xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 setembro 2011

Semáforos deverão ser instalados na Avenida Padre Cícero até dezembro


A informação foi enviada para nossa redação agora há pouco pela assessoria de imprensa do Dep. Sineval Roque, que fez a solicitação ao superintendente Estadual e Trânsito, João Pupo. Entretanto, não houve qualquer confirmação sobre a abertura dos RETORNOS da Av. Pe. Cícero, que é o fator mais agravante do problema. Sem os retornos, a população do Barro Branco, por exemplo, têm que ir até o Juazeiro para voltar para o Crato. Confira a matéria:

"A instalação de dois semáforos na Avenida Padre Cícero vai diminuir os riscos de acidentes e melhorar o tráfego de pessoas no local. A solicitação foi feita pelo deputado estadual Sineval Roque (PSB) ao superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, João Pupo.

O parlamentar apresentou requerimento ao departamento legislativo da Assembleia solicitando que o projeto seja iniciado com a maior brevidade possível. Segundo Sineval Roque, que esteve pessoalmente com João Pupo e o engenheiro responsável pela instalação dos semáforos, garantiu que a obra será executada. "Durante nossa encontro, o superintendente do Detran assegurou que até dezembro as obras serão iniciadas", afirma o parlamentar.

Na próxima semana será enviada uma equipe de técnicos da engenharia do Detran ao local, segundo a assessoria de comunicação da Superintendência. "Os engenheiros farão um estudo técnico de viabilidade de implantação dos semáforos", explica Paulo Ernesto Serpa. Finalizado o estudo, as obras terão início, afirmou o assessor. A expectativa é que a instalação dos equipamentos aconteça até dezembro deste ano.

Segundo o deputado Roque, a atual sinalização da Avenida Padre Cícero, com um dos retornos nas imediações da antiga Cerâmica Norguaçu e Retífica Santa Luzia e o outro, na divisa entre os municípios do Crato e de Juazeiro do Norte, está prejudicando a população de inúmeros distritos. “Os moradores de distritos, bairros, vilas e sítios (Santa Rosa, Baixio, Conj. Belas Artes, Conj. Padre Cícero, Mata Escura, São José, etc.) que moram ao lado esquerdo da via, no Crato, têm que se dirigir até o município vizinho para mudar de sentido na via”, explica."

Com informações da Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque
Foto: Dihelson Mendonça


Casa Grande faz turnê nos EUA


Além de palestras, os coordenadores e alunos da Fundação Casa Grande apresentam um pouco de sua produção formada ao longo dos anos, com vídeo e apresentação de música - DIVULGAÇÃO - Após passagem por países europeus, alunos da Fundação Casa Grande se apresentam nos Estados Unidos.

Nova Olinda. Os meninos da Fundação Casa Grande estão nos Estados Unidos. Depois de turnê por vários países da Europa, a turma apresenta-se em exposições, shows, conferências e vídeos, levando a cultura e tradição do Cariri em "Casa Grande - Uma Viagem aos Encantos da Chapada do Araripe". O grupo estará nas cidades americanas de North Dartmouth e Boston. Este ano, os integrantes da Fundação ainda deverão visitar países sul-americanos, como México e Colômbia.

Desde a última terça-feira que a turma, acompanhada pelos diretores do projeto, Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde, estão participando de várias apresentações na Terra do Tio Sam. Na quarta-feira, o Concerto Rua do Vidéo, com o grupo "A Banda", foi levado ao público de alunos e professores da Universidade de Massachusetts, em North Darmouth.

A apresentação aconteceu no auditório Woodland Commons, da instituição. No dia 20, em Boston, além da apresentação do filme Rua do Vidéo, houve uma mesa de conversa com Alemberg e Rosiane sobre o tema "Fundação Casa Grande, um espaço de vivência em gestão cultural para crianças e jovens".

Turnê

A Chapada do Araripe ganha visibilidade com a exposição, que foi aberta na última segunda-feira, no hall de entrada do Centro de Estudos de Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts. A solenidade de abertura da exposição, segundo Samuel Macedo, um dos integrantes d´A Banda, aconteceu com a presença de professores e alunos da instituição, e foi muito bem recebida. Os espetáculos já foram apresentados aqui no Sudeste, além de Itália, Portugal, Espanha e também na Alemanha. É uma oportunidade de o mundo ter contato como Cariri. O espetáculo Rua do Vidéo traz a vivência das trilhas regionais. Uma mescla das influências dos meninos de Nova Olinda, com exibição em cenas de audiovisual, enriquecendo o show, criado desde as ruas do Cariri, por onde os garotos passaram e passam, entrando pela vivência do laboratório da Fundação.

