xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 outubro 2011

TRT/CE inicia mutirão para cadastrar devedores trabalhistas em base de dados - postado por J Tavares


O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) iniciou na segunda-feira (24/10) um mutirão para cadastrar empresas ou pessoas físicas com débitos reconhecidos judicialmente no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. A base de dados será utilizada para emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), mais uma ferramenta para auxiliar quem venceu uma disputa na Justiça do Trabalho a receber os créditos a que tem direito.

Para realizar o cadastramento e também para inventariar todos os processos em tramitação na 1ª Instância, o TRT/CE agrupou as Varas do Trabalho do Ceará em quatro grupos. Nos dias em que for realizado o inventário, não haverá audiências, atendimento ao público e outros serviços cartorários. Todos os prazos ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia após o fim do inventário.

O primeiro grupo a realizar o inventário é formado pela Vara de Caucaia e 1ª, 2ª, 4ª, 6ª, 9ª, 10 ª, 13ª e 14ª Varas do Trabalho de Fortaleza. O trabalho será realizado entre os dias 24 de outubro e 8 de novembro.

Na sequência, o inventário ocorrerá no grupo composto pelas Varas de Maracanaú, Pacajus, 3ª, 5ª, 7ª, 11ª e 12ª Varas do Trabalho de Fortaleza e o Posto Avançado de Maranguape. As atividades ocorrem de 9 a 21 de novembro.

De 21 a 27 de novembro, o inventário será realizado nas Varas do Trabalho de Crateús, Sobral, Tianguá e Baturité. Por fim, as unidades judiciárias de Juazeiro, Crato, Iguatu, Quixadá, Limoeiro do Norte e Posto Avançado de Aracati vão inventariar os processos entre 1ª e 9 de dezembro.

Certidão: A primeira unidade judiciária a iniciar o inventário de processos com o objetivo cadastrar os devedores e ajustar dados estatísticos foi a 8ª Vara do Trabalho de Fortaleza. O trabalho foi realizado entre os dias 26 e 30 de setembro e inclui treinamento de servidores com o novo sistema, análise e separação de cada processo, entre outras atividades.

A base de dados será utilizada a partir de janeiro do ano que vem para emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT). Instituída pela Lei 12.440/2011, a CNDT servirá para comprovar a inexistência de débitos com a Justiça do Trabalho. O documento vai impedir, por exemplo, que empresas com débitos trabalhistas participem de processos de licitação com a Administração Pública.

fonte:Assessoria de Comunicação Social do TRT/CE - Telefones: 85 33889428 e 33889227

O CRATO EM FOTOS - 25 de Outubro de 2011


Uma imagem vale mais que 1000 palavras ?


Rua Dr. João Pessoa, há poucos instantes...

Img_3962

Continuam os trabalhos no centro da cidade. Do lado esquerdo o Banco Caixeiral

Img_3961

Logo abaixo, uma visão da Dr. João Pessoa, em direção à Bárbara de Alencar

Img_3936

Aqui, um trecho aonde o "calçadão" já começou a tomar forma:

Img_3967

O Dep. Sineval Roque foi visto na esquina da R. Bárbara de Alencar, concedendo autógrafos à população.

Img_3955

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça

Débito e crédito na saúde - Emerson Monteiro


E
xistem alimentos que nutrem; outros apenas satisfazem o prazer imediato da boca. Uns equilibram a saúde; outros tumultuam o roteiro das refeições, espécies de vilões da alimentação. Nesse mar de alternativas em que se transformou o mercado de produtos comestíveis, o sentido da nutrição virou assunto de risco, onde a indústria prima pela venda independente dos custos em saúde pública a que expõe a população.

Alguns exemplos disso podem vir à lembrança com extrema facilidade, desde que consideremos o uso indiscriminado de açúcares, acidulantes, alvejantes, corantes, flavorizantes, conservantes, antioxidantes, emulsificantes, etc. Uma parafernália de novos componentes vão acrescentados às mercadorias de consumo duvidoso, diante da quase total ingenuidade dos usuários, leigos na arte da culinária mercantilista, a ponto de virarem alvo fácil submisso ao ganancioso festival das experiências irresponsáveis.

Isso esquecendo a adoção indiscriminada dos defensivos agrícolas, habitantes inevitáveis de campos e fábricas. O que vale dizer andar a humanidade sob o crivo dos grandes conglomerados das facilidades oficiais da química. Há pouco tempo, formou-se no horizonte das mídias verdadeira batalha quanto à soja e outros transgênicos, porquanto hoje os engenheiros genéticos modificam, a torto e a direito, os elementos originais dos sistemas vivos, ocasionando mudanças inesperadas ao resultado final das cadeiras produtivas. A natureza artificializada pelo homem sujeita os seres a mutações jamais consideradas. Porém o caldo de alterações chega bem mais longe, haja vista a proliferação de ofertas desconhecidas para alimentar, tratar e prevenir, que circulam soltas nos balcões, longe de avaliações seguras em termos de consequências vitais.

