xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 outubro 2011

Prefeitura do Crato comemora os 158 anos de emancipação do Crato à Categoria de cidade

No próximo dia 20, a Prefeitura Municipal do Crato realizará solenidade, no Paço Municipal, pelos 158 anos de emancipação do Crato à Categoria de Cidade. a solenidade acontecerá às 8 horas.

O Prefeito Samuel Araripe e todo o seu secretariado parabeniza a cidade do Crato pelos seus 158 anos da elevação a condição de município, enfatizando que muitas ações ainda serão desenvolvidas para que o progresso e a qualidade de vida sejam sempre uma constante na vida de toda a comunidade cratense.

Parabéns Crato!


Computadores sempre dão defeito, hein ? Estamos operando hoje precariamente...

Em algumas horas voltaremos à normalidade...

A indústria está fabricando cada vez mais produtos descartáveis. Acompanho a evolução da informática desde 1980. Em 1993 comecei a comprar HDs ( Hard Disks - Disco Rígido ). Engraçado, que eu tenho um HD aqui fabricado em 1993 até hoje funcionando. Ele é minúsculo, apenas de 340Mb, praticamente não cabe nada, mas na época, era o máximo.

Em compensação, ao longo dos anos fui comprando outros HDs, outros computadores de diversas marcas, Seagate, Maxtor, Western Digital, Samsung... [ Hoje o espaço aqui é de 21 Terabytes [ 21.000 Gb ( 21.000.000 Mb ). Há poucos meses comprei alguns HDs de 1.5Tb ( 1500Gb e outros de 3Tb Seagate ). Já estou tendo problemas com eles. A nossa sorte é termos muitos backups, e nesse momento estou tentando restaurar o computador principal de edição com discos de backup, mas sem sucesso. Enquanto isso estou usando este auxiliar aqui para poder não deixar o Blog parar. Outras notícias mais tarde. Peço a compreensão de todos.

Abraços,

Dihelson Mendonça

FELICIDADE - Por: Cacá Araújo





Somente o espírito infantil é pleno de felicidade, isso quando a natureza das coisas ou dos homens não lhe ceifa o encantamento. Assim, creio que o/a ator/atriz ascende a esse status quando mergulha no transe criativo que a infância lhe legou. O resto é busca cotidiana que se acaba quando à terra tornamos, é realidade...

Cacá Araújo
18.10.2011


Quadrilha rouba caixa eletrônico em Quixadá



Uma quadrilha assaltou um caixa eletrônico do Banco do Brasil em Quixadá, na madrugada desta terça-feira, 18. O caixa localizava-se dentro de uma faculdade. De acordo com as primeiras informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o bando utilizou maçarico para abrir o equipamento. Ainda não há informações se o bando conseguiu levar dinheiro do caixa.

A Polícia da região realiza diligências para tentar capturar os assaltantes.

Fonte: O Povo


PT treina “patrulha virtual” para atuar na internet

NE - Já que não podemos impedir as denúncias de corrupção, vamos atacar a mídia que reclama dela ?

O PT vai montar uma “patrulha virtual” e treinar militantes para fazer propaganda e criticar a mídia em sites de notícias e redes sociais como Twitter e Facebook. O partido quer promover cursos e editar um “manual do tuiteiro petista”, com táticas para a guerrilha na internet. A ideia é recrutar a tropa a tempo de atuar nas eleições municipais de 2012.

“Vamos espalhar núcleos de militantes virtuais por todo o país”, promete o petista Adolfo Pinheiro, 36, encarregado de apresentar um plano de ação amanhã ao presidente da legenda, Rui Falcão. Os filiados serão treinados para repetir palavras de ordem e usar janelas de comentários de blogs e portais noticiosos para contestar notícias “negativas” contra o PT.

“Quando sai algo contra um governo petista, a mídia faz escândalo, dá página inteira no jornal. Temos que ir para cima”, diz Pinheiro.

