xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 setembro 2011

Nossa homenagem de hoje ao Arnon Bezerra - Um Político que definitivamente está em todas...


Ele está em todas! Um político de Crato que se faz por Juazeiro. Um político de Juazeiro que quase ninguém sabe que é do Crato. Nunca é contra nem a favor. Muito pelo contrário...no lixão não se pronunciou. Nem na sede da Universidade falou. É visto com tudo e com todos. Este tem tato para agradar a gregos e troianos, afinal ele não é apenas um político, ele é Arnon Bezerra! Nossos parabéns...

Com Santana...

Com Samuel


Com Lula...

Com Cid...


Parece que o seu sorriso cativa mesmo. Olha a simpatia...Ele é o cara!


Por tudo isso e muito mais, receba as nossas homenagens. Oh Homem bom!

Governo pode abrir processo administrativo por abandono de cargo contra os professores


O Governo do Estado promete abrir processo administrativo por abandono de cargo contra os professores da rede estadual que permanecerem sem trabalhar a partir da próxima segunda-feira (26), afirma o Sindicato Apeoc. A categoria e o governador Cid Gomes (PSB) se reuniram nesta quinta-feira (22), no Palácio da Abolição, mas não houve uma deliberação pelo fim da greve dos docentes - iniciada há mais de 30 dias.

Uma assembleia dos professores está marcada para esta sexta-feira (23), a partir das 8 horas, no ginásio Aécio de Borba. O sindicato deve informar a categoria sobre os pontos da reunião com o governador Cid Gomes. O Estado alegou na reunião que a repercussão financeira impediria a implantação do piso nacional da categoria - reinvidicação histórica dos professores.

De acordo com o sindicato, um dos líderes sindicais, o professor Anizio Melo, pediu ao governador Cid Gomes que não haja nenhum desconto de salário dos grevistas. Cid, em resposta, disse que não vai promover descontos, mas indicou que a partir da próxima semana, em 26 de setembro, deve determinar a abertura de processo administrativo por abandono de cargo contra os professores que permanecerem em greve.

A paralisação da categoria foi considerada ilegal pela Justiça, mas os professores continuaram de braços cruzados. A assembleia pode deliberar, ou não, pelo fim da greve da categoria. Na reunião o Palácio da Abolição propôs que, caso a greve seja suspensa, ainda na segunda-feira será feita uma reunião envolvendo várias pastas do Governo do Estado para iniciar estudos sobre a implantação do piso na carreira.

Fonte: DN Online

João Hilário, receba o meu Abraço !


Há tempos faz-se necessário enviar aqui um caloroso abraço para o meu prezado amigo João Hilário, uma grande personalidade dos meios de comunicação do Cariri, que percorre ao longo da sua existência um padrão de lisura, de ética e de profissionalismo. Se não bastassem essas qualidades que "de per si" o distinguem sobremaneira nos diversos veículos da mídia caririense, João é pessoa de caráter irretocável, bons modos, cultura enormemente vasta e possui um gosto refinado para as artes. Hei nutrido profunda admiração por esse grande jornalista desde o tempo em que eu tocava nas recepções e jantares das famílias caririenses, muitas delas na cidade de Barbalha, e o João estava invariavelmente por lá, abrilhantando a festa com a sua omnipresença.

O João Hilário sempre que pode, faz questão de exaltar o Blog do Crato e os trabalhos aqui desenvolvidos, bem como a nossa querida "webrádio Chapada do Araripe Internet", da qual ele se diz um ardoroso fã. Isso para nós, que labutamos aqui diariamente, nesta tentativa de mostrar o que há de melhor do Crato e do Cariri para o mundo, é motivo de grande satisfação, porque o elogio parte não de um qualquer, mas de alguém de renome, que entende profundamente do que seja a palavra "Comunicação". Ah! palavra doce que promove a integração dos povos, e constrói o futuro, moldando com a sua energia, os padrões do mundo civilizado!

Portanto, meu querido João Hilário, receba o nosso mais caloroso abraço, símbolo de uma grande amizade, mas nem só por isso, mas como sinal de reconhecimento pelos seus inúmeros serviços prestados ao Cariri, em todos os empreendimentos em que tem posto a sua mão de artífice hábil, daqueles que hão de seguramente deixar com o seu legado, a marca dos grandes ícones que se eternizam dentre os da sua geração.

Um grande abraço!

Dihelson Mendonça

Duas faces de uma só natureza - Emerson Monteiro


A mulher e o homem são aspectos distintos, porém integrais, da natureza que os dois formam e se repetem ao infinito. Houvesse ausência de um, e deixaria vazio de não ter tamanho, a ponto da total interrupção dos acontecimentos biológicos que representam a longa história de todos nós.

No decorrer do tempo, contudo, devido aos motivos dos que buscam aprender das condições normais, invés de somar, excluem e criam divisões, a pretexto de reinar a fria competição, a concorrência desleal, da selvageria de um dos sexos, quando eles mesmos sozinhos se completam.

As características da mulher e do homem representam perfeição em termos de organização social, na elaboração da célula mãe da família e dos grupos. De sã consciência, ninguém levantará bandeira de superioridade entre esses dois aspectos essenciais do casal humano à procriação e educação das gerações, no sentido da construção ideal de uma sociedade justa.

As definições de cada um desses distintos elementos compõem a vida e pedem apenas que se respeitem no tanto certo de estabelecerem a felicidade ideal das pessoas. Exemplos haverá aos turbilhões de quem compreendeu tais características próprias da mulher e do homem, frutos da ciência universal. Isso põe a pensar no quanto ainda precisam conhecer dos segredos da paz, até rezar do jeito correto nas cartas das existências coletivas.

A riqueza dessas peculiaridades dos sexos rasga vistas dos que querem aprender o objetivo da lei da Criação, seus sabores e suas normas dignas da mais lúcida exatidão matemática.

Ao observar, pois, a ação amistosa entre os irmãos, o viajante das estrelas conclui que sem a mãe ou sem o pai nada existiria para merecer nome de filhos, e nenhuma história nasceria antes de tudo para se conhecer.

Eis, por isso, qual a solução das crises que sustentam a ilusão de serem opositores as duas manifestações dos que vierem morar algum tempo neste chão comum de dois.

Correios em Greve, Professores em Greve, agora os Bancos podem entrar em Greve !!!


