xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 agosto 2011

MEC recomenda livro de Geografia com rio no lugar errado. Por: Antonio Sávio


Fonte: iG
Uma das opções de livros didáticos de Geografia para o ensino médio indicadas pelo Ministério da Educação traz uma foto de uma cidade, banhada por um rio, com a legenda: “Vista área do Rio São Francisco em Maceió, Alagoas”. O São Francisco acaba a mais de 130 quilômetros de Maceió, na fronteira alagoana com Sergipe.

O erro não foi notado pelos avaliadores do ministério que, pelo contrário, recomendaram a obra "Conexões - estudos de geografia geral e do Brasil" no Manual do Livro Didático, tendo como ponto forte “Representação cartográfica e adequação e exploração de ilustrações”. O livro consta entre as opções a adotar para 2012.

No mês passado, o professor Marcelo Moura Paiva, que dá aula em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro, percebeu a falha. Ligou para a editora Moderna, que publicou a obra, e para o Ministério da Educação. “Nos dois casos fui atendido por pessoas que não entendiam o problema e em nenhum tive uma resposta”, diz.
Para o professor, o problema não é mais este livro, que não será escolhido pela escola, mas a falta de critério na escolha. “Esse erro eu percebi até porque morei em Alagoas, mas eu confesso que não sei tudo, se tivesse um erro no nome de uma placa tectônica, por exemplo, eu ia passar errado para meus alunos.”

O Ministério da Educação informou que entrou em contato com a editora que “se comprometeu em corrigir a informação antes da distribuição do livro em 2012, primeiro ano em que ele estará na lista do Programa Nacional do Livro Didático”. A Editora Moderna reconheceu o erro e disse que sua equipe já o havia identificado. “O livro que chegará em 2012 às escolas trará uma foto da região de Piaçabuçu (Alagoas), área próxima à foz do Rio São Francisco”. A editora lembra que as informações nos textos da mesma coleção identificam corretamente o trajeto e a região da foz do rio.

Desde o início do ano, o Ministério da Educação vem lidando com polêmicas e erros nos livros didáticos distribuídos ou indicados. Uma obra para Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criticada por conter um trecho em que aceita a utilização de construções como "nós pega" ao falar. Outro livro, destinado a escolas do Campo, continha erros de matemática como 10 - 7= 4.

Nota: O acúmulo de erros do MEC somado aos absurdos propagados diariamente em nossas universidades nos deixa muito claro que nós definitivamente nunca seremos um país de futuro. Alguém pode protestar contra uma crítica tão ácida a respeito de um aspecto dito como banal, porém, somente que vem acompanhando a somatória de tais fenômenos pode dar-se conta da gravidade da questão. Não há aqui um fenômeno isolado, mas um conjunto deles, que uma mente mais inocente não ousaria pensar que pudessem atuar mutuamente para a destruição cultural de um país. A sobrevivência meramente econômica, como muitos liberais inocentes acham, não basta.

Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares - Cirurgião-Dentista ( Especializado em Ortodontia )


Q
uero dar as boas-vindas a mais um anunciante no Blog do Crato: Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares, cirurgião-Dentista com especialidade em Ortodontia. Seja muito Bem-Vindo, Dr. Pablo, e sucesso no seu consultório. Com certeza, a sua visibilidade aumentará bastante, principalmente quando publicarmos as fotos. Cliente Blog do Crato tem Prioridade!

http://4.bp.blogspot.com/-c8Sw5WWOlyU/TlTwfzTSdUI/AAAAAAAAY3o/5aAaiFP7X3U/s1600/Dr.Pablo.jpg


Um bom tratamento ortodôntico pode trazer grande benefício para a sua vida.

A Ortodontia é uma especialidade que visa a harmonia entre os dentes e a face, proporcionando o equilíbrio estético e funcional.

Veja alguns benefícios:

Resolver problemas de dicção, mastigação, respiração e alguns tipos de dores faciais. Além da correção estética que garante um belo sorriso.

Conferimos a você um tratamento ortodôntico personalizado

Com responsabilidade e profissionalismo apoiados em conhecimento científico.

Oferecemos Tratamento:
Preventivo: realizado um acompanhamento na infância à partir dos 5 anos de idade;

Corretivo: Para qualquer idade, quando alterações já se instalaram interferindo na estética ( beleza do sorriso ) e/ou função.

Faça-nos uma visita ou agende uma consulta por telefone.
Queremos ajudá-lo a descobrir o seu melhor sorriso.

Dr. Pablo Jonas Mangueira Soares
Cirurgião - Dentista

Especialista em Ortodontia
CRO-CE 6770

Av. Duque de Caxias, 714.
Ed. Cícero Araripe, sala 105.
CEP 63101-310 - Crato-CE
(88) 8116-8037


Anuncie no Blog do Crato - Entre em Contato pelo E-mail blogdocrato@hotmail.com




Edição de Quarta-Feira, 24 de Agosto de 2011


Pausa para reflexão

É visível o desânimo e descrença da população cratense em relação à classe política. A gota d’água foi a decisão do Governo Federal – atendendo as injunções dos três senadores cearenses e deputados federais do PT -- foto ao lado do quarteto --, além de alguns parlamentares da “base do governo” – preterindo Crato como sede da reitoria da Universidade Federal Regional do Cariri—UFRC. Para quem achou pouco, o pior ainda está por vir: será a encampação, já prevista, da Urca pela universidade federal recém-criada, que estará implantada até 2014. Até lá, as lideranças cratenses devem juntar os cacos do que restou e planejar a visão de futuro da Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos.

Na foto à direita, o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, festeja a conquista da reitoria da UFRC, com o deputado José Guimarães e ministro Fernando Haddad.


De volta ao futuro

Fugit irreparabile tempus (O tempo foge irreparavelmente), diz o adágio latino. Foi o que aconteceu nos últimos vinte anos com Crato. Nestes dois decênios, algumas cidades nordestinas (que nem tinham o porte da Princesa do Cariri) avançaram. Já aqui tivemos um crescimento tímido, lânguido, moroso, lento... E não estamos nem a lembrar do vizinho Juazeiro do Norte, cujo progresso é atípico e extemporâneo, só comparável ao surto de crescimento verificado em Imperatriz, no Maranhão ou em Petrolina, Pernambuco. Há 20 anos quem imaginaria a pujança de Sobral dos dias atuais? Ou o Iguatu de agora (foto acima, à esquerda): limpo, com iluminação feérica, cheia de belas praças e bem conservados jardins? Ou Sousa, na Paraíba, com prédios de 14 andares e com excelentes hotéis? Ou mesmo Cajazeiras (PB), com seu moderno aeroporto, novos bairros e pujante comércio; dotada de um campus universitário onde pontifica uma faculdade de medicina?

Parou por quê?

A humilhada população cratense questiona – com justa razão – o motivo de tantas obras estaduais se encontrarem paralisadas nesta cidade. Há quem aposte que elas só serão concluídas em 2012, por ser um ano eleitoral. Será? E isso vai beneficiar quem? Por que essas paralisações não aconteciam no governo de Lúcio Alcântara? Estão paradas em Crato: o Centro de Convenções do Cariri, o Ginásio Poliesportivo da Urca, a nova Cadeia Pública, as obras do Parque Ecológico do Fundão... Some-se a tudo isso o projeto de revitalização do bairro do Seminário (com a proteção da encosta do morro, avenida panorâmica e recuperação das erosões causadas pelas chuvas) que não saiu do papel há quase cinco anos. Bom lembrar que o dinheiro do financiamento, para esse projeto, vem do Banco Mundial e não dos cofres estaduais.


