xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 setembro 2011

Barbalha pronta para o Cariri Cangaço 2011

Secretário Dorivan Amaro, Pres.do ICVC Hugo Rodrigues e Manoel Severo

Barbalha, a terra dos verdes canaviais, será a anfitriã de uma das mais ricas e dinâmicas programações dentro do Cariri Cangaço 2011. Em reunião acontecida entre os representantes do prefeito José Leite; Secretário de Cultura Dorivan Amaro, Presidente do ICVC, Hugo Rodrigues e o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, foram confirmados ponto a ponto todos os momentos do Cariri Cangaço em Barbalha.

Para o Secretário Dorivan Amaro "O Cariri Cangaço é um sucesso e acredito que esse sucesso é fruto da união de todo o cariri em torno de uma grande e sensacional idéia. Aqui em Barbalha estamos nos desdobrando para proporcionar a todos que nos visitarem, um dia inesquecível, para isso estamos trabalhando com o apoio firme do prefeito Zé Leite e todos os colaboradores ".


Já o presidente do ICVC - Instituto Cultural do Vale Caririense, Hugo Rodrigues, "O Cariri Cangaço já se consolidou como o maior evento do Brasil e Barbalha, parceiro de primeira hora se sente orgulhosa em mais um ano fazer parte dessa história". A programação do Cariri Cangaço 2011 reservou o dia 22, quinta-feira, para o município de Barbalha que proporcionará um conjunto significativo de visitas técnicas e grande conferência em seguida no Cine Teatro Nelory.

Para conhecer toda a programação, visite: www.cariricangaco.com ou www.cariricangaco.net

Cariri Cangaço 2011

20 a 25 de Setembro
Região Metropolitana do Cariri

Porteiras o mais novo anfitrião do Cariri Cangaço 2011

Napoleão Tavares Neves e Danielle Esmeraldo

Confirmado ! O município de Porteiras, o mais novo anfitrião do Cariri Cangaço 2011, promove na manhã do dia 24 de setembro, a visita técnica inédita ao Sítio Guaribas, cenário de um dos mais famosos episódios do ciclo do cangaço em nosso Ceará. Ali, no ano de 1927 houve um dos mais renhidos e supreendentes combates; o cerco e a morte do coronel Chico Chicote das Guaribas.

Por mais de 30 horas Chico Chicote ao lado de sua esposa e alguns cabras, suportou o fogo de mais de 100 homens das polícias do Ceará, Paraiba e Pernambuco; entre esses Arlindo Rocha e Manoel Neto; que pensavam que brigavam com Lampião. Ao final 27 mortos e uma história para não se esquecer. Por isso, Porteiras sedia a manhã do dia 24, do Cariri Cangaço 2011, como visita ao Sítio Guaribas e Palestra com o renomado memorialista Napoleão Tavares Neves.

A confirmação se deu em visita de cortesia do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e sua esposa, Danielle Esmeraldo, ao memorialista e historiador Napoleão Tavares Neves, em Barbalha na manhã desta segunda-feira. Na oportundidade a Secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, ressaltou a chegada de Porteiras e a palestra de Napoleão Tavares: "Ter Porteiras ao nosso lado é muito importante, por tudo que seus cenários representam, principalmente Guaribas e ter mais uma vez a presença marcante do Dr. Napoleão, que na verdade é o padrinho do Cariri Cangaço, é sempre uma grande honra".

Para saber tudo sobre o Cariri Cangaço 2011, conhecer a programação e muito mais, visite: http://www.cariricangaco.com/ ou http://www.cariricangaco.net/


Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras

Uma reflexão para este 7 de Setembro...

A Revolta do Ipê!

Um Ipê Amarelo foi cortado e seu tronco
foi transformado em um poste.
Após o poste ser fincado na rua,
foram instalados os fios da rede elétrica.
Eis que a árvore se rebela contra a maldade
humana e resolve não morrer.
Mas a reação foi pacífica, bela e cheia de amor.
Rebrotou e encheu-se de flores.
Assim é a natureza...vencedora !
Porto Velho - Rondônia - Brasil

A segunda guerra do Afeganistão - Emerson Monteiro


Dia seguinte a longa viagem que, por terra, realizara a Brasília, na manhã do dia 11 de setembro de 2001, uma segunda-feira, trabalhava na Universidade Regional do Cariri por volta das 10h30, quando Sávio Cordeiro, colega de sala veio me trazendo a notícia: Ocorreram atentados nos Estados Unidos, com explosões no Pentágono e nas torres do World Trade Center.

