xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 setembro 2011

Geopark Araripe poderá receber selo verde da UNESCO


O resultado da primeira avaliação do Geopark Araripe, pela Rede Global de Geoparks, ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) , sairá hoje, 16/09, durante a Conferência Europeia de Geoparks, que se realiza na Noruega, de 14 a 21 de setembro. Com isso, o projeto deverá ter a renovação da chancela do primeiro do gênero nas Américas.

Desenvolvido por meio da Universidade Regional do Cariri (Urca), o projeto será representado na solenidade por uma delegação do Ceará com membros da Secretaria das Cidades, e do próprio Geopark. Também poderá ser anunciado, durante o evento, a criação de mais um Geopark no Brasil. O mais provável dos candidatos a receber o selo internacional da Unesco é o do Quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais.

O Geopark Araripe recebeu a chancela em 2006 da Rede Global e tem sua primeira avaliação esse mês de setembro, com a classificação por selo: verde, amarelo ou vermelho. Normalmente esses anúncios são realizados durante os eventos da Rede Global. O Cariri aguarda com grande expectativa. Foram quatro anos que se seguiram para a primeira avaliação, com as prorrogações, mas, normalmente, a chancela é válida por três anos. O Geopark Araripe poderá receber o cartão verde, que reúne ações regulares voltadas para o desenvolvimento sustentável plenamente atendidas, ou o cartão amarelo, que traz uma atenção para o cumprimento de alguns itens de avaliação e, com isso, é sinalizado um tempo pela rede global, para que sejam cumpridos. E tem também o cartão vermelho, que é a suspensão como membro da rede, e que depois poderá se reabilitar, cumprindo as medidas exigidas. Em toda as avaliações é repassado o relatório feito pela equipe.

A avaliação do Geopark foi realizada em novembro do ano passado por uma comissão da Rede Global, formada por três avaliadores, que percorreram os nove geossítios nas seis cidades inseridas no projeto, começando pelo Centro de Interpretação, no Parque de Exposições do Crato.

Assessoria de Comunicação Geopark Araripe
Sarah Menezes
Jornalista

Primeiro Encontro de Sanfoneiros de Várzea Alegre - CE


Dia 18 de Setembro ( Domingo )

Em protesto, estudantes distribuem papéis higiênicos a deputados no CE


Estudantes distribuíram papéis higiênicos à parlamentares em protesto nesta quinta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Ceará. Os manifestantes pedem maior rigor na apuração de denúncias do escândalo de corrupção envolvendo a construção de banheiros populares no Ceará. O seminário contra a corrupção foi realizado no plenário da Assembleia Legislativa. Os estudantes tiveram oportunidade ainda de falar sobre a corrupção no país de forma generalizada.

De mão atadas, os estudantes procuraram simbolizar a impotência da sociedade e a omissão por parte dos políticos. “Já que os deputados não tomam atitude, viemos aqui dentro do plenário, na casa do povo, mostrar nosso sentimento de indignação”, disse o estudante Pedro Caldas. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que mantém um comitê permanente de combate a corrupção, participou do debate. “É importantíssimo para a sociedade se envolver no combate à corrupção, denunciando e acompanhando as investigações”, afirma Valdetário Mota, presidente da OAB no Ceará.

"Escândalo dos banheiros"

Os jovens distribuíram papéis higiênicos aos políticos numa referência à denúncia de desvio de dinheiro destinado à construção de banheiros populares em Pindoretama. “Os papéis higiênicos são a respeito do escândalo dos banheiros que não foram construídos e ainda tem muita coisa mal explicada”, disse o publicitário Tiago Lourenço. Após receber o rolo de papel higiênico, o deputado federal Raimundo Matos (PSDB), que participava do debate na Assembleia, disse que vai levar para Brasília. “Essa iniciativa eu vou levar para Brasília, até porque lá no planalto está precisando” afirmou Raimundo.

Do G1 CE, com ifnormações da TV Verdes Mares

Professores da rede estadual decidem manter greve


Os professores da rede estadual de ensino se reuniram nesta sexta-feira (16), em assembleia no Ginásio Paulo Sarasarte e decidiram manter a greve. A categoria está parada desde o último dia 5 de agosto.

Os professores reivindicam: implementação do piso nacional do magistério, conforme lei e sua repercussão na carreira; reserva de pelo menos um 1/3 da jornada de trabalho para atividades; readequação do Plano de Carreira; valorização de todos os servidores da educação; respeito aos direitos trabalhistas e previdenciários dos professores temporários; concurso Público; mais recursos para a educação; e, fim da criminalização do direito de greve.

Jangadeiro Online

Mais de mil casos de dengue registrados esta semana no Ceará - 55 óbitos até hoje

Mais de mil novos casos de dengue foram registrados no Ceará nesta semana. De acordo com o boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram confirmados 1.098 casos desde a última sexta-feira (9) até esta sexta (16). Em 2011 já foram registrados 47.763 casos da doença em 175 municípios. Este é o segundo maior número desde que a doença começou a ser registrada no Ceará, perdendo somente para 1994, quando foram registrados 47.784 casos. A diferença atualmente para o recorde ser batido é de 21 casos. Semanalmente são registrados cerca de mil novos casos. Em Fortaleza já são 28.240 casos confirmados e mais 3.297 casos em investigação.

