xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 outubro 2011

PRESIDENTE VAI INSTALAR NA CÂMARA SISTEMA RÍGIDO DE GRAVAÇÃO


NE - Parabéns ao Pres. Florisval Coriolano e aos demais vereadores por essa decisão muito acertada em implantar o sistema rígido de gravações na câmara. Sem isso, por causa de fatos recentes, como o disse-me-disse entre vereadores, a credibilidade da câmara corria sério perigo de cair em descrédito. Agora, com a gravação rígida, o povo terá certeza de que tudo o que foi dito lá nas sessões pode ser publicado na íntegra, terá credibilidade e estará disponível à população para avaliações.

A pedido do Vereador George Macário (PV), através de requerimento, o Presidente da Câmara Municipal – Vereador Florisval Coriolano (PSD), juntamente com o vice presidente – Vereador Ailton Esmeraldo (PP) e o secretário da mesa – Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB) irá implantar o Sistema Rígido de Gravação, das sessões do Poder Legislativo cratense. Após instalado o sistema, que está em fase de construção, o vídeo e áudio das reuinões ficarão disponíveis na íntegra para quem acessar o site da instituição.

Fonte: CMC

ESTREIA HOJE "A DONZELA E O CANGACEIRO"


O
tão esperado espetáculo da Cia. Cearense de Teatro Brincante, escrito e dirigido por Cacá Araújo, estreia hoje, 31.10.2011, às 20h no Teatro Rachel de Queiroz, em Crato-CE, ficando em cartaz somente até amanhã, devendo ser reapresentado no dia 12 de novembro, durante a 3ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense.

Foto de Mônica Batista
Foto de Mônica Batista

Foto de Mônica Batista

A SINOPSE:

A ambição desmedida do homem rico, a ganância cruel do norte-americano e a trama infernal vinda das trevas ameaçam o Sítio Fundão, importante reserva ecológica brasileira.

As forças do mal, lideradas pelo Bode-Preto, entram em disputa ferrenha pelo domínio da área, mas são enfrentadas pela legião do bem, liderada pela Caipora, deusa protetora da natureza.

Somente o amor pode salvar o sítio da destruição total. Um enigma, proferido pela esfinge de Seu Jefrésso, contém todo o segredo do universo, capaz de restabelecer a paz e a harmonia.

Donzela Flor, símbolo de pureza, precisa ser desencantada. O cangaceiro Edimundo Virgulino, valente e destemido, luta com bravura para salvar o sítio e conquistar o coração da donzela.

O ESPETÁCULO:

Ao abordar a ecologia e o meio ambiente a partir de motivo factual doméstico, neste caso a luta pela preservação do Sítio Fundão, importante reserva ecológica na zona urbana na cidade do Crato-CE ameaçada de extinção, o espetáculo "A Donzela e o Cangaceiro" amplia o foco ao propor uma leitura da gana imperialista capitaneada pelos EUA, usurpadores das riquezas alheias. Envereda também pelo universo histórico e mítico do homem nordestino e universal, revisitando o cangaço e o mito da Caipora numa história fantástica, mas embrenhada “na” e “de” realidade.

"A Donzela e o Cangaceiro", obra premiada pela Funarte em 2007, é um projeto teatral que dá prosseguimento à determinação do dramaturgo Cacá Araújo em buscar a afirmação de uma dramaturgia nordestina e universal alinhada ao resgate e à difusão da cultura tradicional popular, fundada na expressão do imaginário do povo, nas lendas, nos mitos, nos causos, nas aventuras, nos romances, na história, nos mistérios que habitam a alma afoita e brincante do sertanejo, cujo sangue saltitante se perpetua no riso e na dor, na graça e no sofrimento, na desventura e na esperança.

O ELENCO:

Mateus – Cacá Araújo / Catirina – Kelvya Maia / Pafúncio Pedregôso – Franciolli Luciano / Cafuçú – Paulo Henrique Macêdo / Feiticeira Catrevage – Jonyzia Fernandes / Vicença – Rosa Waleska Nobre / Dona Colombina – Samara Neres / Donzela Flor – Charline Moura / Caipora – Orleyna Moura / Troncho Sam – Márcio Silvestre / Edimundo Virgulino – Emerson Rodrigues / Bode-Preto – Joênio Alves / Seu Jefrésso – Jardas Araújo

A TÉCNICA:

Texto e Direção – Cacá Araújo
Assistência de Direção – Orleyna Moura
Iluminação – Cacá Araújo e Emerson Rodrigues
Cenografia e Sonoplastia – Cacá Araújo
Cenotécnica – Saymon Luna, França Soares, Mestre Galdino e Marlon Torres
Figurino e Maquiagem – Joênio Alves
Adereços – Cristiano de Oliveira
Ritualística Corporal – Joênio Alves e Kelyenne Maia
Criação Musical – Lifanco
Instrumentistas – Lifanco e os atores
Criação e execução de efeitos sonoros – Lifanco e os atores
Operação de Luz – Paulo Fernandes
Operação de Som – Babi Nobre
Confecção de Figurino – Ariane Morais
Cinegrafia – Antonio Wideny (Toyota)
Fotografia – Gessy Maia
Xilogravura do Cartaz – Carlos Henrique
Designer – Felipe Tavares
Contra-Regra – Mauro Silvestre
Produção Executiva – Kelvya Maia
Produção – Sociedade Cariri das Artes

AS PARCERIAS:

Sociedade de Cultura Artística do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Casa Harmônica
Circo-Escola Alegria
Coletivo Camaradas
Ed Alencar

OS PATROCINADORES:

- Governo do Estado do Ceará / Secretaria Estadual da Cultura - através do VI Edital de Incentivo às Artes, Lei 13.811 de 20 de agosto de 2006
- Prefeitura Municipal do Crato - através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

República destroçada – por Marcos Antônio Villa (*)


Em 1899 um velho militante, desiludido com os rumos do regime, escreveu que a República não tinha sido proclamada naquele mesmo ano, mas somente anunciada. Dez anos depois continuava aguardando a materialização do seu sonho. Era um otimista. Mais de cem anos depois, o que temos é uma República em frangalhos, destroçada.

Constituições, códigos, leis, decretos, um emaranhado legal caótico. Mas nada consegue regular o bom funcionamento da democracia brasileira. Ética, moralidade, competência, eficiência, compromisso público simplesmente desapareceram. Temos um amontoado de políticos vorazes, saqueadores do erário. A impunidade acabou transformando alguns deles em referências morais, por mais estranho que pareça. Um conhecido político, símbolo da corrupção, do roubo de dinheiro público, do desvio de milhões e milhões de reais, chegou a comemorar recentemente, com muita pompa, o seu aniversário cercado pelas mais altas autoridades da República.

Vivemos uma época do vale-tudo. Desapareceram os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Todos querem enriquecer a qualquer preço. E rapidamente. Não importam os meios. Garantidos pela impunidade, sabem que se forem apanhados têm sempre uma banca de advogados, regiamente pagos, para livrá-los de alguma condenação.

São anos marcados pela hipocrisia. Não há mais ideologia. Longe disso. A disputa política é pelo poder, que tudo pode e no qual nada é proibido. Pois os poderosos exercem o controle do Estado - controle no sentido mais amplo e autocrático possível. Feio não é violar a lei, mas perder uma eleição, estar distante do governo.

O Brasil de hoje é uma sociedade invertebrada. Amorfa, passiva, sem capacidade de reação, por mínima que seja. Não há mais distinção. O panorama político foi ficando cinzento, dificultando identificar as diferenças. Partidos, ações administrativas, programas partidários são meras fantasias, sem significados e facilmente substituíveis. O prazo de validade de uma aliança política, de um projeto de governo, é sempre muito curto. O aliado de hoje é facilmente transformado no adversário de amanhã, tudo porque o que os unia era meramente o espólio do poder.