NE - Não entendo esse povo. Se o país está às mil maravilhas, "nunca antes na história desse país" se viu tanto ganho real acima da inflação, porque existem tantas categorias em greve ? Vai ver a coisa não é tão boa quanto apregoam os palacianos...

Sindicato dos Bancários do Ceará convoca assembleia para decidir sobre greve nacional

O Sindicato dos Bancários do Ceará convoca nesta quinta-feira, 22, uma assembleia para rejeitar a proposta apresentada pelos bancos na quarta rodada de negociação e deflagrar greve nacional a partir da próxima terça-feira, 27. De acordo com comunicado divulgado pelo Sindicato, a orientação foi dada pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que considerou insuficiente a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), feita no último dia 20.

Os sindicatos bancários exigem reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%), PLR maior, piso do Dieese, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras reivindicações. Na última rodada de negociação, a Fenaban propôs reajuste de 7,8% sobre os salários, PLR e demais verbas (vale-refeição, cesta-alimentação e auxílio creche/babá, dentre outras), representando 0,37% de aumento real.

Uma nova rodada de negociação está agendada com a Fenaban para sexta-feira, 23, às 14h, em São Paulo, a fim de continuar as discussões. Na próxima segunda-feira, 26, novas assembleias deverão ser realizadas pelos sindicatos em todo País para definir os rumos do movimento.

Paralisação em 2010

Segundo o Sindicato de Bancários do Estado, em 2010, os bancários fizeram a maior greve da categoria dos últimos 20 anos, com adesão recorde tanto em bancos públicos quanto privados. “A proposta dos bancos está muito longe de atender às nossas reivindicações, o que deve levar os bancários para a greve. Continuamos acreditando no processo de negociação, mas estamos preparados para realizar uma forte mobilização, com uma paralisação ainda maior do que a do ano passado”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando.”

Fonte: O Povo

Eliane Novais pretende criar Frente Estadual em Defesa do Voto Aberto


A exemplo da proposta nacional, deputada estadual Eliane Novais (PSB) está mobilizando lideranças políticas e organizações sociais para criar a Frente Estadual em defesa do voto aberto,

A parlamentar já entrou em contato com a deputada federal Luiza Erundina (PSB), uma das lideranças políticas que estão coordenando as ações da frente nacional parlamentar pelo voto aberto, para ajudar a dar início à mobilização no Ceará. Segundo a deputada, a idéia é envolver não apenas parlamentares, mas também organizações e entidades da sociedade civil, como partidos políticos, OAB, CNBB, além das casas legislativas, entre outros.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01 que acaba com o voto secreto no Congresso Nacional aguarda a votação em segundo turno há seis anos na Câmara dos Deputados. A PEC foi aprovada em primeiro turno em 2006, por 383 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções. A proposta, se aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado, acaba com o voto secreto em todas as deliberações do Congresso.

“Acho que como parlamentares representantes do Povo, deveríamos aproveitar a mobilização em torno do assunto e o clamor da sociedade e buscar também abolir este tipo de mecanismo, especialmente no momento que o País está discutindo a construção de uma reforma política que possibilite mais transparência aos processos de decisão”, defendeu Eliane. Em Brasília, a não cassação da deputada Jaqueline Roriz foi decidida por meio do voto secreto.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, o voto secreto pode ser utilizado em diferentes situações. Uma ela ocorreu recentemente na votação do pedido de processo encaminhado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o Governador Cid Gomes, referente à queixa crime por injúria e difamação proposta pelo então Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Em algumas casas legislativas, como no Rio Grande do Sul e Rondônia, o voto secreto já não existe. “A prerrogativa do anonimato que o voto secreto oferece não contribui para o exercício da plena democracia. O eleitor tem sempre o direito de saber como seu representante vota e é ao povo que parlamentares e governantes devem prestar conta de seus atos”, argumentou a deputada.

Fonte: ASCOM - ELiane Novais

A BOMBA QUE CID NÃO ESPERAVA: - Genro de secretário de Cid opera consignado no Ceará


Heitor Férrer fez a denúncia.

Uma empresa que pertence ao genro do chefe da Casa Civil do governador Cid Gomes (PSB), Arialdo Pinho, opera há dois anos os empréstimos consignados para os servidores do Ceará. O favorecimento foi denunciado nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Heitor Férrer (PDT), que também protocolou representações no Ministério Público estadual e federal, no escritório local do Banco Central e no TCE (Tribunal de Contas do Estado), para que sejam investigados indícios de improbidade administrativa e crime contra o sistema financeiro nacional.

Luis Antonio Ribeiro Valadares de Sousa, conhecido como “Zé do Gás”, é sócio da Promus Promotora de Crédito e Cobranças Extrajudiciais Ltda., empresa que detém a exclusividade da operação de créditos consignados. Valadares é dono de 99% do capital social da empresa CCI Consultoria em Convergência da Informação, acionista majoritária da Promus, segundo certidão da Junta Comercial do Ceará.

Em 2009, foi feita uma licitação que contratou a ABC (Administradora Brasileira de Cartões S.A.). Uma cláusula do edital permitia à vencedora indicar uma empresa promotora para intermediar com exclusividade as transações etre servidores e os bancos CEF e Bradesco.

A ABC indicou a Promus, que é, hoje, a única corretora credenciada pela Caixa Econômica Federal e pelo Bradesco para operar o sistema de crédito consignado junto aos servidores públicos estaduais, por meio do Cartão Único, administrado por ela. De acordo com as representações, a empresa atua como “intermediária única” das operações de crédito, como “sublocatária” da ABC.

O contrato do governo com a ABC foi assinado no dia 20 de maio de 2009. Um dia depois, o governo baixou um decreto ampliando a margem de endividamento para até 40% do valor do rendimento líquido do funcionário.

Veja aqui as certidões da ABC e da Promus e o contrato da ABC com o governo do Ceará.

Com 150 mil servidores ativos e inativos e uma folha de pagamento de R$ 307 milhões por mês, a estimativa é que o crédito consignado movimente R$40 milhões ao mês. A Promus recebe comissão de 19% sobre as operações.

Antes de 2007, o sistema de consignados era operado de forma descentralizada através de associações e sindicatos. Foi no governo de Cid Gomes que o processo passou a ser centralizada numa única empresa.

