xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/09/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 setembro 2011

Turismo fatal - Por: Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP Bel. Direito


De novo o Rio de Janeiro foi à vitrine nacional em maus exemplos, em descaso com a pessoa humana, na negligência dos gestores públicos. Trata-se de uma sequencia que já vem de longe. Em 2010 mostrou o morro do Bumba soterrando gente e depois, soube-se que as pessoas moravam ali com a anuência da prefeitura, com o prefeito no seu quarto mandato. No início deste ano bateu o recorde de gente arrastada pelas águas como se fosse um brinquedo. Nem sequer as autoridades foram capazes do contar os mortos com exatidão. O Bateau Much já foi lembrado em outros artigos. O Rio de janeiro é bastante inovador, principalmente nas desgraças.

Foi no Rio de Janeiro que as Forças Armadas substituíram os funcionários da saúde há alguns anos. Foi lá que houve o primeiro resgate de um bandido com helicóptero. De lá se têm notícia que policiais tomam o lugar dos bandidos para achacar moradores, com as chamadas milícias, nome dissimulado como sinônimo de bando armado. Não muda nem o discurso das autoridades. Como sempre, a culpa recai em quem morreu.

Sérgio Cabral é o Hugo Chaves do Rio de Janeiro, sempre muito compadecido, no que não é novo, como quando assegurou a dignidade dos mortos nas enchentes de 2010. Tão dissimulado quanto o venezuelano, o acompanha na incompetência e na arrogância.

Esse bondinho tornou-se o símbolo maior de inovação carioca. É a primeira pessoa jurídica a se tornar um serial killer. Mata em série. Primeiro foi a professora Andrea de Jesus Resende, em 2009; ano passado, o francês Damien Charles Pierson, e agora, em 2011, mais cinco.

Apesar de inovar em quase tudo, nos comportamentos copia-se quase tudo dos americanos. Ver do alto os estragos das tragédias é uma; reconhecer falhas humanas, é outra, sempre de quem morreu e falhas de equipamentos, mais uma cópia americana.

Necessidade de prova não há, por ser evidente a falta de manutenção. Nem é o caso, pois sobram provas, de depoimentos gravados a documentos registrados. Todos os responsáveis sabiam que havia peças amarradas com arame e que alguns bondes caiam aos pedaços. Nada foi feito para impedir. Mesmo assim, com pessoas sendo remuneradas essas funções de direção, não há responsáveis. O motorneiro suicida não estraçalharia o bonde num poste sem determinação de alguém. E alguém determina quais e quantos bondes devem funcionar; e assim até se chegar a quem deveria liberar verba.

Bonde não cai do céu, a não ser no Rio de Janeiro, literalmente. É preciso que o Ministério Público, em todas as suas representações, assuma de vez que as pessoas fictícias de Direito são dirigidas por pessoas físicas. E que quem autoriza o funcionamento de um veículo automotor sem as mínimas condições de segurança, assume o risco pelos resultados. E se o resultado é morte, alguém tem que responder criminalmente. Não preciso ensinar a doutrina aos promotores que assumir o risco é o correspondente a ter a intenção, denominado de dolo eventual, como nunca sabe, ou não quer, distinguir a grande mídia.

Faz-se necessário criar a cultura do exercício do poder, dever se tornar obrigatório de fato para acabar com esse descaso com a vida, que chega ao ponto de uma pessoa fraturada esperar, à lá Jesus Cristo, pelo capricho de um político carcomido descer do jatinho da filha, como uma tartaruga, em flagrante deboche ao martírio alheio. Se alguém ainda não foi punido pelas mortes turísticas no Rio de Janeiro, que se verifique o prazo de prescrição, outra indústria a serviço da impunidade, e puna-se a quem tinha o dever de cuidar e assumiu o risco pela morte de inocentes.

