xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 agosto 2011

DIVULGUE A SUA EMPRESA NO SITE MAIS VISITADO DO CARIRI - BLOG DO CRATO


Blog do Crato - 150.000 visitas por mês...e crescendo !








Divulgue o seu negócio no mais visitado espaço da Internet do Cariri: Blog do Crato. Mais de 150.000 acessos por mês, e a solidez de quem já está há 6 anos no ramo, 18.000 artigos, 80 escritores, 1.000 seguidores. O que você está esperando? Entre em contato conosco e divulgue a sua empresa aonde ela pode ser vista; Faça como AMILTON SOM, MERCADINHO MATOS, CRAJUBATUR, SHOPPING RESIDENCE. Aqui, a imagem da sua empresa é tratada com o mesmo carinho com que tratamos a nossa própria imagem. Entre em contato pelo fone: 088-3523-2272 e deixe o seu recado.

Blog do Crato.
O Crato na Internet há 6 Anos
Contatos para publicidade através do nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com ou pelo fone 088-3523-2272 ( Recados ).


Há 6 Anos, mostrando o Crato e o Cariri na Internet

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato avança com Plano Municipal de Saneamento


Os avanços nas discussões para implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico do Crato estão sendo registrados a cada discussão, com a comunidade, nas audiências vêm sendo realizadas. Na última quarta-feira mais uma vez, os técnicos estiveram reunidos com representantes da população para debater os próximos passos do trabalho. O Plano trata de um conjunto de infra-estrutura e instalações de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem, além de manejo das águas pluviais urbanas. O projeto é uma parceria do município com a Secretaria Estadual das Cidades. Para ser elaborado, é necessária uma ampla participação da comunidade na sua construção, com sugestões e críticas. A reunião aconteceu no Teatro Salviano Saraiva.

Em alguns distritos da cidade já aconteceram as discussões. O Crato tem 8 meses para concluir o plano e enviar para Brasília, esperar os recursos para assim dar início as obras de saneamento básico que a população tanto deseja e precisa. A atual administração já tem desenvolvido diversos projetos na área de saneamento básico, exemplo disso foi o projeto de saneamento, com a renovação das tubulações das redes de água e esgoto, realizado com a coordenação da Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), com investimentos em torno de R$ 9 milhões, por meio de uma parceria dos governos municipal e federal.

Fonte: PMC
Na foto, o Pres. da SAAEC - Dr. Procópio da Silveira


O Detran na contramão - Por Carlos Eduardo Esmeraldo


NOTA DO EDITOR
- A Polêmica da Estupidez do DER e DETRAN em fechar os retornos da Av. Pe. Cícero continua, e o Blog do Crato não vai arrefecer em buscar uma solução para o problema. É dever da imprensa noticiar e cobrar sobre coisas erradas que vem sendo praticadas na nossa cidade e na nossa região.

Dihelson Mendonça

Há pouco menos de um mês, a Petrobrás anunciou que terá de importar gasolina, pois o consumo sofreu um aumento que superou a produção interna desse combustível. Por outro lado, há também problemas com o fornecimento de álcool, de modo que aquela companhia petrolífera solicita a redução do consumo interno, via aumento de preços, como se era de esperar.

Mas, surpreendentemente, o Detran-Ce encontra-se executando um programa de fechamento dos retornos na Avenida Juazeiro–Crato, deixando apenas alguns poucos. Somente no município do Crato já foram fechados três retornos que dão acesso aos bairros Muriti e São José. Para esses acessos, os motoristas deverão se deslocar cerca de três a quatro quilômetros a mais no percurso. No município de Juazeiro do Norte, em alguns retornos estão sendo implantados sinais luminosos, obrigando aos motoristas que necessitarem executar retorno, a um longo deslocamento por ruas secundárias, mal pavimentadas e sem iluminação. Assim sendo, o percurso terá seu tempo de deslocamento e o consumo de combustível sensivelmente aumentados. Além do mais, certamente haverá a possibilidade de freqüentes engarrafamentos do trânsito, e o estresse a que serão submetidos os motoristas.

Sem nenhum prejuízo à segurança do trânsito, se poderia criar faixas exclusivas para o retorno, com alargamento das faixas de deslocamento laterais e a criação de uma faixa interna, ao lado do canteiro central, conforme o retorno existente no acesso à Petrobrás.

Com um pouco mais de inteligência o DETRAN poderia, juntamente com o DERT realizar um serviço mais seguro com custo que seria compensado pelo não aumento do consumo, melhoria da fluidez do trânsito e maior conforto aos usuários.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo
Matéria originalmente postada no dia 12 de Agosto de 2011


SAAEC vai aos Bairros do Crato


"A SOCIEDADE ANÔNIMA DE ÁGUA E ESGOTO DO CRATO - SAAEC CONVIDA TODOS OS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES E DE COMUNIDADES, QUE TENHAM ATA DE POSSE E SEJAM REGISTRADAS COMO PESSOAS JURÍDICAS, BEM COMO A IMPRENSA EM GERAL, SEM QUALQUER INSERÇÃO IDEOLÓGICA PARTIDÁRIA, A COMPARECEREM NA SEDE DA SAAEC, RUA TEODORICO TELES, N. 30, DIA 26 DE AGOSTO DE 2011 SEXTA-F EIRA, ÀS 9 HORAS, A FIM DE QUE ATRAVÉS DE UM DIÁLOGO INFORMATIVO E PARTICIPATIVO, OS PROBLEMAS QUE ESTEJAM OCORRENDO NAS COMUNIDADES SEJAM EXTERNADOS , E A SAAEC POSSA ANALIZÁ-LOS, TORNANDO POSSIVEL EMPREENDER SOLUÇÕES PARA ACABAR COM PONTUAIS PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EXISTENTES NAS COMUNIDADES DO MUNICIPIO DO CRATO.