Óbitos

Ao todo, já foram registrados 55 mortos pela doença no estado. Mais sete óbitos estão sendo investigados.

Thais Martins - Portal Verdes Mares

IVANIR DO LEC: Feliz Aniversário Dona Ivanir...Tempo e Longividade-Wilson Bernardo.


A idade de uma mulher não é cronológica, mas sim espiritual. Sentir a vida em qualquer idade é renascer com o tempo e as cores da primavera. Abelhas fazem mel e o corpo acende o fruto da juventude quando se ama viver intensamente o que poderá ser eterno...Vida!



Parabéns IVANIR!


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Ponta da Serra responde: "Nós queremos ser cidade, não depósito de Lixo"


O Escritor, Jornalista e radialista Antonio Correia Lima, mais conhecido por Toinho de Ponta da Serra, nos enviou uma mensagem sobre a reunião promovida pelo vereador George Macário naquela localidade nesta semana, sobre a vinda do lixão. Assim escreveu:

"Olá amigo Dihelson, ainda hoje colocarei o link dessa sua matéria no nosso blog, como também, na minha página do Orkut para que mais pessoas tenham acesso à matéria.

Não há dúvida de que a reunião foi muito proveitosa e oportuna. Desde a quinta-feira estive divulgando na nossa amplificadora o evento de ontem. É interessante dizer que o Movimento Emancipalista do Ceará elenca algumas vantagens de uma emancipação política de uma comunidade, dentre elas, a elevação da auto estima do seu povo. Isso verificamos, recentemente, em dois momentos: no primeiro, quando do término dos serviços de recuperação da CE 386 ao ser colocada uma placa indicativa de Ponta da Serra, simplesmente como Vila. Houve uma revolta de muitas pessoas, que inclusive, não são as que estão à frente do movimento emancipalista. Elas se sentiram diminuídas. Isso já foi solucionado.

Agora, verificou-se o mesmo, e inclusive, quando o Padre Ribeiro, no momento de uma celebração pediu para os fies comparecer à reunião, uma senhora levantou-se e disse: "Nós queremos ser cidade e não depósito de lixo". Acredito que foi mais proveitosa a simples reunião com o espaço aberto à manifestação da população do que a sessão da Câmara, onde o povo não teria vez e voz.

Antonio Correia Lima

Projeto de requalificação das praças do Crato apresentado para lojistas


O projeto de requalificação das praças centrais do Crato foi apresentado na manhã de ontem, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Crato, para empresários e representantes de entidades classistas, além se secretários municipais, durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). A reunião foi presidida pelo secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Soares. Arquitetas da Secretaria das Cidades fizeram explanações a respeito do projeto, que se encontra em execução há quase dois meses.

Os lojistas fizeram vários questionamentos e reclamações quanto à ocupação das ruas, afastando os clientes das lojas, segundo eles. Além disso, eles estão se sentindo prejudicados, já que o projeto prioriza o pedestre e, com isso, serão efetivadas mudanças que inclui a retirada dos estacionamentos da rua Dr. João Pessoa e o estreitamento da rua para seis metros.

Várias colocações foram feitas, mas um dos argumentos das arquitetas é que será levado em conta o que foi discutido, mas fica difícil modificar um projeto que já está pronto, e que foi apresentado durante audiência pública, com a presença dos diversos setores da cidade. Algumas propostas foram feitas, a exemplo da inserção de recuos para estacionamentos rápidos. A rua também terá um tráfego mais lento. As quatro praças a receberem requalificação, que inclui a parte de drenagem e inserção de pisos intertravados nas ruas é de sete meses. O investimento de quase R$ 5 milhões, por meio da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird), e parceria com a prefeitura municipal do Crato.

Também estiveram presentes na reunião, vários integrantes do governo municipal, como o secretário de Infra-estratira, José Muniz; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar; o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Luiz Joatan de Sousa; o secretário de Administração e Planejamento, Christiano Siebra. As diversas particularidades dos projetos das praças Siqueira Campos, São Vicente, Praça da Sé e Alexandre Arraes foram mostradas e várias dúvidas quanto ao desenvolvimento do projeto foram apresentadas.

Fonte: PMC

MISSA DE SÉTIMO DIA - MAURILO PEIXOTO


Missa de sétimo dia do falecimento do professor Maurilo Peixoto :


Dia 16 de setembro de 2011


Horário: 19:00


Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima -Bairro Pimenta-Crato


Postado por Maria Otilia

Prefeito aborda ações administrativas durante palestra no Rotary Clube do Crato


Para empresários, médicos, odontólogos, bancários, rotarianos e representantes da sociedade civil organizada, o prefeito Samuel Araripe proferiu palestra na sede do Rotary Clube do Crato, abordando relevantes temas sobre o passado, o presente e o futuro do município cratense. Desde que assumiu a prefeitura em 2005, Samuel Araripe disse que encontrou o município com vários complicadores, dentre eles a falta de créditos, ausência no cumprimento das obrigações legais, endividamento superior a R$ 5 milhões, ausência de credibilidade junto a fornecedores, baixa estima dos servidores públicos, inexistência de projetos em andamento e estrutura administrativa incompatível com a realidade.

