xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 outubro 2011

A Revitalização do Largo da RFFSA e a Politicagem Barata


Depois que começamos a nossa campanha no sentido de promover a revitalização do Largo da RFFSA, tenho recebido muitos e-mails de pessoas que estão levando a coisa para um lado que eu não gostaria e que seguramente, não é a minha intenção: A velha politicagem barata.

Politicagem, que no Crato, sempre é a bola da vez.

Considero a nossa reivindicação sobre o Largo da RFFSA justa, inclusive, conversei sobre isso pessoalmente com o Prefeito Samuel Araripe em entrevista que passou uma semana sendo veiculada no Blog do Crato. A nossa reivindicação válida apenas como uma sugestão para os administradores, mas detestaria vê-la transformada em motivo de brigas entre a situação e a oposição no Crato. Vai haver uma sessão na câmara, na Terça-Feira para discutir o assunto, e espero que possamos ser adultos, e tratar com sobriedade, seriedade, visando construir, visando o aperfeiçoamento.

Para estancar as críticas baratas que temos recebido dos que querem de alguma forma atingir a nossa secretária de cultura, talvez desmerecendo o seu valioso trabalho, quero reconhecer o muito que já fez a Secretária Danielle Esmeraldo e também a Primeira Dama Mônica Araripe, no sentido da própria revitalização daquele espaço através de muitos projetos que são executados e que envolvem também centenas de pessoas. A nossa reivindicação e o que eu chamo de REVITALIZAÇÃO é no sentido de melhorar o que tem dado certo, e retirar o que não tem dado certo, inserindo uma agenda cultural programada, mais segurança no local para evitar as drogas, mais cuidados com o ambiente, e talvez repensar aquela idéia das barracas de vendas de artesanato, ou a própria criação de um espaço para os turistas, já que o Crato precisa investir em turismo. Será que eu estou errado ?

Agora, não quero de maneira alguma, ser motivo de embates e brigas entre situação e oposição do Crato. Vamos com calma nisso aí. Procuremos discutir com celeridade, com objtividade, no sentido de trazer o bem à nossa cidade. Com picuinhas políticas não se chega a parte alguma. ESPERO que a reunião de terça-Feira possa ser produtiva, e se em algum momento eu mesmo perceber que a coisa tende para o lado da politicagem, serei o primeiro a denunciar e lamentar, pois não foi com essa intenção que eu redigi o meu apelo em favor da revitalização da Rffsa.

Dihelson Mendonça

Obras do Canal nem terminaram e já começaram a rachar - E quando vierem as chuvas ?

http://4.bp.blogspot.com/-ikHb3Rep7Mk/TqL64nZhDRI/AAAAAAAAapk/3wCwcE8T3Co/s1600/rachaduras_do_canal01.jpg

A reforma do Canal do Rio Grangeiro, "brilhantemente" conduzida pelo Governo do Estado, já está se rachando sem nem terminar. Nas proximidades do colégio objetivo, observam-se rachaduras e afundamento do solo.

Interessante que os partidários do Cid Gomes fazem questão de teimar que as obras de requalificação das praças centrais do Crato é do Governo do Estado, e cuja autoria é na verdade, da Prefeitura, mas nenhum deles quer assumir o fracasso que está sendo essa reforma do Canal do Rio Grangeiro. Por quê será ?

Texto: Dihelson Mendonça
Foto: Wilson Bernardo

CONVITE - União das Associações dos Filhos e Amigos do Cariri em Fortaleza


CONVITE


A União das Associações dos Filhos e Amigos do Cariri convida Vossa Senhoria e Excelentíssima família para o II ENCONTRO (BAILE DE CONFRATERNIZAÇÃO)

Data: 05.11.2011
Local: Náutico Atlético Cearense
Hora: 22:00h
Banda: Brasas Seis
Convite: R$ 15,00

Contatos:

Wagner Dantas - 9603-2220
Wilton Soares(DEDÊ) (85) 9613-3936
Pedro Jorge: 8785-6582
José Alexandre:8872.8308
Delano Freitas: 9903.2283
Paceli Luna:8895.9032
Leto Rocha: 9603.0750