Ou se acaba o turismo da morte ou se coloque na propaganda oficial para o mundo: “quer uma morte em coletividade, bem divertida, venha para o Rio de Janeiro. O bondinho de Sérgio Cabral te leva para o céu”.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bel. Direito


ÚLTIMAS NOTÍCIAS - URCA fortalece parcerias na proteção dos fósseis da Bacia do Araripe


A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, esteve reunida ontem, com representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para fechar questões relacionadas ao termo de cooperação técnico-científico, que será firmado entre as duas instituições.

Participaram do encontro o Coordenador Executivo do Geopark Araripe, Álamo Feitosa, a Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Gislene Farias, além do Chefe da Divisão de Paleontologia, Felipe Barbi Chaves, e o coordenador de Ordenamento e Divisão de Depósitos Fossilíferos, Ricardo Eudes Parahyba, do DNPM de Brasília, além dos integrantes locais do órgão, Artur Andrade e Betimar Filgueira.

Na ocasião, ficou a acertada a criação de um banco de dados pela URCA, contando com pesquias relacionados à Bacia de fósseis do Araripe, com dados bibliográficos e trabalhos científicos que serão disponibilizados para os pesquisadores, além da resolução dos trâmites de reserva de material para repasse ao Museu de Paleontologia de Santana do Cariri.

Outra importante definição, durante o debate, é a criação de um termo de exigências destinado aos mineradores, no sentido de resguardar o maior acervo a céu aberto de fósseis do período cretáceo do mundo. Esse trabalho deverá ser realizado por meio dos pesquisadores e órgãos fiscalizadores, além de instituições ambientais, envolvendo um trabalho direto com os municípios que estão inseridos no Geopark Araripe. O termo de cooperação técnico-cietífico deverá ser assinado até o final deste mês. A meta é fortalecer mais ainda a permanência do material encontrado na Bacia do Araripe, na própria região, para o desenvolvimento das pesquisas e combate ao tráfico de fósseis.

Fonte: URCA

Casa cheia para os espetáculos do Curso de Artes da URCA, na III Mostra Didática de Teatro



Casa cheia. Assim têm sido as apresentações dos espetáculos dos alunos do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O projeto de formação faz parte da III Mostra Didática de Teatro, que acontece às 19 horas. De 27 a 28 de agosto, as apresentações aconteceram no Teatro do SESC, em Juazeiro do Norte. De 29 a 30, no próprio Centro de Artes, no Campus do Pirajá.

Neste final de semana, é a vez das apresentações em Crato, no Teatro Municipal Rachel de Queiros. A abertura nesta sexta-feira aconteceu com casa lotada. Hoje e amanhã os artistas em formação continuam se apresentando. No próximo final semana, encerrando a Mostra Didática, os espetáculos voltam ao Centro de Artes, nos dias 5 e 6.

Durante o evento, também acontece a 4ª edição do Cenas Breves, que faz parte de um projeto de pesquisa e extensão na área de teatro, enquadrando-se na área temática de cultura e artes. O objetivo e oportunizar os diálogos entre os alunos dos cursos de Licenciatura Plena em Artes Visuais e Licenciatura Plena do Teatro, da URCA, e ampliar o espaço de produção artística dentro da universidade.

O projeto, além de atender a uma gama de trabalhos artísticos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Artes, com a participação de todos os alunos, há também a parte que se insere no contexto da disciplina Processo de Encenação II, orientada pela professora Cecília Raiffer, diretora do Centro. São sete atos, com alunos do sétimo semestre. Os espetáculos são: A Vendedora de Fósforos; Diário!; Wayzeck; Beijo, Beijante e Beijado; A Cor Rosa; A Vaca Surrealista, e De Medéias. Não perca!

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 3 de setembro de 2011

Lixão dá lugar a jardins em bairros do Crato - Reportagem: Antonio Vicelmo


Com o empenho de todos os moradores, ruas do Bairro São Miguel tornam-se mais coloridas e urbanizadas, em áreas que antes serviam para acúmulo de entulhos - ANTÔNIO VICELMO - Moradores se unem e financiam o cultivo de jardins em áreas antes ocupadas por rampas de lixo na região do Cariri.