APÓS OS TRABALHOS SERÁ SERVIDO UMA FEIJOADA."

Eng. JOSÉ PROCÓPIO DA SILVEIRA
Diretor Presidente

Cacá Araújo comenta: "Zé Arnon só defende o Crato se Juazeiro não estiver no meio da Briga"


DEPUTADO DO CRATO?

Zé Arnon é um bom deputado, colaborador de algumas causas do Crato. Ocorre que ele, quando se trata de questões envolvendo interesses de Juazeiro (onde ele obteve apenas 9.994 votos), se cala ou se faz de morto. Na questão da Universidade Federal do Cariri não defendeu o Crato (onde obteve nossos 19.057 votos). Precisamos de um deputado que empunhe nossa bandeira, que brigue. Ele não é nosso, infelizmente...


TRAIÇÃO DOS SENADORES CEARENSES

Quem diria... os senadores INÁCIO ARRUDA, PIMENTEL e EUNÍCIO OLIVEIRA contra o Crato e o Cariri!

Em Brasília, na reunião com Dilma e o Ministro da Educação, ao invés de defender critérios técnicos e visão ampla de desenvolvimento regional, eles preferiram se render aos encantos eleitorais de Juazeiro e à perseguição política, ferindo mortalmente a região ao desconhecerem as potencialidades do Crato e de outras cidades.

Ressalte-se que INÁCIO é do PCdoB, PIMENTEL é do PT e EUNÍCIO é do PMDB, partidos que compõem a base cega de apoio ao Governo Federal e ao Desgoverno Estadual, que é do PSB. Matemos a charada: o Prefeito de Juazeiro (o Santana, que até dia desses nadava em lama de denúncias de corrupção e quase foi cassado por isso); o Prefeito do Crato é do PSDB (o Dr. Samuel Araripe). Será por isso que nada vem para o Crato?

Pergunto: a que partido político pertence o povo? Esse mesmo povo que votou em Dilma, Inácio, Pimentel, Eunício, Cid, Guimarães (do dinheiro na cueca), Camilo Santana (do escândalo dos kits sanitários)...? Merece o povo do Crato tamanho desprezo? Essa turma aí tem seus partidos funcionando em Crato? SIM! Procuremos, então, ver se aqui no município eles concordam com a postura de seus parlamentares e de seus chefes que dormem na Capital...

Não se deve confiar nesses "Ferreira Gomes" nem nos que foram eleitos com nossos votos e depois nos deram as costas. E os três senadores cearenses não estão honrando o mandato, infelizmente...

Por: Cacá Araújo


Polícia apreende 10 mil CDs e DVDs piratas em Juazeiro do Norte


Polícia apreende 10 mil CDs e DVDs piratas em Juazeiro do Norte. É a segunda apreensão de DVDs e CDs em menos de 24 horas.

Foram apreendidos 10 mil CDs e DVDs piratas nesta sexta-feira (19) em Juazeiro do Norte. É a segunda apreensão em menos de 24 horas na região do Cariri. O material clandestino estava com Sebastião Alencar Pereira, 40 anos. Segundo o orientador de célula da Região Sul do Ronda do Quarteirão, capitão José Adaílton da Silva, o homem foi conduzido, juntamente com os 10 mil CDs e DVDs piratas à Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante e responderá por violação de direito autoral. A apreensão foi realizada por policiais do Ronda do Quarteirão na Av. Ailton Gomes, próximo ao Mercado do Pirajá, em Juazeiro do Norte.

Polícia Militar estoura fábrica clandestina de CDs e DVDs em Juazeiro

A Polícia Militar estourou uma fábrica clandestina de CDs e DVDs na noite desta quinta-feira (18) em Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Após denúncias anônimas, os policiais do Ronda do Quarteirão chegaram até o local onde encontram um jovem de 18 anos identificadas apenas como Edilânia. Na casa foram apreendidos uma quantidade de CDs e DVDs ainda não contados. “Ainda estamos realizando a contagem, mas pode passar de mil”, disse o comandante do Ronda de Juazeiro do Norte, capitão José Adailton da Silva. Além dos CDs e DVDs também foram aprendidas cinco torres de gravação, um computador, três impressoras e uma guilhotina utilizada para cortar embalagens.

A jovem que foi presa afirmou que o material não era dela, pois estava morando “de favor” no local. Ainda de acordo com o capitão Adaílton, Edilânia que existe outra pessoa responsável, mas não quis revelar o nome do proprietário.

Comércio pirata

Foram apreendidos cerca de 50 mil CDs e DVDs, também em Juazeiro do Norte, no último dia 11.

(Felipe Lima)

Outras notícias da semana:

* 19/08/2011 - Polícia apreende 10 mil CDs e DVDs piratas em Juazeiro do Norte
* 18/08/2011 - Polícia Militar estoura fábrica clandestina de CDs e DVDs
* 17/08/2011 - Homem apresenta-se voluntariamente à delegacia após cometer assassinato
* 10/08/2011 - Polícia Militar apreende cerca de 50 mil CDs e DVDs piratas em Juazeiro.