“Nossa única recomendação é não partir para a baixaria e manter o nível do debate político”, afirma ele. A criação dos chamados MAVs (núcleos de Militância em Ambientes Virtuais) foi decidida no 4º congresso do partido, em setembro.”

Folha.com

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 18 de Outubro de 2011



XIV Semana de Ciência e Tecnologia da URCA será aberta nesta terça-feira

O evento contará com a participação de 500 inscritos da URCA e faculdades da região

Será aberta hoje,18, às 8 horas, no Salão de Atos, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a XIV Semana de Iniciação Científica, que contará com a participação de mais de 500 trabalhos inscritos, com diversas instituições de ensino superior da região. A Semana que irá até o dia 23, terá como objetivo divulgar a produção científica e tecnológica da URCA, junto à comunidade do Cariri e Centro-Sul Cearense, em especifico para a comunidade acadêmica e alunos de escolas públicas e privadas, proporcionando ao público participante maior conhecimento na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento contribui para a realização da comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, procurando interiorizar as ações nessa perspectiva, realizando eventos junto à sociedade, em especial comunidade acadêmica e das escolas públicas e privadas que estão em seu entorno.

A XIV Semana de Iniciação Científica contará com apresentação de trabalhos orais em dois turnos durante a semana, nos campi Crajubar Tarde e Pimenta I – Manhã; palestras sobre Ética e Pesquisa – ministrada pela Dra. Vitória Nicássia Sousa Félix; palestra sobre Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela Dra. Arlene Pessoa, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da URCA. Também haverá palestra sobre Geopark Araripe e Espaços Territoriais Protegidos – estratégia de desenvolvimento sustentável para o Araripe; exposição de pesquisa e resultados com acompanhamento de pesquisadores para explicações e apresentação, com três stands.

A Semana de Iniciação Científica contará com oficinas de reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafas PET, produção de sabão, composteira, réplica de Fósseis.

As oficinas contarão com público de professores da região. Serão abertas 50 vagas por para cada uma. A meta é capacitar docentes para serem multiplicadores, junto aos seus alunos.

URCA participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com a temática ‘Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’, foi iniciada neste dia 17 e vai até o dia 23, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A XIV Semana de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri (URCA), evento vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa foi cadastrada como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Serão apresentados durante esta semana, cerca de 500 trabalhos científicos e ações de pesquisa na Praça da Sé, no centro da cidade do Crato. Foram cadastradas ainda outras 38 ações, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, dentre elas cursos, oficinas, palestras, seminários, mesa redonda, visitas aos laboratórios da universidade e na sede do Geopark Araripe.

A URCA, como vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), contribuirá para a realização da comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, procurando interiorizar as ações voltadas para essas áreas, com eventos junto à sociedade, em especial comunidade acadêmica e nas escolas públicas e privadas que estão em seu entorno.

Mais informações pelo site:
www.urca.br
http://semanact.mct.gov.br

ECONOMIA 50 ANOS: I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento será realizado em novembro, na URCA

O Curso de Ciências Econômicas, da Universidade Regional do Cariri – URCA, dentro seus 50 anos de criação, realizará, entre 21 e 25 de novembro, o I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento e a XII Semana de Economia da URCA. De caráter permanente, o colóquio deste ano traz como tema ‘Economia Solidária e Sustentabilidade’. A programação ampla e diversificada interessa a pesquisadores, estudiosos e à comunidade acadêmica, mas também a gestores públicos e privados, sociedade civil organizada e à comunidade em geral.

As palestras e conferências trazem nomes como a economista Tânia Bacelar (UFPE); Ladislau Dowbor (PUC-SP); Airton Cançado (NESol/UFT); Manoel Jorge Pinto da Franca (ACB); e Carlos Alberto Tolov (URCA/ARCA). Os 50 anos do curso, com seus avanços e conquistas, também serão debatidos no evento. Completam a programação as oficinas, mini-cursos, comunicações científicas e lançamento de livros. A novidade da Semana de Economia deste ano fica por conta do destaque para uma programação de arte, que envolve Mostra de Filmes, Concurso de Fotografias, Oficina de fotografia digital, Exposição e apresentações artísticas com alunos e professores da URCA e ONG da região. A submissão de comunicações científicas ocorre entre 11 de outubro e 30 de novembro. A chamada para inscrição no Concurso de Fotografias será de 11 de outubro a 11 de novembro de 2011.

