xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 setembro 2011

Prefeito Samuel Araripe diz que a RFFSA já está revitalizada, confira a entrevista logo mais...


Leia ou ouça logo mais a entrevista de 1 hora de duração realizada nessa manhã com o prefeito Samuel Araripe ao Blog do Crato, que tratou das obras de requalificação do centro, do aterro sanitário ( Lixão ), Revitalização da RFFSA, Praças, e conversas gerais.

Quando questionado por este repórter sobre a nossa enquete da revitalização do espaço da RFFSA, o prefeito disse que não vê necessidade de revitalizar ali, porque ( segundo ele ), já está revitalizado. Disse que antes era um amontoado de lixo, e na sua administração foram construídos Biblioteca, Anfiteatro, Restaurante Popular, Teatro, Espaço para exposições de arte, etc. Ele leu o teor da nossa matéria ( enquete ) e viu as fotos de como a coisa funciona bem na cidade de Guaramiranga, com as bancas de vendas de artesanato, mas disse que é preciso ter muita cautela com a colocação de barracas para não sujar aquele espaço e seria preciso pensar bem sobre o assunto, que necessitaria de maior apoio da Guarda Municipal.

Confira toda a entrevista logo mais aqui no Blog do Crato.

Continuemos a votar na NOVA ENQUETE para a Revitalização do Largo da RFFSA em Crato ?


LEMBRETE: Continuemos a votar na nova enquete. A primeira apresentou um problema e foi desativada; Quando chegou nos 270 votos, voltou para 150.

Se você ainda não votou na nova enquete, por favor, vote. E se você votou só na primeira, vote na segunda, pois a primeira foi desativada. O que tá valendo é a nova enquete, que fica no Canto Superior direito do Blog do Crato.

Volto a convocar todos os cratenses que amam esta terra que não deixem de votar na enquete para a revitalização do Largo da RFFSA. Na primeira enquete estávamos com 270 VOTOS quando ocorreu um problema, e retornamos para apenas 150 "ótimos". Por isso, eu criei uma segunda enquete mais segura na aba lateral, no topo do Blog do Crato. Votem nela.

Peço que votem. Ela dará votos exatos, sem defeitos. Vamos cumprir o nosso papel democrático de reivindicar a revitalização de um espaço que é tão essencial à nossa cidade e está parado, ou melhor, servindo de reduto de usuários de drogas. Vamos em frente, pois somente com a força do povo, com a demonstração da insatisfação popular, com os movimentos, as autoridades tomam alguma providencia no sentido de solucionar os problemas que afligem as comunidades. Povo de boca muda, é povo dominado.

Abraços,

Dihelson Mendonça

ATENÇÃO! Prorrogadas as inscrições do Festival Cariri da Canção



ATENÇÃO!

Prorrogada as inscrições do Festival Cariri da Canção 2011. Não perca tempo se você ainda não se escreveu essa é sua chance de participar. Informações no Blog da Secretaria (culturacrato.blogspot.com) ou pelo telefone (88) 3523.2365. Participem!

Editais + Ficha de Inscrição você encontra disponível para download no site da Prefeitura Municipal do Crato/CE (www.crato.gov.br)

Secretaria De Cultura Crato

ATENÇÃO - Inscrições abertas para concurso público do Crato a partir do dia 3 de outubro


O concurso público municipal do Crato para 360 vagas já teve todo o seu processo de licitação concluído. No último dia 21 de setembro foi assinada a ordem de serviço para a realização do certame e agora a próxima etapa será o encaminhamento do edital para ser avaliado e acompanhado pelo Ministério Publico do Ceará, para que seja promovido dentro da maior transparência possível, com o acompanhamento dos órgãos fiscalizadores. As inscrições para o concurso deverão iniciar no dia 3 e até janeiro de 2012 os novos concursados já estejam sendo convocados.

Para torná-lo inteligível, a Secretaria de Administração e Planejamento do Município teve a preocupação com a credibilidade e a idoneidade da empresa escolhida para realizar o certame. Ou seja, caso contrário, poderia comprometer a lisura e a retidão de todo o processo.