O espetáculo foi criado no programa de Arte no laboratório de música da Fundação Casa Grande, juntamente com o produtor musical paulista e percussionista André Magalhães. A rua que dá nome ao espetáculo realmente existe, e fica no centro de Barbalha. Por lá foram registradas imagens da festa tradicional de Santo Antônio e os grupos de tradição popular que todos os anos mostram seu encanto e tradição. No show essas imagens são revividas, pelo som, e a naturalidade de jovens que estão simplesmente em casa para mostrar o misto da cultura caririense.

Elisângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine



Bancários do Ceará deflagrarão greve


Os bancários do Ceará aprovaram a deflagração da greve a partir da próxima terça-feira (27). A decisão foi tomada após a rejeição da proposta apresentada pelos bancos na quarta rodada de negociação, em assembléia realizada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará nesta quinta-feira (22).

Por unanimidade, a proposta foi rejeitada e deflagrada greve nacional por tempo indeterminado, conforme orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que considerou insuficiente a proposta da Fenaban.

"Estamos preparados para fazer outra grande paralisação, a exemplo da greve histórica do ano passado, a maior dos últimos 20 anos. Essa proposta dos bancos não atende às nossas reivindicações, por isso nós bancários decidimos pela greve”, afirmou o presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra. E completou: "os responsáveis pela frustração nas negociações, os únicos culpados, são os banqueiros e o governo. Os bancos lucraram mais de R$ 27,4 bilhões no primeiro semestre deste ano e têm condições de garantir o aumento real reivindicado pelos bancários”.

Reajuste

Os bancários querem reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%), PLR maior, piso do Dieese, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras reivindicações.

A Fenaban propõe reajuste de apenas 7,8% sobre os salários, PLR e demais verbas (vale-refeição, cesta-alimentação e auxílio creche/baba, dentre outras). Esse índice representa somente 0,37% de aumento real. Na próxima segunda-feira (26), nova assembleia vai ser realizada pelo Sindicato para organizar o movimento, às 19 horas, na sede do Sindicato.

Fonte: DN OnLine

1° Congresso dos Servidores Municipais do Crato é marcado pela busca do serviço público decente e oportunidades, principalmente pela humanização dos


A abertura oficial do 1° Congresso do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato teve inicio ás 09 horas do dia 21 de setembro de 2011, no Crato Tênis Clube, sob a coordenação do presidente Junior Matos, , e contou com a presença do presidente da CUT Estadual, Jerônimo Nascimento, da presidente da FETAMCE, Enedina Soares, do Prefeito Municipal do Crato Samuel Araripe, dos Vereadores Airton Esmeraldo – Vice Presidente da Câmara e George Marcario de Brito e Mara Guedes, também de diversos Secretários Municipais e demais autoridades com destaque para gerente do Banco do Brasil Elionara Pereira e os sindicatos da região do cariri como Altaneira, Missão Verlha, Campos Sales, Varzea Alegre, Ipaumirim e Jardim.

As saudações tiveram inicio pelo presidente Junior Matos que falou sobre a importância deste evento histórico para servidores municipais do Crato, bem como destacou a presença da CUT e FETAMCE e do Senhor Prefeito Municipal onde Junior Matos destacou o seguinte: “não tenho que procura Dilma ou Cid para resolver os problemas dos servidores municipais do Crato tenho sim que ir até o Palácio Alexandre Arraes para sentar e negociar com o senhor prefeito que aqui estar pois ele quem estar com a caneta e pode nos dizer como e quando vai atender nossas reivindicações”.

O presidente da CUT-CE, Jeronimo do Nascimento ressaltou a coragem do gestor municipal em vir até um congresso dos trabalhadores e ouvir o quer e o que não quer e dialogo deve haver sempre porém os servidores tem o direito de buscar sempre se capacitar cada vez mais para poder falar de igual para igual com os gestores.

A presidente da FETAMCE Enedina Soares na sua fala colocou que a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará tem orgulho em ter o sindicato dos servidores municipais do Crato na base e que agenda do trabalho decente e urgente e deve ser a bandeira de luta de todos os sindicatos filiados e que verdadeiramente só se terá um serviço público decente quando nenhum servidor municipal deste estado ganha menos de um salário mínimo e todas as prefeituras pagarem verdadeiramente o piso do magistério entre outras bandeiras de lutas dos servidores municipais.

O Prefeito Municipal Samuel Araripe fez um breve relato de sua gestão e uma saudação especial a todos os servidores municipais, que segundo o mesmo é quem de fato faz sua gestão acontecer, quanto a questão municipalidade e sindicato o prefeito disse do respeito de ambas as partes e que não é uma questão de coragem em estar no congresso da categoria mais um deve e uma prestação de contas de sua gestão.