Já outras obras andam em ritmo de PAC

Nessas estão incluídas a recuperação do canal do rio Grangeiro (tocada com verbas liberadas -- há meses -- pelo Governo Federal e executadas sob a responsabilidade do Governo do Ceará) e a construção da escola profissionalizante. Nesta última – iniciativa do governo estadual – o número de operários é o mesmo da construção de uma residência média. Ambas as obras caminham em passo de tartaruga. Por falar no canal, em recente encontro sobre o saneamento de Crato, o engenheiro e professor da UFC, Dr. Osmir, afirmou que o modelo de “gabião” – escolhido para reconstruir as novas paredes do canal do rio Grangeiro – não resolverá o problema das cheias. Acredita aquele técnico que, em caso de novas enxurradas, os toros de madeira que descem com as águas rasgarão a tela de arame protetora das pedras das novas paredes. Dr.Osmir afirmou que só a construção de pequenos açudes urbanos evitaria novas enxurradas em Crato. Mas esta solução foi descartada pelo Governo do Estado, que preferiu o método do “gabião”!


Além do mais...

A Policlínica do tipo 1 que o Governo do Ceará anunciou para construir em Crato foi desviada para a cidade de Campos Sales. Assim, os pacientes de Crato que precisassem de tratamento médico teriam de ir de ônibus para Campos Sales, distante 130 km. A Prefeitura cratense não aceitou o fato e o Governo do Estado anunciou, recentemente, uma nova policlínica para a Princesa do Cariri. Só que o novo projeto da policlínica é do tipo 2, ou seja, a destinada às cidades de pequeno porte. Uma humilhação para uma cidade como Crato, que tem 125 mil habitantes. São fatos, como os acima mencionados, que ferem a autoestima do cratense. Onde andam os assessores locais de Cid Gomes que não levam essas repercussões negativas ao governador do Ceará?


Tragédia grega ou ópera-bufa?

Lideranças petistas temem que a ''faxina'' iniciada pela presidente Dilma Rousseff pode terminar carimbando a administração de Lula como ''corrupta''. Ora, essas lideranças nem deveriam se preocupar com isso. O professor da University of Harvard, Mangabeira Unger, antes de ser nomeado ministro de Lula, escreveu artigo na “Folha de S.Paulo” afirmando que o governo do “Cara” “era o mais corrupto da história republicana”. E isso apesar de Lula afirmar que “não sabia de nada”; que as constantes denúncias de corrupção eram frutos do “PiG” (Partido da Imprensa Golpista) ou que tudo era um “complô” dos partidos da oposição para denegrir seu governo.

Pulga atrás da orelha...

Por isso, soou mal a recente declaração da presidente Dilma de que “a verdadeira faxina que este país tem que fazer é a faxina contra a miséria”... Humm! É o caso de se perguntar: e fechando as torneiras da roubalheira, não iria sobrar dinheiro para investir em políticas contra a miséria? Dilma mudou o tom de seu discurso da noite para o dia. Contribuíram para isso uma visitinha que recebeu de Lula e a queda de sua popularidade nas pesquisas. O “dado concreto” (desculpem a surrada expressão) é que dona Dilma está no mato sem cachorro. Se ampliar a “faxina” poderá ser derrubada. Se parar com o vassourão deixará a impressão de que tudo era só jogada de marketing. Noutras palavras: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Como bem escreveu a filósofa russo-americana, Ayn Rand: “Quando percebermos que a corrupção é recompensada e a honestidade se converte em autossacrifício, a sociedade está condenada”. Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência...


Curtas


Já se sabe, enfim, quantos quilômetros diminuirão no percurso: Conurbação Crajubar-Fortaleza quando for concluída a Rodovia Padre Cícero: 70 km. Nem mais nem menos. A construção da rodovia prossegue. Dentro de sessenta dias estará concluído o trecho Solonópole-Orós.


Nascido em Crato, Tiago Santana, 44 anos, é hoje um dos principais fotógrafos em evidência não só no Ceará, mas no Brasil. Tiago -- que é irmão de Camilo Santana -- teve suas fotos publicadas na mais recente edição da revista “Photo Poche”, a mais conhecida publicação francesa sobre fotografias.


-- Prossegue, até dia 1º de setembro, a Festa de Nossa Senhora da Penha, Rainha e Padroeira de Crato. Este ano a renda financeira da festa será destinada a aquisição dos novos bancos para a Sé Catedral. A bancada atual é desconfortável e feia, tendo mais de sessenta anos de uso. Cada novo banco custará R$ 1.000,00 e serão 80 bancos. Ajude a Catedral a obter uma renda líquida de R$ 80 mil reais.


-- Atualmente, no Brasil, até os concursos públicos feitos pelo Governo Federal estão desmoralizados. Na tentativa de moralizá-los, o Supremo Tribunal Federal—STF, estabeleceu, em recente decisão, que os aprovados em concursos públicos, dentro do número de vagas estabelecido no edital, têm direito à nomeação pelos órgãos da administração direta ou indireta que os promoveram.


Contagem regressiva para a Copa 2014



A nota -- a seguir transcrita – é da lavra de Maria Eloíza Rocha: “Faltam 3 anos, 12 estádios, 1 seleção, mais 30 hotéis cinco estrelas, 14 aeroportos, 120 mil km de rodovias, 2 mil km de metrô, 115 favelas pacificadas, 33 mil soldados preparados, alguns milhares de motoristas de táxi falando inglês e espanhol e 20 mil km de esgoto sanitário nas cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo de 2014... mas, falta, principalmente, acabar com a roubalheira no governo e vergonha na cara do povo brasileiro”.


Será verdade que “caiu o número de católicos no Brasil”? – por Armando Lopes Rafael


A Primeira Missa no Brasil – óleo sobre tela de Victor Meireles
A vitória não depende do tamanho do exército, mas da força que vem de Deus que está no alto dos céus".

O IBGE divulgou que “diminuiu o número de católicos no Brasil”. Uma minoria insignificante ficou eufórica com tal afirmação... A este propósito o site da Canção Nova divulgou a nota abaixo:

“A pesquisa do IBGE se baseia em percentuais, sem considerar a população brasileira. Afirma tal pesquisa que em 1991 o percentual de católicos era 80,24%, que entre 2000 e 2003 o percentual estabilizou 73,89% e que, de 2003 a 2009 o percentual de católicos brasileiros diminuiu para 68,4%%.
O crescimento da população brasileira entre 1990 e 2000 é de 14,5% e de 2000 até 2010, de 12,3%. O crescimento do número de católicos de 1990 até 2000 é de 6,89% e de 2000 até 2010 é de 4,83%.
No entanto em termos numéricos, a população brasileira em 1990 era de 145 milhões de pessoas. Portanto, 80,24% representam o número de 116,348 milhões de católicos. Em 2000 a população brasileira era de 169 milhões de pessoas. Portanto, 73,89% resultam em 124,874 milhões de católicos. Em 2010 a população brasileira era de 190 milhões de pessoas. Portanto, 68,4% correspondem a 130 milhões de católicos. (Consultem a referida pesquisa do IBGE).
Pode-se dizer que o percentual de crescimento do número de católicos não está acompanhando o percentual de crescimento da população brasileira. Mas não é verdade que o número de católicos está "diminuindo aceleradamente". Também não acontece o "encolhimento do catolicismo”.

O número de católicos está crescendo e não diminuindo. Na década de 1990 a 2000 cresceu 6,8% e na década de 2000 a 2010 cresceu 4,8%. O número de católicos cresceu menos, mas continuou crescendo.