Neste universo sombrio, somente os áulicos - e são tantos - é que podem estar satisfeitos. São os modernos bobos da corte. Devem sempre alegrar e divertir os poderosos, ser servis, educados e gentis. E não é de bom tom dizer que o rei está nu. Sobrevivem sempre elogiando e encontrando qualidades onde só há o vazio.

Mas a realidade acaba se impondo. Nenhum dos três Poderes consegue funcionar com um mínimo de eficiência. E republicanismo. Todos estão marcados pelo filhotismo, pela corrupção e incompetência. E nas três esferas: municipal, estadual e federal. O País conseguiu desmoralizar até novidades como as formas alternativas de trabalho social, as organizações não governamentais (ONGs). E mais: os Tribunais de Contas, que deveriam vigiar a aplicação do dinheiro público, são instrumentos de corrupção. E não faltam exemplos nos Estados, até mesmo nos mais importantes. A lista dos desmazelos é enorme e faltariam linhas e mais linhas para descrevê-los.

A política nacional tem a seriedade das chanchadas da Atlântida. Com a diferença de que ninguém tem o talento de um Oscarito ou de um Grande Otelo. Os nossos políticos, em sua maioria, são canastrões, representam mal, muito mal, o papel de estadistas. Seriam, no máximo, meros figurantes em Nem Sansão nem Dalila. Grande parte deles não tem ideias próprias. Porém se acham em alta conta.

Um deles anunciou, com muita antecedência, que faria um importante pronunciamento no Senado. Seria o seu primeiro discurso. Pelo apresentado, é bom que seja o último. Deu a entender que era uma espécie de Winston Churchill das montanhas. Não era, nunca foi. Estava mais para ator de comédia pastelão. Agora prometeu ficar em silêncio. Fez bem, é mais prudente. Como diziam os antigos, quem não tem nada a dizer deve ficar calado.

Resta rir. Quem acompanha pela televisão as sessões do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e as entrevistas dos membros do Poder Executivo sabe o que estou dizendo. O quadro é desolador. Alguns mal sabem falar. É difícil - muito difícil mesmo, sem exagero - entender do que estão tratando. Em certos momentos parecem fazer parte de alguma sociedade secreta, pois nós - pobres cidadãos - temos dificuldade de compreender algumas decisões. Mas não se esquecem do ritualismo. Se não há seriedade no trato dos assuntos públicos, eles tentam manter as aparências, mesmo que nada republicanas. O STF tem funcionários somente para colocar as capas nos ministros (são chamados de "capinhas") e outros para puxar a cadeira, nas sessões públicas, quando alguma excelência tem de se sentar para trabalhar.

Vivemos numa República bufa. A constatação não é feita com satisfação, muito pelo contrário. Basta ler o Estadão todo santo dia. As notícias são desesperadoras. A falta de compostura virou grife. Com o perdão da expressão, mas parece que quanto mais canalha, melhor. Os corruptos já não ficam envergonhados. Buscam até justificativa histórica para privilégios. O leitor deve se lembrar do símbolo maior da oligarquia nacional - e que exerce o domínio absoluto do seu Estado, uma verdadeira capitania familiar - proclamando aos quatro ventos seu "direito" de se deslocar em veículos aéreos mesmo em atividade privada.

Certa vez, Gregório de Matos Guerra iniciou um poema com o conhecido "Triste Bahia". Bem, como ninguém lê mais o Boca do Inferno, posso escrever (como se fosse meu): triste Brasil. Pouco depois, o grande poeta baiano continuou: "Pobre te vejo a ti". É a melhor síntese do nosso país.

(*) Marcos Antônio Villa é historiador e professor da Universidade Federal de São Carlos.

Duas escolas do Crato serão beneficiadas com Laboratório de Arte Contemporânea



(foto) O famoso urinol de Marcel Duchamp imagem emblemática desse tipo de arte. Estudantes produzirão materiais e ações na área da arte contemporânea.

Experiência piloto em artes nas escolas será desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC, através da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE, na cidade do Crato. Trata-se do Projeto Laboratório de Estudos, Vivencias e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea que será desenvolvido com os alunos do Colégio Estadual Wilson Gonçalves e do Teodorico Tele de Quental. O objetivo do projeto é favorecer o contato dos estudantes com as produções artísticas, os espaços de circulação da arte e com os próprios artistas. As atividades do Laboratório constarão de visitações as instituições, ateliers, galerias, leituras visuais e teóricas e produção de trabalhos e ações experimentais no campo da arte contemporânea.

Os diretores das escolas estão confiantes na possibilidade de desenvolvimento cognitivo dos alunos. O Projeto funcionará no contra turno das aulas convencionais e terá inicio a partir desta segunda-feira, dia 31. Essa semana os alunos já estarão participando de atividades vivenciais e no sábado, dia 05 de novembro terão a sua primeira aula performance no centro da cidade, na oportunidade um artista irá ministrar aula e ao mesmo tempo fará a raspagem do cabelo e da barba, o que resultará posteriormente num material pedagógico para as aulas de artes.

Para a professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA, Nívia Uchôa essa experiência tem importância para o intercâmbio dos alunos com outros universos de pensamento, a partir da arte contemporânea e da cultura. Ela destaca que é necessário que o ensino de Artes nas escolas seja tratado de forma interdisciplinar e contextualizado.

A idéia do projeto nasceu a partir de uma experiência pedagógica em sala de aula desenvolvida numa escola da rede estadual do Crato, localizada no bairro mais populoso da cidade, o bairro Seminário. Em que os alunos tiveram a oportunidade fazer trabalhos no campo da arte que fugia da normalidade que estavam acostumados, como assistir aulas em baixo das arvores, subir em cima das cadeiras escolares, produzir espetáculos, vídeos e fazer trabalhos de artes nos espaços urbanos.

Via Cultura no Cariri - Janinha


É Possível saber do EMERSON ? - Por: Cláudio Fonseca Dortas


Prezadíssimos responsáveis pelo blog do Crato.

Tenho um pedido pra vocês, mas antes uma pequena história: em 1968 (lá se vão 43 anos), estivemos morando no Crato (vila do Lameiro). Como referência, nesse ano estava aí o Padre Edmilson (depois veio aqui prá Salvador). No grupo de baianos, estava José Luís França Penna (hoje, presidente do PV e deputado federal eleito por São Paulo), família França aí do Crato. Na época reunimos jovens do Crato para desenvolver um trabalho cultural, com ênfase na arte teatral. Com o apoio da Prefeitura, um dos casarões antigos, no centro da cidade, foi adaptado para a atividade teatral.

Vou tentar, com outros do nosso grupo, lembrar de nomes de alguns jovens desta época, mas tem uma pessoa cratense, de nome Emerson ( se o tempo não estiver me atrapalhando) que trabalhava no Banco do Brasil aí do Crato (tendo trabalhado, depois de 1968, aqui em Salvador, e depois retornado). O Emerson foi uma pessoa especial aí prá gente e sempre se mostrou alma aberta para a arte. É POSSÍVEL TER ALGUMA NOTÍCIA DESSA GRANDE PESSOA?

Muito grato,
Cláudio Fonseca Dortas
Salvador, Bahia.

Um grande asteroide vai passar "raspando" pela Terra em novembro deste ano, informou a Nasa, a agência espacial americana.


Embora o asteroide 2005 YU55 tenha sido classificado como um objeto potencialmente perigoso, os especialistas dizem que não há riscos de que ele colida com a Terra nos próximos cem anos.

Esta é a primeira vez que cientistas preveem a passagem tão próxima à Terra de um objeto desse tamanho. A Nasa informou que um evento como esse não deve se repetir até 2028, quando o asteroide (153814) 2001 WN5 deve passar a uma distância ainda menor do nosso planeta. Identificado em 2005 pelo astrônomo Robert McMilan, do Spacewatch Program, em Tucson, no Estado do Arizona (EUA), o asteroide 2005 YU55 vai passar a uma distância de 323 mil km da Terra.