- Começou a Terceira Guerra Mundial - disse ao transmitir os incidentes verificados minutos antes. - Terroristas acabaram de jogar aviões Boeing 767 contra esses alvos estratégicos da América...

Isso me pegara de chofre qual um soco na boca do estômago. Senti espécie de vertigem, frieza no corpo, compreendendo que algo sério ocorria no mundo daquela hora, tempos estritos da dominação do forte sobre o fraco e intensa produção bélica. Em princípio, parecia confirmar a lógica da luta pelo poder na Terra, a qualquer preço.

Procurei demonstrar naturalidade, no entanto... Mas eu mesmo sei o que se passava da cabeça ao coração. Algo sinalizava a gravidade das informações. Daí a pouco, fui saído de mansinho para, próximo dali, encontrar Danielle e as meninas, na Escola Semear, e nos dirigirmos à casa de meus pais, onde almoçaríamos naquele dia.

O peso dos acontecimentos viria com mais intensidade à frente da televisão, na sala onde todos da casa se reuniam a testemunhar o decorrer dos acontecimentos. Comentava com meu pai o assunto quando, ao vivo, ruía a primeira torre. Na cena, avião que volteava nos céus 18 minutos depois do primeiro impacto, impassível, atingiu a segunda torre gêmea, quase a traspassá-la, cena mostrada qual cena de ficção. Outro avião cheio de passageiros há pouco teria sido interceptado sobre o Estado da Pensilvânia. Noticiava-se que outros aviões ainda se achavam desaparecidos. De tudo aquilo deixando um gosto ferrugento na minha boca. A emoção do imprevisível parecia tomar conta da Eternidade.

Antes de vir para casa, nessa tarde, por volta do meio dia, passaríamos para visitar um amigo, Gerardo Junior Lopes, no Grangeiro. Na sua casa, todos também observavam as imagens que se repetiam na televisão, cenas dantescas de destruição em Nova York e Washington.

Após tais instantes, lembro das muitas notícias e da expectativa mundial de como reagiria a nação americana em face do desafio anônimo dessas ações. Logo se iniciava perseguição ao suspeito número um, o líder árabe Osama bin Laden, milionário saudita que lutara contra os russos na primeira guerra do Afeganistão, isto sob os auspícios dos próprios Estados Unidos. A facção que apoiara e saíra vitoriosa, Talibã, ocupava quase o país inteiro, estabelecendo regime de terror à base do fundamentalismo islâmico.

Nos desdobramentos, meses sequentes, americanos e ingleses invadiriam o Afeganistão para destituir do poder aquela facção dominante. Subiriam montanhas, explorariam cavernas distantes, à cata do autor dos atentados, até que, passados nove anos, em Abbotabad, no vizinho Paquistão, eliminariam o responsável pelos abalos de 11 de setembro de 2001.

Prefeito Samuel Araripe efetiva quase 100 professores da Rede Municipal

http://2.bp.blogspot.com/-fTd3LtUkvR0/Tma37oDPr2I/AAAAAAAAZBY/tmGZV67xQXc/s1600/prof.jpg


Em solenidade no Teatro Salviano Arrais, na manhã desta terça-feira, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, e o Secretário de Administração e Planejamento, Cristiano Siebra Felício Calou, assinaram atos de efetivação de 98 professores concursados para a rede pública municipal de ensino.

Samuel Araripe, ao assinar a efetivação dos professores, disse que realizou um sonho de sua administração que era dar aos docentes o direito que eles haviam conquistado há muitos anos, de gestão a gestão, sem nunca serem reconhecidos pelas administrações anteriores. Os professores agora foram efetivados em 40 horas semanais. “Um merecimento desses profissionais que trabalham por amor a profissão e que são responsáveis pela base de uma sociedade solidificada e que têm o apoio de sua gestão como forma de reconhecimento da importância de seu trabalho”, disse Samuel Araripe.

Durante a solenidade, o prefeito Samuel Araripe entregou o certificado de cursos de capacitação, inclusive de brigadista, a 40 agentes da Guarda Municipal. Para o prefeito, o documento, além de fortalecer a auto-estima dos profissionais da segurança pública, os profissionais sendo capacitados para desempenharem um serviço de qualidade para a população. Na ocasião, ainda foram apresentados os quatro primeiros aposentados pela previdência Própria do Município do Crato - PREVCRATO, o que ele considera um avanço social. Segundo Samuel Araripe, a PREVCRATO já tem de recursos próprios depositados em conta bancária de R$ 4 milhões e 300 mil.

