xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 setembro 2011

Canudos - A Saga do Povo Nordestino - Babi Guedes.por Elmano Rodrigues Pinheiro

CANUDOS, A Saga do Povo Nordestino, sob a ótica do poeta cordelista Babi Guedes, expõe em linguagem acessível os conflitos de um povo maltratado pelas intempéries. A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos pela crença de uma salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

Uma forte pressão junto à República recém-instaurada, pedia que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano, reinstalando a Monarquia. Apesar de não haver nenhuma prova para esses rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.

A morte que entristeceu o Crato: Samuel Brito!


Não poderia deixar de registrar o desenlace por afogamento de Samuel Brito, amigo querido, prestativo, do BEM! Jesus te acompanhe amigo, sei que estarás na luz por ter sido essa pessoa à quem todos amavam! Meus sentimentos à família!
Claudia Rejanne Pinheiro Grangeiro diz: Faleceu Samuel Brito, conhecido como Samuel Gravatinha. Formado em História na URCA, foi candidato a vice-prefeito do Crato na chapa de Zuleide Queiroz - PSTU. Destacou-se na luta pela democracia na universidade, na ocupação de resistência à intervenção da Reitoria Herzog. Um bom amigo, sorriso sempre a postos. Vá em paz, amigo, que as hierarquias superiores do universo o conduzam por um caminho de Luz.

A origem da proposta do GEOPARK ARARIPE


O GEOPARK ARARIPE que está em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.

No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna.

A proposta pretende a preservação dos locais principais, transformados em sítios de visitação e pesquisa compondo uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida.

Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.

A origem da proposição se deu a partir elaboração do APPLICATION DOSSIER FOR NOMINATION ARARIPE GEOPARK, STATE OF CEARÁ, BRAZIL, resultado do Convenio de Cooperação Universität Hamburg / URCA/ DAAD, sob a coordenação do Prof. Dr. Gero Hillmer, Curador do Instituto e Museu de Paleontologia da Universität Hamburg e colaboração de outros professores da própria URCA - Prof. Dr. André Herzog Cardoso e Prof. Dr. Alexandre Magno Feitosa Sales e colaboradores de outras universidades - Prof. José Sales Costa Filho/ UFC, encaminhada à verificação da UNESCO, objetivando o reconhecimento de todas estas situações relevantes, no início de 2006.

O documento continha uma ampla documentação científica sobre o Araripe, análise territorial de mais de 60 situações relevantes e informações sobre o potencial de desenvolvimento sustentável da região sob os aspectos da Educação, Cultura, Turismo, Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Econômico, o que levou a sua aprovação na 2nd UNESCO Conference on Geoparks, em Belfast, Irlanda, em Setembro/ 2006.

Na trajetória de consolidação do GEOPARK ARARIPE, por exigência e orientação da UNESCO foram compostos os seguintes trabalhos

* Aplication Dossier for Nomination Araripe Geopark, State of Ceará, Brazil ¹
* Araripe Basin Action Regional Plan ²
* Plano de Ordenamento e Estruturação do Geopark Araripe ²
* Caderno de Identidade Visual e Sinalização
* Projetos de Apropriação Urbanística e Paisagística dos Geotopes
* Documentação iconográfica e científica dos geotopes¹
* Plano de Gestão/ Período 2006/ 2009
* Projeto de Reforma e Ampliação do Museu de Paleontologia URCA
* Projeto de Reforma e Instalação do Escritório Sede/ Crato
* Consolidação dos Geotopes
* Termos de Referencia para Instrução de Tombamento do GEOPARK ARARIPE
* Montagens de site http://www.geoparkararipe.org/
* Exposição Araripe/ Centro Cultural Araripe/ Crato
* Exposição Geopark Araripe no Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar/ Fortaleza
* Outros ²

Fonte: http://geoparkararipe.blogspot.com/postagem de Setembro 2006
Postado por José Sales

¹ Concepção pelos Prof. Dr. Gero Hillmer, Curador do Instituto e Museu de Paleontologia da Universität Hamburg, Prof. Dr. André Herzog Cardoso Prof. Dr. Alexandre Magno Feitosa Sales, Prof. José Sales Costa Filho/ UFC
² Coordenação do Professor José Sales Costa Filho/ Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ UFC
³ Realização pelo Fotógrafo Daniel Roman/ MsA/ Master in Fine Arts/ Emerson College/ Boston

Ronaldo salva fotógrafo de atropelamento, diz coluna


Acostumado a ser herói dentro das quatro linhas do gramado, Ronaldo Fenômeno foi o mocinho do dia fora delas. De acordo com a coluna de Bruno Astuto, do Jornal "O Dia", o ex-jogador salvou a vida de um paparazzo em Nova York, na segunda-feira, dia 19.