O Papa terá boas notícias quando vier para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho de 2013”.


Programação Oficial - Cariri Cangaço 2011

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
CARIRI CANGAÇO 2011

20 Setembro 2011
TERÇA-FEIRA
Teatro Municipal Salviana Arraes - CRATO-CE
19:00 H - Solenidade Oficial de Abertura
19:30 H - Conferência
BÁRBARA DE ALENCAR E A INSURREIÇÃO
Professora Salete Libório

MESA
Carlos Rafael - CRATO - CE
José Flávio – CRATO - CE
Alessandra Bandeira - CRATO - CE
Alexandre Lucas - CRATO -CE

21 Setembro 2011
QUARTA-FEIRA

Hotel Passárgada - Crato-CE
8:30 H- Conferência
ANGICO, O DEBATE FINAL
Facilitador: Manoel Severo

MESA:
Amaury Correa de Araujo - SÃO PAULO - SP
Aderbal Nogueira - FORTALEZA -CE
Paulo Gastão - MOSSORÓ - RN
Alcino Alves Costa - POÇO REDONDO - SE
Jairo Luiz - PIRANHAS - AL

Clube Recreativo - Barro - CE
13:00 H - Conferência
MAJOR JOSÉ INÁCIO DO BARRO
Jornalista Sousa Neto

MESA:
Napoleão Tavares Neves - BARBALHA - CE
Professor Pereira - CAJAZEIRAS - PB
Alfredo Bonessi - FORTALEZA - CE
Carlos Elydio - SÃO PAULO - SP

Salão Paroquial - Aurora - CE
19:00 H - Conferência
AURORA – A TRAMA DA IPUEIRAS E A INVASÃO DE MOSSORÓ
João Bosco André

MESA:
José Cícero - AURORA - CE
Geraldo Ferraz - RECIFE - PE
Archimedes Marques - ARACAJU - SE
João de Sousa Lima - PAULO AFONSO - BA

22 Setembro 2011
QUINTA-FEIRA
SESC Crato - CE
8:30 H - Lançamento e Debate
MINISÉRIE SEDIÇÃO DE JUAZEIRO
Jonasluis de Icapuí

MESA:
Renato Cassimiro - JUAZEIRO DO NORTE -CE
Daniel Abreu - FORTALEZA -CE
Renato Dantas - JUZAEIRO DO NORTE - CE
Huberto Cabral - CRATO - CE

Teatro Nelory Figueira - Barbalha - CE
19:00 H - Conferências
A LITERATURA NA ÉPOCA DO CANGAÇO
Ângelo Osmiro
O CANGAÇO EM FOTOS
Ivanildo Silveira

MESA:
Hugo Rodrigues - JUAZEIRO DO NORTE - CE
Pedro Luiz Camelo - CRATO - CE
Paulo Gastão - MOSSORÓ - RN
Napoleão Tavares Neves - BARBALHA - CE

23 Setembro 2011
SEXTA-FEIRA
Floresta Nacional do Araripe - IBAMA Crato-CE
8:30 H - Conferências
A SAGA DE DELMIRO
Voldi Ribeiro
QUEM MATOU DELMIRO GOUVEIA
Gilmar Teixeira

MESA:
Edvaldo Nascimento - DELMIRO GOUVEIA - AL
Adair Nunes da Silva - DELMIRO GOUVEIA - AL
Wescley Rodrigues - BRASILIA - DF
Ana Lucia Sousa - PETROLINA - PE

Câmara Municipal - Missão Velha - CE
19:00 H - Conferências
AS ESTRATEGIAS DE COMBATE À ATUAÇÃO DOS CANGACEIROS PELO GOVERNO DA BAHIA
Capitão Raimundo Marins
A ILUSÃO DO CANGAÇO
Aderbal Nogueira

MESA:
João Bosco André - MISSÃO VELHA - CE
Honório de Medeiros - NATAL - CE
Juliana Ischiara - QUIXADÁ - CE
Narciso Dias - JOÃO PESSOA - PB

24 Setembro 2011
SÁBADO
Ginásio Poliesportivo Luiz Leite - Porteiras - CE
11:00 H - Conferência
CHICO CHICOTE E A TRAGÉDIA DE GUARIBAS
Napoleão Tavares Neves

MESA:
José Cícero - AURORA - CE
Sousa Neto - BARRO - CE
Barros Alves - FORTALEZA - CE
João Nóbrega - JOÃO PESSOA - PB

Fazenda Piçarra - Porteiras - CE
15:00 H - Conferência
ANTONIO DA PIÇARRA E O CANGAÇO DE LAMPIÃO
VILSON LEITE

Memorial Padre Cícero - Juazeiro do Norte - CE
19:00 H - Conferências
LAMPIÃO, AS VOLANTES E O MITO
Inácio de Loyola Damasceno
DADÁ E CORICO
José Humberto Dias

MESA:
Aderbal Nogueira - FORTALEZA-CE
Ângelo Osmiro - FORTALEZA -CE
Renato Cassimiro - JUAZEIRO DO NORTE - CE
Alcino Alves Costa - POÇO REDONDO - SE

25 Setembro 2011
DOMINGO
Hotel Pasárgada - Crato - CE
8:30 H - Conferencia de Encerramento
A MUSICALIDADE NORDESTINA
Múcio Procópio

MESA:
Kiko Monteiro - LAGARTO - SE
Kydelmir Dantas - MOSSORÓ - RN
Paulo Moura - RECIFE -PE
Wilson Seraine - TERESINA - PI

O Cariri Cangaço é uma realização Cariri do Brasil, com o apoio das Prefeituras Municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras; e ainda SESC, CCBNB, URCA - Universidade Regional do Cariri, ICC, Pró Memória, ICVC, Lira Nordestina, Associação de Cordelistas do Crato, SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.






MANOEL SEVERO

Crato perde o SESI e o SENAI - Patrimônio vai a Leilão - Reportagem: Antonio Vicelmo


Nota do Editor - Crato perde o SESI e SENAI

Faixas informam a venda dos imóveis desativados em agosto do ano passado - ANTÔNIO VICELMO - Com a desativação dos prédios do Sesi e Senai, Crato espera que os locais tragam vantagens ao Município após venda.

Crato. Os prédios onde funcionaram as atividades do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), neste Município, serão leiloados, nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 10 da manhã, em Fortaleza. Os dois prédios, que ocupam área de 24. 215,5 metros quadrados, estão avaliados em R$ 15,3 milhões. Serão divididos em dois lotes. O lote 1, que corresponde ao Sesi do Crato, com uma área total de 11.255m e 4.200m de área construída, está avaliado em cerca de R$ 8,06 milhões. O local tem piscinas, quadras esportivas, auditórios, salas de aula, consultórios médicos e odontológicos e cinema. De acordo com o leiloeiro Fernando Montenegro, os imóveis são excelentes para instalação de universidades, colégios e também hospitais.

O segundo lote possui uma área construída de 1.653m, em terreno de 12.960m. O preço mínimo é de R$ 7.102.241,80. Os dois imóveis, que não serão vendidos separadamente, estão localizados no Bairro São Miguel, na saída do Crato para Juazeiro do Norte. As condições de pagamento são para 20% no valor no ato da compra, mais a comissão do leiloeiro, e o restante em até 90 dias da realização do leilão, ou seja, dia 30 de novembro. No mesmo leilão presencial será vendido um prédio comercial no Centro de Aracati, com área construída de 2.689m, em terreno de 5.166m. O lance mínimo é de R$ 2,4 milhões.

