xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 setembro 2011


http://1.bp.blogspot.com/-LJ5UUB8SWEg/TnzqrKgCoyI/AAAAAAAAZjQ/2hhUjbtwt6c/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif


Edição de 26 de setembro de 2011

Granito do Cariri

O granito é uma rocha formada de três minerais: mica, quartzo e feldspato, sendo mais duro que o mármore. Depois de passar por beneficiamento industrial, o granito é muito usado como um piso nobre, pois além da sua invulgar beleza, é dotado de muita durabilidade. Pouca gente sabe que o Cariri possui reservas de granito, ainda inexploradas. Uma espécie do granito aqui existente – conhecido pelo nome Cariri, de tonalidade rosa escura – é encontrada nas cercanias da Colina do Horto, extensão da zona urbana de Juazeiro do Norte, onde também está localizado o geotope Granito (integrante do Geopark Araripe) e o monumento ao Padre Cícero.

Perspectiva de produção

O empresário cratense Rommel Bezerra de Menezes (foto ao lado) possui um imóvel rural próximo à Colina do Horto, o Sítio Leite. Rommel estuda a possibilidade de explorar o Granito Cariri, ali existente. Até então não o fez porque os custos com a produção não compensavam, dada a oferta do granito proveniente do sudeste brasileiro, que chega à Região Metropolitana do Cariri com preço competitivo. Recentemente, Rommel Bezerra esteve no estado do Espírito Santo, conhecendo um maquinário mais moderno e mais econômico destinado à exploração das rochas de granitos. Dependendo de estudos complementares, Rommel poderá vir a explorar – num futuro próximo – as pedras do Granito Cariri existentes no Sítio Leite.

A santa do Cariri
O Cariri é um chão de místicos. O próximo dia 24 de outubro lembrará os setenta anos da morte de Benigna Cardoso, uma jovem assassinada aos 13 anos de idade, na localidade de Inhumas, em Santana do Cariri, por defender sua virgindade. Ela foi morta por um rapaz, de nome Raul, que lhe fez propostas amorosas recusadas de forma categórica pela mocinha. Tresloucado, Raul sacou de uma faca que trazia e golpeou por três vezes o corpo franzino da menina. Um dos golpes quase decepou a cabeça da jovenzinha, tamanha a fúria que dominava o homicida. Desde 1941 o povo de Santana do Cariri passou a chamar Benigna de “A Santa Mártir”. Lá ela é venerada e graças são alcançadas por intercessão dela.

Igreja Católica aprova devoção
Padre Christiano Coêlho, vigário por décadas de Santana do Cariri, já falecido, escreveu, ao lado dos dados de nascimento de Benigna, no Livro de Batizados da Paróquia: “Morreu martirizada às 4 horas da tarde do dia 24 de outubro de 1941 no sítio Oiti. Heroína da Castidade. Que sua santa alma converta a freguezia e viva de proteção às crianças e às famílias da paróquia. São os votos que faço da nossa santinha”. O bispo de Crato, dom Fernando Panico, instalou a Comissão Pró-Beatificação de Benigna, para estudar documentos sobre Benigna. E um padre da diocese de Crato foi a Roma, neste mês de setembro coletar dados para instruir a causa diocesana do processo de beatificação.

O exemplo de Pernambuco
Estive no final da última semana no Agreste Pernambucano e fiquei surpreso com a evolução das cidades daquela região. Lá o patrimônio arquitetônico está sendo valorizado. Portais e monumentos (a maioria homenageando os padroeiros dessas cidades) foram construídos (Na foto ao lado a entrada de Belo Jardim). Tudo de bom gosto. Uma lição para Crato! Alguém tem ideia de quando foi construído o último monumento público em Crato? Não custa lembrar. A estátua de Cristo Rei – o ícone desta cidade – foi erguida na década 40 do século passado, há mais de setenta anos. De lá para cá nenhum monumento público foi aqui construído. Crato não possui portal-de-entrada, nem monumentos homenageando o fundador da cidade ou a sua Padroeira.

Existem as exceções

Louve-se, no entanto, a consciência histórica e o zelo de alguns párocos cratenses. É o caso do padre Edmilson Neves, Cura da Catedral, que mandou restaurar as imagens da padroeira de Crato – uma peça de madeira com 1,85 metros de altura – e a do Senhor Morto. Esses trabalhos foram feitos pela restauradora Gabriella Federico, que acaba de restaurar, também, a imagem de madeira de São Miguel Arcanjo, da paróquia do mesmo nome existente em Crato. Gabriella está agora debruçada sobre a restauração de uma pequena imagem – com mais de 200 anos – de São Vicente Ferrer, pertencente ao Santuário Eucarístico Diocesano. Essa imagem foi adquirida, provavelmente, por dona Luíza Bezerra de Menezes, a primogênita do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro. A mesma que ajudou na construção da pequena capela de São Vicente Ferrer, existente até a primeira década do século passado, derrubada para dar lugar a atual Praça Siqueira Campos.