Segundo Samuel, a primeira a sua primeira ação foi providenciar uma reforma administrativa. Foram criadas as secretarias de Agricultura e Cultura, a de Meio Ambiente e Controle Urbano. Depois promoveu o controle do orçamento público para que o município ganhasse a condição de oferecer a contrapartida de projeto, vindo dos governos estadual e federal. A administração construiu um plano diretor para disciplinar ações para o governo.

O prefeito Samuel Araripe disse também que uma de suas primeiras prioridades foi a elaboração do Plano de Requalificação Urbana, planejando o Crato para os próximos 20 anos com mais de R$ 700 milhões em projetos discutidos e aprovados pela população cratense. “Esse documento contém as bases estruturantes como preservação do ambiente e da paisagem, melhorias e ampliação do sistema viário, habitação social, integração regional, além de saneamento ambiental”, disse Samuel Araripe, mostrando em datashow as fotos do antes e depois, a exemplo daantiga estação da Rede Ferroviária, mercado central de abastecimento, Avenida Perimetral Dom Francisco e de diversas ruas pavimentadas em pedra tosca. E, finalmente, o Plano Municipal de Saneamento Ambiental, em discussão com as comunidades, envolvendo esgotamento sanitário e drenagem.

Orçamento passou para 150 milhões de Reais

Samuel Araripe, explicou que em 2004 o orçamento do Crato era de R$ 58 milhões de reais e em 2011 passou a R$ 150 milhõe. Falou sobre o andamento de projetos como a encosta do seminário e construção dos cinco pequenos açudes urbanos, como solução definitiva para os alagamentos no centro da cidade. Mostrou a infraestrutura feita em apoio ao esporte, destacando a revitalização da quadra bi-centenário e do estádio do Mirandão e a construção de 18 quadras cobertas.

Na área da cultura popular e em projetos de assistência social foram feitos investimentos em todas as modalidades, criando ocupações e qualificações para mais de 15 mil jovens e adultos. Samuel Araripe mostrou também os investimentos feitos na frota de veículos do município, inclusive para a coleta do lixo e ambulâncias. Destacou a auto-suficiência da Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), dizendo que quando assumiu a gestão a empresa tinha faturamento de 120 mil reais e hoje fatura meio milhão de reais, sem encarecer a conta de água e com o abastecimento normalizado em todo o município a partir da perfuração de 12 poços profundos.

O que mais chamou a atenção dos presentes na palestra do prefeito foi a sua posição contrária a implantação em Crato do Aterro Sanitário e da mudança de local da EXPO CRATO. Samuel Araripe foi aplaudido de pé e recebeu o apoio unânime dos expectadores.

Fonte: PMC

Deputado Ely Aguiar envia ofício ao governador Cid Gomes pedindo abertura dos retornos da A. Pe. Cícero em Crato



Segundo Ely Aguiar:

"Camarada Dihelson, tudo bem !

Estou te enviado em primeira mão ofício deste deputado cratense, endereçado ao governador Cid Ferreira Gomes, Detran e ao Chefe de Gabinete, Ivo Gomes, relatando a insatisfação do povo do Crato com relação as mudanças introduzidas na Rodovia Pa. Cicero. Pode ficar certo que cobrarei uma resposta do Governo, seja ela qual for. Quero aqui também parabenizar o vereador George Macário pela iniciativa da Audiência Pública para tratar do " LIXÃO ", com exelente cobertura do Blog do Crato. Estou também incluido no grupo que é contra o lixão, fato que já externei na Tribuna da Assembléia. Precisamos formar uma Frente Ampla contra essa iniciativa governamental que trará consequências devastadoras para o lençol freático da nosso município, talvez um dos mais puros e abundantes do Estado."

Ely Aguiar

Ofício N° 070/2011

Fortaleza, 09 de setembro de 2011

Exmo. Senhor
Ivo Ferreira Gomes
Secretário de Estado Chefe do Gabinete do Governador

Cumprimentando V. Exa, solicito sua especial atenção no sentido verificar a possibilidade de interceder junto ao DETRAN para que este, através de seus representantes, reveja o fechamento de todos os retornos da Rodovia Padre Cícero, no município do Crato.

Sabemos que existe por parte do Governador Cid Gomes uma grande atenção voltada para a região do Cariri com o propósito de melhorar a vida das pessoas, motivo este que nos permite solicitar o seu auxílio nas demandas da região supracitada, como é o caso do bloqueio dos retornos da Rodovia Padre Cícero, que tem causado transtornos e prejudicado de forma direta o trânsito de veículos, o acesso de estudante as escolas, a condução dos profissionais liberais até seus compromissos, além de não agregar outros benefícios à população. Tenho a plena convicção que algumas ações nesse sentido até sejam necessárias, mas a cautela e o bom-senso devem sempre prevalecer para que as pessoas não sejam prejudicadas em virtude de equívocos que podem ser perfeitamente contornados. Deste modo, pedimos a Vossa Excelência que intervenha nessa questão, com a intenção de abrir, não todos, mas pelo menos, alguns acessos da referida rodovia. Esta ação fará com que moradores de alguns bairros circunvizinhos da rodovia, não tenham a necessidade de se deslocar até Juazeiro do Norte para retornar as suas residências.