No final das falas o prefeito municipal assinou a criação da secretaria de segurança e cidadania e a ordem de serviço para a realização do concurso público.

Fonte: Sindicato dos Servidores Municipais

Cariri Cangaço será encerrado no domingo


A terceira edição do Cariri Cangaço entra na reta final com importantes palestras, visitas a lugares históricos dentro da memória do cangaço no Cariri. Aberto na última terça-feira, em Crato, o evento reúne centenas de pessoas em sete cidades da região. O Crato foi escolhido como cidade de abertura do Cariri Cangaço, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Município. São mais de 120 estudiosos,além dos participantes de 17 estados brasileiros, pesquisadores do assunto de diversas universidades, fazendo do Cariri Cangaço um dos maiores no gênero para tratar do assunto. A maior exposição fotográfica sobre o tema está em cartaz na galeria do Centro Cultural do Araripe, com mais de 120 fotos, acervo pertencente a Abafilm. O evento será encerrado no próximo domingo.

Fonte: PMC



ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Abertas inscrições para os festivais Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional 2011


O
Governo do Crato, através da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, está realizando as inscrições dos Festivais: Cariri da Canção Estudantil e Cariri da Canção Nacional. Os festivais acontecerão em outubro (Estudantil: dias 20, 21 e 22 de outubro e Nacional: dias 27, 28 e 29 de outubro) e irão abranger a região metropolitana do Cariri- o Estudantil e todo o país, com o Nacional. As fichas de inscrições e o Edital estão disponíveis no site da Prefeitura do Crato, www.crato.ce.gov.br e na sede da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, na rua Teopisto Abath, no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA. Mais informações 88 3523.23.65.

Importante: As inscrições deverão ser enviadas para a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato, até o dia 03/10/11.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Educação Especial fará II Semana de Sensibilização


C
om coordenação da Unidade de Educação Especial, será realizada de 5 a 7 de outubro, em Crato, a II Semana de Sensibilização, promovida pela Secretaria de Educação do Município. Este ano, o evento terá como tema ‘Inclusão, Diálogo, Compreensão e Ação. A Secretaria de Educação do Crato tem dado uma atenção à Educação especial e tem desenvolvido diversas ações voltadas para os estudantes, ampliando as possibilidades de inclusão dos alunos do município.

Fonte: PMC

FIQUE POR DENTRO ! - Ata da reunião dos Professores - Por Maria Otilia


Ata da Reunião do Comando de Greve dos Professores da Educação Básica Estadual com o Governador do Estado e Presidente da APEOC.

Em vinte e dois de setembro do ano de dois mil e onze, na sala de reuniões, no Palácio da Abolição, às nove horas, teve inicio a reunião do Comando de Greve do Sindicato-APEOC com o Governador do Estado, CID FERREIRA GOMES, presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Roberto Cláudio e Parlamentares estaduais. Pelo Comando de Greve tivemos as presenças do Presidente do Sindicato-APEOC, Anizio Melo, vice-presidente Reginaldo Pinheiro e Diretores Gorete Soares, André Sabino e Josilma Frota. Representantes de base Nivânia Menezes, Rafael Rabelo, Valdeci Abreu, João Paulo, Reinaldi Mapurunga. Representante do Sindiute, Ana Cristina. Técnico do Sindicato-APEOC em Orçamento e Plano de Carreira, André Pinheiro.

A reunião foi presidida pelo Governador do Estado e Secretariada por Reginaldo Pinheiro e contou ainda com as presenças dos Deputados Antonio Carlos (líder do Governo) Patrícia Sabóia, Lula Morais, Professor Teodoro, Carlomano Marques e representante do Gabinete do Deputado Arthur Bruno, Zezé de Medeiros e Assessoria do Governador e da Assembleia Legislativa. O Governador abriu a reunião sugerindo apresentação de todos os presentes.

Dando prosseguimento a reunião o Governador situou que a audiência foi solicitada pelo Presidente da Assembleia Legislativa. Reiterou que tem compromisso com a Educação, fato demonstrado pelas concessões dos reajustes diferenciados, progressões excepcionais, concurso público, paridade remuneratória entre temporários e efetivos, disse ainda que desde maio deste ano recebeu o Sindicato-APEOC e o Comando de Greve por 07 vezes. Quanto à aplicação do piso na atual carreira disse que a repercussão financeira não possibilita isso e defende a melhora do salário inicial da carreira e falou da proposta apresentada que fora apresentada pelo Governo, mas não aceito pela categoria o que resultou no não envio da Mensagem à Assembleia Legislativa.