Arialdo Pinho é o homem forte do governo Cid, e tem relação antiga de amizade com a família Ferreira Gomes. Quando Ciro Gomes deixou o Ministério da Fazenda, em 1994, foi trabalhar como diretor de marketing do Beach Park, do qual Pinho era dono. Cid Gomes é padrinho de casamento de uma das filhas do secretário, que coordenou suas duas campanhas para o governo."

Fonte: Blog Presidente 40 – Folha Online

Concurso para o preenchimento de 360 vagas será realizado em breve, no Crato


O
concurso destinado ao preenchimento de 360 vagas para vários cargos na Prefeitura Municipal do Crato está mais perto de acontecer. A empresa vencedora para a realização do concurso é a Certitan, de Fortaleza. A etapa seguinte será a publicação, por meio de edital, da empresa vencedora, e mais 30 dias para realização das inscrições e posteriormente a organização das provas.

O concurso no Crato estará destinando as vagas nas secretarias de Educação, Saúde e as pastas pertencentes ao fundo geral, com todas as outras secretarias. O maior número de vagas deverá ser absorvido pela Secretaria de Educação, para onde estarão sendo destinados 130 cargos. O próximo concurso público é o quarto a ser realizado na gestão de Samuel Araripe e é o de número sete, desde a promulgação da constituição federal de 1988, que determina que todo o cidadão para ingressar no serviço público deverá ser concursado.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Câmara Federal aprova projeto que concede aviso prévio de até 90 dias


A
Câmara dos Deputados aprovou projeto que concede aviso prévio de até 90 dias, proporcional ao tempo de trabalho. Atualmente, os trabalhadores têm direito a 30 dias. A proposta, que foi votada pelo Senado Federal em 1989, segue agora para sanção presidencial. Ela regulamenta a Constituição Federal e estava parada na Câmara desde 1995. A nova lei determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio, com o acréscimo de três dias por ano trabalhado, até o máximo de 60 dias. Ou seja, a partir de 20 anos de trabalho o empregado já tem direito aos 90 dias.

Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a proposta não é retroativa. Ou seja, o pagamento não deve ser estendido para aquelas pessoas que foram demitidas antes de as novas regras entrarem em vigor. Aqueles que já estão no mercado de trabalho poderão usufruir do novo benefício. Vale tanto para o empregado que for demitido como para aquele que pedir demissão.

Presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) afirmou, no entanto, que todo trabalhador tem dois anos para recorrer de qualquer causa trabalhista. Por isso, vai orientar as pessoas que deixaram seus empregos nos últimos 24 meses a pedir o benefício na Justiça.

"No dia em que a Dilma sancionar, nós vamos meter processo na Justiça", afirmou Paulinho.

Fonte: Folha OnLine

Eleições 2012 já começaram ? De Jeito Nenhum !!! - A Nova Estrutura do Blog do Crato


Propaganda Eleitoral aqui não vai existir sem minha autorização.

Num momentinho em que deixo o Blog do Crato enquanto vou fazer umas compras o que encontro quando volto ?

Eleições 2012 ? Propaganda Eleitoral a favor do PT ??

Segurei durante todo o ano tocar nesse assunto e falar em candidatos, até conversei e expliquei a situação para alguns deles nas ruas, mas vejo que um site sem um controle rígido central de editoria isso não é possível. Talvez à medida que se aproximam as eleições, eu terei que repensar toda a estrutura do Blog, desligando certos autores mais afoitos e desavisados. O Blog do Crato, pela visibilidade de 150.000 acessos por mês, poderia se tornar uma arma de propaganda na mão de certos candidatos. E isso com certeza, não irá acontecer. Falando a verdade, EU que sou o administrador, nunca listei aqui os nomes dos 10 candidatos que já temos, nem fiz entrevistas com eles, porque acredito que não é o momento apropriado. No momento apropriado, faremos com TODOS, sem excessão, porque a entrevista a exposição do pensamento faz parte da democracia. Mas temos ainda 1 ano e 3 meses até que o prefeito atual saia do cargo, portanto, acho muito precipitado esse negócio de mexer com eleições à partir de agora.

Portanto, lidando há meses com essa delicada situação e com a extrema calma e a habilidade de quem desarma uma bomba, para não ferir a estima de nenhum dos candidatos ( que eu nunca divulguei os nomes ) o que vejo estampado aqui hoje: Uma propaganda eleitoral com todas as letras em favor do candidato petista, que publicaram aí na primeira página sem consulta e sem autorização, e diga-se de passagem, que não sairia em sites pagos por menos de 5000 reais. A título de curiosidade, o site Miséria cobra 1200 reais POR CHAMADA para fazer uma publicidade do SESC, que é uma entidade cultural, que dirá uma reportagem de capa. Que absurdo!!! Porque não vão publicar isso lá no Diário do Nordeste ?

Em respeito ao escritor, eu não vou apagar a postagem, que nas 4 festas do ano vem postar alguma coisa aqui, mas quando vem, é assim. Infelizmente, a gente tem que engolir muita coisa que não quer, quando trata-se de site coletivo, mas isso nunca mais há de se repetir.

Eu não quero ver no Blog do Crato sem autorização, qualquer propaganda partidária, reportagens a favor de pré-candidatos, ou de candidatos, entrevistas , sem antes passar por minha avaliação se deve ou não. Aliás, a justiça eleitoral é muito criteriosa quanto a isso. Já enfrentamos certa vez uma multa de 21.000 reais por causa de uma entrevista. Avaliemos cada caso. Criaremos um corpo editorial para avaliar. Os autores poderão ter o artigo apagado, e suspensão do Blog do Crato sem prévia comunicação. Leiam as nossas regras que são muito claras. Acho que muita gente que participa do site, nunca se deu ao trabalho ao menos de ler as nossas regras. Aparecem aqui de ano em ano pra "descarregar" e ir embora sem participar ativamente da vida do Blog e da cidade.