A empresa fortalezense, Serviço de Consultoria Técnica aos Municípios Ltda., foi a vencedora da licitação. Tem mais de 18 anos de atuação no mercado e já realizou diversos concursos públicos em diferentes municípios cearenses como Abaiara, Acarape, Acarau, Alto Santo, Aquiraz, Areradá, Baturité, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Ibicuitinga, Pereiro, Piquet Carneiro, Santana do Cariri, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Crateús, Fortim, Horizonte, Ipaumirim, Jaguaribara, Itapipoca, Marancaupe, Marco, Milagres, Missão Velha, Paracuru, Monsenhor Tabosa, Pires Ferreira, Poranga, Quixadá, Quixeramobim, Quixerê, Redenção, Russas, Salitre, São Benedito, São Gonçalo, Senador Sá, Tamboril, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa.

O secretário de Administração e Planejamento do Município do Crato, Cristiano Siebra Felício Calou, explicou que, tão logo o Ministério Público tenha feito as considerações a respeito do edital, o documento será assinado pelo prefeito Samuel Araripe e publicado no Diário Oficial do Município. A previsão é que as inscrições comecem na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, e a realização do concurso aconteça imediatamente, logo após o encerramento do processo de inscrição. Com a homologação do resultado, os aprovados serão convocados de imediato, possivelmente no início de janeiro de 2012.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

O Comentário do Dia - 26 municípios condenados á falência em benefício de 1 - Por: Alessandro Meirelles



CENTRALIZAÇÃO!

"TODA CENTRALIZAÇÃO É MALÉFICA, SEJA DE CONHECIMENTO, SEJA DE RIQUEZA, SEJA DE POBREZA, SEJA DE BURRICE. O QUE ACONTECE HOJE NO CARIRI, QUE PRA MIM SÓ EXISTE GEOGRAFICAMENTE, É UMA CENTRALIZAÇÃO PERVERSA. 26 MUNICÍPIOS ESTÃO CONDENADOS À FALÊNCIA EM BENEFÍCIO DE APENAS UM.

A REGIÃO DO CARIRI SÓ VAI EXISTIR DE VERDADE NO DIA EM QUE HOUVER UMA DESCENTRALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO, POIS ESSA CENTRALIZAÇÃO TRAZ TAMBÉM MUITOS MALEFÍCIOS PARA O CENTRALIZADOR, QUE O DIGA A VIOLÊNCIA E FAVELIZAÇÃO! NÃO NOS ESQUEÇAMOS DOS EXEMPLOS DA REGIÃO SUDESTE E NORDESTE!! ACORDEM ELEITORES DESSES MUNICÍPIOS!!!!!"

Alessandro meirelles
Rua nelson alencar
Cidade: crato-ce

Professores - COMANDO DE GREVE EM CRATO PEDE APOIO À CÂMARA MUNICIPAL


O comando da greve dos professores da Rede Estadual de Ensino, no município do Crato participou nesta terça-feira, dia 27 de setembro, da Sessão Ordinária da Câmara Municipal. O principal objetivo foi falar sobre a situação em que se encontram as negociações e solicitar o apoio dos legisladores ao movimento de paralização. Um dos líderes do comando – professor Samuel Duarte Siebra fez um relato em tom de desabafo sobre a postura do Governador Cid Ferreira Gomes e dos partidos que compõe a sua base. Na concepção do professor está havendo intransigência por parte do Governo, em alguns momentos desrespeitando princípios democráticos. Uma das principais bandeiras do movimento é garantir o pagamento do piso nacional, uma conquista histórica dos professores do País.

O Presidente da Câmara Municipal – Vereador Florisval Coriolano (PTC) afirmou que solicitou ao ex- Governador Ciro Gomes, por ocasião da sua presença sábado, dia 24, em Crato, que intervisse junto ao Governador Cid Gomes, seu irmão, no sentido de resolver junto com os professores o impasse. Florisval garantiu, também, o apoio da Câmara ao movimento dos professores, embora reconheça que os alunos e a sociedade cearense ficam prejudicados. Coriolano ressaltou que a luta dos educadores não pode ganhar sentido partidário e eleitoral para não se dividir, pois neste momento a união é o que mais interessa.

Todos os vereadores discussaram a favor dos professores, reconhecendo a importância do profissional da educação no processo de formação e transformação da sociedade. Os veredores, em nome da Câmara, prometeram publicar uma nota de apoio à greve, contendo o nome de todos os legisladores e seus respectivos partidos.