O ex-atleta era cercado por fotógrafos ao sair de um restaurante da cidade. Um deles resolveu ir ao meio da rua para fazer as imagens. Ronaldo, percebendo que o homem seria atropelado por um caminhão, correu em disparada para salvá-lo.

O ato heroico foi registrado pelos companheiros do imprudente fotógrafo, e Ronaldo recebeu uma salva de palmas. Merecidas, né?


Fonte: Yahoo Notícias

'Tropa de elite 2' vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2012


Título foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Cultura. Longa foi escolhido por comissão de autoridades e profissionais do cinema.
Do G1 RJ

'Tropa de elite 2' (Foto: Divulgação/Divulgação)


'Tropa de elite 2' (Foto: Divulgação/Divulgação)Wagner Moura em cena de 'Tropa de elite 2'
(Foto: Divulgação) - O filme "Tropa de elite 2", de José Padilha, vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2012, divulgou o Ministério da Cultura na manhã desta terça-feira (20). O anúncio foi feito pela comissão especial de seleção no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro.

"Por sua qualidade técnica e artística, 'Tropa 2' saltou à frente dos outros indicados", disse a secretária do audiovisual, Ana Paula Santana, que acrescentou que a votação entre os membros da comissão foi unânime.

A produção vai concorrer a uma vaga entre os indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro na 84ª edição do Oscar. O longa-metragem foi escolhido de uma lista de 15 concorrentes, incluía "Bruna Surfistinha", "Assalto ao Banco Central", "As mães de Chico Xavier" e outros.

Seleção

A comissão é formada pela secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; pelo presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; pelo ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.

"'Tropa 2' é um filme com autêntica chance de ganhar uma indicação. E, sendo indicado, é um filme com autêntica chance de vencer o Oscar", opinou Hoineff, membro da comissão de seleção. "Essa continuação é mais bem acabada: o roteiro é melhor, a fotografia é melhor, por isso teve uma receptividade maior do público", disse o cineasta Roberto Farias, que também faz parte do grupo. Segundo a secretária do audiovisual, os produtores de "Tropa de elite 2" vão receber apoio "logístico e financeiro" do governo para promover o longa-metragem no exterior e apoiar a candidatura a uma vaga na disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Fonte: G1 - RJ


Reitora da URCA destaca em entrevista coletiva a importância do crescimento do Geopark Araripe


A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem para imprensa regional, na sede administrativa do Geopark Araripe, em Crato. O objetivo foi falar oficialmente da conquista da certificação do Selo Verde, que indica avaliação positiva para o projeto, anunciada no final da tarde de domingo, na Noruega, durante a Conferência Européia de Geoparks.

O Geopark deverá receber oficialmente o Selo Verde, durante conferência de geoparks que irá ocorrer no Japão, no mês de maio do próximo ano. A Reitora ressaltou as palavras da coordenadora da Rede Global de Geoparks Margarete Patzak, que colocou o Geopark Araripe dentro de uma posição de liderança quanto à construção de novos geoparks no Brasil e América Latina. Otonite Cortez ainda salientou que o Geopark continua sendo o único existente no Brasil e na América, com o reconhecimento da Rede Global. “Isso nos impõe uma responsabilidade muito grande, sobretudo da coordenação exercida pelo professor Patrício Melo, contando com uma equipe multidisciplinar”, afirma.

Agradecimento

A Reitora dedicou a conquista ao Professor Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da Instituição. Ela agradeceu a toda equipe que se dedicou ao projeto, ao Governo do Estado, as secretarias de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Secretaria das Cidades, nos últimos anos e falo da surpresa da notícia da conquista do Selo Verde. “Achei que seria um amarelo”, disse ela. Caso fosse, seria uma forma de chamar a atenção para vários aspectos a serem melhorados.