Dihelson Mendonça

O Comentário do Dia - JORNALISMO INVESTIGATIVO - Lançado o FolhaLeaks - Por: Lúcio Alcântara *



"JORNALISMO INVESTIGATIVO - FOLHALEAKS - A Folha de São Paulo deu mais um passo para fortalecer o jornalismo investigativo. Vem de criar um canal, Folhaleaks, que permitirá aos leitores enviarem documentos, fotos e sugestões para equipe de reportagem. As informações serão submetidas a uma triagem para sua confirmação. O anonimato do informante será garantido. A participação é espontanea, portanto não remunerada. A Folha não se obriga a publicar o material ou informar o andamento e conclusão das avaliações. O acesso ao canal se dará pelo endereço:

http://folhaleaks.folha.com.br

Imagino que o tráfego irá ficar congestionado..."

* Lúcio Alcântara é membro cadastrado do Blog do Crato

Vamos Votar em "ÓTIMO" na Postagem sobre a REVITALIZAÇÃO DA RFFSA em CRATO, Pessoal !!!


Já temos 240 votos - Vamos chegar aos 300 ? Nada é impossível !!!

Vamos votar em "Ótimo" na postagem no topo do Blog, da Revitalização do Largo da RFFSA. Telefonem para os amigos, peçam para eles votarem na nossa enquete. Precisamos atingir pelo menos 250 "ótimos". Ao atingirmos, eu levarei entregarei a solicitação pessoalmente ao nosso prefeito Samuel Araripe. Se nem isso se conseguir no Crato em termos de mobilização, é melhor desistir dessa cidade. Precisamos mobilizar a sociedade para que se integrem à vida do Crato, que discutamos os problemas da nossa cidade, e busquemos soluções. Chega de Marasmo! Aguardo o seu voto na enquete! - Lembrem-se: Precisamos de no mínimo 250 ou 300 votos( Antes era 200, mas 200 foi fácil ) de "ÓTIMO ARTIGO" na postagem sobre a Revitalização da RFFSA. Já temos 240 votos, poderemos chegar aos 300 fácil. E se eu pedisse 1000 votos, será que conseguiríamos na enquete ?

Lembrem-se: Uma pessoa não pode votar 2 vezes de um mesmo computador, porque se votar uma segunda vez anula a primeira. É preciso votar APENAS UMA VEZ ou votar em outro computador!!!

Abraços,
Conto com vocês

Dihelson Mendonça

Correios chamará mais 3 mil concursados devido à greve


Os Correios convocaram mais três mil aprovados no concurso público realizado em maio para tentar minimizar os efeitos da greve dos trabalhadores da estatal que já dura uma semana. "A população precisa ser atendida. Estamos acelerando a contratação dos concursados", afirmou Wagner Pinheiro, presidente dos Correios.

Esse contingente de aprovados, segundo Pinheiro, já realizou os testes físicos e assumirá suas funções o mais breve possível. Vão se somar a outros 2,2 mil empossados recentemente, que assumiram funções administrativas na estatal. Funcionários com mais experiência, por sua vez, foram deslocados para a área operacional.

A estatal também quer autorização do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do Planejamento, para ampliar as 9.190 vagas autorizadas para o concurso realizado em maio. "Vamos consultar o limite que podemos ir além (disso)", afirmou Pinheiro.

Assim como no fim de semana anterior, haverá outro mutirão no próximo final de semana para fazer a triagem e entrega de cartas que já equivalem a dois dias de acúmulo de correspondências. Já são seis dias úteis de paralisação. "Vamos ter mutirão de novo para fazer a triagem e entrega e cartas, tendo findada ou não a greve", disse o executivo.

"Queremos pedir a compreensão da população porque queremos minimizar os transtornos", ressaltou. A adesão à greve, segundo Pinheiro, manteve-se em 24% do total de trabalhadores e 40% dos carteiros. Os Correios aguardam uma contraproposta dos trabalhadores para que as negociações sejam retomadas.

Agência Estado

Câmara rejeita nova CPMF


NE - O PT chama de Contribuição, os partidos de oposição afirmam que é um Imposto. Pelo que eu sei, contribuição é algo voluntário, você dá se quiser. E "imposto" vem de imposição, não tem como escapar. Afinal, a nova CPMF disfarçada, é uma contribuição ou um imposto ? Olha a truculência !

Depois de três anos parado na Câmara dos Deputados, o projeto que regulamenta a destinação de recursos públicos para a saúde foi concluído pelos parlamentares nesta quarta-feira (21). O plenário aprovou, por 355 votos a 76 e 4 abstenções, o destaque do DEM e retirou a base de cálculo da CSS (Contribuição Social para a Saúde), tributo criado pelo Projeto de Lei Complementar 306/08. O projeto regulamenta quais despesas podem ser consideradas de saúde para Estados, municípios e União atingirem o percentual definido pela Emenda 29.

O destaque do DEM inviabiliza a cobrança do imposto porque retira a sua base de cálculo. Sem a base de cálculo não há como o governo recolher a alíquota de 0,1% sobre todas as movimentações financeiras –assim como estipulava o texto anterior elaborado pelos deputados. O governo federal, entretanto, tem a prerrogativa de elaborar um novo projeto que defina a forma de se fazer a cobrança. Contudo, existe uma forte pressão de diversos setores da sociedade contra a criação de novos impostos.

O texto base do projeto, aprovado em junho de 2008, é o de uma emenda do relator Pepe Vargas (PT-RS), pela Comissão de Finanças e Tributação. Devido às mudanças feitas pela Câmara, a matéria retorna ao Senado, antes de passar por sanção da presidente da República para entrar em vigor. De acordo com a proposta dos deputados, o mínimo que a União deve investir na saúde é o equivalente à variação da inflação mais o crescimento nominal do PIB (Produto Interno Bruto) do ano anterior. Os Estados têm a obrigação de destinar 12 % do arrecadado e os municípios, 15%.

“Valeu à pena esperar três anos. Nestes três anos, houve uma amadurecimento na cabeça dos deputados que permitiu que o bom senso falasse mais alto”, avaliou o líder do DEM na Casa, ACM Neto (BA) ao comemorar o resultado da votação. Na orientação dos partidos, apenas o PT encaminhou a favor da manutenção do texto –todos os demais orientaram para retirar a base de cálculo do projeto.

Folha.com

Professor universitário é assassinado a tiros no bairro Benfica

Um professor de 46 anos foi assassinado após ter o carro tomado de assalto no início da tarde desta quarta-feira, 21, na Praça da Gentilândia, bairro Benfica, em Fortaleza. Vicente de Paulo Miranda Leitão era engenheiro civil e professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Sobral.