Veja lista de professores efetivados do Crato:

Aldenora Amaro dos Santos, Alecsandra Correia Lima, Aliene de Oliveira Amorim Rodrigues, Ana Lucia Mateus de Brito, Ana Paula Agapto da Silva, Antonia Cristiane Ferreira de SALES, Antonia Leandro dos Santos, Aristides Rubens Solos do Mar, Arturieta Maria do Socorro, Carmem Lucia Matias dos Santos, Célia Gonçalves Bezerra, Cicera Alves Guedes, Cicera Fagundes Braga, Cicera Galdino da Silva, Cícero Antonio de Oliveira, Cícero Rogério Gonçalves Costa, Cleidimar Brito Leite Porfírio, Cristiane Pereira Brasil, Delania Maria de Sá Cruz Macedo, Delmaria Eurides de Brito, Denise Delmiro Teixeira, Edineide Correia Lima Custodio, Eliane Teles Milfont, Evanilda Alves Pereira, Fabiana Vilar de Sousa, Franci Maia Feitosa, Francimar Gomes de Carvalho, Francimar Pinto, Francisca Aparecida Amâncio Silva Alcântara, Francisca Barbosa Duarte, Francisca Maria Santos Lopes, Francisca Meire de Santana, Francisca Monica da Silva Franca, Gildamira de Brito Marques, Jackeline Soares Madeira, Joana Darc Pereira da Silva, João Erivelton Tavares de Melo, Josefa Juca da Silva, Josefa Santos da Silva Rocha, Jucilene da Silva Aguiar, Juscicleide Muniz Gonçalves, Leocádia Maria Vilar Cirilo, Liduina Maria Pereira da Silva, Lindalva Gomes Gonçalves, Lucian de Fátima Nogueira da Mascena, Márcia Alves Pereira, Maria Alves de Sousa, Maria Aparecida de Araujo Castro, Maria Aparecida Moreira Mariano Chaves, Maria da Conceição Alves, Maria Dasdores Faustino da Silva, Maria de Fátima Amâncio Thomaz, Maria de Fátima da Silva, Maria de Fátima Pinto Lima, Maria de Lourdes Arnaldo Lima, Maria Denise Pinheiro de Sousa Rodrigues, Maria do Socorro dos Santos, Maria Elizabeth Alves Brasil, Maria Estefânia de Oliveira, Maria Geneceuda Lima Silva, Maria Gonçalves de Oliveira Valdevino, Maria José Sousa do Nascimento, Marias Liduina dos Santos Pereira, Maria Luzilania Mendes Amorim, Maria Mareler dos Santos, Maria Marilê de Barros, Maria Railda Leandro de Sousa, Maria Rose-Mary de Sousa Lobo, Maria Santuza Ribeiro Silvestre, Maria Socorro Rodrigues da Silva, Maria Tavares Santana, Maria Teixeira Sousa, Maria Vieira de Araujo, Maria Vilani Sousa Alves, Marta Leandro da Silva, Nerice Correia de Sousa, Palmira de Oliveira Rodrigues, Paula Erlandia de Alcântara Sousa, Paulo Domingos da Silva, Paulo Tarso da Silva, Raimunda Gonçalves de Andrade, Rita de Cácia Xenofonte, Rita der Cássia Gomes Leite, Solange Rodrigues, Sonia Maria Nunes de Melo Tavares, Suêrda Maria Paz Lima, Teresinha Vieira Ferreira, Teresa Cristina Mateus de Brito, Vera Lucia Santana de Menezes, Verônica Maria da Silva Salvador, Zildete Queiroz Leopoldo Lima e Zuleide Francisca de Oliveira Silva.

Fonte: PMC


Definida a órdem dos desfiles de 7 de Setembro em Crato - Confira !


A programação do desfile de 7 de Setembro em Crato foi divulgada pela Secretaria de Educação do Município para esta quarta-feira. O solenidade será iniciada às 7h30, com local de concentração para hasteamento das bandeiras na praça da Sé, com a presença de militares, representantes das bandeiras e autoridades. As escolas que irão desfila, em seguida, estarão concentradas na Praça Cristo Rei. Os alunos descem da praça pela Rua Bárbara de Alencar e entram na Dr. João Pessoa.