Show da banda Al Capone Tá Bebo: sexta, 28, no SESC - JN



Al Capone não vê mais sentido em armar o circo para os outros. Agora Al Capone quer diversão e rock’n’roll. Na presente data Al Capone não quer resgatar nem cultura e nem arte. Isso não é problema dele. AL Capone não pertence a nenhuma ONG; a nenhuma milícia; a nenhum coletivo; e muito menos a nenhum fundamentalismo religioso. Al Capone não reconhece nenhuma espécie de gueto e acredita que as fronteiras devem ser destituídas de seus ícones, dos seus poderes e de suas glórias. Enquanto isso ele está lendo, nas horas sagradas do banheiro, uma tese sobre o poder enigmático das páginas de relacionamentos sociais na rede mundial de computadores. Diante da pós-modernidade e da horda constante de imigrantes tudo anda meio confuso e reduplicado. Assim, Al Capone não encontra sobriedade suficiente na realidade nem mesmo para conceituar o que é patrimônio da humanidade, mas ele se sente como tal. Essa é uma urgência, a outra é tocar rock’n’roll e se divertir muito no circo armado pelos outros.



Banda Al Capone Tá Bebo: show imperdível

FIQUE POR DENTRO - ENEM 2011 - Por Maria Otilia


O ENEM 2011 será realizado através da aplicações das provas, nos dias 22 e 23 de outubro. Fique atento:

01. O horário para a chegada no local das provas é a partir das 11:oo (horário para o Ceará);
02. Os portões dos locais de aplicação das provas serão fechados às 12:00(horário do Ceará);
03. Os candidatos deverão levar o cartão de identificação(inscrição) e um documento de identidade com foto. Somente será válido doumento expedido por órgãos oficiais;
04. O candidato deverá levar apenas caneta de material transparente e de tinta cor preta;
05. Quem está inscrito para fazer prova na EEFM Presidente vargas, atente para o endereço: A escola fica no bairro mirandão e não seminário como está no cartão de inscrição;
06. A EEF Dom Quintino fica no bairro Pinto Madeira, próximo a Igreja São Francisco;
07. Escolas:Polivalente, Liceu Diocesano e Liceu do Crato ficam no bairro Seminário;
08. Escolas Teodorico Teles, Estadual e Paraíba ficam no bairro Pimenta;
09. Escola 18 de Maio fica no centro, ponto de referencia Mercado Walter Peixoto.

" Lembrem-se" ! O ENEM é a forma mais democratica para o ingresso nas universidades, principalmente da rede federal.

Desejamos a todos os inscritos no EMEM 2011 ,muito sucesso !


CID GOMES:A Irresponsabilidade de Um Governo Vestido de Prepotência - Por Wilson Bernardo


Consertar o inconsertavel...Mas a maior culpa disso é o povo do Crato que nunca aprendeu a votar, e continua creditando um governo absurdamente contra o progresso de nossa cidade, quando ele paralisa obras importantes para o município, querendo com isso empurrar goela abaixo do povo, o seu próximo candidato a prefeito.

Cid Gomes tem certeza de que o povo do Crato é idiota e de fácil manipulação, mas o povo do Crato quer e permanece aceitando tais ofensas, e sempre descarregam seus votos em senhores tiranos e prepotentes que são os Ferreiras Gomes, que se dizem donos dos curais eleitorais do Ceará.

Uma engenharia desmilinguida de nos fazer de idiotas
Obra recém terminada e com poucas chuvas já se vai goela abaixo
Homens trabalhando para tapar feridas abertas
Pedras engaioladas sendo reforçadas com cimento
Se a chuva não der tréguas pedras vão rolar
É brincadeira tapar feridas com quatro milhões de reais

Por: Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Chove em 116 municípios do Ceará


Choveu em 116 municípios do Ceará, nas últimas 24 horas, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município de Cariús, na região do Cariri, registrou 205 milímetros de chuva, o maior índice de precipitações, seguido de Jucás com 143 milímetros. A região do Cariri foi a mais castigada pelas chuvas neste período.