O crime aconteceu quando a vítima estava na companhia da esposa e havia acabado de estacionar o veículo modelo L200 na rua João Gentil, próximo à avenida 13 de Maio. Enquanto o professor recebia uma encomenda em uma gráfica nas proximidades da praça da Gentilândia, uma dupla armada anunciou o assalto à esposa da vítima, que estava sozinha aguardando o retorno do marido, no carro.

Ao perceber a ação, o professor Vicente de Paulo tentou socorrer a esposa, mas acabou sendo surpreendido por dois disparos contra o peito esquerdo. A vítima morreu no local, enquanto os acusados fugiram no veículo do casal.

Até agora, ninguém foi preso. O caso é investigado pelo 3º Distrito Policial (DP), no bairro Otávio Bonfim.”

Fonte: O Povo

Sítio Fundão pode integrar roteiro turístico da Copa


O Sítio Fundão está entre os seis parques que foram selecionados e serão estruturados para ser um dos Parques da Copa de 2014, mas apenas um será escolhido - ELIZÂNGELA SANTOS - O Cariri poderá receber turistas do mundo inteiro na Copa de 2014. Sítio Fundão será estruturado com essa finalidade.

Crato. O Parque Estadual do Sítio Fundão, neste Município, poderá ser um dos Parques da Copa de 2014, no Estado, destinado à visitação de turistas de todo o planeta. Seis parques foram selecionados e serão estruturados com essa finalidade, mas apenas um será escolhido. Antes disso, depois de anos e indefinições sobre o projeto de preservação e revitalização, será iniciada, no próximo ano, a estruturação do Fundão.

O projeto está sendo finalizado, com mudanças que preveem a construção da parte administrativa e receptivo turístico, além de um museu e a recuperação do engenho e barragem. Em 2008, o sítio passou a ser área de preservação de proteção integral.

Ontem, uma delegação do Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (Conpam) realizou visita técnica ao local, juntamente com integrantes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para observar detalhes técnicos que necessitam de melhorias. A casa centenária do Sítio Fundão recebeu manutenção há cerca de dez meses e recentemente passou por reparos, já que sua construção foi feita em taipa. Uma das raras edificações com primeiro andar desse gênero.

A meta é que novas construções sejam feitas numa área próximo da entrada do sítio, para não haver intervenção no parque. O terreno está sendo negociado com esta finalidade. A área de pouco mais de 93 hectares conta com um rio, uma barragem construída por escravos e um engenho, que funcionava com tração animal. O projeto proposto pelo Governo é transformar a área num espaço de turismo ambiental e educação.

O local faz parte do Geopark Araripe, denominado geossítio Batateiras. Este se encontra praticamente destruído pela ação do tempo. O processo de tombamento para o seu resgate encontra-se praticamente parado, já que é necessário o levantamento do histórico do local. Enquanto as obras não têm andamento, ambientalistas da cidade têm criticado a lentidão no avanço dos trabalhos.

Vigilância

Uma vigilância 24 horas fica no Sítio Fundão. A casa encontra-se após um quilômetro da entrada. A proximidade com a área urbana, no Bairro Seminário, é um dos pontos problemáticos do local. Segundo o secretário Executivo do Conpam, Iraguassu Teixeira, serão tomadas providências imediatas, entre elas a inserção de uma cerca. A presença de pessoas que adentram o sítio acaba deixando rastros de sujeira, como sacos plásticos, e até a preocupação da vigilância com o uso de cigarros e até entorpecentes, por conta de possíveis focos de incêndios.

O processo de transição de gestões governamentais acabou protelando o processo de melhorias no local. Antes, a gestão era da Semace e passou recentemente para o Conpam. Será administrado por meio da Coordenação do Programa da Biodiversidade, com supervisão do núcleo das novas unidades de Conservação. Segundo a coordenadora, Goretti Gurgel, estão sendo visitadas no Estado 23 unidades de conservação, com o objetivo de visualizar e entender as necessidades e carências de cada uma dessas áreas.

Revisão

O projeto do sítio passou por uma revisão do Conpam e o atual presidente do Conselho, Paulo Lustosa, fez algumas sugestões de equipamentos que estivessem na área. O escritório da Semace, que seria ali, foi retirado e está instalado no Parque Grangeiro, no Crato. Há previsão de inserção do museu, acolhimento dos pesquisadores, além da reforma do engenho e barragem, e uma estrutura mais de frente para receber a visitação, como o auditório e o centro de acolhimento. O projeto dos arquitetos será entregue na próxima semana.

Os investimentos serão definidos após a finalização do projeto, já garantidos por meio de compensação ambiental, advindos de grandes empreendimentos que serão instalados no Estado, para proteção dos ecossistemas. No caso do Fundão, os recursos vêm da empresa MPX, empresa internacional que atua na área de energia eólica.

A primeira etapa de investimentos aconteceu com a reforma da casa. A coordenadora afirma que até o fim de 2012 se pretende estar com o parque totalmente estruturado, já que os parques da Copa devem ser áreas de conservação a serem visitadas por turistas do mundo todo que estarão vindo ao Ceará. Para cada Estado, está sendo destinada área de conservação federal, estadual e municipal. Foram selecionadas no Estado seis delas, atendendo às exigências da Copa, e dessas será escolhida uma que será colocada no roteiro turístico. Os parques escolhidos foram o Cocó, Botânico, monumentos naturais de Beberibe e Quixadá e Pedra da Risca do Meio.

Pesquisas

Já está autorizada pela presidência do Conpam a reforma do engenho e a construção de guaritas, do portal e entrada da sede da unidade de Conservação. À tarde, foi realizada reunião com representantes do Geopark Araripe, para debater a administração e utilização do Parque para fins de pesquisas científicas. A coordenação do programa da biodiversidade realiza seleção pública para contratação de gerentes para as 23 Unidades de Conservação do Ceará.