Desativação

O núcleo do Sesi do Crato foi desativado em agosto do ano passado. Todas as atividades sociais foram centralizadas em Juazeiro. A desativação foi anunciada pelo próprio presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Roberto Proença Macedo, durante audiência com o prefeito do Crato, Samuel Araripe, e o secretário do Desenvolvimento Econômico Duda Alencar. Na época, o prefeito procurou uma alternativa para que a população não fosse prejudicada. Lideranças empresariais promoveram um protesto e enviaram um documento ao presidente da Fiec, argumentando que o Crato possui cerca de 156 indústrias cadastradas no Sesi, entre micros, pequenas, médias e grandes empresas industriais e algumas de grande porte, no caso a Grendene, a maior indústria do Cariri, com mais de três mil operários.

"Aqui está localizado o maior polo cerâmico da região, com mais seis mil operários", destacou o documento. Com a perspectiva do aproveitamento das instalações para implantação de uma universidade, colégio ou hospital, os empresários esperam que o empreendimento cumpra o seu papel social. O líder empresarial, Geraldo Pinheiro, disse que era uma forma de pagar os prejuízos sofridos pelo Crato com a desativação do Sesi e do Senai.

O prefeito Samuel Araripe informou que vai acompanhar o desenrolar do leilão, com o objetivo de oferecer todas as condições possíveis para que a cidade possa contar com um equipamento à altura do seu desenvolvimento.

Área

24,2 mil metros quadrados é a área ocupada pelos prédios do Sesi e do Senais no Crato. Os imóveis estão avaliados em R$ 15,3 milhões e serão leiloados por meio de lotes de compra

MAIS INFORMAÇÕES:
Pátio do Leiloeiro,

Rua Ademar Paulo, 1.000, Esp. do Castelão/ (85) 3066.8282 / 9984.6461 www.montenegroleiloes.com.br

Crato perde a Sede da Universidade Federal do Cariri - Sede do Campus vai para Juazeiro do Norte


Nota do Editor - Crato perde a Sede da Universidade Federal do Cariri

Incorporar o campus da UFC de Juazeiro é o ponto inicial do projeto da nova instituição universitária federal - ELIZÂNGELA SANTOS - Qualificar o desenvolvimento regional é uma das vantagens da nova universidade no Cariri.

Juazeiro do Norte. A Universidade Federal do Cariri deverá ser inaugurada em 2014. Pelo menos R$ 28 milhões já foram assegurados para a criação dos novos campi de Brejo Santo e Icó, que farão parte da instituição, que terá sede em Juazeiro do Norte. A proposta é iniciar o processo de envolvimento do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Cariri, e agilizar a infraestrutura necessária para receber a nova universidade, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto, semana passada. Instituições da região e entidades comemoram a chegada da universidade. A aposta é na qualidade do desenvolvimento regional.

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, se encontra em Brasília, onde terá a primeira reunião, na Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação, após o anúncio de criação, onde serão discutidas as primeiras estratégias e propostas que apontarão os novos rumos a tomar com a criação da universidade. Ele afirma que a partir de agora tem que se pensar numa estrutura para se reduzir o fosso na educação superior do Brasil, onde o Ceará apresenta-se como um dos piores Estados no ranking de disparidade entre as vagas das universidades e da população, que é de 5,7 vagas para cada 10 mil pessoas. Com a terceira universidade federal do Estado, e a criação dos novos campi da UFC em Crateús e Russas, a meta é, pelo menos, aproximar esse número de 10 vagas para 10 mil habitantes, segundo o reitor.

Jesualdo Farias estará à frente da comissão técnica que estará formada com integrantes da sociedade, de conselhos de educação, além de professores da própria UFC - campus Cariri, que também está em processo de estruturação, já que a universidade, que hoje conta com 11 cursos na região, incluindo os Municípios de Barbalha e Crato, e um mestrado, conta com implementações de espaços, a exemplo da biblioteca e laboratórios. De acordo com o reitor, a ideia é chegar em 2014 já com, pelo menos, quatro cursos de mestrado e um de doutorado, na criação da Universidade Federal do Cariri.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, afirma que a criação de uma universidade para a região sempre foi um pleito da CDL que, inclusive, tem no seu passado essa reivindicação: vir não apenas um campus, mas uma universidade, que na verdade foi o início do que ele avalia como grande conquista para a região. A universidade, segundo o empresário, trará qualificação para sociedade, as empresas, além de favorecer o mercado comercial do próprio Juazeiro do Norte, sede da instituição.

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro do Norte comemoram a conquista, inclusive com o já criado curso de Agronomia, com funcionamento no Crato. Segundo um dos diretores da entidade, João Augusto da Silva, é muito importante que haja um trabalho de parceria entre o sindicato e a universidade, abrindo espaço para a inclusão.

Transversalidade

O reitor da UFC afirma que a proposta é promover com a nova universidade, com a transversalidade dos setores, possibilitando um diálogo maior entre os integrantes da própria instituição. Ele afirma que o ensino, a pesquisa e a extensão, deverão caminhar juntos, inclusive destacando iniciativas já premiadas nacionalmente, como é o caso do campus da UFC, no Cariri, que conquistou o Prêmio Santander, reconhecido como uma espécie de "Oscar" da extensão universitária no País, com projeto desenvolvido na região destacando os artesãos da palha, junto com os pesquisadores da universidade.

Para o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, a cidade passa por um bom momento e a chegada da universidade vem coroar esse processo de desenvolvimento, que passa Juazeiro do Norte. Ele destaca a importância da incorporação do campus e toda a abrangência que o ensino superior poderá ter para a região.

Para o reitor, o ponto de partida será incorporar o campus. O encontro com o secretário de Ensino Superior, Luiz Cláusio, do MEC, será para tratar inicialmente desse processo e da comissão. Segundo Jesualdo Farias, a comissão será implantada por meio de uma portaria do ministro da Educação, Fernando Haddad. Na comissão, que será responsável pela implantação da universidade, serão criadas subcomissões. O grupo deverá contar com cerca de 12 integrantes no total.

Universalidade

Com essa incorporação do campus da UFC, diz o reitor, fica mais fácil, porque já há compreensão do espaço de atuação da universidade, com pessoas qualificadas para apresentar propostas de criação de uma universidade moderna, contemporânea, olhando o futuro sem perder a universalidade, com foco nas temáticas regionais.

Sediada em Juazeiro do Norte, a terceira universidade federal instalada no Ceará começará oferecendo cursos de graduação em Administração, Administração Pública, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Cilvil, Engenharia de Materiais, Filosofia, Música, Jornalismo, Design de Produto e Medicina.

MAIS INFORMAÇÕES
Campus da UFC - Cariri
Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N
Cidade Universitária, Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3572.7200

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe

O fim da “faxina” contra a corrupção – postado por Armando Rafael




Dilma está "na mão" de PT e PMDB, diz Cid Gomes
(Transcrito da “Folha de S.Paulo”)
FÁBIO BRANDT
DE BRASÍLIA
A
presidente Dilma Rousseff "fica na mão" de decisões tomadas por PT e PMDB no Congresso, afirmou o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), nesta quarta-feira (24). "Ela está absolutamente condicionada a decisões que PT e PMDB tomem", disse.
Para o governador, Dilma resolverá o problema se estabelecer "contrapontos" e colocar o PMDB "no seu devido lugar". Gomes sugere que a petista fortaleça o PSB, o PDT e o PC do B. Ele chama essas siglas de "terceira força".
O político falou sobre o governo Dilma no programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. Na entrevista, Cid Gomes ainda defendeu o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), que usou helicóptero da Polícia Militar do Maranhão em viagem particular. Ele também revelou pretensão de lançar o irmão mais velho, Ciro Gomes (PSB-CE), como candidato ao Senado em 2014.