Observação

Com cerca de 400 metros de diâmetro, ele poderá ser visto por meio de telescópios relativamente pequenos. O melhor momento para tentar observá-lo, segundo a Nasa, será na noite de 8 de novembro, depois das 21h na zona do Atlântico leste e oeste africano. Mas não será fácil acompanhar sua trajetória, já que o asteroide estará se movendo em alta velocidade. Segundo descrições, trata-se de um objeto muito escuro, de forma esférica. Os astrônomos pretendem aproveitar a oportunidade para estudar a rotação do asteroide e determinar a aspereza de sua superfície e sua composição mineral.

Fonte: UOL

Aeroporto de Iguatu será beneficiado com programa Federal de Auxílio



Na Foto: Aeroporto Tomé da Frota em Iguatu

As políticas públicas para desenvolvimento da aviação regional já estão em curso antes mesmo dos recursos originados das concessões chegarem aos cofres públicos. A SAC trabalha no aperfeiçoamento do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), do qual é responsável pela administração da aplicação dos recursos.

O programa destina-se ao melhoramento, reaparelhamento, reforma e expansão de aeroportos e aeródromos de interesse estadual ou regional e é fonte de recursos para viabilizar a adequação de aeroportos administrados pelos governos estaduais.

O investimento nos aeródromos é feito por meio de convênio específico celebrado entre a SAC e o governo do estado interessado, com contrapartida entre as partes. Neste ano, o Profaa alocou R$ 102,3 milhões, conforme a portaria normativa nº 01/2011, da Secretaria de Aviação Civil. O plano de investimentos prevê que os recursos vão contemplar aeroportos estaduais de todas as regiões brasileiras. A região que mais recebeu recursos foi a região Nordeste, um total de R$ 42,9 milhões para os aeroportos de Barreiras (BA), Vitória da Conquista (BA), Iguatu (CE), Bacabal (MA) e Fernando de Noronha (PE).

Na região Norte serão investidos R$16,3 milhões nos aeroportos de Marechal Thaumaturgo (AC), Ji-Paraná (RO) e Breves (PA). O Centro-Oeste terá R$ 14,2 milhões para investir nos aeroportos de Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Anápolis (GO). E o Sudeste poderá investir R$ 14,8 milhões nos aeroportos de Cabo Frio (RJ) e Linhares (ES). Na região Sul, todas as localidades beneficiadas são do estado do Rio Grande do Sul, que terá R$ 14 milhões em recursos para Caxias do Sul, Vacaria, Passo Fundo, Rio Grande e Santo Ângelo.

Via Lindomar Rodrigues

O Pensamento do Dia - Andy


"Mentira é falta de respeito! Gente mentirosa é antes de tudo, mau caráter!"

Andy

Câncer de Lula pode estar em fase intermediária, afirma médico especialista



Chance de cura nesse estágio é acima de 60%, diz oncologista do A.C. Camargo

O câncer de laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode estar em estágio intermediário, com chance de cura acima de 60%, afirmou neste sábado (29) o médico oncologista do Hospital A.C. Camargo, José Guilherme Vartasian, que visitou o Hospital Sírio-Libanês, onde Lula está internado.

Vartasian, que não faz parte da equipe que trata o ex-presidente, mas é especialista no tema, disse que a quimioterapia – tratamento ao qual Lula será submetido – costuma ser recomendada para estágios intermediários da doença, “com chance de cura acima de 60%”. Nesse estágio, uma cirurgia poderia trazer sequelas, já que a região é responsável pela parte respiratória e cordas vocais. Como o diagnóstico foi feito hoje, é possível que a doença esteja em estágio inicial, mas, neste caso, a recomendação seria cirurgia e radioterapia.

- Aí as chances de cura variam de 80% a 90%.

Lula, que reclamava de dores na garganta nos últimos dias, passou no Sírio ainda na sexta-feira (28), mas voltou hoje para novos exames, quando o tumor foi identificado. De acordo com Vastasian, tabagismo é a principal causa para esse tipo de câncer, “mais comum em homens acima de 40 anos”.

- A relação é de quatro homens para cada mulher.

Ele disse que medicina “não é uma ciência exata”, mas acredita que o tratamento quimioterápico do presidente dure até dois meses e seja feita cinco vezes por semana.

- Dessa forma será possível que o tumor regrida completamente.

Políticos brasileiros desejam sorte para Lula se curar de câncer na laringe

Políticos de todos os partidos, da situação e da oposição, enviaram mensagens de solidariedade neste sábado (29) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai enfrentar uma série de sessões de quimioterapia a partir da próxima segunda-feira (31). O senador Agripino Maia (DEM-RN) afirmou que a doença tem que ser tratada com cuidada, mas não é letal como era no passado. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, mandou um abraço a Lula e disse que ele vai superar esse problema de saúde e continuará a ser o líder do PT (Partido dos Trabalhadores) e do país. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) desejou que o ex-presidente se restabeleça o quanto antes para voltar para voltar para a política porque a oposição precisa dele “para fazer o enfrentamento”.

Wanderley Preite Sobrinho, do R7

Cristo Rei é símbolo do Crato - Por: Elizângela Santos


A Preça Francisco Sá, conhecida como Cristo Rei, passa a ter como símbolo oficial da cidade a imagem do Cristo, que reina de braços abertos para receber quem chega ao Município ELIZÂNGELA SANTOS - O prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinou o decreto instituindo monumento oficialmente como ícone do Município.

Crato. Por décadas, o monumento do Cristo Redentor, neste Município, serviu de principal referência para quem chegava à cidade das viagens de trem pelo Ceará. Agora, passa a ser símbolo oficializado por decreto na cidade. A Praça Francisco Sá, de frente para uma das mais antigas estações ferroviárias do Estado, ficou conhecida pelo nome da imagem, que reina de braços abertos para receber quem chega ao Município.

Na base do monumento da Praça Cristo Rei, a frase "Sede benvindo, nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade", passou a ser o mote de recepção para os cratenses. A escultura de 30 metros, desde a base de 6 metros, foi feita em 25 de dezembro de 1938, pelo italiano Agostinho Balmes Odísio, que morou no Estado do Ceará durante seis anos.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinou o decreto instituindo oficialmente como ícone do Município a imagem do Cristo Redentor, durante a semana de comemorações dos 158 anos de elevação do Crato à categoria de cidade, com data de 17 de outubro. O evento também contou com o reconhecimento, também por meio de decreto, da primeira mulher a assumir, interinamente, o executivo municipal, professora Ana Pinheiro Esmeraldo (Anete Esmeraldo). A sua foto ficará na galeria dos ex-prefeitos do Município.

Para Samuel Araripe, o Cristo Rei já era um ícone de direito e foi apenas oficializado como ícone da cidade. Segundo ele, o símbolo serve como importante referência para a cidade, do ponto de vista turístico, assim como locais que passam a ter como referenciais imagens importantes, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a estátua do Padre Cícero, na cidade de Juazeiro do Norte.

A imagem do Cristo Rei foi erigida durante a administração do prefeito Alexandre Arraes. Segundo o memorialista, Huberto Cabral, o arquiteto e escultor responsável pela estátua realizou o trabalho de confecção da imagem na área da praça. O monumento foi construído em cimento armado e ferro. Ele lembra da oficialização dos símbolos como o hino, a bandeira e brasão da cidade, em 1955, pelo então prefeito Ossian Araripe, criados no centenário da cidade.

