xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/08/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 agosto 2011

Na enquete sobre o nome do Centro de Convenções, o nome de Wilson Bernardo tem mais votação do que Wilson Gonçalves


Comequié ? Centro de Convenções Wilson Bernardo ?

Há menos de uma semana do começo da nossa enquete de qual seria o nome mais apropriado para o Centro de Convenções do Cariri ( que na nossa opinião deveria se chamar Bárbara de Alencar ), e que o Dep. Sineval Roque encaminhou um projeto propondo o nome de Wilson Gonçalves, vi para minha surpresa que na enquete, até o nome do nosso fotógrafo Wilson Bernardo está mais "cotado" do que Wilson Gonçalves. Creio que isso se deve ao protesto dos nossos leitores, que certamente prefeririam o nome de Bárbara de Alencar.

Resultado da Enquete até o dia de hoje:

Bárbara de Alencar - 48 (77%)
Tristão Gonçalves - 1 (1%)
Wilson Gonçalves - 6 (9%)
Wilson Bernardo - 7 (11%)
Wilson Rodrigues - 1 (1%)

Texto e foto: Dihelson Mendonça
Na foto, o fotógrafo e poeta Wilson Bernardo

Secretaria de Saúde do Crato:Saúde é a Felicidade do Povo!-Wilson Bernardo.

O Governo Municipal Samuel Araripe e o Secretario de Saúde Dr.Cícero França,revolucionaram a saúde do município da cidade do Crato,quando implantaram o atendimento noturno,na periferia,bairros e distritos.Um dos principais princípios de qualidade de vida,além da saúde é ver um povo feliz,e sentindo de perto o acolhimento do poder municipal quando destina aos seus filhos,um atendimento digno,justo e necessário.Talvez sejamos os únicos a implementar o atendimento noturno para a população,Dr.Cícero disponibiliza toda logística necessária par que o povo tenha total prioridade e segurança ao seu bem estar,quando se trata de saúde,com total apoio do executivo na pessoa do Pref.Samuel Araripe.Parabéns ao município do Crato pela ousadia e inovação do sistema de saúde municipal a servir de exemplo para o Nordeste e o estado do Ceará.
Uma mãe só é feliz quando sabe que os filhos dormem bem de saúde
Atendimento satisfatório e iqualitário para todos sem distinção de classes
A alegria de saber que a noite tem médicos de plantão para atender e confortar as enfermidades do povo
Médicos jovens e competentes a serviço da comunidade
No final da consulta medicamentos a disposição dos pacientes e a certeza da qualidade de vida
Crianças a espera de consultas se divertem,com a novidade do atendimento noturno...A saúde é ver o povo feliz!
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 09 de Agosto de 2011


Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação e Edital do FIT serão lançados dia 10, na URCA

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, e a Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Otonite Cortez, convidam para a apresentação do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará 2011-2020 e do Edital do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará – FIT, destinado a apoiar empresas provadas (pequenas, médias e grandes) e estatais no desenvolvimento de produtos, métodos e processos inovadores. O evento acontece dia 10 de agosto, às 9 horas, no Salão de Atos da URCA. Mais informações pelo telefone (88) 3102.1292. Falar com Manuela – Gabinete do Vice-Reitor da URCA.

Seminário debate cinco anos da Lei Maria da Penha, em Iguatu

Os Centros Acadêmicos dos cursos de Direito (URCA) e Serviço Social (IFCE) realizaram neste dia 8, o Seminário “LEI MARIA DA PENHA: da dor à libertação”. O evento aconteceu no Teatro da Escola de Música Humberto Teixeira (Prado, atrás do Teatro Municipal), em Iguatu, em comemoração aos cinco anos da referida Lei. O evento contou com a conferência da advogada, professora da pós-graduação de Direto da UFC e pesquisadora de direitos humanos das mulheres, Dr.ª Theresa Rachel Couto Correia e debatedores Dr. Herderson Bernardo, advogado do Centro de Referência da Mulher; Maria Barbosa, Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Francinilda Araújo, Presidenta da AMI – Associação de Mulheres Iguatuenses, sob a coordenação da Prof. Ms.ª Michele Ribeiro, professora do curso de Serviço Social do IFCE e pesquisadora de questões de gênero. A efetivação do Direito da Mulher no cenário mundial é fruto de muita luta e responsabilidade de toda a sociedade civil.