Crato. Moradores deste Município estão transformando terrenos baldios em jardins floridos. O que antes era um depósito de lixo, foi ocupado por canteiros de flores como as flores amélia, veludo e cravo. No Bairro São Miguel, há vários jardins, alguns deles ao lado de esgotos ao céu aberto. Num pequeno terreno no cruzamento das ruas Dom Melo com Ministro João Gonçalves, atrás da Secretaria de Saúde, o bodegueiro Antônio Wellington Gomes da Silva construiu um jardim com flores variadas e coloridas.

A ideia recebeu o apoio da comunidade, que se cotizou para comprar as mudas de plantas. "Todos cuidam do jardim que, na verdade, pertence a tonos da rua", diz a dona de casa Marinete Soares, conhecida por Neta, destacando que o canteiro de plantas ornamentais, além de acabar com o depósito de lixo, embelezou a rua. No muro foi colocada a advertência: "É proibido jogar lixo e entulho".

O comerciante Josué Lima, filho do ex-vereador Duca, foi mais criativo. Além de plantar flores num terreno baldio em frente à sua mercearia, incluiu ervas medicinais como cidreira e malva do reino que são utilizadas pela comunidade como medicamentos caseiros. "A farmácia viva não tem dono. Aqui é o Sistema Único de Saúde (SUS) do pobre", diz o comerciante.

Na localidade denominada Gesso, ao lado da via férrea por onde passa o Metrô, a comunidade ocupou um terreno baldio com um plantio de flores. Uma das defensoras do jardim é a dona de casa Francisca Bezerra Firmino, que todos os dias irriga as plantas com uma mangueira. "Isso aqui era um lixão, onde jogavam até animais mortos, lembra Francisca. Os moradores reclamam de um esgoto a céu aberto que desce de rua abaixo, passando ao lado do canteiro em direção a um campo de futebol, que é utilizado pelas crianças do bairro. Eles pedem que a Prefeitura cumpra a sua parte. "O povo já está fazendo o dever de casa", diz a dona de casa, destacando o empenho da comunidade na conservação dos canteiros.

Com estas iniciativas, os moradores tomaram consciência dos danos causados pelo lixo, que agora é colocado em depósitos nas calçadas a espera do carro da limpeza pública.

Contaminação

O secretário do Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares, adverte que o lixo, quando não descartado de forma correta, provoca ambiente de proliferação de transmissores de doenças, além de a sua decomposição liberar metano, gás altamente inflamável, péssimo odor e principal agente do efeito estufa. Nivaldo esclarece que outro problema é a contaminação do solo pelo chorume (líquido escuro do lixo), ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando à contaminação para os recursos hídricos.

As Prefeituras têm um prazo de três anos para instalação de aterros sanitários. A advertência é do Conselho de Polícias e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), esclarecendo que antes disso, em 2012, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos precisa ser aprovado.

No Cariri, os prefeitos de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Jardim, Farias Brito, Santana do Cariri, Nova Olinda e Altaneira, o que corresponde a uma população de 560.325 moradores, ainda não chegaram a um acordo sobre a localização do aterro sanitário consorciado

O aterro será construído pelo Governo do Estado, no valor de R$ 14 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria do Meio Ambiente do Crato, Centro
Administrativo, Bairro São Miguel
Telefone: (88) 3521.9400

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine



Vem aí o VlI SALÃO DE OUTUBRO - Edição 2011




RESGATANDO AS ARTES NO CARIRI

Dando continuidade ao resgate das artes no Cariri a artista plástica Edilma Rocha, vem com a proposta de mais uma vez reabrir as portas das oportunidades artísticas através do SALÃO DE OUTUBRO em nível Nacional e Internacional, na cidade do Crato, Ceará. O projeto foi resgatado pela SOCIEDADE DOS AMIGOS DO MUSEU DO CRATO e conta este ano com o apoio especial do INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI – ICC. A curadoria fica com Franklin Lacerda, Alexandre Lucas e Allan Bastos.