Crato Perde a Vergonha na Cara ! - Por: Dihelson Mendonça


Pelo fato dos Cratenses e Cretinos nunca votarem em gente da terra, Crato é uma cidade hoje que praticamente não tem quem a defenda dos predadores de plantão, que não dormem no ponto. Crato parou por décadas, quando o sucesso lhe subiu à cabeça, se achando a Princesa do Cariri, vivendo de um passado de Glórias do tempo de Bárbara de Alencar, enquanto Juazeiro trabalhava, como a fábula da Formiga e da Cigarra. Não há história que mais descreva com perfeição a queda do Crato no cenário regional do que essa famosa fábula.

Os Cratenses, arrotaram muita pompa, se achando importantes, não cuidaram de preparar o seu futuro. A maioria passou décadas votando em políticos do Juazeiro e de outras cidades. Por piores que possam ser os políticos locais, é sempre melhor votar em gente da terra. Taí o que aconteceu...

Sempre que há uma disputa por um benefício regional hoje em dia, como tivemos recentemente com o SESI, com a Própria UFC, e agora com a sede da Universidade Federal do Cariri, Crato não tem quem defenda, mas Juazeiro tem todo um grupo coeso, inteiro, que mesmo quando brigam entre si nas campanhas, se unem para defender a sua cidade. Estão certíssimos os Juazeirenses. É assim que toda cidade politicamente organizada precisa ser. E o Crato, o que fez ? Nada! Achou que tudo de bom iria cair do céu de mão beijada durante as décadas de 70, 80... Os últimos grandes benefícios que o Crato teve foram ainda do tempo de Tasso Jerreissati, como a GRENDENE. Esse mesmo Tasso Jereissati que os próprios Cratenses ajudaram a não se eleger agora. Os Cratenses preferiram votar em 2 senadores que nunca trouxeram NADA... Nada mesmo para o Crato!

Hoje, se viesse a GRENDENE para o Cariri, pra onde vocês acham que ela iria se instalar ? No Crato certamente é que não iria. A própria DIOCESE já está aí com os boatos circulando, de que está de malas prontas para o Juazeiro, coisa que eles sempre quiseram tirar de nós.

Amigos, Eu falo a verdade, não preciso mentir: Nós temos um prefeito que batalha por essa cidade. Falo aqui sem qualquer demagogia. Falo isso porque trabalhei com ele por quase 2 anos, e via todo dia nas reuniões a tentativa de salvar o que ainda resta desse Crato. O prefeito Samuel Araripe é um homem muito preparado e bem-intencionado. Infelizmente, é apenas UM CIDADÃO DE BEM contra uma elite de políticos gananciosos de Juazeiro e do Governo do Estado que quer esmagá-lo e com isso, levando o Crato junto.

Como prova, aí estão inúmeras obras paradas na nossa cidade. E outras andando a passo de tartaruga, como a reforma do canal, que foi o prefeito Samuel Araripe que conseguiu a verba em Brasília em Março deste ano, e depois teve que repassar tudo que conseguiu, para seu adversário, que está aí a passo de LESMA, se arrastando com essa obra para que se chegue até um ano eleitoral. Que vergonha!

Crato hoje é uma cidade desprezada, mas não pelos políticos. É desprezada por sua própria gente Imbecil, que nunca soube votar direito, sempre colocando no poder, pessoas descompromissadas com nossa cidade.

Um sem-fim de órgãos já abandoraram o Crato porque foram levados para Juazeiro. É bom que se entenda que as coisas não acontecem por acaso. Não é porque Deus quer... seria muita ingenuidade, para não dizer BURRICE, achar que os fatos recentes do Crato são por obra e graça do Espírito Santo. Recentemente, descobrimos mais uma manobra do Governo do Estado que foi aqui denunciada, um grande centro que iriam construir em Juazeiro, aonde antes seria o Centro de Apoio aos Romeiros, e que iria levar os últimos órgãos do Crato. A denúncia foi feita a tempo pelo Secretário Nivaldo Soares, do meio-ambiente municipal, que denunciava manobra da Secretaria das Cidades do Governo do Estado, inclusive com documentação aqui publicada. A coisa reverberou na imprensa e a trama não se concretizou.

E a EXPOCRATO, que o governador prometeu 25 milhões e nunca saiu ? Vocês acham que vai sair enquanto Samuel for prefeito do Crato ? Acorda, Crato! Acordem, amigos, e percebam quem é que faz o bem a esta cidade e quem a cada dia, na calada da noite leva mais um pedacinho da nossa terra para outras cidades do Cariri.

Mas isso só serve de lição: Para que os Cratenses tomem vergonha na cara, e aprendam que não vale a pena votar nos Crápulas que hoje aí estão a levar as nossas riquezas. Será que o Crato um dia aprende ?

P.S - Para o bem da verdade, precisamos aqui ressaltar o trabalho de defêsa do Crato na Assembléia Legislativa do Estado feito pelo Deputado ELY AGUIAR também. Quem acompanha o Blog do Crato tem visto a luta do Ely, que fica lá como uma espécie de "Davi" na cova dos leões. Mas mesmo Ely precisa se engajar mais nas coisas da cidade. Por exemplo, Ely deveria cobrar da construtora que fez aquela desgraça de reforma na Praça Siqueira Campos para onde foram parar os Postes Ingleses que existiam ali, hein ? Levaram ? E o Relógio de Plástico que lá está e que nunca funcionou ?

Por: Dihelson Mendonça

O CRATO HOJE - Posse do Conselho Municipal de Saúde do Crato acontece hoje


A
Secretaria de Saúde do municipal do Crato realiza, hoje, a posse do Conselho Municipal de Saúde. O evento acontecerá no anfiteatro do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA, às 8 horas. O prefeito Samuel Araripe e o Secretário de Saúde, Cícero França, estarão presentes.

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos com representantes do Governo, dos prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Fonte: PMC

Inscrições para curso de Informática no Telecentro se encerram hoje


O Governo do Crato, por meio da Secretária Municipal de Assistência Social, juntamente com o Telecentro Comunitário informam aos interessados acima de 16 anos que até hoje, quinta-feira, dia 25, nos horários de 8 às 12 horas e de 13 às 16 horas estarão sendo realizadas as inscrições para o Curso de Informática Básica, com carga horária de 60 h/a. O local de funcionamento será no Telecentro Comunitário, situado á Rua Ratisbona s/n (ao lado da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude) no Centro Cultural do Araripe no largo da RFFSA.

Ressaltando que haverá inscrições também para uma turma especial com idosos.

Aos interessados a documentação necessária para a inscrição do referido curso é a seguinte: xérox do CPF, Identidade, comprovante de residência atual, declaração escolar, certificado do ensino fundamental ou médio

Critérios:

1. O aluno deve ter cursado ou estar cursando o Ensino Fundamental;

2. O aluno matriculado só receberá o certificado se freqüentar no mínimo 75% da carga horária;

Importante: As inscrições e seleção serão de responsabilidade do Conselho Gestor do Telecentro Comunitário, seguindo as normas e diretrizes das políticas sociais do Ministério das Comunicações. Para maiores informações: 3523-2470 (Telecentro Comunitário) - 3521-6425/6321 (Secretaria Municipal de Assistência Social).