Portal Verdes Mares

Blog do Crato - O seu melhor motivo para acessar a Internet !



http://4.bp.blogspot.com/-XL7EMHopu-k/TkzHXbQUEaI/AAAAAAAAYsw/ScLR8GFwy3w/s1600/Crato-CE480.jpg


Blog do Crato - O Seu Melhor motivo para acessar a Internet no Cariri

- 150.000 visitas por mês
- 6 Anos no ar - O primeiro Blog dedicado a uma cidade
- 20.000 artigos
- 1060 seguidores
- 80 escritores
- Vídeos, Reportagens, milhares de fotografias
- Rádio Chapada do Araripe - 24Hs - Música de Qualidade
- E muito mais...

Anuncie sua empresa no maior website da Região do Cariri e seja Feliz !

escreve para nosso e-mail: blogdocrato@hotmail.com

Geopark Araripe poderá ter selo verde da Unesco



Geotope Exu, um dos pontos estratégicos do Geopark Araripe. Trata-se do Portal de Santa Cruz, no Município de Santana do Cariri, situado a uma altitude de 750m - CID BARBOSA - O projeto, existente no Cariri, deverá ter a renovação da chancela do primeiro do gênero nas Américas.

Juazeiro do Norte. O resultado da primeira avaliação do Geopark Araripe, pela Rede Global de Geoparks, ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sairá no próximo mês, durante a Conferência Europeia de Geoparks, que se realia na Noruega, de 14 a 21 de setembro. Com isso, o projeto deverá ter a renovação da chancela do primeiro do gênero nas Américas. Desenvolvido por meio da Universidade Regional do Cariri (Urca), o projeto será representado na solenidade por uma delegação do Ceará com membros da Secretaria das Cidades, e do próprio geopark. Também poderá ser anunciado, durante o evento, a criação de mais um geopark no Brasil. O mais provável dos candidatos a receber o selo internacional da Unesco é o do Quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais.

O Geopark Araripe recebeu a chancela em 2006 da Rede Global e terá sua primeira avaliação em setembro, com a classificação por selo: verde, amarelo ou vermelho. Normalmente esses anúncios são realizados durante os eventos da Rede Global. O Cariri aguarda com grande expectativa. Foram quatro anos que se seguiram para a primeira avaliação, com as prorrogações, mas, normalmente, a chancela é válida por três anos. O Geopark Araripe poderá receber o cartão verde, que reúne ações regulares voltadas para o desenvolvimento sustentável plenamente atendidas, ou o cartão amarelo, que traz uma atenção para o cumprimento de alguns itens de avaliação e, com isso, é sinalizado um tempo pela rede global, para que sejam cumpridos. E tem também o cartão vermelHo, que é a suspensão como membro da rede, e que depois poderá se reabilitar, cumprindo as medidas exigidas. Em toda as avaliações é repassado o relatório feito pela equipe.

A avaliação do Geopark foi realizada em novembro do ano passado por uma comissão da Rede Global, formada por três avaliadores, que percorreram os nove geossítios nas seis cidades inseridas no projeto, começando pelo Centro de Interpretação, no Parque de Exposições do Crato.

Estará representando o projeto, o ex-coordenador executivo do geopark, Patrício Melo, vice-reitor da universidade. Atualmente, está à frente da coordenação executiva, o professor da instituição, Álamo Feitosa.

No mês de outubro do ano passado, foram reunidas no Cariri as maiores autoridades mundiais de geoparques do mundo, na 1ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks. Uma grande representação de candidatos brasileiros também esteve presente e tem como principal modelo o Geopark Araripe. A ideia é que nos próximos anos novos projetos do gênero sejam criados no Brasil.

Patrício Melo justifica a renovação da chancela entre os cartões verde e amarelo, por conta dos investimentos que foram feitos nos últimos anos e os projetos desenvolvidos, sob diversas vertentes, no Geopark. E um conjunto de medidas, segundo ele, que vem sendo implementadas. Nos próximos dois anos, está previsto um aporte de investimentos, por meio da Secretaria das Cidades do Ceará, com empréstimo do Banco Mundial, no valor de R$ 7 milhões.

Reportagem: Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste e Colaboradora do Blog do Crato

MUDANÇA DE LOCAL - Alunos debatem sobre Expocrato - Reportagem: Antonio Vicelmo


Crato. A discussão em torno da mudança de local da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) vai sair do âmbito dos promotores do evento para as salas de aulas. O Liceu Diocesano de Artes e Ofícios está promovendo a VI Mostra Cultural que tem como tema "Expocrato - 60 Anos de Tradição". O primeiro debate sobre o assunto foi pautado no Caderno Especial editado pelo Diário do Nordeste sobre o evento que, segundo os coordenadores, é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil.

Outros debates e entrevistas terão prosseguimento até o dia 24, quando será aberta a Mostra Cultural com fotos e histórico do evento. O objetivo, segundo a direção da escola, é priorizar os valores regionais e defender uma educação voltada para a formação de crianças capazes de compreender o mundo em que vivem e intervir de forma solidária na sua comunidade.

Com esta compreensão, os alunos pretendem participar da polêmica gerada pela ideia de mudança, dentro de uma visão mais realista dos acontecimentos que envolvem o certame.