O salão acontecerá no prédio do ICC na cidade do Crato, com abertura no dia 19 de outubro de 2011, se estendendo até o dia 23. Tem como meta acolher trabalhos representativos das artes plásticas e visuais com temáticas livres nas categorias de desenho, pintura, xilogravura, escultura e fotografia. Os artistas poderão participar com até dois trabalhos originais, assinados e produzidos a partir de 2010. Só poderão se inscrever em apenas uma categoria na amostra. Dentre os artistas serão escolhidos, o primeiro, segundo e terceiro lugares pelas categorias por uma comissão Julgadora com premiações em medalhas e diplomas.

O Salão de Outubro renasceu como começou, apenas com o trabalho e a contribuição dos amantes da arte. Sem apóio financeiro que viessem cobrir os custos do evento. E para dar continuidade, precisamos de uma pequena ajuda dos artistas.

AS INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS

Os interessados poderão fazer as suas inscrições até o dia 10 de Outubro, pela internet ou pessoalmente à rua Tristão Gonçalves nº 519, centro, Crato. A entrega das obras deve ser de, no mínimo, 10 dias antes da abertura oficial, prontos para serem colocados nos expositores. Lembrando que as obras só devem ser entregues após a inscrição. Quanto aos trabalhos vindos de outros estados brasileiros, os autores deverão ser responsáveis pelo frete de ida e volta.
A divulgação dos premiados e a entrega das medalhas e diplomas serão feitas no dia da abertura durante as solenidades, por ocasião do aniversário do INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI. Em seguida, haverá o coquetel de confraternização.

Edilma Rocha
Promotora

Contatos:
Edilma – TIM: (85) 9688 6043
E-mail:
edilma_bibba@hotmail.com


Como aumentar o peso do seu voto (transcrito de VEJA)

Eleições
Como aumentar o peso do seu voto
O voto distrital aproxima o eleitor do seu representante no Congresso, melhora a fiscalização sobre os deputados e diminui a corrupção A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado traz dez motivos pelos quais essa ideia merece o seu apoio. Entre eles estão o barateamento das campanhas, o fim do efeito Tiririca, o enfraquecimento das oligarquias e a diminuição da corrupção.


(Foto: IstockPhoto / Ilustrações: Negreiros )
O modelo brasileiro de votação para a Câmara dos Deputados faz duas vítimas a cada pleito: a lógica e o eleitor. A lógica, porque regras obtusas permitem, por exemplo, que votos dados a um candidato sejam usados para eleger outro. O eleitor, porque a ineficiência do processo faz com que, semanas depois de ir às urnas, ele mal se lembre de em quem votou.


A fim de corrigir essas distorções, um grupo de empresários e estudantes de São Paulo está propondo a adoção do voto distrital no Brasil. O modelo parte da divisão do país em distritos (no caso do Brasil, 513 – o mesmo número de cadeiras na Câmara), que elegeriam, cada um, o seu representante.


Os organizadores do movimento “Eu voto distrital” prepararam uma série de simulações sobre como seria o Brasil sob esse novo modelo. Uma delas revela que, se o sistema já estivesse em vigor em 2010, o partido que mais perderia com ele seria o PT – o que explica o fato de a sigla ser, desde já, inimiga número 1 da proposta.


(Postado por Armando Rafael)

Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares - Cirurgião-Dentista ( Especializado em Ortodontia )



Q
uero dar as boas-vindas a mais um anunciante no Blog do Crato: Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares, cirurgião-Dentista com especialidade em Ortodontia. Seja muito Bem-Vindo, Dr. Pablo, e sucesso no seu consultório. Com certeza, a sua visibilidade aumentará bastante, principalmente quando publicarmos as fotos. Cliente Blog do Crato tem Prioridade!

http://4.bp.blogspot.com/-c8Sw5WWOlyU/TlTwfzTSdUI/AAAAAAAAY3o/5aAaiFP7X3U/s1600/Dr.Pablo.jpg


Um bom tratamento ortodôntico pode trazer grande benefício para a sua vida.