Esperando contar com a sua colaboração, apresento a V. Exa, votos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

ELY AGUIAR
DEPUTADO ESTADUAL PSDC

O Silêncio do Dep. Sineval Roque sobre questões essenciais ao Crato


Silêncio em relação ao LIXÃO, Silêncio sobre a Greve, Silêncio sobre o SESI, e sobre a maioria dos assuntos pertinentes ao Crato.


Nesta semana o Blog do Crato entrou em contato com a assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque para saber seu posicionamento acerca da vinda do Lixão para nossa cidade e sobre a greve dos Professores. Obtivemos o silêncio como resposta.

Já em relação à abertura dos retornos da Av. Pe. Cícero, depois que todos se manifestaram, até os que estavam acamados como o Dep. Ely Aguiar, finalmente o Dep. Sineval Roque emitiu no dia de hoje ( 15 ) uma nota para que sejam abertos 2 retornos na Av. Pe. Cícero ( quase 2 meses depois que o povo começou a cobrar, e que foi cobrado há muito tempo por nós ). Como político ao lado do Governo do estado, Roque deveria ter sido o primeiro a defender a idéia da reabertura dos retornos, mas com essa publicação, nós temos um forte palpite de que deve ter havido algum entendimento nas entranhas do Governo Cid Gomes para que estes sejam abertos finalmente, ou seja, somos levados a crer que quando Sineval vem pedir alguma coisa ao seu próprio governo, é porque já se sabe que o governo já deliberou à respeito ( para ficar bem na foto ).

É bom lembrar que várias personalidades, incluindo o prefeito do Crato, Samuel Araripe, já haviam solicitado essa mesma reabertura semanas atrás através de documento, e o último a fazer, de maneira tardia, havia sido o Dep. Ely Aguiar. Até a câmara de vereadores já têve pauta sobre este assunto há 1 mês. Como sempre o Dep. Sineval Roque é o último a se posicionar quando se trata dos problemas do Crato. Nesta semana mesmo, eu enviei uma mensagem à sua assessoria, mais precisamente para Karol Martins e outra para Sangiorgy Ribeiro questionando o silêncio do Dep. Roque em relação ao Lixão ser instalado em terras cratenses e sobre a greve dos Professores. Diversas matérias já saíram da assessoria do Dep. Roque depois disso, mas nenhuma resposta até agora sobre estes questionamentos foi emitido. É silêncio Absoluto sobre essas questões.

É uma pena, uma decepção para nós cratenses saber dessa omissão, desse silêncio sobre tão importantes temas como a possível vinda do lixão para nossas terras, já que o Dep. Sineval Roque foi um dos políticos mais bem votados no Crato, que espera o mínimo de decência, de solidariedade nessa época em que mais precisa deles, mas como sempre, ficam em cima do muro, se escondem, se esquivam e não respondem às perguntas que lhe são feitas.

O povo deve julgar esse tipo de comportamento, não só do Dep. Sineval Roque, mas de diversos outros políticos e homens públicos. Sabemos que o Crato está sendo fortemente sucateado com todos os órgãos sendo retirados para a "metrópole" Juazeiro do Norte. E os políticos votados aqui não fazem nada, quase nada, e alguns até são cúmplices nessas ações perpetradas pelas mentes que desejam o atraso e o afundamento cada vez maior do Crato, pois as decisões vêm de cima para baixo. O nosso povo, que nunca soube votar, está à mercê agora de pessoas inúteis, que se escondem, quando os bandidos resolvem levar as riquezas do Crato.

Lamentamos dizer que se a defesa do município do Crato se assemelhasse a uma corrida de Fórmula 1, o nobre Deputado Sineval Roque seria uma espécie de Rubens Barrichelo, ou seja, aquele que sempre chega por último.

Por: Dihelson Mendonça


Lojistas querem estacionamentos - Reportagem: Flávio Pinto


Ruas João Pessoa e Senador Pompeu estão entre as obras que fazem parte da requalificação do Centro FOTO: FLÁVIO PINTO - As obras que estão sendo realizadas no Centro do Crato são alvos de polêmica entre lojistas e Governo do Estado.

Crato A polêmica sobre a retirada dos estacionamentos da principal rua do comércio desta cidade, a Dr. João Pessoa, e os prejuízos causados aos lojistas foi o principal tema da discussão sobre o projeto de requalificação das praças centrais do Município, já em execução. A reunião foi realizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), ontem, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Município.

A obra foi iniciada há cerca de um mês e meio na cidade. O investimento, segundo a Secretaria das Cidades, é de quase R$ 5 milhões. As praças a serem contempladas são a São Vicente, Siqueira Campos, Praça da Sé e a Alexandre Arraes. O principal objetivo é incrementar o turismo da cidade, dando prioridade aos pedestres, com condições favoráveis de mobilidade inclusive para pessoas com portadoras de deficiência, a exemplo dos cadeirantes.