E viva o “Brasil-Potência”

Para constranger a presidente Dilma Rousseff, na sua ida à ONU, os funcionários de consulados e embaixadas do Brasil ao redor do mundo enviaram uma carta à secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reclamando dos salários e das condições de trabalho nas missões brasileiras, classificadas por eles como "desumanas". Os diplomatas brasileiros dizem que seus salários configuram “nível de pobreza nos EUA” já que o piso é de apenas US$ 2.200, apenas 10% acima do valor de 1996, ou seja, do que ganhavam há 15 anos, no governo FHC. Enquanto isso, no Brasil, esposas de militares das três forças armadas fizeram manifestações pedindo aumento de salários para seus maridos. O famoso “panelaço”...

No mais

Segundo presidente da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, em 2008, custava caro ao contribuinte brasileiro manter seus operosos vereadores, deputados (estaduais e federais), e senadores. O gasto com a Câmara e o Senado no Brasil é 10 vezes superior ao peso correspondente para um cidadão britânico ou alemão; 8,8 vezes mais do que custa para um súdito espanhol; 5 vezes mais do que paga um norte-americano... O custo nominal de um deputado federal brasileiro é mais de 150% superior ao de um parlamentar britânico. A maioria das Assembleias Legislativas estaduais do Brasil custa mais para o cidadão do que custam todas as assembleias dos países europeus. Entre as Câmaras Municipais, as de São Paulo e Rio de Janeiro são as campeãs mundiais de gastos. E para completar: cerca de 35% do total de deputados e 38% de senadores brasileiros respondem em segunda ou terceira instância a processos judiciais por delitos graves ou já foram punidos por Tribunais de Contas. Em Goiás esse índice é de 73% e em Rondônia, 58%.

Um autêntico profeta

O general Mourão Filho escreveu um livro – na década 70 do século passado –onde consta esta reflexão, (sem alusão a ninguém especificamente): "Coloca-se na presidência de um país, qualquer medíocre, louco ou semianalfabeto, em seguida uma "tropa" de bajuladores surge, fazendo do elogio uma forma de troca, convencendo-o que é um político genial, um grande homem e tudo que faz está certo. Logo o transformam de beócio a sábio, de louco a gênio, de primário a estadista. Esse tipo de pessoa no poder, não tem limites e com o apoio de tantos no coro de adulação e bajulação, se transforma em um "monstro perigoso".

De Nova Olinda para o Brasil

José Emerson Pereira da Silva é o nome de batismo do jovem, que saiu de Nova Olinda, em 2006, em direção a Curitiba, para tentar melhor sorte na vida. Na capital do Paraná ele começou trabalhando como servente de pedreiro, mas tinha um sonho: ser garçom. Foi mais além! Trabalhando no Curitiba Comedy Club, desde 2010, Emerson teve oportunidade de mostrar seu lado artístico. Hoje, além de escrever, Emerson do Ceará (este seu nome artístico) interpreta e faz humor, comprovando que o Ceará é mesmo um celeiro de humoristas.

Curtas

– Os professores da rede municipal de ensino de Barbalha em assembleia realizada no Salão Paroquial, no último dia 19, decidiram manter a greve, iniciada desde o dia 2 de setembro. Como se gritava antigamente, nos "anos de chumbo": “professores unidos, jamais serão vencidos”. Será que isto ainda funciona nestes tempos dos "cumpanhêro"

– E por falar em greve, somente no Ceará – durante a primeira semana da greve dos servidores dos Correios – 630 mil cartas e encomendas deixaram de ser entregues. Enquanto isso, funcionários da empresa privada DHL Express eram vistos – na conurbação Crajubar – entregando encomendas e utilizando modernos GPS, para facilitar a localização dos endereços. A DHL Express registrou aumento de 14% nas suas encomendas.

– Desde a última 5ª feira, 22, a Passaredo Linhas Aéreas passou a operar no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte (CE). A Passaredo liga a Região Metropolitana do Cariri às cidades de Fortaleza, Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA), São Paulo (Guarulhos), Ribeirão Preto (SP) e São José do Rio Preto (SP).