A Ortodontia é uma especialidade que visa a harmonia entre os dentes e a face, proporcionando o equilíbrio estético e funcional.

Veja alguns benefícios:

Resolver problemas de dicção, mastigação, respiração e alguns tipos de dores faciais. Além da correção estética que garante um belo sorriso.

Conferimos a você um tratamento ortodôntico personalizado

Com responsabilidade e profissionalismo apoiados em conhecimento científico.

Oferecemos Tratamento:
Preventivo: realizado um acompanhamento na infância à partir dos 5 anos de idade;

Corretivo: Para qualquer idade, quando alterações já se instalaram interferindo na estética ( beleza do sorriso ) e/ou função.

Faça-nos uma visita ou agende uma consulta por telefone.
Queremos ajudá-lo a descobrir o seu melhor sorriso.

Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares
Cirurgião - Dentista

Especialista em Ortodontia
CRO-CE 6770

Av. Duque de Caxias, 714.
Ed. Cícero Araripe, sala 105.
CEP 63101-310 - Crato-CE
(88) 8116-8037


Anuncie no Blog do Crato - Entre em Contato pelo E-mail blogdocrato@hotmail.com



Cesta básica sobe em dez de 17 capitais, segundo Dieese. Fortaleza tem queda



O valor dos alimentos que compõem a cesta básica subiu em dez das 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As maiores altas foram verificadas no Rio de Janeiro (4,82%), em Porto Alegre (4,49%) e em Curitiba (2,19%).

Entre as sete capitais que apresentaram retração, as mais significativas foram Fortaleza (-4,13%) e Natal (-1,70%). Na apuração anterior, que mediu a variação de junho para julho, a cesta havia ficado mais barata em 14 capitais.

VALORES - A cidade de Porto Alegre apresentou em agosto o maior valor total do conjunto de produtos alimentícios, R$ 271,25. São Paulo, apesar da elevação de apenas 1,28% com relação ao mês anterior, ficou em segundo lugar, com um custo de R$ 266,75. Em seguida aparecem Florianópolis, com R$ 260, e o Rio de Janeiro, com R$ 253,10. A cesta mais barata foi encontrada em Aracaju (R$ 187,73).

No acumulado do ano, de janeiro a agosto de 2011, em cinco capitas pesquisadas, houve redução de preços, sendo as maiores baixas em Goiânia (-3,15%), Manaus (-1,57%) e Natal (-0,13%). Já os maiores aumentos ocorreram em Florianópolis (9,18%), em Porto Alegre (7,57%) e em Aracaju (6,74%).

Se considerados os últimos 12 meses, de setembro de 2010 a agosto deste ano, nenhuma das capitais pesquisadas apresenta variação acumulada negativa. As altas mais significativas foram apuradas no Rio de Janeiro (19,45%), em Florianópolis (17,52%) e em Belo Horizonte (16,68%). As menores elevações ocorreram em Goiânia (6,19%) e e, Aracaju (7,30%).

SALÁRIO NECESSÁRIO - Com base nos valores apurados para a cesta, o Dieese estima que o salário mínimo necessário para suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e Previdência, deveria ser em agosto de R$ 2.278,77, o que corresponde a 4,18 vezes o valor em vigor, de R$ 545. Atualmente, o conjunto de alimentos básicos compromete de 54,10% a 37,44% do salário mínimo líquido.