Em seguida o Deputado Roberto Cláudio relatou que no dia de ontem a partir de reivindicação dos professores que se encontravam na Assembleia Legislativa solicitou audiência com Governador e Comando de Greve dos Professores o que foi de pronto aceito, tendo inclusive o Governador ter que cancelar viagem à Cuba. Tendo a palavra o Presidente do Sindicato-APEOC , Anizio Melo, sustentou que a categoria rejeitou a proposta de tabela e que o Governador tinha firmado esse compromisso na última audiência. Fez ainda menção aos outros compromissos assumidos pelo Governo nas audiências do dia 25 de agosto com o Governador e do dia 01 de setembro com o Chefe de Gabinete, Deputado Ivo Gomes.

O presidente do Sindicato-APEOC e reiterou às reivindicações da categoria:

1. NÃO ENVIO E DESCONSIDERAÇÃO
2.APLICAÇÃO DO PISO NA ATUAL CARREIRA DO MAGISTÉRIO, LEI N° 12.066 DE 1993;
3.RESERVA DE PELO MENOS UM TERÇO DA CARGA HORÁRIA PARA HORAS ATIVIDADES;
4.REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO;
5.ABERTURA DO ORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO E APORTE DE MAIS RECURSOS DO TESOURO PARA VIABILIZAR A APLICAÇÃO PISO NA FORMA ACIMA APONTADA, CASO HAJA NECESSIDADE;
6.NÃO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO;
7.AMPLIAÇÃO DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DE 04 PARA 08 MEMBROS;
8.NÃO ENVIO DE PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
9.CASO SEJA SUSPENSA A GREVE O PRAZO DE REFERÊNCIA DO CRONOGRAMA DE NEGOCIAÇÃO PARA APRESENTAR A PROPOSTA SEJA DE 30 DIAS.

A professora Valdeci, Reinaldi, Nivânia, Rafael, João Paulo reiteraram que a categoria julga como vitória o não envio e desconsideração das negociações da proposta do Governo apresentada em Julho, mas é inarredável em relação a aplicação do piso na atual carreira, valorizando todos professores na carreira e que o Governo deve aumentar o investimento da Educação no pagamento dos professores. A professora Josilma reforçou a urgência na valorização da carreira do magistério, mormente dentro do atual contexto histórico e econômico.

Retornando a palavra ao Governador disse que concorda que deve haver mais investimento em Educação para fazer frente a necessidade do desenvolvimento econômico e social, porém há os limites. Quanto a reserva de um terço da jornada, disse que concorda na implantação de forma progressiva começando em 2012. Reiterou o compromisso de não enviar e desconsiderar a proposta de tabela que fora apresentada em julho e que o limite para aplicar na remuneração dos professores deve ser encontrada nos recursos da Educação, sendo mais específico, nos 29,5% e havendo recurso novo vinculado à Educação pode até ampliar. Também reiterou, que abriria o orçamento e folhas de pagamento para a categoria, realização concurso público para professor em 2012, enfim, reitera os compromissos assumidos e diz esperar que a categoria suspenda a greve.

Quanto a avaliação de desempenho reitera que nada será feito sem amplo debate. Reiterou ainda o Governador que os compromissos assumidos estão condicionados a suspensão da greve. O professor Anizio Melo, aparteou o Governador, reivindicando que não haja nenhum desconto de salário dos grevistas, em resposta, o Governador afirmou que não fará desconto no salário' dos professores em greve, porém que a partir da próxima semana (dia 26 de setembro) determinará a abertura de processo administrativo por abandono de cargo para àqueles que continuarem em greve.

O Governador disse ainda que em face da urgência do cumprimento da Lei do piso tem uma condição a presentar, que é "apartar" da atual tabela do magistério os professores de nível médio, criando tabela específica para esses profissionais. A alteração do restante da tabela, ou seja, os graduados e pós-graduados será feito dentro do processo de negociação.

O professor André propôs que caso o Governo mantenha a posição de enviar a mensagem sobre o piso para o professor de nível médio que ao final da negociação (30 dias) haja uma mensagem única, mantendo uma só estrutura de carreira. O Governador disse que concorda com a proposta. Por parte do comando, representado, pelo presidente do Sindicato, foi reafirmado a necessidade de manutenção dos compromissos incorporados nas atas anteriores (reuniões ocorridas, respectivamente, 25 de agosto e 01 de setembro) e que nenhuma mensagem sobre piso e carreira seja enviada à Assembleia sem antes passar pela negociação com a categoria, ou seja, que toda a discussão referente a carreira ocorra considerando toda a CARREIRA, no prazo de até 30 dias, caso suspensa a greve.