– Em Juazeiro do Norte os políticos sempre se unem quando os interesses da cidade falam mais alto. Adversários no pleito de 2010, o prefeito Manoel Santana (PT) e o deputado federal Manoel Salviano (PSDB) são agora “carne e unha”. Eles estão unidos para implantar o Polo Químico Farmacêutico da Região do Cariri... em Juazeiro do Norte, claro! O polo é um projeto para dotar o Cariri de novas tecnologias de insumos químicos farmacêuticos, diminuindo nossa dependência externa nessa área. O Brasil importa, anualmente, mais de 50 bilhões de dólares em insumos.

– O grupo hoteleiro multinacional Accor – em parceria com o Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e ADIT Brasil –, vai implantar em algumas cidades nordestinas um modelo inédito de franquia para os chamados hotéis Formule 1. Segundo o diretor de Desenvolvimento Brasil da Accor, Abel Castro, o Nordeste foi a região escolhida para receber os hotéis Formule 1 no Brasil. No Ceará, as cidades selecionadas para ganhar os hotéis Formule 1 foram Maracanaú, Sobral, São Gonçalo do Amarante e Juazeiro do Norte.

– A inflação voltou a subir. O PIB continuou a cair. A produção industrial brasileira insiste em se contrair. Corruptos e corruptores continuam a agir. O dólar chegou, na última 5ª feira, dia 22, a R$ 1,90... Os satélites detectaram que em agosto voltou a crescer o desmatamento na Amazônia. Professores em greve. Funcionários dos Correios em greve. Servidores dos Bancos Oficiais (Caixa, Banco do Brasil, BNB) poderão iniciar nova greve na próxima 3ª feira. Herança maldita ou simplesmente uma “marolinha”?

Isonomia “republicana”

Enquanto os milhões de aposentados que ganham mais de um salário mínimo não terão nem a reposição da inflação, no reajuste em 2012, foi aprovado um reajuste de 59% do auxílio-moradia para os ministros do Supremo Tribunal Federal–STF ( passou de R$ 2.700,00 para R$ 4.300,00),. Não satisfeito, o ministro Luiz Fux, enviou notificação à presidente Dilma interpelando sobre a razão de não ter sido incluído no Orçamento de 2012 o reajuste dos magistrados, em torno de 15%. Se os ministros do STF fossem tão rápidos para julgar os processos, como são para defender seus benefícios, o Brasil seria um país de Primeiro Mundo!



Em MS, árbitro é morto a tiros enquanto apitava final de torneio


Crime aconteceu na tarde deste domingo (25) em distrito de Nova Andradina. Além do árbitro, outra pessoa morreu e uma ficou ferida, diz Polícia Militar.

Um árbitro de futebol foi morto a tiros enquanto apitava a final de um campeonato amador na tarde deste domingo (25) em um distrito de Nova Andradina, a 297 quilômetros de Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar, um homem não identificado chegou ao campo em uma motocicleta e efetuou vários disparos.

Outras duas pessoas foram atingidas, segundo a PM. Um homem baleado morreu durante o socorro. A terceira vítima foi encaminhada ao hospital para receber atendimento. O torneio era organizado pela prefeitura de Nova Andradina e contava com a participação de oito equipes. Os times de Casa Verde A e 17 de Abril disputavam a final da competição, segundo informações da página oficial da prefeitura. A equipe de perícia da Polícia Civil esteve no local para colher vestígios, e a autoria do crime será investigada.

G1

Bancários iniciam greve geral nesta 3ª feira


I
nsatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todos o país pretendem iniciar uma greve na próxima terça-feira (27). A categoria quer reajuste de 12,8%, mas a última proposta da Fenaban, apresentada na sexta-feira (23), foi reajuste de 8%.

Na pauta da Campanha Nacional de 2011, os bancários também reivindicam a valorização do piso salarial, aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Na reunião de sexta-feira com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente o percentual proposto para o reajuste salarial e julgou que a proposta não traz aumento maior para a PLR, nem a valorização do piso.

O Comando Nacional dos Bancários informou ter comunicado à Fenaban que, amanhã (26), haverá assembleias em todo o país para organizar a greve a partir desta terça-feira.

Jornal O Povo

Novas liminares adiam IPI de carro importado


M
ais duas importadoras conseguiram na Justiça adiar por 90 dias o pagamento das novas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A Justiça Federal concedeu liminares a importadoras de Ribeirão Preto (SP) e Vitória (ES) no final de semana. O governo tentará derrubar as decisões nesta semana, mas terá trabalho para conter a proliferação de novas decisões semelhantes por todo o País.