Agostinho Balmes Odísio, no curto espaço de tempo em que esteve na região, conseguiu desenvolver um significativo número de obras de arte implantadas no Cariri, sendo a mais conhecida a Coluna da Hora, onde está a estátua do Cristo Redentor. O relógio do local, que há décadas está sem funcionamento, também voltará a funcionar. Foi retirada a engrenagem para conserto, e deve ser totalmente revitalizada. De acordo com o historiador Armando Lopes Rafael, em 1912, Agostinho Balmes esculpiu um busto do rei da Itália, Vito Emanuel II, conquistando o 1º lugar numa disputa por uma bolsa de estudo em Paris. Na capital francesa, foi discípulo de August Rodin, considerado, ainda hoje, o maior escultor contemporâneo. Em 1913, com 32 anos de idade, Agostinho Odísio resolveu emigrar para a Argentina, onde residia um irmão seu. Entretanto, por motivos ignorados, desembarcou no Porto de Santos, em São Paulo, e permaneceu no Brasil até sua morte.

Produção

Durante 20 anos, produziu dezenas de obras de arte nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 1934, devido a problemas de saúde, foi aconselhado a residir no Nordeste, por causa do clima quente da região. Agostinho Balmes foi também responsável pelo projeto do Palácio Episcopal de Crato, Coluna da Hora, na Praça Padre Cícero, e reforma da atual Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro.

FIQUE POR DENTRO
Cartão postal

A praça Francisco Sá, no Município do Crato, ficou popularmente conhecida como Cristo Rei, por causa do monumento erigido no meio do local. O monumento, desde a base, tem 30 metros. A Coluna da Hora tem acima a imagem do Cristo, onde está escrito: "Sede benvindo, nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade". A obra foi feita pelo escultor Agostinho Balmes Odísio, italiano que esteve no Ceará de 1934 a 1940. Durante esse período foi responsável por alguns trabalhos em praças e igrejas da região, deixando a sua marca na história das cidades. O monumento da Praça Cristo Rei é um dos mais conhecidos, também cartão postal da cidade do Crato, no Cariri.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura do Crato
Largo Júlio Saraiva, S/N
Bairro: Centro - Ceará
Telefone: (88) 3521.9600

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine


Tasso considera que Dilma tomou as “atitudes corretas”


O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem tomado “atitudes certas” ao combater os constantes escândalos e denúncias de corrupção em seus ministérios. Contudo, o ex-parlamentar criticou o tempo que a chefe do Executivo costuma levar para tomar decisões referentes às manutenções nas pastas.

“Estamos vivendo um período difícil porque a corrupção está generalizada e institucionalizada. Eu acho que a presidente tem tomado as atitudes certas. Porém muito demoradas. Depois que há uma pressão muito grande”, avaliou o ex-senador ontem à tarde, antes de ministrar uma palestra, no Centro de Convenções, durante a 41ª Convenção Nacional da Unimed.

As declarações de Tasso ocorrem no momento em que a presidente enfrenta mais uma crise ministerial, com a saída do agora ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB). Ele está sendo substituído pelo deputado federal e correligionário, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), após 12 dias de acusações. “Espero que ela (Dilma) seja mais preventiva ao invés de reativa”, concluiu o ex-senador.

Jornal "O Povo"

Vencedor Regional da 9ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef 2011 Escrito por Verde Vida


Vencedor Regional da 9ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef 2011, na categoria Médio Porte, o Projeto Verde Vida se prepara para a seleção nacional que acontecerá em novembro próximo. Dos 320 projetos da Região Nordeste do País classificados, 04 foram vencedores.

Na cerimônia de premiação, que aconteceu dia 19 de outubro na capital cearense, participaram a professora da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bezerra de Britto, Maria Gonçalves de Oliveira, e a coordenadora pedagógica do Verde Vida, Jany Mery Alencar Leite. Na ocasião, também foram homenageados os projetos semifinalistas, assim como as escolas parceiras, os avaliadores e integrantes do Comitê Técnico. Participaram também do evento representantes da Fundação Itaú-Social, do Unicef, do Cenpec , da Undime , do Congemas, Canal Futura e da Rede Andi Brasil.

Cada projeto vencedor da Regional Fortaleza receberá o prêmio de R$ 20 mil reais. Tanto os projetos semifinalistas como os finalistas receberam o certificado do Prêmio Itaú-Unicef, de acordo com a sua classificação nesta edição. Esta certificação é reconhecida nacionalmente, dá credibilidade e promove as ações dos projetos, dando uma maior visibilidade a eles. “A premiação é a concretização de uma conquista não só dos projetos finalistas, mas também de todos os outros que chegaram às semifinais do prêmio, afinal, eles representam 5% das inscrições, que chegaram a quase 3 mil projetos”, explica Nazira Arbache, do Cenpec, responsável pela coordenação técnica.

Fonte: Projeto Verde Vida - Ponta da Serra - Crato - CE.

BlogHumor - "Saiu de Cabeça erguida e os Bolsos Cheios de Dinheiro..."



"Saiu de Cabeça erguida e os Bolsos Cheios de Dinheiro"

José Honorato Ribeiro

( sobre a saída do filho de Kadaffi para a Síria, nesta semana... )

Governador Cid Gomes na mira do TSE


Desde a diplomação dos 27 governadores eleitos em 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu pedidos de cassação contra 12. Entre os governadores está Cid Gomes, do Ceará. A coligação adversária alega que ele teria utilizado indevidamente a propaganda institucional com o objetivo de promover sua candidatura. Também acusa o governador de abuso de poder econômico e político. O relator é o ministro Gilson Dipp.

Nesta semana, o Plenário da Corte julgou o primeiro processo, contra a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), restando ações contra outros 11 chefes de Executivo estadual.

Por maioria de votos, os ministros decidiram manter a governadora no cargo por entender que não havia provas suficientes para determinar a cassação do mandato. O recurso contra Rosalba foi interposto pela coligação do candidato derrotado nas eleições, Iberê Ferreira de Souza. A coligação alegava que Rosalba teria praticado abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação social, além de gastos ilícitos de campanha nas eleições de 2010.

Além de Rosalba Ciarline e Cid Gomes, os outros 10 processos de cassação são contra Tião Viana (PT-AC); Teotonio Vilela (PSDB-AL); Omar Aziz (PMN-AM); Siqueira Campos (PSDB-TO); Wilson Martins (PSB-PI); Anchieta Junior (PSDB-RR); Antonio Anastasia (PSDB-MG); Roseana Sarney (PMDB-MA); André Puccinelli (PMDB-MS); e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Em sua maioria, os processos contra governadores se baseiam em acusações de abuso de poder econômico, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Esses crimes e suas respectivas punições estão previstos na Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90), podendo levar à cassação do diploma caso fique comprovada a prática.

No caso do abuso de poder político, essa conduta se caracteriza quando o mandatário de um cargo vale-se de sua posição para agir de modo a influenciar o eleitor, em detrimento da liberdade do voto, e utiliza da máquina administrativa em prol de determinada candidatura. Já o abuso de poder econômico consiste no financiamento direto ou indireto de partidos e candidatos, antes ou durante a campanha eleitoral, com o fim de prejudicar a legitimidade das eleições.

Fonte: TSE


Brasil enviará à Líbia alimentos, remédios e materiais hospitalares


Brasília – O governo do Brasil vai ajudar a Líbia enviando arroz, medicamentos, materiais e equipamentos hospitalares, além de dar suporte para a retirada de minas terrestres no país. Nos próximos dias, a ajuda brasileira deve ser encaminhada para os líbios por intermédio da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o governo brasileiro, é o momento de fortalecer as instituições líbias e cooperar com as autoridades do país.