O meteorologista José Maria Brabo explica que as precipitações estão acontecendo nesta época do ano devido o sistema de pré-estação - o período antecede o início da estação chuvosa que ocorre em fevereiro e maio.

"A causa da chuva no interior do Estado são resquísios de uma frente fria vinda da Bahia. Esse sistema é chamado de pré-estação e costuma acontecer somente nos dois últimos meses do ano", esclarece.

Fonte: Portal Verdes Mares
Foto: Chuva na Chapada do Araripe - Wilson Bernardo

REALITY SHOW - Por Valério Sobral

NE - Mas ele fica...por enquanto...

http://2.bp.blogspot.com/-kWoG10nnhZ0/TqI_BLK1VzI/AAAAAAAAaoE/td_q2h0xtAM/s1600/dilmarousseffaprendiz13.jpg


A presidente da República, Dilma Rousseff, está tão preocupada com a crise do Ministério do Esporte que convocou uma reunião de emergência logo que chegou de Angola.

Segundo o Estado de S. Paulo, ela já está certa de que o desgaste político de Orlando Silva é irreversível, e decidiu tirá-lo do comando da pasta. Mas a tendência é que o PC do B mantenha o controle do ministério. De acordo com a matéria do Estadão, Dilma ouviu os relatos do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o andamento das investigações contra Orlando no Ministério Público e na Polícia Federal.

A pedido de Orlando, a Advocacia Geral da União entrou com uma queixa –crime contra o policial militar João Dias Ferreira e o motorista Célio Soares Pereira, que o acusam de desvio de recursos no programa Segundo Tempo.

Por Valério Sobral


PODEMOS COMEMORAR MAIS UM ERRO? - CLÁUDIO SOUSA


NE - Olha só, e o mundo nem acabou na Sexta-Feira. E agora, José ?





O radialista evangélico norte-americano Harold Camping, de 89 anos, tem prometido desde o começo do ano que o mundo acabaria. Ele já preveu a data do Juízo Finalalgumas vezes, e atribuiu a culpa a uma "falha de cálculo". Mas o fim do mundo tem nova data, determinada por ele mesmo: Hoje sexta-feira, 21 de outubro.

Em vez de um grande terremoto cataclísmico, como Camping tinha previsto para 21 de maio, a aposta da vez é que a profecia esteja se realizando "espiritualmente" e que o apocalipse concreto vai ocorrer nessa sexta-feira. Na época do anúncio original, seguidores da seita que ele dirige, a Family Network, chegaram a gastar as economias de suas vidas inteiras na expectativa de serem arrebatadas para o céu. A Family Network tem 66 estações de rádio nos EUA, por meio das quais Camping faz seus anúncios proféticos.


E AÍ AMIGOS COMENTARISTAS, PODEMOS COMEMORAR MAIS UM ERRO? OU AINDA ESTÁ CEDO?

Por Cláudio Sousa - Blog do Sanharol ( Rede Blogs do Ceará ).


MPF-CE iniciará investigação sobre política na prevenção de câncer de mama e do útero no Ceará


O Ministério Público Federal no Ceará [MPF-CE] instaurou procedimento administrativo, solicitando informações sobre a política atual do município de Fortaleza e dos vizinhos à capital quanto à prevenção de câncer de mama e do útero.

Após analisar todas as informações, o procurador da República Alexandre Meireles Marques, autor do procedimento administrativo, deverá se posicionar quanto à política de prevenção de câncer de mama e do útero. Essa iniciativa vem complementar as iniciativas do movimento popular internacional de luta contra o câncer de mama chamado "Outubro Rosa".

Com base em ofício encaminhado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, após recebimento dos dados pelos municípios cearenses, o MPF deverá tomar as seguintes medidas: visitas de inspeção nas unidades de saúde do Estado do Ceará para averiguar a existência de mamógrafos e o seu funcionamento e o quantitativo de exames para detectação do câncer de útero. Também deverá ser adotada a verificação, junto às secretarias estaduais e municipais de saúde, sobre a existência e efetividade de políticas locais de prevenção de câncer de mama e do útero.