Nas decisões, os juízes afirmaram que deve ser respeitado o prazo de 90 dias a contar da publicação do decreto determinando o aumento antes que as novas alíquotas do imposto passem a ser cobradas dos contribuintes. As duas importadoras - Phoenix Comércio Internacional (ES) e Zona Sul Motors (SP) - só teriam de pagar as alíquotas em dezembro, conforme decisões da Justiça Federal em Brasília.

A primeira liminar adiando a cobrança das novas alíquotas foi dada quatro dias depois de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciar o aumento em 30 pontos porcentuais o IPI de automóveis e caminhões para montadores que não utilizarem no mínimo 65% de conteúdo nacional ou regional (Mercosul). A 1.ª Vara Federal Cível de Vitória (ES) suspendeu a cobrança no processo da empresa Venko Motors do Brasil, empresa que importa carros da chinesa Chery no Estado.

Desde então, as empresas estão recorrendo à Justiça para garantir o mesmo direito. De acordo com os juízes responsáveis pelas decisões, a cobrança imediata do novo porcentual seria contrária à Constituição.

"Assim é completamente descabida, porque é inconstitucional a incidência imediata da majoração determinada pelo decreto (...). Deve, portanto, ser respeitado o interregno de 90 dias contado da publicação do decreto, somente podendo ser exigido o tributo após a fluência desse prazo", afirmou na sua decisão o juiz José Márcio da Silveira e Silva, da Justiça Federal do DF.

Agência Estado


Hospitais cearenses receberão verba do Ministério da Saúde



Dois hospitais universitários cearenses devem receber recursos do Ministério da Saúde neste ano. O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, ambos da Universidade Federal do Ceará, devem receber mais de R$5 milhões, cada um, segundo portaria publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial da União.

A medida faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, que dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais pelos ministérios da Saúde, da Educação e da Planejamento. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, R$ 250 milhões serão disponibilizados a 44 hospitais universitários federais.

A descentralização dos recursos está condicionada ao envio ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação dos termos de compromissos firmados entre os hospitais e os gestores estaduais e municipais. O Fundo Nacional de Saúde deverá providenciar a transferência do montante em três parcelas, a partir da competência setembro de 2011.

Agência Brasil/ Diário do Nordeste Online

Está em estudo construção do SESI/SENAI em Iguatu


O diretor administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Fujita, confirma inauguração das novas instalações do Sesi/CE e Senai/CE até o dia 30 de janeiro de 2012. Segundo Fujita, as ações serão de grande importância para os empresários locais, devido à abrangência no atendimento em educação profissional, saúde e lazer, ressaltando ainda a modernidade das instalações e do projeto arquitetônico do SESI/SENAI sobralense.

A expansão das ações do Sistema FIEC para outras regiões do Ceará faz parte da observação, por parte da administração da entidade, da necessidade de renovar e ampliar os serviços oferecidos pelo Sistema Indústria cearense.

Carlos Fujita informa que está em fase de estudo a construção de unidades do SESI/SENAI no Pecém, região metropolitana de Fortaleza, e em Iguatu, região Centro-Sul do estado.

Fonte: Iguatu Diário

Incêndio consome 80% de área de Parque do Rola-Moça em MG


Os incêndios que atingem áreas de preservação ambiental na Serra do Rola-Moça e na Serra do Cipó, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), já consumiram mais 650 mil m² de vegetação, segundo o Corpo de Bombeiros, que ainda não conseguiu conter as chamas. Os trabalhos foram interrompidos neste domingo e continuarão na segunda-feira (26) de manhã.

No Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, uma das mais importantes áreas verdes do Estado, aproximadamente 80% da área total do parque foi queimada, segundo os bombeiros. Hoje, 27 bombeiros e alguns brigadistas combateram as chamas, com ajuda de helicópteros. Os trabalhos agora serão concentrados em preservar as áreas de mata atlântica e proteger as casas que correm risco de serem atingidas. Na Serra do Cipó, onde está localizada uma das reservas naturais mais importantes do país, ao menos 500 mil m² de vegetação já haviam sido consumidos pelo fogo, que começou na quarta-feira (21), na cidade de Morro do Pilar. Neste domingo, cerca de 70 homens, entre bombeiros e brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), atuaram no local, com ajuda de um helicóptero.

A Serra do Curral também é atingida por um incêndio desde as 13h30 deste domingo. Segundo os bombeiros, as chamas são altas e de grande intensidade. Foram deslocadas três equipes para o local.

Ontem, na Mata da Baleia, os bombeiros contiveram um incêndio que consumiu 50.000 m². Também no Parque Nacional do Papagaio e no Parque Estadual da Serra do Cabral os bombeiros atuaram para apagar incêndios. Os incêndios atingem regiões de preservação ambiental que ficam na cadeia montanhosa conhecida como Serra do Espinhaço. A região é considerada pela Unesco uma reserva mundial da biosfera, pela sua diversidade de fauna e flora.