A informação é do subsecretário para a África e o Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro. Enviado a Trípoli, capital líbia, este mês, o diplomata disse à Agência Brasil que o desejo do Conselho Nacional de Transição (CNT) é obter o apoio da comunidade internacional para a reconstrução do país. Segundo Cordeiro, o próximo passo do governo é reabrir a Embaixada do Brasil na Líbia. A representação diplomática foi fechada e os funcionários foram retirados do país por medida de segurança. De acordo com ele, a reabertura da embaixada depende apenas de ser instaurado oficialmente um governo provisório, pois o CNT ainda não adotou essa medida.

Paralelamente, empresários brasileiros e líbios retomam as negociações em vários setores. Representantes da Petrobras e das construtoras Andrade Gutierrez, Odebrecht e Queiroz Galvão demonstraram interesse em retornar ao país para dar continuidade às operações suspensas durante os conflitos.

As empresas brasileiras atuam na Líbia na ampliação de aeroportos, no saneamento urbano, na construção de infraestrutura. No Brasil, os líbios, em parceira com banqueiros do Kuwait, mantêm o ABC Banco, em São Paulo. Em decorrência da decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que congelou os bens de investidores líbios no exterior, a instituição está sob os cuidados do Banco Central do Brasil.

Agência Brasil


Secult lança VIII EDITAL Ceará Natal de Luz/2011


A Secretaria da Cultura do Ceará [Secult] lançou, na última quinta-feira [27], o VIII Edital Ceará Natal de Luz - 2011 no valor de 320 mil reais a serem divididos nas categorias Grupos de Tradição Natalina e Festejos Regionais Natalino. O período de inscrições é de 31 de outubro a 02 de dezembro.

A participação do VIII Edital Ceará Natal de Luz é aberta a pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes e domiciliados no Ceará há pelo menos 02 [dois] anos, que tenham relação direta com o objeto do projeto a ser realizado, como também pessoas jurídicas de direito público e pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins econômicos, com sede e foro no Estado do Ceará há pelo menos 01 [um] ano, e que apresentem, expressa em seus atos constitutivos, finalidade ou atividade de cunho artístico e/ou cultural compatível com a proposta inscrita.

Os interessados devem enviar o envelope de inscrição para o Setor de Protocolo da Secult, no horário de 08hs às 12hs e das 13hs às 16h30, ou encaminhado por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos [ECT], na modalidade SEDEX, com aviso de recebimento [AR].

Secult - Via Yuri Guedes

Comentários dos Leitores - 01 de Novembro de 2011



As mais Tocadas da Rádio Chapada do Araripe"

"Amo as músicas lindas que vocês tocam nesta rádio. Muito obrigado por este espaço tão especial. Liduina Texsa" , em 23/10/11.

Canal do crato "rio grangeiro"

"hola, isso que estao fazendo no cnal e uma "merda".por que é um servicio mal feito,primeiro de tudo nao pode ser que a prefeitura de ordem em fazer uma merda de muro como fizerao isso nao vai durar nada, ali falta mais pedras e menos arreia.tem que reforçar mais as paredes do canal, tem que butar muita roca mais muita mesmo e depois cimento...mais claro a corrupçao fala mais "alto"...que tristeza"

Nome Completo Laryssa maria
Endereço Completo: rua padre sucupira
Cidade: crato

Nota do Editor - Pelo sotaque, bem que poderia ser "Italiana", rs rs

Fotos

"As fotos exibidas no blog me fez sentir mais sauadades da minha linda cidade do Crato. Deu até pra ver a Igreja de São Francisco, referencia maxima do bairro Pinto Madeira -popular bairro vermelho. Quando posso, nem sempre a cada ano vou aí nessa região tão abençoada.

Demontier paiva
Rua Bom futuro 1253
Cidade: Imperatriz Ma

As praças

"Passando pela PRAÇA que fica em frente ao hospital são raimundo, verificamos que passaram umas pinturas e novos bancos colocados, entretanto nunca as instalações são completas, faltando o jardim e acenderem aa lampadas dos postes. Pergunto: A prefeitura não fiscaliza? Veja que essa pequena praça é na entrada, que poderia ser melhor cuidada. Quanto as obras no centro deveria haver pressão para agilizar junto a empreeteira, antes que chegue o Natal e que venha haver tanto prejuizo para com os comerciantes. O Crato precisa de UNIÃO dos politicos em prol da cidade, mas só querem o PODER."

jose meneses
rua sargento george t. sampaio
Cidade: crato

Quero poder comentar nesse blog

"Dihelson, estou apenas querendo fazer meu cadastro,para quando quiser comentar algo no seu blog. Abraço"

Verônica Costa Alves de Sousa
Av. Duque de caxias
Cidade: Crato

Desrespeito a vagas de portadores deficiência no concurso público da cidade do crato.

"Ola !!! caros leitores do blog Crato, queria deixar um alerta principalmente ao Sr: Prefeito Samuel que tanto preza para com as pessoas com necessidades especiais, um exemplo disso é o alargamento das calçadas no centro da cidade do Crato sem citar outros que ja presenciei; Tive observando o edital do concurso da Prefeitura do Crato que saiu hoje e vi que em alguns cargos o edital estar ferindo e descumprindo uma lei federal onde diz ---> (Lei 8.112/90 (artigo 5º) Assegura às pessoas portadoras de deficiência o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até "20%'(vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

Ou seja caros leitores, por exemplo na vaga que irei concorrer que é a de professor de Sociedade e Cultura existem "05 vagas", ou seja, se fazemos uma conta bem simples 20% de 05 é 01, no caso teria que existir pelo menos uma vaga para as pessoas com necessidades especiais, e mesmo que a prefeitura tenha usado a cota minima que é infelizmente é usado praticamente em todos os concurso que é a cota de 05%, mesmo assim 05 vagas daria consequentemente uma vaga para os deficientes, porque 05 vagas a uma cota de 5% daria 0,25 e teria que ser necessariamente arredondado para "01".gostaria de um retorno de alguem da administração da prefeitura quanto essa questão."

Elanio Meneses
R - Luis Gonzaga; Parque Granjeiro
Cidade: Crato

Homenagem

"moro em sao paulo, e voces homenagearam os desportistas do crato, e esqueceram do nosso ilustre moacir siqueira , ex prefeito do crato. um abraço a todos do crato. atenciosamente tarcisio bastos, filho do garçom cabeleira"

Tarcisio bastos da silva bastos
rua maria de rohan 88
Cidade: Sao Paulo

Muitas obras virão.

"Em se falando em obras há um caminho a ser seguido:elaboraçãode projeto, publicação, licitação, enfim a obra.Aqui no cratá já foi inicado calçamento em várias ruas, e uma que vai ser primordial será a Av. Fabio Pinheiro Esmeraldo que dará acesso ao caminho do saber, o caminho da universidade. o projeto já foi feito, licitação a caminho, enfim a educação superior."

joao leite neto
carolino sucupira 560 pimenta
Cidade: crato

Pavimentação das ruas do crato

"quando eu vou entea no blog do crato e não ver mais fala destas hobras das ruas e das praças e ainda ter que leraugus imbeciu fala que omeu crato não tem condiçaaaaaaaão de ter o grupo sesi isso ecoisa do outro mundo descupa dihelson não dar para fica ouvindo uma coisa dessa

Antonio Ferreira Dias
Rua julio antonio conde
Cidade: mauá

Obras no Crato ousadas

"O Crato, realmente, acredito que vai ficar linda com obras ousada no centro da cidade e suas praças. Mas, também precisa ver que a entrada da cidade, precisamente no ponto conhecido por ASA, na independência, necessita de cuidaod dos canteiros centrais, pois está horríveis, sendo colocado até lixo e banco de madeira para ponto de moto taxi. E outra, é a praçinha em frente ao batalhão eo hospital São Riamundo, que passou por umas pinturas e novos bancos e não colocaram as plantas e a grama dos jardins, como também a iluminação, que lá existe e nunca foram acessas. Quanto aos semáforos, vejo que são varios pontos que necessitam de um estudo de engelharia de trânsito, como já citado no artigo e também de quem vem do mercado central passando pela UNIRIM e chegando no cruzamento com a AV. Teodorico Teles. Esse ponto também é crítico."