Otonite Cotez lembrou das linhas de atuação do projeto, e os avanços nesses setores, além de importantes melhorias para o geopark chegar ao patamar atual, como a geoconservação, geoeducação e o geoturismo. A reforma do Museu de Paleontologia foi destacada pela Reitora, como uma das ações mais importantes, valorizando o Museu, que é singular no Brasil.

Com essa avaliação positiva, segundo a Reitora, se tem as portas abertas para investimentos da Secretaria das Cidades, por meio de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird), para projetos de infraestrutura e de apoio ao Geopark Araripe. “Com isso ganha a ciência, a academia e a conservação da biodiversidade”, afirma. A conquista do Selo Verde, segundo a reitora, traz mais credibilidade ao projeto, e, em conseqüência disso, espera que os recursos voltados para o projeto venham de forma mais rápida Proposta de criação do geopark foi para Unesco em 2005 e reconhecida em 2006, com a aprovação de proposta e mudoindicatovas.

Junto com a Reitora, estiveram o Secretário Executivo do Projeto, Professor Álamo Feitosa, e a Secretária Executiva, Flávia Lima, além do Geólogo Idalécio Freitas, e Lúcia Wanda, que vem desenvolvendo trabalhos na área de geoeducação. Segundo Flávia Lima, o Selo Verde indica muito trabalho para o futuro. Ela atribui a conquista a todo um trabalho desenvolvido em equipe. “Esse selo dá garantia a continuidade das ações na área de educação ambiental que precisam ser implementadas na cultura, geoconservação, atualização do inventário geológico”, diz. Além disso, acrescenta a colaboração importante dos parceiros do território, das instituições que têm interesse de colaborar com o projeto do Geopark Araripe.

Álamo Feitosa destacou a importância do trabalho desenvolvido em equipe. Para ele, a alegria, que foi um dos motes principais de sensibilizar os trabalhadores da Unesco. “Isso só faz dizer que temos que trabalhar dobrado agora. Esse selo é uma confirmação de que estávamos no caminho certo”, completa.

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 20 de setembro de 2011

Greve dos Professores - Professores podem ter salários descontados


Tribunal de Justiça manteve a ilegalidade da greve; há ainda o risco de demissão de professores temporários

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a liminar que havia determinado a suspensão da greve dos professores da rede estadual, que estão com as atividades paralisadas desde o dia 5 de agosto deste ano. Além de ter de pagar a multa que já está acumulada em R$ 150 mil (R$ 10 mil por cada dia parado desde a decisão judicial), os professores ainda poderão ter seus dias de greve descontados pelo Governo. O risco de substituição (demissão) de professores temporários, também existe.

O Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), que acompanhou a votação do recurso da categoria no TJ-CE deixou a sede do órgão revoltado com a confirmação da ilegalidade. Ontem mesmo, representantes da Apeoc compareceram à Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE) procurando apoio para tentar uma saída para o movimento que dura mais de 40 dias e que reivindica, entre alguns pleitos, o pagamento do piso salarial nacional.

O sindicato agora reunirá os membros de sua diretoria para avaliar os novos rumos (e novos recursos) a serem seguidos e as decisões que deverão ser tomadas pela categoria na assembleia geral que já está marcada para a próxima sexta-feira, no Ginásio Aécio de Borba.

O presidente da Apeoc, Anísio Melo afirma que a categoria continua aberta à negociação e faz um apelo ao Governo e Ministério Público para que esta situação possa ser resolvida. "Queremos resolver o impasse e estamos buscando canal de entendimento. Aguardamos que o Governo possa também querer este entendimento", disse.

Na OAB

No encontro na OAB-CE, a diretoria do sindicato, por meio de seu presidente, Anísio Melo pediu que a Ordem intermediasse a negociação e abrisse um canal de divulgação da luta da categoria. Já a OAB-CE solicitou que a categoria entregue hoje às comissões sindical e de direitos humanos um documento contendo as razões da greve, mostrando as reivindicações para que a entidade possa informar a sociedade por meio de um comunicado os motivos da luta.

O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, destacou que quer conhecer os documentos sobre a ação e recurso, para depois se posicionar. "A OAB colocou comissão sindical à disposição da Apec para que ela se justifique. Posteriormente, vamos analisar a possibilidade de ingressarmos ou não em juizo", ressaltou.