No final, será realizada uma pesquisa com o objetivo de indicar o posicionamento dos alunos sobre a sugestão de mudança. A coordenação da Mostra justifica que, até o momento, a polêmica sobre a Expocrato está restrita a uma elite de dirigentes. É fundamental que o assunto seja estendido a todas as classes sociais, a começar pela juventude estudantil.

No debate promovido ontem, alunos e professores destacaram a importância da Expocrato como instrumento de desenvolvimento da região e atração turística. Durante o evento, há um incremento de 15% no comércio local. Este ano, a Expocrato movimentou mais de R$ 60 milhões.

Engenho

Outro assunto levantado foi o funcionamento do engenho e da casa de farinha. Eles defendem a divulgação de mais informações sobre a importância da agroindústria canavieira e da mandioca para a economia regional, partindo da análise de que o Cariri nasceu e cresceu na sombra dos velhos engenhos de rapadura.

A equipe de coordenação chama a atenção também para os shows promovidos pelo Grupo Gestor da Expocrato dentro do parque que atraem mais de 50 mil pessoas por dia. Foi lembrada também a participação dos artistas da terra que reclamam da falta de espaço para suas apresentações. A área reservada aos shows é de 42 mil m². Possui, ainda, 40 camarotes, dois palcos, duas tendas eletrônicas, espaço para esportes radicais e capacidade para 100 mil pagantes, mas o espaço ainda é considerado pequeno.

Na parte externa são instalados diversos stands voltados para agronegócios e vários serviços, além de um palco para apresentações folclóricas (palco Eloi Teles), um espaço da Urca para performance de bandas de MPB, além de barracas.

MAIS INFORMAÇÕES:
Francisco Piancó Leite
Bairro Casas Populares - Crato
Região do Cariri
Telefone: (88) 3102.1290 - à tarde

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine


Emergência do Hospital Regional do Cariri começa a funcionar na próxima Segunda-Feira, dia 22 de Agosto.


51 leitos, consultórios de traumatologia, ortopedia, clínica médica e cirurgia plástica, que compõem a emergência do Hospital Regional do Cariri (HRC), começarão a funcionar na próxima segunda-feira (22). O Hospital fica localizado em em Juazeiro do Norte.

A abertura da emergência deixa o HRC completa o funcionamento de toda a estrutura hospitalar, três meses do início dos serviços de atendimento, garantindo atendimento para 1,4 milhão de habitantes dos 44 municípios assistência de alta complexidade na própria macrorregião.

ABERTURA - No dia 23 de maio o hospital, o primeiro construído pelo governo do Estado no Interior, foi aberto com os serviços pré-cirúrgico, ultrassonografias e exames laboratoriais. Cumprindo o cronograma de funcionamento, no dia 6 de junho passou a realizar ressonância magnética e tomografia computadorizada. Foi o primeiro hospital público a fazer ressonância no Interior do Ceará. No dia 27 de julho passou a realizar cirurgias.

ATENDIMENTO DA EMERGÊNCIA - O atendimento na nova emergência será com base no Protocolo Manchester de Classificação de Risco, adotado em outros Estados e países. A triagem dos pacientes é feita pelo nível de gravidade, separando já a partir do espaço do acolhimento, logo na recepção, pacientes com perfis diferentes para serem tratados em ambientes específicos.

Os que apresentam situação mais grave recebem no acolhimento da emergência uma pulseira vermelha e são atendidos de imediato. Pulseiras laranjas são colocadas no braço dos pacientes que terão atendimento em até 10 minutos. A cor amarela é adotada para os que podem receber assistência em até 60 minutos, a cor verde entre pacientes menos graves e serão atendidos em até 120 minutos e a cor azul em até 4 horas.

Os pacientes que chegam ao Hospital Regional do Cariri são 100% do Sistema Único de Saúde (SUS), agendados pela Central de Regulação e transportados pelos 44 municípios da macrorregião. Logo na manhã do dia 22 o setor começa a funcionar em três turnos de 8 horas, cada um com 12 médicos – dois traumato-ortopedistas, dois clínicos gerais, dois cirurgiões gerais, dois anestesistas, cirurgiões plástico, vascular e bucomaxilofacial – e sete enfermeiros.

REDE DE ASSISTÊNCIA - O Hospital Regional do Cariri faz parte do Programa de Melhoria e Expansão da Assistência à Saúde do Estado do Ceará. Na macrorregião do Cariri, além do HRC, a nova rede de assistência inclui seis policlínicas regionais, com cinco em fase de conclusão das obras em Campos Sales, Icó, Brejo Santo, Iguatu, Barbalha e a iniciar em Crato) e quatro Centros de Especialidades Odontológicas Regionais (CEOs) regionais – três já entregues à população em em Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo. Em Icó, o CEO regional está em construção.

Na área de urgência e emergência, a população do Cariri terá Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Polo Cariri do SAMU e ainda cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) em Juazeiro do Norte, Milhares, Barbalha, Iguatu e Icó.

SESA

Obras atrasadas no Cariri - Reportagem de Antonio Vicelmo




A Requalificação Urbana e Ambiental do Bairro do Seminário da cidade do Crato está entre as obras que serão contempladas. A obra se arrasta há mais de sete anos - ANTÔNIO VICELMO - Diversas obras destinadas a nove Municípios do Cariri ainda não começaram a ser realizadas

Crato. A maioria das obras anunciadas para o Cariri, com recursos do Banco Mundial, ainda não saíram do papel. A revitalização do Bairro do Seminário, no Crato, que inclui a proteção da encosta do morro, urbanização da área e recuperação das erosões causadas pelas chuvas, se arrasta há mais de sete anos. O mesmo ocorre com o teleférico de Barbalha e a Avenida de Contorno de Juazeiro. Até agora, continua indefinido o prazo para início das obras.