A Serra do Cipó, por exemplo, é a reserva brasileira com maior número de espécies endêmicas (que se desenvolveram somente no local) e abriga um grande número de espécies em extinção. O parque é também um importante sítio arqueológico, com paredões rochosos que atestam a presença humana há mais de 12 mil anos na região.

Para os bombeiros, é possível que o fogo tenha sido causado propositalmente.

"A maioria dos incêndios são causados pelo homem, é difícil que um incêndio dessa proporção seja natural, apesar do clima seco", disse o sargento Eduardo Quirino, 42, responsável pela assessoria da corporação. De acordo com estatísticas da corporação, de 17 de agosto a 12 de setembro deste ano foram registrados 1.931 em áreas de mata da região metropolitana de Belo Horizonte.

RAPHAEL SASSAKI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Ceará volta a vencer e se distancia da zona do rebaixamento


O Ceará voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após seis partidas. Neste domingo, bateu o Coritiba por 3 a 2, no estádio Presidente Vargas, e se mantém fora da zona do rebaixamento. Com a vitória, o Ceará chega aos 30 pontos e sobe para a 14ª colocação. O Coritiba permanece com 36 e fica na nona posição na tabela do Brasileiro. Os gols do Ceará foram marcados por Roger (dois) e Edmilson. Bill descontou para o Coritiba, duas vezes. Na próxima rodada, o Ceará vai enfrentar o Atlético-MG, na Arena do Jacaré. O Coritiba joga contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli.

O JOGO

Sem vencer há seis jogos, o Ceará entrou pressionado pelo fantasma da zona do rebaixamento. Se impôs na partida e colocou fim à série de maus resultados, mas assustou o torcedor. Ficou duas vezes na frente, mas deixou o Coritiba empatar, até fazer o terceiro gol e controlar o confronto. Com bastante velocidade, os times partiram para o ataque. O Ceará foi mais eficiente e abriu o placar primeiro, aos 7min, com Roger, em um belo lance de bicicleta, após receber cruzamento dentro da área. O Coritiba precisou de apenas 12 minutos para empatar. Bill recebeu dentro da área e chutou, sem chances para o goleiro do Ceará. Aos 39min, Edmilson cobrou falta com perfeição e recolocou o time da casa a frente no placar.

Folha OnLine

Movimento em prol do campus avançado da Universidade Federal em Iguatu mobiliza população


Na manhã do último sábado ( 24 ), Iguatu deu mais um importante passo para vinda do Campus Avançado da Universidade Federal em Iguatu, com a presença de autoridades políticas, religiosas, entidades estudantis, professores e lideranças comunitárias na realização de uma passeata pelas principais ruas da cidade objetivando a sensibilização do governo federal na implantação da tão sonhada unidade para nossa região.

O início do evento se deu com uma concentração de todos os envolvidos na Praça Gonçalves de Carvalho (Praça da Caixa). No local a classe estudantil compareceu com faixas, cartazes e ecoando gritos de revindicação a favor da vinda do campus. No discurso de abertura, Laelton Alencar presidente da UMESI e Ivo Ferreira diretor da URCA/Iguatu ressaltarm a importancia de todos estarem mobilizados perante a causa.

Representando o poder legislativo municipal, estiveram na passeata toda a bancada de apoio da atual gestão “Sabemos que a nossa mobilização surtiu efeitos, a grande maioria dos que querem o bem de Iguatu, estão sensíveis e já firmaram compromisso com o anseio do povo Iguatuense” disse o presidente da Câmara Vereadores Ednaldo Lavor. Já para o vereador Aderilo Filho autor da proposta na Câmara que busca a vinda do campus, ressaltou em entrevista que a ação agora é todos, pois busca o desenvolvimento não só de Iguatu e sim de toda região centro sul “Todos estão determinados a mudar a realidade de nossa região, a expectativa é que este empenho se concretize na implantação do campus avançado da UFC”,disse Aderilo Filho.

Novo aliado

Recém-chegado de Brasília onde o Prefeito Municipal de Iguatu Agenor Neto que ao lado do senador Eunício Oliveira (PMDB) e do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB), estiveram reunidos com o chefe do executivo em exercício do Brasil, Michel Temer onde puderam apresentar dados que colocam a necessidade de Iguatu em ter a sua representação da UFC. Ainda na Capital nacional o gestor conquistou mais um aliado na luta em prol da vinda do campus. O Deputado Federal José Nobre Guimarães (PT) em seu discurso disse estar totalmente comprometido, e que jamais viu, mobilização parecida para a conquista de tal benefício, “senti o anseio deste povo, quando Agenor Neto me convidou para participar desta caminhada, aceitei prontamente, pois vi no mesmo a vontade de trabalhar e consolidar a vinda desta universidade. Me comprometo em assumir, essa bandeira de luta no Câmara dos Deputados. A vontade de vocês (Público) a partir de hoje será a minha também.” disse o Deputado Guimarães em seu discurso.