jose meneses
Rua sargento george t. sampaio
Cidade: crato

Diversos

"Meu caro Dihelson, com relação ao Centro de Convensões, só para o povo do Crato tomar conhecimento, o mesmo foi assinado sua ordem de serviço para execução da obra em março de 2006, ainda no governo do Dr. Lúcio Alcantara, e se a ordem de serviço foi assinada, é porque o processo licitatório já havia sido realizado e os recursos já estavam assegurado, então não existe motivo para "esse" governo do estado demorar para concluir tal obra. Do mesmo jeito foi o CEO, o governo do estado atual, recebeu do seu anterior completamente pronto e com os equipamentos na espera de ser apenas montados, e ele só inaugurou um ano e seis meses depois do seu primeiro governo, vale lembrar que naquela epoca estavamos em periodo de campanha eleitoral para a prefeitura do Crato, estranho não... Peeeeeeeeeeeense numa perseguição... Mais o que é dele está guardado, professores, a policia civil, os médicos, o detran, e todo o povo do estado, irão dar o troco a Kid El'Cid..."

Francisco Menezes de Souza
Endereço Completo: Rua Teopisto Abath, 364
Cidade: Crato

DIA DOS PROFESSORES

"Aos queridos Docentes do Brasil: Quero congratular todos os professores (a) que fizeram e fazem parte da minha vida desde o ensino infantil até a graduação. Sem vocês não chegaria a nenhum lugar. Obrigada por me ensinarem a ser uma cidadã atuante Obrigada por mostrarem que existem caminhos melhores que o álcool, que as drogas, que a prostituição em nossas vidas! Obrigada pela determinação e ousadia, qualidades, as quais encontrei em cada mestre e, que me fazem continuar na luta em prol de uma sociedade mais igual! Obrigada pela garra, a qual me faz crer que tudo pode melhorar basta que reivindiquemos que lutemos. Que essa data serva para que as autoridades governamentais possam enxergar o papel preponderante que têm cada docente na concretização da história desse país. Que os nossos administradores vejam nos professores os grandes construtores e, consequetemente formadores de opinião. Que em um futuro próximo a sociedade reconheça a relevância daqueles que doam suas vidas em função do magistério. Que os sonhos acalentados por cada professor (a) se tornem uma realidade! Que os docentes de fato consigam uma real valorização da profissão que abraçam com tamanha dedicação e esmero! Enfim, que os nossos governantes seja na esfera municipal, estadual ou federal tenham sensibilidade para com os nossos mestres e, que tornem seus anseios uma realidade em um futuro breve!

Apesar dos pesares... Que cada professor (a) possa se orgulhar dessa data, pois a profissão é árdua, mas, ao mesmo tempo uma das mais sublimes. Pelas mãos dos inúmeros docentes passam todos os profissionais desde o mais humilde até os chamados profissionais de elite, (os filhos da sociedade burguesa). Assim a responsabilidade é grande, no entanto, a capacidade, a dedicação, a doação, o amor é quem impera na voz, nas mãos, nos passos, nas mentes e no coração de cada mestre desse país. Almejo a todos saúde, êxito e paz na caminhada árdua mas, sobretudo sublime!"

Ana Paula Monteiro Martins - Graduada em História / URCA
Especialista em História do Brasil/URCA
Pesquisadora da República Velha
Nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte
Juazeiro do Padim, Ceará, XV-X-XI

FOTOS DO CRATO

"Caro Dihelson, peço que você tire fotos do Crato do Bairro Ossian Araripe mostrando o Crato a partir do Pimenta. Ficaria legal. Um abraço! Sou cratense também!"

MARCOS GADELHA
RUA 07 QD. 24 LT. 18 CONJ. RES. PATROCÍNIO
Cidade: ARAGUAÍNA - TO

Saída do SESI do Crato- cometário do Sr, Valdemir Correia de Sousa

"Apesar de estar distante da Cidade que além de ser meu berço natal, estou antenado com as notícias e os fatos que estão ocorrendo no Crato. Um desses fatos, que me deixou triste, foi a saída do SESI,pois acredito que uma cidade como o Crato, mereça da cúpula política, um tratamento especial para reaver, ou quem sabe, trazer entidades que trabalahem com o social, o cultural que nossa cidade tanto mnerece. E parabenizo a atitude do Sr. valdemiro, em não se calar diante dessas desfeitas."

Antonio César Sá Ribeiro Ribeiro
Rua Dep.João Pontes, 900 - B.de Fátima
Cidade: Fortaleza

Ciro e Cid Gomes - Filhotes de Coronel da Gema

"O Dep. Fernando Hugo está completo de razão, os incaustos e ingratos irmãos Ciro e Cid só são gente hoje graças ao Coronel Cesar Carls e Tasso Jereissati, não eram ninguem, vem então estes homens integros e botam estes dois bruguelos no meio politico: deputados estaduais, presidente de assembleia, prefeito de Fortaleza, governador. Tudo com anência de Tasso Jereissati. Agora estes traidores da Pátria querem botar no Crato outro que arruinou Antonina.o Dep Roque que só trouxe uns batentes para o Crato e assim mesmo a àgua levou, fora os postesq que dão choque. Pelo amor de Deus cratenses averiguem o passado destes traidores es ejam conscientes."

Edivania sobreira
R. Sao jose 234 seminario
Cidade: crato

LUIZ GONZAGA

"Olá, sou Zé Alberto, sou natural do Crato mas resido em Exu - PE a mais de 30 anos. Quero parabenizar a adiministração desse blog pela matéria sobre LUIZ GONZAGA e a responsabilidade de adimitir que o Crato representa sua segunda cidade natal, pois era justamente como ele se sentia e fazia questão de afirmar chamando-o de Cratinho de açucar, tijolo de buriti. Luiz gonzaga é um cidadão do mundo e em especial do sertão nordestino. Por isso não seria nem um favor as homenágens feita por qualquer prefeito das cidades nordestinas a esse grande homem, LUIZ GONZAGA não foi apenas um cantor, ele defendeu com toda garra todos do sertão."

José Alberto Santos
Rua Aprígio Lopes
Cidade: Exu - PE

LARGO DA RFFSA

"Dihelson, bom dia! Ontem presenciei uma cena muito desagradável na RFFESA, mas precisamente naquele gramado entre a Secretaria de Cultura e a Biblioteca. Vários jovens vândalos jogando bola naquela grama, a bola batia fortemente naquela parede ao lado da biblioteca, causando muita bagunça, batia também naquelas palmeiras, em resumo uma verdadeira bandalheira, e o pior de tudo é que o vigilante da Secretaria só assistindo toda essa desordem de braços cruzados, sem em nenhum momento reclamar. Gostaria que você fizesse um alerta a quem de direto, pois quem AMA CUIDA."

Rildo Monteiro
Crato - CE

Santa Fé

"Caro Sr Raimundo Antonio do Nascimento, morador do distrito de Santa Fé.Façamos uma aliança entre nós (Santa Fé, Monte Alverne e demais localidades ) Já que o Nobre Governador Cid Gomes afirmou em alto e bom tom na quadra bi-centenaria que a recuperação da estrada de SANTA FÉ não é PRIORIDADE, façamos o mesmo,vamos priorizar nosso voto não votando nos candidatos deste coverno COVARDE. Isto vale para o Nobre Dep.CIDeval Roque que nada fez durante todos os anos de mandato que tem nas costas.Alguem sacuda este Deputado pra ver se cai do seu bolso uma pedra pra tapar os buracos do crato."

jose hermano teles barreto hermano
Rua antonina do norte
Cidade: crato

Parabens ao Valdemir Correia

"Cumprimento o amigo Valdemir Correia pela entrevista data para o Blog do Crato.Infelizmente, a realidade é que querem sucatear o nosso Crato e que não temos uma representação política á altura para defender o Crato e os Cratenses. Abraços - Mauricio."