Representação do Curso de Geografia da URCA participa de encontros em Fortaleza

Estudantes do PIBID de Geografia da URCA participaram do X ECHE – Encontro
Cearense de Historiadores da Educação e do III Encontro Cearense de Geografia da Educação, na UECE, campos Itaperi, em Fortaleza. O evento se realizou no período de 28 a 31 de julho. O objetivo foi ampliar o debate nas questões referentes a educação, cultura, tempo e espaço. No mesmo evento esteve presente o professor doutor Josier Ferreira da Silva. Ele participou de uma mesa redonda intitulada políticas educacionais na produção do espaço. Os estudantes participaram com apresentação de trabalhos orais e posters.

Professor da UNB realizará palestra na URCA sobre “A política externa contemporânea dos Estados Unidos da América”

O Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA promoverá palestra com o professor Virgílio Caixeta Arraes, Catedrático de História da Universidade de Brasília – UNB sobre o tema “A política externa contemporânea dos Estados Unidos da América”. O evento se realizará na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, as 19 horas, no Salão de Atos da URCA, situado no campus do Pimenta, em Crato.

O professor Virgílio Caixeta Arraes é graduado em história pela UNB, com mestrado e doutorado na mesma universidade. Tem título de doutor, obtido em 2005, com a tese "Relações internacionais da Santa Sé: da fragilidade à busca de autonomia". É especialista em Relações Internacionais contemporâneas e política externa do Brasil. Foi consultor do Exército Brasileiro no estudo prospectivo "Construção de cenários para o ano 2.030” e assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em 2006 e 2007. É consultor do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Possui 103 trabalhos publicados em revistas especializadas, 155 matérias veiculadas em jornais e periódicos e cinco livros publicados. Foi orientador de várias teses de mestrado e cinco de doutorado na UNB.

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 9 de agosto de 2011

Criação da Universidade Federal do Cariri deve ser anunciada em breve pelo ministro Haddad


Campus da UFC - Cariri

"Uma novidade muito esperada no Cariri. O Ministro da Educação, Fernando Haddad deve anunciar em breve a criação da Universidade Federal do Cariri. A informação foi repassada pelo deputado federal, Ariosto Holanda, que soube de fonte segura do MEC, além da criação de um campus avançado da UFC em Russas. O Ceará conta hoje com duas Universidades Federais, a UFC e a Universidade da Integração Internacional da Lusofania Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Com a transformação do campus avançado da UFC em Universidade Federal do Cariri, o estado somará três UFs.

O campus avançado do Cariri foi aprovado em novembro de 2005, pelo Conselho Universitário, presidido pelo então reitor René Barreira, junto com o de Sobral. No campus são ofertados os cursos de Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Filosofia e Medicina, Comunicação Social (Jornalismo), Engenharia de Materiais, Educação Musical e Design do Produto em Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato.

A polêmica em torno da possível vinda da Universidade Federal do Cariri já se instalou. Juazeiro do Norte é sede praticamente de todos os cursos do campus avançado, mas o Crato se inscreve, com o apoio do prefeito local, Samuel Araripe, para ser cidade sede da reitoria, doando um terreno e possibilitando infraestrutura. Nesse segundo semestre a cidade passa a ter o curso de Agronomia, com a inauguração da nova sede, no bairro Muriti. A administração de juazeiro passa a defender e somar forças, juntamente com os deputados federais, para consolidar o campus avançado como Universidade Federal do Cariri.

Já são 11 cursos implantados pela UFC. Um deles em Barbalha, a poucos quilômetros de Juazeiro, que é o de Medicina, o primeiro da instituição a chegar na região. A UFC conta com cerca de 2 mil alunos no Cariri, numa demanda crescente. São alunos de várias partes do Nordeste e cidades da região.

A trajetória da UFC começou com o curso de Medicina, em 2001. Os outros cursos chegaram em 2006. Começou com seis cursos. Dobrou de tamanho em quase cinco anos. Atualmente conta com o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável e foi proposto pelo Conselho Universitário e aprovado um Mestrado em Agronomia. A Universidade aguarda a avaliação e aprovação da Capes. A UFC, no Cariri, atende cerca de 35 municípios, incluindo Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Cerca de 60% dos estudantes são provindos das escolas públicas. Há cursos em que esse número ultrapassa 80%, com o de Agronomia."