Agência Brasil - Via Yuri Guedes

Governo do Estado investe mais de R$ 536,3 milhões em turismo de negócios




NE - uma outra forma de dar essa notícia é dizer: "Centros de Convenções do Ceará, Cariri e Iguatu custarão R$ 530 milhões"

De forma ousada, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), tomou a decisão de construir o segundo maior equipamento do Brasil, o Centro de Eventos do Ceará (CEC), destinado ao segmento de grande impacto na economia cearense: o de feiras e de eventos. Reconhecendo a importância do setor, outros dois espaços para exposições e convenções estão sendo construídos no Crato (estrutura física concluída), e em Iguatu, cujas obras estão em fase de iniciação. Nas obras, são investidos R$ 536.219.265,78 milhões, sendo R$ 322,6 milhões em recursos oriundos do Tesouro Estadual, R$ 150 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), R$ 63 milhões do Ministério do Turismo (Mtur), e R$ 611,9 mil da Prefeitura Municipal de Iguatu.

De acordo com o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, “para atrair grandes exposições, feiras e eventos, o Ceará precisava contar primeiramente com um espaço adequado para suas realizações”. Dado o primeiro passo com a construção do prédio, a Setur está cumprindo a rotina de trazer promotores e idealizadores de feiras e eventos para conhecerem a obra, além da promoção nacional e internacional do equipamento em todas as ações da Secretaria.

“Durante muitos anos, o Ceará viveu do turismo de lazer e precisava avançar e fortalecer outros setores para que não ficasse dependente apenas deste tipo de turismo, que já é nossa vocação. Estamos criando estruturas aeroportuárias, ampliando e reformando rodovias, construindo sistemas de abastecimento de água e esgotamentos sanitários, e se estamos fazendo tudo isso, precisamos também investir no turismo de negócios e incentivar este setor que, atualmente, é o que deixa mais recursos para a nossa população”, afirma o secretário. Os gastos per capita diários realizados pelos turistas do segmento de negócios e eventos é quase o dobro em relação ao turismo de lazer. Em 2010, os gastos per capita diários foram de R$ 263,39 do turismo de negócios contra R$ 141,12 do turismo de lazer, segundo dados da Setur.

Analisando os principais mercados emissores nacionais de turistas que visitam o Ceará via Fortaleza devido ao setor de negócios, identifica-se leve predominância dos residentes na região Sudeste. Em 2010, entre os brasileiros, o estado de São Paulo destacou-se como principal emissor, respondendo por 20,81%; em segundo lugar ficou o Pará, com a emissão de 14,21% do número de visitantes, e em terceiro lugar ficou o Estado de Pernambuco, com a emissão de 9,48% de turistas que chegam ao Ceará através do turismo de eventos.

Em relação ao mercado internacional, Portugal é o país que mais emite visitantes em busca eventos realizados no Estado, com 23,81%, seguido pelos Estados Unidos, com 14,29, e pela Itália, com 11,11% do número de visitantes que chegam ao Ceará em busca do turismo de negócios.

De acordo com Bismarck Maia, para fortalecer ainda mais o setor já se encontra em fase de planejamento a construção do Centro de Eventos do Litoral Oeste, em Flecheiras, e o Centro de Convenções do Litoral Leste, em Beberibe. Porém, a Setur está aguardando a apresentação dos projetos pelos dois municípios para que sejam viabilizadas as obras.

Centro de eventos do Ceará (CEC)

Segundo maior centro de eventos da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento. O Centro de Eventos do Ceará (CEC), localizado em Fortaleza, já está com 85,31% das obras concluídas e ocupará uma área total de 176mil m² em um terreno de 17 hectares. Após concluído, o equipamento será o mais moderno espaço para realização de feiras e eventos do Nordeste, empregando cerca de 2.500 pessoas direta e indiretamente. Com investimentos de R$ 437,5 milhões (R$ 224,5 oriundos do Tesouro Estadual; R$ 150 mi oriundos do BNDS e R$ 63 mi do MTur), o equipamento deverá ser concluído em dezembro de 2011.