Os comerciantes alegam que com o fim dos estacionamentos nas ruas, o comércio da cidade será prejudicado. A poeira dos serviços também vem prejudicando alguns estabelecimentos, como o de roupas. Ele afirma que é necessário se pensar na agilização dos trabalhos com mais homens ou fazer os serviços também à noite. A rua se encontra fechada e sem tráfego.

Apresentação

Duas arquitetas, representando a Secretaria das Cidades, fizeram a apresentação das obras de forma técnica e do projeto das praças, em todo o contexto de originalidade, mudanças que ocorrem com a intervenção do público, com as audiências realizadas antes da aprovação e finalização do projeto, além dos dados técnicos. Outro aspecto que foi ressaltado será o estreitamento da rua para seis metros, o que também foi motivo de reclamação dos lojistas. Segundo um dos diretores da CDL, Geraldo Pinheiro, o projeto final não chegou a ser apresentado, e que, de início, a meta era contemplar estacionamento apenas em um dos lados da rua.

Mas esse ponto, a arquiteta da Secretaria das Cidades, Marília Gouveia Ferreira Lima, do Projeto Cidades do Ceará, Cariri-Central, afirma que foi discutido. "Desde 2005 que esse projeto vem sendo desenvolvido". Os pontos que foram apresentados na reunião, segundo ele, serão levados em consideração, mas é difícil mudar um projeto que foi feito com a participação das pessoas. O que foi exposto na reunião, em relação às problemáticas, conforme Marília, contempla uma minoria. Ela afirma que é importante consultar a população para verificar se a maioria das pessoas pensa assim.

O lojista Rubens Galdino opinou de forma diferenciada da maioria dos lojistas, ressaltando a modernidade do projeto para a cidade, trazendo uma mudança paisagística e nos costumes, com uma visão de futuro, citando exemplos de grandes cidades do País, que estão dentro desse novo conceito. A questão da acessibilidade foi um dos pontos elogiados.

Flávio Pinto - Jornal Diário do Nordeste

Garoto morre ao cair de caminhão que fazia transporte escolar na cidade de Boa Viagem - CE

Jovem de 12 anos estava em grade de proteção, segundo motorista. Secretária de Boa Viagem justifica que há locais onde não passam ônibus.

Um adolescente de 12 anos morreu na tarde desta quinta-feira (15) ao cair de um caminhão pau de arara que servia de transporte escolar no município de Boa Viagem, sertão Central do Ceará, segundo a Polícia Civil da cidade. De acordo com o delegado Joanildo Leonardo, o motorista do caminhão disse em depoimento que o adolescente estava sentado sobre uma grade que se rompeu. "O motorista disse que já havia orientado todos os adolescentes de que não poderiam sentar na grade", diz o delegado.

O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Canindé, também no sertão do Ceará. O acidente ocorreu por volta das 12h30 e, segundo a polícia, o motorista afirmou em depoimento que não percebeu que o menino caiu em um ponto onde havia declives na estrada de terra. "O garoto faleceu em decorrência da queda. Os outros adolescente gritaram e quando se afastou um pouco foi que ele (motorista) viu o menino no chão", atestou o delegado.

O jovem, que morava no distrito de Pitombeira, na cidade vizinha de Monsenhor Tabosa, estava indo para a escola, que fica no distrito de Águas Belas, localizada no limite de Boa Viagem. Segundo o delegado, ao todo, o transporte levava diariamente 15 adolescente de uma localidade a outra, num percurso que leva 30 minutos em média.

O motorista disse à polícia que pediu socorro e um morador da região e um professor levaram o menino ao hospital Casa de Saúde Adília Maria, mas o adolescente já chegou sem vida ao hospital.

Segundo o delegado, ainda é cedo para apontar o culpado, pois o caso segue em investigação, mas diz que podem ser responsabilizados o motorista, o dono do transporte e a secretária de Educação do município, responsável pelo aluguel dos carros. De acordo com Joanildo Leonardo, os apontados como culpados no inquérito podem ser indiciados por homicídio culposo, em que não há intenção de matar.

Caminhão é alugado pela Prefeitura

A secretária de Educação de Boa Viagem, Lucirene Castelo Branco, diz que há 71 veículos fazendo rota de transporte escolar no município. Ela não soube precisar, mas reconheceu que a maioria é feita por caminhões. "Há locais em que não dá para andar ônibus. Tem que ser de caminhão. Só que esse caminhão é vistoriado", afirma. Lucirene diz que uma empresa ganhou licitação para alugar os caminhões para a prefeitura e que essa empresa já foi acionada e que são recorrentes orientações aos motoristas. "Estamos tomando as devidas providências com a empresa", afirma. A secretária diz ainda que o caminhão estava em boas condições e que as grades são justamente para evitar os acidentes.

A secretária acrescenta que estão sendo feitos investimentos em pavimentação no município para melhorar as condições de acesso no município. Lucirene informou ainda que o município vai dar assistência à família do garoto e que "tudo será esclarecido". "Era um menino muito estudioso. Lamentamos pela família".

