesmo na condição de procurador. Quanto as novidades em seu depoimento, argumentou Irlando que, por opção pessoal, preservou o juiz na primeira oitiva a pedido dele próprio, por conta da amizade e não ter percebido seu envolvimento no crime. “Agora, após analisar os fatos, não posso deixar de acreditar”, complementou.

Uma dessas análises, conforme disse, era a insistência do juiz junto a ele e a família de Amarílio visando o afastamento e omissão do seu nome nos depoimentos. Irlando entregou ao delegado Victor Timbó impressos de dois e-mails a ele enviados pelo juiz usando o pseudônimo de “Antonio Feijó”, bem como de três e-mails que mandou sem aprofundar detalhes sobre o conteúdo. O depoimento foi mais além fugindo do contexto do duplo homicídio e citando outros nomes.

Conforme o advogado, quando o juiz Demétrio Pereira respondeu pela 2ª Vara da Comarca de Juazeiro, teria proferido sentenças atendendo pedidos dos vereadores Amarílio Pequeno e José de Amélia Júnior, este último presidente da Câmara de Vereadores, além da vereadora Mira Sampaio, atual mulher de Júnior. Por meio de processos, ela buscava transferir dois filhos de uma faculdade particular em outro estado da federação para a região do Cariri.

Citou a sentença da venda do Hotel Municipal por R$ 3,7 milhões a SR Empreendimentos empresa terceirizadora dos mercados públicos e terminais rodoviários. Além disso, a permuta de um terreno do empresário Sílvio Rui, localizado no Sítio Chumbada, no valor de R$ 15 mil por uma área pública do município estimada em R$ 3 milhões. O juiz revogou decisão anterior do seu colega Gucio Coelho, ao assumir o seu posto, validando o ato da Câmara Municipal pela troca.

Sobre a regularização das terras de Cícero Fernandes, adquiridas da Concasa, que o mesmo afirmou em depoimento que lhe foi pedida a quantia de R$ 500 mil ficando por R$ 200 mil para Irlando, o depoente falou que essa negociação ocorreu em um jantar na La Favorita reunindo o próprio juiz, Dulce e Cícero, cujo dinheiro teria sido entregue por Dulce na casa do juiz o qual ficou com uma parte. Sobre a viagem de Samuel Tecão e outros para São Paulo, disse que os R$ 30 mil entregues foram para o pagamento das máquinas e formas.

É que, em depoimentos anteriores, foi dito que esse cheque teria sido dado na entrada para a compra de um caminhão com o restante financiado pelo BNB. Irlando Linhares foi contundente no seu depoimento em relação às vítimas do duplo homicídio. Ele acusou Amarílio e Dedé da captação de recursos de pessoas presas prometendo-lhes a liberdade e, em muitos casos, conforme acrescentou, os dois não cumpriam. Ele até citou um caso que teria ocorrido um mês antes das mortes.

Segundo Irlando foi em um encontro no Restaurante Rondelle com Dedé e Amarílio que o chamaram para apreciar o caso de um detento envolvido no assalto ao Banco Central de Fortaleza o qual pagaria R$ 500 mil pela liberdade. Conforme falou no depoimento, dois outros homens teriam participado dessa conversa sendo um supostamente intermediário e funcionário da PIRC (Penitenciária Industrial e Regional do Cariri). De entrada pagariam R$ 100 mil caso houvesse garantia da soltura.

O advogado disse ao delegado que Amarílio insistiu, mas não aceitou pois teria que analisar o processo e viu depois que a condenação era de 90 anos e pela justiça federal quando doutor Demétrio, que é juiz estadual, nada poderia fazer. Cerca de 90 dias antes do seu casamento, segundo declarou, percebeu que Amarílio vinha evitando locais públicos e sempre andando com Dedé Bezerra como se fora segurança particular e estivesse com receio de algo.

Outra observação feita no depoimento foi que os dois faziam cobranças de dívidas para várias pessoas, dentre estas o empresário e prefeito de Delmiro Gouveia (AL) conhecido como Lula Cabeleira. Irlando disse ainda ter tomado conhecimento pelo dono do Restaurante do Caju que uma pessoa de nome Osmar, amiga de Amarílio e Dedé, estaria chateada com eles devido ao desaparecimento após acertarem que o beneficiaria com a doação de um terreno da Prefeitura. Irlando concluiu reafirmando jamais ter tido inimizades ou sociedade com Amarílio ou discussões com Dedé Bezerra.

Jornalista Demotier Tenório - Com informações do site Miséria

Banco do Brasil tem lucro de R$ 2,9 bilhões no terceiro trimestre de 2011


O Banco do Brasil [BB] anotou um lucro líquido de R$ 2,891 bilhões no terceiro trimestre de 2011, informou nesta quinta-feira [03] a Instituição. No mesmo período do ano passado, o lucro ficou em R$ 2,625 bilhões.