O professor Cacá Araújo ( foto ) solicitou da Câmara um envio de uma nota de repúdio ao Governador Cid Gomes e seu irmão Ciro Gomes.

Fonte: CMC

Rodovia Várzea Alegre a Farias Brito está esburacada


O trecho de 40 km da Rodovia BR 230 entre as cidades de Várzea Alegre e Farias Brito está em péssima condição de tráfego. A buraqueira aumentou no primeiro semestre deste ano, durante o período invernoso, e permanece trazendo transtornos para os motoristas.

É preciso ter paciência para fazer a travessia. O tempo de viagem que era de 30 minutos em média, agora dobrou. São inúmeros buracos a cada quilômetro percorrido.

A maioria dos buracos ocorre no mesmo local onde no passado já foi recuperado. É preciso atenção dos motoristas que trafegam em ziguezague para desviar das rachaduras e verdadeiras crateras.

No início da quadra invernosa, o asfalto da BR 230 entre Várzea Alegre e Farias Brito já dava sinais de desgaste. Havias vários buracos, mas com atenção, os motoristas conseguiam desviar. Agora, em face do intenso fluxo de veículos, o trecho ficou comprometido e exige cuidados dos condutores e providências concretas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para recuperação da pista.

O trecho da BR 230 faz ligação entre as rodovias estaduais CE 060 (conhecida Estrada do Algodão) e a CE 386, até a cidade do Crato. É o principal acesso entre as regiões Cariri (Sul) e Centro-Sul. “É preciso ter paciência e cuidado para não quebrar o carro ou estourar um pneu”, disse o motorista de veículo de transporte alternativo, Francisco Oliveira. “A estrada está acabada”.

Blog Centro Sul/Diário

Geopark Araripe terá veículo e novos equipamentos de informática para o projeto


A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Projeto Geopark Araripe, foi beneficiada com um veículo Ford Ranger, XL13P, a diesel, ar condicionado e tração 4x4, ano e modelo de fabricação 2011, cor prata. O termo de cessão de uso de bem móvel foi firmado pela Secretaria das Cidades e a URCA, representada pela Reitora, Professora Otonite Cortez.

O veículo será utilizado no desempenho das atividades do Projeto, que atualmente possui nove geossítios, em seis cidades da região. O Geopark Araripe foi reconhecido, na última semana, com o Selo Verde, da Unesco, avaliação que credencia de forma positiva o projeto por mais três anos, sendo atualmente o único nas Américas.

Também por meio de termo de cessão firmado entre a Secretaria das Cidades e Universidade Regional do Cariri (URCA), o Geopark Araripe terá à disposição sete microcomputadores, uma estação gráfica e um notebook. Todos os equipamentos serão destinados de forma exclusiva para atender o projeto, em sua sede administrativa, agora em funcionamento à Rua Carolino Sucupira, no Campus do Pimenta, em Crato.

FOnte: URCA

X Congresso de História da Educação do Ceará será encerrado neste dia 28


A URCA foi uma das instituições organizadoras do evento, que conta hoje, em seu encerramento, com conferência do escritor norte-americano, Ralph Della Cava

Educadores de história no Estado e da Região do Cariri estão reunidos, desde o último domingo, para participar do X Congresso de História da Educação do Ceará, que trata como tema dos Discursos, Ritos e Práticas: A Educação Popular, Cívica, Midiática e Religiosa em Perspectiva Comparada. O evento termina neste dia 28 e reúne nomes como o escritor norte-americano, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, Ralph Della Cava. O evento está acontecendo no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

Na abertura contou com a presença de autoridades das universidades do estado, a exemplo do Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício Melo.Professores e acadêmicos da URCA estão participando das conferências, com apresentação de trabalhos relacionados à pesquisas nas áreas afins ao tema em foco. A conferência de abertura foi proferida pelo professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Dihatay Bezerra de Menezes.

O evento contou com a parceria do Grupo de Pesquisa e Estudos em História e Memória da Educação do Cariri da URCA, em consórcio com o grupo de Pesquisa, História d Educação Comparada, do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC e o MEDUC. Também contou com o Grupo de Pesquisa em História Educacional da UVA em sua organização.

Da URCA estão participando das conferências e mesas de debates, os docentes Josier Ferreira, Pedro Barros, Núbia Ferreira, Zuleide Fernandes Queiroz, além de professores da UFC, Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), dentre outras instituições de ensino superior.