Bom, mesmo assim ainda restam meios de sobrevivência fora da galáxia impessoal dos laboratórios, através dos alimentos selecionados um a um. Consciência alimentar exige cuidados especiais. Fugir ao máximo do açúcar, imposto nos refrigerantes, chocolates, bolos, sorvetes, doces em geral, massas brancas; das frituras, gorduras animais e vegetais; dos excessos de modo amplo; das tais facilidades alimentares de meio de rua. E, enquanto isto, adotar a segurança dos cereais integrais, dos peixes, das frutas da estação; evitar a saturação das bebidas alcoólicas, das drogas, dos churrascos de fim de semana. Estudar alimentação agora, mais do que nunca, representa gênero de primeira necessidade, para escapar das unhas afiadas dos profissionais da obesidade e dos desleixos no paladar da nutrição.

Por: Emerson Monteiro

O CRATO HOJE - 25 de Outubro de 2011



Etapa nacional do Festival Cariri da Canção começa dia 27


Canta Chapada e canta o Cariri no Festival Cariri da Canção, que neste dia 27 começa a etapa nacional com a participação de grandes músicos de todo o Brasil. No último final de semana foi realizada a primeira etapa, com a participação estudantil. Um grande público nos três dias de competição se reuniu no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, para curtir a boa música e também torcer. O primeiro lugar ficou para o cantor Hermano Morais. Ele também estará participando da etapa nacional, que acontece nos dias nos dias 27, 28 e 29, no Centro Cultural do Araripe.

Foram mais de 200 inscritos para esta fase. São músicos profissionais de vários estados do Brasil e do Cariri que estarão concorrendo. De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo, os 10 finalistas terão direito a participar de um disco que será gravado em estúdio. Além dos concorrentes apresentarem suas músicas inéditas, a atração principal confirmada para encerrar o festival este ano é o grupo Nós 4.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA:

Dia 27. Suzane e Lucas + Dudé Casado | Dia 28. De Repente Blues + Traduções Cariris | Dia 29. Na Estrada + Nós 4

Inscrições para concurso público da Prefeitura do Crato começam nesta terça-feira

As inscrições para concurso da Prefeitura do Crato serão abertas a partir de amanhã desta terça-feira, dia 25. O edital do concurso público da prefeitura do Crato foi publicado na última sexta-feira (21), nos principais órgãos de comunicação do Cariri, inclusive no site oficial da prefeitura www.crato.ce.gov.br e no Diário Oficial do Município.

As inscrições poderão ser feitas no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva, na Rua José de Alencar, próximo ao calçadão, centro da cidade e se encerrarão no dia 8 de novembro. O valor da taxa varia de acordo com a função escolhida pelo candidato que vai de R$ 40,00 a R$ 100, 00, distribuídas entre as categorias de níveis médio, fundamental e superior. As inscrições deverão ser feitas no Teatro, das 9 horas às 13 horas, e a taxa de inscrição deve ser paga em banco ou através de transferência bancária.

O edital mantém o concurso para 360 vagas. Só para professores são aproximadamente 130, além de analista ambiental, distribuídos nas categorias de agrônomos, geólogos, biólogos, engenheiro civil. Auxiliar cuidador social, auxiliar de enfermagem, agente administrativo, fiscal de tributos e muitos outros. Os aprovados serão convocados logo após a homologação do concurso, disse o Secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, que garantiu também o chamamento, caso haja necessidade, de alguns classificáveis.

O secretário informou que trabalha com a estimativa de oito mil candidatos inscritos e se isto acontecer o concurso terá uma média de 22 concorrentes para uma vaga, “o que seria um índice razoavelmente baixo”, disse Cristiano. Este é o quarto concurso público municipal realizado pelo prefeito Samuel Araripe, no seu sétimo ano à frente da administração. Sua meta, segundo disse, é deixar a prefeitura, em 31 de dezembro de 2012, com todos os servidores municipais devidamente concursados.

Vereador agradece serviço de limpeza da administração, no Distrito de Dom Quintino

O Vereador Fernando Brasil (PSB) durante expediente da Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 24 de outubro, na Câmara Municipal, agradeceu ao secretário de Infraestrutura do Município - José Muniz, em nome dos moradores do Distrito de Dom Quintino, pela limpeza realizada em rua da localidade. Os moradores já haviam reivindicado algumas vezes a ação do Município. Fernando falou, ainda, sobre a visita dos técnicos do Detran, na última quinta-feira, quando foi feita uma vistoria nos retornos da Avenida Padre Cícero – no município do Crato e estudada a possibilidade de reabri-los. O vereador ressaltou a preocupação com o Canal do Rio Grangeiro, diante das chuvas que estão caindo na Região e a aproximação da quadra invernosa.

Levantamento de áreas de risco em Crato será feito hoje, em reunião do COMDEC

A Comissão Municipal de Defesa Civil do Crato - COMDEC estará realizando neste dia 25, Reunião Extraordinária onde será feito o levantamento das áreas de risco no Município do Crato. A reunião acontece na Secretaria de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos, na rua 7 de setembro, 150, São Miguel, a partir faz 9 horas.