O pior acontece com o aterro sanitário consorciado. Ainda não foi escolhido o local para destino final dos resíduos das nove cidades que fazem parte do consórcio. O chamado Roteiro da Fé, programado para Juazeiro, e a revitalização do Centro Histórico de Barbalha, ainda aguardam a assinatura das ordens de serviços.

A reforma das praças deste Município, que já começou, é apenas uma parte de um amplo projeto financiado pelo Banco Mundial, assinado em dezembro de 2009, na ordem de US$ 46 milhões (cerca de R$ 92 milhões), com contrapartida de US$ 20 milhões (R$ 40 milhões) do Governo do Estado, que será executado no Cariri Central e estendido, numa segunda etapa, a outras regiões do interior. A informação é do coordenador do projeto, Adauto Oliveira. Conforme explica, não há atraso. Os contratos com o Banco Mundial foram assinados em 2009. A partir desta data, foi iniciada a elaboração dos projetos.

A demora consiste no atendimento das exigências legais que regulamentam os procedimentos administrativos, bem como algumas modificações que foram feitas. "O que ocorreu antes da assinaturas dos contratos não é da nossa responsabilidade", disse. Ele esclarece que os recursos serão investidos nos nove Municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri (RMC), em ações de qualificação territorial, apoio aos arranjos produtivos do turismo e de calçados e fortalecimento institucional das administrações municipais e da gestão regional.

Esta semana foram enviados pela Secretaria das Cidades 417 móveis para apoio institucional a Barbalha, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, que fazem parte do projeto.

O mobiliário foi adquirido pelo Governo do Estado, por licitação, no valor de R$ 77.808,00 e será usado para reforçar o trabalho das prefeituras nas áreas de meio ambiente e ação social. De acordo com o secretário Camilo Santana, existem ainda outras ações como a criação dos sites, capacitação dos técnicos das prefeituras para manter as páginas na rede, além de consultoria de empresa especializada.

As obras no Cariri integram o Projeto Cidades do Ceará. A maioria das obras não foi licitada. Para a principal delas, o aterro consorciado, estão na relação três Municípios para sediar a obra: Crato, Juazeiro e Caririaçu. Porém o prefeito do Crato, Samuel Araripe, não quer nem ouvir falar em sediar o lixão. Juazeiro, segundo Adauto, depende de uma autorização do Ministério da Aeronáutica. É que o aterro não pode ficar perto de aeroportos. Caririaçu depende da construção de acesso, o que, segundo o coordenador, onera a instalação do consórcio.

Outras estão em fase de estudo. É o caso, por exemplo, do teleférico de Barbalha, que saíra do cruzeiro fincado no topo da Serra do Araripe até o povoado do distrito, numa distância de 6km. A revitalização da encosta do Seminário, avaliada em R$ 16 milhões, está na dependência de licenças ambientais. O projeto, segundo o prefeito Samuel Araripe, se arrasta há cerca de sete anos.

Garante que o Crato está fazendo o dever de casa, que é a construção de 130 residências para o pessoal que será retirado da área de risco e desapropriação da lagoa de decantação.

Ordem de serviço

O Roteiro da Fé, de Juazeiro do Norte, foi licitado, mas aguarda ordem de serviço do governador Cid Gomes para execução do projeto. O projeto de construção da Avenida do Contorno (Juazeiro do Norte) está sendo refeito. O vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, informou que houve uma mudança de percurso em razão das indenizações previstas no projeto anterior.

Estão adiantadas as obras do Centro Multifuncional de Serviços, antigo Centro de Apoio ao Romeiro. Adauto informa que as obras serão concluídas em janeiro. Para a sinalização turística do Geopark Araripe está sendo contratada a empresa para o projeto.

Investimento

132mi de reais é o valor do investimento total do projeto do Governo do Ceará, financiado pelo Banco Mundial, sendo cerca de R$ 92 milhões do banco e contrapartida de R$ 40 milhões do Estado

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria das Cidades
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima Edifício Seplag - 1ºAndar - Cambeba
Fortaleza/CE - Fone: (85) 31 01.4483

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Assaltantes levam cerca de R$ 4 mil de agência dos Correios de Missão Velha



A agência dos Correios de Missão Velha foi assaltada na manhã de ontem ( 19 ). Dois homens com capacetes e viseiras escuras, um deles portando uma escopeta calibre 12, entraram no local e em cinco minutos conseguiram realizar o assalto na agência. De acordo com a polícia, foram levados cerca de R$ 4 mil, de apenas um caixa existente no local. O circuito interno de tv da agência registrou a ação dos bandidos. A filmagem foi repassada para a polícia.

Cerca de 10 pessoas, segundo o gerente Argemiro Bento, estavam sendo atendidas no iníco do expediente. Localizada no centro da cidade, o assalto aconteceu num momento tranquilo. Mas, mesmo assim, vizinhos perceberam o movimento e decidiram acionar a polícia. Não houve violência física, conforme Argemiro, mas clientes da agência dizem que os poucos minutos em que ocorreu a ação, o momento foi de pânico.