Com informações de Flamínio Araripe, do Blog – desimbroglio - Via Ivanildo Souza

Isso é que é Eficiência: Agentes de trânsito em Caucaia apreendem seis veículos da própria Prefeitura


Uma operação da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia, nesta segunda-feira (8), no Centro, resultou na apreensão de nove veículos, sendo seis da própria Prefeitura. Segundo os agentes de trânsito, os seis veículos do município estavam com licenciamento atrasado, além da falta de equipamentos. Um fato curioso é que três desses veículos haviam sido apreendidos em uma outra operação, há dois meses. Mesmo assim, foram liberados e voltaram a circular de forma irregular.

No início do ano, os agentes se recusaram a trafegar nos próprios veículos da autarquia, até que os mesmos fossem regularizados. Agora esperam a regularização do restante da frota da Prefeitura.

Via Eliomar de Lima

Fortaleza recebe Encontro sobre Democracia, Defesa e Forças Armadas


Entre os dias 8 e 10 de agosto, das 9 horas às 20 horas, Fortaleza receberá membros do alto escalão do governo federal e estudiosos de diversos países da América Latina, Europa, Ásia e África para discutirem, durante o 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), no Seara Praia Hotel, o tema “Democracia, Defesa e Forças Armadas”. A realização é da ABED e do Observatório das Nacionalidades (ON).

Sociedade civil, sem fins lucrativos, de natureza educacional, científica e cultural, de âmbito nacional, sem conotação político-partidária, a Abed congrega pesquisadores que desenvolvam estudos sobre Defesa Nacional, Segurança Nacional e Internacional. Por sua vez, o Observatório das Nacionalidades é um grupo de pesquisa multidisciplinar voltado para estudos teóricos e empíricos concernentes à construção das nações e reúne pesquisadores de diversas instituições acadêmicas brasileiras e é atualmente liderado pelos professores Manuel Domingos Neto (UFC/ Universidade Federal Fluminense) e Mônica Dias Martins (Uece).

São ainda esperados o ministro da Defesa do Equador, Javier Ponce Cevallos; o diretor do Centre for Defence Acquisition de Londres, David M. Moore; e Yannick Quéau, da Fondation pour la Recherche Stratégique da França. Entre os acadêmicos, Xiaoqin Ding, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, e Sebastião Velasco e Cruz, cientista político da Universidade de Campinas - Unicamp.

A conferência de abertura será ministrada por Benedict Anderson, um renomado cientista político conhecido pela obra “Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo” (traduzida para 21 idiomas), de 1983 e versará sobre o tema “Os Militares e a Nacionalidade”. Além das conferências e mesas redondas, o encontro promoverá 15 simpósios que discutirão tópicos como a “Sociologia das Forças Armadas”, “Política Externa Estadunidense e seus Reflexos para a América do Sul”, entre outros, além da apresentação de duzentos trabalhos acadêmicos da área.

O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil - BNB; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes; Governo do Estado do Ceará; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Secretaria de Assuntos Estratégicos e o apoio da Universidade Estadual do Ceará - Uece, da Universidade Federal do Ceará – UFC, do Ministério da Defesa do Direction des Constructions Navales et Services e do Jornal O Povo.

Fonte / Contato: Mônica Dias Martins - 9173-4120 / Sued Lima - 9171-0717

Assessoria de Imprensa da Uece

Marisol quer implantar linha de produção de calçados infantis no Ceará


O presidente da Marisol, Vicente Donini, esteve no Ceará, onde conversou com o governador Cid Gomes e com o presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra. Na ocasião, o executivo tratou sobre o novo projeto da empresa para o o Ceará: a implantação de uma linha de produção de calçados infantis na fábrica de Pacatuba. A Empresa vai encaminhar um relatório ao Cede para que o órgão analise os benefícios que serão concedidos. O início das operações está previsto para o início de 2012.

Instalada no Estado há 11 anos, a unidade da indústria de confecções produz anualmente 9 milhões de peças de roupas e emprega 1.518 pessoas, numa área de 280.817metros quadrados. Com o investimento de R$ 68,5 milhões, a empresa pretende produzir mais de 4 milhões de pares de calçados infantis por ano no Ceará, para tanto serão gerados 1.985 novos empregos diretos, numa nova área construída de 43.792 metros quadrados.