Fonte: PMC


Prefeito Samuel Araripe participa de Encontro Regional do TCM, em Barbalha


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, esteve participando do Encontro Regional, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na cidade de Barbalha. O evento, aberto ontem, será encerrado hoje, com a participação de 18 municípios da região. O principal objetivo do órgão foi orientar os gestores, conselheiros, legisladores, procuradores municipais e a sociedade de forma geral, de como proceder com as ações municipais, principalmente no que diz respeito ao cumprimento dos procedimentos legais para realização de obras, licitações, e estreitar os trabalhos com o próprio TCM. O prefeito do Crato foi um dos poucos prefeitos das cidades inseridas no encontro, a estar presente e ouvir atentamente as orientações dadas pelos técnicos do TCM.

Segundo Samuel Araripe, o encontro é de fundamental importância, por se tratar de um órgão de controle, com especificidade para a máquina pública. “O tribunal hoje quer manter uma interação com os municípios”, diz. Ele acrescenta, ainda, não apenas a presença do órgão com a função de penalizar, mas, acima de tudo, de possibilitar a capacitação.

Para o prefeito, esse tipo de procedimento irá prevalecer na diminuição de problemas que as próprias administrações públicas têm apresentando, e a população é a principal beneficiária, com a lisura e a transparência maior das ações administrativas. Samuel Araripe diz que, muitas vezes, os gestores agem com boas intenções, mas ressalta a mudança contínua na legislação e, para isso, segundo ele, é fundamental estar atento, para não correr o risco de ser penalizado, mesmo agindo de boa fé.

Fonte: PMC

Saúde realiza Seminário sobre manejo clínico da tuberculose



A Secretaria de Saúde do Crato promoverá durante o dia de hoje, Seminário sobre manejo clínico da tuberculose. O evento que acontecerá no Teatro Salviano Arraes Saraiva, de 8 às 17 horas, e contará com a participação de todo o quadro funcional que faz parte da atenção básica em saúde. O Seminário vai abordar, entre outros assuntos, tratamento dos doentes da tuberculose, exames, medicação e testes. A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo de Koch que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado, ossos, etc., também podem ser comprometidos. O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax e exames laboratoriais.

Para Cícero França, Secretário de Saúde do Crato, essa capacitação é muito importante para que os profissionais estejam sempre informados, respaldados no assunto e aptos a um atendimento de excelência. “É o que queremos para os cratenses”, afirma.

Fonte: PMC

Assistência Social do Crato e CRAS Muriti celebram o Dia da Infância


D
ia 24 de agosto é celebrado o dia da infância. Em virtude da data e pelo compromisso em fazer valer melhorias para as crianças e jovens da comunidade, o Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando encontros comemorativos com os grupos infantis do Centro de Referência de Assistência Social –CRAS do bairro Muriti. Ontem, quarta-feira, dia 24, foi realizada a comemoração com as crianças do turno da tarde e seus respectivos responsáveis. Amanhã, sexta-feira, dia 26, a programação será com a criançada do turno da manhã, a partir das 8 horas. A programação dos encontros conta com brincadeiras, jogos culturais, lanches e prêmios.

Fonte: PMC

DEFENDAMOS O SÍTIO FUNDÃO! - Por Cacá Araújo




O que restou de placa afixada pelo Governo Estadual na entrada do Sítio Fundão, bem próximo da guarita onde deveria ter um guarda mas está abandonada (foto de Cacá Araújo)

A população do Crato, do Cariri e o do Ceará está indignada e revoltada com o descaso do governo estadual para com um dos maiores patrimônios ecológicos e históricos do Ceará: o Sítio Fundão, em Crato-CE, reserva de 97 hectares pertencente ao Estado. Resquício de mata atlântica, fauna e flora diversificadas, o leito do rio Batateiras, ruínas de casarão, barragem feita por escravos, uma casa de taipa com dois pavimentos e um antiqüíssimo engenho de pau que, segundo o historiador J. de Figueiredo Filho, fora "introduzido no Brasil por volta do século XVII, graças à iniciativa dum sacerdote católico, castelhano, vindo do Peru (...)¹".

Segundo o ambientalista Ed Alencar, aquele secular engenho de pau, único na cidade do Crato e uma das poucas relíquias ainda existentes no Nordeste brasileiro, símbolo de importante fase do nosso desenvolvimento econômico e social, ficou fora do processo de restauração e, "depois de três anos nas mãos do governo, continua no abandono", correndo o risco de se perder para sempre. Ele relata que, em março deste ano, o novo Presidente do COMPAM, Paulo Henrique Lustosa, fez politicagem lá na reserva quando convidou a sociedade e autoridades para inaugurar apenas uma placa indicando a restauração da casa, obra feita por pressão do Ministério Público. "Prometeram restaurar o engenho e até hoje...", afirma com revolta completando que ficou sabendo por vias oficiais que mais nada do que estava projetado
e apresentado na URCA iria ser realizado, apesar da liberação de mais de 1 milhão de reais cujo destino não se sabe.

Leiam a emocionante crônica escrita por Ed Alencar:

DE PAI PARA FILHO - O HERDEIRO DA ÚLTIMA MOAGEM

Ainda criança montado na garupa do cavalo, agarrado a cintura do seu pai Abdon, o promissor ecologista mirim, Jefferson da Franca Alencar, deixava o casarão branco e azul onde moravam, ainda hoje existente às margens da estrada do Lameiro, para trabalharem na tradicional moagem da cana-de-açúcar no velho engenho de pau do Sítio Fundão.

Entre 1927 e 1928, após a morte dos seus pais, Jefferson herdou o Fundão e o velho engenho para dar continuidade à principal atividade que existia no sítio, as moagens, dedicando-se, posteriormente, a fazer da propriedade uma reserva ecológica.

Em 1949 teve a triste missão de encerrar o ciclo familiar das moagens, motivado pela praga da cana que atingiu na época os canaviais da região, além das dificuldades de encontrar bois adestrados, para a formação de juntas que tracionavam as moendas do velho engenho gemedor, tão famoso pela sua estrutura e engenharia seculares. Eu não alcancei estes bons tempos de moagens, mas me lembro que quando criança corria em volta do velho engenho aposentado para espantar os morcegos que se penduravam no telhado do galpão e ouvia as histórias que meu avô contava sentado na calçada ou andando pela mata.

O tempo passou! O herdeiro, Deus chamou! E hoje, ao olhar o que resta desse passado, que dia-a-dia vem morrendo nas mãos do Governo do Estado por falta de atitude, expresso meu sentimento de revolta pelo descaso com a história que é do Crato, do Cariri, do Ceará, do Mundo!!!
______________________________

¹FILHO FIGUEIREDO, José de. Engenhos de Rapadura do Cariri. Fortaleza-CE: (Fac-símile da edição de 1958, publicada pelo Serviço Nacional de Informação Agrícola, Rio de Janeiro) Coedição Secult-CE, Edições URCA, Edições UFC, p. 14, 2010.

Ruínas do engenho de pau do Sítio Fundão (foto de Cacá Araújo)


Orçamento aprova mensagens sobre concurso e contratação para DAE e DER


A Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira (24/08), durante reunião ordinária, duas mensagens (aprovadas antes na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público), um projeto de lei e 16 projetos de indicação.

A primeira mensagem, 7.277/11, altera regras do concurso público para ingresso na Polícia Civil, e a mensagem 7.278/11, trata da contratação por tempo determinado de profissionais para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público do Departamento Estadual de Rodovias (DER) e do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará (DAE).