Antes de ser iniciada a cominhada, o Deputado e o Prefeito assinaram uma carta de compromisso com a causa. A reportagem do Portal Iguatu.Net após terminino da passeata na Praça da Matriz conversou com o Prefeito Agenor Neto, o mesmo avaliou positimavente mais uma ação pela vinda da UFC em Iguatu “conseguimos mais um aliado e demos um passo a mais nesta empreitada, onde todos que queiram o bem de nosso municipio possa participar. Não posdemos nos acomodar e o próximo passo será no dia 30 deste mês.” Disse o prefeito ao lembrar da data da audiência pública que aboradará a vinda do campus.

A audiência terá início às 09 horas, no Ginásio do Liceu, além do prefeito Agenor Neto, já foram confirmadas as presenças dos senadores Eunício Oliveira e José Pimentel; do deputado federal Aníbal Gomes; Deputado Estadual Zezinho Albuquerque e várias lideranças políticas das regiões Centro Sul e Vale do Salgado. O senador Inácio Arruda (PCdoB) ainda deve confirmar presença.

Fonte: www.iguatu.net

O rádio - Por José de Arimatéa dos Santos


O rádio é vanguarda na comunicação e um grande companheiro em qualquer hora. Mesmo com a introdução de novas tecnologias esse meio de comunicação sobrevive e se destaca cada vez mais devido principalmente a sua grande aproximação com o ouvinte. Notícia, música e entretenimento é o tripé da programação do rádio que infelizmente empobrece a cada dia devido musicalmente faltar a variedade de estilos. Só toca um único tipo de música. E cá entre nós de péssima qualidade. Para mim rádio tem que tocar tudo.

Quantas noites ficava a escutar as rádios internacionais com programação em português, além das grandes emissoras nacionais e principalmente os grandes locutores do rádio esportivo nacional. Prefiro o rádio AM por que tem ainda um linguajar do povo e sem firulas. Peca um pouco o som que ainda é um pouco ruim e quando se escuta à noite e chove aí é que o som fica mais ruim. Para mim como ouvinte não tem coisa melhor que ficar trocando de rádio e quanto mais distante melhor. O som tem uma hora que vai sumindo, sumindo e logo volta aquele som bem potente. O som some poucos segundos bem no melhor momento do futebol ou da música.

Com a internet podemos escutar nossas rádios preferidas e com um som de boa qualidade. Isso é bom, pois estaremos sempre ligados com o que acontece com a região que nascemos e temos as nossas raízes. É importante ressaltar também a web rádio onde é possível escutar uma programação mais rebuscada e de melhor qualidade. Sem sombra de dúvidas o rádio se revigora com as novas tecnologias e a tendência é de melhora para nós ouvintes dessa mídia.

Infelizmente no aspecto político as emissoras de rádio não têm independência por pertencer a grupos políticos e esse fato se reflete no caráter parcial de muita notícia. Isso significa um deserviço a democracia e vale tudo para desinformar a população. Outro aspecto que enfatizo é que hoje é meio complicado ter algum programa de rádio que faça a classificação das músicas, pois só tocará um estilo musical. Dificilmente escuta-se hoje em dia uma programação que nos contemple com MPB, rock, forró(estilo Luiz Gonzaga), música brega e regional, além da música internacional.

Mas mesmo assim gosto e muito de ouvir rádio. Seja através do aparelho de rádio, pelo celular e pelo computador. Para mim mesmo que o futebol passe na tv a narração não chega perto do rádio. As notícias acontecem na hora e ao vivo e o repórter anuncia aos quatro ventos e a cidade fica bem informada. O rádio parece muito com o livro por que o ouvinte imagina como as coisas acontecem. É assim quando lemos um bom livro de literatura. Vamos formando na mente as cenas de acordo com o desenrolar da história. Portanto, o rádio é essencial.