De janeiro a setembro, o lucro do banco ficou em R$ 9,154 bilhões, resultado 18,9% maior do que o apurado no mesmo período de 2010. Os ativos totais do BB chegaram a R$ 949,781 bilhões ao final de setembro de 2011, montante 19,2% maior do que o registrado em setembro de 2010 e 5% superior ao resultado de junho deste ano.

A carteira de crédito ampliada, que inclui prestações de garantias e valores mobiliários privados, alcançou R$ 442 bilhões, incremento de 21% em doze meses e de 4,5% na comparação trimestral. Segundo relatório do BB, o crédito para as pessoas jurídicas impulsionou esse resultado e a carteira alcançou R$ 199,085 bilhões em setembro, o que representa 45,1% do total. O saldo da carteira de crédito às empresas representa crescimento de 4,1% na comparação com o resultado do segundo trimestre de 2011 e de 21,6% em doze meses.

Ainda de acordo com o BB, o estímulo para esse segmento veio das grandes e médias empresas que, além de demandarem crédito por meio de linhas tradicionais [investimento e capital de giro], captam recursos através de subscrição de títulos privados. A carteira de crédito do agronegócio encerrou o trimestre com saldo de R$ 83,780 bilhões, o que corresponde a crescimento de 2,8% contra o segundo trimestre deste ano e de 12,3% em doze meses. O indicador que mede o atraso das operações há mais de 90 dias (inadimplência) do BB ficou em 2,1% ao encerrar o terceiro trimestre, contra 3,5% do sistema financeiro nacional.

Fonte: Agência Brasil
Foto ilustrativa: Agência do Banco do Brasil em Crato - WB


Deputado Heitor Férrer diz que não há políticas de combate à pobreza no Ceará



Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Ceará [AL-CE] nesta quinta-feira [03], odeputado Heitor Férrer [PDT] afirmou que o Governo do Estado não possui nenhuma política de combate à pobreza, e, por isso, não há redução do número de pobres e miseráveis no Estado.

Segundo ele, a atual gestão já está em seu quinto ano e nenhum programa ou projeto foi colocado em prática tendo em vista a elevação da qualidade de vida de grande segmento da população.

Para o pedetista, de nada adianta desenvolvimento econômico se não houver justiça social. “O Brasil ocupa a 84ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano. Não estamos acompanhando a pujança da economia, que já é considerada a sétima do planeta. Este é o país que herdamos”, frisou.

O parlamentar assinalou que um em cada cinco cearenses é pobre ao extremo. “Estamos no quinto ano do Governo Cid Gomes. Não somos inconsequentes de dizer que não há políticas públicas para avançar no Estado. Já temos a rede de hospitais, porém a qualidade de vida não tem melhorado. A parte do Governo que diz respeito ao bem-estar e ao combate à pobreza foi zero. São bilhões arrecadados, obras faraônicas realizadas, mas nada muda na vida de parcela significativa da população”, avisou.

Heitor Férrer explicou que os mecanismos para quebrar a estrutura de pobreza são inexistentes. De acordo com o deputado, o governador Cid Gomes diluiu a verba do Fundo de Combate à Pobreza em todas as secretarias de Estado, sem por em prática nenhum programa necessário a esse combate.

O deputado explicou ainda que o professor Carlos Manso, do Laboratório de Estudos da Pobreza [LEP] da Universidade Federal do Ceará, disse claramente que o Governo do Estado não teve foco para se determinar a minimizar “esse caos” que existe em nosso Estado. “São 1,5 milhão de cearenses na pobreza, e 900 mil na miséria, que vivem às migalhas, e não têm rendimento de sequer 1/8 do salário mínimo. Ao mesmo tempo, 49% ganham até meio salário mínimo por mês".

Segundo Heitor Férrer, o LEP sugeriu ao Governo do Estado assumir o planejamento, a coordenação, o gerenciamento e o controle das ações de combate à pobreza. “Mas após cinco anos não houve nenhuma política pública que minimizasse a pobreza. Vamos sair com obras gigantescas. Hospitais, escolas profissionalizantes, mas precisamos criar mecanismos efetivos de redução da miséria”, defendeu.

* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa - Via Yuri Guedes


Crato tem mais uma noite de chuva !


Bom Dia, Crato!

Tivemos mais uma noite de chuva aqui na cidade. Coisa muito incomum para essa época do ano. A previsão do tempo indica Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 33 e mínima de 18 graus. O repórter Wilson Bernardo nos trouxe fotos do dia de ontem, logo após a chuva, no centro do Crato. Veja logo abaixo. A chuva não causou estragos nem atrapalhou o cronograma das obras de requalificação do centro nem da restauração do Canal do Rio Grangeiro. E aproveitem para ver essa imagem de satélite feita às 05:00 de hoje.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30