HOMENS E MULHRES - Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. A doença também atinge os homens, ainda que em menor proporção. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde [OMS], nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de dez vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

* Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público Federal no Ceará [MPF-CE] - Via Yuri Guedes

Enem começa hoje com 5,3 milhões de candidatos; 46% têm mais de 21 anos


A terceira edição do novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado, 22, às 13 horas, horário de Brasília. Com histórico de vazamento, erros de impressão, brigas na Justiça e transtornos para os estudantes, a edição 2011 do Enem é mais uma chance de o governo federal consolidar o exame como substituto do vestibular. Em todo o Brasil, são esperados 5.366.780 inscritos.

Os candidatos enfrentam neste sábado 90 questões das áreas de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, 23, é hora de linguagens, matemática e redação.

Adotado como processo seletivo por dezenas de universidades - algumas de modo exclusivo, outras como parte do processo -, os mais de 5 milhões de inscritos representam um recorde para o exame. Não por acaso, tem merecido crescente atenção específica em escolas e cursinhos pré-vestibulares.

Mapeamento dos inscritos mostra que 46% - o equivalente a 2,4 milhões de pessoas - têm mais de 21 anos. Dessas, 771 mil têm mais de 30 anos - o que responde a 14% do total.

É o caso do bancário e vestibulando Williams Reis Antunes, de 45 anos. Morador de Santo André, no ABC paulista, Antunes vai tentar uma “nova jornada” na vida. “Como o Enem substituiu vestibulares nas unidade federais, eu me inscrevi. Fiz um simulado e dei uma olhada nas provas anteriores. Estou apostando nas atualidades e na interpretação para me sair bem”, conta ele.

A chance de Antunes se dar bem não é pouca, uma vez que a prova favorece a interpretação de texto.
A também vestibulanda Carina Bezerra, de 38 anos, decidiu voltar ao cursinho para correr atrás de um sonho antigo: ser médica. “Eu me formei ano passado em Biomedicina, mas sempre quis Medicina. Comecei em março o cursinho, parei de trabalhar e estou me dedicando só para isso”, diz ela, aluna do Cursinho da Poli.

Interessada em uma vaga na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que usa a nota do Enem como primeira fase, Carina tem uma ajuda especial. “Meus estudos são em família. Converso muito com meu filho, que também vai fazer a prova, e com a minha filha, que vai fazer no ano que vem.”

No Estado de São Paulo, que têm o maior número de inscritos no Enem, 13,4% deles têm mais de 30 anos. Adultos. Se o recorte por idade mostra a grande participação de candidatos com mais de 21 anos, há participação também grande de alunos procedentes do sistema de Educação para Jovens e Adultos (EJA). São 463 mil inscritos com essa características.

A participação desse público no total de inscritos em cada Estado varia, em geral, entre 6% e 10%. Mas dois Estados têm mais de 20% dos inscritos vindos do EJA: Rondônia e Roraima, ambos na Região Norte do País. O vigia Marco Aurélio Matos, de 29 anos, morador de Boa Vista, capital de Roraima, conseguiu no ano passado, via Enem, o certificado de conclusão do ensino médio.

Matos havia abandonado os estudos antes de completar o segundo ano do ensino médio. Então ele recorreu ao sistema EJA para se formar. Agora, quer a universidade. “Acho que ainda estou com as coisas frescas na cabeça. Vou me esforçar, quero ser o último a sair e realizar o sonho de fazer uma faculdade”, afirma o vigia, que vai tentar usar a nota do exame para uma vaga no curso de Direito. “Se conseguir em outro Estado, eu mudo e me arrisco. O importante é que seja uma escola pública.”

Maior interesse. O diretor do Centro de Ensino Supletivo Asa Sul de Brasília, Wilson Araújo do Prado, diz ter visto um aumento grande no interesse pelo exame. Tanto pela possibilidade de certificação do ensino médio quanto pela chance de uma vaga na universidade. “Não temos um planejamento direcionado para o Enem. Procuramos fazer a educação de uma forma que possa contemplar o que também é pedido na prova”, explica ele.

Fonte: Estadão

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30