Os assaltantes pararam numa moto Titan, de cor verde, de frente a agência, na Avenida
José Sobreira da Cruz, 271. Eles estavam com coletes pretos. O gerente da agência não quis revelar os valores, mas a informação acabou sendo repassada para a polícia. Ele afirma que assim que os ladrões entraram nos Correios já foram anunciando o assalto e se dirigindo ao caixa. Ontem a agência permaneceu fechada por todo o dia, e, na próxima segunda-feira, uma comissão de avaliação dos Correios virá a cidade para avaliar os prejuízos. De acordo com a gerência, a agência dos Correios só deverá voltar a funcionar na terça-feira.

Essa não é a primeira vez que a agência é assaltada. Ano passado ocorreu um assalto. Os ladrões pularam o muro e lavaram objetos e valores em dinheiro. Argemiro diz que mesmo numa cidade tranquila é preciso planejar a segurança, por conta das ações marginais. O sargento Julião Ferreira disse que foram feitas diversas diligâncias durante o dia no sentido de prender os assaltantes e a policia recebeu vários telefonemas, mas até o momento os dois integrantes do assalto não foram encontrados. O Serviço de Inteligência da Policia foi acionado para ajudar nas investigações.

DN

CÂMARA PARABENIZA ANTIGAS INSTITUIÇÕES CRATENSES


A
Câmara Municipal do Crato, através do seu presidente - Vereador Flrorisval Coriolano (PTC) parabeniza a Associação dos Empregados no Comércio do Crato - AECC e Escola Técnica de Comércio, pelas comemorações dos seus 93 anos, transcorridos no mês de junho e pelo aniversário de 80 anos da Cooperativa Caxeiral de Crédito do Crato - Banco Caixeral e 71 anos do Externato 05 de julho. A solenidade aconteceu hoje, pela manhã, no prédio do Banco Caixeral, Na Rua João Pessoa com Bárbara de Alencar, coordenada pelo jornalista Huberto Cabral.

Fonte: CVC

Os Partidos de Esquerda do Crato se Fingem de Mortos pra comer o Coveiro !


No reino da Vileza, A Meretriz sempre é Rainha!


Eles vêm a cidade ser esvaziada por seus patrões, mas ficam calados, de Rabo Prêso às facções políticas !

A triste realidade dos nossos dias, é que a maioria dos benefícios vindos para a região do Cariri são trazidos pelos caciques políticos apenas para a metrópole, enquanto cidades como o Crato e outras, "ficam a lamber os beiços". Os Petistas e Esquerdistas em geral, nada reclamam na Câmara de vereadores e nem em lugar algum sobre esta situação, porque estão compromissados com as "forças superiores". Afinal, como iriam se opor aos ditames dos seus mestres? Como iriam reclamar das posições político/administrativas de seus PATRÕES ?

Nada fazem e não farão nada para se contrapor. Pelo jeito, coadunam com a ruína do Crato. Porque ficam mudos ? Essencialmente porque têm rabo prêso e as mãos atadas aos governos Estadual e Federal em detrimento do Crato ? Até que ponto se estende a covardia desses serviçais que preferem olhar para o ganho pessoal em detrimento da própria cidade natal ?

Na realidade, pelos padrões atuais, quando se disser na imprensa que algum benefício vem para a "Região Metropolitana do Cariri", entenda-se: vem para JUAZEIRO. Apenas quando anunciarem que vem para o Crato, aí sim, o benefício virá para o Crato.

É bom enfatizar que não temos nada contra a cidade de Juazeiro do Norte, que historicamente, é filha do Crato. O que irrita é a mentira, a hipocrisia de alguns em tentar enganar o povo do cariri. O Cariri não se resume a Juazeiro. Nunca foi e nunca será. Acreditamos que uma região metropolitana deve se desenvolver por igual, não essa coisa da metrópole crescer engolindo as cidades satélites sob o pulso de políticos covardes que vêm tudo isso se desenrolar diante das barbas e nada fazem para reverter o processo.

Não é o povo de Juazeiro que faz isso. O povo não tem a mínima culpa. A culpa é das forças políticas que querem empurrar o Crato para o décimo lugar. Por quê ? por Bairrismo, por diferenças ideológicas, ou apenas de forma direta ou indireta pelo vil metal ?

O povo deve refletir!

É interessante que políticos do PT e dos chamados partidos de esquerda do Crato, nada falam sobre esse assunto, como se fora um DOGMA, e nada fazem para defender a nossa cidade em meio a essa situação deprimente. A coisa já é escancarada, a olhos vistos. É a metrópole ganhando todos os benefícios dados de mão beijada pelos caciques, e a esquerda do Crato CALADA, MUDA, SUBSERVIENTE. A bem da verdade, a chamada "esquerda" do Crato há anos está figindo-se de morta, fingindo ainda se basear na velha ideologia atrasada daqueles que se vestem de vermelho como palhaços de circo, e que arrastou por décadas nosso povo para a ignorância enganando com promessas de honestidade e ÉTICA e quando chegou ao poder, fez pior do que todos os governos anteriores, afundando a nação num verdadeiro mar de corrupção que reverbera em cada manchete de jornal.

Há muito tempo que essa chamada "esquerda" nada tem daquele espírito idealista primeiro. Tornaram-se subservientes no mais baixo reino da vileza. E se hoje vivem de boca muda, certamente que tem as suas razões particulares e politiqueiras para isto, mas um dia a abrirão, com a única intenção essencial de apenas comer o Coveiro.