O Governador informou que lhe incomoda não cumprir a Lei do piso e quer pagar o piso aos professores de nível médio e que a proposta em nada prejudicará os demais professores e mantém o compromisso de até assegurar a diferença de pelo menos 60% do professor de nível médio para o graduado e que na Mensagem dirigida à Assembleia deixaria claro que haveria nova mensagem dispondo sobre os graduados e pós graduados que ora (a mensagem) se encontrava em processo de negociação com a categoria. O Governador, atendendo reivindicação do Comando de Greve, se comprometeu, em havendo viabilidade financeira, reunificar as tabelas do Grupo Ocupacional do Magistério (professores de nível médio, graduados e pós graduados).

Ao final ficou agendado para segunda-feira, dia 26 de setembro às 16 horas, caso suspensa a greve, audiência com Secretária de Educação, Secretário da Fazenda, Secretaria de Planejamento e gestão e Representação da categoria para iniciar os estudos sobre orçamento com fim de construir a proposta da implantação do piso com repercussão na carreira. A reunião foi finalizada às catorze horas e vinte e cinco minutos. Eu, Francisco Reginaldo Ferreira Pinheiro, lavrei a presente ata, que, depois de lida, segue assinada por todos os presentes. Ao final, o comando de greve, se posicionou que levará as propostas aqui relatadas para a Assembléia Geral de amanhã para lá ser avaliada e decidida pela categoria.

Texto extraído do site APEOC
Foto: Franklin Costa


Ciro Gomes, que recebeu cerca de 11.000 votos no Crato, estará aqui neste Sábado


O ex-deputado federal Ciro Gomes estará no Crato com uma comitiva para a filiação de André Barreto Esmeraldo ao PSB. Talvez os cratenses devessem cobrar do ex-deputado alguma coisa para a nossa cidade, já que ele foi muitíssimo bem votado e nunca fez nada pela nossa cidade.

"Com a presença do ex-ministro e ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), do Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), do deputado federal Antônio Balhmann (PSB) e do deputado estadual Sineval Roque (PSB), o ex-presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), André Barreto Esmeraldo, filia-se ao PSB na cidade do Crato (Região do Cariri). O ato ocorrerá neste sábado, às 18 horas, na sede da Associação Comercial. O famoso Francisco Bacurau Bento, presidente do Diretório Municipal do partido, faz o convite certo de que André postulará mandato eletivo nas próximas eleições municipais, já que por duas vezes exerceu mandato de vereador naquela cidade."

Com informações de Eliomar de Lima

Jornalista Wilson Gomes diz que projeto de Calçadão do Crato teria sido de vereador de Sobral !


Afinal, quem é o Pai da Criança ?

Com o título de "Projeto do vereador Rodolfo Basílio vai parar na cidade do Crato" o Jornalista sobralense Wilson Gomes destaca em seu blog o atual projeto de requalificação do centro do Crato. O projeto tem sido muito elogiado pelo público. Segundo o prefeito do Crato Samuel Araripe, este projeto faz parte do seu Plano de Requalificação Urbana da Cidade, elaborado há muitos anos. Segundo alguns, do Govrno do Estado do Ceará. Agora, o jornalista traz uma terceira versão:

"Um dos projetos apresentado pelo vereador Rodolfo Basílio, na Câmara de Sobral, em transformar as principais ruas do Centro de Sobral em calçadão para melhor comodidade da população que vai às compras, começa e ser implantado na cidade do Crato. Uma das principais ruas daquela importante cidade da região do Cariri, Rua Dr. João Pessoa, está sendo revitalizada e firacará mais estreita, permitindo a circulação de veículos em fila única. As lojas ganharão scalçada mais alargada oferecendo segurança para os clientes e trânseuntes. Quando a obra estiver pronta, não será mais permitido o estacionamento de veículo em frente as lojas.

Abaixo um trecho da matéria publicada no blog do Crato.
(Texto e foto) Dihelson Mendonça.

"Prosseguem, em Crato, as obras de estreitamento da Rua João Pessoa, que ficará com apenas seis metros de largura. Já as calçadas serão aumentadas, retornando ao tamanho que possuíam na década 40 do século passado. Será proibido o estacionamento de veículos naquela artéria urbana. Tudo dentro do projeto de transformar o centro de Crato num grande shopping a céu aberto, priorizando o pedestre e dando à cidade um aspecto de cidade civilizada. A grande dúvida é se essa iniciativa será mantida pelos futuros gestores... "

Fonte: Wilson Gomes - Blog Wilson Gomes

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31