Do G1 CE

Depois de Amy Winehouse, Tony Bennett lança dueto com Lady Gaga

Foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 15, a música que Tony Bennett gravou em parceria com Lady Gaga. A canção The Lady Is A Tramp faz parte do disco Duets II, que celebra os 85 anos do cantor. O álbum traz também duetos com Amy Winehouse e Mariah Carey.

The Lady Is A Tramp foi escrita em 1937 por Rodgers and Hart e ficou popularmente conhecida na voz de Frank Sinatra e outros astros do jazz. Duets II terá lançamento mundial no dia 20 de setembro. Além de Lady Gaga, Amy Winehouse e Mariah Carey, o trabalho conta com as participações de Sheryl Crow, John Mayer e Norah Jones.

Estadão



Governo eleva IPI de carro importado


O
governo anunciou ontem aumento de 30 pontos porcentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis e caminhões que não cumprirem um conjunto de exigências. A medida vale até dezembro de 2012 e deve atingir principalmente os importados, sobretudo os chineses e coreanos.

Montadoras que se enquadrarem nas exigências feitas pelo governo terão um desconto no IPI no mesmo patamar, ou seja, não serão afetadas. São três requisitos: utilizar, na média da empresa, 65% de peças fabricadas no Mercosul; investir 0,5% do faturamento em pesquisa e cumprir pelo menos seis etapas de produção no País (estamparia, pintura, produção do motor, etc).

Carros importados do Mercosul e do México, regiões com as quais o Brasil tem acordo de livre comércio, não serão afetados. Como são importados por montadoras instaladas do País, vão se beneficiar do desconto obtido pela empresa.

Fonte: Estadão

No anúncio da política industrial Brasil Maior, o governo informou que reduziria o IPI pago pelas montadoras, mas, conforme antecipou o Estado, mudou de ideia porque as empresas se recusavam a assumir contrapartidas ambiciosas. Ficou de fora, por exemplo, uma meta de eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível.

A alta do IPI será gradativa, de acordo com a potência do veículo. Carros flex 1.0, que hoje pagam 7% de IPI, passarão para 37% se não cumprirem os requisitos. Para carros acima de 2.0, o IPI pode subir de 25% para 55%.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o aumento do IPI, se repassado ao preço, provocará alta de 25% a 28%. Os novos níveis de imposto só começarão a ser cobrados em 60 dias. Nesse prazo, os fabricantes tentarão se adequar às exigências. As montadoras que falharem pagarão o imposto retroativo. Mantega estimou que 12 a 15 montadoras devem se habilitar.

Para o governo, a medida teve como objetivo proteger a indústria nacional dos importados e evitar perda de empregos, além de estimular os investimentos. "Hoje o consumo brasileiro está sendo apropriado pelas importações", afirmou Mantega. "Ficamos preocupados quando vemos que a indústria está aumentando estoques de veículos nos pátios e dando férias coletivas."

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, cerca de metade dos automóveis importados deve ser afetada pelo aumento do IPI em dois meses. "A medida visa, também, a atrair empresas para fabricar aqui e não apenas para vender aqui." O governo prometeu ainda evitar que as montadoras nacionais utilizem a medida como desculpa para elevar os preços.

As montadoras comemoraram as medidas. "É a primeira vez que o IPI é utilizado como política industrial. Antes, só usamos o imposto como política de estímulo ao consumo", disse Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford. / COLABOROU RAQUEL LANDIM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Campus da Urca em Iguatu está com aulas paralisadas


Alunos do campus de Iguatu da Universidade Regional do Cariri (Urca) estão sem aulas no segundo semestre do ano. As atividades na instituição deveriam ter recomeçado no último dia 12, mas uma nova readequação de funcionários do campus atrasou o cronograma.

Segundo a reitoria da Urca, professora Otonite Cortez, as aulas deverão ser retomandas em 26 de setembro. "Estamos trabalhando com a possibilidade de o reinício das aulas ocorrer no dia 26 deste mês – quando as aulas nos demais campi se reiniciam. As alternativas de contratação de pessoal docente pode, entretanto, nos impor a necessidade de uma data mais à frente. Estamos trabalhando para manter esta data.", destaca Otonit.

Contratação de novos funcionários

Uma equipe de novos funcionários deve ser contrata da pela reitoria nos próximos dias. Em entrevista ao Diário do Nordeste Online, nesta quarta-feira (14), a reitora afirmou que a contratação dos funcionários técnicos administrativos e de vigilância, antes realizada pela Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), será incorporada agora pelo quadro de terceirização da Urca. Esta mudança faz parte da readequação de funcionários da instituição.

Já para o processo de contratação de professores, também parte da readequação, Otonite Cortez diz que está em fase final de lançamento um concurso público. "Estamos em reta final de uma tratativa com o Governo do Estado, sob a orientação da Procuradoria Geral do Estado e, em breve, anunciaremos os encaminhamentos para seleção e contratação de professores", aponta Cortez.