A programação detalhada do evento, o edital para a chamada das comunicações científicas e o regulamento do concurso de fotografias podem ser acessados através do site: www.urca.br Maiores informações: Departamento de Economia da URCA e com a Comissão Organizadora do evento, através do e-mail comissaocoloquiourca@yahoo.com.br

Professores efetivos tomam posse nesta quinta-feira, na URCA

Será realizada na próxima quinta-feira, 20, na sede da Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA), a posse dos novos professores efetivos da URCA, aprovados em concurso público. Foi assinada na semana passada, pelo governados Cid Gomes, a nomeação dos novos docentes a ingressarem no quadro funcional da instituição, em reunião com a Reitora da URCA, professora Otonite Cortez, e o Secretário da Ciência, tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira. Foram nomeados nove docentes para vários departamentos, ingressando em cursos como os de Artes Visuais e Teatro e Economia.

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 18 de outubro de 2011

Projeto Cinturão das Águas será debatido em Crato


A Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará informa a população em geral, que estará realizando três audiências públicas, nos municípios de Jati, Missão Velha e Crato, para apresentar o Projeto do Cinturão das Águas do Ceará. Jati Municipios convidados: Jati, Brejo Santo e Porteiras

Local: Jati - Auditório da Escola Moisés Bento, Centro do Município de Jati.
Data: hoje, dia 18, às 9 horas

Missão Velha - Municípios convidados: Missão Velha e Abaiara
Local: Missão Velha - Auditório da Câmara Municipal de Missão Velha - Palácio José

Corrêa Lima, Rua Padre Cícero S/N, Centro.
Data: Hoje, dia 18 às 14 horas

Crato - Municípios convidados: Crato, Barbalha e Nova Olinda
Local: Crato - Auditório do Centro Cultural do Araripe no Largo da RFFSA, Rua Ratisbona, s/nº Centro

Data: amanhã, dia 19 às 9 horas.

O projeto Cinturão das Águas prevê a construção de canais e adutoras com três mil quilômetros de extensão, percorrendo todo o Estado do Ceará. De acordo com informação do Governo do Estado, 92% da população cearense terá “segurança hídrica” após a conclusão da obra, em caso de períodos de estiagem.

Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato pelo telefone 88 3586 8011.

Fonte: PMC

CREDE 18 ENTREGA COMPUTADORES PARA OS ALUNOS COM MELHOR DESEMPENHO NO SPAECE 2010 -Por Maria otilia


A
Coordenadora da CREDE 18, a professora Eliana Estrela reuniu nesta segunda- feira (17/10), os diretores das escolas da rede estadual de ensino. Um dos objetivos da reunião foi informar o cronograma da entrega de computadores aos alunos que obtiveram melhor desempenho no SPAECE(Sistema Permanente de Avaliação do Ceará). Vale ressaltar que este momento da premiação é muito importante, principalmente porque vai incentivar aos alunos a continuação dos estudos depois do término do ensino médio.

O cronograma da entrega dos computadores será de 18 a 21 de outubro de 2011. Sendo contemplados alunos do 3ºano, das escolas de ensino médio (rede estadual) do município de Crato e demais municipíos pertencentes a jurisdição da CREDE 18.

O SPAECE é uma forma de avaliar a qualidade da educação do Ceará, bem como o planejamento de novas intervenções na busca da melhoria desta educação.

Foto:entrega de computador -2010

O ESPETÁCULO MAIS ESPERADO DO ANO!!!



A ambição desmedida do homem rico, a ganância cruel do norte-americano e a trama infernal vinda das trevas ameaçam o Sítio Fundão, importante reserva ecológica brasileira.