Por: Dihelson Mendonça


Governo do Crato unido em prol de melhorias para crianças e adolescentes


O Governo do Crato vem desenvolvendo ações constantes de planejamento e desenvolvimento em relação a melhorias para as crianças e adolescentes.

No último dia 18, foram realizadas reuniões com o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM), composto por membros das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, Esporte e Juventude, bem como do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). As pautas desses encontros foram: a portaria ministerial de consolidação do Programa Saúde na Escola PSE no município do Crato.

Além disso, houve a entrega do diagnóstico dos programas e projetos municipais relativos à crianças e adolescentes, o repasse de cronograma de ações, os projetos universitários onde estão sendo consolidadas parcerias e informes sobre o planejamento do encontro com o Grupo Gestor Jovem (GGJ) das escolas no município.

O Grupo Gestor Jovem (GGJ) é composto por diretor, um representante do corpo docente, e três discentes de cada escola municipal e estadual. Todos devem ter um perfil de protagonismo social, afinidade com temáticas relacionadas à sexualidade, DST´s/ AIDS; pois vão ser os articuladores em suas escolas de ações do Projeto Saúde e Prevenção na Escola - SPE.

É importante salientar que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, da Secretaria de Saúde, está promovendo ações de acordo com o Programa Saúde na Escola PSE e Projeto Saúde e Prevenção na Escola SPE. As coordenadoras do programa no município, a enfermeira Suzamélia Brito e a psicóloga Ana Hirlene Correia, estão inseridas na estratégia de articulação para o desenvolvimento de ações voltadas ao público infanto-juvenil.

Avanços são fundamentais para o município que quer estar sempre disponibilizando qualidade de vida para sua população. E essa é a proposta do Crato.

Fonte: PMC

I Seminário do Programa Bolsa Família acontece próxima semana em Crato


O Governo do Crato através da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto com a Coordenação do Programa Bolsa Família, realizarão no próximo dia 25, o I Seminário do Programa Bolsa Família em Crato. O seminário acontecerá no Pólo de atendimento José Francisco de Luna (Dedé de Luna), no Muriti às 18 horas.

O objetivo desse seminário é levar mais informações para o melhor conhecimento da funcionalidade do Programa Bolsa Família, no intuito de manter as famílias sempre informadas sobre os benefícios do programa, bem como sua aplicabilidade na melhoria das condições de vida das crianças, dos adolescentes e da família em geral.

A Secretaria de Assistência Social do Crato, Liduina Andrade, convida todas as famílias que fazem parte do referido programa para comparecerem ao evento, ressaltando que é de fundamental importância suas presenças.

Fonte: PMC


Reynaldo Gianecchini teve sangramento na colocação de cateter, diz boletim médico



De acordo com boletim médico divulgado nesta sexta-feira, dia 19, Reynaldo Gianecchini, 38 anos, apresentou sangramento na passagem de cateter central na noite de quarta-feira, mas foi tratado com as medidas necessárias e se mantém estável. O ator está sendo preparado para o início da quimioterapia.

A operação de colocação do catéter é uma operação simples e tem como objetivo criar uma via de entrada de medicamentos.

A atriz Claudia Raia, que visitou o ator na quinta-feira, afirmou que o ator está bem e tem se alimentado de forma adequada. " Ele colocou o catéter na quarta-feira e vai precisar de um ou dois dias para começar o tratamento. Mas a dra. Yana Novis, que está coordenando tudo, disse que começa com certeza esta semana ainda", disse.

Gianecchini foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin do tipo T, um tipo de câncer mais raro, agressivo e de tratamento geralmente difícil, uma vez que evolui mais rapidamente e aparece de forma disseminada pelo corpo. Ele será tratado por meio de quimioterapia.

Confira o boletim médico na íntegra:

"O ator Reynaldo Gianecchini Júnior segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com diagnóstico final de linfoma T Angioimunoblástico. Na noite de anteontem (17/8) durante a passagem de cateter central, apresentou como intercorrência sangramento que foi prontamente tratado com as medidas necessárias. O paciente encontra-se estável sendo preparado para o início da quimioterapia e segue acompanhado pelas equipes coordenadas pelos Profs. Drs. Yana Novis, Raul Cutait e David Uip."

Fonte: Yahoo Notícias

Avenidas do Crato ganham novo sistema de iluminação pública


A
administração Samuel Araripe está concluindo os serviços de melhoramentos no sistema de iluminação pública, na Avenida José Horário Pequeno, entre a chamada ponte da Bia ao Clube Serrano, após o Distrito do Lameiro. O mesmo sistema já foi implantado na Avenida Pedro Felício Cavalcanti, a partir do Bairro Ossian Araripe ( Caixa D”água ) ao Clube Recreativo Grangeiro.

As duas avenidas recebem lâmpadas com vapor de sódio de 250 watts, o que significa mais economia de energia elétrica, em substituição as luminárias de 70 watts da década de 50, ainda pelo sistema baquelita. As novas lâmpadas são instaladas em braços estilizados, com a logomarca do município, nas cores verde e amarelo, contrastando com as cores da Chapada do Araripe.