Secretário de Saúde do Crato parabeniza os Dentistas pela comemoração do seu dia

O Secretário de Saúde do Crato, Cícero França, cumprimenta todos os dentistas pelo seu dia, enaltecendo as qualidades desse profissional que trabalha literalmente em prol do sorriso saudável da comunidade.

Em virtude da comemoração do dia do Dentista, hoje, 25 de outubro, às 8 horas e 30 minutos, a Secretaria de Saúde do Crato oferece um café da manhã para esses profissionais de saúde de extrema importância para todos.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Crato promove Pré-Conferências

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou ontem, uma Pré-Conferência dos direitos da Criança e do Adolescente, no Centro de Referência da Assistência Social do bairro Vila Alta. O objetivo principal desse evento foi discutir melhorias da qualidade de vida para os jovens do município. De hoje, dia 25, até o próximo dia 31, estarão acontecendo as Pré-Conferências realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA:

Dia 25/10, hoje - às 14 horas - será realizada no Projeto ABC no bairro Alto da Penha, ministrada pelos conselheiros: Socorro, Isabel e Luzia.

Dia 26/10, quarta-feira,-às 14 horas - será realizada no Pólo de Atendimento Francisco José de Luna do bairro Muriti, ministrada pelos conselheiros: Isabel, Oldeide e Paulo

Dia 27/10 – quinta-feira, às 8 horas - será realizada no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras), ministrada pelos conselheiros: Socorro, Luíza e Genivan.

Dia 31/10 – segunda-feira, às 14 horas - será realizada no Pólo de Atendimento Madre Feitosa no bairro Seminário,ministrada pelos conselheiros:Luciana, Isabel e Penha.

CRAS Batateiras abre inscrições para cursos de capacitação

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Crato informa que a partir de hoje, dia 25, até o próximo dia 31 o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS do bairro Gisélia Pinheiro (Batateira), está com as inscrições abertas para os cursos de carpinteiro e marceneiro para homens e mulheres com idade acima de 18 anos. As inscrições podem ser feitas de 9 às 16 horas de segunda a sexta-feira. Os interessados devem comparecer ao CRAS munidos dos seguintes documentos:

*Cartão do Bolsa Família.
*RG
*Comprovante de residência

Para maiores informações ligar para os telefones: 3521-6425/6321, falar com Salma Vilar.

A secretária de Assistência Social Liduina Andrade ressalta que esses cursos de capacitação oferecidos pelos CRAS podem promover avanços significativos para os cidadãos que querem crescer no mercado de trabalho e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Festival UFC de Cultura Cariri! Atenção Artistas - Por: Janinha Brito


Depois de quatro edições em Fortaleza, o Festival UFC de Cultura se expande e acontece pela primeira vez no Campus do Cariri, de terça (25) até quinta-feira (27), na sede da Universidade Federal do Ceará em Juazeiro do Norte (Av. Tenente Raimundo Rocha, s/n). A programação inclui oficinas, debates e apresentações de grupos populares e culturais, como a da Orquestra de Rabecas, acompanhada de Di Freitas, na abertura oficial do evento, às 18h30min desta terça-feira (25). O Festival se encerrará com show do grupo Cabruêra, da Paraíba, a partir das 20h30min do dia 27, no palco principal do evento. As atividades do Festival resultam de desejo e organização dos professores e estudantes do Campus Cariri. Desde o primeiro semestre de 2011, um grupo de trabalho foi montado naquela Unidade Acadêmica para pensar de forma coletiva uma programação que contemplas-se sugestões de diversos setores. Toda a programação do Festival UFC de Cultura no Cariri é gratuita e está no site do evento, na seção "Cariri". E também pode ser acessada aqui.

O Festival UFC de Cultura no Cariri terá início antes mesmo de sua abertura oficial. Na terça-feira (25), às 15h, no pátio dos Encontros Universitários, haverá apresentações dos grupos populares Reisado Pé Trovão e Banda Cabaçal Santo Antonio e da ciranda de Val Andrade. Logo em seguida, às 17h, acontece show de Ermano Morais.

Já nos debates do Festival no Cariri, os rumos da universidade pública entrarão em pauta. Na quarta (26) e quinta-feira (27), às 14h30min, o auditório do Campus receberá o debate "Universidade, Cultura e Conhecimento". E na quinta-feira (27), a partir das 15h, ainda acontecem shows de Synkrasis e de Dudé Casado, com performance poética de Ramon Érico.

Além disso, são quatro opções de oficinas: Grafite, Colagem, Desenho e Confecção de instrumentos musicais. Ainda é possível realizar inscrições nas oficinas de Desenho e Confecção de instrumentos musicais, através do e-mail inscricoes.festivalufc@gmail.com.

O Festival UFC de Cultura no Cariri é uma realização da Universidade Federal do Ceará, através da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional e da Diretoria do Campus Cariri, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC). Conta com patrocínio do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Tem como parceiros o Centro Cultural Banco do Nordeste, o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE) e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), além de contar com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30