O roteiro dos desfiles será o seguinte: Rua Bárbara de Alencar, Rua Dr. João Pessoa, Praça Siqueira Campos, Rua Miguel Limaverde e Praça da Sé (palanque). A dispersão das escolas será após a igreja da Sé. O palanque das autoridades estará montado na praça Sé, por onde passarão todas as 24 agremiações.

ORDEM DO DESFILE: Banda Municipal Maestro Azul; TG -10.004; 5ª Cia/2º BPM/Cavalaria/Proerd/Ronda do Quarteirão; Guarda Municipal; Corpo de Bombeiros; Projeto Saúde; Brigadistas; 3º Grupo de Escoteiros: Baden Powell; 1º Grupo Social de Campo; Instituto Brasileiro do Direito à Vida dos Animais e do Meio Ambiente – IBDVAMA; Ibama – Brigadistas; Maçonaria e Entidades Para-Maçônicas; Casa Harmônica; Escola de Música Maestro Azul; AABB Comunidade/Nufesp; Educandário Paraíso da Cultura; EEIEF Governador Gonzaga Mota; Educandário Fonte de Sabedoria; Externato 05 de Julho; Colégio Municipal Pedro Felício; EEIEF Professor José do Vale Arraes Feitosa; EEIEF Antônio Antuérpio Gonzaga de Melo; EEIEF Aldegundes Gomes de Matos; Banda da Escola Liceu do Crato Prefeito Raimundo Bezerra; Colégio Eldorado; CAIC Professora Maria Yara de Brito Gonçalves; EEEM Polivalente Governador Adauto Bezerra; EEEM Governador Virgílio Távora; EEEM Presidente Vargas; EEIEF Melvin Jones; EEM Teodorico Teles Quental.

Com informações da Secretaria de Educação de Crato

PÁTRIA AMADA, BRASIL-Por Maria Otilia


O
dia 7 de setembro é uma data marcante. Muitas pessoas aproveitam este dia para protestar contra nossas políticas educacionais atuais, de segurança pública , saúde,moradia etc. Como também criticar a postura de alguns representantes do povo( políticos), que não cumprem com a sua verdadeira função de defender os interesses da população. Aproveitando o espaço deste blog, posto aqui uma bela música que retrata um sentimento de patriotismo, de não ter vergonha de ser brasileira. Apesar de muita corrupção, de pessoas que ainda vivem abaixo da linha da pobreza, de uma educação em busca de qualidade, da eterna luta da valorização do magistério, de uma qualidade de vida melhor , meditemos esta letra maravilhosa de Ary Barroso.

BRASIL


Letra e música: Ary Barroso
Carlos Coutinho; José Roberto Molina
(canção escrita em 1939
)

Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do serrado
Bota o Rei-Congo no congado
Brasil, prá mim
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda a canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, prá mim, prá mim, prá mim

Esse coqueiro que dá côco
Onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, prá mim
Ah ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, prá mim, prá mim, Brasil
Brasil, prá mim, prá mim, Brasil
Brasil, prá mim, prá mim quarela do Brasil

Aeroporto Regional do Cariri passa a funcionar 24 horas por dia


A Desde o último dia 05, o Aeroporto Regional do Cariri começou a funcionar 24 horas, com novos voos diários

Juazeiro do Norte. O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes passou a funcionar, desde o último dia 5, durante 24 horas, pela primeira vez na história de mais de três décadas, em Juazeiro. O crescimento impulsionado nos últimos anos, no local, não deu outra. Será a partir do dia 22 deste mês, com a inserção da empresa Passaredo Linhas Aérea, oito voos diários e até o fim do ano, o aeroporto deverá ter uma movimentação de cerca de 400 mil passageiros. Com isso, mais empresas poderão iniciar novas rotas com a oferta de horários disponíveis.

Somente para a Capital serão quatro voos diários, o que acarretará numa concorrência inédita, com passagens em até R$ 119,00. Com esses valores a Passaredo inicia sua atuação na região. De acordo com a coordenação regional da empresa, as operações já são iniciadas com a perspectiva de crescimento.

Ampliações

As ampliações do número de voos e empresas em operação no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em virtude da consequente demanda de passageiros, fez com que aumentasse o horário de funcionamento do equipamento. As empresas atuando no local atualmente são Gol, Azul, Passaredo e Avianca. Este ano, foram mais duas novas empresas. E poderiam ser mais, de acordo com o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino.