O professor Régis Lopes, da UFC, no segundo dia da conferência destacou a diferença entre história e memória, ressaltando a importância de ambas para salvaguarda do conhecimento passado. No debate, que enfocava o tema Estado, Igreja e Escola: alianças e disputas pela educação, participaram também os docentes Edgar Patrício, da UFC, Josier Ferreira, da URCA, Graça Loiola, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Meirecele Calíope Leitinho.

Está sendo realizado na Universidade Regional do Cariri (URCA), o I Curso Multiprofissional de Tecnologia em Saúde. O tema central do evento, que também realiza a I Oficina de Avaliação de Tecnologias Hospitalares é “Sustentabilidade do Sistema Único de Saúde”. A abertura oficial do evento acontece nesta segunda-feira, com a presença de representantes de diversas instituições do estado na área da saúde, como a Secretaria de Saúde do Estado.

Fonte: URCA

Dep. Sérgio Novais rechaça denúncia sobre sumiço de dinheiro e chama ex-vereador Rogério de “inadimplente”


NE
- E continua a briga do Grupo Cidista com o grupo do Dep. Sérgio Novais pela direção do PSB em Fortaleza. É interessante observar que o governador Cid Gomes já aparece na TV, com um sorriso nos lábios e falando no seu partido, como quem finca em definitivo uma bandeira no território. Mas ao que parece, muita água ainda vai rolar em baixo da ponte, principalmente porque o Sérgio Novais foi reconduzido recentemente à direção do partido por meio de uma assembléia com 800 militantes.

Sobre denúncia feita pelo ex-vereador Rogério Pinheiro (PSB) acerca do sumiço de R$ 140 mil do caixa do PSB de Fortaleza, o presidente destituido da legenda, Sérgio Novais, manda nota par ao Blog. Confira:

Diante das recentes denúncias do dirigente do PSB, Rogério Pinheiro, acerca a movimentação financeira do partido, informo:

Há aproximadamente seis meses Rogério Pinheiro vem obstruindo os recursos do partido, se recusando a assinar cheques, atrasando compromissos da legenda – como pagamento da folha e de impostos – e impedindo a realização de pesquisas e eventos do PSB, entre eles os seminários que debateram temas como “Planejamento Urbano” e “Transporte Público em Fortaleza”, a fim de formar militantes e possíveis pré-candidatos para a construção de um projeto de gestão para a capital cearense.

Diante do impasse, autorizei que a movimentação do partido fosse feita pelos primeiro e segundo tesoureiro do PSB. Tenho documentos que comprovam todos os gastos do partido, bem como a recusa de Rogério em assinar os cheques da legenda.

Considero as acusações feitas à imprensa como uma tentativa de criar um clima de instabilidade partidária. Rechaço esta atitude, especialmente de quem, na condição de tesoureiro, nunca zelou pelas finanças do PSB, sendo, inclusive, inadimplente com suas contribuições financeiras à legenda.

Atenciosamente,

Sergio Novais.
( Via Eliomar de Lima )

Compreendendo a Notícia:

Briga no PSB de Fortaleza vira caso de polícia

A crise interna no PSB de Fortaleza está longe de um desfecho e já virou até caso de Polícia. Rogério Pinheiro, 1º secretário de Finanças do partido, denuncia que cerca de R$ 140 mil foram retirados ilegalmente da conta bancária da sigla, deixando o PSB “inviabilizado financeiramente”. O responsável pelo ato que fere o estatuto do partido teria sido, segundo Rogério, o presidente destituído Sérgio Novais, que foi afastado do comando da legenda no último dia 15.

Rogério Pinheiro, que integra a parte da ala histórica do PSB que rompeu com Novais, explica que apenas ele poderia autorizar as ordens de pagamento em nome do partido. Por isso, solicitou ontem à Caixa Econômica Federal que explique como esse montante de recursos saiu da conta da agremiação. A resposta deverá sair amanhã, quando a nova direção da sigla deverá realizar um Boletim de Ocorrência na Polícia. Em seguida, acionará a Justiça para conseguir reaver os recursos.