MAIS INFORMAÇÕES
Escritório Regional da Semace. Av. Pedro Felício Cavalcante, 2530
Parque Granjeiro - Crato
Telefone: (88) 3102.1288

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Governador Cid Gomes se reúne com bancada federal cearense


O governador Cid Gomes se reuniu nesta quarta-feira (21), em Brasília, com parlamentares da bancada federal cearense. Na pauta da reunião estavam projetos a serem inseridos no Orçamento Geral da União de 2012, que deverá chegar em breve à Câmara Federal para receber emendas das bancadas. O encontro aconteceu no gabinete da liderança do PTB na Câmara dos Deputados. Entre os projetos apresentados por Cid Gomes está o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O projeto compreende um sistema de canais que circulará o Estado, por meio de gravidade e deve ser contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Outro projeto apresentado durante a reunião foi o de ampliação do Porto do Pecém. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura, a expectativa é de que até 2016, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém esteja composto por um berço no TMUT, um novo quebra-mar, dois berços de granéis sólidos; e cinco berços de granéis líquidos. A nova ampliação deverá atender empreendimentos, como a refinaria de petróleo Premium II, da Petrobras, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), as necessidades da Ferrovia Transnordestina, com trecho até o Pecém.

Também foram debatidos os projetos do Arco Metropolitano, que partirá da rodovia BR-116, no município de Chorozinho, até a BR-222, próximo ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém; e a implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza que terá início na estação central Xico da Silva, onde também se encontrarão as Linhas Oeste e Sul, no Centro de Fortaleza, seguindo pela região de bairros da Aldeota e Papicu, terminado na avenida Washington Soares.

Na saúde, os projetos inseridos são o de ampliação do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza e a construção do Hospital Metropolitano que, segundo Cid Gomes, deverá ficar localizado entre os municípios de Maracanaú e Pacajus. Foram apresentados ainda projeto de construção de mais um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e projetos de recuperação e construção de rodovias.

Da reunião, participou o senador Inácio Arruda e os deputados Domingos Neto, Aníbal Gomes, Chico Lopes, Danilo Forte, Ariosto Holanda, Gorete Pereira, João Ananias, Artur Bruno, José Guimarães, José Airton, Arnon Bezerra, Edson Silva, Raimundo Gomes de Matos, André Figueredo, Manoel Salviano, Mário Benevides, Padre José Linhares, Antonio Balhmann e Genecias Noronha.

Ainda em Brasília o governador Cid Gomes acompanhou a votação para a escolha do novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A disputa foi vencida pela deputada Ana Arraes (PSB-PE). Na ocasião, Cid Gomes pessoalmente pediu votos para a bancada cearense. A nova ministra sucederá o cearense Ubiratan Aguiar. O chefe do executivo cearense, Cid Gomes, também almoçou com o presidente da Câmara Federal, Marco Maia. Na pauta, votação nesta quarta-feira (21) da Contribuição Social para Saúde (CSS).

Viagem

O Governador não viaja mais para Cuba onde integraria a delegação brasileira que participa de reuniões bilaterais e visitas às instituições cubanas na área de saúde pública, a convite do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Às 9 horas desta quinta-feira (22), Cid Gomes recebe o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, e uma comissão de professores da rede pública estadual, no Palácio da Abolição.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Obra do estádio Castelão ultrapassa 40% de execução


As obras de reforma, modernização e ampliação do estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), chega a 40,44% de execução. De acordo com o último relatório elaborado pelo Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, a previsão é chegar ao fim deste mês de setembro com 43% de toda a obra concluída.

No total, mais de 800 operários seguem trabalhando com todas as etapas em execução. Com a primeira etapa concluída desde o dia 20 de agosto, a Etapa II, composta pela segunda parte do estacionamento coberto, segue com 45,42% de execução e previsão de conclusão para novembro deste ano. A Etapa III chega a 31,20%, com a reciclagem dos resíduos e as fundações do prédio que dará origem ao Edifício Central, entre outras ações. A Etapa IV, composta pela conclusão, disponibilização e início da operação da totalidade do Estádio, segue com 7,28% com a execução do rebaixamento do gramado e as fundações e pilares de parte do estacionamento.

A expectativa é de que o Castelão chegue ao final de 2011 com 50% de execução e seja concluído e entregue à FIFA a tempo de participar da Copa das Confederações. Segundo informações do consórcio construtor, a obra segue a todo vapor com cerca de dois meses de adiantamento.

Fonte: Governo do Estado do Ceará


Secretário de Saúde Cícero França vai à sessão legislativa e nega desativação do NASF


Após as denúncias da Vereadora Mara Guedes (PT), quando afirmou que o Gestor Municipal tinha desativado o Núcleo de Assistência à Saúde da Família- Nasf, ao demitir os vinte e cinco profissionais que formavam as três equipes, o secretário de Saúde do Crato – Cícero França participou da Sessão Ordinária desta terça-feira, na Câmara Municipal para falar sobre o assuto.

Cícero afirmou que o Nasf não foi desativado e tampouco os profissionais demitidos. O que aconteceu, segundo informou o secretário, é que após uma avaliação ficou constatado que alguns profisssionais, em minoria, não estavam produzindo a altura do que requer o programa. Diante da situação preferimos paralizar alguns dias as ações para avaliarmos quais as pessoas que têm compromisso com o trabalho e as que não têm serão substituídas por outros profissionais qualificados e comprometidos com os objetivos do Nasf, disse França.

O secretário de Saúde discordou ainda, da Vereadora Mara Guedes, com relação a possibilidade de desativação do programa por quetões financeiras. Ele aproveitou para informar que será criada uma quarta equipe do Nasf.

O Presidente da Câmara – Vereador Florisval Coriolano (PTC) avaliou como bastante proveitosa a participação do secretário de Saúde do Município na sessão, uma vez que foram prestados diversos esclarecimentos e dirimidas algumas dúvidas. Florisval ressaltou que espera que os profissionais retornem aos seus postos de trabalho, o quanto antes possível, para que a população não fique prejudicada.

Fonte: CVC

Audiência Pública vai discutir propostas de mudnças na lei municipal dos Mototaxistas

Sábado, dia 24 de setembro, a partir das 8h, a Câmara Municipal do Crato vai promover uma Audiência Pública com o objetivo de discutir as propostas de mudanças na lei municipal que regulamenta a profissão de mototaxista. Será no auditório da Universidade Regional do Cariri e contará com representantes da classe, além de convidados como o promotor Eudes Ximenes, o Vereador de Juazeiro do Norte - Roberto Sampaio, secretário de Administração de Barbalha – Romel Rodrigues Alencar, representantes do Demutran, polícias Militar e civil, possíveis candidatos à Prefeitura do Crato nas eleições de 2012 e a sociedade em geral.