O Cariri já chegou a perder voos de empresas este ano, pela falta de horários disponíveis de funcionamento. Uma desses empresas foi a Trip, em maio deste ano, que destinaria um voo para a cidade de Guarulhos, em São Paulo, entre as 18 horas e meia-noite, horários em que o aeroporto se encontrava fechado. A outra foi a TAM. "Agora, o aeroporto tem uma flexibilidade total para qualquer companhia", diz celestino.

Ontem pela manhã, a superintendência do aeroporto esteve reunida com a coordenação para os novos ajustes. Outro item, de acordo com o vice-prefeito, que será garantido com o novo funcionamento, será a segurança para as aeronaves no espaço do aeroporto, facilitando o contato da aviação comercial, com o equipamento, mesmo dentro de outras rotas, mas que passem pela região.

Mudanças

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro, Michel Araújo, diz que já não era sem tempo essa ampliação de horário. Segundo ele, as próprias condições do equipamento já demonstram a necessidade de mudanças. As perdas de voos são uma confirmação disso, conforme o dirigente lojista.

Ele afirma que as novas ofertas de voos com o aumento do número de passageiros acaba obrigando o próprio governo a agilizar obras que estão por muito tempo emperradas no local. "E quem ganha em desenvolvimento é a própria região, com o favorecimento de setores como a indústria, comércio e serviços", avalia.

A nova rota da Passaredo a partir do dia 22 será Fortaleza, Juazeiro do Norte, Salvador e Vitória da Conquista, na Bahia, e Guarulhos, em São Paulo.

Autorização

De acordo com o superintendente do aeroporto, Roberto Germano, os novos voos da Passaredo foram autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Representantes da nova empresa estiveram semana passada em Juazeiro do Norte, para o lançamento oficial da Passaredo via Cariri. Este mês deve ser iniciada a instalação dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), para a ampliação dos terminais de embarque e desembarque de passageiros, que de janeiro a julho ultrapassa a marca dos mais de 176 mil passageiros, que passaram pelo local.

Em relação ao mesmo período do ano passado são quase 35 mil usuários a mais dos serviços. Além dos MOPs, haverá melhorias na infraestrutura dos banheiros e serviços de restaurantes e lanchonetes.

Com a nova infraestrutura de atendimento e atual reforma interna para instalar as novas empresas aéreas, se prevê a capacidade anual de mais de 500 mil passageiros por ano. A atual é de pouco mais de 50 mil.

No mês de maio, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes operava com quatro voos, três deles para Capital do Estado. Ano passado, passaram pelo local 247 mil passageiros.

Superlotação

As preparações da infraestrutura para receber os Mops já foram iniciadas. Com isso, serão amenizadas as condições de superlotação da área interna de embarque e desembarque. O aeroporto de Juazeiro, por conta do crescimento da demanda, fez com que a própria sociedade local se mobilizasse para reivindicar maior atenção. A partir de agora, iniciam as mudanças.

Passageiros

400 Mil passageiros, aproximadamente, será a movimentação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes até o fim este ano. Com novos voos, mais empresas poderão iniciar novas rotas

MAIS INFORMAÇÕES
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes - Avenida Virgílio Távora, 4000 -Bairro Aeroporto
Telefones: (88) 3572.0700 / 3572. 2118

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato

FAZENDO AMIGOS - Jacques Bloc Boris



As mãos se tocam e transformam-se em pássaro
Energia de alta magnitude cobre áurea e sentimentos
Olhares se encontram em busca de carinho e confiança
Nosso sorriso nos revela uma nova amizade
Obrigado Senhor
Por me da oportunidade de cada dia fazer um novo AMIGO(A)

Jacques Bloc Boris
Artista Plástico

CAMELODRÓMO MAIS UMA VEZ É TEMA DE DISCUSSÃO NA CÂMARA


O
Vereador Pedro Alagoano (PSB) voltou a comentar na Sessão Ordinária da Câmara Municipal do Crato desta segunda-feira, dia 05 de setembro, sobre a necessidade de transformar o Camelódromo em um shopping popular, dotado de uma infraestrutura moderna e adequada para o bom funcionamento das lojas e confortável para os clientes. Pedro Alagoano solicitou mais celeridade no processo e que uma solução seja adotada, para se evitar possíveis acidentes, até de grandes proporções e criar melhores condições de trabalho.

Fonte: CVC

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADÃO CRATENSE


A Câmara Municipal do Crato outorgará Título de Cidadão Cratense ao Governador de Pernambuco – Eduardo Henrique Accioly Campos. O Projeto de Resolução é de autoria do Vereador Fernando Brasil (PSB). A solenidade está marcada para próxima sexta-feira, dia 09 de setembro, no Auditório da Rádio Educadora do Cariri.