Brasileiros se endividam - Aumenta uso de cheque especial no País



Bancos temem estouro de cartões de crédito em janeiro

Os brasileiros estão ficando mais pendurados no cheque especial. Nos últimos meses, enquanto a crise econômica dava sinais cada vez piores, aumentou o número de clientes que permanece com a conta corrente no vermelho. Em julho, 4,9% dos clientes estavam usando o limite da conta em período entre 15 e 90 dias. Esse grupo de brasileiros tinha, somado, R$ 984,8 milhões negativos em conta. A cifra cresceu rapidamente nos últimos dois meses e o movimento pode ter sido gerado exatamente por clientes que usaram o limite da conta para pagar o maior pagamento mínimo no cartão que entrou em vigor em junho.

Em maio, 3,5% das contas correntes estavam no vermelho entre duas semanas e três meses. Após meses seguidos de redução do uso do limite do cheque especial, aquele mês atingiu a menor utilização desde setembro de 2008, exatamente quando a crise começou. Ou seja, após meses seguidos de certa desorganização do orçamento familiar, muitos clientes vinham conseguindo quitar as dívidas e, paulatinamente, deixavam o cheque especial.

Mas os ares mudaram completamente em junho, quando o porcentual das contas penduradas por esse período aumentou para 4,4%. A reviravolta coincide com a entrada em vigor da primeira fase do esforço do governo em elevar o pagamento mínimo no cartão de crédito. Desde 1.º de junho, toda conta de cartão que chega à casa do cliente deve, obrigatoriamente, ser paga em pelo menos 15%. Até 31 de maio, o pagamento mínimo era de 10%.

Em julho, a trajetória continuou e o índice se aproximou de 5%. Com essa guinada, o universo das contas correntes que permanece entre duas semanas e 90 dias com saldo negativo aumentou R$ 271,2 milhões.

"Os números mostram que o Banco Central conseguiu fazer com que fosse revertido um movimento perigoso que estávamos vendo. Finalmente, o brasileiro começou a trocar a dívida do cartão pelo cheque especial", diz o professor de finanças do Insper, Ricardo José de Almeida.

Os dados foram comemorados pelo especialista porque a troca significa economia para os clientes: enquanto o juro do cartão de crédito chega a 240% ao ano, o cheque está em 188%. Rocha reconhece que nenhuma das duas linhas é barata. "Mas, pelo menos, há migração para uma opção menos cara".

Fonte: Yahoo Notícias

1º ANIVERSÁRIO DO TERRAÇUS BAR E PETISCARIA




O TERRAÇUS - Bar e Petiscaria está fazendo um ano. Um ano apenas e já se mostra como um local bacana, super agradável e com boa estrutura para receber pessoas de bom gosto. Um local que tem se mostrado com bastante identidade em realizar eventos de qualidade e que conta com a presença marcante de um público maravilhoso. Para comemorar a data, o TERRAÇUS chamou a SERTÃO POP PRODUÇÕES para fazer a festa. Juntos estão trazendo duas maravilhosas bandas: a NIGHTLIFE, que, indiscutivelmente é a banda Pop-Rock mais festejada e amada do Cariri, e a fantástica cover do Pink Floyd CACO DE VIDRO, a sensação do TERRAÇUS no primeiro semestre.

Como é o primeiro aniversário do TERRAÇUS, achamos que essas duas bandas irão coroar a festa. Se você não pôde ver a CACO DE VIDRO da outra vez, esse é o momento. Os caras são simplesmente sensacionais. É você fechar os olhos e sentir o Pink Floyd tocando ao vivo no Cariri.
Vamos comemorar juntos esta data querida!

PS: A festa será de um ano do TERRAÇUS, mas será também em homenagem à memória do nosso grande amigo-irmão SAMUEL GRAVATINHA que nos deixou recentemente.

A decadência do Crato e os Políticos Canalhas


"E finalmente chegamos ao domingo. Dia de parar para refletir e colocar em órdem nossos pensamentos e ações. Conforme os leitores poderão verificar logo abaixo dessa postagem, publicamos a "notícia-surprêsa" de que o SESI pretende instalar unidades nas cidades de Sobral e Iguatu.

Isso é uma notícia que para qualquer cratense que ama esta cidade é uma verdadeira punhalada nas costas empreendida pela FIEC, pelo fato de que esta mesma FIEC recentemente desativou a unidade do SESI do Crato, que funcionava e trazia benefícios há mais de 30 anos, e era um dos símbolos da nossa cidade. Mas não perdemos apenas o SESI, perdemos também nos últimos tempos dezenas ou centenas de investimentos e órgãos que funcionavam aqui.

Porque será que o Crato tem tantos inimigos ?