Mauricio Peixoto
Endereço Completo: rua demóstenes de carvalho
Cidade: fortaleza - ceará

Crato: passado, presente, futuro

"Há 39 anos, deixei o Crato, minha terra natal e berço de boa parte de meus familiares pelo lado materno, para estudar em Recife. Mesmo distante há tantos anos, não me desvinculei de minhas raízes, razão por que acompanho com vivo interesse o que se passa nesta cidade. Tenho lido e ouvido comentários a respeito de perdas que o Crato vem sofrendo ao longo dos anos: de investimentos importantes, de instituições como o SENAI e o SESI, dentre outras. Essas perdas, não há como negar, precarizam a infraestrutura da cidade e o seu consequente desenvolvimento, além de entristecer aos que amam sua terra natal e desejam vê-la recuperar a posição de destaque que já desfrutou.

O Crato foi pioneiro em muitos aspectos, assumiu posições de vanguarda no passado, o que o elevou à condição de uma das mais desenvolvidas cidades do interior do Nordeste.
Cabe, agora, indaqar: o que tem ocorrido? Onde se localiza a raiz da situação atual? É preciso que as lideranças de todos os segmentos e a população façam uma profunda reflexão sobre os fatos que marcaram a história do Crato, em especial nos últimos 50 anos, visando identificar possíveis equívocos cometidos. Clareza e racionalidade são requisitos fundamentais para entender variáveis políticas, econômicas e sociais que possam ter contribuído para que a cidade perdesse posições importantes.

Não desejo afirmar que, da década de 60 para cá, a cidade tenha sofrido estagnação. Ocorreram melhorias, sim, contudo, a meu ver, aquém do que ela merece e necessita. Se estabelecermos um paralelo com o crescimento experimentado por cidades como a vizinha Juazeiro do Norte, Salgueiro e Petrolina em Pernambuco, Mossoró/RN, ficará evidente que visão estratégica, senso de oportunidade, empreendedorismo, representatividade polítca, esforço permanente, vigilância e luta quanto aos interesses do município, constituem fatores que podem impulsionar um crescimento expressivo.

O Crato tem história, tem potencialidades e um povo provado na luta em busca de suas melhorias. Esse imenso cabedal deve ser cada vez mais incentivado e valorizado. Creio que é hora de a cidade repensar seu presente, com isenção e bom ânimo, e de projetar um futuro bem mais promissor; enfim, identificar os segmentos em que pode ser forte, buscar diferenciais e investir com plena energia e consciência na direção pretendida. Em que o Crato deseja concentrar/priorizar investimentos? Em educação, cultura, tecnologia? Em saúde? Em turismo, lazer, preservação do patrimônio natural? No setor industrial? NO agronegócio? Uma visão amadurecida do futuro almejado requer a construção de consensos. Estes, tendem a desencadear uma poderosa energia que remove empecilhos e promove a geração de soluções e alternativas inovadoras e criativas.

O Crato pode, sim, empreender novos caminhos, com elevada autoestima e a convicção de que o sucesso virá na medida do esforço, da ousadia e das decisões tomadas com visão estratégica e força política. Não há mais tempo a perder: o futuro bate à porta. Como cratense, torço que os filhos desta terra se irmanem em prol dos interesses da coletividade. Que a cidade volte a ser um campo aberto às oportunidades e ao crescimento consistente, orgulho de todos os que ái têm o seu berço. Que todos os cratenses residentes em outras paragens possam novamente dizer como na música:

........................................
"Eu vou pro Crato
Pois a coisa melhorou"

(José Jataí e Luiz Gonzaga).
Ânimo, força, Crato! Não tema o bom combate! Acomodação e aceitação passiva do status quo não ajudam num processo de reversão do quadro atual.

Teresa Melo Santos
Endereço Completo: Rua Afonso Celso
Cidade: Recife

Frase do dia

"Mas, Hoje eu sei que só através do amor o homem pode se encontrar, com a perfeição dos sábios. Uma ambição maior , mais do que pode supor, o imperio da razão, toda vã filosofia."

Antonio Bastos Filho
Rua Maria de Rohan
Cidade: são paulo

Reencontro com parentes

"Oi meu nome é Ana Flávia, e minha mãe Maria Helena Da Rocha é Cearense e a família dela é daí de Crato, tem muito tempo que ela não vê ninguém e nem tem contato. Aí eu gostaria de saber se vocês poderiam ajudar a reencontrar alguém. Nós moramos em Brasília. Obrigada!

Ana Flávia Rocha Guedes
Quadra 06 Conjunto H
Cidade: Planaltina

SESI

"A perda do sesi no crato e uma perda muito grade, quando eu estou ai no crato cansei de usar o sesi mais a minha familia, agora você ve um imbecil deste fala uma coisa dessa que o sesi não tinha capacidade de esta na minha cidade do crato Dihelson fala para ele ou eles para ir morar num currau"

Antonio ferreira dias
R. julio antonio conde
Cidade: mauá

SAUDADES DO MEU CRATINHO

"RESIDO EM PEDRA LAVRADA PARAIBA, MAS SEMPRE QUE POSSO, ATRAVÉS DA INTERNET, PRA MATAR SAUDADES DA TERRINHA QUE TANTO AMO DELA SOU NATURAL, SINTONIZO QUERO MANDAR UM ABRAÇO PRA TODOS OS QUE FAZ ESSA EMISORA."

ANA PAULA LOPES DE MACENA
RUA EDSON WALBER DE VASCONCELOS
Cidade: PEDRA LAVRADA

ocanau dorio grajeiro

quando ajente vaiver o canau finalizado ou nuca vanos ver esta hobra cocluida ou oconto do vigario mais uma veis eu ja não acredito maisque ogoverno vai cocluir antes de2020

Nota do Editor: Por favor, alguém arranje um tradutor ????

Mensagem !!!!

"Só podemos perder o que não temos!!!"

Alessandro meirelles
rua nelson alencar
Cidade: crato-ce

Nota do Editor: Oh rapaz, que pena! vou perder a Torre Eiffel, porque ela não é minha...

É preciso acreditar

"Em vista de comentários que tenho lido a respeito de perdas que o Crato vem sofrendo ao longo de anos, gostaria de expressar ao povo cratense o meu sentimento de confiança na convicção de que a cidade detém plenas condições para reverter esse quadro. A pior perda que poderia acontecer à cidade seria a perda da esperança, da capacidade de lutar e de buscar novos e construtivos caminhos. Afinal, como diz o poeta pernambucano Carlos Pena Filho, "é do sonho dos homens que uma cidade se inventa".

O Crato pode e deve reinventar-se, reconstruir-se e voltar a ocupar posição de destaque no interior do Nordeste, como já ocorreu no passado. Para tanto, é necessário que se construam consensos, por meio dos quais a população e as lideranças se mobilizem, na direção correta, para lutar pelos interesses da cidade. Não há mais tempo a perder. É hora de reconstrução, de canalizar energias para buscar soluções inovadoras e criativas. E isto só se consegue com elevada autoestima e amor à terra natal. Os bons empreendimentos que chegarem à cidade serão benefícios para todos. É preciso, então, acreditar!

Teresa Melo Santos
Rua Afonso Celso
Cidade: Recife

E por enquanto é só. Temos mais uns 20 comentários para postar.
Comentários enviados para o Blog do Crato através do formulário de comentaristas, na página principal.