Fonte: CVC

SESSÃO ITINERANTE NA PONTA DA SERRA VAI DISCUTIR IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO NO LOCAL


O Governo do Estado insiste em instalar o Aterro Sanitário do Cariri, em Crato. O local escolhido foi um terreno nas proximidades dos distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino. Diante desta possibilidade que não agrada os cratenses, principalmente os moradores das comunidades rurais, o Vereador George Macário (PSDB) líder do Governo Municipal na Câmara, solicitou mediante requerimento, a realização de uma Sessão Itinerante, no Distrito de Ponta da Serra, na próxima terça-feira, dia 13. O pedido do vereador foi aprovado e agora, a espectativa é que a população das comunidades participem efetivamente, primeiramente para tomar conhecimento do que se trata um aterro sanitário e quais as suas vantagens e desvantagens. A quem diga que o terreno escolhido não é apropriado para receber o lixo de nove cidades da Região.

Fonte: CVC

CÂMARA DOA AR CONDICIONADO PARA LEAC


A Liga de Esportes Amadores do Crato – LEAC, que tem como presidente o desportista Francisco de Asssis Alves – Tico da Liga vai receber um aparelho de ar condicionado, doação da Câmara Municipal. O projeto é de autoria da Mesa Diretora, que tem com presidente, o Vereador Florisval Coriolano (PTC), vice presidente – Vereador Ailton Esmeraldo (PP) e o secretário – Vereador Antônio Apolinário (PMDB).

Fonte: CVC

Cobertura Fotográfica - Show: Dihelson Mendonça Trio no Passeio Público em Fortaleza - Por: Velho Arísio e Onelma.

No Passeio Público em Fortaleza, às 13:00, debaixo de frondosas árvores, clima maravilhoso, numa brisa gostosa de fim de agosto, clima de descontração, aconteceu o show Dihelson Mendonça Trio e Convidados. No local, uma grande platéia animada e antenada completaram a ocasião. O que eu não sabia é que estava sendo filmado e fotografado, e hoje recebi as fotos feitas pelos nossos queridos amigos Arísio e Onelma. Agradeço bastante a eles por esse presente inesperado e incrível que acabei de receber, e aproveito para publicar a gentil mensagem que o acompanha ( Dihelson Mendonça ).

Descontração no ensaio...


O saxofonista Bob Mesquita num solo. Lá atrás, o Haroldo Ribeiro conversa com o trompetista Jordanio que logo entrará em cena também.

Nesta foto, o contrabaixista Luciano Franco

Dihelson Mendonça ao Piano, David Krebs na Bateria e Luciano Franco

E uma turma maravilhosa estava na platéia, que curtia uma deliciosa feijoada:



"Olá Dihelson!

Se pensasse bem não enviaríamos tais fotos de reles fotógrafo(a) mais que amador(a). Especialmente para um fotógrado mais que profissional, como você. Mesmo assim, ousamos (eu de Limoeiro do Norte e minha mulher Onelma de Várzea Alere), compartilhar registros de momento de rara beleza que tivemos a sorte de partilhar naquele sábado no Passeio Público.

Acreditamos que a música tem o poder dos mais poderosos no cativar, no sensibilizar, no emocionar as pessoas, por mais simples que sejam, principalmente, se entregue ao público em praça livre. O som, o tom, um acorde aqui, acolá, nos faz mais gente. Pensamos que DEUS se faz presente em cada nota. Musical, é claro! Felicitamos-lhe pela sua dedicação no entregar música de qualidade diariamente através da Chapda do Araripe destacando os talentos locais, regionais, nacionais e internacionais, ou como excelente músico que você é.

É por aí... O mundo poderá continuar melhorando se a música (instrumental principalmente) se fizer presente nas vidas das pessoas de nosso chão como um prato de comida, uma redinha armada numa latada, uma oiticica na beira dum riacho... Êita...

Como diz nosso amigo Nélson Augusto (Rádio Universitária)... Saudações Musicais!

Abraço fraterno."

Velho Arísio e Onelma.

AMBIENTALISTA COBRA DO ESTADO INVESTIMENTOS PARAO SÍTIO FUNDÃO


O
radialista e ambientalista Ed Alencar cobrou durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 06 de setembro, mais ação do Governo do Estado para proteção da reserva natural do Sítio Fundão, localizada a 3km do Centro do Crato. O Governador Cid Gomes, adquiriu a área através da SEMACE, no seu primeiro mandato com a promessa que iria transformar o local, em um parque ecológico.