O projeto de lei 87/11, da deputada Fernanda Pessoa (PR), dispõe sobre a doação de brinquedos, equipamentos e materiais de uso infanto-juvenil e de vestuário apreendidos no Ceará.

Entre os indicativos aprovados, está o 48/11, também de Fernanda Pessoa, que dispõe sobre a meia passagem para os estudantes nas empresas concessionárias de transportes rodoviárias de transportes intermunicipais no Estado.

Outro indicativo, 19/11, da deputada Rachel Marques (PT), institui o Programa de Parcelamento de Débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Ceará; e o 108/11, também de autoria da petista, determina que, no mínimo, 10% das vagas das empresas com fins lucrativos, beneficiadas por incentivo ou isenção fiscal outorgado pelo Estado, deverão ser reservadas ao primeiro emprego. Já o indicativo 75/11, do deputado Paulo Facó (PTdoB), institui o Projeto Cultural Cinema para Todos.

Outro projeto aprovado, 112/11, também de indicação, cria Centros Especializados que promovam a inclusão digital para pessoas com deficiência. Por sua vez, o indicativo 143/11, do deputado Heitor Férrer (PDT), define a obrigação de pequeno valor para a fazenda estadual para efeito de pagamento decorrente de sentença judicial transitada em julgado.

Estiveram presentes na votação os deputados Lula Morais (PCdoB), Ronaldo Martins (PRB), Moésio Loiola (PSDB), Sérgio Aguiar (PSB), Antonio Carlos (PT) e Danniel Oliveira (PMDB).
RT/LF

Assembléia Legislativa - AL


O Escândalo dos Banheiros está fedendo literalmente - constatadas licitações viciadas com dinheiro da Funasa


Durante as investigações sobre as irregularidades ocorridas em convênios para construção de kits sanitários que nunca saíram do papel, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) constatou que a Prefeitura Municipal de Pindoretama celebrou convênio também com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a construção de banheiros residenciais.

O convênio previu a construção de 61 módulos sanitários domiciliares com valor total de R$ 145.180,87, sendo R$ 140.000,00 oriundos da própria Funasa e R$ 5.180,87 como contra partida do Município. Visando identificar a possibilidade de superposição destas obras, foi requisitada a documentação integral do convênio Funasa para análise.

Segundo o MPE, das primeiras diligências de investigação, foi identificada uma série de aspectos que sugerem irregularidades. O convênio teria sido celebrado em 31 de dezembro de 2008 e é assinado pelo ex-prefeito José Gonzaga Barbosa. Ocorre que, conforme apurou o MPE, nessa data o ex-prefeito já havia sido afastado do cargo. Por meio de uma licitação realizada na modalidade Carta Convite, o município de Pindoretama contratou a Construtora Frei Galvão Ltda., supostamente sediada em Pindoretama, para executar a obra objeto do convênio.

Como os valores conveniados são de origem eminentemente Federal e a prestação de contas é feita perante a Funasa, que é órgão da União, a atribuição para investigar o caso e eventual adoção das medidas é do Ministério Público Federal. Por conta disto, a Promotoria de Justiça de Pindoretama remeteu os autos àquele órgão, concentrando-se nas demais contratações.

Segundo o Promotor de Justiça Marcelo Pires, há indícios de direcionamento do certame. O Contrato firmado pelo Município com a Construtora Frei Galvão identifica como objeto apenas “construção de kits sanitários” não especificando a quantidade ou modelos de banheiros a serem construídos. “Este contrato foi firmado exatamente no mesmo dia da liberação da primeira parcela, reforçando a suspeita de montagem do procedimento licitatório”, completa o MPE. Foi apurado ainda que o valor da primeira parcela, R$ 70 mil, só foi liberado pela Funasa em 2 de julho de 2010.

Valor excedente

O valor global do contrato da Prefeitura com a Construtora é de R$ 147.800,87 e excede o valor autorizado no convênio Funasa. “A Construtora Frei Galvão foi constituída em 27 de abril de 2000, não tem nenhuma estrutura, nunca contratou com nenhuma outra Prefeitura do Estado do Ceará, mas recebeu dos cofres públicos de Pindoretama R$ 562.636,38 de diversas obras e serviços, somente em 2010”, denuncia o Ministério Público.

Ainda segundo o MPE, diligências realizadas no endereço apontado na documentação da construtora revelou que a mesma não era conhecida pelos moradores, e nunca teve funcionamento no lugar. A oitiva dos membros da Comissão Permanente de Licitação revelou que os mesmos não têm conhecimentos suficientes para condução do processo de licitação, reforçando as suspeitas de que a licitação foi direcionada.

Em 2 de março de 2011, após ser cobrado pela Funasa, o Município apresentou a prestação de contas referente à 1ª parcela, bem como o Relatório de Andamento da Obra, onde atesta que 34 módulos sanitários haviam sido construídos, sendo então solicitada a liberação da 2ª parcela. A equipe de fiscalização da Funasa realizou vistoria em 27 de maio de 2011, tendo constatado a existência de 20 módulos sanitários, dos quais seis ainda estavam em construção.

De acordo com o MPE, da análise da obra de engenharia, foram constatados que vários banheiros foram executados em desacordo com o projeto técnico aprovado, pugnando pela correção dos problemas ou devolução dos valores.

A análise financeira constatou que houve pagamento de valores à construtora contratada mesmo após o término do contrato. Foi constatada, ainda, a liberação de R$ 25 mil em 2 de agosto de 2010 em desacordo com os normativos, que exigem que os pagamentos se façam por cheque nominal, TED ou ordem bancária que identifiquem o credor.

Entretanto, justamente por conta das irregularidades detectadas, não houve a liberação da segunda parcela pela Funasa. A Prefeitura foi notificada para sanar as irregularidades identificadas na inspeção técnica. A análise não revelou qualquer omissão atribuível à Funasa. As informações são do MPE.

Fonte: O POVO Online

A V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente reunirá 62 shows de 46 artistas e bandas de 11 estados de três regiões brasileiras



A V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente reunirá 62 shows de 46 artistas e bandas de 11 estados de três regiões brasileiras (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, do Nordeste; Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, do Sudeste; e Paraná, da região Sul), no período de 14 de setembro a 1º de outubro próximos.

Os shows da Mostra serão apresentados nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará; Sousa, no alto sertão paraibano), e também no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O evento conta ainda com a realização de workshop, exposição e oficinas.

A Mostra presta uma justa homenagem ao Artista Independente. Eles propagam em suas localidades as experiências vivenciadas a partir de duas vertentes: diversidade e identidade. Alheios às adversidades, participam de todas as etapas da produção dos seus respectivos trabalhos, indo desde o processo de composição, passando pelo registro, assinatura de contratos, até a elaboração da apresentação junto ao público, primando pela fusão de elementos locais, regionais e planetários.

Tudo isso interagindo em perfeita sintonia, no espaço aberto pelo Banco do Nordeste, principal instituição financeira do Governo Federal dedicada às questões de desenvolvimento sustentável da região Nordeste, para agregar e promover novos e veteranos talentos da música independente brasileira.