A Marisol S.A. é uma das maiores indústrias nacionais no segmento de vestuário. Criada há mais de 40 anos em Jaraguá do Sul (SC), é líder brasileira nos segmentos de confecção infantil e franquias monomarcas.

Assessoria de Imprernsa do Cede

Cearense quebra recorde Pan Americano de natação em São Paulo


O paraatleta Carlos Alberto Lopes Maciel conquista mais uma vez excelentes resultados para a natação cearense. O nadador conquistou três medalhas na 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação, sendo ouro nos 100m peito, bronze nos 200 medley e prata no 100m borboleta. O atleta ainda quebrou o recorde panamericano nos 100m peito, com o incrível tempo de 1:18’’66.

Com o resultado, Carlos Alberto fica muito próximo da vaga para disputar o Pan de Guadalajara no México. “Foi inesperado a quebra do recorde, tanto pra mim como para o meu técnico. Agora é focar no borboleta para tentar garantir uma segunda prova e nadar bem na próxima etapa do Circuito em setembro, que é a última chance para a vaga” afirma o atleta.

Assessora de Comunicação da Sesporte

Minha Casa, Minha Vida é debatida na Câmara Municipal


CERCA DE 80 PESSOAS, REPRESENTANDO AS FAMÍLIAS SEM TETO PRÓRPIO LOTARAM A CÂMARA MUNICIPAL, NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 08

O Vereador Florisval Sobreira Coriolano – Presidente da Câmara Municipal do Crato, comprovando a forma democrática como a Mesa Diretora está trabalhando, abriu espaço para o líder comunitário Gleilson Rodrigues. Ele usou a Tribuna por 45 minutos para falar sobre a situação, no momento, do terreno doado pela Prefeitura Municipal do Crato para construção de 200 casas, através do Programa Minha Casa, Minha Vida. Cerca de 80 pessoas, entre mulheres, homens e crianças lotaram a Câmara. A maioria do Bairro do Seminário e adjacências.
Hoje, o projeto se encontra na Caixa E conômica Federal e não depende da Prefeitura para sua consolidação. Ele vai atender as pessoas que se enquadram na linha de ( 0 a 3 ) salários mínimos.

O Vereador Pedro de Alagoano deu em suas palavras, o maior incentivo às famílias que precisam de um teto próprio. Não foi diferente com a Vereadora Mara Guedes (PT) que sempre levantou a bandeira do sem tetos, na cidade do Crato, em especial das mulheres discriminadas.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

Vereadores debatem sobre temas pertinentes ao Crato


A
primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal do Crato, da semana, aconteceu nesta segunda-feira, dia 08 de agosto, no Palácio José Valdevino de Brito – sede do Poder Legislativo cratense. No espaço reservado ao Pequeno Expediente, vários assuntos pertinentes ao município do Crato foram discutidos. A Mesa Diretora formada pelos vereadore Florisval Coriolano (PTC) – Presidente e Antônio Apolinário Neto (PMDB), de forma democrática, permitiu que os legisladores debatessem diversos temas, sem restrição d tempo, inclusive com direito a defesa quando citado na fala de um outro companheiro.

O primeiro Vereador a se pronunciar foi Luís Cory (PSC). Ele parabenizou uma determinada emissora de rádio da cidade, que visitou o Bairro Vila Alta, tido como seu reduto eleitoral e cobrou algumas ações que ainda não foram realizadas pelo Poder Público. No entanto, Cory informou que oito ruas da Villa Alta serão calçadas e segundo o secretário de Infra-estrutura do Município, José Muniz, os trbalhos deverão começar em breve. O vereador afirmou que não se sentiu criticado, pois as pessoas que foram entrevistadas reconheceram que o mesmo já visitou o local e solicitou as providências por parte do Executivo. Luís disse que o vereador não realiza obras, porém reconheceu que existem algumas ações que não podem ser feitas, apenas com recursos do Município. No final, parabenizou o secretário de Saúde – Cícero França, que implantou o atendimento no período da noite, em vários postos de saúde do Município, inclusive no Bairro da Vila Alta.