Ed Alencar afirmou que o projeto está na estaca zero. A promessa da instalação no local da sede da SEMACE e da Polícia Ambiental já foi descartada. “Não exitem mais dentro da reservsa os gerentes que viviam apagando fogo e cuidando do local. Agora voltou novamente para o comando da SEMACE/Cariri que foi a responsável pela destruição durante todo esse tempo, até a intervenção Justiça, quando foi feita algumas benfeitorias, como a restauração da casa da taipa”, asseveou Ed.
Até ameaçado de ser preso Ed Alencar já foi pela SEMACE/Cariri, simplesmemte por ter adentrado a reserva para preservá-la. “Me surpreendir ao chegar ao Sítio Fundão ontem e me deparei com a destruição quase que total da cerca, que foi uma das poucas melhorias realizadas no local”, falou Alencar. Ele infrmou também que existe no local, apenas um guarda, que fica na casa, o que é insuficente para garantir a segurança de 97 hectares de terra.

O Vereador George Macário solidarizou-se com a posição do ambientalista e sugeriu uma tomada de posição por parte da Câmara Municipal, no sentido de cobrar uma ação rápida do Governo do Estado, para não deixar morrer a reserva natural do Sítio Fundão, que ainda tem preservada no seu interior Mata Atlântica.

“Já perdemos muita coisa. Não podemos agora deixar acabar a reserva do Sítio Fundão”. Estas foram as palavras do Vereador Pedro Alagoano (PSB) ao se referir a falta da ação do Estado para transformar áquela área preciosa em um parque ecológico.

O Presidente da Câmara Municipal – Vereador Florisval Coriolano (PTC) ressaltou que se preciso for o Ministério Público será mobilizado para que uma comissão de vereadores possam ter acesso à reserva, já que no ano passado a SEMACE não permitiu a entrada dos vereadores que foram constatar a real situação do local. Florisval sugeriu a realização de uma audiência pública para se discutrir o probleam com técnicos e a sociedade.

Fonte: CVC

CRATO-CE: PROTESTO DOS PROFESSORES MARCARÁ 7 DE SETEMBRO - Por: Cacá Araújo



O Piso dos Professores
É uma lei federal
Cid Gomes, o vilão
Traidor da educação
Descumpriu, é ilegal


AGENDA DE 7 DE SETEMBRO/2011

Todos às ruas com os professores em defesa da educação! A greve continua!!! Grande manifestação durante o desfile em Crato. Concentração: 7h na Praça da Prefeitura. Professores, estudantes, pais de alunos, artistas... Vistamo-nos de preto, cara limpa ou pintada, coração em chamas, vozes em protesto! Vamos demonstrar nossa indignação e revolta contra o descaso, a mentira, a arrogância e a irresponsabilidade do governador Cid Gomes, o tirano que se apoderou do Ceará!

I Salão Territorial acontece nos dias 8 e 9 em Crato


A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Ceará-DFDA/ce, juntamente com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Agropolos do Ceará promovem o I SALÂO TERRITORIAL, que tem por objetivo promover o debate sobre a gestão e o controle social para um Brasil sem Miséria, o lançamento dos Planos: Territorial - Plano Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável – PTDRS; Estadual - Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PDRSS e Federal - Plano Brasil sem Miséria, para implementação das ações territoriais planejadas.

Data: 08 e 09 de Setembro 2011
Horário: 08h
Local: IFCE - Instituto Federal do Ceará (Antigo Colégio Agrícola)
Rodovia CE 292 KM 15- Bairro Giselia Pinheiro- Crato-Ceará

Crato terá desfile de 7 de Setembro com participação de 24 escolas e várias agremiações


A
programação do desfile de 7 de Setembro em Crato foi divulgada pela Secretaria de Educação do Município para esta quarta-feira. O solenidade será iniciada às 7h30, com local de concentração para hasteamento das bandeiras na praça da Sé, com a presença de militares, representantes das bandeiras e autoridades. As escolas que irão desfila, em seguida, estarão concentradas na Praça Cristo Rei. Os alunos descem da praça pela Rua Bárbara de Alencar e entram na Dr. João Pessoa.

O roteiro dos desfiles será o seguinte: Rua Bárbara de Alencar, Rua Dr. João Pessoa, Praça Siqueira Campos, Rua Miguel Limaverde e Praça da Sé (palanque). A dispersão das escolas será após a igreja da Sé. O palanque das autoridades estará montado na praça Sé, por onde passarão todas as 24 agremiações.