Luta

40 dias é o tempo em que os professores da rede estadual de ensino estão em greve. Entre outras exigências, a categoria exige o pagamento do piso salarial nacional .150 mil reais é o valor acumulado da multa determinada pela Justiça. Para cada dia de paralisação desde a decisão judicial, o Sindicato deve pagar R$ 10 mil

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


Desvalorização do REAL - Dólar chegará a R$ 1,90 no curto prazo


A desvalorização do real deverá ganhar força no curto prazo, segundo analistas internacionais. Entre os fatores que poderão enfraquecer o real frente ao dólar, os analistas citam o aumento na aversão a risco, com o agravamento da crise da dívida soberana da zona do euro, e a perspectiva de corte da taxa básica de juros no Brasil, o que poderá arrefecer o fluxo de capitais de curto prazo em busca de ganhos com a diferença dos juros domésticos e internacionais.

"Como estou pessimista em relação aos problemas da zona do euro, eu vejo uma maior pressão para desvalorização não apenas do real mas também de outras moedas de países emergentes", disse à Agência Estado Win Thin, diretor de pesquisa para mercados emergentes da Brown Brothers Harriman em Nova York. Segundo ele, o real e outras moedas emergentes deverão voltar ao patamar de maio de 2010, quando estourou pela primeira vez o problema da dívida da Grécia. Na ocasião, o real chegou a ultrapassar o patamar de R$ 1,91 frente ao dólar. Ele acredita que o câmbio poderá bater nesse nível nas próximas três semanas.

"Normalmente, o real estava conseguindo atravessar turbulências recentes melhor do que outras moedas latino-americanas em razão da perspectiva de crescimento da sua economia e até mesmo porque o IOF é tão alto que os investidores ficavam relutantes em sair dos ativos brasileiros, pois ficaria muito caro para voltar ao Brasil", disse Eduardo Suarez o estrategista de câmbio para América Latina do Scotia Capital em Toronto. "Mas agora eu vejo um certo grau de fadiga dos investidores internacionais por causa da constante intervenção do governo brasileiro (com as medidas de controle de capital), o que deixa muito difícil prever o que acontecerá a seguir", explicou. Ele acredita que o real poderá cair até R$ 1,90 frente ao dólar nas próximas três a quatro semanas, se persistir um cenário de deterioração da aversão ao risco que afetará os mercados emergentes como um todo.

Com informações da Agência Estado

Nota de solidariedade do departamento e curso de História da URCA pelo falecimento de Samuel Brito da Silva


O
s professores e funcionários do Curso e Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, manifesta sua solidariedade à família do ex-aluno deste Curso, Samuel Brito da Silva, pelo seu trágico falecimento, ocorrido ontem, 19.

A lembrança deixada por Samuel junto aos professores, alunose colegas discentes é de uma pessoa afável, tranquila e amiga. Sua prematura ausência física, no entanto, não apagará de nossas memórias o salutar convívio mantido nos anos por ele passados na URCA.

Crato, 20 de setembro de 2011.

Prof. José Bendimar de Lima
Chefe do Departamento de História - URCA
Prof. Fernando José Pinto da Franca
Coordenador do Curso de História - URCA

O dinheiro e as religiões - Emerson Monteiro


Aonde chegar a mão humana ali ocorrem transformações por vezes desencontradas, e nem sempre para melhor. As mudanças de rumo daquilo visto nos inícios qual valores importantes sujeitam inverter seus objetivos originais. A invenção do dinheiro, por exemplo, demonstra isso com uma clareza meridiana. Em princípio visto qual rara solução para circular a riqueza na sociedade, depois endureceu os corações e gerou graves riscos à paz dentro das famílias e no seio das classes sociais. Parecido até com outro fenômeno que consta do livro bíblico do Êxodo.

Quando Moisés conduzia os descendentes de Abraão através do deserto da Arábia, na saída do Egito, o que durou 40 longos anos de agruras e apreensões, houve momento quando a fome pareceu dominar aquele povo de milhares de pessoas.

Em apuros, pediram a Deus que lhes salvasse da rude provação. Nos dias, então, logo cedo da manhã, passou a cair do céu o maná, um alimento misterioso, com o qual se alimentavam e sobreviveram.

No desejo de garantir os dias seguintes, os judeus quiseram guardar esse pão, e foram alertados de não o fazer. Aqueles que desobedeciam depois apenas achavam restos estragados. Como guardavam o sábado, grãos caídos nas sextas-feiras resistiam bem até o domingo.