O Presidente do Poder Legislativo cratense – Vereador Florisval Coriolano (PTC) classifica como muito importante esta audiência, pois trata de readequar as leis que regulamenta os serviços de mototaxista no Município. A Presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais, Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas do Crato (Sindimoto) Fátima Canejo coloca como principal objetivo da audiência a oportunidade dos mototaxistas conhecerem as leis e entenderem o processo de regulamentação até chegar a realização do curso, a última etapa do processo. “É necessário que os mototaxistas conheçam os seus direitos e deveres e os benefícios que eles terão como linha de finaciamento para renovação de frota, ICMS, IPI e Previdência Social”, disse Fátima chamando a atenção dos mototaxistas para participarem da Audiência Pública. “O que ficar definido sábado será votado, posteriormente na Câmara e, em seguida, enviado ao Prefeito Municipal para sansão do Decreto”, Canejo.

Fonte: CVC

Vereador Pedro Alagoano reivindica delegacia 24H horas para o Crato

O Vereador Pedro de Alagoano (PSB) voltou a cobrar da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS o funcionamento da 19ª Delegacia Regional de Policia Civil, em Crato, durante as vinte e quatro horas do dia, inclusive com plantão nos finais de semana. “Não concebe um município do tamanho do Crato, com uma população de mais 120 mil habitantes ficar sem os serviços da delegacia durante a noite e a madrugada, dependendo do município vizinho, até para tirar um Bletim de Ocorrência – BO, disse Alagoano. Pedro afirmou que as autoridades e a sociedade do Crato precisam de forma uníssona cobrar do Governo do Estado uma posição sobre o assunto.

Fonte: CVC

Vereadores do PSDB defendem abertura de canal de diálogo entre o Governo do Estado e Professores

Os vereadores George Macário e Guer, ambos do PSDB, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 19, afirmaram que já está passando da hora do Governo do Estado abrir um canal de diálogo com os professores, com o objetivo de acabar com a greve, na Rede Estadual de Ensino. “Só quem saem prejudicados com esta paralização são os alunos, que depois não terão tempo para repor as aulas com a qualidade que o conteúdo requer, ressaltaram”. Disseram ainda, que não discordam dos professores que têm todo o direito de reivindicar melhores salários e condições de trabalho, no entanto é necessário que se análise a situação do aluno, neste contexto.

Fonte: CVC

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL SOLICITA A CAMILO SANTANA REALIZAÇÂO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A INSTALAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO

NE - A notícia é da semana passada, mas a o fato vai acontecer...

O presidente da Câmara Municipal do Crato - Vereador Florisval Coriolano (PTC) esteve reunido com o secretário das Cidades - Camilo Santana, quando na oportunidade foi abordado o assunto Aterro Sanitário do Cariri. Florisval solicitou ao secretário que realizasse uma audiência pública, com a presença de vários setores da sociedade, inclusive com profissionais da área técnica, antes de tomar qualquer decisão no sentido de instalar em Crato o aterro, que receberá o lixo de mais nove cidades da região do Cariri.

Já o secretário Camilo Santano garantiu ao Presidente da Câmara que será realizada uma audiência pública, apesar do Prefeito Samuel Araripe já ter decidido que não dará a anuência para construção do Aterro Sanitário em Crato.

Em relação ao posicionamento da Câmara Municipal, Coriolano afirmou que só será tomada uma decisão, quando o assunto for amplamente debatido.

Sobre a não presença de alguns vereadores na reunião, realizada terça-feira, no Distrito de Ponta da Serra, Florisval ressaltou que não reprenta o posicionamento contra ou favor. "Terça - feira aconteceu a segunda Sessão Ordinária da semana, em respeito ao Regime Interno da Casa. os vereadores Guer e George Macário, ambos do PSDB, preferiram participar da reunião em Ponta da Serra e faltar a Sessão. Outros vereadores se dirigiram ao Distrito de Ponta Serra, após a Sessão. Mas não adianta tomar decisão com a emoção a frente da razãor e nem colocar palavras na boca do povo. Por isso nós preferimos esperar a audiência pública e o posicionamento dos técnicos para tomarmos uma direção", concluiu Florisval.

Fonte: CVC


Saúde do Crato atua na prevenção de doenças infecciosas com ações dia 30

A Secretaria de Saúde do Crato, através do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, e parceria com o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social, estará realizando uma manhã de atividades para a divulgação de informações sobre medidas preventivas, no que diz respeito a infecção pelo HIV/AIDS e DST’S, próximo dia 30. Na ocasião, haverá blitz e tenda educativa. A blitz acontecerá em semáforos da praça Bicentenário. Serão oferecidos os serviços de vacina contra a hepatite B, orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, além da distribuição de preservativos e panfletos informativos. O evento acontecerá das 8 horas às 12 horas.

Fonte: PMC

Educação Especial fará II Semana de Sensibilização

Com coordenação da Unidade de Educação Especial, será realizada de 5 a 7 de outubro, em Crato, a II Semana de Sensibilização, promovida pela Secretaria de Educação do Município. Este ano, o evento terá como tema ‘Inclusão, Diálogo, Compreensão e Ação. A Secretaria de Educação do Crato tem dado uma atenção à Educação especial e tem desenvolvido diversas ações voltadas para os estudantes, ampliando as possibilidades de inclusão dos alunos do município.

Fonte: PMC


O Crato ver um dia Marcos Cunha Prefeito é questão de justiça! Por: Tiago Viana



Não quero jamais julgar a atual administração do Governo Municipal do Crato. Mesmo acompanhando a 560 km de distância acho que a cidade avançou em alguns segmentos. Muitos boatos sopram do sopé da Chapada do Araripe para as ondas dos verdes mares da capital cearense. Não sei ainda qual será o candidato oficial do Governador Cid Gomes para o município nas eleições que se aproxima. Mas, o mesmo Governo das Mudanças do passado que tirou a Prefeitura, na época, das mãos do nosso Marcos Cunha, agora pode dar, a pessoa que sempre sonhou em administrar a cidade, as condições ideais para disputa eleitoral de 2012. Resta o Povo julgar e fazer a justiça que a muito tempo está em dívidas com Marcos Cunha e o poder de dirigir o Crato.

Segue na seqüência das letras um pequeno relato da minha infância que acompanhei de perto a injustiça feita com um dos maiores filhos que esta cidade já gerou – Dr. Marcos Cunha:

Com o Crato no Coração - 20 Anos.