ORDEM DO DESFILE: Banda Municipal Maestro Azul; TG -10.004; 5ª Cia/2º BPM/Cavalaria/Proerd/Ronda do Quarteirão; Guarda Municipal; Corpo de Bombeiros; Projeto Saúde; Brigadistas; 3º Grupo de Escoteiros: Baden Powell; 1º Grupo Social de Campo; Instituto Brasileiro do Direito à Vida dos Animais e do Meio Ambiente – IBDVAMA; Ibama – Brigadistas; Maçonaria e Entidades Para-Maçônicas; Casa Harmônica; Escola de Música Maestro Azul; AABB Comunidade/Nufesp; Educandário Paraíso da Cultura; EEIEF Governador Gonzaga Mota; Educandário Fonte de Sabedoria; Externato 05 de Julho; Colégio Municipal Pedro Felício; EEIEF Professor José do Vale Arraes Feitosa; EEIEF Antônio Antuérpio Gonzaga de Melo; EEIEF Aldegundes Gomes de Matos; Banda da Escola Liceu do Crato Prefeito Raimundo Bezerra; Colégio Eldorado; CAIC Professora Maria Yara de Brito Gonçalves; EEEM Polivalente Governador Adauto Bezerra; EEEM Governador Virgílio Távora; EEEM Presidente Vargas; EEIEF Melvin Jones; EEM Teodorico Teles Quental.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Vertentes e Evolução da Literatura de Cordel. por Elmano Rodrigues Pinheiro


Como na letra da música Sertão grã-fino, Luiz Gonzaga e Marcos Valentim, o baião migrou para os salões e ganhou status de valsa. Graças à força de Chiquinha Gonzaga (Ô abre alas) e do próprio Luiz Gonzaga (Asa Branca). Finalmente a mídia reconhece que “a voz do povo é a voz de Deus”. E aborda temáticas populares em minisséries e novelas. Ariano Suassuna, no Auto da Compadecida inspirou-se em três cordéis: O cavalo que defecava dinheiro e O julgamento do cachorro, de Leandro Gomes de Barros, e O castigo da soberba, de Silvino Pirauá, e deu no que deu: retumbante sucesso.
O cordel, sem distinguir classes sociais, sempre andou de boca em boca por todos os rincões do País. A exemplo do rádio, que não perdeu terreno para a TV, e da música popular que invadiu os salões para aliar-se à valsa, a literatura popular conquistou seu lugar ao sol, ao assimilar o formato de livro para adultos, e do colorido infantojuvenil.
O cordel conquistou as escolas, virou tema de dissertações e teses em universidades do mundo inteiro e tomou posse em academias, para colher os frutos cultivados por poetas e xilogravuristas.
Vertentes e Evolução da Literatura de Cordel, de Gonçalo Ferreira da Silva, não tem pretensão de esgotar o tema, pois o trata com flexibilidade, ao abrir espaço para outras abordagens.

Quais os países campeões de sexo?



No dia 6 de setembro é comemorado o Dia do Sexo. E você já parou para pensar em qual lugar do mundo as pessoas mais fazem sexo? Segundo uma pesquisa mundial da fabricante de camisinhas Durex, o país mais "animado" entre os lençóis é a Grécia: 87% dos entrevistados disseram fazer sexo pelo menos uma vez por semana. O Brasil ficou com um honroso segundo lugar, com 82% (veja a tabela abaixo).

O objetivo do levantamento era traçar um perfil de como está a sexualidade em cada país, em termos de satisfação, frequência e saúde. De acordo com a pesquisa, 60% dos entrevistados considera o sexo uma prática divertida, positiva e essencial. Porém menos da metade (44%) está completamente satisfeita com suas vidas sexuais.

Leia também:
Oito benefícios do sexo para a saúde

A satisfação sexual, segundo o estudo, é consequência de vários fatores, como saúde física e mental (foi comprovado que o estress prejudica bastante a vida em casal), capacidade de ter orgasmos nas relações (apenas 48% dos participantes da pesquisa afirmaram ter orgasmos usualmente) e a frequência com que as pessoas fazem sexo.

Sobre esse item, foi pesquisado, em cada país, qual a porcentagem de pessoas que fazem sexo pelo menos uma vez por semana. Veja quais foram as nações que se consagraram como as campeãs de sexo:


Fonte: Yahoo Notícias

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30