Contratação temporária
A contratação dos professores e sua modalidade deve ser tema de um debate, no próximo dia 26, entre a Urca e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE). "Estamos aguardando reinício das aulas o mais breve possível.Entendo que a contratação de professores e as demais questões administrativas sejam resolvidas de forma a não prejudicar ainda mais os alunos", destaca o diretor geral da unidade, Ivo Ferreira.

Construção de uma sede própria
O campus da Urca em Iguatu ganhará nos próximos anos uma estrutura própria para ensino. As obras seguem sem paralisações. A Urca em Iguatu conta atualmente com 1.390 alunos matriculados nos quatro cursos oferecidos pela Campus Iguatu - Enfermagem, Direito, Ciências Econômicos e Educação Física.

Com Portal Verdes Mares/ João Bandeira Neto

Deputada Eliane Novais defende afastamento do secretário estadual das Cidades, Camilo Santana por Corrupção

Na ocasião da sessão plenária desta quinta-feira (15), a deputada Eliane Novais (PSB) defendeu o afastamento do secretário Camilo Santana da Secretaria das Cidades. Ela citou que o relatório técnico da inspetoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), em Pacajus, sugeriu a responsabilização do secretário, dentre outros gestores e funcionários, pelo chamado “escândalo dos banheiros”.

Para ela, o relatório do Tribunal foi mais isento do que o realizado pela Secretaria das Cidades. “Será que a presença do secretário não prejudicou o resultado da sindicância? Claro que sim, porque apresentou um resultado conveniente para o Governo, mascarando a responsabilidade do gestor atual da pasta, e por isso foi desmoralizado pelo relatório do TCE”, assinalou.

Eliane Novais disse “que é muito fácil condenar” apenas o servidor público da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Fábio Castelo, e dois terceirizados da secretaria, como fez a sindicância. Segundo ela, “os secretários omitiram e/ou retardaram a tomada de contas especiais, além de assinar prorrogações de aditivos. Ela destacou que, apesar da não construção de kits sanitários, duas notas fiscais de uma construtora foram emitidas na prestação de contas à atual gestão da secretaria como se a obra tivesse sido realizada. A parlamentar criticou ainda a absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz, acusada de quebra de decoro parlamentar ao ser flagrada em vídeo recebendo maço de dinheiro de Durval Barbosa, pivô do escândalo que levou à prisão o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. Para ela, a não cassação do mandato, além de “macular a imagem do parlamento”, reforça nos brasileiros um grave sentimento de impunidade e de não seriedade com o legislativo.

Áudio da parlamentar

CORRUPÇÃO - Novais acredita que os casos de corrupção têm prejudicado a imagem do Brasil, que ocupa atualmente a 69ª posição, numa lista de 170 países, no ranking de percepção de corrupção elaborado pela ONG Transparência Internacional.

A pontuação dada ao País no relatório permaneceu a mesma de 2009, 3,7 numa escala de zero a dez, em que dez indica que os que ocupam a máquina pública são percebidos pela população como pouco corruptos e zero corresponde à percepção de corrupção disseminada.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) criticou o julgamento antecipado do relator da investigação na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa, deputado Dedé Teixeira (PT), que afirmou não haver culpa sobre o Governo do Estado. O petista deverá apresentar o relatório na próxima terça-feira (20).

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Em votação tumultuada, Sérgio Novais é destituído da Presidência do PSB Municipal

Impedidos de entrar na sede, a comissão executiva do PSB decidiu votar pela destituição de Sérgio Novais da presidência local do partido na calçada. Enquanto os 20 representantes do diretório em favor da queda de Novais se reuniam, os militantes presentes no local gritavam palavras de ordem contra o governador Cid Gomes. Gritos de “traídores, traídores” partiam dos militantes trancafiados no interior da sede. A nova executiva, por decisão dos políticos a favor da destituição do presidente do partido na capital cearense, ficou formada por:

Presidente: Karlos Kardoso
1º Vice-presidente: Cristiano Ferrer
2º Vice-presidente: Paulo Mindello
Secretario geral: Maria Andrade
Tesoureiro: Rogério Pinheiro
Segundo Tesoureiro: Prof. Eloy

A deputada Eliane Novais, em microfone cedido pelos militantes em favor do atual presidente, agradeceu todo o apoio manifestado por cada manifestante e declarou que a votação foi feita de forma ilegal. Sérgio Novais fará na segunda-feira uma nova eleição para a formação de uma nova comissão executiva do PSB em Fortaleza.

Via ELiomar de Lima

BlogCINEMA -Origem do Planeta dos Macacos


Charles Darwin tinha razão? ou Charlton Heston tinha razão? Talvez nenhum deles, nem mesmo o grande criador dessa epopéia sem fim chamado O Planeta dos Macacos. Pierre Boulle, escreveu o livro base para 5 filmes e uma série de tv, além do remake desastroso de Tim Burton em 2001. Ele nunca imaginaria tamanho sucesso em sua obra, que se tornou do simples entretenimento para uma relfexão angustiante da sociedade em saber que perderá o controle do seu próprio dom, de pensar, criar as coisas. Desde quando o cinema vem fazendo isso, sendo dominados por máquinas ou por macacos, o desitno pe sempre o mesmo.