Quando menino acompanhava a política da minha cidade (Crato), colecionando santinhos, adesivos e brindes das campanhas políticas, acompanhando comícios, aplaudindo e vaiando candidatos. Querendo entender cada discurso, cada motivo que levaria as vaias, os aplausos, aos futuros votos. Entre coronéis, autoridades, novos heróis, velhos guerreiros, povo, falta d’água, corrupção, e sorrisos vi surgir dos laboratórios da sabedoria, em meio às vertentes oligárquicas da época, uma estrela sólida de passos em equilíbrio com a coletividade cratense. O médico Marcos Cunha (neurologista), então do Partido dos Trabalhadores (13) por volta de 1989 se candidata para o cargo maior do município.
As campanhas eleitorais foram alfinetadas. Em cada bairro a disputa fazia enfurecer e apaixonar os eleitores. Históricas carreatas tomaram as ruas. De um lado o dinheiro fazendo o espetáculo na campanha, do outro a criatividade do palanque em cima do velho caminhão, e falta de grana que faziam dos comícios um show de inventabilidade a parte. A campanha seguia acirrada com a mão do Governo Tasso a financiar a empreitada do concorrente maior de Marcos Cunha, e o povo comprando os brindes dos comitês do PT para levar a perspectiva de ruptura com o passado adiante.

A nova força política da cidade representava muito mais do que um novo nome. Carregava consigo toda a simbologia da recém-democracia, de mudança de fato. Uma ruptura com o atraso dos coronéis, do anacronismo das oligarquias, não no aspecto do homem das mudanças como se viu nas eleições no ano anterior para o Governo do Estado. Mas, de uma revolução que o Crato nunca imaginava que pudesse possuir, e se viu muito próximo de conquistar este ideal. Um governo independente, que seria altamente perseguido pelo “galeguim de olho azul”, mas pertenceria incrustado na alma do guerreiro povo do Crato. Marcos Cunha chegou a ficar em segundo lugar nas pesquisas, a míseros três pontos percentuais do primeiro colocado (praticamente empatado). O desespero tomava de conta do poder tradicional da cidade, o novo governo via o médico petista como uma afronta, ousadia de um doutor no sul cearense. Uma eventual possibilidade de ameaça ao seu recém-comando que se dizia ser das mudanças (deste episódio já se poderia tirar a conclusão que as coisas iriam mudar apenas para a patota dos gestores da época). Foi uma histórica e vitoriosa campanha da esquerda cratense, mesmo tendo perdido as eleições. Os empecilhos de todas as forças que via naquela corrente vermelha a impossibilidade de permanecer nas nascentes do ouro fez pela primeira vez um embate de equilíbrio de guerra entre a esquerda e a direita no interior do Ceará (mesmo as armas da direita sendo de destruição de massa).

Da memória da infância lembro muito bem do dia do comício final na Praça da Sé (centro do Crato) do candidato do Governador Tasso. Foi armado um imenso palco jamais visto naquela cidade. Fogos intermináveis que fazia a noite de dia. Governador presente, babões entusiasmados lambendo seu frio suor. Praça lotada. Era um pequeno na multidão. No instante em que o Sr. Governador foi discursar ao povo veio o primeiro golpe contra a candidatura da esperança, Marcos Cunha. Fogos ainda a celebrar o “Governo das Mudanças”, ainda nas suas primeiras palavras, a energia de toda Praça da Sé vai embora. Tudo escuro, microfone mudo. O clima ficou tenso com a falta de energia elétrica. Passou alguns minutos, até que a força na luz voltou. Dando seqüência ao seu discurso, o Sr. Governador Jereissati supôs que aquele episódio da luz foi para calar o seu discurso, e tinha sido molecagem da turma do PT. A falta de energia foi atribuída aos camaradas de Marcos Cunha e Cia. Na época o PT era visto como grupo de comunistas confuseiros e arruaceiros na cidade. No mesmo momento, entendi qual era a pretensão obscura do então governante que tinha derrotado os homens de Juazeiro. Fiquei frustrado por saber naquele momento que não iria ver um sonho coletivo se concretizar no Crato. Desde a campanha das “Diretas Já!” até as eleições municipais nunca tinha visto um clamor tão marcante e sensível a comunidade cratense. No entanto, nas urnas ainda de cédulas de papel, o povo preferiu Waltim a Marcos Cunha.

No Seminário, bairro mais populoso do Crato, morava minha inesquecível avó. Na noite que antecedeu as eleições fui visita-lá e percebi um fenômeno enigmático e muito estranho nas calçadas. Coisas misteriosas e estranhas aconteceram no Bairro do Seminário naquela véspera de dia das eleições. Parecia festa ou noite de vigília para os santos da igreja. De madrugada, as pessoas ficavam nas calçadas esperando o preço do voto. A caminhoneta de cor clara logo chegava para distribuir os quitutes com gosto de moeda. Trocados a todos das calçadas para acabar de vez com a ousadia do médico. Dava até vontade de pedir também, mas minha avó e os pobres santos do Seminário me continham ao comércio do voto.

O apagão da Praça da Sé, junto ao misterioso fenômeno das pessoas sentadas em suas cadeiras nas calçadas mudaram definitivamente a história daquela eleição, e da cidade. Tudo se encaminhava para uma vitória histórica e primeira derrota do Governador. Triste para uma vitória que todos percebiam, todos queriam, mas que na escuridão, na velocidade das rodas e distribuição de dinheiro mudaram para sempre a rota daquele município, que até hoje sofre por conta do destino ceifado pelo poder da criatura que se dizia acabar com o coronelismo no Estado.
O final destas lembranças os cearenses já sabem: décadas do coronelismo industrial no poder, Crato a ficar atrasado em relação a outras cidades do Estado, a perder sua identidade, sua postura de princesa, e sua força. O ex-candidato Marcos Cunha nunca mais quis ousar como político, que pena! Ache bom ou ache ruim, recordações de uma infância questionadora, é isto!


Obs.: a imagem do cartaz na época da campanha eleitoral mostra a primeira campanha em que o médico Marcos Cunha (PT – 13) se candidatou como vice-prefeito de Raimundo (PMDB – 15).

Originais, escrito em julho de 2009:

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30