Apesar do caso ainda não estar esclarecido, Rogério afirma ter tomado conhecimento de que Sérgio Novais enviou ofício à Caixa autorizando o 2º secretário de Finanças do PSB, Marcos Pires, a assinar os cheques em nome da sigla. “Isso é uma irregularidade grave, já que o estatuto do partido é muito claro ao dizer que o 2º secretário (de Finanças) só pode assinar se o 1º estiver impedido, o que não é o caso”, esclarece Rogério.

Fonte: O Povo

Notícia Política 1 - Prefeito Samuel Araripe só divulgará os nomes dos seus sucessores em meados de Dezembro


"Quem se precipita, também perde o fôlego mais rápido.."

Sucessão Municipal


Em entrevista concedida na tarde desta terça-feira ( 27 ) ao Blog do Crato, o prefeito Samuel Araripe disse que somente divulgará o nome do seu candidato à sucessão municipal em meados de Dezembro. No restante do mês de setembro e outubro estarão sendo trabalhados os nomes dos seus vereadores, porque o prazo para filiação partidária para quem concorrerá às eleições de 2012 encerra-se no próximo dia 08 de outubro.

O prefeito Samuel disse que não tem pressa em divulgar nomes. "O nosso candidato deverá ser um cidadão honesto, trabalhador, e que com certeza terá o melhor projeto de desenvolvimento para o Crato. Temos questão fechada sobre esse perfil." Ainda segundo o prefeito: "muita coisa ainda está por se definir no cenário político local e estadual, nas coligações, e nos partidos. Temos ainda praticamente hum ano à frente das eleições, de modo que acho muito precipitado sair divulgando e especulando nomes agora. Muitas vezes as pessoas que se precipitam, perdem também o fôlego mais rápido. Por isso, pretendemos somente ao final de dezembro, estar divulgando os nossos nomes à sucessão municipal"

Samuel fala sobre a autoria do projeto das praças Centrais

"Fiquei muito surpreso quando li no Blog do Crato que um jornalista da cidade de Sobral apontou que o projeto que ora realizamos na nossa cidade teria sido de um vereador daquela cidade. Além de não conhecer esse vereador, nunca ouvi falar, quero dizer que esse projeto é da nossa autoria. Está no Plano de Requalificação Urbana do Crato - PRU, para quem quiser ver lá na Prefeitura. Projeto, aliás, elaborado desde o ano de 2005 pelo Arquiteto José Sales, que é um dos mais competentes arquitetos do Brasil. O projeto que hoje é executado nas ruas do Crato foi gestado através de audiências públicas com a sociedade, e inserido no conjunto das obras de requalificação que projetam um Crato para daqui a mais 20 anos. "

"Esse projeto vem desde 2005, e é parceria da Prefeitura do Crato com o Banco Mundial e Governo do Estado do Ceará. Na verdade, os recursos provém do Banco Mundial que repassa para o Governo do Estado que o repassa à construtora. O Governo do Estado é um intermediador. A prefeitura, além de elaborar o projeto, promoveu as audiências, entra com várias contrapartidas, desde a troca das tubulações que estão em andamento, construção de quiosques, etc. Na época do desenvolvimento deste projeto, o secretário das cidades e que participou de todas as discussões era o Joaquim Cartaxo. Volto a dizer, que este projeto não foi gestado há 9 meses como alguns querem posar de autores de última hora. O projeto é da nossa autoria e vem desde 2005 da elaboração do Plano de Requalificação Urbana - PRU que elaboramos juntamente com o arquiteto José Sales e é financiado pelo Banco Mundial"

Por: Dihelson Mendonça
Para o Blog do Crato

Notícia Política 2 - André Barreto, ex-Presidente do CONPAM, deixa PV e vai para o PSB



Intervenção do PV na direção do Crato e falta de autonomia é um dos motivos da mudança.

O Ex-Presidente do Conselho de Política e Gestão de Meio Ambiente (CONPAM), André Barreto Esmeraldo, se filia neste sábado (24) ao PSB, em ato comandado por Ciro Gomes no Crato. O ex-verde foi candidato a prefeito em 2008 e 1º suplente de deputado federal até a legislatura passada.

Um dos motivos que o levaram a sair do PV é a falta de autonomia do partido nos municípios, que não pode decidir seu próprio rumo político. No caso do Crato, André e o grupo estavam construindo uma candidatura a Prefeito na cidade quando o presidente estadual, Marcelo Silva, fez uma intervenção, afastando a diretoria existente e colocando outro grupo no comando do partido no município, alinhado com a Prefeitura atual.