James Franco é o pai da criação do Planeta habitado somente por macacos no futuro. Ele cria um antídoto para a cura do Alzheimer, pois seu pai tem a doença, sente sofrível toda sua dor e isso estimula ele a encontrar tal cura (alguma motivação do mocinho do filme, isso tem que existir senão a motivação será encontrada só no sucesso e isso não diz respeito ao que um homem com bom caráter quer). Esses testes por sua vez são testados em macacos, uma símio fêmea (não sei o feminino de símio, poderia procurar no google, mas não vou) que estava nas experiências de Franco apresentou muita vioência, trazendo um efeito errado nos macacos. teve que sacrificá-la, mas tinha um bebê símio dela e ficou em seu cuidados, se tornou o seu animal de estimação, ou talvez mais que isso. Com o passar do tempo, ele apresentou uma inteligência incrível e foi batizado de Caesar (César da tragédia de Shakeaspeare) e se tornou a epserança de Franco em continuar suas pesquisas.

Uma franqia soberba diga-se de passagem, pra quem conhece aquele filme de 1968 e suas continuações todas as referências estão nesse filme, com efeito adaptado para nossa época claro, mas todas as referências ligam-se a Caesar, o grande revolucionário contra a humanidade.
Os efeitos do filme são soberbos, os movimentos e interpretação de Andy Serkys que viveu Gollum em O Senhor dos Anéis e o Kink Kong são perfeitos, radiantes e que a academia deveria já fazer uma categoria no Oscar para atores quê interpretam personagens digitalmente, na minha opinião ele merece uma indicação, é uma forma de atuação, aliás, a mesma. Trocando as belas maquiagens dos seus antecessores filmes O Planeta dos Macacos - A Origem trouxe macacos reais e movimentos reais da mais perfeita sintonia possível. E seu final apoteótico é de arrepiar, sim, é de arrepiar mesmo. Vale muita a pena pra quem não viu ainda.

Nota:9,0
Por Demétrius Silva -Colaborador do Blog do Crato - Editor do site Cinemania Cariri

Corpo de bebê é encontrado boiando em rio no interior do Ceará


O corpo de um bebê do sexo feminino foi encontrado boiando em um rio no município de Icó, a 360 quilômetros de Fortaleza, na tarde desta terça-feira (14). Segundo informações da Delegacia Regional de Icó, moradores resgataram o corpo da menina no Rio Salgado. O bebê, recém-nascido, apresentava ferimentos no rosto e no pescoço, de acordo com a polícia.

A polícia encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) mais próximo, no município de Iguatu, a 384 quilômetros de Fortaleza. “Pedimos o laudo com urgência e ele deve revelar informações sobre a causa das escoriações no corpo e se a recém-nascida foi vítima de afogamento ou asfixia”, afirma o inspetor chefe da Delegacia Regional de Icó, Tales Batista.

Ainda de acordo com o inspetor chefe, os pais da criança ainda não foram identificados e a polícia investiga a identidade, principalmente, da mãe da menina. “Estamos divulgando no rádio para recebermos informações sobre a paternidade da menina. É necessário que a população colabore”, disse Tales.

Via Lindomar Rodrigues

Governo do Ceará libera 40% das terras para construir Transnordestina


O Governo do Ceará anunciou nesta quinta-feira (15) que o estado liberou 210 quilômetros contínuos para a colocação de trilhos da Transnordestina. No total, os trilhos do empreendimento do Governo Federal – que liga Pernambuco ao Piauí, cruzando o Ceará - ocupará 525 quilômetros de terras cearenses.

De acordo com o Governo do Estado, a Justiça concedeu imissão de posse na faixa de outros 240 quilômetros ao longo da Transnordestina, onde famílias serão desapropriadas. A empresa Transnordestina Logística S.A (TLSA) é a responsável pela construção da ferrovia, que corta parte do Nordeste em mais de 1700 quilômetros.

As desapropriações no Ceará são realizadas pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e a Procuradoria Geral do Estado.

Em três segmentos da obra no Ceará estão liberadas as terras para a empresa responsável dar início às obras de implementação da ferrovia. Entre os municípios de Missão Velha e Lavras da Mangabeira, foi executado o desmatamento de 20 quilômetros.

Para as desapropriações no Ceará foi celebrado convênio entre Estado e união no valor de R$ 14.833.383,93, dos quais R$ 13.350.048,24 a serem liberados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e R$ 1.483.338,68 de contrapartida do Estado. A implantação da Ferrovia Transnordestina prevê investimento de R$ 6,5 bilhões.

Para o Governo do Estado, a construção da ferrovia permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras.

Fonte: G1

Grupo mineiro procura ouro em Várzea Alegre

A cidade de Várzea Alegre, situada a 436 quilômetros de Fortaleza, pode se transformar numa “Serra pelada” cearense, guardadas as devidas as proporções. Grupos de Minas Gerais conseguiram licença do DNPM para procurar ouro no distrito de Fortuna. Quem conta isso é o prefeito José Helder (PMDB).

Via Lindomar Rodrigues


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30