Noutro trecho bíblico, Jesus afirma: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Isto ponderamos em vista dos excessos praticados, na época de hoje, com relação ao desespero de tantos para reter o dinheiro, inclusive no seio das religiões, desvirtuando os propósitos e valores da vida em grupo, isso tão só para chegar ao poder e controlar para si as multidões feitas rebanhos animais. Quantos se perderam feio na jornada do trabalho coletivo por causa dessa fome alucinada do vil metal, e distorcem as bênçãos das riquezas.

Há nisso sérias lições a tirar e modificar as atitudes, no afã de construir o futuro. Porquanto, noutra rara e bela afirmação, Jesus considera: Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?

A ideologia praticada nesta hora, contudo, desvirtua princípios e insufla o culto exacerbado da matéria e dos capitais, iludindo também os dirigentes religiosos e dificultando para muitos a crença dos ensinos eternos.

Justiça autorizou 17 mil escutas telefônicas em agosto


NE - Você está Grampeado ?

A Justiça autorizou o monitoramento de pelo menos 17.122 linhas telefônicas em agosto de 2011 em todo o País. Segundo relatório divulgado nesta segunda (19) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número é inferior ao verificado no mesmo mês de 2010, quando 17.417 linhas foram grampeadas.

Na Justiça Federal, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região realizou o maior número de escutas, 840. Com relação à Justiça Estadual, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) foi responsável por determinar 2.690 escutas, e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), por 1.349. Os dados são do Sistema Nacional de Controle das Interceptações Telefônicas.

O estudo inclui o monitoramento de ligações feitas via internet. Em agosto, 750 telefones Voip foram monitorados no País - sendo 120 somente no Estado de São Paulo.

O monitoramento também abrange endereços eletrônicos. Em agosto, 320 endereços eletrônicos estavam sob monitoramento por decisão da Justiça, sendo a maior parte em São Paulo (87), Pernambuco (24), e Mato Grosso (23).

Agência Estado


Um desserviço à região do Cariri - Por Yuri Lacerda


É triste ver como determinados tipos de mídias no Brasil prestam um desserviço a comunidade. Um forte exemplo são determinados sites que exploram a miséria humana através de textos e fotografias sobre mortes, assassinatos, crimes violentos e assuntos semelhantes.

Por exemplo, ao fazer pesquisas de sobre cidades caririenses na excepcional ferramenta que é o Google Images, a qual ajuda a encontrar fotografias sobre os mais inimagináveis assuntos, serão exibidos as mais tristes (e arrepiantes) fotografias de crimes brutais e acidentes. Também, claro que há algumas que realmente são relevantes.

Isto dá-se por conta de que o Google Imagens se utiliza de códigos que automaticamente extraem imagens de sites disponíveis na Internet. Como não há como detectar automaticamente com uma alta precisão o conteúdo de uma imagem, então não é possível que os servidores do Google filtrem apenas as imagens relevantes.

Imagine só as seguintes situações:

1) Uma criança que venha a utilizar esta ferramenta para fazer uma trabalho escolar, ao pesquisar por "Crato Ceará" encontrará fotografias de "faca suja de sangue", "motoqueiro banhado de sangue", "carros retorcidos", etc.

2) Um turista querendo visitar a cidade do Juazeiro do Norte ao pesquisar por "Juazeiro do Norte Ceará" encontrará fotografias de coisas que prefiro nem comentar.

Melhor ainda, não precisa nem ser uma criança ou um turista, basta ser um cidadão que no seu direito não quer se submeter a ver imagens de crimes brutais, com cenas fortíssimas. Desta forma, peço encarecidamente que alguma autoridade caririense encontre uma forma de solucionar este problema, isto é algo que deve ser tratado com seriedade. Uma solução seria fazer o contato direto com o Google para que fizesse o bloqueio das imagens com estas cenas fortes.

Estarei encaminhando e-mail pedindo soluções. Para a população façam a sua parte denunciando ao acharem imagens ofensivas (fortes imagens de crimes, mortes e acidentes) no Google Imagens sobre a nossa região.

Por Yuri Lacerda
www.blogfariasbrito.com

TRE-CE cassa mandatos do prefeito e do vice de Icapuí


A
Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cassou, por unanimidade, os mandatos do prefeito de Icapuí, José Edilson da Silva, e do seu vice, Heverton Costa Silva, em sessão realizada nesta segunda-feira (19). A Corte do TRE-CE reformou sentença de primeiro grau, julgando procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo por abuso de poder político e econômico. Da decisão, ainda cabe recurso.