As famílias que residem às margens das duas avenidas, motoristas e pedestres elogiam a reposição do sistema, dizendo que a luminosidade é intensa, luxuosa, opulenta e parabenizam o prefeito Samuel Araripe pelo beneficio. Foi o caso da professora, Milena Silvina de Carvalho Mendes, que mora na Avenida José Horário Pequeno. Ela conta que, antes, a artéria apresentava trechos escuros e onde existiam lâmpadas a claridade não era suficiente.

José Agripino Freitas Amorim, que reside na Avenida Pedro Felício Cavalcanti, disse que a substituição do sistema veio favorecer a todos que trafegam no sentido centro da cidade ao Sítio Grangeiro e ressaltou que o prefeito do Crato teve uma visão inteligente, porque o beneficio serve para todas as classes sociais por se tratar de um investimento público de grande importância.

As avenidas Pedro Felício Cavalcanti e José Horário Pequeno estão agora entre outras da cidade que receberam o mesmo sistema moderno de iluminação público, como a Avenida Padre Cícero, a partir da divisa com o município de Juazeiro, seguindo pela Perimetral Dom Francisco e Duque de Caxias, além da Maildes de Siqueira, que dá acesso ao Parque de Exposições e algumas ruas centrais.

Fonte: PMC

Um banheiro de R$ 29 mil pago pelo Governo Cid Gomes. Eita, bichinho caro!!


NE - Oh Banheiro caro da gota serena...

Um banheiro por R$ 29.629,63. Este foi o valor pago pelo Governo do Estado, para a construção de cada um dos 54 kits sanitários, erguidos por meio de quatro convênios com entidades supostamente fantasmas, nos municípios de Cascavel, Chorozinho, Pacajus e Horizonte. Foi o que apontou o primeiro balanço das investigações realizadas pelo Ministério Público de Contas (MPC), órgão vinculado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). As irregularidades foram denunciadas pelo O POVO.

Os números foram apresentados na tarde de ontem, durante uma exposição dos técnicos da Corte aos parlamentares que visitaram o TCE. O encontro faz parte da série de visitas que representantes da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa (AL) devem realizar aos órgãos de fiscalização, que investigam possíveis irregularidades em convênios firmados pela Secretaria das Cidades e associações. Segundo o relatório parcial apresentado pelos técnicos da Corte, somente 54 banheiros foram erguidos pelas entidades, quando a quantidade prevista era de 800 kits. Juntas, as associações receberam do Governo o valor total de R$ 1,6 milhão, somente para convênios firmados no ano de 2010. Além do presidente da Comissão, deputado Sineval Roque (PSB), 10 parlamentares compareceram ao encontro.

O baixo percentual de execução dos kits sanitários é referente aos convênios firmados com entidades, cujos presidentes são familiares ou pessoas ligadas ao presidente e conselheiro afastado da Corte, Teodorico Menezes. Cada uma delas recebeu R$ 400 mil, para a construção de 200 kits. Somente o percentual de execução das obras tocadas pela Associação Cultural de Pindoretama não foram divulgados, pois o caso é investigado em um processo individual.

Fonte: O POVO

Parabens ao Dep. Sineval Roque por ficar em Cima do Muro - E ainda quer ser Prefeito do Crato ? - José Hermano Teles


Nota do Editor: Que o Deputado Sineval Roque não faz quase nada pelo Crato, todo mundo já sabe. Ele se limita ultimamente, a publicar umas notinhas de imprensa redigidas por sua assessoria que pega carona no calendário dos acontecimentos. Nada de concreto. Notas do tipo: "Sineval Roque apóia a prospecção de petróleo na Chapada do Araripe", e quem não apóia ?

Como o Deputado não é do Crato e tem compromissos com várias cidades que reivindicavam a sede a Universidade Federal do Cariri, deve ter sido um grande problema pra Sineval conseguir ficar em cima do muro tendando não ser notado. Ele não disse que sim nem que não, em que cidade deveria ficar, pra não ficar sujo com ninguém. Acontece que ficando em cima do muro, é pior, porque desagrada a todo mundo. Como é que se espera que o Nobre Deputado Sineval queira ser prefeito de uma cidade como o Crato, se nem a cidade ele defende na hora em que o Crato mais precisa ? Que absurdo!

Meu nobre deputado Sineval, nada contra a sua pessoa, que por sinal, acho muito simpático e pacífico, mas aceite o meu conselho de amigo: Vá se candidatar por Antonina, porque o Crato é dos Cratenses, das pessoas que verdadeiramente amam a nossa terra e na hora do "pega pra capar" , meu filho, defendem a nossa cidade com unhas e dentes, o que infelizmente, não é o seu caso nesse triste episódio aí da UFRC vir com a sede para o Crato.

Dihelson Mendonça
Crato - CE


"Agradecimentos ao nobre deputado e pré candidato a prefeito do crato SINEVAL ROQUE... Este fez parte da comitiva que de perto aplaudiram o desprezo deles (politicos), à cidade do crato. mais uma vez negando a comunidade cratense o direito de prosperar dias melhores, já que a má distribuição de fonte e renda continua no atual governo esquerdista. O nobre deputado que tanto almeja ser prefeito podia utilizar do prestigio que dizem ter junto ao governador e trabalhar trazendo os recursos para alavancar o desenvolvimento economico e cultural da nossa cidade.Se o CRATENSE tem este como CANDIDATO não precisa de inimigo MAIOR...

Jose hermano teles barreto
Rua antonina do norte
Cidade: Crato

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30