O caso teria sido a gota d'água para a saída de André Barreto, que já não estava confortável no PV, que tem seus 2 deputados estaduais atuando como opositores ao governo Cid Gomes. O fato de principalmente o deputado Roberto Mesquita atuar como forte opositor de Cid na Assembléia tem deixado receosos alguns candidatos a prefeito pelo PV, que temem ser tratados como oposição pelo governador.

Com a ida para o PSB, André fortalece o projeto cidista na região e chega como potencial candidato a prefeitura do Crato. Junto com ele seguem para o PSB diversos suplentes de vereador, além de toda a direção anterior do PV do Crato.

-------------------------
Fonte: Karlos Pereira

Notícia Política 3 - PMDB realiza evento para filiar Ronaldo Gomes de Mattos e novos membros


O empresário Ronaldo Gomes de Mattos, de 44 anos, assinou ficha de filiação ao PMDB de Crato durante festa na tarde da sexta-feira ( 16 ) com a presença do Senador Eunício Oliveira. O salão do Crato Tênis Clube recebeu um público entusiasmado superlotando as dependências. No momento da assinatura foram muitos os aplausos em meio a execução do Hino do Crato e uma chuva de papel picado dando um colorido especial junto com os balões de ar decorando o ambiente nas cores do partido.

Uma mesa colocada ao lado da platéia acolheu cerca de 80 novas filiações afora a de Ronaldo que é empresário do ramo de cerâmica e construção civil. Ele é pré-candidato a Prefeito do Crato e não escondeu a alegria em ver tantos parentes, amigos e correligionários presentes ao ato político. “Por sua visão moderna de fazer política, Ronaldo é a esperança dos cratenses que farão opção pela gestão para dar ao Crato a guinada que o município precisa”, disse o Senador à Imprensa na entrada do clube.

Já no pronunciamento, historiou o seu ingresso na política em 1997 quando deixou o conforto, o dinheiro e os negócios das empresas já com 20 mil funcionários para cuidar de seis milhões de cearenses. A decisão, como disse, foi para abraçar a devoção à causa popular em gratidão a generosidade de Deus para como a sua pessoa. No discurso, comparou a Ronaldo que, na sua visão, segue o mesmo caminho com o objetivo de trabalhar para todos “fazendo política com seriedade.

Eunício falou que Ronaldo não seria mais empresário e sim político para cuidar do povo como forma de agradecer a bondade de Deus em relação ao mesmo. “Ele quer dar o seu suor e o seu sangue para cuidar desta cidade que tanto precisa”, argumentou. A festa não reuniu apenas peemedebistas, mas políticos filiados ao PC do B, PSB, PT e PSDB alguns, inclusive, como direito a discursos. Foi o caso do médico Walter Brito (PC do B) observando que o Crato necessita de renovação política.

“De passado já nos basta”, afirmou em meio ao entusiasmo que o fez lançar o nome de Eunício Oliveira como candidato a governador do Ceará. Para o também médico Marcos Cunha (PT), Ronaldo começou bem ao escolher um partido de tradição e lutas históricas. Ele fez menção às reuniões constantes entre esses partidos que estão próximos em função da “preocupação com o Crato querendo criar uma correlação de forças capazes de transformar a cidade, pois estamos do lado do Crato”.

O novo peemedebista pegou carona nestas falas e definiu o momento como o começo de um grande projeto para o município. “Ingresso na política por convicção e vontade de servir. Crato precisa de ações que visem o interesse de todos e não apenas de alguns. Crato é de todos e é por ele que entro na política”, disse Ronaldo diante dos aplausos da multidão convocando-a a enfrentar os desafios. Empolgado, filosofou dizendo que a única maneira de ser feliz é poder contribuir com a felicidade dos outros.

Os discursos foram iniciados por um precursor do PMDB cratense. O professor aposentado da URCA, Eugênio Dantas, manifestou o desejo de ver novamente o partido no governo, enquanto o deputado estadual Daniel Oliveira definiu a festa como uma demonstração da força de Ronaldo e do carinho das pessoas com ele. O vereador de Fortaleza, Walter Cavalcante, pediu para Ronaldo que, no de caso eleito, lute pelo povo mais carente e que mais precisa.