Complementar às obras do Centro de Eventos do Ceará, estão sendo priorizados os acessos ao equipamento e a melhoria do tráfego na região através da construção de quatro trincheiras (túneis) subterrâneas de 9,5 metros de largura. Estes túneis vão eliminar dois semáforos e agilizar a entrada e a saída para o centro de eventos e equipamentos vizinhos. Com recursos do Tesouro Estadual e orçadas em R$ 76,9 milhões, a construção destes túneis já se encontra com cerca de 69% das obras executadas. Os serviços foram iniciados em 6 de novembro de 2010, e tem prazo de construção de 360 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço. As obras também são realizadas pelo consórcio Galvão Engenharia S/A e Construtora Andrade Mendonça S/A, mesmas construtoras responsáveis pelas obras do CEC.

Centro de Convenções do Cariri

Construído às margens da CE-292, na ligação entre Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, o Centro de Convenções do Cariri, obra de R$ 12,9 milhões oriundos do Tesouro Estadual, já se encontra com todas as suas obras físicas concluídas, aguardando apenas finalizar a implantação dos itens complementares, como mobília, revestimentos, pavimentações externas, estruturas metálicas e de ar condicionado, e instalações elétricas (iluminação externa), sonoras, alarmes e paisagismo, que custarão R$ 1,3 milhões ao Governo do Estado. O equipamento foi erguido numa área construída 4,9mil m² um terreno de 27,8 mil m² e conta com auditório com capacidade para abrigar 600 pessoas, mais três outros com 160 lugares cada; recepções; subsolo para depósito e casa de máquinas; quatro salas de reunião e multiuso e estacionamento com 208 vagas, além de espaços cobertos e ao ar livre para exposições. Após finalizada a implantação dos itens complementares, o Centro de Convenções do Cariri deve beneficiar, ao todo, 28 municípios da região, com aproximadamente 870 mil habitantes, segundo dados do IBGE (2007).

Centro de Convenções de Iguatu

Construído em convênio com a Prefeitura Municipal de Iguatu e a Setur Ceará, o Centro de Convenções de Iguatu possuirá uma área construída de 7.611,23 mil m², além de auditório para 1.038 pessoas, miniauditório para 206 lugares, biblioteca, um laboratório de informática e quatro salas de vídeo, totalizando 352 lugares. Com recursos da ordem de R$ 7.532.717,72 milhões, sendo R$ 6,9 milhões do Governo do Estado e R$ 611.904,17 mil de contrapartida da Prefeitura do Município, o equipamento está em fase inicial de construção. Localizado na Avenida Perimetral com Avenida Martins Soares Moreno, o empreendimento irá contemplar diversas atividades culturais e sociais, como seminários, cursos profissionalizantes, exposições, feiras, teatro, entre outras.

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Ines / Mara Cibely ( ascom.setur@setur.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.4669)


BNB lança edital de seleção de propostas para compor programação dos seus centros culturais em 2012


O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está lançando o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o ano de 2012. Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte, oficinas de formação artística, manifestações artísticas da tradição cultural nordestina e Novas Ideias (ideias que poderão se tornar novos programas a serem desenvolvidos pelos Centros Culturais). O edital de seleção de propostas estará disponível para consulta a partir do dia 5 (próxima segunda-feira), no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura), e os formulários-proposta a partir do dia 12 (segunda-feira).

O BNB receberá propostas de 12 de setembro até 15 de outubro de 2011, e o resultado da seleção será divulgado em 16 de janeiro de 2012. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).

As inscrições devem ser feitas mediante entrega de formulários-proposta, específico para cada uma das atividades, devidamente preenchido com letra legível ou digitado, assinado pelo responsável pela proposta e acompanhado dos respectivos anexos. Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as três unidades do CCBNB. A entrega do formulário-proposta pode ser feita, pessoalmente, nos seguintes locais, dias da semana e horários:

Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro,Fortaleza-CE , telefone: (85) 3464-3108. De terça a sábado, no horário de 10h às 20h; e domingo, de 12h às 18h).

Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, Rua São Pedro, 337 – Centro , Juazeiro do Norte-CE, telefone: (88) 3512-2855.De terça a sábado, no horário de 13h às 21h.

Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa, Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 – Centro.Sousa-PB, telefone (83) 3522-2980.De terça a sexta-feira e domingo, no horário de 13h às 21h; e sábado, de 14h às 22h. Pelo correio postal, os proponentes podem enviar seus projetos, como correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), em envelope lacrado, devidamente identificado com o seu nome e endereço, com data de postagem não posterior a 15 de outubro de 2010, para qualquer um dos seguintes endereços:Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2012, Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro, Fortaleza-CE - CEP 60025-130

. Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2012, Rua São Pedro, 337 - Centro , Juazeiro do Norte-CE – CEP 63010-010

.Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa,Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2012, Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 – Centro,Sousa-PB – CEP 58800-050.


CRAS da Batateira oferece diversas atividades para as famílias do bairro


O
Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informam ao público a programação semanal do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS do bairro Gizélia Pinheiro - Batateira.

Segunda -feira - Oficina com o Grupo Viver Bem (Idosos) - Manhã
- Reunião com o Grupo Sócio-educativo das Gestantes - Tarde
Terça - feira - Reunião do Grupo Viver Bem (Idosos) - Manhã - Reunião do Grupo Sócio-educativo Casulo (Adolescentes de 12 à 14 anos) - Tarde
Quarta feira - Reunião do Grupo Sócio-educativo Cine CRAS (Crianças de 8 a 11 anos) - Manhã
Reunião do Grupo Sócio-educativo Cine CRAS (Crianças de 8 a 11 anos) - Tarde
Quinta feira - Reunião do Grupo Sócio-educativo Casulo (Adolescentes de 12 a 14 anos) – Manhã

Sexta- feira - A cada quinze dias - reuniões e planejamentos com Orientadores Sociais, Instrutores de Esportes e Cultura que fazem parte do Programa Projovem Adolescente deste município ministrada por Técnicas Referenciais do referido programa.

É importante ressaltar que além de todas essas atividades, o CRAS da Batateiras está disponibilizando cursos profissionalizantes. No último dia 29 de agosto foi iniciado o Curso de Panificação e Confeitaria e estão abertas as inscrições para o Curso de Pintor, atendendo aos seguintes critérios para se inscreverem: Idade mínima acima de 18 anos; Ser cadastrado no Bolsa Família; Ser alfabetizado.

Os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS têm o papel de fornecer à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias.

Fonte: PMC

Ação Social do Crato chama jovens Cratenses para fazerem parte de projetos


A Secretaria Municipal de Assistência Social convida os jovens de 15 a 17 anos de idade, a fazerem parte do Programa Projovem Adolescente que acontece nas áreas abrangentes dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, dos bairros Muriti, Vila Alta,Seminário,Batateira e Alto da Penha.

O Projovem existe para possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente e com isso aumentar sua auto-estima e qualidade de vida.

A coordenadora do Projovem Crato, Elza Oliveira, informa também que a partir deste mês de setembro será realizado o curso de Inclusão Digital (informática). E que o interesse do jovem cratense é de grande importância para todos que fazem parte do projeto. Participem!

Mais informações na Secretaria Municipal de Assistência Social, fone 3523 6321

Programação da Semana da Pátria já definida no Crato


Aberta, oficialmente, pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, ontem, dia 02, a semana da pátria. A solenidade ocorreu pela manhã, na praça da Sé. Numa promoção da administração municipal, o evento tem à frente a Secretaria Municipal de Educação e o Tiro de Guerra 10.004. Após o hasteamento das bandeiras, houve descerramento da placa comemorativa. Na oportunidade, foi comemorado o Dia do Cariri, que transcorreu neste 1º de setembro, quinta-feira. Entre as atrações, houve uma corrida de fogo simbólico, realizada pelos atiradores do TG local. A programação reserva homenagens ao Banco do Brasil, pelos 75 anos de instalação de sua agência, em Crato. Participaram da solenidade a administradora de empresa e gerente da agência do Banco do Brasil, em Crato, Elionara Pereira Costa, e o superintendente regional da instituição, João Henrique Lemos Costa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30