O Vereador Fernando Brasil (PSB) comentou que um determinado cidadão, no Blog do Crato, criticou o atendimento do posto de saúde do Bairro Vila Alta. Informou ainda, que o Deputado Estadual Sineval Roque conseguiu para o Distrito de Dom Quintino, a unidade móvel da Justiça, para emitir Carteira de Identidade, Carteira Profissional, entre outros documentos e serviços. Ele aproveitou para cobrar a presença na Câmara Municipal, da ouvidora da Casa do Cidadão, Tereza Portela Vilar Costa para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados pela instituição, sobretudo a emissão de Carteira de Identidade, que as pessoas precisam madrugar em frente ao local para conseguir uma ficha.
O Vereador Luís Cory voltou a falar sobre o atendimento do posto de saúde da Vila Alta e garantiu que em conversa o médico da unidade, Dr Cory Cavalcante, este garantiu são atendidas 16 fichas por dia, fora a emergência, de acordo com o tempo definido pelo PSF e Administração Municipal.

O Vereador Guer entrou na discussão sobre o assunto e defendeu o trabalho de Secretaria de Saúde do Município, que implantou agora o atendimento noturno, com mais dois postos, recentemente inaugurados, atendimento odontológico ampliado, entre outras ações. Ele citou o Posto da Grota como referência, onde o limite de atendimento é maior.

O Vereador Florisval Coriolano - Presidente da Câmara também participou do debate sobre a saúde no Crato e afirmou que o mais importante é o atendimento do médico ao paciente. “Não adiante o serviço de saúde pública disponibilizar trinta ou mais vagas. O que conta, na verdade, é a dedicação que o médico deve prestar ao usuário. Alguns mal olham para face do paciente e já prescrevem o medicamento. Isto é o que não pode acontecer”, asseverou Florival.

O Vereador Pedro Algoano (PSB) afirmou que estava bastante feliz pela presença da população, em grande número, na sessão. Para ele, as reuniões deveriam contar sempre com a participação popular para discutir, não só um determinado assunto, mas todos os temas de interesse da coletividade. “A gente se sente fortalecido com a presença de voçês, pois só assim poderão constatar que os vereadores trabalham pelo município do Crato. Informou que já deu entrada em requerimentos, solicitando o calçamento de algumas ruas como a André Pinheiro Pedroza, com recursos garantidos no orçamento e, no momento, aguarda a realização do trabalho.

O Vereador George Macário (PSDB) defendeu a Administração Municipal, citando os avanços em várias áreas. Ele comentou que é impossível em sete, oito anos, o Prefeito e os seus secretários resolver todos os problemas de uma cidade, principalmente do porte do Crato.

Fonte: Câmara de vereadores do Crato

MENSAGEM PARA REFLEXÃO -Por Maria Otilia


Hoje trago uma mensagem que nos faz refletir em deixar a raiva secar. Deixar a raiva secar em brigas no trânsito, entre famílias, colegas de trabalho, etc.

Deixe a Raiva Secar


Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Julia sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar. Mariana não podia porque ia sair com sua mãe naquela manhã. Julia, então, pediu a coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio. Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme pôr aquele brinquedo tão especial. Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada.

Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou: Esta vendo, mamãe, o que a Julia fez comigo?Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão. Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria ir ao apartamento de Julia pedir explicações. Mas a mamãe, com muito carinho, ponderou:- Filhinha lembra-se daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em sua roupa? Ao chegar a sua casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra-se do que a vovó falou? Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar. Pois e, minha filha! Com a raiva e a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo. Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu ir para a sala ver televisão.

Logo depois alguém tocou a campainha. Era Julia, toda sem graça, com um embrulho na mão. Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:- Mariana sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Ai ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado. Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. Não foi minha culpa. Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou. E, tomando a sua coleguinha pela mão, levou-a para o quarto para contar história do vestido novo que havia sujado de barro. É caros amigos!! A raiva, o descontrole, não leva ser humano a lugar algum. Devemos sempre tentar resolver os problemas da vida com calma, até para que não sejamos injustos muitas vezes não ouvindo o que o outro tem a nos dizer. Que possamos respirar fundo e agir pacificamente em nossa vida!!

Autor desconhecido


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31