Fonte: TRE-CE

Cearense cria carro movido a álcool, gasolina e energias eólica e solar


Segundo inventor, veículo é o primeiro 'quadriflex' do mundoCriador investiu capital próprio e passou 10 anos pesquisando.

O engenheiro cearense Fernando Alves Ximenes criou um carro movido a quatro combustíveis, que, segundo ele, é o primeiro "quadriflex" do mundo. O veículo usa álcool, gasolina, energias eólica e solar. "A ideia é ambiental. É reduzir a emissão de CO² na atmosfera", diz o engenheiro. O automóvel foi apresentado no encontro Inova 2011, em junho, no Ceará, e na EcoEnergy, feira internacional de tecnologias limpas e renováveis, que ocorreu em São Paulo até sábado (17).

Desenvolvido a partir de um FIat Uno, que já tem motor bicombustível, o chamado carro "quadriflex" ganhou potência e economiza 40% de combustível. Com isso, lança 40% menos de CO² no ar, segundo seu criador. "O carro ganha seis cavalos potência. Passa para 81 cavalos", explica o engenheiro. Para chegar ao carro "quadriflex", ele conta que foram dez anos de pesquisa o que, segundo diz, dificulta a contabilidade dos investimentos."Mas foi tudo com o meu próprio capital", afirma.

Ximenes explica que no motor convencional existem correias e engrenagens que fazem rotação para produzir a energia demandada pelo veículo e, segundo o engenheiro, no "quadriflex" essa energia é produzida pelo ar e pelo sol. Com isso, o automóvel fica mais econômico e emite menos CO² na atmosfera. A energia solar é captada por uma placa fotovoltaica no teto do veículo, que tem geradores eólicos embutidos nas laterais. Os geradores capturam energia quando o carro está em movimento.

Dono da empresa Gram Eollic, o cearense afirma que já foi procurado por uma montadora norte-americana e que, se as conversas avançarem, uma unidade de fabricação deve ser montada no Ceará dentro de três anos. "Será uma holding, com as duas marcas. E eu faço questão que seja no Ceará, para gerar empregos no estado'', aposta.

Carro autossustentável
O engenheiro explica que seu próximo projeto é apresentar em 2012 o carro autossustentável. Segundo Ximenes, o automóvel vai funcionar apenas com energia eólica e fotovoltáica (solar), sem emissão de nenhum poluente gasoso. "O carro 'quadriflex' é ainda emite CO², embora haja redução. Com o novo carro, a pessoa poderá viajar de Fortaleza ao Rio Grande do Sul sem ter de parar em posto de gasolina", acrescenta.

Além disso, ele argumenta que, para atingir o objetivo ambiental, é preciso disseminar o uso do mecanismo em carros populares. "A linha de produção tem de ser em série. Se não eu não ia conseguir o objetivo ambiental. Jamais conseguiria um número que significasse uma redução de CO² na atmosfera", diz. Para isso, argumenta, tem de se unir a alguma empresa que já tenha filiais no mundo inteiro.

Giselle Dutra Do G1 CE

TRT-CE reconhece vínculo de emprego de funcionário do jogo do bicho


U
m funcionário que trabalhava como conferente de jogo do bicho em Fortaleza vai receber de seu empregador todas as verbas que têm direito pessoas que atuam em atividades lícitas.

Após ser demitido e não receber aviso-prévio, férias e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ele recorreu à Justiça do Trabalho. Por maioria, a 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará decidiu que o trabalhador não poderia ser penalizado pelas atividades ilegais da empresa.

A empresa dona da banca de jogo do bicho argumentava que, como realizava uma atividade ilícita, o contrato de trabalho que mantinha com o empregado era nulo. Também defendia que o trabalhador não poderia pleitear frutos de uma atividade ilícita. Já a defesa do trabalhador afirmava que a empresa não poderia utilizar a ilicitude de suas atividades para deixar de pagar obrigações trabalhistas devidas aos empregados.

Na 2ª Turma do TRT-CE, prevaleceu o entendimento de que considerar nulo o contrato de trabalho celebrado com trabalhador que exerce suas atividades no serviço de conferente de jogo do bicho significaria premiar o contraventor o desobrigando de cumprir as leis trabalhistas.