Programação CCBNB – Cariri

Dia 16, sexta-feira
19h30 Álisson Menezes e a Catrupia (BA)

Dia 17, sábado
19h30 Riccelly Guimarães (CE)

Dia 21, quarta-feira
19h30 Moreira Paz (CE)

Dia 22, quinta-feira
19h30 Lucas Santtana (BA)

Dia 23, sexta-feira
19h30 Batuque Elétrico (PI)

Dia 24, sábado
19h30 Wado (AL)

Dia 28, quarta-feira
19h30 Leo Cavalcanti (SP)

Dia 29, quinta-feira
19h30 Flávia Wenceslau (PB)

Dia 30, sexta-feira
19h30 Érika Machado (MG)


Ficha Técnica Cariri

Gerente
Lenin Falcão

Consultor Interno
Paulo Roberto Guedes

Coordenação Local
Maria Bezerra

Técnica de Luz e Som
Daniel Batata
Orismidio Duarte

Produção
George Belisario

Roadie
Haarllem Resende

Apoio
Ana Cláudia Silva
Ana Débora Silva
Cleiton Araújo
David Pinheiro
Edson Neto
Eduardo Lucas
Felipe Ferreira
Francilene Sales
Hudson Jorge
Isabel Leal
Manoel Sampson
Maria Luisa Martins
Marleide Firmino
Patrício Barbosa
Ricardo Campos
Robério Oliveira

Supervisão de Limpeza
Ana Wilma Silva

Limpeza
Cícero Edson Gomes
Djaneide Rodrigues
Francival dos Santos
Maria Helena dos Santos
Maurides da Silva
Sergiano Ferreira

Copeira
Maria Cleide Delfino

Segurança
Claudio Ferreira
Edmilson dos Santos
Equisandro Santos
Maria Costa
Vicente Machado
Wellington Saraiva


* Com informações da Assessoria de Imprensa do Centro Cultural Cultural Banco do Nordeste
Via Yuri Guedes


Na última hora, Maluf desiste de admitir um crime


Ex-prefeito negociava acordo com promotoria de Nova York para deixar lista de procurados da Interpol; Prefeitura apoiava acerto

Paulo Maluf, que vai celebrar 80 anos em 3 de setembro com pompa e estilo na Sala São Paulo, negociou ao longo de quase um ano acordo com a promotoria de Manhattan (EUA) para ter seu nome excluído do alerta vermelho, o lendário índex dos mais procurados da Interpol em todo o mundo. Em troca, o ex-prefeito e deputado pelo PP admitiria a autoria de um crime pela primeira vez na vida - no caso, delito classificado formalmente de falsificação de registros contábeis praticado nos Estados Unidos.

A confissão histórica se daria perante o Tribunal Criminal de Nova York e de viva voz pelo réu. Sob a condição de não correr nenhum risco de ser algemado, nem mantido em cela prisional, Maluf viajaria para a audiência nos Estados Unidos.

Ele também estava disposto a declarar que "não tem interesse" em US$ 22 milhões do Macdoel Trust, na Ilha de Jersey - fundo controlado por três empresas offshore cuja titularidade o Ministério Público de São Paulo atribui ao ex-prefeito e ao filho mais velho de Maluf, Flávio.

Mas o pacto malogrou há duas semanas, à beira do ato final - assinatura do documento pelas partes envolvidas, os defensores de Maluf, ele próprio e a promotoria americana. Flávio, presidente da Eucatex, ficaria à mercê do Ministério Público brasileiro para eventual ação de natureza penal.

O fracasso da negociação frustra planos da Prefeitura de São Paulo, que pretende investir na área social recursos supostamente desviados de seus cofres na gestão Maluf. A Procuradoria do Município já se havia manifestado favoravelmente ao acordo, do qual a Prefeitura seria parte. O Município seria consultado pela promotoria de Nova York por ser o destinatário final de valores resgatados em Jersey. Advogados foram contratados no Reino Unido pelo governo municipal para acompanhar o caso.

A história secreta do acordo que não deu certo reúne capítulos às vezes marcados pela cautela, outros pela tensão. Foi um jogo de xadrez. De um lado da mesa, advogados de renome e prestígio. Do outro lado, promotores que perseguem com destemor a corrupção e a improbidade. Treze cláusulas compunham o ajuste que, afinal, encalhou.

Fausto Macedo e Marcelo Godoy, de O Estado de S.Paulo

Exame toxicológico não esclarece morte de Amy Winehouse


O
s resultados toxicológicos divulgados para a família da cantora Amy Winehouse esta semana suscitaram quase tantas dúvidas quanto respostas, disseram especialistas nesta quarta-feira, mantendo o mistério sobre a causa da morte da cantora de "Rehab." A família de Amy Winehouse divulgou um comunicado, na terça-feira, dizendo que nenhuma substância ilegal foi encontrada no corpo da cantora de 27 anos depois da morte dela, em casa, no norte de Londres, em 23 de julho. A ausência de drogas proibidas pode ser um alívio para o pai da artista, Mitch, dado o histórico de Amy de uso de drogas e álcool e a especulação sobre o papel que os narcóticos podem ter tido na sua morte.



"Isso não me faz sentir menos a perda da minha filha, mas estamos satisfeitos de sermos capaz de acertar a história até uma certa extensão", disse ele ao tablóide britânico "The Sun". Steffen Schmidt/Associated Press

Apesar disso, o comunicado não especificou se alguma droga legal foi encontrada e disse que havia álcool, "mas não se podia determinar se ele teve alguma participação na morte dela." Somando-se à confusão há o fato de que os resultados toxicológicos foram passados à família e não tornados públicos por inteiro. Especialistas em vícios e em toxicologia afirmaram que a informação divulgada na terça-feira pouco fez para solucionar o enigma da morte da cantora. Embora a causa talvez seja esclarecida em um inquérito marcado para 26 de outubro, mesmo lá poderá ser considerada como "não determinada". "Combinações de substâncias perfeitamente legais podem ser letais", disse Jeremy Clitherow, um farmacêutico de Liverpool, no norte da Inglaterra, especialista em adição.

"É preciso observar os termos (do relatório toxicológico). Você tem de ler o relatório, e não uma versão dele. Não dá para especular."

Mitch disse durante sua fala no funeral que acredita que Winehouse tenha vencido o seu problema com drogas há três anos, mas tentava lidar com a bebida.

MIKE COLLETT-WHITE
DA REUTERS, EM LONDRES ( Via Folha.com )

Vereador cobra solução para retirada dos retornos da Av. Padre Cícero



http://3.bp.blogspot.com/-DNo_AJfsciY/TlSpOeQveFI/AAAAAAAAY3Q/ZyLIa7a1NWI/s1600/retornos.jpg

A
Retirada da quase todos os retornos da Avenida Padre Cícero – dentro do território do Crato por parte do DER, tem causado transtornos aos transeuntes que utilizam a via. O Presidente da Câmara Municipal – Vereador Florisval Coriolano (PTC) informou durante a sessão desta segunda-feira, dia 22, que a Mesa Diretora da Casa vai enviar um ofício ao Governo do Estado, solicitando solução para o problema. Florisval ressaltou que Cid Gomes tem sido atencioso com o Município e por isso espera que ele der uma resposta ao povo do Crato.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato - CVC
Foto: Dihelson Mendonça


AGENDA CULTURAL: SHOW: Dihelson Mendonça Trio - Em Fortaleza - Dia 27 de Agosto no Passeio Público


Um Show Imperdível ! - Avisem aos Amigos...


http://2.bp.blogspot.com/-lOiqg0xM1Nc/TlKVvD4xAvI/AAAAAAAAYzY/vrN9_On7f7g/s1600/cartaz_DM_em_Fortaleza400.jpg


Com:

Dihelson Mendonça: Piano
Luciano franco - Contrabaixo
David Krebs - Bateria

Participações especiais:

Bob Mesquita - Sax Tenor
João Senna - Sax Alto

Serviço

Local: Passeio Público
Data: Dia 27 de Agosto, Sábado
Horário: Meio-Dia
Entrada Franca

PROMOÇÃO:



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30