BLOG DO CRATO
www.blogdocrato.com

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri



http://3.bp.blogspot.com/-i3N-M8qyuC4/TqhgQJ1MOhI/AAAAAAAAGKQ/6zDF63jXgF4/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Edição de 30 de outubro de 2011




Cai mais um...

As agências de notícias estão divulgando (são 17:14h.,em Brasília) que em reunião com deputados e senadores do PC do B, o presidente do partido, Renato Rabelo, informou que o ministro Orlando Silva (Esporte) decidiu pedir demissão do cargo, o que já foi comunicado em conversa mais cedo ao ministro Gilberto Carvalho e será oficializado à presidente Dilma Rousseff num encontro logo mais às 17h30.

Confirmadíssimo!

Esta coluna publicou – 5ª feira da semana passada, dia 20 – a seguinte nota sobre o 5º ministro de Dilma acusado de corrupção: “O ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), agora é a bola da vez. Tudo acontecerá igualzinho aos casos anteriores: a imprensa denuncia o ilícito. O acusado nega (ou alguém pensa que um infrator passa recibo do crime cometido?). O acusado finge indignação. Ameaça processar o acusador por “calúnia, injúria e difamação”. Seus companheiros hipotecam solidariedade. O Congresso convoca o acusado para dar explicações e dá-se por satisfeito com a defesa do denunciado. Passam-se alguns dias e... o ministro “renuncia”. Mas sai livre e fagueiro, e não sofre nenhuma punição. Nem o dinheiro roubado é devolvido aos cofres da nação...” . A coluna teve 100% de acerto na antecipação feita 8 dias atrás!

Dilma vem aí...

Na década 60, o slogan que levou Jânio à presidência da República era: “Jânio vem aí...” ladeado pelo desenho de uma vassoura. A significar a “faxina” contra a corrupção que ele prometia fazer. Deu no que deu. A história se repete, já dizia o velho Marx! Não é que Juazeiro do Norte vai se encher de cartazes com a frase (e foto) Dilma vem aí... Sem vassoura, mas vem. Para inaugurar 1.300 casas por ela construídas na Terra do Padre Cícero. Na verdade, “Mãe de Juazeiro” (Pense numa mãezona!) cumprirá a orientação do PT que incluiu Juazeiro entre as 100 prioridades de vitória do Partido dos Trabalhadores em 2012. Reforço para a campanha de reeleição Manoel Santana. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, já desembarca em Juazeiro do Norte, no próximo dia 4, preparando a vinda de Dilma...

Maomé vai à montanha

E já que dona Dilma (continuando o costume do “Cara”) não dará o ar de sua graça na Mui Nobre e Heráldica Cidade de Crato, não restou alternativa para a vereadora cratense Mara Guedes: ela vai ter de providenciar o transporte de caravanas petistas cratenses até Juazeiro do Norte para aplaudir a presidente. Com direito a exibir as faixas da última campanha eleitoral com o surrado: "Dilma 2010, é Lula outra vez”. No seu discurso em Juazeiro, Dilma vai dizer que voltará outra vez a Juazeiro. Para inaugurar ali, a reitoria da Universidade Federal da Região do Cariri na Terra do Padre Cícero. Sorry periferia!


Crato amado e... maltratado!

As obras da nova pavimentação – em pedras de concreto intertravadas – e calçadas da Rua João Pessoa -- foto ao lado feita por Dihelson Mendonça -- (tocadas pelo governo do Ceará com verba do Banco Mundial), completaram dois meses de iniciadas. E sequer um único quarteirão foi concluído. Prejuízos imensos para o comércio. Transtornos vários para a população. E pelo andar da carruagem a coisa ainda vai demorar muito...
-



Onde há fumaça...

Falou quem sabe. O deputado federal Eudes Xavier (PT—CE), relator da lei que criou a Universidade Federal Regional o Cariri—UFRC, esteve no Crajubar e anunciou a implantação da nova universidade para o início de 2014. Disse mais: a UFRC começará com 27 cursos de graduação e será responsável pela geração de cerca de 1.200 empregos através de concurso público. Ora, o campus da UFC-Cariri, embrião da futura Universidade Federal Regional do Cariri, tem por meta chegar a 2014 com o funcionamento de 10 cursos. Estão faltando, portanto, 17 cursos para completar os 27 anunciados pelo deputado Eudes Xavier. Coincidentemente, a Universidade Regional do Cariri–Urca tem 17 cursos de graduação... Mas ninguém na Urca (foto acima da reitoria) admite que esta será encampada pela Universidade Federal Regional do Cariri...

Xô “componente político”

Uma coisa o povo de Crato aprendeu com Juazeiro do Norte (foto ao lado). Nos tempos atuais, o progresso é promovido – na sua maior parte – pela iniciativa privada. Poucos cratenses – na atual onda de baixa estima que varre a cidade – sabe que juntando as micros, pequenas e médias empresas, o município de Crato possui cerca de 160 indústrias. Tem mais: a maior indústria da Região Metropolitana do Cariri fica em Crato: a Grendene. Esta emprega cerca de duas mil pessoas. Crato tem, ainda, o maior polo cerâmico do Cariri, composto por mais de dez cerâmicas que empregam cerca de seis mil operários. É isso que vem dando suporte ao crescimento normal da Cidade de Frei Carlos.




Outra indústria
A procura por produtos cerâmicos, na progressista Região Metroplitana do Cariri, não para de crescer! Está em fase de conclusão as amplas instalações para funcionamento de nova unidade industrial em Crato. Trata-se da Cerâmica Trezzi, localizada à margem da estrada Crato-Ponta da Serra. Será a maior e a mais moderna do pujante polo cerâmico cratense.

Lição de moral

Pense numa cena surrealista! Um afoito e revoltado cidadão abordou, outro dia, em pleno centro de Crato, um deputado cearense, dizendo-lhe que o povo estava cansado de “deputado-ladrão”. Calmamente, de forma didática e educada, o político deu uma “aula” ao cidadão contundente. Tipo assim: “ Você sabe ao menos o que é roubo? Pois saiba que o Código Penal brasileiro, em seu artigo 157, define o roubo como sendo “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”. Agora, meu amigo, cite pelo menos um deputado que faz isso! Cite...” O cidadão ficou sem ter o que responder ao desafio do deputado...

Torpedos

A “Revista Gol”, publicação da Empresa Linhas Aéreas Gol, publicou extensa e belíssima reportagem de seis páginas – com o título: “Encantos em prosa, verso e barro” – sobre Juazeiro do Norte.

Dom Fernando Panico (foto à direita) chega amanhã de São Paulo, mas voltará para lá – mais precisamente para a cidade de Limeira – no próximo dia 20 de novembro, para ordenar sacerdote o diácono Evandro Henrique Torlai. É o 46º sacerdote que dom Fernando ordena desde que assumiu a diocese de Crato há dez anos. O diácono Evandro Torlai é paulista. Fez seus estudos na cidade de Crato, onde reside na Rua Pedro II, na Comunidade Aliança de Misericórdia.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, justificando porque enviou na "surdina" e em “regime de urgência” um projeto de lei à Assembleia Legislativa daquele estado “estatizando” a Fundação Sarney, agora denominada Fundação da Memória Republicana Brasileira. Faz jus ao nome! Assim, explicou uma “penalizada” (tadinha!) Roseana: “A Fundação estava à míngua, perseguida por uma investigação de improbidade administrativa, sem receber recursos suficientes para se manter e não poderíamos fechá-la. O único jeito foi estatizá-la”... Ah, bom! Tá explicado!

Nesta crise do ministro Orlando Silva (PCdoB), o dado concreto – como diria o “Cara” –, é o inegável enfraquecimento do governo Dilma. Foram-se os dias nos quais a população brasileira acreditava na “faxina”, anunciada pela presidente, contra a corrupção da “herança maldita” que recebeu. Criativo, o povo definiu a sigla: “PCdoBolso”...



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31