Também foi destacado que havia entre o conferente e seu ex-empregador todas as condições previstas no art. 3º da Consolidação das Leis do Trabalho para o reconhecimento do vínculo empregatício: prestava serviços de natureza não eventual, sob a dependência de um empregador e mediante salário.

Com a decisão, o ex-conferente vai receber oito anos de FGTS calculados sobre remuneração mensal de R$ 1.500, multa de 40% sobre estes valores, férias e 13º proporcionais.

Contravenção: O jogo do bicho é uma espécie de loteria na qual o jogador pode apostar qualquer quantia. Ele precisa optar por números que representam 25 bichos. Por ser um jogo de azar no qual o ganho e a perda dependem exclusivamente da sorte, ele é considerado uma contravenção penal no Brasil desde a década de 1940. [Fonte: Processo 0110000-05.2009.5.07.0011 -- Relator: Juiz Convocado Emmanuel Furtado]

Assessoria de Comunicação Social do TRT-CE

NOTA DE AGRADECIMENTO PELO ARTIGO - " Davi tirando onda com Golias" - O reflexo da realidade regional


NOTA DE AGRADECIMENTO

Caros leitores dos Blogs O DEMOCRATO e BLOG DO CRATO. Diante das reações sobre a matéria abaixo, publicada e republicada nos blogs acima, venho agradecer a todos que leram, gostaram e manifestaram as suas impressões sobre o texto, que já atigiu 35 votos como ARTIGO ÓTIMO. São estas "respostas" que, de forma positiva, fazem com que nos fortaleça diante da luta contra as injustiças, consumadas e tentadas, perpetradas contra o nosso amado Crato. Muito obrigado! Mas, antes de encerrar este curto agradecimento, preciso postar algumas palavras de grandes homens, para que possamos nos encontrar em perfeita sintonia de pensamentos e ações:

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

Che Guevara.

"Governar, disse Roosevelt, é manter a balança da justiça igual para todos."

Oscar Wilde disse que “O PESSIMISTA É UMA PESSOA QUE, PODENDO ESCOLHER ENTRE DOIS MALES, PREFERE AMBOS”.

Sobre a omissão, escreveu o lendário Martin Luther King: “O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É O SILÊNCIO DOS BONS!

“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.” (PLATÃO)

Se quisermos mudar o Crato, para que ele resista às injustiças, se torne melhor e mais forte, o primeiro passo tem ser dado pelos cratenses. (GM). Muito obrigado! MATÉRIA PUBLICADA DOS BLOGS: O DEMOCRATO E BLOG DO CRATO, entre os dias 24 agosto e 17 de setembro.

Por: George Macário - Vereador - Artista Plástico

Catolicismo revive era da fartura e fraternidade


Foto de Wilson Bernardo no Jornal Diário do Nordeste


Cerca de duas mil pessoas participaram do evento religioso, que relembra a comunidade cristã liderada pelo beato José Lourenço, renovando a esperança do sertanejo - WILSON BERNARDO Romaria ao Sítio do Caldeirão lembra o feito histórico de abundância e espiritualidade cristã no semiárido brasileiro.

Crato. Os moradores das proximidades do Sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto começam a chegar cedinho. A pé, de bicicleta, veículos. Aos poucos todos vêm para celebrar a 12ª Romaria das Comunidades de Base, pelas vítimas de um massacre. São homens e mulheres simples, agricultores, e que conhecem um pouco de uma das histórias mais exitosas do Brasil de convivência com o semiárido. Também uma das mais tristes, de massacre, em números não-oficiais, de cerca de mil pessoas. Idosos, homens, mulheres e crianças, que perderam a vida numa batalha sangrenta e sem ter sequer como se defender dos ataques aéreos das milícias. O massacre completou 76 anos no último dia 10 de setembro.

O dia iniciou nublado, com uma fina neblina que não inibiu os moradores. Isso realçou o verde, lembrando o tempo quando um verdadeiro oásis se formou em meio ao sertão, com fartura na agricultura, na pequena vila construída pelos lavradores. Naquela época, havia o sonho da redenção de centenas de sertanejos, que chegavam famintos ao local. Em tempos de seca, nos anos 30, um movimento liderado por beato trazia esperança para aquela pequena comunidade que crescia e se fortalecia. Quem chegava recebia o compromisso com o trabalho, rezar e ter boa estadia.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico. A inspiração dos lavradores aconselhados pelo Padre Cícero e liderados pelo beato José Lourenço serviram de inspiração para o grito da terra deste ano. Um exemplo de convivência com a natureza, segundo o padre Vileci Vidal, que há 12 anos, da Comissão Pastoral da Terra e coordenador da romaria.