As forças do mal, lideradas pelo Bode-Preto, entram em disputa ferrenha pelo domínio da área, mas são enfrentadas pela legião do bem, liderada pela Caipora, deusa protetora da natureza. Somente o amor pode salvar o sítio da destruição total. Um enigma, proferido pela esfinge de Seu Jefrésso, contém todo o segredo do universo, capaz de restabelecer a paz e a harmonia. Donzela Flor, símbolo de pureza, precisa ser desencantada. O cangaceiro Edimundo Virgulino, valente e destemido, luta com bravura para salvar o sítio e conquistar o coração da donzela.

"A DONZELA E O CANGACEIRO"
!!!Mais uma superprodução da Cia. Cearense de Teatro Brincante!!!

Ao abordar a ecologia e o meio ambiente a partir de motivo factual doméstico, neste caso a luta pela preservação do Sítio Fundão, importante reserva ecológica na zona urbana na cidade do Crato-CE ameaçada de extinção, o espetáculo "A Donzela e o Cangaceiro" amplia o foco ao propor uma leitura da gana imperialista capitaneada pelos EUA, usurpadores das riquezas alheias. Envereda também pelo universo histórico e mítico do homem nordestino e universal, revisitando o cangaço e o mito da Caipora numa história fantástica, mas embrenhada “na” e “de” realidade.

"A Donzela e o Cangaceiro", obra premiada pela Funarte em 2007, é um projeto teatral que dá prosseguimento à determinação do dramaturgo Cacá Araújo em buscar a afirmação de uma dramaturgia nordestina e universal alinhada ao resgate e à difusão da cultura tradicional popular, fundada na expressão do imaginário do povo, nas lendas, nos mitos, nos causos, nas aventuras, nos romances, na história, nos mistérios que habitam a alma afoita e brincante do sertanejo, cujo sangue saltitante se perpetua no riso e na dor, na graça e no sofrimento, na desventura e na esperança.

ELENCO
Personagem – Ator (em ordem de entrada)

Mateus – Cacá Araújo
Catirina – Kelvya Maia
Pafúncio Pedregôso – Franciolli Luciano
Cafuçú – Paulo Henrique Macêdo
Feiticeira Catrevage – Jonyzia Fernandes
Vicença – Rosa Waleska Nobre
Dona Colombina – Samara Neres
Donzela Flor – Charline Moura
Caipora – Orleyna Moura
Troncho Sam – Márcio Silvestre
Edimundo Virgulino – Emerson Rodrigues
Bode-Preto – Joênio Alves
Seu Jefrésso – Jardas Araújo

TÉCNICA
Texto e Direção – Cacá Araújo
Assistência de Direção – Orleyna Moura
Cenografia, Iluminação e Sonoplastia – Cacá Araújo
Cenotécnica – Saymon Luna e França Soares
Figurino e Maquiagem – Joênio Alves
Adereços – Cristiano de Arajara e Mestre Galdino
Ritualística Corporal – Joênio Alves e Kelyenne Maia
Criação Musical – Lifanco
Instrumentistas – Lifanco e os atores
Criação e execução de efeitos sonoros – Lifanco e os atores
Operação de Luz – Paulo Fernandes
Operação de Som – Raquel Silva
Confecção de Figurino – Ariane Morais
Cinegrafia – Antonio Wideny (Toyota)
Fotografia – Gessy Maia
Xilogravura do Cartaz – Carlos Henrique
Designer – Felipe Tavares
Contra-Regra – Mauro Silvestre
Produção Executiva – Kelvya Maia
Produção – Sociedade Cariri das Artes

PARCERIA
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Casa Harmônica
Circo-Escola Alegria
Coletivo Camaradas
Ed Alencar

PATROCÍNIO

Governo do Estado do Ceará / Secretaria Estadual da Cultura - através do VI Edital de Incentivo às Artes, Lei 13.811 de 20 de agosto de 2006.
Prefeitura Municipal do Crato - através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30