Tantos "homens", para não dizer outra palavra, que só vem aqui para tirar o que é nosso e levar para outras cidades ? Não me esqueço da reunião em 2010 quando veio o Pres. da FIEC comunicar lá no salão nobre da prefeitura, que a decisão de desativar o SESI do Crato era em caráter irrevogável, e que o prédio seria vendido, não havendo nada que o município poderia fazer. Aliás, o prédio está lá para ser vendido nesse momento. E agora vão ativar em Iguatu e Sobral ? Qual é a lógica disso ?

É preciso que os Cratenses façam uma retrospectiva do que a cidade já perdeu nos últimos tempos: Perdemos diversas universidades, perdemos grandes investimentos, que foram levados para a cidade vizinha ou pior, estavam funcionando e foram RETIRADOS do Crato. Vocês sabem quem está por trás de tudo isso, não sabem ??? Pensem um pouco...

Há poucos meses publicávamos mais um golpe que viria, dessa parte, do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria das cidades, e denunciado pelo então secretário de Meio Ambiente de Controle Urbano do Crato, Sr. Nivaldo Soares, de que estava em andamento um plano macabro para a construção de um grande centro que funcionaria no local do "Centro de Apoio aos Romeiros" em Juazeiro do Norte, e que iria levar os últimos órgãos do Crato e da região do Cariri, centralizar tudo. A truculência foi descoberta a tempo e o engodo não se concretizou porque a voz da imprensa e do povo foi mais alta contra a secretaria das cidades, e a coisa toda estava escancarada demais, mas temos as provas documentais de tal atrocidade que pretendiam fazer.

O CONTO DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI

O Crato e as outras cidades do Cariri cairam no conto da "região metropolitana do Cariri", aonde se pensava que o desenvolvimento regional seria igualitário. Pensava-se que todas as cidades sairiam beneficiadas. Hoje vemos que fomos enganados, apenas UMA cidade se desenvolve, as outras entraram pelo cano nessa "estória". Nós mesmos fomos grandes apoiadores na época, da iniciativa, pois acreditávamos piamente que uma região metropolitana seria bem vinda. Quando recebi do Deputado Ely Aguiar uma mensagem dizendo que os políticos de Juazeiro queriam mudar o nome para "Região Metropolitana do Juazeiro" ao invés do "Cariri" em plena sessão da Assembléia Legislativa com o aval de toda a "turma do Cid Gomes", igual à época em que quando foram decidir aonde ficaria a Universidade ( UFC ) , se em Crato ou em Juazeiro, os políticos daquela cidade, mesmo inimigos, se cotizaram para levar a Universidade para lá, eu pensei com meus botões: "Estamos perdidos!". Graças ao Dep. Ely Aguiar que se movimentou na época, o nome hoje não é "Região Metropolitana do Juazeiro", e assim a coisa vem se arrastando. Temos tudo documentado. Aqui não é conto da carochinha nem falácias. O Blog do Crato funciona há 6 anos e temos todas as notícias amplamente registradas e guardadas. Todo mês, o Crato tem recebido uma verdadeira machadada, um duro golpe da parte de políticos que foram inclusive eleitos com o voto dos próprios cratenses.

MEA CULPA - A Culpa é dos Cratenses

Como sempre faço questão de frisar nas minhs crônicas, que não devemos ficar a culpar as outras cidades pela retirada dos órgãos do Crato. Eles fazem a parte deles, que é ir para o corpo-a-corpo e tentar ganhar. Vence quem tiver mais força. Na verdade, grande parte da culpa é dos cratenses que não votaram em quem defenda a cidade. Nosso eleitorado daria para eleger vários deputados Estaduais e Federais, mas os Cratenses sempre votaram em candidatos de fora. É preciso que as pessoas se conscientizem de que por pior que sejam os candidatos locais, é SEMPRE melhor votar num local do que votar em Políticos de fora. Num forasteiro. Porque os forasteiros não tem qualquer compromisso com nossa terra, eles só precisam do nosso voto e vão embora.

O Crato hoje amarga sem defêsa e à mercê de verdadeiros bandidos, que vem aqui e fazem o que querem. Ficam aí agora antes das eleições pulando de partidos, já preparando o próximo golpe, porque para eles, só interessa se dar bem no plano pessoal, nunca pensam no coletivo. São egoístas por natureza.

Crato precisa acordar e fazer uma lista dos órgãos que já foram levados da cidade e POR QUEM. Quem está por trás de tudo isso, caso a caso, e NUNCA votar nos mesmos canalhas daqui pra frente. E aliás, cuidado, porque os canalhas são os mesmos, eles apenas mudam de partidos para confundir a população. Essa é a dura realidade que precisamos compreender se quisermos ainda salvar o que resta da cidade do Crato - Outrora cognominada "Coração do Cariri".

Por: Dihelson Mendonça

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30