Outro que abonou a ficha de Ronaldo Gomes de Mattos foi o presidente em exercício do PMDB no Ceará, Gaudêncio Lucena. O deputado federal Raimundo Macedo esteve cedo no Crato Tênis Clube, mas teve que sair deixando o empresário do ramo farmacêutico, Francisco Soares Freire, representando-o. Na conversa com a reportagem do Site Miséria, Freire definiu Ronaldo como um jovem criativo, dinâmico e trabalhador.

Estiveram presentes ainda os prefeitos de Assaré, Evanderto Almeida; e de Nova Olinda, Afonso Sampaio, ambos do PSDB e a prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Oliveira (PMDB). Além destes, a ex-vereadora Edna Almino, o líder político André Barreto, profissionais liberais, empresários, estudantes, donas de casa e dirigentes classistas.

Josenildo Mourato

Notícia Política - 4 - PSB de Cid e Ciro Gomes lança pré-candidatura de Sineval Roque para Prefeito do Crato


Na noite do último sábado ( 24 ), com a vinda ao Crato do ex-deputado Ciro Gomes, em que houve um bate-boca com os professores em greve defronte ao prédio da associação comercial, foi realizado um encontro do Partido Socialista Brasileiro ( PSB ) aonde foi lançado o nome do deputado Sineval Roque como pré-candidato à sucessão municipal na cidade do Crato.

Na ocasião, o parlamentar agradeceu a indicação e disse que o Crato precisa de união política. “Estou feliz pela indicação. Acredito que esse é o momento de unir os partidos e as forças políticas cratenses. O Crato vive um momento crítico na sua política e precisamos de união para reverter esse quadro e oferecer o que há de melhor para a população do município”, avalia Roque.

O Elogio de Ciro Gomes

Para o ex-deputado federal Ciro Gomes, o deputado Roque é o melhor nome para a política cratense. “Roque tem experiência administrativa e o Crato precisa de pessoas novas na política, de pessoas comprometidas com o município”, disse Ciro. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, disse que o encontro representa alinhamento dos partidos e a expectativa de novas filiações. “O nome do deputado Roque é consenso no PSB como pré-candidato à prefeitura do Crato. E os nomes do vice-reitor da Urca, Patrício Melo e do ex-presidente do Conpam, André Barreto, podem ajudar no projeto de reforma política a ser instalado na cidade”, afirmou Roberto Cláudio.

O evento contou com as presenças de lideranças locais, do secretário das Cidades, Camilo Santana, do secretário da Fazenda, Mauro Filho, dos deputados federais Arnon Bezerra, Raimundo Macedo e Antonio Balhman, do ex-deputado federal Ciro Gomes, além dos deputados estaduais, Roberto Claudio (PSB) presidente da Assembleia, e Zezinho Albuquerque (PSB).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Dep. Sineval Roque

Notícia Política 5 - Marcos Cunha diz em entrevista que é Pré-Candidato a prefeito pelo PT em Crato


O médico Cratense, Dr. Marcos Cunha concedeu entrevista ao site contraponto cariri e segundo suas palavras: "Eu não sou candidato a vice de ninguém. Sou pré-candidato a prefeito pelo meu partido”. Marcos, que já foi candidato a prefeito do Crato em 1989 e perdeu, volta confiante na união das oposições. Na entrevista, criticou os partidos que desejam romper a unidade das oposições e avisa ainda que agora não é momento para se falar sobre cargos. Marcos defendeu a discussão com a sociedade de projetos para a cidade e com os partidos da base aliada dos governos Cid Gomes e Dilma Rousseff.





VÍDEO - Em Crato - Bate-Boca e Discussão entre Ciro Gomes e os Professores

Atendendo a pedidos...

A professora Barros filmou este "diálogo" entre Ciro Gomes e os professores defronte ao prédio da associação comercial do Crato. Palavras como "molecagem" e outras foram ouvidas e o clima era muito tenso. No Facebook, o professor Alexandre Lucas publicou o vídeo com as palavras:

"Manifestação no Crato - Ciro chama professores de desinformados e moleques e ainda tenta passar da agressão verbal. O deputado Roque fica só olhando veja o vídeo e comprove!"

Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe no topo do Blog.



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31