Vários integrantes das comunidades eclesiais de base participaram da caminhada. E os vaqueiros do sertão se vestem com seus gibões de couro e adentram na mata. A chegada ao sítio é um mistério no meio da natureza. No local, mora apenas uma família há vários anos, que são guardiões do espaço. Após a celebração, as pedras com suas fendas enormes e cheias de água cristalina, em meio a uma paisagem verde são visitadas pelos romeiros.

Sepulturas

A ideia, segundo padre Vileci, é que os romeiros que vêm à festa de Nossa Senhora das Dores, possam participar deste momento religioso. Além disso, também conhecer a história do Caldeirão, que tem uma forte ligação com o Padre Cícero, já que foi um discípulo seu, expulso do Sítio Baixa Dantas, que conseguiu liderar um movimento no Nordeste. E até hoje é polêmico. É que não foi encontrado nenhum corpo, nenhuma pista da vala comum onde os mortos do Caldeirão foram sepultados. As edificações do sítio continuam preservadas, pelo menos a principal, a Igreja de Santo Inácio de Loyola, está erguida e com as mesmas características originais do movimento.

O local passará a ter uma nova visibilidade, com o projeto de Revitalização do Parque Histórico do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. O memorial do Caldeirão deverá estar erguido até o próximo ano, segundo a secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Daniele Esmeraldo. Mas ele afirma que uma das principais finalidades é preservar a originalidade do espaço místico. (E.S)

Mais informações

Secretaria de Cultura do Município de Crato
Centro Cultural do Araripe, S/N - Crato
Telefone: (88) 3523.2365

NOTA DE FALECIMENTO: Samuel Brito da Silva...O Sentido da Vida na Morte - Wilson Bernardo


NE - Uma perda lastimável. Uma excelente pessoa, colhida ainda no auge da juventude. Extendemos a nossa solidariedade à família enlutada do amigo Samuel Brito ( Dihelson Mendonça ).


"Qual é o segredo da morte? É o que todos perguntamos, mas na verdade aceitar o processo espiritual, é que é a grande virtude do querer ser imortal. O bom amigo e o bom filho viverá sempre em nossos corações e mentes. Que a paz reine na sua transcendência espiritual para bem perto dos justos."

http://4.bp.blogspot.com/-gM8yMdR62t0/TnfBn83_jQI/AAAAAAAAZZo/R-bsJFel7Ks/s1600/Samuel-Blog_do_Crato.jpg

Wilson Bernardo (Texto)

Chegou o Dia ! - Hoje é abertura do Cariri Cangaço 2011


Tudo pronto para a Solenidade de Abertura do Cariri Cangaço 2011, hoje; logo mais às sete da noite, o Teatro Salviano Arraes, no centro do Crato, rccebe a todos para a abertura da maior das tres edições do Seminário. Esse ano de 2011 a Região Metropolitana do Cariri está recebendo 128 pesquisadores de 17 estados da federação, para participar de seis dias de intensa agenda de visitas, palestras, debates, lançamentos de video, documentários, cinema, minisérie, e muitas novas obras literárias, sem falar nas inumeras apresentações artistico-culturais, mostrando o que temos de melhor.

O Cariri Cangaço é uma realização da Cariri do Brasil, com o apoio das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras, e ainda do SESC, Expresso Guanabara, URCA, SBEC, GECC, ICC, ICVC, Pró Memória e Blog do Crato.

A solenidade desta noite marca o recebimento do Título de Cidadão Cratense ao Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, para logo em seguida termos a professora Salete Libório com a Conferencia de Abertura: "Barbara de Alencar" em Mesa formada por Carlos Rafael, Alexandre Lucas, George Macário, José Flávio e Alessandra Bandeira.

Abertura do Cariri Cangaço 2011
Hoje as 19 Horas
Teatro Municipal de Crato
Entrega do Título de Cidadão Cratense a Manoel Severo Barbosa
Conferência "Bárbara de Alencar" com Salete Libório
Abertura da Exposição Internacional "Cangaceiros"
Para saber mais visite: www.cariricangaco.com

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30